Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 74 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 74 visitantes :: 2 motores de busca
Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Procurar
Os membros mais ativos do mês
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Top dos mais postadores
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15493) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Palavras-chaves
Tópicos mais ativos
Parte elétrica
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº51
Re: Parte elétrica
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº52
Re: Parte elétrica
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº53
Re: Parte elétrica
Marcos Marcos escreveu:Boa tarde pessoal, só gostaria de relatar o andamento do problema a possível causa de tudo. Desde a última postagem o motor de arranque não apresentou mais problemas. Ontem depois de andar um pouco, parei, quando voltei ligar o carro o motor de arranque ficou girando sem contato com a cremalheira mesmo com o carro desligado, tirei negativo, aí parou. Tirei o cabo positivo do motor de arranque, depois de reconectar, o problema parou. Hj foi dar uma olhada novamente' o positivo que vem direto da bateria estava decapado num ponto , e dava curto com a lata. Por isso dava a impressão de automático em curto. Mas mesmo assim vou revisar o arranque quando der.
Cara... essa fiação tem que estar EM PERFEITO ESTADO. É muito perigoso iniciar um incêndio com um curto-circuito nessa fiação do motor de partida.
Marcos Marcos gosta desta mensagem
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15493
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº54
Re: Parte elétrica
opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:Boa tarde pessoal, só gostaria de relatar o andamento do problema a possível causa de tudo. Desde a última postagem o motor de arranque não apresentou mais problemas. Ontem depois de andar um pouco, parei, quando voltei ligar o carro o motor de arranque ficou girando sem contato com a cremalheira mesmo com o carro desligado, tirei negativo, aí parou. Tirei o cabo positivo do motor de arranque, depois de reconectar, o problema parou. Hj foi dar uma olhada novamente' o positivo que vem direto da bateria estava decapado num ponto , e dava curto com a lata. Por isso dava a impressão de automático em curto. Mas mesmo assim vou revisar o arranque quando der.
Cara... essa fiação tem que estar EM PERFEITO ESTADO. É muito perigoso iniciar um incêndio com um curto-circuito nessa fiação do motor de partida.
Tem um fio grosso branco que conecta no meu motor de partida...eu percebi ele um pouco escuro perto do motor de arranque (deu pra perceber que é devido a aquecimento)..seria bom pedir pra um eletricista trocar?
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº55
Re: Parte elétrica
Rubão6cc escreveu:opala4cc escreveu:
Cara... essa fiação tem que estar EM PERFEITO ESTADO. É muito perigoso iniciar um incêndio com um curto-circuito nessa fiação do motor de partida.
Tem um fio grosso branco que conecta no meu motor de partida...eu percebi ele um pouco escuro perto do motor de arranque (deu pra perceber que é devido a aquecimento)..seria bom pedir pra um eletricista trocar?
Este revestimento é pvc. A degradação do pvc se caractrriza pela mudança de cor e ressecamento. Depois do ressecamento, o revestimento se esfarela. Deve ser trocado se o revestimento estiver assim em um comprimento grande ou perto da lataria. Também dá para contornar o problema revestindo o fio com espaguete termoretratil por cima do pvc. Mas o revestimento bom é aquele de amianto (difícil de achar).
Rubão6cc gosta desta mensagem
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 803
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº56
Re: Parte elétrica
Rubão6cc escreveu:Tem um fio grosso branco que conecta no meu motor de partida...eu percebi ele um pouco escuro perto do motor de arranque (deu pra perceber que é devido a aquecimento)..seria bom pedir pra um eletricista trocar?
Se o fio está escurecido perto do motor de partida apenas, a causa é o calor que vem do motor de partida e se propaga para o fio através do terminal do motor de partida. Se o escurecimento fosse em toda a extensão do fio, a causa seria o uso de fio com bitola imprópria ou tentativas de partida muito prolongadas.
Rubão6cc gosta desta mensagem
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15493
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº57
Re: Parte elétrica
opala4cc escreveu:Rubão6cc escreveu:
Tem um fio grosso branco que conecta no meu motor de partida...eu percebi ele um pouco escuro perto do motor de arranque (deu pra perceber que é devido a aquecimento)..seria bom pedir pra um eletricista trocar?
Este revestimento é pvc. A degradação do pvc se caractrriza pela mudança de cor e ressecamento. Depois do ressecamento, o revestimento se esfarela. Deve ser trocado se o revestimento estiver assim em um comprimento grande ou perto da lataria. Também dá para contornar o problema revestindo o fio com espaguete termoretratil por cima do pvc. Mas o revestimento bom é aquele de amianto (difícil de achar).
Gerald escreveu:Rubão6cc escreveu:Tem um fio grosso branco que conecta no meu motor de partida...eu percebi ele um pouco escuro perto do motor de arranque (deu pra perceber que é devido a aquecimento)..seria bom pedir pra um eletricista trocar?
Se o fio está escurecido perto do motor de partida apenas, a causa é o calor que vem do motor de partida e se propaga para o fio através do terminal do motor de partida. Se o escurecimento fosse em toda a extensão do fio, a causa seria o uso de fio com bitola imprópria ou tentativas de partida muito prolongadas.
É só um pedacinho perto do motor de partida...vou desencanar então.
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº58
Re: Parte elétrica
Rubão6cc escreveu:opala4cc escreveu:
Este revestimento é pvc. A degradação do pvc se caractrriza pela mudança de cor e ressecamento. Depois do ressecamento, o revestimento se esfarela. Deve ser trocado se o revestimento estiver assim em um comprimento grande ou perto da lataria. Também dá para contornar o problema revestindo o fio com espaguete termoretratil por cima do pvc. Mas o revestimento bom é aquele de amianto (difícil de achar).Gerald escreveu:
Se o fio está escurecido perto do motor de partida apenas, a causa é o calor que vem do motor de partida e se propaga para o fio através do terminal do motor de partida. Se o escurecimento fosse em toda a extensão do fio, a causa seria o uso de fio com bitola imprópria ou tentativas de partida muito prolongadas.
É só um pedacinho perto do motor de partida...vou desencanar então.
