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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
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aluzjunior
Gudi021
6 participantes
Direção Hidráulica Opala 91 Dura
Gudi021- Opaleiro
- Número de Mensagens : 319
Idade : 38
Localização : Petropolis-RJ
Modelo do carro : Opala SL 92
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 10/11/2009
- Mensagem nº1
Direção Hidráulica Opala 91 Dura
Salve amigos Opaleiros. To com o seguinte problema, meu opala 4cc 91/92 tem direção hidráulica, só que as vezes quando vou manobrar hora fica macia hora fica dura. De tale a bomba da direção vaza um pouco e ronca também, já a caixa de direção não tem vazamentos tem um pouco de folga ate fiz a regulagem do parafuso para tirar a folga só ficou um pouco de folga. Mais antes mesmo de fazer a regulagem a direção ja ficava dura. Outra coisa que percebi por ex quando estou dirigindo e faço uma curva seja direita ou esquerda tenho que ficar corrigindo o carro parece que ele demora no tempo de resposta na direção. Alguem poderia me ajudar por onde começo. Trocas de reparos ou comprar bomba e caixa de direçao usadas. Já comprei os 4 pivos e 4 terminais de direção, vou comprar o kit completo com todas as buchas da suspensão e os 4 amortecedores originais cofap quero deixar a parte da suspensão nova. Abraço
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº2
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
sua bomba pode estar com algum problema no rotor ou na valvula.
justamente por vazar oleo pode ser q em algum momento faltou oleo e acabou prejudicando o sistema dela.
rpm muito baixo tbem pode fazer a diracao ficar dura devido faltar pressao na bomba.
verifique tbem se seu carro tiver servtronic...pode ser q tenha algum problema no modulo ou no sensor ou na selenoide da caixa e esta interferindo nisso....pois a funca do servtronic é justamente endurecer a direcao quando esta em velocidade de rodovia....
se tiver com algum problema ou mau contato de leitura pode ser q esteja ativando o sistema mesmo em baixa velocidade ou com o carro parado (manobrando)
justamente por vazar oleo pode ser q em algum momento faltou oleo e acabou prejudicando o sistema dela.
rpm muito baixo tbem pode fazer a diracao ficar dura devido faltar pressao na bomba.
verifique tbem se seu carro tiver servtronic...pode ser q tenha algum problema no modulo ou no sensor ou na selenoide da caixa e esta interferindo nisso....pois a funca do servtronic é justamente endurecer a direcao quando esta em velocidade de rodovia....
se tiver com algum problema ou mau contato de leitura pode ser q esteja ativando o sistema mesmo em baixa velocidade ou com o carro parado (manobrando)
Gudi021- Opaleiro
- Número de Mensagens : 319
Idade : 38
Localização : Petropolis-RJ
Modelo do carro : Opala SL 92
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 10/11/2009
- Mensagem nº3
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
Marcos Adriano escreveu:sua bomba pode estar com algum problema no rotor ou na valvula.
justamente por vazar oleo pode ser q em algum momento faltou oleo e acabou prejudicando o sistema dela.
rpm muito baixo tbem pode fazer a diracao ficar dura devido faltar pressao na bomba.
verifique tbem se seu carro tiver servtronic...pode ser q tenha algum problema no modulo ou no sensor ou na selenoide da caixa e esta interferindo nisso....pois a funca do servtronic é justamente endurecer a direcao quando esta em velocidade de rodovia....
se tiver com algum problema ou mau contato de leitura pode ser q esteja ativando o sistema mesmo em baixa velocidade ou com o carro parado (manobrando)
Então amigo verifiquei que meu opala esta sem o sensor de rotação o chicote esta la na caixa mais esta sem o senso. Consigo achar para vender o do 6cc serve no 4cc? Abraços
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº4
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
eu acredito q o do 6cil e do 4cil sao iguais sim
mas nao é ctz....
dessa parte mais tecnica ja nao manjo tanto.
mas nao é ctz....
