Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Trocando de relação do Diferencial dana 30 EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Trocando de relação do Diferencial dana 30 EmptyOntem à(s) 18:22:31 por Goettens

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Trocando de relação do Diferencial dana 30 EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Trocando de relação do Diferencial dana 30 EmptyOntem à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Trocando de relação do Diferencial dana 30 EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Trocando de relação do Diferencial dana 30 EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Trocando de relação do Diferencial dana 30 EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Trocando de relação do Diferencial dana 30 EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Trocando de relação do Diferencial dana 30 EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

149 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 148 visitantes :: 1 motor de busca

juanopaleiro


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Trocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_leftTrocando de relação do Diferencial dana 30 BarTrocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Trocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_leftTrocando de relação do Diferencial dana 30 BarTrocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_right 
Rubão6cc (15340)
Trocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_leftTrocando de relação do Diferencial dana 30 BarTrocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_right 
BANDIT (13573)
Trocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_leftTrocando de relação do Diferencial dana 30 BarTrocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_right 
Xann (10394)
Trocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_leftTrocando de relação do Diferencial dana 30 BarTrocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Trocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_leftTrocando de relação do Diferencial dana 30 BarTrocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_right 
j ricardo (9376)
Trocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_leftTrocando de relação do Diferencial dana 30 BarTrocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Trocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_leftTrocando de relação do Diferencial dana 30 BarTrocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Trocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_leftTrocando de relação do Diferencial dana 30 BarTrocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Trocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_leftTrocando de relação do Diferencial dana 30 BarTrocando de relação do Diferencial dana 30 Bar_right 

+10
GersonJP
eleandro kalckmann
marborge
José Fernando Calefi Cora
Pedrão B.
DanielSS76
Diosefer
Rogério 78
Rgosilva
Eder Harisson
14 participantes

    Trocando de relação do Diferencial dana 30

    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Qua 17 Out - 23:23:21

    Olá pessoal, tenho um puma gtb/s2 6cc, este da minha foto. Ele está equipado com um cambio 5 marchas do opala 4cc. Nunca fui de andar muito, mas estes dias resolvi andar um pouco mais na estrada, e notei que a 120 o giro do motor já estava bem alto. Nunca me incomodou antes porque não chegava nesta velocidade, sempre andei feito tiozão. Então resolví fazer o teste das voltas no cardã e descobri que estou com a relação 3,54 no diferencial. Então vou fazer a troca e aproveitar e fazer uma manutenção nele, e gostaria de compartilhar e tirar algumas dúvidas com vocês na medida que forem aparecendo.
    Já comecei a fazer, porém vou postar o que eu fiz desde o início. Espero que o tópico esteja no lugar certo.
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Qua 17 Out - 23:24:19



    Eder Harisson
    Eder Harisson
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 216
    Idade : 29
    Localização : Patos de Minas
    Modelo do carro : DeLuxo 72 coupe
    Comodoro 79 coupe
    Comodoro 88 coupe
    Comodoro 88 coupe
    Cilindros : 4/6/4/4
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Eder Harisson Qui 18 Out - 1:20:10

    Boa! Parabéns pelo carro e pela iniciativa!
    Rgosilva
    Rgosilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 41
    Localização : Sao Paulo/SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro a álcool, "16"

    e agora, Opala Comodoro 78
    Cilindros : 2.5 + 4.1 = 10 canecos!
    Data de inscrição : 23/08/2017

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Rgosilva Qui 18 Out - 12:43:36

    Putz! vou acompanhar!

    Sou louco pra trocar a relacao do meu opala

    ele tá com um 3:54 tb, e não acho dif, 3:07 por preço bom (aliás, tá dificil só de achar).

    To juntando grana pra comprar a relação 3:07 coroa+pinhao, e trocar eu mesmo em casa.

    Boa sorte na empreitada OKK
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Qui 18 Out - 16:19:27

    Rgosilva escreveu:Putz! vou acompanhar!

    Sou louco pra trocar a relacao do meu opala

    ele tá com um 3:54 tb, e não acho dif, 3:07 por preço bom (aliás, tá dificil só de achar).

    To juntando grana pra comprar a relação 3:07 coroa+pinhao, e trocar eu mesmo em casa.