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 803
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº59
Re: Parte elétrica
Só como curiosidade, o PVC só pega fogo quando a temperatura atinge 390 ºC. Entretanto, a mudança de cor já começa a ocorrer com temperaturas bem mais baixas, digamos menos de 100 ºC.
Um teste simples é dar uma partida com duração normal e imediatamente a seguir segurar o fio e o terminal para ver se a temperatura não está anormal. Algum aquecimento é aceitável, mas qualquer coisa acima de uns 60 ºC, temperatura que dá para segurar sem queimar os dedos, deve ser investigada.
opala4cc e Rubão6cc gostam desta mensagem
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº60
Re: Parte elétrica
opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:Boa tarde pessoal, só gostaria de relatar o andamento do problema a possível causa de tudo. Desde a última postagem o motor de arranque não apresentou mais problemas. Ontem depois de andar um pouco, parei, quando voltei ligar o carro o motor de arranque ficou girando sem contato com a cremalheira mesmo com o carro desligado, tirei negativo, aí parou. Tirei o cabo positivo do motor de arranque, depois de reconectar, o problema parou. Hj foi dar uma olhada novamente' o positivo que vem direto da bateria estava decapado num ponto , e dava curto com a lata. Por isso dava a impressão de automático em curto. Mas mesmo assim vou revisar o arranque quando der.
Cara... essa fiação tem que estar EM PERFEITO ESTADO. É muito perigoso iniciar um incêndio com um curto-circuito nessa fiação do motor de partida.
Opa, com certeza, vou verificar qual é a bitola do fio e fazer a troca. O problema é que meu ferro de solda é de baixa potência, assim não consigo soldar os terminais com o estanho apropriado, vou ver se prensar o cabo nos terminais já é o suficiente.
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº61
Re: Parte elétrica
Rubão6cc gosta desta mensagem
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 803
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº62
Re: Parte elétrica
Você vai ter que fazer uma manutenção geral no motor e solenóide de partida.
Opala4cc tem um tutorial muito detalhado sobre o assunto. Sugiro que você dê uma boa estudada nesse tópico.
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39647-manutencao-preventiva-e-corretiva-do-motor-de-arranque-arno-delco-remy
Marcos Marcos gosta desta mensagem
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº63
Re: Parte elétrica
Sim já estava lendo esse tópico. Sobre a ponta da lâmina, parece que ela estava grudada na arroela central.Gerald escreveu:Dá para ver que a ponta da lâmina em latão em forma de "C" derreteu...
Você vai ter que fazer uma manutenção geral no motor e solenóide de partida.
Opala4cc tem um tutorial muito detalhado sobre o assunto. Sugiro que você dê uma boa estudada nesse tópico.
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39647-manutencao-preventiva-e-corretiva-do-motor-de-arranque-arno-delco-remy
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº64
Re: Parte elétrica
Marcos Marcos escreveu:Sim já estava lendo esse tópico. Sobre a ponta da lâmina, parece que ela estava grudada na arroela central.Gerald escreveu:Dá para ver que a ponta da lâmina em latão em forma de "C" derreteu...
Você vai ter que fazer uma manutenção geral no motor e solenóide de partida.
Opala4cc tem um tutorial muito detalhado sobre o assunto. Sugiro que você dê uma boa estudada nesse tópico.
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39647-manutencao-preventiva-e-corretiva-do-motor-de-arranque-arno-delco-remy
Se a tampa de baquelite estivesse inteira, dava para passar numa autoelétrica e ver se eles tinham esse terminal em "C" que desgastou, dar uma lixadinha na superfície do disco de contato, girar 180 graus os parafusos de cobre e correr para o abraço. Mas como o baquelite está quebrado... Se os enrolamentos do solenoide estiverem bons, dá para comprar só uma nova tampa do automático:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1018428849-tampa-p-automatico-de-partida-delco-opala-brasil-c-10-122-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2063705448-tampa-para-automatico-de-partida-opala-delco-_JM
https://www.cisel.com.br/122-tampa-para-automatico-de-partida-delco-opala-brasil-c-10
Se for comprar só a tampa ou todo o automático, só compre aqueles/aquelas cujos parafusos grandes forem de COBRE. Tem algumas marcas chinesas onde os dois parafusos grandes da tampa são galvanizados (uma "chineslagem").
É conveniente dar uma olhada nas escovas dentro do motor, nas cordoalhas das escovas e nos porta-escovas (estes últimos são de baquelite e costumam se esfarelar por superaquecimento, pois o baquelite é um termofixo: se passar da temperatura limite, ele inexoravelmente se esfarela, o que é perigoso pois pode provocar curto circuito).
acezario e Marcos Marcos gostam desta mensagem
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº65
Re: Parte elétrica
opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Sim já estava lendo esse tópico. Sobre a ponta da lâmina, parece que ela estava grudada na arroela central.
Se a tampa de baquelite estivesse inteira, dava para passar numa autoelétrica e ver se eles tinham esse terminal em "C" que desgastou, dar uma lixadinha na superfície do disco de contato, girar 180 graus os parafusos de cobre e correr para o abraço. Mas como o baquelite está quebrado... Se os enrolamentos do solenoide estiverem bons, dá para comprar só uma nova tampa do automático:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1018428849-tampa-p-automatico-de-partida-delco-opala-brasil-c-10-122-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2063705448-tampa-para-automatico-de-partida-opala-delco-_JM
https://www.cisel.com.br/122-tampa-para-automatico-de-partida-delco-opala-brasil-c-10
Se for comprar só a tampa ou todo o automático, só compre aqueles/aquelas cujos parafusos grandes forem de COBRE. Tem algumas marcas chinesas onde os dois parafusos grandes da tampa são galvanizados (uma "chineslagem").
É conveniente dar uma olhada nas escovas dentro do motor, nas cordoalhas das escovas e nos porta-escovas (estes últimos são de baquelite e costumam se esfarelar por superaquecimento, pois o baquelite é um termofixo: se passar da temperatura limite, ele inexoravelmente se esfarela, o que é perigoso pois pode provocar curto circuito).