dessa parte mais tecnica ja nao manjo tanto.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7455
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº5
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
Gudi021 escreveu:Marcos Adriano escreveu:sua bomba pode estar com algum problema no rotor ou na valvula.
justamente por vazar oleo pode ser q em algum momento faltou oleo e acabou prejudicando o sistema dela.
rpm muito baixo tbem pode fazer a diracao ficar dura devido faltar pressao na bomba.
verifique tbem se seu carro tiver servtronic...pode ser q tenha algum problema no modulo ou no sensor ou na selenoide da caixa e esta interferindo nisso....pois a funca do servtronic é justamente endurecer a direcao quando esta em velocidade de rodovia....
se tiver com algum problema ou mau contato de leitura pode ser q esteja ativando o sistema mesmo em baixa velocidade ou com o carro parado (manobrando)
Então amigo verifiquei que meu opala esta sem o sensor de rotação o chicote esta la na caixa mais esta sem o senso. Consigo achar para vender o do 6cc serve no 4cc? Abraços
Chegando meio atrasado: o sensor é o mesmo para o 4 e o 6 cilindros (seis pulsos, o mesmo de alguns kadett gsi) e tem a venda no ML, bem barato. Só que tem um transmissor angular que deve estar faltando no seu carro (não sei como, mas os mecânicos perdem isso) que faz o meio-de-campo entre o cabo do velocímetro e a caixa de câmbio). Mas o módulo eletrônico da DH servotronic, não é o mesmo.
correa- Opaleiro
- Número de Mensagens : 41
Localização : são gonçalo -RJ
Modelo do carro : OPALA 90
Cilindros : 4CC
Data de inscrição : 08/08/2016
- Mensagem nº6
Direcao mecanica
Amigos boa tarde... preciso da ajuda de vcs. Pois parece que os mecânicos de hoje em dia querem mais e levar o seu dinheiro e não fazer o serviço certo. Bom... vamos lá. Quero tirar a direção hidráulica do meu opala 90 e colocar uma direção mecânica. O que eu preciso de fato trocar no carro? Meu opala e 90 4cc
Peço a ajuda a vcs ae. Já me aborreci muito levando o carro e não dão geito. AGORA VOU COLOCAR A MECÂNICA E PRONTO! desde já agradeço a força pessoal!
Peço a ajuda a vcs ae. Já me aborreci muito levando o carro e não dão geito. AGORA VOU COLOCAR A MECÂNICA E PRONTO! desde já agradeço a força pessoal!
aluzjunior- Opaleiro
- Número de Mensagens : 363
Localização : Ponta Grossa
Data de inscrição : 02/03/2016
- Mensagem nº7
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
Coloca a eletro hidráulica do astra. Barata e de fácil instalaçãocorrea escreveu:Amigos boa tarde... preciso da ajuda de vcs. Pois parece que os mecânicos de hoje em dia querem mais e levar o seu dinheiro e não fazer o serviço certo. Bom... vamos lá. Quero tirar a direção hidráulica do meu opala 90 e colocar uma direção mecânica. O que eu preciso de fato trocar no carro? Meu opala e 90 4cc
Peço a ajuda a vcs ae. Já me aborreci muito levando o carro e não dão geito. AGORA VOU COLOCAR A MECÂNICA E PRONTO! desde já agradeço a força pessoal!
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7455
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº8
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
aluzjunior escreveu:Coloca a eletro hidráulica do astra. Barata e de fácil instalaçãocorrea escreveu:Amigos boa tarde... preciso da ajuda de vcs. Pois parece que os mecânicos de hoje em dia querem mais e levar o seu dinheiro e não fazer o serviço certo. Bom... vamos lá. Quero tirar a direção hidráulica do meu opala 90 e colocar uma direção mecânica. O que eu preciso de fato trocar no carro? Meu opala e 90 4cc
Peço a ajuda a vcs ae. Já me aborreci muito levando o carro e não dão geito. AGORA VOU COLOCAR A MECÂNICA E PRONTO! desde já agradeço a força pessoal!