    Boa sorte na empreitada OKK

    Vou te falar, tá difícil preço bom em qualquer coisa hoje, kkkkk. Um amigo meu me aconselhou a não mexer com isso e comprar um usado em bom estado com a relação certa, ele disse que não se arriscaria. Mas sou teimoso e quero mexer eu mesmo, ter certeza que foi tudo feito com carinho e cuidado, mesmo porque não temos garantias de que as peças usadas durem alguma coisa. Vamos ver no que dá. Hoje a noite posto mais coisas.
    Rogério 78
    Rogério 78
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 64
    Localização : Butiá RS
    Modelo do carro : Opala de luxo 1978
    Cilindros : 2.5 151
    Data de inscrição : 30/07/2018

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Rogério 78 Qui 18 Out - 17:10:19

    Sou apaixonado por esses gtb, ótimos carros, se bem cuidados então são jóias raras. Parabéns.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por opala4cc Qui 18 Out - 17:45:12

    ADORO essa versão de puma. Aliás, é a única que gosto. Parabéns pelo carro raro!
    Sobre o diferencial... tenho a mesma opinião do seu amigo. Se for um DANA, você só vai conseguir colocar a relação nova sem que o diferencial ronque se tiver um dilatador de carcaça. Porque trocar a relação até é fácil. Difícil é acertar o C.I.M.
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por eleandro kalckmann Qui 18 Out - 19:09:24

    esse seu diferencial esta igualzinho o do meu cupe....relçao 3,54 folguinha e vazando no lado direito e em baixo.....achei aé que vc tinha filmado o meu carro kkkkkkk
    tenho dois dife aqui ,,,um dana30 3,54 e um braseixo 3.54....
    tambem quero trocar a relaçao dele e colocar a 3,07 mas ta dificil achar peça boa....
    tambem pensei em colocar o 2,73 mas nao sei se da certo no dife brazeixos 3,54....


    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 18 Out - 19:11:10

    eu montei dana 307 um ha 2 meses atraz....tirei a caixa satelite q estava boa de um 3.54 e montei no eixo 3.07 q a caixa satelite tava ruim...ja aproveitei troquei os rolamentos retentores pino e satelites.....desmontei ele inteiro....lavei tudo...limpei...montei e pintei...

    ficou zerado...nao roncou nao....esta no meu carro rodando de boa.....

    o outro 307 q eu tinha fazia uns 2 anos q tava na minha caravan acabei trocando nas peças de injecao.....


    essa semana to montando outro dana 307 tomara q esse nao fique roncando....ja tive um problema desse com um braseixos uma vez...ave maria.....ele nao roncava...ele gritava!!!!!! entre 80 e 100kmh nao tinha quem ficava dentro do carro....deus me livre!!!!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 18 Out - 19:19:05

    o dana é ate facil regular a folga....o braseixos é mais chato.....


    o retentor do pinhao é facil trocar...agora o retentor da ponta de eixo é mais chato pq tem q tirar o anel de encosto do rolamento e o rolamento...e ambos só saem se forem bem aquecidos com maçarico....principalmente o anel de encosto.

    eu nao expert em montar diferencial.....mas os q eu montei tao rodando ate hj....kkkkkkk

    apenas um q deu zica um braseixos 273 quando eu tinha uma weber 40 e fui fazer graça....
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 18 Out - 19:23:47

    eleandro kalckmann escreveu:esse seu diferencial esta igualzinho o do meu cupe....relçao 3,54 folguinha e vazando no lado direito e em baixo.....achei aé que vc tinha filmado o meu carro kkkkkkk
    tenho dois dife aqui ,,,um dana30 3,54 e um braseixo 3.54....
    tambem quero trocar a relaçao dele e colocar a 3,07 mas ta dificil achar peça boa....
    tambem pensei em colocar o 2,73 mas nao sei se da certo no dife brazeixos 3,54....




    qualquer relacao de dana 30 serve em dana 30 e qualquer relacao de braseixos serve em braseixos!

    ou seja seu braseixos 354 pode sim virar um 2.73

    o seu dana 354 pode sim virar um 307

    o q NAO pode é montar relacao de dana no braseixos ou vice e versa....assim como nenhuma outra peça.....cada um com a sua!

    a UNICA coisa q serve no dana e no braseixos é o sistema de freios....inclusive o espelho onde vai o patim é o mesmo...a furacao da certinho em ambos!
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Qui 18 Out - 20:46:14

    Obrigado pela participação e pelo incentivo galera. Também agradeço aos elogios ao carro, também sou super fã deste modelo. É meu filhote.


