Obs: Suspensão feita toda nova faz um ano. O carro não é rebaixado. A única coisa de diferente era as rodas 17 pneus 225.
Última edição por Marcos Marcos em Sáb 27 Ago - 17:34:29, editado 3 vez(es)
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Marcos Marcos escreveu:Fiquei pensativo, pois sempre é falado que o pivô gosta de quebrar mais que qualquer outra coisa na suspensão, então se a bucha está assim, o pivô tbm poderia estar ruim. Mas como o pessoal falou, eu tbm acho que foi mal montado. Vou pedir as buchas axios e fazer a troca, e dar um conferida nos pivos, mas acredito que com esse tempo e quilometragem esteja muito bons ainda. Aqui em casa a saída para a rua é uma descida de uns 25 graus e 45 graus em relação a via, ou seja, uma roda sai antes que a outra pra rua, seria quase que passar um quebra molas atravessado. Não sei se não está forçando a estrutura do carro, pois da pra sentir o carro e suspensão trabalhar bem fora da altura normal.
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Sim, vou olhar ela, acho que um pingo de solda resolve. Senão, acredito que é folga na bandeja.Lucas Uliana escreveu:Se ela deslocou provavelmente vai ter que substituí-la, meu Opala os parafusos de fixação da bandeja superior afrouxaram fazendo com que a bucha da bandeja superior deslocasse. Ou seja, começou um nhec nhec na suspensão. Ainda não fiz o trampo de substituir pois a M.O pra trocar a bucha da bandeja superior é mais chatinha. No seu caso, talvez com um pingo de solda resolva, mas só analisando mesmo.
Marcos Marcos escreveu:Sim, vou olhar ela, acho que um pingo de solda resolve. Senão, acredito que é folga na bandeja.Lucas Uliana escreveu:Se ela deslocou provavelmente vai ter que substituí-la, meu Opala os parafusos de fixação da bandeja superior afrouxaram fazendo com que a bucha da bandeja superior deslocasse. Ou seja, começou um nhec nhec na suspensão. Ainda não fiz o trampo de substituir pois a M.O pra trocar a bucha da bandeja superior é mais chatinha. No seu caso, talvez com um pingo de solda resolva, mas só analisando mesmo.
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opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Sim, vou olhar ela, acho que um pingo de solda resolve. Senão, acredito que é folga na bandeja.
Pelo que vi nas fotos, é a bucha mesmo. A bandeja já é do modelo 80 a 92 reprojetado, onde a bucha entra em um tubo de aço. No modelo antigo de 80 a 92 eram dois olhais paralelos sem o tubo, onde a bandeja era prematuramente danificada por extração/colocação imperita (sem o afastador) que entortava os olhais e/ou pelo empenamento da bandeja porque tem muita gente que insiste em colocar o copo da macaco hidráulico embaixo da bandeja para suspender parcialmente o carro.
Nas fotos vê-se que a parte de borracha da bucha se descolou da bainha externa metálica no lado flangeado da bucha e no outro lado da bucha uma fissura entre a bainha interna metálica e a camada de borracha.
Conclusão: o parafuso que passa na bucha foi apertado com o carro suspenso. A bucha trabalhou torcida e o miolo de borracha se separou das bainhas externa e interna. Assim, o miolo de borracha se deslocou alguns milímetros para fora. Se nenhuma lambança foi cometida na bandeja em si pelo instalador, ela ainda pode ser reutilizada com uma nova bucha.
Talvez seja uma boa ideia 1) trocar também a bucha do outro lado e 2)trocar de mecânico. Não quero fazer críticas ao mecânico, mas até onde sei o procedimento de apertar os parafusos da suspensão com o carro no chão vale para todos os carros. Talvez haja exceções na indústria automobilística, mas a regra é essa. Se o cara é profissional da área e não sabe de algo tão básico...
Marcos Marcos escreveu:opala4cc escreveu:
Pelo que vi nas fotos, é a bucha mesmo. A bandeja já é do modelo 80 a 92 reprojetado, onde a bucha entra em um tubo de aço. No modelo antigo de 80 a 92 eram dois olhais paralelos sem o tubo, onde a bandeja era prematuramente danificada por extração/colocação imperita (sem o afastador) que entortava os olhais e/ou pelo empenamento da bandeja porque tem muita gente que insiste em colocar o copo da macaco hidráulico embaixo da bandeja para suspender parcialmente o carro.
Nas fotos vê-se que a parte de borracha da bucha se descolou da bainha externa metálica no lado flangeado da bucha e no outro lado da bucha uma fissura entre a bainha interna metálica e a camada de borracha.
