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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Parte elétrica  Empty Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Dom 12 Jun - 14:14:50

    Boa tarde, saí com o opala, esse fiParte elétrica  Img_2037 começou derreter, alguém sabe onde ele é ligado. Esse conector está em baixo do painel, por cima da barra de direção.
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    Parte elétrica  Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Dom 12 Jun - 14:29:50

    O carro morreu andando, notei fumaça tirei negativo da bateria, identifiquei o fio, aí liguei a bateria novamente e não esquentou mais, consegui chegar em casa. Parece alguma coisa na partida, pois quando fui bater arranque pra sair de casa o eixo do motor de partida já estava na cremalheira.
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    Parte elétrica  Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Rubão6cc Dom 12 Jun - 14:42:10

    Comutador de partida:

    Parte elétrica  D-NQ-NP-754661-MLB31067440623-062019-W

    Por isso que o carro apagou.


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    Mensagem por Marcos Marcos Dom 12 Jun - 14:45:09

    Por isso o fio derreteu? Então não adianta eu só trocar o fio.
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 12 Jun - 17:47:28

    Marcos Marcos escreveu:Por isso o fio derreteu? Então não adianta eu só trocar o fio.

    Eu não entendo muito de elétrica mas o pessoal costuma instalar um rele no sistema de partida. Ajuda evitar problemas com o comutador. No meu foi colocado.


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    Parte elétrica  Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Dom 12 Jun - 18:18:14

    Rubão6cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:Por isso o fio derreteu? Então não adianta eu só trocar o fio.

    Eu não entendo muito de elétrica mas o pessoal costuma instalar um rele no sistema de partida. Ajuda evitar problemas com o comutador. No meu foi colocado.


    Também não entendo. Andei dando uma estudada até agora, aqui no fórum e no google, mas não consegui ainda entender por que o fio chegou a ponto de derreter. O primeiro pensamento foi curto circuíto no componente do fio amarelo. Mas lendo algumas coisas, dizem que é normal os fio ali aquecerem. Então pensei em mal contato do conector com o comutador, mas creio que isso não poderia acontecer a ponto de derreter o cabo.

    Está muito frio aqui, e o carro está a uma semana parado, ele demorou um pouco pra pegar, pegava e apagava, tive que bater umas quatro vezes. Não sei se isso pode ter causado o aquecimento.




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    Parte elétrica  Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Gerald Dom 12 Jun - 18:40:06

    Você precisa seguir o fio que sobreaqueceu e ver onde ele está ligado. Abaixo o diagrama elétrico da chave de ignição do Opala 88 a 90, mas não sei se se aplica ao Opala 83:

    Parte elétrica  3m10
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    Parte elétrica  Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Dom 12 Jun - 20:01:48

    Gerald escreveu:Você precisa seguir o fio que sobreaqueceu e ver onde ele está ligado. Abaixo o diagrama elétrico da chave de ignição do Opala 88 a 90, mas não sei se se aplica ao Opala 83:

    Parte elétrica  3m10


    Tentei fazer isso a tarde, mas o fio entrou no chicote e não conseguir seguir até o fim. Vou bater  continuidade no sabado pra ver se encontro o componente.
    Vou trocar o comutador, e colocar um relé.
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    Parte elétrica  Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por acezario Seg 13 Jun - 16:47:44

    Marcos Marcos escreveu:O carro morreu andando, notei fumaça tirei negativo da bateria, identifiquei o fio, aí liguei a bateria novamente e não esquentou mais, consegui chegar em casa. Parece alguma coisa na partida, pois quando fui bater arranque pra sair de casa o eixo do motor de partida já estava na cremalheira.

    Opa, e ai Marcos!

    Olha, este dai é o Comutador de partida, é a "chave liga-desliga" de quando você gira a chave!

    Pelo seu relato "pois quando fui bater arranque pra sair de casa o eixo do motor de partida já estava na cremalheira", arrisco a dizer:
    • Bendix ficou na posição de avanço;
    • Bobina auxiliar do motor de partida ficou na posição ligada;
    • Curto dentro do comutador de partida na posição de "start";
    • Retorno de positivo pelo "start" da bobina de ignição;



    Aqui o problema é descobrir o que aconteceu primeiro. De qualquer maneira, merece uma inspeção geral!

    No desenho:

    Parte elétrica  110


    • Fundo Branco é o Comutador de Partida
    • Fundo azul é o motor de Arranque
    • Verifique a linha Laranja (no meu carro é o fio preto-vermelho (Opala 89)
    • Verifique a linha Amarela (no meu carro é o fio amarelo.

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    Parte elétrica  Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Seg 13 Jun - 19:35:45

    acezario escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:O carro morreu andando, notei fumaça tirei negativo da bateria, identifiquei o fio, aí liguei a bateria novamente e não esquentou mais, consegui chegar em casa. Parece alguma coisa na partida, pois quando fui bater arranque pra sair de casa o eixo do motor de partida já estava na cremalheira.

    Opa, e ai Marcos!

    Olha, este dai é o Comutador de partida, é a "chave liga-desliga" de quando você gira a chave!

    Pelo seu relato "pois quando fui bater arranque pra sair de casa o eixo do motor de partida já estava na cremalheira", arrisco a dizer:
    • Bendix ficou na posição de avanço;
    • Bobina auxiliar do motor de partida ficou na posição ligada;
    • Curto dentro do comutador de partida na posição de "start";
    • Retorno de positivo pelo "start" da bobina de ignição;




    Aqui o problema é descobrir o que aconteceu primeiro. De qualquer maneira, merece uma inspeção geral!

    No desenho:

    Parte elétrica  110


    • Fundo Branco é o Comutador de Partida
    • Fundo azul é o motor de Arranque
    • Verifique a linha Laranja (no meu carro é o fio preto-vermelho (Opala 89)
    • Verifique a linha Amarela (no meu carro é o fio amarelo.



    Opa Acesario,tranquilo? Muito obrigado pelos esclarecimentos, vai ser muito útil. Notei que no diagrama elétrico o fio amarelo vai ligado em outro item, qual seria esse item segundo o diagrama?
    pois no meu caso foi esse fio amarelo que derreteu.
    Mais detalhes:
    O estranho que demorei pra fazer pegar o carro, quando pegou, deixei um pouco ligado e depois desliguei. Depois de uma meia hora voltei a dar partida e aconteceu do eixo já estar acionado na cremalheira. foi quando eu saí com o carro, depois de uns 2 min fumaceou. Depois bati arranque e vim pra casa, em casa bati arranque varias vezes, e não deu mais problema, claro que não andei mais com o carro por precaução.
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    Parte elétrica  Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Black Ter 14 Jun - 15:20:53

    acezario escreveu:

    Opa, e ai Marcos!