    Olha o bicho aberto aew, não deu outra, 46/13.
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20180913_205514206

    a caixa satelite saiu relativamente fácil, não tinha muita pressão segurando ela, mas estava bem justinha na parede.
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Bscap0002

    O pinhão estava desta forma, não entendo muito se apresentava desgaste ou não, mas estava inteiro, sem trincos. Na carcaça tem um arranhao, supostamente o antigo pínhão deve ter quebrado.
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Bscap0001

    Os GTBs usam feixes de molas, não consegui soltar os parafusos dos grampos, estavam enferrujados demais e não giravam, então cortei os grampos na esmerilhadeira. Quando rompram fez um barulho enorme.
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Bscap0000

    Tirei o diferencial, desmontei as pontas de eixo e comecei o processo de limpeza. Estava incrivelmente imundo.
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20180922_131128163_HDR
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Qui 18 Out - 21:13:17

    Aqui está o pinhão já fora. O rolamento de trás saiu facilmente durante a remoção do pinhão. Mas este aqui, somente com um extrator de rolamento e uma prensa hidráulica.
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20181018_202932709_HDR

    Para tirar os anéis trava do eixo fiz quatro cortes diagonais bem fundos, com muito cuidado para não chegar no eixo. O rolamento também, só consegui remover com um disco de corte. Cortei até chegar perto do eixo e bati com uma talhadeira e uma marreta no sentido de remoção. Acabei não tirando foto de como os anéis ficaram, mas o eixo ficou assim
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20181018_203158896

    peças em ordem de montagem:
    pinhão, rolamento frontal, arruelas de ajuste de pré-carga, ?????, retentor, luva, arruela, porca auto-travante.
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20181018_202908339_HDR
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Qui 18 Out - 21:46:33

    Depois de muito óleo diesel, exponjas e limpa baú
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20180929_145652466_HDR

    Aproveitei e dei uma boa lixada para remover os depósitos de ferrugem, passei desengraxante para pintura e lancei um preto fosco vinílico, para proteger da ferrugem e parecer novinho. Pelo menos agora não suja mais a mão quando encostar, rsrs.
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20180929_163247152_HDR
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 18 Out - 21:54:14

    aparentemente coroa e pinhao estao bons sim....

    olhe o pino das satelites...se ele tiver ruim (marcado) compre outro pino e satelites novas....as planetarias se nao tiverem muito ruins pode usar as mesmas...porem ja q ta aberto pode comprar novas tbem...fazendo isso quase deixara zero folga na caixa satelite.

    é interessante marcar a posicao q estavam os mancais da caixa satelite....principalmente se for usar os mesmos rolamentos...

    se vc ta sofrendo eu tenho diversao pro ano inteiro:

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 P_201859

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 P_201858

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 P_201857


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



    na ultima foto o ultimo dif q parece q esta cheio de terra é quase tudo ferrugem....ontem eu montei e hj dei a primeira lixada nele e ele esta assim:
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 P_201861

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 P_201860

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 P_201862


    o penultimo da foto (o mais preto e mais bem pintado) foi montado uns 2 meses atraz....eu ia vender mas acabou ficando comigo...e ficou assim:

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 P_201863

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 P_201864

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 P_201865
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Qui 18 Out - 21:58:40

    A tampa traseira também recebeu seu carinho. Removi o resto de tinta, lixei para tirar acúmulos de ferrugem, preto fosco vinílico, e fiz um teste com verniz. Até que ficou apresentável.
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20180930_204941918_HDR
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20180930_211117532_HDR
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20180930_215723725_HDR
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20180930_223302191_HDR
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Qui 18 Out - 22:05:08

    Marcos Adriano escreveu:aparentemente coroa e pinhao estao bons sim....

    olhe o pino das satelites...se ele tiver ruim (marcado) compre outro pino e satelites novas....as planetarias se nao tiverem muito ruins pode usar as mesmas...porem ja q ta aberto pode comprar novas tbem...fazendo isso quase deixara zero folga na caixa satelite.

    é interessante marcar a posicao q estavam os mancais da caixa satelite....principalmente se for usar os mesmos rolamentos...

    se vc ta sofrendo eu tenho diversao pro ano inteiro:




    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk




    Caramba Marcos, que legal, você trabalha com isso? esse trabalho ficou show, parabéns.

    Como é pro meu próprio carro acaba sendo mais uma diversão, kkkkk. Gosto de mexer nele.

    Obrigado pelas dicas.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 18 Out - 22:47:40

    GersonJP escreveu:Aqui está o pinhão já fora. O rolamento de trás saiu facilmente durante a remoção do pinhão. Mas este aqui, somente com um extrator de rolamento e uma prensa hidráulica.


    pior q é comum mesmo esse rolamento "menor" do pinhao sair com mais facilidade.....eu acredito q é seja por causa do calços q ficam ali q acabam nao deixando ele completamente fixo no lugar....o outro fica encostado no pinhao..bem fixo e é mais dificil de tirar....

