Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. EmptyOntem à(s) 19:36:25 por Rubão6cc

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. EmptyOntem à(s) 14:16:11 por Marcos Marcos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. EmptyTer 30 Abr - 15:39:52 por Tonho_RS

» farol alto não liga
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. EmptyTer 30 Abr - 15:28:42 por Tonho_RS

» Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. EmptyTer 30 Abr - 11:49:15 por Pagung

» Limitador Vidro Opala Coupé (onde encaixa essa peça?)
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. EmptyTer 30 Abr - 8:49:03 por Paulo Corso

» Seção COMÉDIA
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. EmptySeg 29 Abr - 21:28:04 por opala4cc

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. EmptySeg 29 Abr - 7:39:44 por lucas krause

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. EmptySáb 27 Abr - 17:25:56 por Goettens

Quem está conectado?

66 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 66 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

Os membros mais ativos do mês

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_leftFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. BarFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_right 
tabarbosa (16850)
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_leftFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. BarFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_right 
Rubão6cc (15346)
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_leftFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. BarFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_right 
BANDIT (13573)
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_leftFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. BarFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_right 
Xann (10394)
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_leftFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. BarFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_leftFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. BarFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_right 
j ricardo (9376)
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_leftFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. BarFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_right 
Jean Bida (9320)
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_leftFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. BarFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_leftFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. BarFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_leftFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. BarFolga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Bar_right 

+2
adpachec
Bre4100
6 participantes

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Bre4100
    Bre4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 29
    Localização : Ponta Grossa
    Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 1986/1987
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/10/2020

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por Bre4100 Qui 10 Dez - 8:45:20

    Olá Pessoal, muito bom dia!!
    Logo que peguei meu Diplomata 86/87 6cc. Precisei trocar a polia damper dele, fui buscar o carro em quedas-pr quando comprei, e quando cheguei em casa, caiu a polia, rsrs.

    Comprei uma polia damper nova, levei ate o mecânico e o mesmo fez a troca, passaram alguns meses, e o carro esta apresentando folga, com o carro desligado, se eu tentar puxar as correias, ocorre movimento das polias, ela se movimentam para trás e para frente, há uma folga de uns 2-3 cm, parecida com o do vídeo abaixo, só que maior.

    https://www.youtube.com/watch?v=HSoxOCPtmqU

    As vezes, com motor na lenta, fica uma barulho estranho... Levei até outro mecânico, que trabalha com antigos aqui na cidade e ele me disse que a polia damper foi instalada de modo equivocado e acabou "soltando". recomendou trocar a polia novamente, para isso ele disse que é necessário retirar o motor do veiculo, e fazer um tipo de parafuso de fixação na ponta do eixo, para que ela não escape mais.

    A mão de obra para retirar o motor, ele pediu em torno de R$ 800,00. Gostaria de saber se é isso mesmo, e quais os riscos de andar com o veiculo assim? até que eu possa fazer a troca da mesma. Há alguma recomendação ou algo do tipo?

    Tenho outro problema também, minha correia que movimenta a bomba de direção e o alternador, grita muito, meu carro esta usando o alternador de Santana acho, e ele comentou que a fixação é diferente, por isso a correia está gritando assim.

    Queria resolver esses detalhes.


    Minhas duvidas:

    1)andar com o veiculo com essa "folga" na damper, pode ocasionar problemas mecânicos, quebras, etc?

    2) Encontrei as polias da WINNER com 2 canais, queria saber se são boas e se alguém usa aqui? há dois tipos de polias, a STREET que é para até uma faixa de rotação e a RACE que aguenta mais rotação, vale a pena colocar a RACE? a diferença de preço e de +- 200R$.

    3) Alguma ideia para resolver a questão das gritarias da correia?

    Abraço a todos. cheers

    Valeparaibano gosta desta mensagem

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por adpachec Qui 10 Dez - 9:11:42

    Primeiro lugar FUJA de mecânico que só mexe com "antigos".

    Não existe tantos "antigos" por aí, então eles ou enfiam a faca no preço ou arrumam problemas onde não existe.

    Segundo lugar, se me lembro a polia tem uma cavidade de chaveta, se possui folga é porque a chaveta ou o eixo estão gastos.

    Aí é uma solução para cada problema, podendo ser preciso retirar o motor ou não.

    Mas eu parei de opinar em situações de leva e trás para mecânico porque ele sempre vai falar outra coisa.


    Correia cantando geralmente é porque não assentou corretamente no fundo do sulco da polia (correia muito larga), ou está muito tensionada, a ligeira folga na correria é para compensar a dilatação térmica quando o motor esquenta.

    Valeparaibano e Bre4100 gostam desta mensagem

    Bre4100
    Bre4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 29
    Localização : Ponta Grossa
    Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 1986/1987
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/10/2020

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por Bre4100 Qui 10 Dez - 9:51:04

    adpachec escreveu:Primeiro lugar FUJA de mecânico que só mexe com "antigos".

