Normalmente, ao dar partida com a cuba seca, o motorista terá que manter o motor de partida ligado por um tempo longo (pode chegar a minutos) até que a bomba de combustível mecânica, acionada pelo motor do carro, consiga encher a cuba do carburador. A razão é que o motor de partida gira o motor do carro numa rotação baixa, de 100~200 RPM. Nessas condições, a bomba de combustível opera com baixa eficiência e, por isso, demora muito para encher a cuba do carburador.
Essas partidas demoradas desgastam demais o motor de partida e a bateria. Pode acontecer, inclusive, do motor de partida sobreaquecer e queimar, ou a bateria descarregar. O motorista, por sua vez, geralmente fica frustrado, irritado, e acaba amaldiçoando o carburador.
A dificuldade em dar a partida em carro a carburador parado por várias dias virou até uma desculpa para muitas pessoas converterem o carro para injeção eletrônica. Eu pessoalmente acho que a injeção eletrônica é uma tecnologia muito bem-vinda, mas isso não significa que um carro a carburador não possa ter um desempenho muito satisfatório, para não dizer excelente.
Se o seu Opala tem um carburador em bom estado e você souber fazer uma boa manutenção e limpeza de tempos em tempos, pode ter certeza de que o carro lhe dará muitas alegrias por longos anos.
O "problema" pontual do carro não pegar facilmente depois de parado, se resolve facilmente. Não precisa instalar bomba elétrica, nem nada. O que você precisa é apenas descobrir um jeito de encher a cuba com combustível, de uma maneira que seja rápida e prática.
A "dica" que vou dar é muito simples, talvez até esteja querendo "ensinar padre-nosso pro vigário", já aqui há muitos opaleiros que sabem muito mais que eu. O método que vou descrever, funciona muito bem para o DFV 446, que é carburador do meu carro. Não se o método pode ser adaptado para outros carburadores usados em Opalas.
A idéia é usar o tubo de Pitot do DFV 446, que vai direto da boca do carburador até a cuba, como pode ser visto no esquema abaixo:
A cuba do DFV 446 tem uma capacidade de aproximadamente 50 ml. Para encher a cuba, uma idéia é usar um desses frascos de medicamentos líquidos (colírios, etc.), que já vê com um bico apropriado para despejar o combustível na ponta do tubo de Pitot.
O frasco que eu uso tem 20 ml de capacidade. Duas cargas são suficientes para praticamente encher a cuba:
Para carregar o frasco com gasolina, uso um pequeno funil, que recebe o combustível armazenado em uma garrafa PET de água mineral:
Quem ainda tem alguma dúvida, o tubo de Pitot do DFV 446 é quele tubo dourado que pode ser visto imediatamente após a retirada da tampa do filtro de ar do Opala:
Na prática, o procedimento para dar a partida em motor parado por vários dias é muito simples:
1. Abra a tampa do capô e retira a tampa do filtro de ar
2. Encha o frasco com combustível
3. Insira a ponta do frasco na extremidade do tubo de Pitot e injete na cuba
4. Dê duas ou três bombadas no carburador para injetar combustível no coletor de admissão
5. Dê a partida do motor, que deverá pegar imediatamente.
6. Espere o motor esquentar um pouco, coloque a tampa do filtro de ar, feche o capô e desfrute do seu Opala-a-carburador-que-pega-rápido
O procedimento de enchimento da cuba do carburador não demora mais do que o tempo que você precisa para verificar o nível de óleo e os outros fluidos do motor.
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