Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Diferencial DANA 38x11 ( 3,45) Planetárias (urgente)
Mágoa De Opaleiro EmptyHoje à(s) 20:37:05 por Everson Charles

» PREPARAÇÃO MOTOR 4 CILINDRO, ALGUEM ME AJUDA?
Mágoa De Opaleiro EmptyHoje à(s) 10:02:31 por Black

» opala 79 de luxo 6cc
Mágoa De Opaleiro EmptyOntem à(s) 10:03:36 por Rubão6cc

» Novato!
Mágoa De Opaleiro EmptyQua 18 Set - 14:51:50 por Tonho_RS

» Projeto meu primeiro Opala...ainda sem nome
Mágoa De Opaleiro EmptyQua 18 Set - 14:48:41 por Tonho_RS

» Dúvida urgente
Mágoa De Opaleiro EmptyQua 18 Set - 7:08:25 por Douglas Vaciliev

» Injeção eletrônica no opala
Mágoa De Opaleiro EmptyTer 17 Set - 18:09:49 por GersonJP

» Moldura de farol
Mágoa De Opaleiro EmptyTer 17 Set - 17:02:56 por opala4cc

» Caravan 85 4cil a álcool - Pode usar um pouco de gasolina?
Mágoa De Opaleiro EmptySeg 16 Set - 17:12:29 por Tonho_RS

Quem está conectado?

90 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 90 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Mágoa De Opaleiro Bar_leftMágoa De Opaleiro BarMágoa De Opaleiro Bar_right 
tabarbosa (16850)
Mágoa De Opaleiro Bar_leftMágoa De Opaleiro BarMágoa De Opaleiro Bar_right 
Rubão6cc (15451)
Mágoa De Opaleiro Bar_leftMágoa De Opaleiro BarMágoa De Opaleiro Bar_right 
BANDIT (13573)
Mágoa De Opaleiro Bar_leftMágoa De Opaleiro BarMágoa De Opaleiro Bar_right 
Xann (10394)
Mágoa De Opaleiro Bar_leftMágoa De Opaleiro BarMágoa De Opaleiro Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Mágoa De Opaleiro Bar_leftMágoa De Opaleiro BarMágoa De Opaleiro Bar_right 
j ricardo (9376)
Mágoa De Opaleiro Bar_leftMágoa De Opaleiro BarMágoa De Opaleiro Bar_right 
Jean Bida (9320)
Mágoa De Opaleiro Bar_leftMágoa De Opaleiro BarMágoa De Opaleiro Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Mágoa De Opaleiro Bar_leftMágoa De Opaleiro BarMágoa De Opaleiro Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Mágoa De Opaleiro Bar_leftMágoa De Opaleiro BarMágoa De Opaleiro Bar_right 

+13
Diplo87
helinton
Joey Ramone
jeanbuzzello
peremarcus
mesmodooutro
Berlindo
Ivo Filho
RHCESPECIAL1974
Marcos Marcos
Rubão6cc
Gerald
acezario
17 participantes

    Mágoa De Opaleiro

    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 62
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Mágoa De Opaleiro Empty Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por acezario Seg 22 Ago - 14:15:56

    Segunda feira, 7h00 da manhã.... Depois de 2 meses com o carro parado, hoje resolvi “carregar a bateria” e ir trabalhar com o Opalão.... olha o desastre....

    Mágoa De Opaleiro Img_0710


    Cruzamento em nível em rodovia... o camarada atravessa sem olhar... a longarina do KA rasgou a porta, roda e pneu...


    Mágoa De Opaleiro Img_0711

    No Animals Were Harmed

    Por sorte estava a menos de 40km/h e deu para desviar de bater com a frente nele, senão ia ter um opala no colo dele...

    Coloquei o step na roda traseira.... completamente divergente.... Crying or Very sad... sinte cheiro de muiitos problemas com longarinas....

    Agora vai começar a via sacra, comprar porta, roda, pneu, ....



    P.S. Grato por ninguém ter se machucado 🙏🏻.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 803
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Gerald Seg 22 Ago - 14:46:16

    Que chato! Essas coisas infelizmente acontecem! Crying or Very sad

    Você vai passar uns dias chateado, mas depois as soluções irão aparecendo e logo vai estar andando de novo com o seu Opala. Smile



    N474N e acezario gostam desta mensagem

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15451
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Rubão6cc Seg 22 Ago - 16:33:59

    Mas que merd*
    Cara, infelizmente esse tipo de coisa é sempre uma possibilidade..acontece...o jeito é arrumar, já que aparentemente não foi tão grave assim..poderia ter sido pior..imagino a chateação mas pense pelo lado positivo.


    _________________
    Mágoa De Opaleiro Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

    acezario gosta desta mensagem

    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 380
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Marcos Marcos Seg 22 Ago - 20:17:38

    Irmão, não perca a fé, tudo é passageiro nessa vida, coisas boas e ruins acontecem todo o momento,as coisas boas podem não durar tanto, mas as ruins também passam e o tempo se encarrega de leva-las, o bom é que todos os dias temos uma nova chance de remomeçar, e fazer novas histórias. Forte abraço.

    N474N e acezario gostam desta mensagem

    RHCESPECIAL1974
    RHCESPECIAL1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 435
    Localização : Sul de SC
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 4 cil. 3 marchas.
    Data de inscrição : 26/08/2013

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Ter 23 Ago - 7:02:10

    Caramba! Fico triste por você em ver uma cena assim. Essa é uma coisa que me preocupo bastante ao sair com o Opala. Felizmente, aparentemente não será algo que irá prejudicar o futuro do seu carro. Sucesso no reparo!

    acezario gosta desta mensagem

    Ivo Filho
    Ivo Filho
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4504
    Idade : 51
    Localização : Americana
    Modelo do carro : Um monte....
    Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
    Data de inscrição : 22/01/2010

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Ivo Filho Ter 23 Ago - 8:34:50

    Puxa, que pena....mas ao meu ver dara para arrumar sem ter de mexer em estrutura (peças que so tira e coloca)....e por baixo ver o que deu no diferencial ...mas em fim...logo ta novo de novo.....mas por experiencia.....geralmente nessas empreitadas o dono do carro se anima e acaba restaurando tudo.....

    Acho que vai vir projeto legal ai....


    _________________
    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
    [(O)=====||=====(O)]

    Fabinho70 e acezario gostam desta mensagem

    Berlindo
    Berlindo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Localização : Campinas/SP
    Modelo do carro : Caravan Standard 1976 2500 4 CIL
    Cilindros : 4 CIL 2.5
    Data de inscrição : 22/11/2021

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Berlindo Ter 23 Ago - 9:32:21

    Que m*!