    Não existe tantos "antigos" por aí, então eles ou enfiam a faca no preço ou arrumam problemas onde não existe.

    Segundo lugar, se me lembro a polia tem uma cavidade de chaveta, se possui folga é porque a chaveta ou o eixo estão gastos.

    Aí é uma solução para cada problema, podendo ser preciso retirar o motor ou não.

    Mas eu parei de opinar em situações de leva e trás para mecânico porque ele sempre vai falar outra coisa.


    Correia cantando geralmente é porque não assentou corretamente no fundo do sulco da polia (correia muito larga), ou está muito tensionada, a ligeira folga na correria é para compensar a dilatação térmica quando o motor esquenta.

    Bom dia amigo!

    Obrigado pelo retorno, realmente, quando o motor esquenta, diminui bastante o "griteiro" das correias.

    Vou fazer um vídeo da folga mais adiante e coloco no youtube, ai posto aqui para você avaliar tbm.
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por Basico Sex 11 Dez - 7:57:44

    Bre4100 escreveu:Olá Pessoal, muito bom dia!!
    Logo que peguei meu Diplomata 86/87 6cc. Precisei trocar a polia damper dele, fui buscar o carro em quedas-pr quando comprei, e quando cheguei em casa, caiu a polia, rsrs.

    Comprei uma polia damper nova, levei ate o mecânico e o mesmo fez a troca, passaram alguns meses, e o carro esta apresentando folga, com o carro desligado, se eu tentar puxar as correias, ocorre movimento das polias, ela se movimentam para trás e para frente, há uma folga de uns 2-3 cm, parecida com o do vídeo abaixo, só que maior.

    https://www.youtube.com/watch?v=HSoxOCPtmqU

    As vezes, com motor na lenta, fica uma barulho estranho... Levei até outro mecânico, que trabalha com antigos aqui na cidade e ele me disse que a polia damper foi instalada de modo equivocado e acabou "soltando". recomendou trocar a polia novamente, para isso ele disse que é necessário retirar o motor do veiculo, e fazer um tipo de parafuso de fixação na ponta do eixo, para que ela não escape mais.

    A mão de obra para retirar o motor, ele pediu em torno de R$ 800,00. Gostaria de saber se é isso mesmo, e quais os riscos de andar com o veiculo assim? até que eu possa fazer a troca da mesma. Há alguma recomendação ou algo do tipo?

    Tenho outro problema também, minha correia que movimenta a bomba de direção e o alternador, grita muito, meu carro esta usando o alternador de Santana acho, e ele comentou que a fixação é diferente, por isso a correia está gritando assim.

    Queria resolver esses detalhes.


    Minhas duvidas:

    1)andar com o veiculo com essa "folga" na damper, pode ocasionar problemas mecânicos, quebras, etc?

    2) Encontrei as polias da WINNER com 2 canais, queria saber se são boas e se alguém usa aqui? há dois tipos de polias, a STREET que é para até uma faixa de rotação e a RACE que aguenta mais rotação, vale a pena colocar a RACE? a diferença de preço e de +- 200R$.

    3) Alguma ideia para resolver a questão das gritarias da correia?

    Abraço a todos. cheers



    Bom dia queridão.

    se seu carro tem esse de tipo de polia fixa sem compensação de massa, não é do tipo Dumper.
    Essa folga normalmente é como o amigo disse anteriormente, referente a chaveta na ponta do Virabrequim.
    Se sua polia vira mais de alguns milimetros, provavelmente ela nem exista mais.

    Problema de andar assim é vazamento de óleo (já que tem um retentor nela) e coçar a ponta do virabrequim.
    Já que vai fazer a troca eu partiria para uma Dumper fixa com compensação de massa tipo essa. https://www.youtube.com/watch?v=9sF_3jwfnZM

    Qto a gritaria das correias é facil de verificar, se estiver cantando por folga ou falta de contato com o canal da correia, liga o motor em lenta e passa uma vela na correia na parte de dentro. Se parar é pq está com pouco contato, se não parar é pq está muito tensionado.

    Valeparaibano e Bre4100 gostam desta mensagem

    Bre4100
    Bre4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 29
    Localização : Ponta Grossa
    Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 1986/1987
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/10/2020

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por Bre4100 Sex 11 Dez - 9:50:17

    [/quote]


    Bom dia queridão.

    se seu carro tem esse de tipo de polia fixa sem compensação de massa, não é do tipo Dumper.
    Essa folga normalmente é como o amigo disse anteriormente, referente a chaveta na ponta do Virabrequim.
    Se sua polia vira mais de alguns milimetros, provavelmente ela nem exista mais.

