Rubão6cc escreveu:Olá,
Abri esse tópico com intuito de captar sugestões para a melhoria do fórum,
Deixo livre para sugestões e também para possíveis críticas, desde que não sejam ofensivas,
Vamos manter o fórum como um espaço democrático e analisar as sugestões,
Como moderadores estamos aqui na reta para levar pedrada, mas também não deixaremos de fazer o que for correto para manter a ordem,
Quando Rubão abriu esse convite, até pensei em oferecer algumas sugestões, mas infelizmente o clima na época não estava propício para uma discussão aberta e franca. Bem, o tempo passou, as idéias se clarearam na minha cabeça e ainda estamos em 2023... Ah, tomei a liberdade de grifar no texto de Rubão6cc alguns conceitos que considero de extrema importância.
Bem, quem acha que o fórum está ótimo, não precisa ler o que vem a seguir. Pretendo comentar, como a maior franqueza possível, sobre algumas coisas que não vão muito bem no Opaleiros, em minha opinião. Pretendo também oferecer sugestões que penso que iriam melhorar o fórum. Obviamente, ninguém é obrigado a concordar com as minhas idéias, mas isso é o que menos importa. Seria muito fácil simplesmente ir embora sem dizer nada, como aliás muitos membros do fórum fizeram antes. Quando as pessoas saem "à francesa", não há "feedback" e os que ficam até podem perceber eventualmente que as coisas não estão bem, mas talvez já seja tarde demais.
Antes que me entendam mal, quero deixar claro que gosto do Opaleiros do Paraná, que ainda é a melhor fonte de informação sobre Opalas no Brasil. Além disso, as pessoas que aqui participam são em geral honestas, respeitosas e educadas. Reconheço que aproveitei bastante as informações técnicas e tutoriais publicados aqui, por isso o meu reconhecimento e gratidão a essas pessoas que despenderam tempos preciosos para produzir esse valioso material.
Como todo Opala, o Opaleiros do Paraná também tem os seus defeitos...
Pelo que entendo, o Opaleiros do Paraná começou em 26 de dezembro de 2007, que é a data de inscrição de Eduardo SSa, o administrador do fórum. O Opaleiros já teria, portanto, mais de 15 anos de existência. Nesse período, foram publicadas 748465 mensagens, o que representa uma média de aproximadamente 130 mensagens por dia! Nos últimos anos, o número de mensagens novas caiu muito. Até o fim de junho, a previsão é que sejam publicadas apenas umas 120 mensagens. Ou seja, hoje se publica num mês menos do que se publicava antigamente num dia!
Outro ponto preocupante é a fuga dos postadores historicamente mais ativos do fórum. De fato, no canto inferior esquerdo da página inicial do Opaleiros, você vai a encontrar a lista dos 10 maiores postadores do fórum. Somente esses 10 membros, que representam apenas 0,02% dos membros do Opaleiros, publicaram 119842 mensagens, ou seja, quase 6% do total de mensagens publicadas. Era realmente impressionante o nível de participação desse pessoal. Entretanto, com a exceção de Rubão6cc, todos os demais membros da lista dos Top 10 mais postadores pararam de participar faz tempo. Por que dessa debandada, justamente dos membros mais ativos?
Outro ponto que chama a atenção é que a maioria dos posts atuais no Opaleiros do Paraná são consultas de membros novatos com apenas um post. Essas consultas são geralmente sobre problemas técnicos triviais que de seus Opalas. Nenhuma crítica, é claro, àqueles que chegam ao fórum pedindo ajuda. A verdade, porém, é que o Opaleiros está se transformando num consultório técnico, onde os posts recentes são repetições de consultas já feitas anteriormente. O resultado é um fórum monótono e repetitivo, com contribuições novas e interessantes cada vez mais raras.
Como o Opaleiros chegou nessa situação em que o número de postagens está em apenas 1/30 da média histórica? Há várias razões, na minha opinião. Ao longo dos anos houve uma mudança gradativa na imagem do Opala percebida pelas pessoas, mas houve também uma mudança no perfil do dono de Opala. Há 15 anos atrás, o Opala era visto como um carro velho e barato que as pessoas podiam comprar "de baciada". Naquela época era possível comprar Opalas em razoavelmente bem conservados por um baixo preço. Hoje, praticamente os Opalas à venda estão totalmente detonados, ou são Opalas "de colecionador", vendidos a preço de ouro. O status do Opala subiu da classificação de "carro velho" para a de "carro antigo".
Sobre a evolução perfil dos opaleiros, havia antes dois tipos bem marcantes frequentadores do Opaleiros do Paraná. Vou chamar esses tipo de "moedores de Opala". Havia o "moedor" do tipo A e o "moedor" do tipo B. Os moedores do tipo A eram aqueles que compravam um Opala em estado decente e depois ralavam o carro até virar sucata. Os moedores do tipo B eram os fascinados por preparação. Há literalmente milhares de tópicos no Opaleiros com discussões acaloradas sobre "preparação" de Opala, onde as pessoas enchiam a boca para falar coisas do tipo "comando original do Opala não presta", "diferencial Braseixos não presta", "carburador DFV-446 não presta", "tucho hidráulico não presta", etc.