    Meu maior medo, deixar tudo zeradinho e acabar assim.

    Boa sorte no conserto cara, vai dar tudo certo e não machucou ninguém. Logo passa esse dissabor.

    acezario gosta desta mensagem

    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por mesmodooutro Qua 24 Ago - 7:27:54

    Se ninguém se machucou o que sobra é apenas a chateação, e isso passa.
    No mais, quando for fazer o reparo, não deixe de tirar fotos e guardar para ter a recordação de como ele ficou ainda mais bonito após o acontecido.

    Boa sorte e cuide-se!


    Última edição por mesmodooutro em Qui 25 Ago - 7:28:46, editado 1 vez(es)

    acezario gosta desta mensagem

    peremarcus
    peremarcus
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 284
    Idade : 57
    Localização : Guararema - SP
    Modelo do carro : Opala SS4 1976
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 01/07/2012

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por peremarcus Qui 25 Ago - 6:06:13

    acezario escreveu:Segunda feira, 7h00 da manhã.... Depois de 2 meses com o carro parado, hoje resolvi “carregar a bateria” e ir trabalhar com o Opalão.... olha o desastre....

    Mágoa De Opaleiro Img_0710


    Cruzamento em nível em rodovia... o camarada atravessa sem olhar... a longarina do KA rasgou a porta, roda e pneu...


    Mágoa De Opaleiro Img_0711

    No Animals Were Harmed

    Por sorte estava a menos de 40km/h e deu para desviar de bater com a frente nele, senão ia ter um opala no colo dele...

    Coloquei o step na roda traseira.... completamente divergente.... Crying or Very sad... sinte cheiro de muiitos problemas com longarinas....

    Agora vai começar a via sacra, comprar porta, roda, pneu, ....



    P.S. Grato por ninguém ter se machucado 🙏🏻.
    Relaxa, mano. É chato, vai gastar, mas tudo se resolve. Não desanime não. Pode ter certeza que o seu não está tão difícil de arrumar não. Infelizmente estamos sujeitos a isso, mas tudo vai se resolver. Vai na fé.

    acezario gosta desta mensagem

    jeanbuzzello
    jeanbuzzello
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 313
    Idade : 38
    Localização : Pato Branco - PR
    Modelo do carro : Opala comodoro 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 21/06/2016

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por jeanbuzzello Qui 25 Ago - 13:11:46

    Puts que dó! Mas da pra reverter, opalao vai ficar zero de novo

    acezario gosta desta mensagem

    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 62
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por acezario Qui 25 Ago - 20:49:28

    Boa Noite Senhores... primeiro diagnóstico... diferencial torto.

    Rubão6cc gosta desta mensagem

    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 803
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Gerald Qui 25 Ago - 21:32:30

    acezario escreveu:Boa Noite Senhores... primeiro diagnóstico... diferencial torto.


    Ká assassino!!
    Imagino que não é possível desentortar sem comprometer a precisão. Ou seja, terá que trocar a carcaça ou até o conjunto do diferencial todo. Crying or Very sad

    acezario gosta desta mensagem

    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 62
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por acezario Qui 25 Ago - 22:33:21

    Boa Noite Senhores;

    Estava pesquisando justamente isso, na minha cabeça, poderia desentortar o diferencial e trocar somente o semieixo.

    Mas sinceramente, não está me suando bem... o que vocês acham?

    Amanhã vou pesquisar aqui na cidade - ferro velho - vê se acho um novo... mas primeiro tenho que descobrir quem era o defunto... sei que é um DANA...

    Mas não sei qual é a relação... é um Diplomata 89 6cc 4 marchas... elas são beemmmm longas... (em primeira chegava a 60 km/h...)

    Vi na internet que o pessoal venda DANA 44 - novo!

    Tem até uma animação 3D.... chique no último!




    Alguma recomendação diferente de ferro-velho ou OLX?
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15451
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Rubão6cc Qui 25 Ago - 23:50:00

    acezario escreveu:Boa Noite Senhores;

    Estava pesquisando justamente isso, na minha cabeça, poderia desentortar o diferencial e trocar somente o semieixo.

    Mas sinceramente, não está me suando bem... o que vocês acham?

    Amanhã vou pesquisar aqui na cidade - ferro velho - vê se acho um novo... mas primeiro tenho que descobrir quem era o defunto... sei que é um DANA...

    Mas não sei qual é a relação... é um Diplomata 89 6cc 4 marchas... elas são beemmmm longas... (em primeira chegava a 60 km/h...)

    Vi na internet que o pessoal venda DANA 44 - novo!

    Tem até uma animação 3D.... chique no último!




    Alguma recomendação diferente de ferro-velho ou OLX?

    Certamente o diferencial que está no teu carro é um Dana pra Opala 4 cil..que tem relação curta (3.54)..esse seu Opala saiu de fábrica com diferencial Braseixos, de relação longa (2.73). Coisa mais normal achar Opala motor 6 cil com diferencial de Opala 4 cil. Nego quebra o diferencial original e não acha fácil a relação longa no desmanche, daí bota diferencial de Opala 4 cil, que acha jogado no mato. Na cidade fica até legalzinho mas na estrada não presta. Se eu fosse você faria algo prático: compraria um eixo da Braseixos de Opala 4 cil no desmanche e compraria em separado a coroa e pinhão da relação certa (2.73). Daí você monta o diferencial correto pro ano e modelo do seu carro aproveitando as peças do diferencial do desmanche e do seu que foi pro escambau.
    E o cara que bateu vai pagar o conserto? Porque não vai ficar barato. Sempre foi caro fazer diferencial mas agora está pior.


    _________________
    Mágoa De Opaleiro Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

    acezario gosta desta mensagem

    Joey Ramone
    Joey Ramone
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : 1985
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2019

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Joey Ramone Sex 26 Ago - 7:29:35

    acezario escreveu:Boa Noite Senhores;

    Estava pesquisando justamente isso, na minha cabeça, poderia desentortar o diferencial e trocar somente o semieixo.

    Mas sinceramente, não está me suando bem... o que vocês acham?

    Amanhã vou pesquisar aqui na cidade - ferro velho - vê se acho um novo... mas primeiro tenho que descobrir quem era o defunto... sei que é um DANA...

    Mas não sei qual é a relação... é um Diplomata 89 6cc 4 marchas... elas são beemmmm longas... (em primeira chegava a 60 km/h...)

    Vi na internet que o pessoal venda DANA 44 - novo!

    Tem até uma animação 3D.... chique no último!




    Alguma recomendação diferente de ferro-velho ou OLX?