    Para tirar os anéis trava do eixo fiz quatro cortes diagonais bem fundos, com muito cuidado para não chegar no eixo. O rolamento também, só consegui remover com um disco de corte. Cortei até chegar perto do eixo e bati com uma talhadeira e uma marreta no sentido de remoção. Acabei não tirando foto de como os anéis ficaram, mas o eixo ficou assim

    eu tbem ja cortei muito rolamento pra tirar principalmente os laterais da caixa satelite....esses da ponta de eixo se aquecer e dar umas batidas ainda sai...mas na caixa satelite nao tem lugar pra bater ou colocar na prensa....é muito ruim....

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 18 Out - 22:49:23

    GersonJP escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:aparentemente coroa e pinhao estao bons sim....

    olhe o pino das satelites...se ele tiver ruim (marcado) compre outro pino e satelites novas....as planetarias se nao tiverem muito ruins pode usar as mesmas...porem ja q ta aberto pode comprar novas tbem...fazendo isso quase deixara zero folga na caixa satelite.

    é interessante marcar a posicao q estavam os mancais da caixa satelite....principalmente se for usar os mesmos rolamentos...

    se vc ta sofrendo eu tenho diversao pro ano inteiro:



    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk




    Caramba Marcos, que legal, você trabalha com isso? esse trabalho ficou show, parabéns.

    Como é pro meu próprio carro acaba sendo mais uma diversão, kkkkk. Gosto de mexer nele.

    Obrigado pelas dicas.


    nao nao.....eu sou frentista de posto.....mas arrisco mexer umas coisas.....
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Qui 18 Out - 23:28:14

    Marcos Adriano escreveu:
    GersonJP escreveu:Aqui está o pinhão já fora. O rolamento de trás saiu facilmente durante a remoção do pinhão. Mas este aqui, somente com um extrator de rolamento e uma prensa hidráulica.


    pior q é comum mesmo esse rolamento "menor" do pinhao sair com mais facilidade.....eu acredito q é seja por causa do calços q ficam ali q acabam nao deixando ele completamente fixo no lugar....o outro fica encostado no pinhao..bem fixo e é mais dificil de tirar....

    Para tirar os anéis trava do eixo fiz quatro cortes diagonais bem fundos, com muito cuidado para não chegar no eixo. O rolamento também, só consegui remover com um disco de corte. Cortei até chegar perto do eixo e bati com uma talhadeira e uma marreta no sentido de remoção. Acabei não tirando foto de como os anéis ficaram, mas o eixo ficou assim

    eu tbem ja cortei muito rolamento pra tirar principalmente os laterais da caixa satelite....esses da ponta de eixo se aquecer e dar umas batidas ainda sai...mas na caixa satelite nao tem lugar pra bater ou colocar na prensa....é muito ruim....


    Os da caixa satélite tem uns encaixes para tirar com um saca polias de 2 garras. Que por falar nisso já comprei o meu, só to esperando chegar para continuar o trabalho.
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Bscap0003
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 18 Out - 23:31:17

    exato.....eu nao tenho!


    porem algumas caixas satelites nao tem esse rebaixo....eu tenho uma aqui q nao tem...nao sei se joguei ela fora....vou ver se esta aqui ainda.
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Qui 18 Out - 23:38:42

    Marcos Adriano escreveu:exato.....eu nao tenho!


    porem algumas caixas satelites nao tem esse rebaixo....eu tenho uma aqui q nao tem...nao sei se joguei ela fora....vou ver se esta aqui ainda.

    Algumas ferramentas fazem muita falta. Para tirar o rolamento do pinhão um mecânico de câmbios usou um extrator de rolamentos e a prensa hidráulica. Nem 5 minutos de trampo, saiu que nem manteiga, e ficou inteirinho.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 19 Out - 9:02:13

    pois é cara.....eu nao tenho nenhum tipo de ferramenta dessa....

    esse diferencial q postei a foto pintado tive q improvisar uma ferramenta pra tirar e colocar a bucha da bandeja....

    com uma barra roscada, porcas, calços, engrenagem de cambio, capa de rolamento e etc.....

    deu certo mas nao foi tao rapido como se eu tivesse usado a ferramenta correta.
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por eleandro kalckmann Seg 22 Out - 11:13:58

    o marcos blz....tudo esses dife ai sao seus ou é trampo.....por um acaso vc nao teria a relacao 307 do dana ai pra venda....
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Seg 22 Out - 16:24:26

    A coroa e o pinhão novos, comprados na opalaParts. Fui lá buscar, pq já ouvi muitos relatos de compras online que não deram certo, então liguei, verifiquei se tinha disponível e fui. Espero que sejam resistentes.