    Problema de andar assim é vazamento de óleo (já que tem um retentor nela) e coçar a ponta do virabrequim.
    Já que vai fazer a troca eu partiria para uma Dumper fixa com compensação de massa tipo essa. https://www.youtube.com/watch?v=9sF_3jwfnZM

    Qto a gritaria das correias é facil de verificar, se estiver cantando por folga ou falta de contato com o canal da correia, liga o motor em lenta e passa uma vela na correia na parte de dentro. Se parar é pq está com pouco contato, se não parar é pq está muito tensionado.[/quote]

    Olá amigo. Minha polia que foi trocada era igual a original, igual a que o cara mostra no video que esta com uma trinca. Vou partir para uma Winner ja com roda fonica para quem sabe para frente injetar o opalao.. Quanto as correias, quando passa vela na correia que vira a bomba de direção e o alternador, a gritaria para sim.. o mecanico disse que esse problema é pq meu alternador nao é original, será que e isso mesmo? quero ver se faço um video hoje ou amanhã e posto aqui.

    Valeparaibano gosta desta mensagem

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por adpachec Sex 11 Dez - 10:02:30

    Como escrevi TROQUE de mecânico, a correia chiar porque o alternador não é original (?).

    Eu uso alternador Bosch da Fiat e a correia não chia.

    Valeparaibano e Bre4100 gostam desta mensagem

    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por Basico Sex 11 Dez - 10:35:56

    Mexanico de "Antigos", isso que é foda
    Aqui em Recife tem um que diz ser especialista de Opala, um amigo comprou um Comodoro 82, levou nele e ele matou o carro. Só não deu morte pq o cara é muito pacifico.
    até peça do carro do cara ele vendeu.

    Eu faço de tudo para eu mesmo resolver, hoje com YouTube, Ferramentas acessiveis e material tecnico a rodo, tendo tempo e boa vontade não tem pq sofrer na mão desses "especialistas".


    como o Chefe Adpachec disse.... Troque de Mecanicooooo

    Valeparaibano gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 12 Dez - 8:51:29

    meu alternador é do astra de 120Ah


    correia estando esticada nunca chiou tbem.

    isso ai é papinho.....


    alguma coisa ta errada sim....mas o mecanico especialista em antigos nao sabe qual é.

    Valeparaibano gosta desta mensagem

    Bre4100
    Bre4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 29
    Localização : Ponta Grossa
    Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 1986/1987
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/10/2020

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por Bre4100 Seg 14 Dez - 11:10:19

    Boa tarde pessoal. Segue o video da folga. https://www.youtube.com/watch?v=MmnpfiyQrnE
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 14 Dez - 13:23:26

    caraca....


    parece ser folga na chaveta e a folga causou desgaste na ponta do virabrequim ou no alojamento dele na polia....


    nao era pra girar facil assim nao.

    Valeparaibano gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por opala4cc Seg 14 Dez - 17:51:12

    A marca de polia de virabrequim que foi instalada era de baixa qualidade, fazendo a polia entrar na ponta do virabrequim com muita facilidade (pouca interferência entre o eixo e o furo). Isso causou esmagamento da chaveta na ponta do virabrequim. Ou ainda o mecânico que instalou a polia não alinhou com precisão o rasgo de chaveta que tem na polia com a posição da chaveta no virabrequim e, ao instalar a polia, acabou deformando a chaveta. Se foi o caso, você vai ter que trocar a chaveta e a polia do virabrequim. Sou capaz de apostar até que o ruído que você ouve é esta mesma polia raspando no cárter das engrenagens de distribuição:

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Carter10

    Para ter certeza, mova o conjunto exatamente como você fez no vídeo e, simultaneamente, ponha um dedo da outra mão lá na ponta do virabrequim exposta no centro da polia e veja se o virabrequim move solidário com a polia. Se houver giro da polia do virabrequim não solidário com a ponta do virabrequim, então foi realmente esmagamento da chaveta. Essa folga que você mostrou no vídeo é comum em motores gastos, porém ela normalmente é bem menor e proveniente de folga nas engrenagens da distribuição (a engrenagem do comando com a engrenagem do virabrequim) e nesse caso o virabrequim gira totalmente solidário com a polia.
    Já o ruído também pode ser da acomodação das correias. É normal que correias novas sofram pequeno alongamento após algumas horas de uso, necessitando de novo ajuste de seu tensionamento. Assim, elas se alongam um pouco depois de algumas horas de uso, provocando patinamento no contato da correia com as polias. Infelizmente seu vídeo não mostra o ruído... o ruído da polia do virabrequim batendo no cárter é de um tipo e o ruído de correia patinando é outro.