    Veja a dica desse tópico e descubra qual é a relação do seu diferencial, assim você elimina a dúvida. As relações mais longas para o 6cc são a 2,73 (que só tem Braseixos) e a  3,07, que na minha opnião é a mais interessante.

    Como descobrir relação do diferencial sem abrir ele

    Acredito que seja interessante desmontar o diferencial para ver quais foram os danos: A carcaça do Dana com os semi-eixos é relativamente fácil de encontrar visto que o que normalmente estraga é o pinhão ou as demais engrenagens. Pesquise no marketplace do facebook de sua região, costuma ter bastante coisa anunciada lá. Comprei 2 assim.

    Fique atento a bitola do diferencial: Não sei em que ano exato foi a mudança, mas os mais antigos tinham a bitola ligeiramente menor. Tenho 3 Danas de Opala parados aqui (um 3,54, um 3,07 e um com o miolo ruim), tem diferença entre eles.

    acezario gosta desta mensagem

    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 62
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por acezario Sex 26 Ago - 8:38:45

    Rubão6cc escreveu: Daí você monta o diferencial correto pro ano e modelo do seu carro aproveitando as peças do diferencial do desmanche e do seu que foi pro escambau.
    E o cara que bateu vai pagar o conserto? Porque não vai ficar barato. Sempre foi caro fazer diferencial mas agora está pior.

    O mecânico que faz o trabalho para mim disse que o melhor por enquanto é o DANA mesmo, ir no desmanche e comprar em separado a coroa e pinhão. É esta a estratégia... por enquanto.

    Aproveitar a ida ao desmanche e comprar uma porta também.... e uma roda  Crying or Very sad  

    Joey Ramone escreveu:Veja a dica desse tópico e descubra qual é a relação do seu diferencial, assim você elimina a dúvida. As relações mais longas para o 6cc são a 2,73 (que só tem Braseixos) e a  3,07, que na minha opnião é a mais interessante.

    A relação que está hoje.... vamos ter que abrir e contar os dentes mesmo, a gente não conseguiu girar a roda... o semieixo torto está travado dentro do diferencial....

    Sobre o cara que bateu.... o carro dele estava com G5 em todos os vidros, inclusive no para-brisa... olha nas fotos... e não parou para olhar ao atravessar a rodovia... sim, é uma rodovia!  Mad 🗯

    Escutei que ele não tem seguro, que está desempregado e trabalhando como autônomo, ... e agora não me responde os zapzaps.... Evil or Very Mad

    Já estou vendo que vou ter que ir atrás de Indenização por dano material...  Rolling Eyes
    mesmodooutro
    mesmodooutro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Localização : Santo André / SP
    Modelo do carro : 1973 Coupe DeLuxo
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 04/05/2020

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por mesmodooutro Sex 26 Ago - 9:07:27

    acezario escreveu:
    Rubão6cc escreveu: Daí você monta o diferencial correto pro ano e modelo do seu carro aproveitando as peças do diferencial do desmanche e do seu que foi pro escambau.
    E o cara que bateu vai pagar o conserto? Porque não vai ficar barato. Sempre foi caro fazer diferencial mas agora está pior.

    O mecânico que faz o trabalho para mim disse que o melhor por enquanto é o DANA mesmo, ir no desmanche e comprar em separado a coroa e pinhão. É esta a estratégia... por enquanto.

    Aproveitar a ida ao desmanche e comprar uma porta também.... e uma roda  Crying or Very sad  

    Joey Ramone escreveu:Veja a dica desse tópico e descubra qual é a relação do seu diferencial, assim você elimina a dúvida. As relações mais longas para o 6cc são a 2,73 (que só tem Braseixos) e a  3,07, que na minha opnião é a mais interessante.

    A relação que está hoje.... vamos ter que abrir e contar os dentes mesmo, a gente não conseguiu girar a roda... o semieixo torto está travado dentro do diferencial....

    Sobre o cara que bateu.... o carro dele estava com G5 em todos os vidros, inclusive no para-brisa... olha nas fotos... e não parou para olhar ao atravessar a rodovia... sim, é uma rodovia!  Mad 🗯

    Escutei que ele não tem seguro, que está desempregado e trabalhando como autônomo, ... e agora não me responde os zapzaps.... Evil or Very Mad

    Já estou vendo que vou ter que ir atrás de Indenização por dano material...  Rolling Eyes

    Puts.. Já faz o BO certinho, tira as fotos, compra tudo com nota, faz a MO onde emite nota também e já pede ajuda para algum amigo ou familiar advogado para entrar no pequenas causas..
    Pequenas causas não precisa de advogado, mas se tiver algum conhecido para ajudar, é bom.

    acezario gosta desta mensagem

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15451
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Rubão6cc Sex 26 Ago - 9:09:20

    acezario escreveu:
    Rubão6cc escreveu: Daí você monta o diferencial correto pro ano e modelo do seu carro aproveitando as peças do diferencial do desmanche e do seu que foi pro escambau.
    E o cara que bateu vai pagar o conserto? Porque não vai ficar barato. Sempre foi caro fazer diferencial mas agora está pior.

    O mecânico que faz o trabalho para mim disse que o melhor por enquanto é o DANA mesmo, ir no desmanche e comprar em separado a coroa e pinhão. É esta a estratégia... por enquanto.

    Aproveitar a ida ao desmanche e comprar uma porta também.... e uma roda  Crying or Very sad  

    Joey Ramone escreveu:Veja a dica desse tópico e descubra qual é a relação do seu diferencial, assim você elimina a dúvida. As relações mais longas para o 6cc são a 2,73 (que só tem Braseixos) e a  3,07, que na minha opnião é a mais interessante.

    A relação que está hoje.... vamos ter que abrir e contar os dentes mesmo, a gente não conseguiu girar a roda... o semieixo torto está travado dentro do diferencial....