    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Seg 22 Out - 16:26:31

    eleandro kalckmann escreveu:o marcos blz....tudo esses dife ai sao seus ou é trampo.....por um acaso vc nao teria a relacao 307 do dana ai pra venda....

    Caso o marcos não tenha uma relação original usada e em bom estado, fica essa como opção. Eu mesmo não tinha encontrado usadas. A única que encontrei estava quebrada e o cara queria uma nota, coloquei 100 reais e comprei essa aí em cima.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 22 Out - 19:51:36

    eleandro kalckmann escreveu:o marcos blz....tudo esses dife ai sao seus ou é trampo.....por um acaso vc nao teria a relacao 307 do dana ai pra venda....


    sao meus sim......mas só a relacao 307 nao tenho nao.....
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 22 Out - 19:58:54

    GersonJP escreveu:A coroa e o pinhão novos, comprados na opalaParts. Fui lá buscar, pq já ouvi muitos relatos de compras online que não deram certo, então liguei, verifiquei se tinha disponível e fui. Espero que sejam resistentes.



    é


    realmente é dificil achar coroa e pinhao dana 307 original pra venda.....quando acha é o valor dessa nova da opalaparts mesmo.....



    realmente a questao fica pela resistencia e durabilidade q só o tempo vao dizer......

    eu espero q seja boa mesmo...pois um dia podemos precisar disso.
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por eleandro kalckmann Seg 22 Out - 20:27:11

    GersonJP escreveu:
    eleandro kalckmann escreveu:o marcos blz....tudo esses dife ai sao seus ou é trampo.....por um acaso vc nao teria a relacao 307 do dana ai pra venda....

    Caso o marcos não tenha uma relação original usada e em bom estado, fica essa como opção. Eu mesmo não tinha encontrado usadas. A única que encontrei estava quebrada e o cara queria uma nota, coloquei 100 reais e comprei essa aí em cima.

    é uma boa opcao,ja que usada boa ta dificil,a grande questao é qualidade,,,,de vez em quando eu fico meio bruto hehehe

    Marcos Adriano escreveu:
    eleandro kalckmann escreveu:o marcos blz....tudo esses dife ai sao seus ou é trampo.....por um acaso vc nao teria a relacao 307 do dana ai pra venda....


    sao meus sim......mas só a relacao 307 nao tenho nao.....
    tranquilo,nao tenho presa pra fazer a troca ....por enquanto vou rodando o 3.54 mesmo....
    Rgosilva
    Rgosilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 41
    Localização : Sao Paulo/SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro a álcool, "16"

    e agora, Opala Comodoro 78
    Cilindros : 2.5 + 4.1 = 10 canecos!
    Data de inscrição : 23/08/2017

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Rgosilva Ter 23 Out - 9:25:31

    GersonJP escreveu:Caso o marcos não tenha uma relação original usada e em bom estado, fica essa como opção. Eu mesmo não tinha encontrado usadas. A única que encontrei estava quebrada e o cara queria uma nota, coloquei 100 reais e comprei essa aí em cima.

    Desculpa a pergunta, mas quanto voce pagou na opala parts?

    To juntando pra comprar um jogo desse de relação tb, de um anúncio q vi no ML. Lá está saindo por 1500 dinheiros.
    Diosefer
    Diosefer
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 122
    Idade : 32
    Localização : Bagé-RS
    Modelo do carro : Opala Diplomata ano 83/83
    Cilindros : 4 CC https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uq_pP4hT0sw
    Data de inscrição : 16/09/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Diosefer Ter 23 Out - 9:29:54

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 122938
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Ter 23 Out - 12:30:38

    Rgosilva escreveu:
    GersonJP escreveu:Caso o marcos não tenha uma relação original usada e em bom estado, fica essa como opção. Eu mesmo não tinha encontrado usadas. A única que encontrei estava quebrada e o cara queria uma nota, coloquei 100 reais e comprei essa aí em cima.

    Desculpa a pergunta, mas quanto voce pagou na opala parts?

    To juntando pra comprar um jogo desse de relação tb, de um anúncio q vi no ML. Lá está saindo por 1500 dinheiros.