Opa, obrigado pelas dicas e referências. Hj pela manhã pedi sobre a tampa em uma auto elétrica aqui da cidade, eles não tem, só conseguem por encomenda o automático completo , por 350 reais, achei bastante caro. Vou pegar da internet, tem o automático completo por um valor bem próximo da tampa+ frete… ele completo é frete grátis, vou avaliar
Última edição por Marcos Marcos em Qua 7 Set - 9:22:57, editado 1 vez(es)
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº66
Re: Parte elétrica
Bom dia, acabei de abrir o motor de arranque, o baquelite, as escovas e molas estão boas, o isolante da cordoalha positiva está ruim. Vou fazer uma limpeza no motor, está muito sujo, e após, fazer as medições. Segue imagens.opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Sim já estava lendo esse tópico. Sobre a ponta da lâmina, parece que ela estava grudada na arroela central.
Se a tampa de baquelite estivesse inteira, dava para passar numa autoelétrica e ver se eles tinham esse terminal em "C" que desgastou, dar uma lixadinha na superfície do disco de contato, girar 180 graus os parafusos de cobre e correr para o abraço. Mas como o baquelite está quebrado... Se os enrolamentos do solenoide estiverem bons, dá para comprar só uma nova tampa do automático:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1018428849-tampa-p-automatico-de-partida-delco-opala-brasil-c-10-122-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2063705448-tampa-para-automatico-de-partida-opala-delco-_JM
https://www.cisel.com.br/122-tampa-para-automatico-de-partida-delco-opala-brasil-c-10
Se for comprar só a tampa ou todo o automático, só compre aqueles/aquelas cujos parafusos grandes forem de COBRE. Tem algumas marcas chinesas onde os dois parafusos grandes da tampa são galvanizados (uma "chineslagem").
É conveniente dar uma olhada nas escovas dentro do motor, nas cordoalhas das escovas e nos porta-escovas (estes últimos são de baquelite e costumam se esfarelar por superaquecimento, pois o baquelite é um termofixo: se passar da temperatura limite, ele inexoravelmente se esfarela, o que é perigoso pois pode provocar curto circuito).
acezario gosta desta mensagem
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº67
Re: Parte elétrica
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº68
Re: Parte elétrica
Marcos Marcos escreveu:Fiz as medições, está tudo ok. Será mesmo que não tem outra forma de isolar essa cordoalha positiva. Hj no mercado temos isolantes muito bons e eficientes.
Eu tive dificuldade em encontrar aqueles isolantes de alta temperatura, de amianto, para as cordoalhas positivas. Conforme mencionei no tópico do motor de arranque, acabei usando os isolantes de cordoalha de motor de arranque de caminhão.
Você pode tentar a espaguete termoretrátil. De repente, colocando duas camadas de espaguete termoretrátil... eu nunca tentei, mas quem sabe?
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 803
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº69
Re: Parte elétrica
https://lista.mercadolivre.com.br/espaguete-alta-temperature#D[A:espaguete%20alta%20temperature]
Outra possibilidade, mais improvisada, seria usar fita de teflon (vulgo veda-rosca), enrolando múltiplas camadas sobre a cordoalha.
opala4cc e Marcos Marcos gostam desta mensagem
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº70
Re: Parte elétrica
Gerald escreveu:No ML tem espaguetes para alta temperatura (até 200 ºC) de inúmeras medidas:
https://lista.mercadolivre.com.br/espaguete-alta-temperature#D[A%20alta%20temperature]
Outra possibilidade, mais improvisada, seria usar fita de teflon (vulgo veda-rosca), enrolando múltiplas camadas sobre a cordoalha.
Porra, na época procurei esse lixo no mercadolivre e não tinha!
Agora, sobre a fita teflon... acho que não é boa ideia. Ela não suporta alta temperatura. E eu já vi baquelite se desmanchar ali.
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº71
Re: Parte elétrica
Pensei em usar termo retrátil, mas precisaria desmontar a parte soldada, e meu ferro de solda é fraco. Então como tinha essa fita 3M de autofusão em mãos resolvi usar, mas é só para 90 graus contínuo e pico de 130. Creio que aguente.opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:Fiz as medições, está tudo ok. Será mesmo que não tem outra forma de isolar essa cordoalha positiva. Hj no mercado temos isolantes muito bons e eficientes.
Eu tive dificuldade em encontrar aqueles isolantes de alta temperatura, de amianto, para as cordoalhas positivas. Conforme mencionei no tópico do motor de arranque, acabei usando os isolantes de cordoalha de motor de arranque de caminhão.
Você pode tentar a espaguete termoretrátil. De repente, colocando duas camadas de espaguete termoretrátil... eu nunca tentei, mas quem sabe?
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 803
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº72
Re: Parte elétrica
opala4cc escreveu:Gerald escreveu:No ML tem espaguetes para alta temperatura (até 200 ºC) de inúmeras medidas:
https://lista.mercadolivre.com.br/espaguete-alta-temperature#D[A%20alta%20temperature]
Outra possibilidade, mais improvisada, seria usar fita de teflon (vulgo veda-rosca), enrolando múltiplas camadas sobre a cordoalha.
Porra, na época procurei esse lixo no mercadolivre e não tinha!
Agora, sobre a fita teflon... acho que não é boa ideia. Ela não suporta alta temperatura. E eu já vi baquelite se desmanchar ali.
Esses espaguetes são especificados até 200 ºC. Teflon suporta até 500 ºF (260 ºC).
Se algum ponto do motor de partida passar de 200 ºC, é porque alguma coisa está errada! Aí pode queimar qualquer coisa.
O esmalte dos enrolamentos, que é o ponto fraco dos motores elétricos, não suporta bem altas temperaturas. Os fios esmaltados usados em enrolamentos podem ser de várias classes de temperatura:
The temperature class indicates the temperature of the wire at which it has a 20,000 hour service life. At lower temperatures the service life of the wire is longer (about a factor of two for every 10 °C lower temperature). Common temperature classes are 105 °C (221 °F), 130 °C (266 °F), 155 °C (311 °F), 180 °C (356 °F) and 220 °C (428 °F).
