por adpachec Sáb 4 Abr - 16:44:29
Não soube responder mas fica logado na espera da resposta mágica.....
Não saber o que colocou debaixo do capô traz mais problemas que soluções.
A resposta mágica está no final do texto (negrito).
Muita gente coloca a vela no motor sem sequer acertar o Gap.
O Gap de uma vela vem de fábrica com 0,5 a 0,7 mm.
Um opala com motor normal precisa de Gap com 0,9 a 1,1 mm.
Bobinas mais fortes se aumenta o Gap.
Maior compressão se diminui o Gap porque o ar comprimido no pistão dificulta a faísca.
Um Gap muito grande se consome energia "pulando" do eletrodo positivo para o negativo e gerando pouca energia para queimar o combustível.
Um Gap muito pequeno causa uma sobrecarga nos eletrodos causando desgaste prematuro.
E o desgaste diminui a faísca.
E PORQUE A VELA DE MÚLTIPLOS ELETRODOS?
Quando a tensão na bobina de ignição sobe a tensão no negativo da bateria desce, mas como os 12 volts negativos da bateria não acompanham os 30.000 ou mais volts do positivo, a corrente (A) do negativo sobe (a do positivo desce).
Este aumento de corrente no negativo com um Gap errado causa desgaste acelerado do eletrodo negativo da vela de ignição.
Então algum "gênio" aumentou o número de eletrodos negativos para compensar o desgaste (dividir a carga).
A proposta é aumentar a vida útil e não a potência.
PORTANTO:
SE USA O CARRO DIARIAMENTE É BOM LIMPAR E VERIFICAR AS VELAS (GAP) A CADA 03 MESES.
AS VELAS MOTOR AP SERVEM NO OPALA.
MAS TEM QUE SER A VELA CERTA NO SEU GRAU DE TEMPERATURA E COMBUSTÍVEL.
E ESTA VELA DE TRÊS ELETRODOS NEGATIVOS SOMENTE É MAIS DURÁVEL.
E PRECISA ESTAR COM O GAP CERTO NOS TRÊS ELETRODOS.
A MELHORA ATUAL SE DEVE DEVIDO AO DESGASTE OU MAL REGULAGEM DAS VELAS ANTIGAS.
MAL ATERRAMENTO TAMBÉM CAUSA PROBLEMAS DE IGNIÇÃO, LEVE UM FIO DO BLOCO MOTOR ATÉ O NEGATIVO DA BATERIA ALÉM DA CORDOALHA EXISTENTE.
EU USO UM ADICIONAL DE 35 MM E UM "REFORÇO" DE 2,5 MM.
Entendeu......
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