Hein??? Aquilo lá é um sistema de cremalheira enquanto que no opala é setor com sem-fim. Os pontos de fixação da cremalheira no astra são parafusos com coxins de borracha em pontos específicos no sub-chassis que é em forma de um quadro prendendo a cremalheira por baixo... você fez essa adaptação? Se sim, põe fotos pra gente ver. Porque geometricamente, não me parece de fácil instalação/adaptação.
aluzjunior- Opaleiro
- Número de Mensagens : 363
Localização : Ponta Grossa
Data de inscrição : 02/03/2016
- Mensagem nº9
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
Não tenho fotos aqui, mas meu mecânico fez sim a adaptação e foi indicação dele. Se fosse algo muito complicado ele não faria.opala4cc escreveu:aluzjunior escreveu:
Coloca a eletro hidráulica do astra. Barata e de fácil instalação
Hein??? Aquilo lá é um sistema de cremalheira enquanto que no opala é setor com sem-fim. Os pontos de fixação da cremalheira no astra são parafusos com coxins de borracha em pontos específicos no sub-chassis que é em forma de um quadro prendendo a cremalheira por baixo... você fez essa adaptação? Se sim, põe fotos pra gente ver. Porque geometricamente, não me parece de fácil instalação/adaptação.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7455
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº10
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
correa escreveu:Amigos boa tarde... preciso da ajuda de vcs. Pois parece que os mecânicos de hoje em dia querem mais e levar o seu dinheiro e não fazer o serviço certo. Bom... vamos lá. Quero tirar a direção hidráulica do meu opala 90 e colocar uma direção mecânica. O que eu preciso de fato trocar no carro? Meu opala e 90 4cc
Peço a ajuda a vcs ae. Já me aborreci muito levando o carro e não dão geito. AGORA VOU COLOCAR A MECÂNICA E PRONTO! desde já agradeço a força pessoal!
- Os parafusos que fixam a direção na longarina;
- A tampa da coluna da direção, também conhecida como "chapéu de bruxa";
- A luva de vedação da tampa da coluna de direção;
- Trocar as correias pertinentes, já que a bomba da DH não fará mais parte da distribuição do motor (atenção ao alinhamento entre as polias);
Não encontrei outras peças que se refiram especificamente ao sistema de direção mecânica ou ao sistema de direção hidráulica. Portanto, acredito que seria só isso. Mas não me responsabilizo pela eventual inexatidão das informações descritas anteriormente, já que é a primeira vez que vejo esse downgrade. Trabalhoso e caro mesmo, é fazer o oposto: tirar a direção mecânica e instalar a direção hidráulica.
correa- Opaleiro
- Número de Mensagens : 41
Localização : são gonçalo -RJ
Modelo do carro : OPALA 90
Cilindros : 4CC
Data de inscrição : 08/08/2016
- Mensagem nº11
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
Amigo obrigado ae pela força. . Embora eu não tenha a capa que envolve a coluna na parede do cofre. .. mas já até comprei a caixa de direção . Essa semana ainda vou trocar. Já tive um 79 DM e rodava de boa co pneu 15. Acredito que esse também não vai ser diferente. Desde já obrigado a todos ae
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº12
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
vc quer por a direcao mecanica pq nao estao conseguindo arrumar a direcao hidraulica?