Como era de se esperar, esses dois tipos moedores de Opala foram destruindo os seus carros (e seus patrimônios) e eventualmente deixaram de participar do Opaleiros do Paraná. Ninguém espere que um ex-dono de Opala seja um membro ativo do Opaleiros do Paraná.
Por falar em preparação, ou melhor, a transformação de carros antigos em "muscle cars", tende a desaparecer no Brasil porque os próprios fabricantes começaram a "preparar" de fábrica os motores dos modelos novos, introduzindo turbos, injeção direta, comando variável, etc. Cada vez faz menos sentido turbinar um motor de Opala para obter 200 a 300 cv quando esse nível de potência é disponível em muitos carros modernos com motores de menos de 2000 cc.
Uma variante dos preparadores são os adaptadores de Opala, que são aqueles indivíduos que adoram fazer "swap" de motor, transmissão, sistemas de freio, suspensão, sistema de alimentação de combustível, etc. É também uma categoria em extinção porque, além do conhecimento técnico necessário para fazer uma adaptação aceitável, as partes que podem ser adaptadas num Opala estão ficando cada vez mais escassas e caras.
Outra categoria de opaleiros é a dos colecionadores e restauradores. Como alguém tem que ser rico para colecionar Opalas, esse tipo de gente é rara e não costuma frequentar fóruns de carro. Por sua vez, a restauração de um Opala também exige muito dinheiro, mas se a pessoa estiver disposta a fazer ela mesma os serviços de mecânica, eletricidade, funilaria e pintura, a restauração de um Opala pode ser algo viável. Infelizmente, não há muita gente que tenha conhecimento e disposição para ser um restaurador de Opala.
Um tipo de membro que havia antigamente no Opaleiros eram os mecânicos de Opala. Praticamente sumiram do fórum. Profissionais autônomos não gostam de compartilhar os "segredos" da profissão, por isso, poucos se dispõem a vir a um fórum para contar as suas experiências. A maioria dos mecânicos prefere ir ao YouTube para fazer propaganda de seus trabalhos.
Há também os membros do Opaleiros que só vêm aqui para vender peças. E há também aqueles que, assustados com os preços de peças no ML, vêm aqui tentar comprar peças baratas. Obviamente, esses dois tipos de opaleiros não conseguem sustentar um fórum.
Finalmente, há os entusiastas, os verdadeiros amadores de Opala. São aquelas pessoas que por alguma razão emocional, mas sem perder o contacto com a realidade, querem apenas ter, manter e, se possível, melhorar pouco a pouco o seu Opala. Como identificar esse tipo de opaleiro? Simples, verifique se o seu Opala está hoje em melhores condições do que estava no ano passado, e se no próximo ano estará em melhores condições do que está hoje. O Opala de um verdadeiro entusiasta é como um bom vinho que melhora com a idade. Acredito que é esse tipo de opaleiro que tem hoje as maiores chances de sustentar o Opaleiros do Paraná.
Depois dessas observações, aqui vai a minha primeira sugestão, ou melhor, um pedido aos administradores do Opaleiros do Paraná: valorizem mais os membros que trazem contribuições ao fórum e menos aqueles que só vêm tirar algo do fórum. Outra sugestão, por que não tentar contactar os membros mais ativos que se afastaram e convidá-los a voltar ao fórum?
É importante comentar agora sobre uma deficiência estrutural do Opaleiros do Paraná. Na sua forma atual, o fórum só armazena textos e links. O fórum não armazena imagens nem documentos. Há inúmeros tópicos importantes do Opaleiros, inclusive os fixados, que se tornaram inúteis depois que um determinado banco de imagens externo ficou inacessível.
É certo que além de exigir maior espaço em disco, o armazenamento de imagens e documentos levanta questões de direito autoral. Entretanto, os materiais relativos ao Opala são tão antigos que duvido que a GM iria se importar muito se algum manual de serviço fizesse parte de uma possível biblioteca do Opaleiros. Hoje, o Opala é história, é um projeto não tem mais valor comercial ou industrial.
O fórum deveria ter, portanto, uma biblioteca organizada de documentos com informações sobre o Opala. Aliás, o Opaleiros do Paraná poderia desencadear uma campanha para tentar resgatar todos os manuais de reparação publicados pela GMB. Deve haver por aí muitos ex-mecânicos e ex-funcionários de concessionários que mantém muito material desses perdidos em alguma gaveta ou estante. Por que o Opaleiros nunca entrou em contacto com a GMB para pedir a ajuda de quem justamente fabricou o Opala?