Eu chutaria que o fio usado no motor de partida do Opala, que é um projeto muito antigo, deve estar na categoria de 105 ºC ou 130 ºC.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº73
Re: Parte elétrica
Gerald escreveu:opala4cc escreveu:
Porra, na época procurei esse lixo no mercadolivre e não tinha!
Agora, sobre a fita teflon... acho que não é boa ideia. Ela não suporta alta temperatura. E eu já vi baquelite se desmanchar ali.
Esses espaguetes são especificados até 200 ºC. Teflon suporta até 500 ºF (260 ºC).
Se algum ponto do motor de partida passar de 200 ºC, é porque alguma coisa está errada! Aí pode queimar qualquer coisa.
O esmalte dos enrolamentos, que é o ponto fraco dos motores elétricos, não suporta bem altas temperaturas. Os fios esmaltados usados em enrolamentos podem ser de várias classes de temperatura:
The temperature class indicates the temperature of the wire at which it has a 20,000 hour service life. At lower temperatures the service life of the wire is longer (about a factor of two for every 10 °C lower temperature). Common temperature classes are 105 °C (221 °F), 130 °C (266 °F), 155 °C (311 °F), 180 °C (356 °F) and 220 °C (428 °F).
Eu chutaria que o fio usado no motor de partida do Opala, que é um projeto muito antigo, deve estar na categoria de 105 ºC ou 130 ºC.
É, tava olhando no google a temperatura máxima da fita teflon. Realmente, suporta até uns 260 graus contínuo.
Obviamente que se o motor de partida chega nos 200 graus já tem algo errado. Mas acontece... Tem motorista que fica acionando por grandes períodos de tempo o motor de partida porque o motor do carro não quer pegar.
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº74
Re: Parte elétrica
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº75
Re: Parte elétrica
Marcos Marcos escreveu:Caramba, fui montar o motor de arranque e acabei quebrando um dos suportes das escovas, na parte do encosto de trás. Foi na hora de abrir as molas para encaixar o induzido.
Se quebrou é porque o baquelite já estava ruim. Troque o par.
Cuidado com algumas marcas de suporte de baquelite: na hora de aparafusar a escova, o suporte de baquelite se parte porque o furo para o parafuso é muito pequeno. O ideal é tentar achar original (se não me engano é ACDELCO).
Marcos Marcos gosta desta mensagem
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº76
Re: Parte elétrica
opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:Caramba, fui montar o motor de arranque e acabei quebrando um dos suportes das escovas, na parte do encosto de trás. Foi na hora de abrir as molas para encaixar o induzido.
Se quebrou é porque o baquelite já estava ruim. Troque o par.
Cuidado com algumas marcas de suporte de baquelite: na hora de aparafusar a escova, o suporte de baquelite se parte porque o furo para o parafuso é muito pequeno. O ideal é tentar achar original (se não me engano é ACDELCO).
Dei uma pesquisada no mercado livre, encontrei somente um item dizendo se AcDelco original, mas quem garante? Produto novo de estoque antigo, segundo o vendedor. Encontrei mais 3 marcas com valores de 35 a a 80 o par.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº77
Re: Parte elétrica
Marcos Marcos escreveu:opala4cc escreveu:
Se quebrou é porque o baquelite já estava ruim. Troque o par.
Cuidado com algumas marcas de suporte de baquelite: na hora de aparafusar a escova, o suporte de baquelite se parte porque o furo para o parafuso é muito pequeno. O ideal é tentar achar original (se não me engano é ACDELCO).
Dei uma pesquisada no mercado livre, encontrei somente um item dizendo se AcDelco original, mas quem garante? Produto novo de estoque antigo, segundo o vendedor. Encontrei mais 3 marcas com valores de 35 a a 80 o par.
Tem pelo menos uma marca paralela que não presta. Infelizmente faz tanto tempo que mexi pela última vez nessa traquitana que não lembro mais qual era. Mas se você optar pela marca paralela, já vai descobrir se o porta-escovas é de boa marca na hora que for aparafusar a escova no porta-escova: se o parafuso entrar no porta-escova sem parti-lo, é de boa marca, kkkkk!!!! O problema é que se for de marca fuleira e a baquelite se partir, vai ficar com o carro parado enquanto espera chegar um par de outra marca.
Marcos Marcos gosta desta mensagem
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº78
Re: Parte elétrica
opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Dei uma pesquisada no mercado livre, encontrei somente um item dizendo se AcDelco original, mas quem garante? Produto novo de estoque antigo, segundo o vendedor. Encontrei mais 3 marcas com valores de 35 a a 80 o par.
Tem pelo menos uma marca paralela que não presta. Infelizmente faz tanto tempo que mexi pela última vez nessa traquitana que não lembro mais qual era. Mas se você optar pela marca paralela, já vai descobrir se o porta-escovas é de boa marca na hora que for aparafusar a escova no porta-escova: se o parafuso entrar no porta-escova sem parti-lo, é de boa marca, kkkkk!!!! O problema é que se for de marca fuleira e a baquelite se partir, vai ficar com o carro parado enquanto espera chegar um par de outra marca.
kk, to com o opala no cepo, tenho ainda que baixar a suspensão pra reposicionar a bucha da bandeja, então vou ficar uns dias parado. O problema é ficar no prejuizo, será que consigo devolver se apresentar esse tipo de defeito?
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº79
Re: Parte elétrica
Marcos Marcos escreveu:opala4cc escreveu:
Tem pelo menos uma marca paralela que não presta. Infelizmente faz tanto tempo que mexi pela última vez nessa traquitana que não lembro mais qual era. Mas se você optar pela marca paralela, já vai descobrir se o porta-escovas é de boa marca na hora que for aparafusar a escova no porta-escova: se o parafuso entrar no porta-escova sem parti-lo, é de boa marca, kkkkk!!!! O problema é que se for de marca fuleira e a baquelite se partir, vai ficar com o carro parado enquanto espera chegar um par de outra marca.
kk, to com o opala no cepo, tenho ainda que baixar a suspensão pra reposicionar a bucha da bandeja, então vou ficar uns dias parado. O problema é ficar no prejuizo, será que consigo devolver se apresentar esse tipo de defeito?