Conclusão: o parafuso que passa na bucha foi apertado com o carro suspenso. A bucha trabalhou torcida e o miolo de borracha se separou das bainhas externa e interna. Assim, o miolo de borracha se deslocou alguns milímetros para fora. Se nenhuma lambança foi cometida na bandeja em si pelo instalador, ela ainda pode ser reutilizada com uma nova bucha.
Talvez seja uma boa ideia 1) trocar também a bucha do outro lado e 2)trocar de mecânico. Não quero fazer críticas ao mecânico, mas até onde sei o procedimento de apertar os parafusos da suspensão com o carro no chão vale para todos os carros. Talvez haja exceções na indústria automobilística, mas a regra é essa. Se o cara é profissional da área e não sabe de algo tão básico...
Opa, vou pedir as buchas então. Eu mesmo estou fazendo a manutenção agora, gastei muito em mão de obra quando peguei o carro. Só me tira uma dúvida, ali onde se refere a bandeja do modelo 80 92 reprojetado, não seria 90 92? Então eu devo comprar as buchas pelo ano da bandeja, não pelo ano do carro
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Marcos Marcos escreveu:opala4cc escreveu:
Pelo que vi nas fotos, é a bucha mesmo. A bandeja já é do modelo 80 a 92 reprojetado, onde a bucha entra em um tubo de aço. No modelo antigo de 80 a 92 eram dois olhais paralelos sem o tubo, onde a bandeja era prematuramente danificada por extração/colocação imperita (sem o afastador) que entortava os olhais e/ou pelo empenamento da bandeja porque tem muita gente que insiste em colocar o copo da macaco hidráulico embaixo da bandeja para suspender parcialmente o carro.
Nas fotos vê-se que a parte de borracha da bucha se descolou da bainha externa metálica no lado flangeado da bucha e no outro lado da bucha uma fissura entre a bainha interna metálica e a camada de borracha.
Conclusão: o parafuso que passa na bucha foi apertado com o carro suspenso. A bucha trabalhou torcida e o miolo de borracha se separou das bainhas externa e interna. Assim, o miolo de borracha se deslocou alguns milímetros para fora. Se nenhuma lambança foi cometida na bandeja em si pelo instalador, ela ainda pode ser reutilizada com uma nova bucha.
Talvez seja uma boa ideia 1) trocar também a bucha do outro lado e 2)trocar de mecânico. Não quero fazer críticas ao mecânico, mas até onde sei o procedimento de apertar os parafusos da suspensão com o carro no chão vale para todos os carros. Talvez haja exceções na indústria automobilística, mas a regra é essa. Se o cara é profissional da área e não sabe de algo tão básico...
Opa, vou pedir as buchas então. Eu mesmo estou fazendo a manutenção agora, gastei muito em mão de obra quando peguei o carro. Só me tira uma dúvida, ali onde se refere a bandeja do modelo 80 92 reprojetado, não seria 90 92? Então eu devo comprar as buchas pelo ano da bandeja, não pelo ano do carro
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opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Opa, vou pedir as buchas então. Eu mesmo estou fazendo a manutenção agora, gastei muito em mão de obra quando peguei o carro. Só me tira uma dúvida, ali onde se refere a bandeja do modelo 80 92 reprojetado, não seria 90 92? Então eu devo comprar as buchas pelo ano da bandeja, não pelo ano do carro
Não. Você está confundindo a bandeja dianteira com a bandeja traseira. A bandeja dianteira inferior é a mesma de 1969 até 1979. Depois, é outro modelo (que mais tarde foi reprojetado na parte de inserção da bucha) de 1980 até 1992.
Já as bandejas traseiras, são as mesmas de 1969 até 1990. Em 1991 e 1992, a GMB mudou a posição da alcinha onde prende o freio de estacionamento na bandeja traseira. Mas não se acha mais a bandeja traseira específica para os 91 a 92. Logo, coloca-se as do 1969 até 1990 nos 91 a 92.
Opa, blz? Vou tentar desmontar a suspensão agora a tarde, postarei fotos mais detalhadas da bucha e da bandeja desmontadas.opala4cc escreveu:opala4cc escreveu:
Não. Você está confundindo a bandeja dianteira com a bandeja traseira. A bandeja dianteira inferior é a mesma de 1969 até 1979. Depois, é outro modelo (que mais tarde foi reprojetado na parte de inserção da bucha) de 1980 até 1992.
Já as bandejas traseiras, são as mesmas de 1969 até 1990. Em 1991 e 1992, a GMB mudou a posição da alcinha onde prende o freio de estacionamento na bandeja traseira. Mas não se acha mais a bandeja traseira específica para os 91 a 92. Logo, coloca-se as do 1969 até 1990 nos 91 a 92.