    Cara, paguei 1350,00 lá na loja, à vista e com desconto. No mercadolivre está mais caro mesmo, até por causa das taxas. Não demorei para decidir depois que, em um desmanche, o cara me pediu 1200 num original em que o dente do pinhão faltava um pedacinho. Preferi o novo. Vamos ver no que dá.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 23 Out - 15:44:59

    tem a mevi q tbem ta fazendo essa relacao


    dai nao sei se o opalaparts ta pegando e revendendo deles (mevi) ou se sao dois fabricantes distintos (mevi e o fornecedor da opalaparts)
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 23 Out - 15:46:19

    no ml tem um anuncio de 1700 dessa relacao ai
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Ter 23 Out - 16:27:09

    O mecânico da opalaparts me falou o nome do fabricante, mas eu não me lembro. Mas vagamente me parece semelhante a este nome, me lembro que era um nome pequeno. Pode ser este mesmo. No ML eles não falam o fabricante, dizem que é de fabricação própria, mas o mecânico soltou o nome.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 23 Out - 16:49:54

    deve ser da mevi mesmo.


    talvez comprar direto com eles sai ainda mais barato.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 23 Out - 17:02:07

    o eixo q eu montei semana passada foi pro meu carro hj....e funcionou bem....

    ate agora na cidade dei alguns roles e ta de boa.....em uma vicinalzinha aqui peguei 80kmh e tudo ok


    preciso dar um role na pista pra ver se vai roncar em alguma faixa de velocidade maior.

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 P_201868

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 P_201866

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 P_201867


    o mais sujo é o q eu montei uns 2 meses atraz....o mais limpo q montei essa semana kkkkkk


    os dois sao dana 307.....esse q ta mais sujo é meu vai ficar comigo...foi o q sobrou...eu ia vender ele e ia ficar com o outro q eu ja estava usando ha uns 2 anos...mas esse q eu usava eu troquei nas peças de inejcao.......esse q foi hj pro carro ja esta vendido....


    alias sobre o comeco do topico....esse dana 307 q eu usava e troquei nas peças de injecao era um dana 354....eu troquei ele num tanque de combustivel de plastico de caravan 91 92......dai ia montar no carro mas apareceu uma relacao 3.07 bastante em conta com mais algumas peças q o cara me vendeu no pacote....acabei comprando e montei essa relacao nesse dana 354....ficou muito bom.

    dai agora tenho os outros 3 354 pra montar kkkkk
    Rgosilva
    Rgosilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 41
    Localização : Sao Paulo/SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro a álcool, "16"

    e agora, Opala Comodoro 78
    Cilindros : 2.5 + 4.1 = 10 canecos!
    Data de inscrição : 23/08/2017

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Rgosilva Ter 23 Out - 19:06:03

    Marcos Adriano escreveu:no ml tem um anuncio de 1700 dessa relacao ai

    E tem no ML tb da opalaparts por 1500... era o q eu tava pensando em comprar

    Vou fazer o mesmo q o amigo ai fez. Comprar direto no balcao.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 23 Out - 19:09:56

    Rgosilva escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:no ml tem um anuncio de 1700 dessa relacao ai

    E tem no ML tb da opalaparts por 1500... era o q eu tava pensando em comprar

    Vou fazer o mesmo q o amigo ai fez. Comprar direto no balcao.


    Ou procura pela mevi eles tem pagina no face

    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Dom 28 Out - 12:43:12

    Chegaram meus rolamentos.

    Da esquerda para a direita:

    Par de rolamentos das pontas de eixo já com anel trava (por isso a caixa maior que a dos outros)
    Retentores das pontas de eixo
    Rolamentos do pinhão frontal e traseiro
    Rolamentos da lateral da caixa satélite da SKF. Não achei da TIMKEN

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20181026_200708358_HDR
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por opala4cc Dom 28 Out - 13:46:00

    GersonJP escreveu:Chegaram meus rolamentos.

    Da esquerda para a direita:

    Par de rolamentos das pontas de eixo já com anel trava (por isso a caixa maior que a dos outros)
    Retentores das pontas de eixo
    Rolamentos do pinhão frontal e traseiro
    Rolamentos da lateral da caixa satélite da SKF. Não achei da TIMKEN

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20181026_200708358_HDR

    Fique tranquilo. SKF é tão bom quanto da Timken. Você pode comprar tranquilo os rolamentos da NSK, da SKF, INA, Timken, FAG e os rolamentos japoneses em geral.
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Dom 28 Out - 19:44:22

    opala4cc escreveu:

    Fique tranquilo. SKF é tão bom quanto da Timken. Você pode comprar tranquilo os rolamentos da NSK, da SKF, INA, Timken, FAG e os rolamentos japoneses em geral.