    Olha, este dai é o Comutador de partida, é a "chave liga-desliga" de quando você gira a chave!

    Pelo seu relato "pois quando fui bater arranque pra sair de casa o eixo do motor de partida já estava na cremalheira", arrisco a dizer:
    • Bendix ficou na posição de avanço;
    • Bobina auxiliar do motor de partida ficou na posição ligada;
    • Curto dentro do comutador de partida na posição de "start";
    • Retorno de positivo pelo "start" da bobina de ignição;




    a opção de curto no comutador, pode ser as próprias peças internas dele, dentro dele tem varias peças cilíndricas , são parecidas com um fusível , mas é de metal, que ajudam a mover os estagios (pós chave, partida etc...)

    Quando estas peças estão desgastadas elas não vão para posição correta ou não voltam conforme a posição da chave,

    Como seu carro não deve ter coluna escamoteável, é facil de achar e barato este comutador..
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    Mensagem por Marcos Marcos Ter 14 Jun - 17:55:32

    Black escreveu:
    acezario escreveu:

    Opa, e ai Marcos!

    Olha, este dai é o Comutador de partida, é a "chave liga-desliga" de quando você gira a chave!

    Pelo seu relato "pois quando fui bater arranque pra sair de casa o eixo do motor de partida já estava na cremalheira", arrisco a dizer:
    • Bendix ficou na posição de avanço;
    • Bobina auxiliar do motor de partida ficou na posição ligada;
    • Curto dentro do comutador de partida na posição de "start";
    • Retorno de positivo pelo "start" da bobina de ignição;




    a opção de curto no comutador, pode ser as próprias peças internas dele, dentro dele tem varias peças cilíndricas , são parecidas com um fusível , mas é de metal, que ajudam a mover os estagios (pós chave, partida etc...)

    Quando estas peças estão desgastadas elas não vão para posição correta ou não voltam conforme a posição da chave,

    Como seu carro não deve ter coluna escamoteável, é facil de achar e barato este comutador..



    Opa, sim, já consegui um Ac Delco, vou instalar junto um relé.
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    Parte elétrica  Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por acezario Qua 15 Jun - 8:17:49

    Marcos Marcos escreveu:
    Opa Acesario,tranquilo? Muito obrigado pelos esclarecimentos, vai ser muito útil. Notei que no diagrama elétrico o fio amarelo vai ligado em outro item, qual seria esse item segundo o diagrama?
    pois no meu caso foi esse fio amarelo que derreteu.
    Mais detalhes:
    O estranho que demorei pra fazer pegar o carro, quando pegou, deixei um pouco ligado e depois desliguei. Depois de uma meia hora voltei a dar partida e aconteceu do eixo já estar acionado na cremalheira. foi quando eu saí com o carro, depois de uns 2 min fumaceou. Depois bati arranque e vim pra casa, em casa bati arranque varias vezes, e não deu mais problema, claro que não andei mais com o carro por precaução.

    Esse fio amarelo vai para o módulo de ignição e bobina.

    Achei este desenho aqui no fórum, ele é bem didático! Pelo seu relato, provavelmente o seu fio amarelo é o pós-chave que, no desenho é a linha vermelha que sai da chave pelo lado de baixo.

    Parte elétrica  2j6qzc
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    Parte elétrica  Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Qua 15 Jun - 9:40:44

    acezario escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:
    Opa Acesario,tranquilo? Muito obrigado pelos esclarecimentos, vai ser muito útil. Notei que no diagrama elétrico o fio amarelo vai ligado em outro item, qual seria esse item segundo o diagrama?
    pois no meu caso foi esse fio amarelo que derreteu.
    Mais detalhes:
    O estranho que demorei pra fazer pegar o carro, quando pegou, deixei um pouco ligado e depois desliguei. Depois de uma meia hora voltei a dar partida e aconteceu do eixo já estar acionado na cremalheira. foi quando eu saí com o carro, depois de uns 2 min fumaceou. Depois bati arranque e vim pra casa, em casa bati arranque varias vezes, e não deu mais problema, claro que não andei mais com o carro por precaução.

    Esse fio amarelo vai para o módulo de ignição e bobina.

    Achei este desenho aqui no fórum, ele é bem didático! Pelo seu relato, provavelmente o seu fio amarelo é o pós-chave que, no desenho é a linha vermelha que sai da chave pelo lado de baixo.

    Parte elétrica  2j6qzc
    Achei que o pós chave iria direto no motor de arranque.
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    Parte elétrica  Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Qua 15 Jun - 12:00:57

    Então o 85 e o 87 do relé vão nesse ponto, antes da bobina e do módulo.?

    Parte elétrica  Img_2038
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    Parte elétrica  Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por acezario Qua 15 Jun - 21:39:47

    Marcos, na boa, eu não estou entendendo o que você quer exatamente.... mas veja se é isso....

    Você quer tirar o comutador de partida e colocar um “botão” para acionar um relé auxiliar que vai colocar o positivo na bobina e no modulo de ignição? (foi o lugar onde você marcou o X)

    Eu entendo que você quer resolver o problema do fio amarelo que derreteu.... mas em “condições normais de temperatura e pressão”, não precisa de um relé, basta uma chave tipo liga-desliga.

    Parte elétrica  2j6qzc10


    Melhorei o desenho para deixar claro o fio reisitivo ou pré-resistência da bobina de ignição.... espero não confundir mais.... Cool

    Se você colocar um relé, vai ter que usar uma chave liga-desliga do mesmo jeito ou fazer uma “engebrada” para um circuito de selo, botão de pulso e pegar o positivo da linha auxiliar....
    Marcos Marcos
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    Mensagem por Marcos Marcos Qua 15 Jun - 22:32:28

    acezario escreveu:Marcos, na boa, eu não estou entendendo o que você quer exatamente.... mas veja se é isso....

    Você quer tirar o comutador de partida e colocar um “botão” para acionar um relé auxiliar que vai colocar o positivo na bobina e no modulo de ignição? (foi o lugar onde você marcou o X)

    Eu entendo que você quer resolver o problema do fio amarelo que derreteu.... mas em “condições normais de temperatura e pressão”, não precisa de um relé, basta uma chave tipo liga-desliga.

    Parte elétrica  2j6qzc10


    Melhorei o desenho para deixar claro o fio reisitivo ou pré-resistência da bobina de ignição.... espero não confundir mais.... Cool

    Se você colocar um relé, vai ter que usar uma chave liga-desliga do mesmo jeito ou fazer uma “engebrada” para um circuito de selo, botão de pulso e pegar o positivo da linha auxiliar....
    Opa, boa noite, me desculpe, eu misturei dois assuntos e fiz confusão.
     Deixa eu separar um pouco a ideia.