    Sobre o cara que bateu.... o carro dele estava com G5 em todos os vidros, inclusive no para-brisa... olha nas fotos... e não parou para olhar ao atravessar a rodovia... sim, é uma rodovia!  Mad 🗯

    Escutei que ele não tem seguro, que está desempregado e trabalhando como autônomo, ... e agora não me responde os zapzaps.... Evil or Very Mad

    Já estou vendo que vou ter que ir atrás de Indenização por dano material...  Rolling Eyes

    O Dana é mais robusto mas não tem a opção da relação mais longa (2.73)...vai ter 3.07...é uma escolha..se você não se importa colocar uma relação mais curta então coloca..vai ter um diferencial mais robusto pelo menos. Esse aguenta mais desaforo OKK


    _________________
    Mágoa De Opaleiro Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

    acezario gosta desta mensagem

    helinton
    helinton
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Idade : 38
    Localização : São Paulo/SP
    Modelo do carro : Opala Standard 1978
    Cilindros : 4 por enquanto
    Data de inscrição : 14/01/2021

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por helinton Sex 26 Ago - 9:44:00

    Eu comprei um UNO CS 1.5 e estava arrumando pra minha irmã andar, um senhor com um chevette dos modernos (inclusive estava inteiro) em um dia de garoa confundiu o sinal luminoso de pare com farol passou o cruzamento sem ver eu acertei a porta dele com o uno, falei com um advogado amigo o chevette tem bloqueio judicial, (ele não forneceu nenhum dado) mas o "dono" do chevette no doc esta fudido também, ele disse vc pode entrar com processo vai ganhar, mas... não vai receber, nem o carro pode pode ser usado ou seja estou arrumando o uno em casa, um carro de 5 conto ficou 4 para arrumar.
    Estava falando com meu pai sobre isso, acho que chegamos a um ponto que seguro tinha que ser obrigatório e quem não tiver perde o carro e vai a leilão, vejo pouca gente conseguindo receber de quem não tem seguro, ate porque geralmente é pessoas que mal pagam o doc do carro, só que ao invés de dirigir com mais cuidado, parece que tocam o foda-se.

    Mas puxa a ficha do carro se não tiver bloqueio, o valor do doc não for maior que o carro e nem for financiado vc tem chance de receber. Boa sorte amigo.

    acezario escreveu:
    Rubão6cc escreveu: Daí você monta o diferencial correto pro ano e modelo do seu carro aproveitando as peças do diferencial do desmanche e do seu que foi pro escambau.
    E o cara que bateu vai pagar o conserto? Porque não vai ficar barato. Sempre foi caro fazer diferencial mas agora está pior.

    O mecânico que faz o trabalho para mim disse que o melhor por enquanto é o DANA mesmo, ir no desmanche e comprar em separado a coroa e pinhão. É esta a estratégia... por enquanto.

    Aproveitar a ida ao desmanche e comprar uma porta também.... e uma roda  Crying or Very sad  

    Joey Ramone escreveu:Veja a dica desse tópico e descubra qual é a relação do seu diferencial, assim você elimina a dúvida. As relações mais longas para o 6cc são a 2,73 (que só tem Braseixos) e a  3,07, que na minha opnião é a mais interessante.

    A relação que está hoje.... vamos ter que abrir e contar os dentes mesmo, a gente não conseguiu girar a roda... o semieixo torto está travado dentro do diferencial....

    Sobre o cara que bateu.... o carro dele estava com G5 em todos os vidros, inclusive no para-brisa... olha nas fotos... e não parou para olhar ao atravessar a rodovia... sim, é uma rodovia!  Mad 🗯

    Escutei que ele não tem seguro, que está desempregado e trabalhando como autônomo, ... e agora não me responde os zapzaps.... Evil or Very Mad

    Já estou vendo que vou ter que ir atrás de Indenização por dano material...  Rolling Eyes

    opala4cc e acezario gostam desta mensagem

    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 803
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Gerald Sex 26 Ago - 18:23:49

    acezario escreveu:
    Mas não sei qual é a relação... é um Diplomata 89 6cc 4 marchas... elas são beemmmm longas... (em primeira chegava a 60 km/h...)
    Se chegava a 60 km/h em primeira, o diferencial deve ser o original Braseixos com relação 2.73:1 que equipava o Diplomata 89.





    acezario escreveu:
    Estava pesquisando justamente isso, na minha cabeça, poderia desentortar o diferencial e trocar somente o semieixo.

    Pensando melhor, desentortar o tubo do semi-eixo talvez seja a melhor solução. Como comentei num post anterior, a dúvida é se a precisão original poderia ser restabelecida. Creio que a precisão original possa ser restabelecida sem precisar de gabaritos especiais.

    O que se deseja no final é que a rodas traseiras fiquem perfeitamente alinhadas, isto é os planos das rodas devem ficar paralelos. Para conferir o paralelismo, em princípio basta medir a distância entre 4 pares de pontos da periferia em cada roda. Esses pontos devem estar preferencialmente a 90 graus. Quando os planos das rodas estão paralelos as 4 distâncias serão iguais. A aferição pode ser feita com o conjunto diferencial ainda não montado no monobloco.

    O desentortamento do tubo do semi-eixo da roda direita oferece a vantagem de ser um trabalho relativamente barato e de reaproveitar todas a peças do diferencial original. Comprar um conjunto diferencial usado ou recondicionado sempre traz o risco de se receber uma peça com defeitos ocultos (desgastes, desajuste, etc.). Sempre que possível, melhor é reaproveitar uma peça que era sabidamente boa.






    NOTA:
    Tem gente vendendo o diferencial Braseixos 2.73:1 no ML. O preço está na faixa de 4000 reais:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1225467306-diferencial-braseixos-opala-273-6cc-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=e7ef3fec-bdbe-4a9e-9768-c613e2bb407a

    O vendedor acima fala que é o diferencial recondicionado, mas apresenta o produto como "novo".... Novo é quando o produto sai de fábrica e nunca foi usado!


    Tem um outro diferencial, também anunciado como novo, por 4.500 reais, mas pelo menos esse tem uma chance maior de ser novo de verdade:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2764333961-diferencial-braseixos-opala-caravan-15x41-273-6cilindros-6cc-_JM#position=2&search_layout=stack&type=item&tracking_id=f501c5b9-881d-4c05-8385-bea7215f01e4

    acezario gosta desta mensagem

    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 62
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por acezario Seg 29 Ago - 9:12:43

    Bom dia Senhores,

    Confirmado, a coroa tem 41 dentes e o pinhão tem 15 dentes.

    Dividindo 41 por 15 temos 2,733.  (modo arcaico de descobrir isso, eu sei....)

    Ao contrário do que eu havia dito, é um Braseixos. O Rubão6cc estava certo.

    Ele me disse que quando a tampa do diferencial é toda oval, é um diferencial Braseixos. Quando a tampa é circular na parte superior e inferior, mas nas laterais – por onde saem os tubos – são retas, então é um diferencial DANA.

    O DANA tem a relação 3,54 – que é do Opala 4cc e 3,07 que é do Opala 6cc.

    Só o Braseixos tem a relação 2,73 que é para o Opala 6cc. Braseixos também têm 3,07.

    Esta semana vamos baixar todo o eixo e ver o tamanho do dano... Gerald, ainda não descartamos desentortar o tubo. A coroa, pinhão e planetária estão em boas condições visualmente – mas está tudo travado... não faz sentido ou estamos sem força para girar a roda... mas era uma sexta a noite, depois de algumas bohemia....