Complicado...
Talvez fosse melhor comprar em alguma casa de autopeças da sua cidade. Se não me engano, a marca que dava esse problema vinha um kit onde vinha junto os parafusos para aparafusar a escova no baquelite. O próprio parafuso que eles forneciam quebrava o baquelite! Acho que era "UNIFAP". Mas não tenho certeza...
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº80
Re: Parte elétrica
Vi essa marca sendo vendida no ml. Vou ver se consigo aqui na cidade esses dois suportes, mas acho difícil, e se conseguir o valor é salgado.opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:
kk, to com o opala no cepo, tenho ainda que baixar a suspensão pra reposicionar a bucha da bandeja, então vou ficar uns dias parado. O problema é ficar no prejuizo, será que consigo devolver se apresentar esse tipo de defeito?
Complicado...
Talvez fosse melhor comprar em alguma casa de autopeças da sua cidade. Se não me engano, a marca que dava esse problema vinha um kit onde vinha junto os parafusos para aparafusar a escova no baquelite. O próprio parafuso que eles forneciam quebrava o baquelite! Acho que era "UNIFAP". Mas não tenho certeza...
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº81
Re: Parte elétrica
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº82
Re: Parte elétrica
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº83
Re: Parte elétrica
Pois é, as minhas usadas estão perfeitas se comparado a uma dessas que recebi, elas não possuem nenhuma marca, dei azar de quebrar. Entrei em contato com o vendedor, ele não soube informar pq a peça está assim, já que é de estoque antigo. Minha vontade é reinstalar a minha e deixar rodar. Essa que comprei bem provável que vou devolver. Depois envio mais fotos tentando melhorar o foco, mas ali na parte onde gira o pino é onde o material está soltando.opala4cc escreveu:Não consegui discernir muito bem nas fotos. A parte que você salientou em vermelho não está com o foco muito bom. A baquelite danificada começa a formar pequenas saliências, como se fossem bolhas na superfície. Então a baquelite começa a se esfarelar inexoravelmente.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº84
Re: Parte elétrica
Marcos Marcos escreveu:Pois é, as minhas usadas estão perfeitas se comparado a uma dessas que recebi, elas não possuem nenhuma marca, dei azar de quebrar. Entrei em contato com o vendedor, ele não soube informar pq a peça está assim, já que é de estoque antigo. Minha vontade é reinstalar a minha e deixar rodar. Essa que comprei bem provável que vou devolver. Depois envio mais fotos tentando melhorar o foco, mas ali na parte onde gira o pino é onde o material está soltando.opala4cc escreveu:Não consegui discernir muito bem nas fotos. A parte que você salientou em vermelho não está com o foco muito bom. A baquelite danificada começa a formar pequenas saliências, como se fossem bolhas na superfície. Então a baquelite começa a se esfarelar inexoravelmente.
"material soltando"?!? Com certeza é peça usada. Devolva... Que merd@. Ainda tem cara tentando dar esse tipo de "pulo" no mercadolivre, mesmo com o mercadopago. É dose!
Reinstalar peça de baquelite que quebrou é inviável. Pode causar um baita curto-circuito no carro com consequente incêndio.
Como hoje é feriado, por conseguinte estou em casa. Como conheço meus hábitos (tanto os bons quanto os ruins), lembrei que sempre compro peças sobressalentes, principalmente as que prestam. Fui lá no porão vasculhar as minhas porcarias. Achei o kit de escovas que prestam, pois guardei para futura referência:
foto1: o porta escovas original AC-DELCO.
Como você pode ver na foto 1, o porta-escovas original ACDELCO possui estrias na superfície onde é assentada a escova. A peça da foto já está se esfarelando, por isso foi descartada.
Foto 2: o kit de reparo das escovas (que presta).
Note que na foto 2 é possível ver a marca e a referência do kit de reparo.
foto 3: o kit de reparo que presta - da Gbucsh (Guilherme Busch)
Note que o parafuso que prende a escova no porta-escova já está aparafusado no porta-escovas, provando que o porta-escovas de baquelite não vai se partir ao aparafusar a escova no porta-escovas.
Conclusão: unifap é a marca perebenta. Evite... a não ser que eles tenham modificado o produto, pois já faz uns 10 anos que comprei essas porcarias.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº85
Re: Parte elétrica
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº86
Re: Parte elétrica
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº87
Re: Parte elétrica
opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Pois é, as minhas usadas estão perfeitas se comparado a uma dessas que recebi, elas não possuem nenhuma marca, dei azar de quebrar. Entrei em contato com o vendedor, ele não soube informar pq a peça está assim, já que é de estoque antigo. Minha vontade é reinstalar a minha e deixar rodar. Essa que comprei bem provável que vou devolver. Depois envio mais fotos tentando melhorar o foco, mas ali na parte onde gira o pino é onde o material está soltando.
"material soltando"?!? Com certeza é peça usada. Devolva... Que merd@. Ainda tem cara tentando dar esse tipo de "pulo" no mercadolivre, mesmo com o mercadopago. É dose!
Reinstalar peça de baquelite que quebrou é inviável. Pode causar um baita curto-circuito no carro com consequente incêndio.
Como hoje é feriado, por conseguinte estou em casa. Como conheço meus hábitos (tanto os bons quanto os ruins), lembrei que sempre compro peças sobressalentes, principalmente as que prestam. Fui lá no porão vasculhar as minhas porcarias. Achei o kit de escovas que prestam, pois guardei para futura referência:
foto1: o porta escovas original AC-DELCO.
Como você pode ver na foto 1, o porta-escovas original ACDELCO possui estrias na superfície onde é assentada a escova. A peça da foto já está se esfarelando, por isso foi descartada.
Foto 2: o kit de reparo das escovas (que presta).
Note que na foto 2 é possível ver a marca e a referência do kit de reparo.
foto 3: o kit de reparo que presta - da Gbucsh (Guilherme Busch)
Note que o parafuso que prende a escova no porta-escova já está aparafusado no porta-escovas, provando que o porta-escovas de baquelite não vai se partir ao aparafusar a escova no porta-escovas.