    Valeparaibano e Bre4100 gostam desta mensagem

    Bre4100
    Bre4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 29
    Localização : Ponta Grossa
    Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 1986/1987
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/10/2020

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por Bre4100 Ter 15 Dez - 10:05:34

    opala4cc escreveu:A marca de polia de virabrequim que foi instalada era de baixa qualidade, fazendo a polia entrar na ponta do virabrequim com muita facilidade (pouca interferência entre o eixo e o furo). Isso causou esmagamento da chaveta na ponta do virabrequim. Ou ainda o mecânico que instalou a polia não alinhou com precisão o rasgo de chaveta que tem na polia com a posição da chaveta no virabrequim e, ao instalar a polia, acabou deformando a chaveta. Se foi o caso, você vai ter que trocar a chaveta e a polia do virabrequim. Sou capaz de apostar até que o ruído que você ouve é esta mesma polia raspando no cárter das engrenagens de distribuição:

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Carter10

    Para ter certeza, mova o conjunto exatamente como você fez no vídeo e, simultaneamente, ponha um dedo da outra mão lá na ponta do virabrequim exposta no centro da polia e veja se o virabrequim move solidário com a polia. Se houver giro da polia do virabrequim não solidário com a ponta do virabrequim, então foi realmente esmagamento da chaveta. Essa folga que você mostrou no vídeo é comum em motores gastos, porém ela normalmente é bem menor e proveniente de folga nas engrenagens da distribuição (a engrenagem do comando com a engrenagem do virabrequim) e nesse caso o virabrequim gira totalmente solidário com a polia.
    Já o ruído também pode ser da acomodação das correias. É normal que correias novas sofram pequeno alongamento após algumas horas de uso, necessitando de novo ajuste de seu tensionamento. Assim, elas se alongam um pouco depois de algumas horas de uso, provocando patinamento no contato da correia com as polias. Infelizmente seu vídeo não mostra o ruído... o ruído da polia do virabrequim batendo no cárter é de um tipo e o ruído de correia patinando é outro.

    vou fazer outro video com ele em funcionamento.
    Em relação a marca, não me recordo da marca que comprei, mas foi algo em torno de 300 REAIS..tenho algumas fotos que seguem abaixo.

    https://ibb.co/z8z9Rxn
    https://ibb.co/Vvyymqh
    https://ibb.co/b3vNT68
    https://ibb.co/G0TSKQs
    https://ibb.co/FqStWvG
    https://ibb.co/NLSqnsm
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por opala4cc Ter 15 Dez - 11:03:48

    É bem provável que a polia (o anel metálico externo onde ficam os canais) estivesse raspando no cárter das engrenagens e este fosse o motivo do ruído. E o motivo é o vazamento do retentor dianteiro do virabrequim, que danificou a borracha. Mas pelas fotos isso já foi diagnosticado. Aliás, a folga que você mostrou era o anel periférico da polia do virabrequim deslizando em falso no miolo da polia.

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45274p50-passo-a-passo-simples-pra-troca-do-comando-de-valvulas-com-motor-no-cofre#769393
    (ler a partir da mensagem 74)

    Valeparaibano gosta desta mensagem

    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por BenKenobi Ter 15 Dez - 11:25:55

    Sera que o cara que trocou nao deixou com uma chaveta menor que o rasgo da polia/vira? Ambas precisam ter o mesmo tamanho, pra nao ocasionar que ela fique dancando no local.

    Andar com essa folga vc vai ter alterações de ponto, o que ela se movimenta sem de fato ter movido o vira, vai oscilar o ponto, o quanto oscila depende da folga, pode ser 5-10-15 graus.

    As correias verifique esticamento, alternador eu uso de meriva de 100 A, nao grita a nao ser que esteja frouxo. Veja se nao tem correia velha ou alguma polia torta ou desalinhada

    Valeparaibano gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por opala4cc Ter 15 Dez - 11:41:59

    BenKenobi escreveu:Sera que o cara que trocou nao deixou com uma chaveta menor que o rasgo da polia/vira? Ambas precisam ter o mesmo tamanho, pra nao ocasionar que ela fique dancando no local.

    Andar com essa folga vc vai ter alterações de ponto, o que ela se movimenta sem de fato ter movido o vira, vai oscilar o ponto, o quanto oscila depende da folga, pode ser 5-10-15 graus.

    As correias verifique esticamento, alternador eu uso de meriva de 100 A, nao grita a nao ser que esteja frouxo. Veja se nao tem correia velha ou alguma polia torta ou desalinhada

    Pois é, também é uma possibilidade, mas não foi postada nenhuma foto da chaveta. Seria bom aproveitar  e inspecioná-la antes de colocar a nova polia.
    Quanto ao ponto, estaria desregulado se foi mexido usando a marca de referência da periferia depois que a polia começou a "correr".  Aí, ferrou. Teria que regular de novo.
    Eu uso, conforme já mencionei no forum, o alternador do ômega 4.1 de 140A. A correia grita de vez em quando em acelerações muito bruscas, principalmente com o câmbio em neutro.

    Valeparaibano gosta desta mensagem

    Bre4100
    Bre4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 29
    Localização : Ponta Grossa
    Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 1986/1987
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/10/2020

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por Bre4100 Ter 15 Dez - 18:04:49

    Segue mais alguns videos, agora do funcionamento do motor, partida etc.

    Minha duvida, esse problema na polia aconteceu pela "má" instalação que o mecanico fez? ou é pq a polia é ruim? o que vocês fariam no meu lugar? cobrariam uma solução por parte do mecanico?