    Primeiro:  vou trocar o comutador, e também o fio que derreteu. 

    Segundo: vou abrir o comutador velho e tentar identificar se foi nele a falha. Caso sim, a troca dele e o fio novo resolve o problema. Caso não vou ver a bobina, pois o fio amarelo vai ligado nela.

    Terceiro: Então aproveitando que vou mexer na elétrica, optei por instalar um relé de partida ( que não tem nada haver com o problema), vou instalar para melhorar um pouco o arranque. A minha dúvida ali no desenho era onde posicionar o relé
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    Parte elétrica  Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Qui 16 Jun - 0:55:07

    Marcos Marcos escreveu:
    acezario escreveu:Marcos, na boa, eu não estou entendendo o que você quer exatamente.... mas veja se é isso....

    Você quer tirar o comutador de partida e colocar um “botão” para acionar um relé auxiliar que vai colocar o positivo na bobina e no modulo de ignição? (foi o lugar onde você marcou o X)

    Eu entendo que você quer resolver o problema do fio amarelo que derreteu.... mas em “condições normais de temperatura e pressão”, não precisa de um relé, basta uma chave tipo liga-desliga.

    Parte elétrica  2j6qzc10


    Melhorei o desenho para deixar claro o fio reisitivo ou pré-resistência da bobina de ignição.... espero não confundir mais.... Cool

    Se você colocar um relé, vai ter que usar uma chave liga-desliga do mesmo jeito ou fazer uma “engebrada” para um circuito de selo, botão de pulso e pegar o positivo da linha auxiliar....
    Opa, boa noite, me desculpe, eu misturei dois assuntos e fiz confusão.
     Deixa eu separar um pouco a ideia.

    Primeiro:  vou trocar o comutador, e também o fio que derreteu. 

    Segundo: vou abrir o comutador velho e tentar identificar se foi nele a falha. Caso sim, a troca dele e o fio novo resolve o problema. Caso não vou ver a bobina, pois o fio amarelo vai ligado nela.

    Terceiro: Então aproveitando que vou mexer na elétrica, optei por instalar um relé de partida ( que não tem nada haver com o problema), vou instalar para melhorar um pouco o arranque. A minha dúvida ali no desenho era onde posicionar o relé

    Melhor dar uma revisada no motor de partida também. Principalmente dentro do baquelite do automático do motor de partida. Tomara que seu motor de partida não seja o bosch.
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    Mensagem por acezario Qui 16 Jun - 10:30:42

    Marcos Marcos escreveu:
    Opa, boa noite, me desculpe, eu misturei dois assuntos e fiz confusão.
    Deixa eu separar um pouco a ideia.

    Primeiro:  vou trocar o comutador, e também o fio que derreteu.

    Parte elétrica  1f44d

    Marcos Marcos escreveu:Segundo: vou abrir o comutador velho e tentar identificar se foi nele a falha. Caso sim, a troca dele e o fio novo resolve o problema. Caso não vou ver a bobina, pois o fio amarelo vai ligado nela.

    Se o fio derreteu perto do comutador, o problema é ali perto...

    Marcos Marcos escreveu:Terceiro: Então aproveitando que vou mexer na elétrica, optei por instalar um relé de partida ( que não tem nada haver com o problema), vou instalar para melhorar um pouco o arranque. A minha dúvida ali no desenho era onde posicionar o relé

    Este desenho que te mandei anteriormente é o circuito da ignição, o circuito de partida é outro...
    Aqui no fórum tem um tópico só sobre este assunto, muito bom!

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t20515-rele-auxiliar-de-partida

    Esta é uma sugestão do circuito de partida que está lá....

    Parte elétrica  24awim10

    opala4cc escreveu:Melhor dar uma revisada no motor de partida também. Principalmente dentro do baquelite do automático do motor de partida. Tomara que seu motor de partida não seja o bosch.

    Perfeito!, conforme vai passando o tempo, acumula muita "sujeira" naqueles contatos, acabam gastando mesmo, e este problema amplifica -muito- quando a temperatura aumenta.... quando o motor está quente, vc não consegue dar a partda... fica só no tec-tec....

    Se você não está tendo este problema, ok!... agora se está tendo este problema, a instalação do relê auxiliar não te livra de ter que fazer uma revisão no motor de partida!

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    Mensagem por Marcos Marcos Qui 16 Jun - 11:14:34

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:
    Opa, boa noite, me desculpe, eu misturei dois assuntos e fiz confusão.
     Deixa eu separar um pouco a ideia.

    Primeiro:  vou trocar o comutador, e também o fio que derreteu. 

    Segundo: vou abrir o comutador velho e tentar identificar se foi nele a falha. Caso sim, a troca dele e o fio novo resolve o problema. Caso não vou ver a bobina, pois o fio amarelo vai ligado nela.

    Terceiro: Então aproveitando que vou mexer na elétrica, optei por instalar um relé de partida ( que não tem nada haver com o problema), vou instalar para melhorar um pouco o arranque. A minha dúvida ali no desenho era onde posicionar o relé

    Melhor dar uma revisada no motor de partida também. Principalmente dentro do baquelite do automático do motor de partida. Tomara que seu motor de partida não seja o bosch.

    Sim, realmente, só não queria nesse momento gastar com mão de obra.
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    Mensagem por Marcos Marcos Qui 16 Jun - 11:19:53

    acezario escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:
    Opa, boa noite, me desculpe, eu misturei dois assuntos e fiz confusão.
    Deixa eu separar um pouco a ideia.

    Primeiro:  vou trocar o comutador, e também o fio que derreteu.

    Parte elétrica  1f44d

    Marcos Marcos escreveu:Segundo: vou abrir o comutador velho e tentar identificar se foi nele a falha. Caso sim, a troca dele e o fio novo resolve o problema. Caso não vou ver a bobina, pois o fio amarelo vai ligado nela.

    Se o fio derreteu perto do comutador, o problema é ali perto...

    Marcos Marcos escreveu:Terceiro: Então aproveitando que vou mexer na elétrica, optei por instalar um relé de partida ( que não tem nada haver com o problema), vou instalar para melhorar um pouco o arranque. A minha dúvida ali no desenho era onde posicionar o relé

    Este desenho que te mandei anteriormente é o circuito da ignição, o circuito de partida é outro...
    Aqui no fórum tem um tópico só sobre este assunto, muito bom!

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t20515-rele-auxiliar-de-partida

    Esta é uma sugestão do circuito de partida que está lá....