    Vida que segue... conforme for avançando, vou relatando por aqui.

    Diplo87, Rubão6cc e Marcos Marcos gostam desta mensagem

    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 51
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Diplo87 Qua 31 Ago - 14:43:15

    Cara que zica, boa sorte aí no reparo.

    acezario gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7374
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por opala4cc Qui 24 Nov - 14:37:05

    Uma pena o que aconteceu com seu carro. Eu adoro diplomatas pretos!
    Eu não confiaria nessa estratégia de desentortar o tubo do diferencial. Além disso, o semi-eixo deve ter entortado também. É muito perigoso desentortar o semi-eixo. O metal encrua quando conformado a frio. E quando tenta voltar para o lugar, pode abrir microfissuras. Isso é que nem ponta de eixo dianteira: não aceita desempeno por causa do risco de acidentes futuros. São peças submetidas a carregamentos cíclicos e as microfissuras podem crescer até o colapso.
    Então, no mínimo o semi-eixo vai ter que ser trocado. Sobre o tubo da carcaça, talvez devesse comprar um braseixos do 4 cilindros em um desmanche (ainda mais barato que o dana do 4 cilindros) e fazer um transplante daquilo que ainda presta no seu para a carcaça do braseixos do 4 cilindros. Pelo catálogo eletrônico, o semi-eixo do diferencial braseixos de 4 cilindros pode ser usado em um 6 cilindros, desde que tudo seja braseixos (de 1974 até 1992).
    Na minha opinião, é a opção mais barata.
    Acho bastante discutível o cara ter um ford K, estar todo "fudid*" financeiramente mas ter dinheiro para desperdiçar em uma película automotiva destas. Aposto até que ele tem um som bem bonzinho no painel do carro. É verdade que não se tira dinheiro de quem não tem, mas dá vontade de botar o cara na justiça para tentar terminar em uma busca e apreensão do carro dele para ensinar uma lição ao "mané". Quer apostar que a esta altura o carro dele já está consertado e repintado?
    Entretanto, reconheço que de fato só um advogado com experiência nessa área de acidentes de trânsito pode lhe dar dicas factíveis sobre as suas possibilidades.

    acezario gosta desta mensagem

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15451
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 26 Nov - 6:46:54

    acezario: novidades?


    _________________
    Mágoa De Opaleiro Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    -GTO-
    -GTO-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Localização : Jundiaí
    Modelo do carro : Diplomata 87/87
    Cilindros : 6cc 4.1
    Data de inscrição : 19/02/2021

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por -GTO- Dom 27 Nov - 15:44:40

    A casa do opala em limeira, vende a relação 2,73 forjada, caso o intuito seja deixar o Opala longo para viagens, é uma boa

    opala4cc e acezario gostam desta mensagem

    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 62
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por acezario Seg 28 Nov - 18:20:23

    Opa Senhores, boa tarde...

    Pois é... olha a foto do rapaz ai!

    Mágoa De Opaleiro 20221110


    Com que anda o projeto?

    Vamos aos fatos.

    Achei um eixo Dana (ferro-velho) com satélite e semi-árvores bem ok (e preço também) acabei comprando.

    Comprei então Coroa X Pinhão 307 pessoal da casa do Opala, lá de Limeira.

    link

    Lógico que tive que fazer toda a troca de rolamentos, retentores, calços, até os burrinho e as lona eu troquei... tudo novo! Deu um trabalho a adaptação do cardã... teve que ir para um torneiro cortar e balancear.... o cardã do Braseixo é maior que o do Dana.  De resto tranquilo.

    Quando peguei um carro para levar para o funileiro – outro profissional – tomei um susto... ficou muito “torcudo“(fui querer fazer graça quase rodei no meio de uma avenida) Mágoa De Opaleiro 1f601 .... acho que o pneu resecado do step ajudou, ou melhor, me atrapalhou!

    No caminho até o funileiro, acho que escutei o diferencial roncando..., mas como estava muito barulho por causa da porta rasgada, não consegui definir bem.... mas o chamado já está aberto!

    Comprei uma porta também no ferro velho.

    Quanto a roda, elas são Italspeed, fabricação 2002. Deu recuperação. Mas olhando todas as rodas, elas estão com o aro bem fino... de tanto que elas já foram torneadas....se fosse para ficar só em garagem, ok, mas não é o caso.  Estou pensando seriamente em comprar 4 rodas novas do Diplomata 92 – aro 15 – vi que tem muitas fábricas no mercado fazendo rodas... se alguém tiver uma recomendação, agradeço. Vou ficar no aro 15 com rodas “não-cromadas”. O mais próximo do que já é.

    Também vou ter que comprar dois pneus novos...

    Semana passada chegou para mim o Kit Aplique Friso Lateral da FRISART. Posso dizer que o kit é muito bom, só que ele precisa de um pouco de acabamento e preparação para a pintura. Comprei com o pessoal da ZBR Garage & Parts, com o Simon Lira... gente boa, explicou bem como era o produto, o que precisava ser feito e a qualidade... nota 1000!

    link


    É isso aí... aguardem cenas do próximo capítulo.

    jeanbuzzello gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7374
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por opala4cc Seg 28 Nov - 22:39:19

    acezario escreveu:Opa Senhores, boa tarde...

    Pois é... olha a foto do rapaz ai!

    Mágoa De Opaleiro 20221110


    Com que anda o projeto?

    Vamos aos fatos.

    Achei um eixo Dana (ferro-velho) com satélite e semi-árvores bem ok (e preço também) acabei comprando.

    Comprei então Coroa X Pinhão 307 pessoal da casa do Opala, lá de Limeira.

    link

    Lógico que tive que fazer toda a troca de rolamentos, retentores, calços, até os burrinho e as lona eu troquei... tudo novo! Deu um trabalho a adaptação do cardã... teve que ir para um torneiro cortar e balancear.... o cardã do Braseixo é maior que o do Dana.  De resto tranquilo.

    Quando peguei um carro para levar para o funileiro – outro profissional – tomei um susto... ficou muito “torcudo“(fui querer fazer graça quase rodei no meio de uma avenida) Mágoa De Opaleiro 1f601 .... acho que o pneu resecado do step ajudou, ou melhor, me atrapalhou!

    No caminho até o funileiro, acho que escutei o diferencial roncando..., mas como estava muito barulho por causa da porta rasgada, não consegui definir bem.... mas o chamado já está aberto!

    Comprei uma porta também no ferro velho.