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7455
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Cilindros : 4 cilindros
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- Mensagem nº13
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
correa escreveu:Amigo obrigado ae pela força. . Embora eu não tenha a capa que envolve a coluna na parede do cofre. .. mas já até comprei a caixa de direção . Essa semana ainda vou trocar. Já tive um 79 DM e rodava de boa co pneu 15. Acredito que esse também não vai ser diferente. Desde já obrigado a todos ae
Os parafusos que fixam a direção na longarina devem ser aqueles com três tracinhos na cabeça. Não use parafusos comuns (fuleiros) ali.
correa- Opaleiro
- Número de Mensagens : 41
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Modelo do carro : OPALA 90
Cilindros : 4CC
Data de inscrição : 08/08/2016
- Mensagem nº14
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
no caso posso usar os parafusos já existentes? ou seja... os parafusos que eram da caixa hidraulica?opala4cc escreveu:correa escreveu:Amigo obrigado ae pela força. . Embora eu não tenha a capa que envolve a coluna na parede do cofre. .. mas já até comprei a caixa de direção . Essa semana ainda vou trocar. Já tive um 79 DM e rodava de boa co pneu 15. Acredito que esse também não vai ser diferente. Desde já obrigado a todos ae
Os parafusos que fixam a direção na longarina devem ser aqueles com três tracinhos na cabeça. Não use parafusos comuns (fuleiros) ali.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº15
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
parafusos de aço....normalmente eles tbem vem escrito 8.8, 10.9, 12.9 etc....
pode ser os caixa hidraulica sim.
pode ser os caixa hidraulica sim.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº16
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
correa escreveu:no caso posso usar os parafusos já existentes? ou seja... os parafusos que eram da caixa hidraulica?opala4cc escreveu:
Os parafusos que fixam a direção na longarina devem ser aqueles com três tracinhos na cabeça. Não use parafusos comuns (fuleiros) ali.
"03 tracinhos" é parafuso grau 05.
O "grau" é a dureza do parafuso.
Se possui os originais use eles.
A cor preta é o tratamento contra ferrugem.
Partes como rodas, longarina, motor e suspensão é grau 8.8.
O 1° número é a residência a tração por milímetro quadrado (em newtons) e o segundo a porcentagem da resistência máxima sem deformação.
Se chega próximo do valor se multiplicar o 1° número por 10.
8.8: 8 X 10= 80 quilos por milímetro quadrado.
O segundo número 8 é de 80%.
80% de 80 quilos é 64 (quilos).
O limite de segurança (sem deformação) de um parafuso 8.8 é de 64 quilos por milímetro quadrado.
correa- Opaleiro
- Número de Mensagens : 41
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Modelo do carro : OPALA 90
Cilindros : 4CC
Data de inscrição : 08/08/2016
- Mensagem nº17
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
Marcos Adriano escreveu:vc quer por a direcao mecanica pq nao estao conseguindo arrumar a direcao hidraulica?
exatamente... ja enchi o saco com isso... faço tudoo no carro, só não mexo da direção e nem freio. gastei 700 para arrumar, levei duas vezes (que é longe daqui por sinal) e não resolveu. e ela esta assim a um bom tempo... como já tive um 79 DM... vou colocar nesse 90 tambem.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
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- Mensagem nº18
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
correa escreveu:Marcos Adriano escreveu:vc quer por a direcao mecanica pq nao estao conseguindo arrumar a direcao hidraulica?
exatamente... ja enchi o saco com isso... faço tudoo no carro, só não mexo da direção e nem freio. gastei 700 para arrumar, levei duas vezes (que é longe daqui por sinal) e não resolveu. e ela esta assim a um bom tempo... como já tive um 79 DM... vou colocar nesse 90 tambem.
entendi.....o problema é onde??
eu ja mexi na minha bomba...é facil....
na caixa eu tentei mexer mas nao deu muito certo..na epoca nao acertei montar....
na vdd montei...mas ela nao ficou boa.....
porem ano passado consegui mexer em uma de omega...ficou bom.
Marcos Adriano- Opaleiro
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Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
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- Mensagem nº19
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
adpachec escreveu:correa escreveu:
no caso posso usar os parafusos já existentes? ou seja... os parafusos que eram da caixa hidraulica?
"03 tracinhos" é parafuso grau 05.
O "grau" é a dureza do parafuso.
Se possui os originais use eles.
A cor preta é o tratamento contra ferrugem.
Partes como rodas, longarina, motor e suspensão é grau 8.8.