Conclusão: unifap é a marca perebenta. Evite... a não ser que eles tenham modificado o produto, pois já faz uns 10 anos que comprei essas porcarias.
Opa, boa noite, complicado é ficar mais uma semana parado, já estou parado 3 semanas, não aguento mais. Obrigado pelas referências de compra, vou comprar dessa marca. Vou devolver esses que comprei, e fazer a negativacão do vendedor, pois foi muita malandragem.
Veja na imagem abaixo: acho que provisóriamente da para usar a peca até as novas chegarem, somente o encosto da escova está quebrado, a superficie está muito boa, não tem indícios de desplacamento de material.
Novamente obrigado pelas dicas e informaões.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº88
Re: Parte elétrica
Marcos Marcos escreveu:opala4cc escreveu:
"material soltando"?!? Com certeza é peça usada. Devolva... Que merd@. Ainda tem cara tentando dar esse tipo de "pulo" no mercadolivre, mesmo com o mercadopago. É dose!
Reinstalar peça de baquelite que quebrou é inviável. Pode causar um baita curto-circuito no carro com consequente incêndio.
Como hoje é feriado, por conseguinte estou em casa. Como conheço meus hábitos (tanto os bons quanto os ruins), lembrei que sempre compro peças sobressalentes, principalmente as que prestam. Fui lá no porão vasculhar as minhas porcarias. Achei o kit de escovas que prestam, pois guardei para futura referência:
foto1: o porta escovas original AC-DELCO.
Como você pode ver na foto 1, o porta-escovas original ACDELCO possui estrias na superfície onde é assentada a escova. A peça da foto já está se esfarelando, por isso foi descartada.
Foto 2: o kit de reparo das escovas (que presta).
Note que na foto 2 é possível ver a marca e a referência do kit de reparo.
foto 3: o kit de reparo que presta - da Gbucsh (Guilherme Busch)
Note que o parafuso que prende a escova no porta-escova já está aparafusado no porta-escovas, provando que o porta-escovas de baquelite não vai se partir ao aparafusar a escova no porta-escovas.
Conclusão: unifap é a marca perebenta. Evite... a não ser que eles tenham modificado o produto, pois já faz uns 10 anos que comprei essas porcarias.
Opa, boa noite, complicado é ficar mais uma semana parado, já estou parado 3 semanas, não aguento mais. Obrigado pelas referências de compra, vou comprar dessa marca. Vou devolver esses que comprei, e fazer a negativacão do vendedor, pois foi muita malandragem.
Veja na imagem abaixo: acho que provisóriamente da para usar a peca até as novas chegarem, somente o encosto da escova está quebrado, a superficie está muito boa, não tem indícios de desplacamento de material.
Novamente obrigado pelas dicas e informaões.
Nesse caso, acho que ainda dá para usar temporariamente. Isto supondo que o porta-escovas quebrou por manuseio incorreto. Afinal, ele pode ter quebrado por já estar se deteriorando (que é o caso do porta-escovas que fotografei na foto 1).
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº89
Re: Parte elétrica
Marcos Marcos gosta desta mensagem
Berlindo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Localização : Campinas/SP
Modelo do carro : Caravan Standard 1976 2500 4 CIL
Cilindros : 4 CIL 2.5
Data de inscrição : 22/11/2021
- Mensagem nº90
Re: Parte elétrica
opala4cc gosta desta mensagem
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4086
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº91
Re: Parte elétrica
Berlindo escreveu:Desculpe desvirtuar, mas todo opaleiro que se presa tem um porão, sótão, quartinho ou canto com peças sobressalentes? Seria algum tipo de sintoma do vício opalístico?
Sim! Pelo menos, eu sou um desses! kkkkk
Só não tenho porão e sótão! Armário, prateleira ,canto, quartinho, tenho td!
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº92
Re: Parte elétrica
Berlindo escreveu:Desculpe desvirtuar, mas todo opaleiro que se presa tem um porão, sótão, quartinho ou canto com peças sobressalentes? Seria algum tipo de sintoma do vício opalístico?
Sim! Eu desisti de guardar no sótão porque este pode eventualmente ser acessado por pedreiros que por ventura venham fazer algum serviço no telhado. Senão, o sótão também teria peças de opala, kkkkk!!!! O porão eu posso restringir a entrada porque tem porta com cadeado. O problema mesmo é achar depois, kkkkK!!!!
Berlindo gosta desta mensagem
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº93
Re: Parte elétrica
É, não achei barato esse kit de porta escovas. Se fosse o par ainda, mas é a unidade.opala4cc escreveu:Continuo impressionado ao ver os preços desse kit de reparo, mesmo os paralelos. Quando comprei um desses pela primeira vez, mais ou menos lá por 2001, custava o equivalente hoje a uns 20 e poucos reais. Uns anos depois (acho que lá por 2008), fui comprar novamente e quase caí para trás. E continua caro...
opala4cc gosta desta mensagem
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 803
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº94
Re: Parte elétrica
opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Opa, boa noite, complicado é ficar mais uma semana parado, já estou parado 3 semanas, não aguento mais. Obrigado pelas referências de compra, vou comprar dessa marca. Vou devolver esses que comprei, e fazer a negativacão do vendedor, pois foi muita malandragem.
Veja na imagem abaixo: acho que provisóriamente da para usar a peca até as novas chegarem, somente o encosto da escova está quebrado, a superficie está muito boa, não tem indícios de desplacamento de material.
Novamente obrigado pelas dicas e informaões.
Nesse caso, acho que ainda dá para usar temporariamente. Isto supondo que o porta-escovas quebrou por manuseio incorreto. Afinal, ele pode ter quebrado por já estar se deteriorando (que é o caso do porta-escovas que fotografei na foto 1).
Certamente, o ideal seria usar um porta-escova original novo, mas talvez exista uma chance de "consertar" o quebrado. Uma colagem com cola epóxi garante excelente resistência mecânica suficiente. O problema é a durabilidade do "conserto".
As colas epóxi comum, tipo Araldite, são muito fortes à temperatura ambiente, infelizmente, porém, para temperaturas acima de 70 ºC a resistência mecânica cai muito. O porta-escova esquenta bastante, como se sabe. Existe no mercado, entretanto, colas epóxi para alta temperatura, que suportam até 600 ºC!