    Quanto a roda, elas são Italspeed, fabricação 2002. Deu recuperação. Mas olhando todas as rodas, elas estão com o aro bem fino... de tanto que elas já foram torneadas....se fosse para ficar só em garagem, ok, mas não é o caso.  Estou pensando seriamente em comprar 4 rodas novas do Diplomata 92 – aro 15 – vi que tem muitas fábricas no mercado fazendo rodas... se alguém tiver uma recomendação, agradeço. Vou ficar no aro 15 com rodas “não-cromadas”. O mais próximo do que já é.

    Também vou ter que comprar dois pneus novos...

    Semana passada chegou para mim o Kit Aplique Friso Lateral da FRISART. Posso dizer que o kit é muito bom, só que ele precisa de um pouco de acabamento e preparação para a pintura. Comprei com o pessoal da ZBR Garage & Parts, com o Simon Lira... gente boa, explicou bem como era o produto, o que precisava ser feito e a qualidade... nota 1000!

    link


    É isso aí... aguardem cenas do próximo capítulo.

    Eu acredito que você vai se arrepender de ter comprado este kit paralelo. Eu não sei se as peças deste kit são de plástico ou de fibra, mas elas devem ser muito quebradiças. Já tem até gente vendendo peças quebradas deste kit:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2949640463-aplique-friso-lat-opala-diplomata-91-e-92-completo-cdetalhe-_JM#position=13&search_layout=stack&type=item&tracking_id=2b14524e-5120-4562-a04a-b9a3ee4a856d

    O relato que sempre ouvi destes kits de apliques paralelos é que eles quebram/trincam muito fácil. Inclusive, já li relatos de opaleiros que quebraram apliques paralelos simplesmente lavando o carro. O cara esfregou a esponja ensaboada com um pouco de força para tirar alguma craca grudada no aplique e a simples esfregada com pressão da mão trincou a peça. Outros já relataram quebra por batida de pedra. É verdade que já faz uns 15 anos desde o último relato e é possível até que os kits paralelos fossem de outras marcas que talvez nem existam mais, mas...

    acezario gosta desta mensagem

    -GTO-
    -GTO-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Localização : Jundiaí
    Modelo do carro : Diplomata 87/87
    Cilindros : 6cc 4.1
    Data de inscrição : 19/02/2021

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por -GTO- Ter 29 Nov - 11:18:24

    Peça de reposição de plástico, geralmente é uma porcaria, seja de acabamento ou de uso. Nesses casos ficamos a mercê dos antigos oportunistas para comprar peças de estoque antigo

    acezario gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7374
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por opala4cc Ter 29 Nov - 11:33:00

    -GTO- escreveu:Peça de reposição de plástico, geralmente é uma porcaria, seja de acabamento ou de uso. Nesses casos ficamos a mercê dos antigos oportunistas para comprar peças de estoque antigo

    Via de regra, as de fibra que substituem as de plástico são ainda piores!

    acezario e -GTO- gostam desta mensagem

    luis gobbi
    luis gobbi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 70
    Localização : Vila Velha ES
    Modelo do carro : comodoro sle 4.1S
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 15/01/2021

    Mágoa De Opaleiro Empty magoa

    Mensagem por luis gobbi Qua 30 Nov - 4:55:56

    acezario escreveu:Segunda feira, 7h00 da manhã.... Depois de 2 meses com o carro parado, hoje resolvi “carregar a bateria” e ir trabalhar com o Opalão.... olha o desastre....

    Mágoa De Opaleiro Img_0710


    Cruzamento em nível em rodovia... o camarada atravessa sem olhar... a longarina do KA rasgou a porta, roda e pneu...


    Mágoa De Opaleiro Img_0711

    No Animals Were Harmed

    Por sorte estava a menos de 40km/h e deu para desviar de bater com a frente nele, senão ia ter um opala no colo dele...

    Coloquei o step na roda traseira.... completamente divergente.... Crying or Very sad... sinte cheiro de muiitos problemas com longarinas....

    Agora vai começar a via sacra, comprar porta, roda, pneu, ....



    P.S. Grato por ninguém ter se machucado 🙏🏻.

    muito chato isso.
    se precisar, tenho uma porta original , zerada

    acezario gosta desta mensagem

    Berlindo
    Berlindo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Localização : Campinas/SP
    Modelo do carro : Caravan Standard 1976 2500 4 CIL
    Cilindros : 4 CIL 2.5
    Data de inscrição : 22/11/2021

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Berlindo Qua 30 Nov - 7:38:31

    Eu vi um cara vendendo um friso desses no Instagram, chama-se Beco do Opala. Não sei se é original, mas fica a dica.

    acezario gosta desta mensagem

    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 62
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por acezario Sex 2 Dez - 7:03:34

    Bom dia Senhores,

    O opala4cc falou... O opala4cc avisou....

    Bom, deixa eu contextualizar para não ser injusto.

    Os frisos que estão no meu carro são os originais da GM, têm um encaixe perfeito, por dentro tem guias com suportes de metal, toda furação certinha, curvaturas.... perfeito!

    Aí fomos comparar com os frisos que chegaram, ...  Mágoa De Opaleiro 314864

    Mágoa De Opaleiro Img_1410
    Caixa de ar -> Na parte interna do friso comprado, veio uma fita dupla-face de qualidade muito boa mesmo....


    Eles não encaixam na lataria, não tem os suportes metálicos internos, daria um trabalho artesanal infernal para instalá-los... não é impossível, mas....

    De fato, eu só precisaria de 3 peças do kit, o aplique da porta traseira, o da roda e o da caixa de ar.

    Mágoa De Opaleiro Porta10
    Este é o da porta, também com dupla-face nas bordas....

    Mágoa De Opaleiro Caixa_11
    Este é o da caixa de ar, nesta foto dá para ver a fita dupla-face

    Mágoa De Opaleiro Caixa_10
    Como a peça original foi tele-transportada, vamos ter que usar esta do kit....

    Bom, depois de muita conversa com o pessoal que está fazendo a funilaria, resolvemos o seguinte.

    Porta Traseira e caixa de ar -> Vamos usar o original e emendar as partes que faltam com o kit comprado.

    Roda-> Esse não tem jeito, 100% do kit comprado...

    Vida que segue!

    P.S. Ahhh... apareceu uma variável nova, na batida o chicote da porta ficou em curto e drenou toda a bateria, é uma Heliar 70A com dois anos e meio, carro de garagem. Bom, já arrumamos o chicote, demos uma(várias) carga na bateria, mas a disgramada não segura a carga de jeito nenhum... acho que terei que comprar uma bateria nova....

    opala4cc gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7374
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por opala4cc Sex 2 Dez - 8:37:58

    Essa última peça de aplique que você postou foto, é a mais difícil de achar original gm. As oitras, ainda aparecem originais usadas à venda no mercadolivre. Eu compraria as originais usadas e se faltar alguma, esperaria aparecer no ml. O kit comprado paralelo é um aprendizado. Faz parte da vida de opaleiro. Tamo junto!
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3626
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Paulo Corso Ter 18 Abr - 15:39:39

    Em relação às rodas, a italspeed ainda fabrica rodas 92 aro 15. Eu cheguei comprar um jogo delas alguns anos atrás por 1,3k na época que pediam 2 k num jogo gm. Só foram emboram pra entrar os hankooks.