Marcos:
Eu estava olhando mais fotos dessa bandeja, do modelo reprojetado. Na foto abaixo, onde escrevi "flange metálico da bucha", acho que é da própria bandeja mesmo. A bucha se deslocou para fora do alojamento e parece estar também danificada. Como é uma bucha axios, não deveria ter acontecido, a não ser que na colocação tenham feito uma cagada muito grande. Você só vai saber o motivo da bucha ter saído do lugar na hora que desmontar. Tem que ver se a nova bucha vai entrar com a pressão correta, normal. Se a bucha entrar muito fácil, o tubo da bandeja está danificado/fora do padrão ou a bainha externa da bucha está danificada.
Bandeja bosch e cofap são primeira linha. Grazzimetal era feita com chapa mais fina há uns 15 anos atrás (hoje eu não sei) e era considerada segunda linha. "MK" eu nunca comprei, pois surgiu bem depois no mercado.
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As marcas foram do uso com a bucha deslocada. A bainha externa está bem firme na luva da bandeja, a bandeja parece estar boa, só vou precisar trocar a bucha. Acho que vou tentar na morsa, vou ver se consigo os diâmetros dos tubos, ou um tarugo e um tubo.opala4cc escreveu:
Existia um extrator lá no tempo que Don Don jogava no Andaraí. Hoje, ou você fabrica o extrator com os copos adequados ou leva para a prensa, com os tubos adequados.
Acho que ela realmente se desprendeu da bainha metálica externa dela...
Foi você quem esmerilhou a lateral da bandeja e da bucha? Ou aquilo foi com o uso?!?
Se você tiver um soquete (cachimbo) com a medida levemente inferior à medida da bainha externa da bucha e um pedaço de cano metálico cujo diâmetro interno seja um pouco maior do que o diâmetro do flange da bainha externa da bucha com profundidade um pouco maior do que o comprimento da bucha, você pode sacar a bucha com uma morsa grande de bancada.
Marcos Marcos escreveu:As marcas foram do uso com a bucha deslocada. A bainha externa está bem firme na luva da bandeja, a bandeja parece estar boa, só vou precisar trocar a bucha. Acho que vou tentar na morsa, vou ver se consigo os diâmetros dos tubos, ou um tarugo e um tubo.opala4cc escreveu:
Existia um extrator lá no tempo que Don Don jogava no Andaraí. Hoje, ou você fabrica o extrator com os copos adequados ou leva para a prensa, com os tubos adequados.
Acho que ela realmente se desprendeu da bainha metálica externa dela...
Foi você quem esmerilhou a lateral da bandeja e da bucha? Ou aquilo foi com o uso?!?
Se você tiver um soquete (cachimbo) com a medida levemente inferior à medida da bainha externa da bucha e um pedaço de cano metálico cujo diâmetro interno seja um pouco maior do que o diâmetro do flange da bainha externa da bucha com profundidade um pouco maior do que o comprimento da bucha, você pode sacar a bucha com uma morsa grande de bancada.
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Hj baixei o carro do cepo, e apertei a bucha da bandeja inferior com o carro no chão. Quando tinha desmontado a suspensão aproveitei e cortei 1.25 elo, aro 15 com pneu perfil 60 o pneu ficava muito longe do paralama, e o carro muito alto. Confesso que baixou um pouco mais do que eu esperava, mas gostei do resultado em relação a dirigibilidade, pois se manteve macio e com mais firmeza, foi essa impressão que tive. Ainda não baixei a traseira. Me perdoem os puristas, mas ficou muito melhor de andar.opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:
As marcas foram do uso com a bucha deslocada. A bainha externa está bem firme na luva da bandeja, a bandeja parece estar boa, só vou precisar trocar a bucha. Acho que vou tentar na morsa, vou ver se consigo os diâmetros dos tubos, ou um tarugo e um tubo.
É, então foi porque os parafusos foram apertados com o carro suspenso. Torceu as buchas...
Marcos Marcos escreveu:Só não sei se tem que apertar a bucha até sair água. Dei um aperto com força razoável.
Marcos Marcos escreveu:Hj baixei o carro do cepo, e apertei a bucha da bandeja inferior com o carro no chão. Quando tinha desmontado a suspensão aproveitei e cortei 1.25 elo, aro 15 com pneu perfil 60 o pneu ficava muito longe do paralama, e o carro muito alto. Confesso que baixou um pouco mais do que eu esperava, mas gostei do resultado em relação a dirigibilidade, pois se manteve macio e com mais firmeza, foi essa impressão que tive. Ainda não baixei a traseira. Me perdoem os puristas, mas ficou muito melhor de andar.opala4cc escreveu:
É, então foi porque os parafusos foram apertados com o carro suspenso. Torceu as buchas...
