Caros colegas de forum. Não há mais volta. O Motor do 74 está completamente desmontado.
O que pretendemos:
1) Instalar uma injeção padrão MPI, já em mãos: Cabeçote certificado, Módulo, TBI, Flauta, Bicos, etc,. tudo do Omega 4.1;
2) A Tampa de Válvulas permanecerá a original do Opala cromada;
3) A Tampa superior do Omega não será instalada - vamos deixar a Flauta e Borboleta expostas, com captação de ar na região acima do Alternador;
4) O Módulo será instalado no interior da Cabine, mais precisamente na região do Porta-Luvas;
5) Instalar um Comando 268, Tuchos Mecânicos e Molas 6005 ISKY, já adquiridos;
6) Coletor 6X2 para Opala mas com flanges do cabeçote do Omega - com saída de 44,5 mm, dimensionado e fabricado pela General Escapamentos;
7) Uma vez instalado o Escapamento vamos construir nova Tubulação do Escapamento, mantendo o Turbão atual antes do Eixo Traseiro;
O Bloco, Girabrequim e Pistões serão os mesmos originais do 250 (vamos decapar e fazer uma limpeza química para certificar as medidas e estado de superfície.
As dúvidas, para as quais solicitamos opinião/ sugestão. Todas serão bem vindas:
1) Posicionamento da Roda Fonica: como o carro tem Direção Hidraulica e Ar Condicionado, faço uso da Polia do Girabrequim de 2 Canais. Ao adicionar a Roda Fonica parece que teremos interferência com a Travessa inferior do quadro do Radiador. Alguns mecânicos consultados dizem que devo amassar essa travessa para eliminar a interferência, ou até mesmo cortá-la e solda-la de forma invertida. Todavia, acho que isso enfraquece a estrutura, e penso em não fazer;
2) Identifiquei um kit de ignição da Igniflex, cuja Roda Fonica parece ser bem menos espessa do que a padrão Opala/ Omega. Essa provavelmente cabe lá, mas ninguém assegura que irá funcionar de forma correta para a injeção do Ômega. Alguém saberia dizer se existe padrão para Roda Fonica, ou seja, independente do modelo todas as Rodas Fonicas teriam a mesma quantidade de Dentes?
3) Identificamos uma provável interferência entre a Hélice mecânica original do Opala e a Roda Fonica. Se isso ocorrer, haverá necessidade de remoção dessa hélice é adição de uma ventoinha elétrica ou viscosa, a que for mais estreita. Pelo fato do carro ter Ar Condicionado, o espaço existente na frente do Radiador está ocupado pelo Condensador. Logo o único possível é entre o Radiador e o Motor. Foi me sugerido até substituir o Radiador original por um mais estreito, mas com área que permita a instalação de 2 Ventoinhas pequenas. Qual usar?
4) Necessidade ou não de substituir o Diferencial. Hoje tenho o original Braseixos, e o meu Mecânico sugere substituir as Planetárias para torna-lo autoblocante. O Cambio será o original de 4 velocidades. Vai resistir à nova configuração do Motor?
Enfim, esses são os meus problemas.
Se alguém já passou por isso e resolveu, viu algo parecido ou mesmo se tiver alguma sugestão a apresentar, eu antecipadamente agradeço.
O objetivo é ter um carro rápido para andar com Motor redondo na rodovia dos Bandeirantes, por exemplo. Nada de arrancadas/ borrachão (kkkk).
Obrigado e abraço
Alexandre
O que pretendemos:
1) Instalar uma injeção padrão MPI, já em mãos: Cabeçote certificado, Módulo, TBI, Flauta, Bicos, etc,. tudo do Omega 4.1;
2) A Tampa de Válvulas permanecerá a original do Opala cromada;
3) A Tampa superior do Omega não será instalada - vamos deixar a Flauta e Borboleta expostas, com captação de ar na região acima do Alternador;
4) O Módulo será instalado no interior da Cabine, mais precisamente na região do Porta-Luvas;
5) Instalar um Comando 268, Tuchos Mecânicos e Molas 6005 ISKY, já adquiridos;
6) Coletor 6X2 para Opala mas com flanges do cabeçote do Omega - com saída de 44,5 mm, dimensionado e fabricado pela General Escapamentos;
7) Uma vez instalado o Escapamento vamos construir nova Tubulação do Escapamento, mantendo o Turbão atual antes do Eixo Traseiro;
O Bloco, Girabrequim e Pistões serão os mesmos originais do 250 (vamos decapar e fazer uma limpeza química para certificar as medidas e estado de superfície.
As dúvidas, para as quais solicitamos opinião/ sugestão. Todas serão bem vindas:
1) Posicionamento da Roda Fonica: como o carro tem Direção Hidraulica e Ar Condicionado, faço uso da Polia do Girabrequim de 2 Canais. Ao adicionar a Roda Fonica parece que teremos interferência com a Travessa inferior do quadro do Radiador. Alguns mecânicos consultados dizem que devo amassar essa travessa para eliminar a interferência, ou até mesmo cortá-la e solda-la de forma invertida. Todavia, acho que isso enfraquece a estrutura, e penso em não fazer;
2) Identifiquei um kit de ignição da Igniflex, cuja Roda Fonica parece ser bem menos espessa do que a padrão Opala/ Omega. Essa provavelmente cabe lá, mas ninguém assegura que irá funcionar de forma correta para a injeção do Ômega. Alguém saberia dizer se existe padrão para Roda Fonica, ou seja, independente do modelo todas as Rodas Fonicas teriam a mesma quantidade de Dentes?
3) Identificamos uma provável interferência entre a Hélice mecânica original do Opala e a Roda Fonica. Se isso ocorrer, haverá necessidade de remoção dessa hélice é adição de uma ventoinha elétrica ou viscosa, a que for mais estreita. Pelo fato do carro ter Ar Condicionado, o espaço existente na frente do Radiador está ocupado pelo Condensador. Logo o único possível é entre o Radiador e o Motor. Foi me sugerido até substituir o Radiador original por um mais estreito, mas com área que permita a instalação de 2 Ventoinhas pequenas. Qual usar?
4) Necessidade ou não de substituir o Diferencial. Hoje tenho o original Braseixos, e o meu Mecânico sugere substituir as Planetárias para torna-lo autoblocante. O Cambio será o original de 4 velocidades. Vai resistir à nova configuração do Motor?
Enfim, esses são os meus problemas.
Se alguém já passou por isso e resolveu, viu algo parecido ou mesmo se tiver alguma sugestão a apresentar, eu antecipadamente agradeço.
O objetivo é ter um carro rápido para andar com Motor redondo na rodovia dos Bandeirantes, por exemplo. Nada de arrancadas/ borrachão (kkkk).
Obrigado e abraço
Alexandre
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