    Estava procurando timken pq ouvi falar que era os que vinham nestes diferenciais originalmente. Mas tenho certeza que estes não irão decepcionar. Obrigado opala4cc.
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Dom 28 Out - 19:48:58

    Aqui o extrator para remover os rolamentos da caixa satélite.
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Imagem

    porém, estavam tão chumbados que o extrator destruiu os calços de ajuste mas não tirou o rolamento, que só saiu ao ser esmerilhado e quebrado.
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20181027_170914587_HDR
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Dom 28 Out - 19:55:39

    Aproveitando, removi o cardã e as molas para dar um trato. Tinha uma lâmina de molas a mais, o que deixava o carro muito, além de mais alto do que o normal, fazendo com que o cabo do freio de mão raspasse no eixo cardã.
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20181027_160716113_HDR
    Trocando de relação do Diferencial dana 30 IMG_20181027_160722493_HDR
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por opala4cc Dom 28 Out - 22:54:00

    O seu extrator é bastante robusto mas os melhores são os de três garras. Normalmente, usa-se os de duas em locais onde a geometria das peças não permite o posicionamento de três garras.
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Dom 28 Out - 23:35:00

    opala4cc escreveu:O seu extrator é bastante robusto mas os melhores são os de três garras. Normalmente, usa-se os de duas em locais onde a geometria das peças não permite o posicionamento de três garras.
    Foi mais ou menos o que aconteceu aqui mas só que ao contrário. Este rolamento não aceita o extrator de 3 garras pois o rolamento fica bem rente à caixa satélite. Só dá para colocar as garras neste sulco que aparece na foto debaixo logo abaixo do quebrado do rolamento E e só tem dois espaços destes, um de cada lado. O que me obrigou a usar o de 2 garras. Mas ainda assim, tinha muita pressão. Prendi bem o extrator e ainda usei um encolhedor de molas na horizontal para que ele não abrisse e escapasse, mas não deu certo.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por opala4cc Seg 29 Out - 0:23:32

    GersonJP escreveu:
    opala4cc escreveu:O seu extrator é bastante robusto mas os melhores são os de três garras. Normalmente, usa-se os de duas em locais onde a geometria das peças não permite o posicionamento de três garras.
    Foi mais ou menos o que aconteceu aqui mas só que ao contrário. Este rolamento não aceita o extrator de 3 garras pois o rolamento fica bem rente à caixa satélite. Só dá para colocar as garras neste sulco que aparece na foto debaixo logo abaixo do quebrado do rolamento E e só tem dois espaços destes, um de cada lado. O que me obrigou a usar o de 2 garras. Mas ainda assim, tinha muita pressão. Prendi bem o extrator e ainda usei um encolhedor de molas na horizontal para que ele não abrisse e escapasse, mas não deu certo.

    É que o rolamento deste tipo de mecanismo exige um extrator de um tipo específico:

    http://www.lojadomecanico.com.br/produto_detalhe.asp?codproduto=102
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Seg 29 Out - 12:48:39

    opala4cc escreveu:
    GersonJP escreveu:
    Foi mais ou menos o que aconteceu aqui mas só que ao contrário. Este rolamento não aceita o extrator de 3 garras pois o rolamento fica bem rente à caixa satélite. Só dá para colocar as garras neste sulco que aparece na foto debaixo logo abaixo do quebrado do rolamento E e só tem dois espaços destes, um de cada lado. O que me obrigou a usar o de 2 garras. Mas ainda assim, tinha muita pressão. Prendi bem o extrator e ainda usei um encolhedor de molas na horizontal para que ele não abrisse e escapasse, mas não deu certo.