O 1° número é a residência a tração por milímetro quadrado (em newtons) e o segundo a porcentagem da resistência máxima sem deformação.
Se chega próximo do valor se multiplicar o 1° número por 10.
8.8: 8 X 10= 80 quilos por milímetro quadrado.
O segundo número 8 é de 80%.
80% de 80 quilos é 64 (quilos).
O limite de segurança (sem deformação) de um parafuso 8.8 é de 64 quilos por milímetro quadrado.
correa- Opaleiro
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Cilindros : 4CC
Data de inscrição : 08/08/2016
- Mensagem nº20
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
Marcos Adriano escreveu:correa escreveu:
exatamente... ja enchi o saco com isso... faço tudoo no carro, só não mexo da direção e nem freio. gastei 700 para arrumar, levei duas vezes (que é longe daqui por sinal) e não resolveu. e ela esta assim a um bom tempo... como já tive um 79 DM... vou colocar nesse 90 tambem.
entendi.....o problema é onde??
eu ja mexi na minha bomba...é facil....
na caixa eu tentei mexer mas nao deu muito certo..na epoca nao acertei montar....
na vdd montei...mas ela nao ficou boa.....
então... na verdade eu não sei onde esta o problema de fato... por isso levei ao kara que mexe. sei que ela estava fazendo um chiado muito forte como se fosse uma turbina. e a direção ficou dura.
diz ele que trocou o reparo da bomba e da caixa, comprei mangueiras novas (as tres) e ele deu o reparo... total ficou em torno de 670. mas não resolveu! do jeito que ela esta arrumei 500,00
comprei uma caixa remafaturada por 200, agora vou ver a coluna
porem ano passado consegui mexer em uma de omega...ficou bom.
Marcos Adriano- Opaleiro
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Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº21
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
entendi.....
ai é complicado....
eu acredito q seu problema possa ser no kit do rotor e as aletas....as vezes bomba rodou sem oleo e deu problema nesse kit....
dai se trocar apenas os reparos nao resolve o problema....e pra trocar esse kit nao é barato.
ai é complicado....
eu acredito q seu problema possa ser no kit do rotor e as aletas....as vezes bomba rodou sem oleo e deu problema nesse kit....
dai se trocar apenas os reparos nao resolve o problema....e pra trocar esse kit nao é barato.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7455
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Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº22
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
Coloquei na lista de peças a serem trocadas os parafusos que fixam a direção na lingarina porque no catálogo de peças há diferenciação do número GMB para os parafusos destinados à direção hidráulica dos parafusos destinados à direção mecânica. Como nunca tive os dois em mãos para comparação, considerei como necessária a troca. Vai que o comprimento da rosca dos parafusos é muito pequeno? Só tendo as duas caixas de direção em mãos e experimentando o parafuso...
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7455
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº23
Re: Direção Hidráulica Opala 91 Dura
adpachec escreveu:correa escreveu:
no caso posso usar os parafusos já existentes? ou seja... os parafusos que eram da caixa hidraulica?
"03 tracinhos" é parafuso grau 05.
O "grau" é a dureza do parafuso.
Se possui os originais use eles.
A cor preta é o tratamento contra ferrugem.
Partes como rodas, longarina, motor e suspensão é grau 8.8.
O 1° número é a residência a tração por milímetro quadrado (em newtons) e o segundo a porcentagem da resistência máxima sem deformação.
Se chega próximo do valor se multiplicar o 1° número por 10.
8.8: 8 X 10= 80 quilos por milímetro quadrado.
O segundo número 8 é de 80%.
80% de 80 quilos é 64 (quilos).
O limite de segurança (sem deformação) de um parafuso 8.8 é de 64 quilos por milímetro quadrado.
É. Mas sabe como é mercado paralelo... por via das dúvidas, melhor colocar o de três tracinhos. Neste país, ninguém fiscaliza nada direito. Vai que o parafuso é de um fabricante chinês e... já me caguei todo de medo.
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