    Video 1
    https://www.youtube.com/watch?v=42b__iTU_bY

    Video 2
    https://www.youtube.com/watch?v=6egKVe5b9SA

    Video 3
    https://www.youtube.com/watch?v=NiDjqynrdj0

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por opala4cc Ter 15 Dez - 18:43:17

    Bre4100 escreveu:Segue mais alguns videos, agora do funcionamento do motor, partida etc.

    Minha duvida, esse problema na polia aconteceu pela "má" instalação que o mecanico fez? ou é pq a polia é ruim?  o que vocês fariam no meu lugar? cobrariam uma solução por parte do mecanico?

    Video 1
    https://www.youtube.com/watch?v=42b__iTU_bY

    Video 2
    https://www.youtube.com/watch?v=6egKVe5b9SA

    Video 3
    https://www.youtube.com/watch?v=NiDjqynrdj0


    Eu cobraria do mecânico por má instalação se a marca da polia fosse boa e não houvesse aquele vazamento de óleo pelo retentor dianteiro do virabrequim. Quando o retentor dianteiro vaza óleo, este óleo espirra na borracha da polia estragando-a prematuramente. Este é um dos motivos pelos quais eu faço aquele filete de silicone em cima da borracha da polia, conforme indiquei no outro tópico.
    Sobre o motor, estes vídeos foram feitos antes da troca da polia e do retentor ou após a nova troca de polia e retentor? O ruído de guincho agudo realmente costuma ser de correia patinando. (editei esta parte porque assisti primeiro no celular e ele distorceu o som).
    Quando se roda muito tempo com as correias patinando, elas desgastam o canal da polia e neste caso não adianta colocar correia nova. Isto é um problema bem mais recorrente em carros mais novos, com aquelas correias poli-v. Mas antes de condenar correias ou polias, recomendo que você verifique o alinhamento dos canais das polias. Então, solte-as e gire com a mão a polia da bomba da DH e escute. Depois a polia da bomba d'água e escute e por fim a polia do alternador e escute, porque desconfio que o rolamento da bomba d'água e/ou da bomba da DH e/ou do alternador está/estão ruim/ruins. É necessário ir isolando cada ruído passo a passo.
    Outra coisa que você pode tentar é, com o motor frio, desconectar TODAS as correias e dar partida ao motor por alguns segundos e ver quais ruídos sumiram, uma vez que os periféricos não estão sendo acionados pela polia do virabrequim.

    Valeparaibano gosta desta mensagem

    Bre4100
    Bre4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 29
    Localização : Ponta Grossa
    Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 1986/1987
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/10/2020

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por Bre4100 Ter 15 Dez - 18:52:39

    opala4cc escreveu:
    Bre4100 escreveu:Segue mais alguns videos, agora do funcionamento do motor, partida etc.

    Minha duvida, esse problema na polia aconteceu pela "má" instalação que o mecanico fez? ou é pq a polia é ruim?  o que vocês fariam no meu lugar? cobrariam uma solução por parte do mecanico?

    Video 1
    https://www.youtube.com/watch?v=42b__iTU_bY

    Video 2
    https://www.youtube.com/watch?v=6egKVe5b9SA

    Video 3
    https://www.youtube.com/watch?v=NiDjqynrdj0


    Eu cobraria do mecânico por má instalação se a marca da polia fosse boa e não houvesse aquele vazamento de óleo pelo retentor dianteiro do virabrequim. Quando o retentor dianteiro vaza óleo, este óleo espirra na borracha da polia estragando-a prematuramente. Este é um dos motivos pelos quais eu faço aquele filete de silicone em cima da borracha da polia, conforme indiquei no outro tópico.
    Sobre o motor, estes vídeos foram feitos antes da troca da polia e do retentor ou após a nova troca de polia e retentor? O ruído de guincho agudo realmente costuma ser de correia patinando. (editei esta parte porque assisti primeiro no celular e ele distorceu o som).
    Quando se roda muito tempo com as correias patinando, elas desgastam o canal da polia e neste caso não adianta colocar correia nova. Isto é um problema bem mais recorrente em carros mais novos, com aquelas correias poli-v. Mas antes de condenar correias ou polias, recomendo que você verifique o alinhamento dos canais das polias. Então, solte-as e gire com a mão a polia da bomba da DH e escute. Depois a polia da bomba d'água e escute e por fim a polia do alternador e escute, porque desconfio que o rolamento da bomba d'água e/ou da bomba da DH e/ou do alternador está/estão ruim/ruins. É necessário ir isolando cada ruído passo a passo.
    Outra coisa que você pode tentar é, com o motor frio, desconectar TODAS as correias e dar partida ao motor por alguns segundos e ver quais ruídos sumiram, uma vez que os periféricos não estão sendo acionados pela polia do virabrequim.

    Ola amigo tudo bem?