    É que o rolamento deste tipo de mecanismo exige um extrator de um tipo específico:

    http://www.lojadomecanico.com.br/produto_detalhe.asp?codproduto=102

    Esse extrator que vc mandou aí é o bicho, mas é caro que só o cão, kkkkkkk. O problema dele é esse:
    - Folga necessária atrás do rolamento: 3 a 6,5 mm
    No caso da extração do rolamento do pinhão vai de boas, porque tem este espaço ali (e por um acaso foi a ferramenta utilizada para sacar a do meu pinhão), mas pelo menos no meu diferencial não tem folga ali para encaixar aquela base. Tem um vídeo de um cara tirando um rolamento destes com um extrator pequeno de 2 garras, ele disse que era extrator de rolamento de roda de fusca. A caixa satélite de onde ele saca o rolamento tem as mesmas entradas para encaixar um sacador de 2 garras, mas aparentemente não tinha tanta pressão quanto o que eu tirei.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por opala4cc Seg 29 Out - 13:50:04

    GersonJP escreveu:
    opala4cc escreveu:

    É que o rolamento deste tipo de mecanismo exige um extrator de um tipo específico:

    http://www.lojadomecanico.com.br/produto_detalhe.asp?codproduto=102

    Esse extrator que vc mandou aí é o bicho, mas é caro que só o cão, kkkkkkk. O problema dele é esse:
    - Folga necessária atrás do rolamento: 3 a 6,5 mm
    No caso da extração do rolamento do pinhão vai de boas, porque tem este espaço ali (e por um acaso foi a ferramenta utilizada para sacar a do meu pinhão), mas pelo menos no meu diferencial não tem folga ali para encaixar aquela base. Tem um vídeo de um cara tirando um rolamento destes com um extrator pequeno de 2 garras, ele disse que era extrator de rolamento de roda de fusca. A caixa satélite de onde ele saca o rolamento tem as mesmas entradas para encaixar um sacador de 2 garras, mas aparentemente não tinha tanta pressão quanto o que eu tirei.

    Sim. Mas existem variantes deste sacador que mostrei o link. A limitação que você citou é para este modelo exato do anúncio. E sim, todo o ferramental para diferencial é caro.
    Um tempo atrás, quando a DANA voltou a fabricar o diferencial de opala, o pessoal estava reclamando do preço em um outro tópico. Eu mencionei na ocasião que o preço até não era assim tão caro, pois gastaria-se muito mais com o ferramental necessário para mexer no diferencial com folga excessiva (dilatador de carcaça, micrômetros, paquímetros, relógios comparadores com a base magnética, extratores, etc...), mais as peças a serem trocadas, como óleo, rolamentos, retentores e calços. Isso no caso de não precisar trocar o par coroa/pinhão.
    Mexer nessa traquitana não é para os fracos (seja de conhecimento, seja no campo financeiro ou na coragem/disposição). Trocando de relação do Diferencial dana 30 95353
    GersonJP
    GersonJP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Idade : 40
    Localização : Embu das Artes - SP
    Modelo do carro : Puma GTB s/2
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/07/2013

    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por GersonJP Seg 29 Out - 14:05:05


    Sim. Mas existem variantes deste sacador que mostrei o link. A limitação que você citou é para este modelo exato do anúncio. E sim, todo o ferramental para diferencial é caro.
    Um tempo atrás, quando a DANA voltou a fabricar o diferencial de opala, o pessoal estava reclamando do preço em um outro tópico. Eu mencionei na ocasião que o preço até não era assim tão caro, pois gastaria-se muito mais com o ferramental necessário para mexer no diferencial com folga excessiva (dilatador de carcaça, micrômetros, paquímetros, relógios comparadores com a base magnética, extratores, etc...), mais as peças a serem trocadas, como óleo, rolamentos, retentores e calços. Isso no caso de não precisar trocar o par coroa/pinhão.
    Mexer nessa traquitana não é para os fracos (seja de conhecimento, seja no campo financeiro ou na coragem/disposição). Trocando de relação do Diferencial dana 30 95353

    Tem toda a razão opala4cc, vou te falar, gasta-se horrores e tem muitos detalhes, fora a dificuldade de se achar as peças. Pensei em comprar um dana 44 vintage fever novo, e desisti por causa do preço e porque ainda tem que ser adaptado. Mas para fazer uma boa manutenção destas, também fica bem caro, e corre o risco de não ficar bem feita. Fui eu que resolvi arriscar mesmo, mas já tive tanto problema com mecânicos que não faziam o trampo direito, ou não tomavam cuidado o carro, que to tentando fazer eu mesmo, o que dá uma amenizada no gasto  mas aumenta o tempo com o carro parado. Mas ainda assim, gasta-se metade do valor do dana 44, isso com a troca da coroa e do pinhão. Depois vou colocar o orçamento da brincadeira. Obrigado por suas opiniões opala 4cc, isso que torna este fórum o que ele é, a participação de todos e a distribuição de conhecimento.

    Conteúdo patrocinado


    Trocando de relação do Diferencial dana 30 Empty Re: Trocando de relação do Diferencial dana 30

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 0:38:29