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    opala4cc escreveu:Melhor dar uma revisada no motor de partida também. Principalmente dentro do baquelite do automático do motor de partida. Tomara que seu motor de partida não seja o bosch.

    Perfeito!, conforme vai passando o tempo, acumula muita "sujeira" naqueles contatos, acabam gastando mesmo, e este problema amplifica -muito- quando a temperatura aumenta.... quando o motor está quente, vc não consegue dar a partda... fica só no tec-tec....

    Se você não está tendo este problema, ok!... agora se está tendo este problema, a instalação do relê auxiliar não te livra de ter que fazer uma revisão no motor de partida!



    Sim, precisaria fazer uma revisão no motor de partida, mas não poderia fazer agora, eu acredito que foi só o comutador. Não tenho problema com motor quente. A partida é pesada, não sei se o ponto tá adiantado. Talvez o relé ajude.
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    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 18 Jun - 10:46:26

    O fio que sai da bobina e vai para o motor de arranque tbm estava derretido


    Parte elétrica  Img_2039
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    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 18 Jun - 15:32:41

    Marcos Marcos escreveu:O fio que sai da bobina e vai para o motor de arranque tbm estava derretido


    Parte elétrica  Img_2039
    Talvez foi essa a causa do curto, pois esse fio que derreteu estava encostado no tubo de fluido de freio.
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    Mensagem por Marcos Marcos Dom 19 Jun - 9:21:50

    Acabei de fazer a instalação do relê de partida. O carro não desliga mais na chave.

    Colocar um botão.
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 19 Jun - 10:15:21

    Marcos Marcos escreveu:Acabei de fazer a instalação do relê de partida. O carro não desliga mais na chave.

    Colocar um botão.

    Tem alguma coisa errada aí.


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    Mensagem por Marcos Marcos Dom 19 Jun - 10:45:33

    As ligações estão corretas.

    Pino 30 - positivo bateria
    Pino 86 - aterramento
    Pino 87 - motor de arranque
    Pino 85 - comutador (S)
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    Mensagem por Gerald Dom 19 Jun - 12:51:00

    Marcos Marcos escreveu:Acabei de fazer a instalação do relê de partida. O carro não desliga mais na chave.

    Tem que usar a lógica para resolver esse tipo de problema. A primeira coisa é entender como a chave de partida liga/desliga o motor. A chave de partida executa duas funções:

    1. Liga o solenóide do motor de partida aos +12V da bateria
    2. Liga o módulo e a bobina de ignição aos +12V da bateria


    A partir do momento em que o motor "pega", o motorista solta a chave, desligando o solenóide, mas o módulo e a bobina de ignição continuam conectados aos +12V da bateria. Para desligar o motor, o motorista gira a chave no sentido contrário, cortando a corrente do módulo de ignição. Sem as faíscas nas velas, o motor "morre".

    Bem, depois dessa "explicação", é hora de dar uma olhada no circuito:

    Parte elétrica  3m210

    Durante a partida, a tensão de +12V chega ao módulo e à bobina de ignição através de DOIS caminhos, destacados pelos traços vermelho e laranja. O traço vermelho mostra o caminho da corrente através da chave de ignição. O traço laranja é o caminho através do contacto auxiliar do solenóide de partida.

    Por que dois caminhos de corrente?

    O caminho principal de corrente, o vermelho, é através da chave de ignição. O caminho em laranja só é usado durante a partida propriamente dita, e serve para CURTO-CIRCUITAR o resistor "ballast" durante a partida. Depois do motor "pegar", o caminho em laranja se abre e a bobina de ignicão passa a receber corrente através do resistor "ballast", cuja função é limitar a corrente na bobina, evitando que sobreaqueça durante a operação normal do motor.

    Bem, aqui vem a pergunta de 5 milhões de dólares: Por que o motor continua funcionando depois da chave de ignição ser desligada?

    A resposta é que um dos dois caminhos, o vermelho e o laranja, por alguma razaõ continua ativo mesmo depois da chave ser desligada.

    Supondo que o circuito do carro seja igual ao mostrado no diagrama acima e que não tenha sido feito nenhum erro de ligação, há duas hipóteses que poderiam explicar o que está acontecendo:
    1. A chave de ignição está com defeito (curto) e não desliga o circuito como deveria
    2. A chave de ignição está boa, mas o solenóide de partida está com curto interno, de modo que o módulo e a bobina de ignição ficam energizados permanentemente através do caminho em laranja.

    acezario e luis gobbi gostam desta mensagem

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    Mensagem por Marcos Marcos Dom 19 Jun - 18:52:31

    Gerald escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:Acabei de fazer a instalação do relê de partida. O carro não desliga mais na chave.

    Tem que usar a lógica para resolver esse tipo de problema. A primeira coisa é entender como a chave de partida liga/desliga o motor. A chave de partida executa duas funções:

    1. Liga o solenóide do motor de partida aos +12V da bateria
    2. Liga o módulo e a bobina de ignição aos +12V da bateria


    A partir do momento em que o motor "pega", o motorista solta a chave, desligando o solenóide, mas o módulo e a bobina de ignição continuam conectados aos +12V da bateria. Para desligar o motor, o motorista gira a chave no sentido contrário, cortando a corrente do módulo de ignição. Sem as faíscas nas velas, o motor "morre".

    Bem, depois dessa "explicação", é hora de dar uma olhada no circuito:

    Parte elétrica  3m210

    Durante a partida, a tensão de +12V chega ao módulo e à bobina de ignição através de DOIS caminhos, destacados pelos traços vermelho e laranja. O traço vermelho mostra o caminho da corrente através da chave de ignição. O traço laranja é o caminho através do contacto auxiliar do solenóide de partida.

    Por que dois caminhos de corrente?

    O caminho principal de corrente, o vermelho, é através da chave de ignição. O caminho em laranja só é usado durante a partida propriamente dita, e serve para CURTO-CIRCUITAR o resistor "ballast" durante a partida. Depois do motor "pegar", o caminho em laranja se abre e a bobina de ignicão passa a receber corrente através do resistor "ballast", cuja função é limitar a corrente na bobina, evitando que sobreaqueça durante a operação normal do motor.

    Bem, aqui vem a pergunta de 5 milhões de dólares: Por que o motor continua funcionando depois da chave de ignição ser desligada?

    A resposta é que um dos dois caminhos, o vermelho e o laranja, por alguma razaõ continua ativo mesmo depois da chave ser desligada.