    Os videos foram feitos hoje, depois da troca da polia.. as fotos que coloquei na outra resposta, foram durante o processo de troca, foi trocado o retentor também.. Coloquei uma foto do retentor nas fotos ate..

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por opala4cc Ter 15 Dez - 19:28:20

    Bre4100 escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Eu cobraria do mecânico por má instalação se a marca da polia fosse boa e não houvesse aquele vazamento de óleo pelo retentor dianteiro do virabrequim. Quando o retentor dianteiro vaza óleo, este óleo espirra na borracha da polia estragando-a prematuramente. Este é um dos motivos pelos quais eu faço aquele filete de silicone em cima da borracha da polia, conforme indiquei no outro tópico.
    Sobre o motor, estes vídeos foram feitos antes da troca da polia e do retentor ou após a nova troca de polia e retentor? O ruído de guincho agudo realmente costuma ser de correia patinando. (editei esta parte porque assisti primeiro no celular e ele distorceu o som).
    Quando se roda muito tempo com as correias patinando, elas desgastam o canal da polia e neste caso não adianta colocar correia nova. Isto é um problema bem mais recorrente em carros mais novos, com aquelas correias poli-v. Mas antes de condenar correias ou polias, recomendo que você verifique o alinhamento dos canais das polias. Então, solte-as e gire com a mão a polia da bomba da DH e escute. Depois a polia da bomba d'água e escute e por fim a polia do alternador e escute, porque desconfio que o rolamento da bomba d'água e/ou da bomba da DH e/ou do alternador está/estão ruim/ruins. É necessário ir isolando cada ruído passo a passo.
    Outra coisa que você pode tentar é, com o motor frio, desconectar TODAS as correias e dar partida ao motor por alguns segundos e ver quais ruídos sumiram, uma vez que os periféricos não estão sendo acionados pela polia do virabrequim.

    Ola amigo tudo bem?

    Os videos foram feitos hoje, depois da troca da polia.. as fotos que coloquei na outra resposta, foram durante o processo de troca, foi trocado o retentor também..  Coloquei uma foto do retentor nas fotos ate..


    Estas correias são todas novas? São de marca boa? Os canais das polias onde uma mesma correia "abraça" as polias estão no mesmo plano de alinhamento?
    Esta é uma simulação com duas polias de virabrequim:

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Polias10
    foto 1: canais das polias estão alinhados no mesmo plano.

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Polias11
    foto 2: canais das polias estão desalinhados (em planos diferentes).

    Se nas duas polias das fotos acima passasse uma correia abraçando os canais da esquerda e/ou outra correia abraçando os canais da direita, na primeira foto estariam as duas correias alinhadas e na segunda foto as correias estariam desalinhadas, comprometendo a vida útil das correias e das polias (desgastando o canal na polia), podendo também provocar o patinamento da correia, o que gera o guincho agudo característico. Correias contaminadas de óleo de motor por um vazamento anterior como o do retentor dianteiro do virabrequim também podem patinar, exigindo sua troca (não por desgaste, mas por contaminação).

    Valeparaibano e Bre4100 gostam desta mensagem

    Bre4100
    Bre4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 29
    Localização : Ponta Grossa
    Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 1986/1987
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/10/2020

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por Bre4100 Ter 15 Dez - 19:39:10

    opala4cc escreveu:
    Bre4100 escreveu:

    Ola amigo tudo bem?

    Os videos foram feitos hoje, depois da troca da polia.. as fotos que coloquei na outra resposta, foram durante o processo de troca, foi trocado o retentor também..  Coloquei uma foto do retentor nas fotos ate..


    Estas correias são todas novas? São de marca boa? Os canais das polias onde uma mesma correia "abraça" as polias estão no mesmo plano de alinhamento?
    Esta é uma simulação com duas polias de virabrequim:

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Polias10
    foto 1: canais das polias estão alinhados no mesmo plano.

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Polias11
    foto 2: canais das polias estão desalinhados (em planos diferentes).

    Se nas duas polias das fotos acima passasse uma correia abraçando os canais da esquerda e/ou outra correia abraçando os canais da direita, na primeira foto estariam as duas correias alinhadas e na segunda foto as correias estariam desalinhadas, comprometendo a vida útil das correias e das polias (desgastando o canal na polia), podendo também provocar o patinamento da correia, o que gera o guincho agudo característico. Correias contaminadas de óleo de motor por um vazamento anterior como o do retentor dianteiro do virabrequim também podem patinar, exigindo sua troca (não por desgaste, mas por contaminação).

    as correias foram todas trocadas a ultima vez.. mas vou tentar trocar novamente.. e verificar o alinhamento que vc postou nas fotos. muito obrigado!!!

    Bre4100 gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por opala4cc Ter 15 Dez - 19:51:08

    Bre4100 escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Estas correias são todas novas? São de marca boa? Os canais das polias onde uma mesma correia "abraça" as polias estão no mesmo plano de alinhamento?
    Esta é uma simulação com duas polias de virabrequim:

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Polias10
    foto 1: canais das polias estão alinhados no mesmo plano.