Creio que não afete a estrutura do carro, o amortecedor trabalha um pouco fora da altura normal de trabalho. E como não está dando fim de curso no amortecedor, talvez ele só dure um pouco menos. Mas na questão do carro, o primeiro elo da mola é praticamente plano, ou seja, está ali somente para apoio, tirar um elo baixa somente a altura do arame do elo, a partir do primeiro elo que a altura muda mais, 0.25 é apenas metade de meio elo, o que eu vejo quase que como insignificante para o conjunto total da suspensão. Como disse, vejo problema somente para o amortecedor.opala4cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Hj baixei o carro do cepo, e apertei a bucha da bandeja inferior com o carro no chão. Quando tinha desmontado a suspensão aproveitei e cortei 1.25 elo, aro 15 com pneu perfil 60 o pneu ficava muito longe do paralama, e o carro muito alto. Confesso que baixou um pouco mais do que eu esperava, mas gostei do resultado em relação a dirigibilidade, pois se manteve macio e com mais firmeza, foi essa impressão que tive. Ainda não baixei a traseira. Me perdoem os puristas, mas ficou muito melhor de andar.
Olha, não é só uma questão de purismo. É principalmente questão de longevidade do carro. A não ser que você só trafegue por vias asfaltadas sem ondulações, buracos, remendos desnivelados, quebra-molas e tampas de bueiro desniveladas.
Marcos Marcos escreveu:Hj baixei o carro do cepo, e apertei a bucha da bandeja inferior com o carro no chão. Quando tinha desmontado a suspensão aproveitei e cortei 1.25 elo, aro 15 com pneu perfil 60 o pneu ficava muito longe do paralama, e o carro muito alto. Confesso que baixou um pouco mais do que eu esperava, mas gostei do resultado em relação a dirigibilidade, pois se manteve macio e com mais firmeza, foi essa impressão que tive. Ainda não baixei a traseira. Me perdoem os puristas, mas ficou muito melhor de andar.opala4cc escreveu:
É, então foi porque os parafusos foram apertados com o carro suspenso. Torceu as buchas...
Rubão6cc escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Hj baixei o carro do cepo, e apertei a bucha da bandeja inferior com o carro no chão. Quando tinha desmontado a suspensão aproveitei e cortei 1.25 elo, aro 15 com pneu perfil 60 o pneu ficava muito longe do paralama, e o carro muito alto. Confesso que baixou um pouco mais do que eu esperava, mas gostei do resultado em relação a dirigibilidade, pois se manteve macio e com mais firmeza, foi essa impressão que tive. Ainda não baixei a traseira. Me perdoem os puristas, mas ficou muito melhor de andar.
O meu é rebaixado assim..olha: pra rodar na estrada é uma maravilha...deixa o carro bem mais estável e colado no chão e também fica visualmente mais bonito...mas na cidade não é muito bom...principalmente se sua cidade tiver muitas lombadas e valetas (caso da minha). Em toda lombada e valeta praticamente tem que parar o carro pra poder passar em baixa velocidade e às vezes de lado senão pega no painel frontal inferior, ou embaixo do carro, no caso da lombada. Eu só não ergui o carro porque não rodo muito com ele e acho bonito assim, mas morro de vontade de dirigir um Opala na altura original, que é muito mais confortável de guiar.
Marcos Marcos escreveu:Rubão6cc escreveu:
O meu é rebaixado assim..olha: pra rodar na estrada é uma maravilha...deixa o carro bem mais estável e colado no chão e também fica visualmente mais bonito...mas na cidade não é muito bom...principalmente se sua cidade tiver muitas lombadas e valetas (caso da minha). Em toda lombada e valeta praticamente tem que parar o carro pra poder passar em baixa velocidade e às vezes de lado senão pega no painel frontal inferior, ou embaixo do carro, no caso da lombada. Eu só não ergui o carro porque não rodo muito com ele e acho bonito assim, mas morro de vontade de dirigir um Opala na altura original, que é muito mais confortável de guiar.
Pois é, cada carro é um carro, no meu caso, na altura original, com molas sem cortar e amortecedores a óleo novos, não consegui sentir conforto para andar. Na estrada balançava demais, na cidade com deformações na pista dava impressão de amortecedores estourados. Agora sinto menos as imperfeições da pista do que antes, claro pode ser só uma impressão, isso não deve ser considerado com uma avaliação definitiva de melhora ou piora na rodagem.
Não tive problemas de raspar a parte de baixo em nada, passei por quebra-molas e elevados na pista, foi tranquilo. Achei baixo demais só pelo motivo de talvez se encomodar com os Home da lei, fora isso, está bom.
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