    Supondo que o circuito do carro seja igual ao mostrado no diagrama acima e que não tenha sido feito nenhum erro de ligação, há duas hipóteses que poderiam explicar o que está acontecendo:
    1. A chave de ignição está com defeito (curto) e não desliga o circuito como deveria
    2. A chave de ignição está boa, mas o solenóide de partida está com curto interno, de modo que o módulo e a bobina de ignição ficam energizados permanentemente através do caminho em laranja.



    A primeira coisa que fiz foi trocar o comutador. Segundo foi trocar o fio que derreteu, cortei ele no soquete próximo ao comutador e próximo a bobina, medi as extremidades e deu continuidade, logo coloquei outro fio amarelo no pós de partida ligado diretamente na bobina. Aqui pode haver um erro somente se o fio pós partida ir para outro lugar antes de ir para a bobina.

    Mas com a troca do comutador e do fio amarelo o carro funcionou perfeitamente.

    Então depois disso resolvi instalar o relê auxiliar. Foi aí que o carro não desligou mais, e também notei que o carro em funcionamento com o relê auxiliar a bobina aqueceu um pouco (talvez seja só impressão). O relê não da o "TEC", quando ligo a chave.

    Desliguei o relê e liguei o fio pós ignição novamente direto no motor de aranque. Voltou a desligar normalmente.
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    Mensagem por Gerald Dom 19 Jun - 19:28:05

    Marcos Marcos escreveu:

    Então depois disso resolvi instalar o relê auxiliar. Foi aí que o carro não desligou mais, e também notei que o carro em funcionamento com o relê auxiliar a bobina aqueceu um pouco (talvez seja só impressão). O relê não da o "TEC", quando ligo a chave.

    Desliguei o relê e liguei o fio pós ignição novamente direto no motor de aranque. Voltou a desligar normalmente.

    Com ou sem o relê auxiliar de partida, o motor deveria apagar quando se desliga a ignição. Sugiro retornar o relê auxiliar e repetir o teste. Se o motor não apagar ao cortar a ignição com a chave, solte o fio que vai até o solenóide do motor de partida. Se o motor morrer, o problema está muito provavelmente no solenóide (contactos em curto).

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    Mensagem por Marcos Marcos Dom 19 Jun - 19:51:23

    Gerald escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:

    Então depois disso resolvi instalar o relê auxiliar. Foi aí que o carro não desligou mais, e também notei que o carro em funcionamento com o relê auxiliar a bobina aqueceu um pouco (talvez seja só impressão). O relê não da o "TEC", quando ligo a chave.

    Desliguei o relê e liguei o fio pós ignição novamente direto no motor de aranque. Voltou a desligar normalmente.

    Com ou sem o relê auxiliar de partida, o motor deveria apagar quando se desliga a ignição. Sugiro retornar o relê auxiliar e repetir o teste. Se o motor não apagar ao cortar a ignição com a chave, solte o fio que vai até o solenóide do motor de partida. Se o motor morrer, o problema está muito provavelmente no solenóide (contactos em curto).


    Farei o teste no sábado.
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    Mensagem por acezario Dom 19 Jun - 22:24:17

    Opa Marcos, só para contribuir na pesquisa... este relé auxiliar que você colocou só entra em operação quando você bate na partida... depois que o carro pega (quando vc tira a mão da chave de ignição), o relé abre... assim não era para esquentar, já que ele fica desligado.

    Olha lá no circuito de ignição na mensagem 13, aquele fio vermelho que chega na bobina é o mesmo que alimenta a ignição eletrônica e que também vem pós-solenóide de partida(o que fica dentro do motor de partida)... quando você volta a chave(desliga o carro), o comutador tem que cortar aquela linha de positivo.
    O que podemos afirmar é que esta linha de positivo não desliga com o comutador! Por isso que o carro fica ligado.

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    Mensagem por luis gobbi Seg 20 Jun - 6:24:11

    acezario escreveu:Opa Marcos, só para contribuir na pesquisa... este relé auxiliar que você colocou só entra em operação quando você bate na partida... depois que o carro pega (quando vc tira a mão da chave de ignição), o relé abre... assim não era para esquentar, já que ele fica desligado.

    Olha lá no circuito de ignição na mensagem 13, aquele fio vermelho que chega na bobina é o mesmo que alimenta a ignição eletrônica e que também vem pós-solenóide de partida(o que fica dentro do motor de partida)... quando você volta a chave(desliga o carro), o comutador tem que cortar aquela linha de positivo.
    O que podemos afirmar é que esta linha de positivo não desliga com o comutador! Por isso que o carro fica ligado.

    só trocar o comutador, se tiver dúvida, use o multímetro, ao voltar a chave, deve zerar o positivo que sai. Se o comutador medir certo, pode ser o mecanismo que vai atrás do cilindro da chave até o comutador . Fácil de resolver.
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    Mensagem por Marcos Marcos Seg 20 Jun - 10:52:27

    luis gobbi escreveu:
    acezario escreveu:Opa Marcos, só para contribuir na pesquisa... este relé auxiliar que você colocou só entra em operação quando você bate na partida... depois que o carro pega (quando vc tira a mão da chave de ignição), o relé abre... assim não era para esquentar, já que ele fica desligado.

    Olha lá no circuito de ignição na mensagem 13, aquele fio vermelho que chega na bobina é o mesmo que alimenta a ignição eletrônica e que também vem pós-solenóide de partida(o que fica dentro do motor de partida)... quando você volta a chave(desliga o carro), o comutador tem que cortar aquela linha de positivo.
    O que podemos afirmar é que esta linha de positivo não desliga com o comutador! Por isso que o carro fica ligado.

    só trocar o comutador, se tiver dúvida, use o multímetro, ao voltar a chave, deve zerar o positivo que sai. Se o comutador medir certo, pode ser o mecanismo que vai atrás do cilindro da chave até o comutador . Fácil de resolver.


    Comutador é novo , funciona perfeitamente sem o relê.
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    Mensagem por Marcos Marcos Seg 20 Jun - 10:53:04

    acezario escreveu:Opa Marcos, só para contribuir na pesquisa... este relé auxiliar que você colocou só entra em operação quando você bate na partida... depois que o carro pega (quando vc tira a mão da chave de ignição), o relé abre... assim não era para esquentar, já que ele fica desligado.

    Olha lá no circuito de ignição na mensagem 13, aquele fio vermelho que chega na bobina é o mesmo que alimenta a ignição eletrônica e que também vem pós-solenóide de partida(o que fica dentro do motor de partida)... quando você volta a chave(desliga o carro), o comutador tem que cortar aquela linha de positivo.
    O que podemos afirmar é que esta linha de positivo não desliga com o comutador! Por isso que o carro fica ligado.