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Polias11
    foto 2: canais das polias estão desalinhados (em planos diferentes).

    Se nas duas polias das fotos acima passasse uma correia abraçando os canais da esquerda e/ou outra correia abraçando os canais da direita, na primeira foto estariam as duas correias alinhadas e na segunda foto as correias estariam desalinhadas, comprometendo a vida útil das correias e das polias (desgastando o canal na polia), podendo também provocar o patinamento da correia, o que gera o guincho agudo característico. Correias contaminadas de óleo de motor por um vazamento anterior como o do retentor dianteiro do virabrequim também podem patinar, exigindo sua troca (não por desgaste, mas por contaminação).

    as correias foram todas trocadas a ultima vez.. mas vou tentar trocar novamente.. e verificar o alinhamento que vc postou nas fotos. muito obrigado!!!

    Você trocou nessa última vez, quando sanou o vazamento do retentor dianteiro do virabrequim, é isso?
    As polias que costumam ficar desalinhadas são a do virabrequim (quando não se bate ela até o ponto correto na ponta do virabrequim, a polia da bomba d'água (quando a pessoa troca a bomba d'água e coloca o modelo errado, cujo flange no eixo do rolamento fica mais para frente ou para trás) ou ainda a polia do alternador (quase sempre quando se troca o alternador fazendo uma adaptação de alternador de outro carro ou ainda quando o alternador é o original mas algum pangaré sabotou as peças agregadas ao parafuso onde o alternador é pivotado para fazer o tensionamento da correia).

    Valeparaibano e Bre4100 gostam desta mensagem

    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por BenKenobi Qua 16 Dez - 8:07:47

    Bre4100 escreveu:Segue mais alguns videos, agora do funcionamento do motor, partida etc.

    Minha duvida, esse problema na polia aconteceu pela "má" instalação que o mecanico fez? ou é pq a polia é ruim?  o que vocês fariam no meu lugar? cobrariam uma solução por parte do mecanico?

    Video 1
    https://www.youtube.com/watch?v=42b__iTU_bY

    Video 2
    https://www.youtube.com/watch?v=6egKVe5b9SA

    Video 3
    https://www.youtube.com/watch?v=NiDjqynrdj0


    O que da impressao é que o alternador ta puxando bastante carga pra carregar a bateria, e ai a correia patina. Se for isso de fato, o que pode ser feito pra ajudar a diminuir o barulho da correia é diminuir o tamanho da polia do alternador, assim ela gira mais rapido e carrega mais rapido mesmo em marcha lenta. Foi o que fiz no meu. Mas verifique se elas estao bem esticadas. Deu pra ver que tem curso ainda no esticador delas pra dar uma esticada.

    Bre4100 gosta desta mensagem

    Bre4100
    Bre4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 29
    Localização : Ponta Grossa
    Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 1986/1987
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/10/2020

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por Bre4100 Qua 16 Dez - 9:38:27

    @opala4cc

    Bom dia!

    Foi assim, quando comprei o carro fui buscar ele ha uns 300 km da minha cidade, vim com ele andando normalmente, mas notei que esquentava um pouco acima do normal, chegando na cidade levei ate um mecanico e o mesmo fez uma limpeza no sistema de arrefecimento, enquanto o veiculo estava la, a polia damper descolou e caiu...



    Ai fui ate uma loja aqui da cidade e comprei a polia da marca T.P.A, o mecanico pediu que eu comprasse o retentor do vira, e as correias para fazer a troca, quando fui buscar o carro e andei alguns dias, começou o barulho das correias, ai esse mecanico pediu para eu levar la novamente, ele deu mais um aperto e melhorou, porém a solução dura poucos dias, logo começa o griteiro novamente.

    No caso, fiquei meio "Puto" pq o serviço da troca da damper nesse mecanico demorou quase 2 semanas, ele deixou meu carro "jogado" e fazia serviço nos carros que apareciam.

    Depois disso comprei a weber 40, coletor etc. ai levei em outro mecanico, foi lá que ele me disse que a damper havia sido colocado de forma errada, precisaria retirar o motor fazer tipo uma "fixação" na ponta da chaveta, e optar por uma damper de melhor qualidade.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por opala4cc Qua 16 Dez - 10:04:57

    Bre4100 escreveu:@opala4cc

    Bom dia!

    Foi assim, quando comprei o carro fui buscar ele ha uns 300 km da minha cidade, vim com ele andando normalmente, mas notei que esquentava um pouco acima do normal, chegando na cidade levei ate um mecanico e o mesmo fez uma limpeza no sistema de arrefecimento, enquanto o veiculo estava la, a polia damper descolou e caiu...