    _________________
    Mágoa De Opaleiro 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257

    acezario gosta desta mensagem

    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 62
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por acezario Qua 19 Abr - 16:14:12

    Opa Paulo!

    Já estou rodando com ele com a roda recuperada... deu balanceamento, tudo certo.... mas ficou aquela sensação de insegurança.

    Está com pneus novos (205/60/15).

    Mesmo as rodas que não foram “acidentadas” estão com o aro fino – inspeção visual minha e comentários reforçado pelo profissional que fez a recuperação da roda.

    Pode ser tudo uma cisma minha, porque não tenho parâmetros para afirmar se as medidas das rodas estão dentro das tolerâncias... uma hora faço as medidas das minhas rodas e posto aqui para um bate-papo mais aprofundado!

    Mas já decidi que vou comprar rodas novas.... já fiz o pedido de orçamento para a chefa... Cool  aguardando liberação de fundos da diretoria! Very Happy

    Ainda sobre esse triste evento:

    O Opala4cc acertou! Pensa num arrependimento de ter comprado este kit paralelo. Ficou muito destoante visualmente entre o original e o paralelo. Cheguei a pensar de fazer toda a lateral com o paralelo, bendita a hora que não o fiz! Conforme você instala, ele deforma... não conseguimos fazer o encaixe perfeito com a lata....é muito ruim! Por enquanto vai ficar assim.

    Outra coisa é o diferencial novo. Ronca que parece uma sirene de fábrica. É muito alto o ronco, incomoda mesmo!  E a partir de uma velocidade, começa a assobiar.... ai parece barulho de rolamento de roda...

    O mecânico que fez a troca do diferencial pediu para rodar pelo menos um 500KM com o carro para ver o comportamento – e ajudar o diagnóstico! Já rodei um 300km... acho que já está na hora de fazer uma nova visita para ele.

    Escuto muito o pessoal falar que DANA é assim mesmo, que como eu comprei coroa e pinhão forjado é isso mesmo... essas coisas.... particularmente eu não acredito nisso. Se está roncando, tem problema de ajuste de folga... ou pode ser um rolamento ruim!

    Bateria do carro tive de trocar mesmo.

    A porta “nova” não está fechando bem. Já tentamos ajustar a porta de toda maneira. Para ficar alinhada, fica dura para fechar – tem que bater. Para ficar com o fechamento tranquilo, fica desalinhada, pouca coisa para fora. Como a borracha é nova, está muito dura. Tenho a esperança de que com o tempo ela vá amaciar e permitir o fechamento correto... ou achar alguém que saiba resolver o problema.

    É isso!

    Mágoa De Opaleiro Img_2910
    Resultado final... até o momento
    Berlindo
    Berlindo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Localização : Campinas/SP
    Modelo do carro : Caravan Standard 1976 2500 4 CIL
    Cilindros : 4 CIL 2.5
    Data de inscrição : 22/11/2021

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Berlindo Qua 19 Abr - 16:43:31

    Cara esse borrachão tá um crime com seu belo carro, opinião pessoal, OK?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7374
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por opala4cc Qua 19 Abr - 17:26:08

    acezario escreveu:Opa Paulo!

    Já estou rodando com ele com a roda recuperada... deu balanceamento, tudo certo.... mas ficou aquela sensação de insegurança.

    Está com pneus novos (205/60/15).

    Mesmo as rodas que não foram “acidentadas” estão com o aro fino – inspeção visual minha e comentários reforçado pelo profissional que fez a recuperação da roda.

    Pode ser tudo uma cisma minha, porque não tenho parâmetros para afirmar se as medidas das rodas estão dentro das tolerâncias... uma hora faço as medidas das minhas rodas e posto aqui para um bate-papo mais aprofundado!

    Mas já decidi que vou comprar rodas novas.... já fiz o pedido de orçamento para a chefa... Cool  aguardando liberação de fundos da diretoria! Very Happy

    Ainda sobre esse triste evento:

    O Opala4cc acertou! Pensa num arrependimento de ter comprado este kit paralelo. Ficou muito destoante visualmente entre o original e o paralelo. Cheguei a pensar de fazer toda a lateral com o paralelo, bendita a hora que não o fiz! Conforme você instala, ele deforma... não conseguimos fazer o encaixe perfeito com a lata....é muito ruim! Por enquanto vai ficar assim.

    Outra coisa é o diferencial novo. Ronca que parece uma sirene de fábrica. É muito alto o ronco, incomoda mesmo!  E a partir de uma velocidade, começa a assobiar.... ai parece barulho de rolamento de roda...

    O mecânico que fez a troca do diferencial pediu para rodar pelo menos um 500KM com o carro para ver o comportamento – e ajudar o diagnóstico! Já rodei um 300km... acho que já está na hora de fazer uma nova visita para ele.

    Escuto muito o pessoal falar que DANA é assim mesmo, que como eu comprei coroa e pinhão forjado é isso mesmo... essas coisas.... particularmente eu não acredito nisso. Se está roncando, tem problema de ajuste de folga... ou pode ser um rolamento ruim!

    Bateria do carro tive de trocar mesmo.

    A porta “nova” não está fechando bem. Já tentamos ajustar a porta de toda maneira. Para ficar alinhada, fica dura para fechar – tem que bater. Para ficar com o fechamento tranquilo, fica desalinhada, pouca coisa para fora. Como a borracha é nova, está muito dura. Tenho a esperança de que com o tempo ela vá amaciar e permitir o fechamento correto... ou achar alguém que saiba resolver o problema.

    É isso!

    Mágoa De Opaleiro Img_2910
    Resultado final... até o momento

    Os apliques têm solução fácil: entra no mercadolivre e vai comprando aos poucos as peças originais GMB à venda. Algumas até aparecem zero Km à venda. Outras, são usadas. O importante é que: 1)sejam originais GMB, 2)se usadas, tenham TODAS as travas no verso, pois as travas não são peças com reposição e 3)se usadas, podem até estarem um pouco riscadas de alguma raspada, mas que não estejam quebradas.
    Sobre o ajuste da porta, ele é muito difícil de fazer. Você não é o primeiro a ter este problema. Fale com o diplo87. Ele conhece os Orlandini, aqueles caras que fazem restaurações para o Badolato. Eles com certeza sabem como acertar a porta, pois o ajuste final é trabalho de funileiro. Mas tem o problema da borracha nova: ela dificulta muito esse acerto do fechamento e alinhamento da porta. O problema é a baixa qualidade das borrachas de porta. O Badolato vive se queixando disso.
    Pelo menos por algum tempo você vai ter que conviver com a porta alinhada mas com alguma dificuldade para fechar suavemente. Lamento.