    Vou dar uma olhada.
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    Mensagem por Marcos Marcos Seg 20 Jun - 20:30:34

    acezario escreveu:Opa Marcos, só para contribuir na pesquisa... este relé auxiliar que você colocou só entra em operação quando você bate na partida... depois que o carro pega (quando vc tira a mão da chave de ignição), o relé abre... assim não era para esquentar, já que ele fica desligado.

    Olha lá no circuito de ignição na mensagem 13, aquele fio vermelho que chega na bobina é o mesmo que alimenta a ignição eletrônica e que também vem pós-solenóide de partida(o que fica dentro do motor de partida)... quando você volta a chave(desliga o carro), o comutador tem que cortar aquela linha de positivo.
    O que podemos afirmar é que esta linha de positivo não desliga com o comutador! Por isso que o carro fica ligado.

    Pois é Acesario, conferi as ligações, elas estão corretas. O estranho que o comutador só não desliga quando instalo o relê auxiliar.
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    Mensagem por opala4cc Seg 20 Jun - 20:56:50

    Marcos Marcos escreveu:
    acezario escreveu:Opa Marcos, só para contribuir na pesquisa... este relé auxiliar que você colocou só entra em operação quando você bate na partida... depois que o carro pega (quando vc tira a mão da chave de ignição), o relé abre... assim não era para esquentar, já que ele fica desligado.

    Olha lá no circuito de ignição na mensagem 13, aquele fio vermelho que chega na bobina é o mesmo que alimenta a ignição eletrônica e que também vem pós-solenóide de partida(o que fica dentro do motor de partida)... quando você volta a chave(desliga o carro), o comutador tem que cortar aquela linha de positivo.
    O que podemos afirmar é que esta linha de positivo não desliga com o comutador! Por isso que o carro fica ligado.

    Pois é Acesario, conferi as ligações, elas estão corretas. O estranho que o comutador só não desliga quando instalo o relê auxiliar.

    Eu não sei porquê você está insistindo em colocar um relé de partida sem antes dar pelo menos uma inspecionada no motor de arranque, Marcos. O automático do motor de arranque já é um relé ( e bem robusto). Só se coloca um relé de partida quando a fiação da ignição está com muita resistência. Claro que o relé auxiliar de partida poupa muito o comutador de ignição, mas se você trocou os fios derretidos e ainda acha que está pesada a partida, os passos seguintes são passar um pente fino no motor de arranque e verificar o ponto do motor. Dentro do baquelite do automático, há um disco de contato e a cabeça dos parafusos de cobre (os automáticos de boa marca têm parafusos de cobre). O disco de contato vai ficando poroso e a cabeça dos parafusos - que fazem contato com este disco - vão gastando. Isso aumenta a resistência elétrica dentro do automático. Veja as fotos 50, 51, 51a e 52 deste tópico: https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39647-manutencao-preventiva-e-corretiva-do-motor-de-arranque-arno-delco-remy

    Pergunta: depois de colocar o relé de partida, a despeito do problema de não desligar mais, a partida do motor ficou satisfatória? Ou seja, melhorou? Caso contrário, o problema não está na fiação (e, por conseguinte, não necessita do relé auxiliar de partida, a não ser que você deseje poupar o comutador novo).
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    Mensagem por Marcos Marcos Seg 20 Jun - 21:31:59

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:

    Pois é Acesario, conferi as ligações, elas estão corretas. O estranho que o comutador só não desliga quando instalo o relê auxiliar.

    Eu não sei porquê você está insistindo em colocar um relé de partida sem antes dar pelo menos uma inspecionada no motor de arranque, Marcos. O automático do motor de arranque já é um relé ( e bem robusto). Só se coloca um relé de partida quando a fiação da ignição está com muita resistência. Claro que o relé auxiliar de partida poupa muito o comutador de ignição, mas se você trocou os fios derretidos e ainda acha que está pesada a partida, os passos seguintes são passar um pente fino no motor de arranque e verificar o ponto do motor. Dentro do baquelite do automático, há um disco de contato e a cabeça dos parafusos de cobre (os automáticos de boa marca têm parafusos de cobre). O disco de contato vai ficando poroso e a cabeça dos parafusos - que fazem contato com este disco - vão gastando. Isso aumenta a resistência elétrica dentro do automático. Veja as fotos 50, 51, 51a e 52 deste tópico: https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39647-manutencao-preventiva-e-corretiva-do-motor-de-arranque-arno-delco-remy

    Pergunta: depois de colocar o relé de partida, a despeito do problema de não desligar mais, a partida do motor ficou satisfatória? Ou seja, melhorou? Caso contrário, o problema não está na fiação (e, por conseguinte, não necessita do relé auxiliar de partida, a não ser que você deseje poupar o comutador novo).

    Opa, boa noite. Não mudou nada no arranque o relê auxiliar, pelo menos o pouco que testei, logo pensei em preservar o comutador, e tentar entender qual o problema. Vou pedir uma revisão do motor de arranque nos próximos dias para tirar essa dúvida.
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    Mensagem por opala4cc Ter 21 Jun - 0:31:50

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Eu não sei porquê você está insistindo em colocar um relé de partida sem antes dar pelo menos uma inspecionada no motor de arranque, Marcos. O automático do motor de arranque já é um relé ( e bem robusto). Só se coloca um relé de partida quando a fiação da ignição está com muita resistência. Claro que o relé auxiliar de partida poupa muito o comutador de ignição, mas se você trocou os fios derretidos e ainda acha que está pesada a partida, os passos seguintes são passar um pente fino no motor de arranque e verificar o ponto do motor. Dentro do baquelite do automático, há um disco de contato e a cabeça dos parafusos de cobre (os automáticos de boa marca têm parafusos de cobre). O disco de contato vai ficando poroso e a cabeça dos parafusos - que fazem contato com este disco - vão gastando. Isso aumenta a resistência elétrica dentro do automático. Veja as fotos 50, 51, 51a e 52 deste tópico: https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39647-manutencao-preventiva-e-corretiva-do-motor-de-arranque-arno-delco-remy

    Pergunta: depois de colocar o relé de partida, a despeito do problema de não desligar mais, a partida do motor ficou satisfatória? Ou seja, melhorou? Caso contrário, o problema não está na fiação (e, por conseguinte, não necessita do relé auxiliar de partida, a não ser que você deseje poupar o comutador novo).

    Opa, boa noite. Não mudou nada no arranque o relê auxiliar, pelo menos o pouco que testei, logo pensei em preservar o comutador, e tentar entender qual o problema. Vou pedir uma revisão do motor de arranque nos próximos dias para tirar essa dúvida.