    Ai fui ate uma loja aqui da cidade e comprei a polia da marca T.P.A, o mecanico pediu que eu comprasse o retentor do vira, e as correias para fazer a troca, quando fui buscar o carro e andei alguns dias, começou o barulho das correias, ai esse mecanico pediu para eu levar la novamente, ele deu mais um aperto e melhorou, porém a solução dura poucos dias, logo começa o griteiro novamente.

    No caso, fiquei meio "Puto" pq o serviço da troca da damper nesse mecanico demorou quase 2 semanas, ele deixou meu carro "jogado" e fazia serviço nos carros que apareciam.

    Depois disso comprei a weber 40, coletor etc. ai levei em outro mecanico, foi lá que ele me disse que a damper havia sido colocado de forma errada, precisaria retirar o motor fazer tipo uma "fixação" na ponta da chaveta, e optar por uma damper de melhor qualidade.

    Eu concordo em colocar uma polia de melhor qualidade. Já foi discutido em outro tópico problemas relativos às polias de marcas fuleiras. Sobre a polia ter sido colocada de forma errada, eu não tenho como dizer se procede, mas poderia ser a causa do ruído. Não sei o motivo dele sugerir uma solução tão radical de fazer algum tipo de fixação na ponta da chaveta, já que polias de boa marca entram com interferência suficiente na ponta do virabrequim para não incomodarem mais até o fim de suas vidas úteis. Mas posso dizer que andar com as correias patinando destrói as correias (costumam desfiar) e também desgasta o canal das polias. Opte sempre por correias nacionais de boa marca, como gates, goodyear, continental... e evite a todo custo marcas obscuras importadas da China.

    Valeparaibano gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por opala4cc Qua 16 Dez - 10:08:08

    BenKenobi escreveu:
    Bre4100 escreveu:Segue mais alguns videos, agora do funcionamento do motor, partida etc.

    Minha duvida, esse problema na polia aconteceu pela "má" instalação que o mecanico fez? ou é pq a polia é ruim?  o que vocês fariam no meu lugar? cobrariam uma solução por parte do mecanico?

    Video 1
    https://www.youtube.com/watch?v=42b__iTU_bY

    Video 2
    https://www.youtube.com/watch?v=6egKVe5b9SA

    Video 3
    https://www.youtube.com/watch?v=NiDjqynrdj0


    O que da impressao é  que o alternador ta puxando bastante carga pra carregar a bateria, e ai a correia patina. Se for isso de fato, o que pode ser feito pra ajudar a diminuir o barulho da correia é diminuir o tamanho da polia do alternador, assim ela gira mais rapido e carrega mais rapido mesmo em marcha lenta. Foi o que fiz no meu. Mas verifique se elas estao bem esticadas. Deu pra ver que tem curso ainda no esticador delas pra dar uma esticada.

    Sim, até pode melhorar a carga na marcha lenta. Mas tem um efeito colateral: se a correia já está patinando com o atual diâmetro de polia, se a polia for trocada por outra de menor diâmetro sem aumentar o número de canais (o que exigiria troca de tipo de correia), vai aumentar o efeito de escorregamento da correia porque diminui o ângulo de abraçamento da correia no polia.

    Valeparaibano gosta desta mensagem

    Bre4100
    Bre4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 29
    Localização : Ponta Grossa
    Modelo do carro : Opala Diplomata 4.1 1986/1987
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/10/2020

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por Bre4100 Qui 24 Dez - 8:04:05

    Bom dia! ontem eu fiz um teste conforme pediram, coloquei o dedo ali no centro da polia, creio que ali seje a Chaveta? e forcei a correia para movimentar a polia, o centro dela não vira mesmo.. é normal isso? bem no centro da polia não gira..?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7200
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por opala4cc Qui 24 Dez - 8:58:21

    Bre4100 escreveu:Bom dia! ontem eu fiz um teste conforme pediram, coloquei o dedo ali no centro da polia, creio que ali seje a Chaveta? e forcei a correia para movimentar a polia, o centro dela não vira mesmo.. é normal isso? bem no centro da polia não gira..?

    Não. No centro fica a ponta do virabrquim. Se a polia gira e o virabrequim não gira junto, ou a borracha amortecedora da polia foi pro saco ou então foi a chaveta. Repita o teste colocando o dedo no miolo da polia e vai saber se foi a chaveta.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por adpachec Qui 24 Dez - 10:48:51

    Bre4100 escreveu:Bom dia! ontem eu fiz um teste conforme pediram, coloquei o dedo ali no centro da polia, creio que ali seje a Chaveta? e forcei a correia para movimentar a polia, o centro dela não vira mesmo.. é normal isso? bem no centro da polia não gira..?


    Polia e virabrequim no centro.

    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Images?q=tbn:ANd9GcSyoXbJmAO60-qc9kE97tuyTFhl2vLjJssZVg&usqp=CAU

    Conteúdo patrocinado


    Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta. Empty Re: Folga na Polia Damper, correias gritando e barulho na lenta.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 2 maio - 4:38:24