No ML tem vários vendedores vendendo a cola epóxi de alta temperatura UNO, que talvez funcione para colar a parte quebrada do porta-escova.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2156257091-super-cola-tudo-epoxi-resistente-alta-temperatura-uno-fusion-_JM#position=2&search_layout=grid&type=item&tracking_id=3c84a361-eea2-4f77-8526-df2078073f38
Confesso que não tenho experiência com essa cola, mas fica a idéia para quem gosta de experimentar técnicas novas. O preço dessas colas epóxi para alta temperatura é razoável, praticamente igual a de um porta-escova novo, com a vantagem que a cola pode ser usada para outras aplicações que não seja a colagem do porta-escova quebrado.
Marcos Marcos gosta desta mensagem
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº95
Re: Parte elétrica
Gerald escreveu:opala4cc escreveu:
Nesse caso, acho que ainda dá para usar temporariamente. Isto supondo que o porta-escovas quebrou por manuseio incorreto. Afinal, ele pode ter quebrado por já estar se deteriorando (que é o caso do porta-escovas que fotografei na foto 1).
Certamente, o ideal seria usar um porta-escova original novo, mas talvez exista uma chance de "consertar" o quebrado. Uma colagem com cola epóxi garante excelente resistência mecânica suficiente. O problema é a durabilidade do "conserto".
As colas epóxi comum, tipo Araldite, são muito fortes à temperatura ambiente, infelizmente, porém, para temperaturas acima de 70 ºC a resistência mecânica cai muito. O porta-escova esquenta bastante, como se sabe. Existe no mercado, entretanto, colas epóxi para alta temperatura, que suportam até 600 ºC!
No ML tem vários vendedores vendendo a cola epóxi de alta temperatura UNO, que talvez funcione para colar a parte quebrada do porta-escova.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2156257091-super-cola-tudo-epoxi-resistente-alta-temperatura-uno-fusion-_JM#position=2&search_layout=grid&type=item&tracking_id=3c84a361-eea2-4f77-8526-df2078073f38
Confesso que não tenho experiência com essa cola, mas fica a idéia para quem gosta de experimentar técnicas novas. O preço dessas colas epóxi para alta temperatura é razoável, praticamente igual a de um porta-escova novo, com a vantagem que a cola pode ser usada para outras aplicações que não seja a colagem do porta-escova quebrado.
Só tem chance de funcionar se o porta-escovas se partiu por manuseio inadequado. Se ele se partiu porque foi excedida a temperatura limite do baquelite, logo ele vai se partir de novo, talvez até uma nova ruptura tangente à anterior. Seria como tapar um furo em uma peneira. Essas peças fabricadas por metalurgia do pó são bizarras.
Marcos Marcos gosta desta mensagem
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 803
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº96
Re: Parte elétrica
Um detalhe que pouca gente sabe (aprendi por conta própria) é que baquelite é extremamente abrasiva. Nunca tente limar baquelite ou cortar com uma serra de metal. A baquelite irá estragar rapidamente a lima ou a lâmina de serra. Para desbastar baquelite, usar esmerilhadeira, lixadeira, esmeril, ou seja, ferramentas que usam abrasivos.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº97
Re: Parte elétrica
Gerald escreveu:Pelo que entendi, a quebra foi por manuseio incorreto, não por degeneração do material. Não entendi o comentário sobre "metalurgia do pó" porque baquelite não é fabricada a partir de pó de metal.
Um detalhe que pouca gente sabe (aprendi por conta própria) é que baquelite é extremamente abrasiva. Nunca tente limar baquelite ou cortar com uma serra de metal. A baquelite irá estragar rapidamente a lima ou a lâmina de serra. Para desbastar baquelite, usar esmerilhadeira, lixadeira, esmeril, ou seja, ferramentas que usam abrasivos.
Eu também não sei o motivo de chamarem de "metalurgia" do pó.
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº98
Re: Parte elétrica
Gerald escreveu:opala4cc escreveu:
Nesse caso, acho que ainda dá para usar temporariamente. Isto supondo que o porta-escovas quebrou por manuseio incorreto. Afinal, ele pode ter quebrado por já estar se deteriorando (que é o caso do porta-escovas que fotografei na foto 1).
Certamente, o ideal seria usar um porta-escova original novo, mas talvez exista uma chance de "consertar" o quebrado. Uma colagem com cola epóxi garante excelente resistência mecânica suficiente. O problema é a durabilidade do "conserto".
As colas epóxi comum, tipo Araldite, são muito fortes à temperatura ambiente, infelizmente, porém, para temperaturas acima de 70 ºC a resistência mecânica cai muito. O porta-escova esquenta bastante, como se sabe. Existe no mercado, entretanto, colas epóxi para alta temperatura, que suportam até 600 ºC!
No ML tem vários vendedores vendendo a cola epóxi de alta temperatura UNO, que talvez funcione para colar a parte quebrada do porta-escova.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2156257091-super-cola-tudo-epoxi-resistente-alta-temperatura-uno-fusion-_JM#position=2&search_layout=grid&type=item&tracking_id=3c84a361-eea2-4f77-8526-df2078073f38
Confesso que não tenho experiência com essa cola, mas fica a idéia para quem gosta de experimentar técnicas novas. O preço dessas colas epóxi para alta temperatura é razoável, praticamente igual a de um porta-escova novo, com a vantagem que a cola pode ser usada para outras aplicações que não seja a colagem do porta-escova quebrado.
Acho que a falta do encosto naõ faz tanta falta e diminui as chances de problemas, do que a tentativa de colar e essa parte se desprender la dentro em funcionamento. Se fosse para colar, apostaria na cola SUPERCIANO.
Não encontrei outro porta escovas original, vi somente um sendo anunciado no ML, esse que comprei, que estarei devolvendo semana que vem :{.