    Boa noite:
    Só o fato do pinhão já estar prematuramente engrenado na cremalheira no momento da partida já indica anomalia no motor de arranque.
    Veja se o pino circulado em vermelho na foto 23 do tópico https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39647-manutencao-preventiva-e-corretiva-do-motor-de-arranque-arno-delco-remy está no lugar. Veja se a mola de retorno do garfo está quebrada (peça dentro do copo ao lado direito da morsa na foto 31) e por fim se o próprio garfo não está torto, quebrado ou escapou do colar do engrenamento (o colar pode ser visto na foto 31).

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    Mensagem por Marcos Marcos Ter 21 Jun - 6:33:38

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:

    Opa, boa noite. Não mudou nada no arranque o relê auxiliar, pelo menos o pouco que testei, logo pensei em preservar o comutador, e tentar entender qual o problema. Vou pedir uma revisão do motor de arranque nos próximos dias para tirar essa dúvida.

    Boa noite:
    Só o fato do pinhão já estar prematuramente engrenado na cremalheira no momento da partida já indica anomalia no motor de arranque.
    Veja se o pino circulado em vermelho na foto 23 do tópico https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39647-manutencao-preventiva-e-corretiva-do-motor-de-arranque-arno-delco-remy está no lugar. Veja se a mola de retorno do  garfo está quebrada (peça dentro do copo ao lado direito da morsa na foto 31) e por fim se o próprio garfo não está torto, quebrado ou escapou do colar do engrenamento (o colar pode ser visto na foto 31).

    Acompanhando o problema de perto, a minha ideia é que  no dia que liguei o carro e demorou pra pegar, derreteu o fio positivo que sai da bobina e vai para o motor de arranque. Esse fio grudou no tubo de fluido de freio, e quando liguei o carro novamente estava em curto, por isso o motor de arranque já estava acionado. E por isso derreteu o pós chave de partida. Mas mesmo assim eu vou tentar dar uma olhada no motor de arranque, achei um pouco complexo a desmontagem.
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    Mensagem por opala4cc Ter 21 Jun - 6:38:39

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Boa noite:
    Só o fato do pinhão já estar prematuramente engrenado na cremalheira no momento da partida já indica anomalia no motor de arranque.
    Veja se o pino circulado em vermelho na foto 23 do tópico https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39647-manutencao-preventiva-e-corretiva-do-motor-de-arranque-arno-delco-remy está no lugar. Veja se a mola de retorno do  garfo está quebrada (peça dentro do copo ao lado direito da morsa na foto 31) e por fim se o próprio garfo não está torto, quebrado ou escapou do colar do engrenamento (o colar pode ser visto na foto 31).

    Acompanhando o problema de perto, a minha ideia é que  no dia que liguei o carro e demorou pra pegar, derreteu o fio positivo que sai da bobina e vai para o motor de arranque. Esse fio grudou no tubo de fluido de freio, e quando liguei o carro novamente estava em curto, por isso o motor de arranque já estava acionado. E por isso derreteu o pós chave de partida. Mas mesmo assim eu vou tentar dar uma olhada no motor de arranque, achei um pouco complexo a desmontagem.
    Veja o diagrama explodido do motor de arranque no cepchev.

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    Mensagem por acezario Qui 23 Jun - 8:15:18

    Bom dia galera!

    Preparei um circuito - PARA FINS DIDÁTICOS - de como funciona a ignição e o circuito de partida.

    Este é o circuito original do Opala

    https://tinyurl.com/2rybauno

    Este é o circuito com o relé auxiliar que o pessoal gosta de colocar para acionar a partida.

    https://tinyurl.com/2zy3aoqc

    Não tem o propósito de simulação de valores, não levem a sério!

    Há ainda alguns pressupostos:
    • A simulação leva em conta apenas 1 cilindro;
    • Uma vez ligada a ignição, o módulo de ignição inicia o processo de disparo supondo o motor em 600 rpm. (não está simulado o distribuidor e nem a bobina impulsora).


    Não esqueçam de ligar a ignição (basta clicar na chave) e dar a partida!

    Fiquem a vontade para evoluir a simulação!

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    Mensagem por Gerald Qui 23 Jun - 20:16:13

    Interessante. Eu não conhecia esse simulador falstad.
    Uso o PSPICE, que é talvez o simulador mais utilizado pelas empresas de eletrônica para simulações profissionais.
    Uma hora dessas vou fazer um tópico sobre o módulo de ignição do Opala, que simulei com PSPICE.
    Existe uma versão estudantil do PSPICE que é gratuita, mas muito interessante.
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    Mensagem por chevy250 Qui 23 Jun - 22:38:57

    @Gerard Usa PSPICE também? Eu conheci na universidade em 1990 rodando em DOS ainda na tela de fósforo verde Shocked

    No trabalho nao uso mais, pois mexo só com sistemas de telecomunicoes como profissão.
    Mas em casa, sempre uso pela interface gráfica do Cadence.
    Adoro mexer com circuitos analógicos (pre-amp, amplificadores de potencia de áudio) e circuitos chaveados (inversores etc).

    Usa profissionalmente ou como hobby também?
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    Mensagem por Gerald Sex 24 Jun - 17:57:49

    chevy250,

    Já usei o PSPICE profissionalmente. O PSPICE é "O" simulador de circuitos elétricos. Você deve saber que, na verdade, o PSPICE é basicamente o SPICE com uma interface gráfica. O SPICE ("Simulation Program with Integrated Circuit Emphasis") é um conjunto de rotinas de simulação de circuitos desenvolvido pelo Electronics Research Laboratory da Universidade de  Berkeley, Califórnia.

    O PSPICE é um software desenvolvido pela empresa ORCAD, que foi comprada posteriormente pela Cadence. Hoje o PSPICE roda na "nuvem" e custa $1500/mês, ou $18000/ano (mais de R$90.000 por ano), ou seja, somente uma empresa grande tem recursos para usar esse software. Entretanto, uma versão estudantil está disponível para download gratuito.

    O PSPICE é excelente para simulações de amplificadores e circuito analógicos em geral. Entretanto, uma pessoa precisa ter um bom conhecimento geral de eletrônica para fazer uma boa simulação. Na prática, um dos desafios é conseguir similar circuitos com componentes especiais, cujos modelos não estejam na (vasta) biblioteca do PSPICE. Foi justamente o caso da simulação do módulo de ignição do Opala. A bobina de ignição, que é um transformador na verdade, teve que ser modelada com parâmetros (indutância de magnetização, relação de espiras, resistência dos enrolamentos, fator de acoplamento, capacitâncias parasíticas, etc), cujos valores a Bosch não fornece. Outra dificuldade foi modelar a vela de ignição, que tem uma física relativamente complicada.