    Sobre o diferencial, os rolamentos são TODOS novos?

    acezario gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7374
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por opala4cc Qua 19 Abr - 17:30:23

    Berlindo escreveu:Cara esse borrachão tá um crime com seu belo carro, opinião pessoal, OK?

    É culpa desses "lixos" de peças paralelas. pale

    Tomara que o funileiro não tenha removido os pininhos que tem na caixa de ar e na folha da porta para encaixar os apliques originais. Se removeu... aí vai ser um PROBLEMA recolocar os apliques originais!

    acezario gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7374
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por opala4cc Qui 20 Abr - 0:33:56

    olha só: https://pr.olx.com.br/regiao-de-curitiba-e-paranagua/autos-e-pecas/pecas-e-acessorios/carros-vans-e-utilitarios/jogo-aplique-lateral-borrachao-opala-diplomata-1992-1169306693?lis=listing_no_category

    acezario gosta desta mensagem

    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 62
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por acezario Qui 20 Abr - 11:00:26

    Berlindo escreveu:Cara esse borrachão tá um crime com seu belo carro, opinião pessoal, OK?

    Posso te falar? na foto ficou até bonito, ao vivo está MUUIIIOOTOO pior.. a extremidade dela não é 100% alinhada com a lata, ou seja, têm vão entre a peça plástica e a porta.... colado com fita dupla-face... Mágoa De Opaleiro 787251

    Já comprei essa peça, falta a peça da porta e o filete de borracha.

    Mágoa De Opaleiro 111

    opala4cc escreveu:Os apliques têm solução...

    Paulo, estou trabalhando nisso. Falta o aplique da porta traseira LD e o filete de borracha. Obrigado pela ajuda. O que está mais difícil é o filete de borracha...

    Me recomendaram este.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1885752879-friso-aplique-faixa-opala-91-92-caravan-comodoro-diplomata-_JM#reco_item_pos=0&reco_backend=univb-vip&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-v2p&reco_id=a0e52e10-44ce-4094-bf99-ad9549b53f26

    opala4cc escreveu:Tomara que o funileiro não tenha removido os pininhos que tem na caixa de ar e na folha da porta para encaixar os apliques originais....

    Estou juntando todas as peças para então fazer o trabalho.... ainda não desmontei para ver como que ficou... mas tenho dúvidas de qual presilha é usada originalmente....

    https://lista.mercadolivre.com.br/opala-presilha-friso#D[A%20presilha%20friso]

    opala4cc escreveu:Sobre o diferencial, os rolamentos são TODOS novos?

    Rolamento lateral da coroa, o traseiro e o dianteiro do pinhão! Foi o que eu comprei... estranhei agora nesta lista que não tem o rolamento de roda...(está na nota da oficina mecânica).

    ahhh... um último ponto, lembra que eu troquei de Braseixos(273) para Dana (307)... pois é, tenho que trocar o pinhão do velocimetro. Quando no velocimetro está marcando 100km/h, no waze marca 88km/h.

    Comprei esta daqui, mas ainda não intalei também....

    https://shopee.com.br/Pinh%C3%A3o-Do-Cabo-Velocimetro-Opala-6cc-83-84-85-Azul-20-Dentes-i.565445070.12389752633


    é senhores, é um processo que ainda está em andamento... neste meio tempo estourou a base de plastico da mengueira da DH... fez uma lambança dentro do cofre do motor... já arrumado e limpo. Comprei um reservatório novo da DH.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2016916087-reservatorio-hidraulico-zf-opala-apos-1987-_JM
    Berlindo
    Berlindo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Localização : Campinas/SP
    Modelo do carro : Caravan Standard 1976 2500 4 CIL
    Cilindros : 4 CIL 2.5
    Data de inscrição : 22/11/2021

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Berlindo Qui 20 Abr - 14:18:58

    Vale a pena vc ir atrás dessa peça, seu carro tá lindo e eu ñ sei vc, mas eu se fico olhando pra isso toda vez que chego perto do carro, fico puto da vida kkk

    O Fabiano do Beco do Opala tinha uma, só não sei de que lado. https://www.instagram.com/beco_do_opala_/
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7374
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por opala4cc Qui 20 Abr - 15:39:24

    São dois tipo de presilha.
    Nos apliques que têm friso de borracha, atrás do aplique por debaixo do friso de borracha vai este tipo de presilha:

    https://lista.mercadolivre.com.br/acessorios-veiculos/pecas-carros-caminhonetes/52280117_OrderId_PRICE_NoIndex_True

    E por trás do aplique, onde houver aquelas alças plásticas em forma de gancho, vai na lataria esta presilha:

    ]https://lista.mercadolivre.com.br/52264649#D[A:52264649]
    Essa última presilha vai fazer você vai CHORAR de dor, porque aquele escorpião que fica dentro do bolso vai ferroar você múltiplas vezes.

    Sobre os rolamentos do diferencial, tem também rolamentos na ponta dos semi-eixos e estes rolamentos são bem chatos de trocar.

    As saídas de mangueiras que ficam embaixo do reservatório da DH costumam quebrar quando apertam com excesso de força as braçadeiras das mangueiras. É por esse motivo que as montadoras usam braçadeiras elásticas - ao invés das braçadeiras de aparafusar - nos bocais plásticos dos carros mais modernos.

    acezario gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7374
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por opala4cc Qui 20 Abr - 15:47:54

    Esqueci de mencionar: no arco das caixas de roda, onde termina, os apliques, também vão estes rebites plásticos, que TALVEZ você precise:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2017648826-10-presilhas-parachoque-paralama-audi-a3-a4-a6-a8-tt-rs4-_JM#position=2&search_layout=stack&type=item&tracking_id=f5c1a182-9357-41db-afa2-60e6aea9746c

    Se não me engano, você vai precisar de três unidades.

    acezario gosta desta mensagem

    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 62
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por acezario Qui 20 Abr - 16:28:10

    Paulo, valeu demais! Conforme eu for fazendo, vou postando aqui.

    opala4cc gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    Mágoa De Opaleiro Empty Re: Mágoa De Opaleiro

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 20 Set - 20:49:16