Sim a quebra foi por manuseio incorreto, tentei abrir as molas forçando no encosto do porta escovas, quebrou com a impressão de material duro e ressecado, mas em nenhum ponto tem deterioração do material.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº99
Re: Parte elétrica
Marcos Marcos escreveu:Gerald escreveu:
Certamente, o ideal seria usar um porta-escova original novo, mas talvez exista uma chance de "consertar" o quebrado. Uma colagem com cola epóxi garante excelente resistência mecânica suficiente. O problema é a durabilidade do "conserto".
As colas epóxi comum, tipo Araldite, são muito fortes à temperatura ambiente, infelizmente, porém, para temperaturas acima de 70 ºC a resistência mecânica cai muito. O porta-escova esquenta bastante, como se sabe. Existe no mercado, entretanto, colas epóxi para alta temperatura, que suportam até 600 ºC!
No ML tem vários vendedores vendendo a cola epóxi de alta temperatura UNO, que talvez funcione para colar a parte quebrada do porta-escova.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2156257091-super-cola-tudo-epoxi-resistente-alta-temperatura-uno-fusion-_JM#position=2&search_layout=grid&type=item&tracking_id=3c84a361-eea2-4f77-8526-df2078073f38
Confesso que não tenho experiência com essa cola, mas fica a idéia para quem gosta de experimentar técnicas novas. O preço dessas colas epóxi para alta temperatura é razoável, praticamente igual a de um porta-escova novo, com a vantagem que a cola pode ser usada para outras aplicações que não seja a colagem do porta-escova quebrado.
Acho que a falta do encosto naõ faz tanta falta e diminui as chances de problemas, do que a tentativa de colar e essa parte se desprender la dentro em funcionamento. Se fosse para colar, apostaria na cola SUPERCIANO.
Não encontrei outro porta escovas original, vi somente um sendo anunciado no ML, esse que comprei, que estarei devolvendo semana que vem :{.
Sim a quebra foi por manuseio incorreto, tentei abrir as molas forçando no encosto do porta escovas, quebrou com a impressão de material duro e ressecado, mas em nenhum ponto tem deterioração do material.
Para afastar as escovas de forma a passar o induzido por elas, você deve usar um pedaço de cano de PVC cujo diâmetro interno seja igual ao diâmetro do coletor. Assim, você mantém as molas das escovas tensionadas de forma a manter as escovas afastadas.
Marcos Marcos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 382
Idade : 39
Localização : Maravilha
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 05/07/2021
- Mensagem nº100
Re: Parte elétrica
opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Acho que a falta do encosto naõ faz tanta falta e diminui as chances de problemas, do que a tentativa de colar e essa parte se desprender la dentro em funcionamento. Se fosse para colar, apostaria na cola SUPERCIANO.
Não encontrei outro porta escovas original, vi somente um sendo anunciado no ML, esse que comprei, que estarei devolvendo semana que vem :{.
Sim a quebra foi por manuseio incorreto, tentei abrir as molas forçando no encosto do porta escovas, quebrou com a impressão de material duro e ressecado, mas em nenhum ponto tem deterioração do material.
Para afastar as escovas de forma a passar o induzido por elas, você deve usar um pedaço de cano de PVC cujo diâmetro interno seja igual ao diâmetro do coletor. Assim, você mantém as molas das escovas tensionadas de forma a manter as escovas afastadas.
Correto, mas para colocar o tubo de pvc preciso tensionar as molas da mesma forma.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7458
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº101
Re: Parte elétrica
Marcos Marcos escreveu:opala4cc escreveu:
Para afastar as escovas de forma a passar o induzido por elas, você deve usar um pedaço de cano de PVC cujo diâmetro interno seja igual ao diâmetro do coletor. Assim, você mantém as molas das escovas tensionadas de forma a manter as escovas afastadas.
Correto, mas para colocar o tubo de pvc preciso tensionar as molas da mesma forma.
Você pressiona o pedaço de tubo de pvc contra um par de escovas que está na mesma mola. A mola vai se abrindo e as duas escovas vão se afastando. Então, segurando o pedaço de pvc com uma das mãos, com a outra mão você usa os dedos para afastar as duas escovas restantes. Se as escovas estiverem com seus parafusos corretamente apertados, você não força a ponta do porta-escovas de baquelite.
Realmente, isso é muito chato de gazer. Só não é pior do que trocar as buchas dos mancais do induzido.
Marcos Marcos gosta desta mensagem
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 803
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº102
Re: Parte elétrica
OK, sobre colar o porta-escova, a cola SUPERCIANO não passa do clássico cianoacrilato encontrada em zilhões de outras marcas. A mais conhecida é talvez a Super Bonder da Loctite, que não vale a pena comprar porque custa 3x mais que as outras. Creio que a cola cianoacrilato com pedigree mais interessante é a Tekbond da Saint-Gobain, que vem numa bisnaga que realmente funciona e é vendida a um preço muito acessível.Marcos Marcos escreveu:
Acho que a falta do encosto naõ faz tanta falta e diminui as chances de problemas, do que a tentativa de colar e essa parte se desprender la dentro em funcionamento. Se fosse para colar, apostaria na cola SUPERCIANO.
Na minha avaliação, cola cianoacrilato é tudo igual. A resistência mecânica é sempre excelente, cola praticamente em qualquer coisa, mas em termos de resistência a temperatura, não é extraordinária, é mais ou menos equivalente à cola epoxy comum. Considera-se que cola cianoacrilato pode ser usada até aproximadamente 80 ºC, o que talvez seja insuficiente para colar o porta-escova.
Marcos Marcos gosta desta mensagem
Hoje à(s) 7:22:15 por reimon
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Hoje à(s) 6:18:10 por Pedrão B.
» Console Opala Comodoro coupe 1980
Ontem à(s) 18:23:40 por chunlee7
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 16:26:45 por chunlee7
» espuma do banco baixo - opala standard 1980
Ontem à(s) 16:24:18 por chunlee7
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 16:06:20 por Pedrão B.
» O que compensa mais trabalhar um motor 6cc do opala e injetar ou colocar um motor 6cc de silverado ?
Ontem à(s) 14:37:29 por Pagung
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Ontem à(s) 13:40:53 por Opalamor
» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Dom 24 Nov - 8:26:17 por opala4cc