    Só como curiosidade, vou mostrar como é a tensão no terminal de saída do módulo de ignição do Opala, ou seja, terminal ligado ao terminal "-" da bobina de ignição. Esse ponto corresponde ao coletor do transistor de saída do módulo de ignição.

    A primeira forma de onda é a tensão real medida com um osciloscópio:
    Parte elétrica  Igniti11


    A segunda forma de onda é a calculada pelo simulador PSPICE:
    Parte elétrica  Igniti12


    Note como as formas de onda são similares na essência.

    Alguns pontos que valem a pena comentar:
    • Quando o transistor corta, interrompendo a corrente na bobina, aparece um pico de tensão de mais de 250V.
    • Quando a tensão no secundário da bobina (não mostrada) atinge um valor em torno de 10 kV, produzindo a faísca, em seguida a tensão na vela cai quase instantaneamente para aproximadamente 2 kV enquanto o arco está ativo.
    • O arco dura aproximadamente 1500 μs (1.5 ms).
    • Durante o período do arco, a tensão na saída do módulo permanece num patamar de aproximadamente 35V.
    • Quando o arco se extingue, a tensão de saída cai para aproximadamente 12~13V, que é justamente a tensão da bateria.
    • Depois de 15ms do início da centelha (não mostrado na forma de onda), o transistor de saída entra em saturação e a tensão de saída cai para praticamente 0V.

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    Mensagem por chevy250 Sáb 25 Jun - 11:53:31

    Legal! O Spice é fantástico justamente por permitir modelar algum componente que não exista na biblioteca ou quando nào se tem acesso à versão paga.

    Eu uso uma versão free do Cadence que fica limitada a um numero máximo de componente e nós.
    Mas, para os meus circuitos é o suficiente.
    Quando tenho com muitos componentes, eu simulo por partes para ficar dentro do limite.
    Quanto à biblioteca, em geral eu busco o modelo e compilo para agregar e pode usar.
    Normalmente os transistores.

    A precisao do spice é muito boa especialmente na parte analógica, para observar esses transientes como você mostrou nas telas.

    Parece que os Opaleiros são as pessoas que mais gostam de informação, de procurar entender no detalhe, pesquisar os mais diversos tópicos, etc. cheers
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    Mensagem por chevy250 Sáb 25 Jun - 12:04:08

    acezario escreveu:Bom dia galera!

    Preparei um circuito - PARA FINS DIDÁTICOS - de como funciona a ignição e o circuito de partida.

    Este é o circuito original do Opala

    https://tinyurl.com/2rybauno

    Este é o circuito com o relé auxiliar que o pessoal gosta de colocar para acionar a partida.

    https://tinyurl.com/2zy3aoqc

    Não tem o propósito de simulação de valores, não levem a sério!

    Há ainda alguns pressupostos:
    • A simulação leva em conta apenas 1 cilindro;
    • Uma vez ligada a ignição, o módulo de ignição inicia o processo de disparo supondo o motor em 600 rpm. (não está simulado o distribuidor e nem a bobina impulsora).


    Não esqueçam de ligar a ignição (basta clicar na chave) e dar a partida!

    Fiquem a vontade para evoluir a simulação!

    Bem legal esse simulador para mostrar didaticamente o que acontece. Para fazer apresentações e explicar algo a alguem é fantástico!
    Não conhecia.
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    Parte elétrica  Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por acezario Sáb 25 Jun - 17:01:34

    Opa Chevy250 e Gerald,

    Daqui a pouco, vamos tomar uma bronca do Administrador pelo off-topic!

    Pô Gerald, que legal, sempre tive curiosidade para oscilógrafar a saída do módulo! Bom saber que tem uns parças da eletrônica raiz aqui no fórum! conhecimento que está se perdendo aqui no Brasil, infelizmente.

    Olha, gosto de usar o Falstad quando preciso “mostar visualmente como o circuito funciona”, vocês viram como é didático e rápido... mas não serve para simulações mais sérias!

    Espero que o nosso colega Marcos Marcos consiga se desenrolar agora!... e que o circuito que eu fiz esteja certo..kkkkk!

    Como hobby, uso o LTspice... é tudo o SPICE rodando por baixo do capô... mas a gente acaba se acostumando com a interface..

    Abraços...
    Marcos Marcos
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    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 25 Jun - 20:19:06

    acezario escreveu:Opa Chevy250 e Gerald,

    Daqui a pouco, vamos tomar uma bronca do Administrador pelo off-topic!

    Pô Gerald, que legal, sempre tive curiosidade para oscilógrafar a saída do módulo! Bom saber que tem uns parças da eletrônica raiz aqui no fórum! conhecimento que está se perdendo aqui no Brasil, infelizmente.

    Olha, gosto de usar o Falstad quando preciso “mostar visualmente como o circuito funciona”, vocês viram como é didático e rápido... mas não serve para simulações mais sérias!

    Espero que o nosso colega Marcos Marcos consiga se desenrolar agora!... e que o circuito que eu fiz esteja certo..kkkkk!

    Como hobby, uso o LTspice... é tudo o SPICE rodando por baixo do capô... mas a gente acaba se acostumando com a interface..

    Abraços...


    Opa, Acesario, tranquilo? Obrigado por se preocupar com esse problema. Não consegui retirar o motor de partida para dar uma olhada, pois não consegui suspender o carro. O carro está com o arranque normal, vou ficar de olho enquanto não faço uma revisão. Eliminei o positivo que sai da bobina e vai para a solenóide, vamos ver como se comporta na partida com o motor frio.

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    Mensagem por Marcos Marcos Dom 26 Jun - 16:33:07

    Depois de ter cortado o fio positivo que sai da bobina e vai para a solenóide do motor de arranque fiz testes de partida com o motor quente e frio. A partida melhorou no dois casos, a bateria estava em 12V, quando o motor está frio ou quente agora a partida é só uma beliscada para pegar o carro. Da impressão que o motor de arranque está girando mais leve.
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    Mensagem por Marcos Marcos Dom 31 Jul - 11:56:15

    Boa tarde pessoal, só gostaria de relatar o andamento do problema a possível causa de tudo. Desde a última postagem o motor de arranque não apresentou mais problemas. Ontem depois de andar um pouco, parei, quando voltei ligar o carro o motor de arranque ficou girando sem contato com a cremalheira mesmo com o carro desligado, tirei negativo, aí parou. Tirei o cabo positivo do motor de arranque, depois de reconectar, o problema parou. Hj foi dar uma olhada novamente' o positivo que vem direto da bateria estava decapado num ponto , e dava curto com a lata. Por isso dava a impressão de automático em curto. Mas mesmo assim vou revisar o arranque quando der.

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