Agora, para dar resposta aos membros novatos que vêm ao fórum em busca de solução para problemas técnicos básicos, o Opaleiros do Paraná poderia preparar uma seção do tipo Solução de Problemas. Ali, a pessoa seria instruída em como proceder no caso do motor não estar partindo ou falhando, a bateria não está sendo carregada, há vazamento no motor ou na transmissão, as lâmpadas do farol, pisca-pisca ou freio não estão acendendo, a direção está instável ou puxando para um lado, etc. Para implementar uma seção de Solução de Problemas, seria necessária a colaboração de voluntários, mas essa seção aliviaria o fórum de literalmente milhares de tópicos com perguntas óbvias e repetitivas trazidas por opaleiros recém-chegados.
Bem chegamos agora a um tema delicado, mas cuja discussão é urgente e necessária. Falo do papel da moderação no fórum. A moderação tem a função básica de evitar que as conversas sejam produtivas, respeitosas e informativas. Em particular, o interventor deve impedir que as discussões fiquem quentes a ponto de descambar para ataques pessoais. Um bom moderador deveria ser uma pessoa equilibrada, educada, imparcial, tolerante e ter visão aberta e espírito democrático. Um moderador pode participar das discussões no fórum, mas como tal deve estar sujeito às mesmas regras de comportamento a que os outros membros estão sujeitos.
Sintomaticamente, encabeçando a lista dos membros mais ativos de cada mês, invariavelmente estão os nomes de dois ou três moderadores. Isso poderia ser interpretado como um sinal de esvaziamento do fórum, mas o normal seria esperar que os mais ativos fossem os membros comuns, não os moderadores. Fazendo uma analogia, quando os oficiais são mais ativos na frente de batalha que os soldados comuns, isso certamente não é uma característica de um exército forte e organizado.
Em quase todos os fóruns, os moderadores têm o poder de editar posts que contenham mensagens ofensivas ou que violem as regras do fórum. Entretanto, um moderador que censura textos de conteúdo puramente técnico, só vim a conhecer aqui no Opaleiros! Esse tipo de comportamento é inaceitável em minha opinião. Assuntos técnicos e científicos quase sempre envolvem detalhes controversos, daí a importância do debate livre para o progresso da tecnologia e da ciência.
Ninguém deveria se arvorar de "autoridade" em assuntos técnicos ou científicos. Veja o caso da Igreja Católica e Galileu Galilei. A Igreja Católica, cercada de teólogos, filósofos e sábios, pretendeu julgar e mandar Galileu Galilei para a fogueira somente porque este disse que a terra se movia em torno do sol. Hoje, o mundo reconhece Galileu como um dos maiores gênios da humanidade e até uma criança de 7 anos sabe hoje que a terra gira em torno do sol. A Igreja Católica, por sua estupidez e arrogância vai ter que conviver com a vergonha eterna pelo que fez a Galileu.
Caso um moderador queira participar de uma discussão técnica, ele deve fazer como qualquer membro comum. Não deve usar a sua "autoridade" de moderador para impor a sua opinião sobre um detalhe técnico. Um debate técnico se ganha com argumentos técnicos válidos, não com bloqueios ou apagamentos de tópicos técnicos. Quando há uma controvérsia técnica, o assunto deve ser debatido até que os argumentos se esgotem ou os debatedores simplesmente se cansem.
Minha sugestão, portanto, e penso que isso é muito importante, é que seja retirado dos moderadores o poder de censurar assuntos técnicos. Um moderador que tentar impor à força suas opiniões técnicas deveria ser imediatamente impedido pelos outros moderadores ou pelo administrador. Os outros moderadores não devem se omitir porque está em jogo algo muito maior, que é o próprio futuro do fórum.
A variedade de idéias e o livre debate não são importantes apenas para o progresso da ciência e da tecnologia. Para quem ainda não percebeu, a diversidade de opiniões e o debate livre também são muito importantes na Internet. Imagine, por um minuto, que um administrador de uma rede social fosse um vegetariano radical, que acredita que comer carne faz mal à saúde. Aí, essa pessoa resolve censurar todos os posts cujo tema seja assados e churrascos. O resultado seria catastrófico porque haveria uma debandada dessa rede social. Evidentemente, os administradores das redes sociais são pessoas abertas e inteligentes. Hoje, por exemplo, você vai encontrar no YouTube milhares de vídeos sobre a arte de fazer um bom churrasco, assim como milhares vídeos defendendo uma alimentação puramente vegetariana.
Para quem quiser saber o que pode acontecer com um fórum sobre automóveis sem conteúdo interessante, então dê uma olhada no fórum do Mercedes classe A. Lá não tem debates, o "fórum" é basicamente uma coleção de consultas sobre problemas mecânicos do Classe A. A maioria das consultas não são respondidas, provavelmente porque não há gente com conhecimento ou interesse para responder às consultas. Há também um fórum de oficina mecânica, mas contei apenas 15 posts, todos antigos, de mecânicos pedindo ajuda para resolver o problema de algum Opala. O post mais recente é de 2015, ou seja, para todos os efeitos é um fórum morto. Certamente esse não é o futuro que desejamos para o Opaleiros do Paraná.
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