Compartilho com vocês um vídeo do motor funcionando para ver se alguém consegue me ajudar, tá complicado ficar na mão do mecânico:
https://drive.google.com/file/d/1VSKgHL_KbNfqW1oVsMGHva3Sj8XNXPoH/view?usp=share_link
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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
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juda-lobo escreveu:Galera, meu motor foi feito novo e logo nos primeiros km começou a bater, depois começou a fazer um chiado que vem da polia do comando.
Compartilho com vocês um vídeo do motor funcionando para ver se alguém consegue me ajudar, tá complicado ficar na mão do mecânico:
https://drive.google.com/file/d/1VSKgHL_KbNfqW1oVsMGHva3Sj8XNXPoH/view?usp=share_link
adpachec escreveu:juda-lobo escreveu:Galera, meu motor foi feito novo e logo nos primeiros km começou a bater, depois começou a fazer um chiado que vem da polia do comando.
Compartilho com vocês um vídeo do motor funcionando para ver se alguém consegue me ajudar, tá complicado ficar na mão do mecânico:
https://drive.google.com/file/d/1VSKgHL_KbNfqW1oVsMGHva3Sj8XNXPoH/view?usp=share_link
Já mediu a pressão do óleo, mesmo visualmente ?
A engrenagem é de alumínio ou Celeron ?
Já drenou o óleo para ver se está brilhando (metal no óleo) ?
Qual o tipo de óleo que está usando ?
Já olhou a válvula de pressão de óleo (atrás do filtro de óleo) se não travou aberta ?
adpachec escreveu:
Desculpe mas é motivo de piada.
Putzqueoparilis, é o cúmulo do absurdo.
A tampa de válvulas do opala possuí duas saidas (respiros de óleo).
A superior vai ao coletor de admissão e no meio do caminho vai uma válvula que reduz o diâmetro do respiro.
Na conexão lateral da tampa vai uma mangueira a panela do filtro de ar.
Nesta conexão fica uma palha de aço que serve de filtro.
Sem esta palha de aço e se a mangueira ligada ao coletor estiver obstruída, é normal ter um pouco de óleo na panela do filtro de ar.
Você mandou fazer o motor por isto ?
Tem que fazer um raio X completo deste motor por 02 motivos:
1- Você não entende nada de motor antigo.
2- O mecânico lhe passou a perna, ou ele é muito burro.
E ele pode ter estragado um motor que não tinha problema algum.
juda-lobo escreveu:adpachec escreveu:
Desculpe mas é motivo de piada.
Putzqueoparilis, é o cúmulo do absurdo.
A tampa de válvulas do opala possuí duas saidas (respiros de óleo).
A superior vai ao coletor de admissão e no meio do caminho vai uma válvula que reduz o diâmetro do respiro.
Na conexão lateral da tampa vai uma mangueira a panela do filtro de ar.
Nesta conexão fica uma palha de aço que serve de filtro.
Sem esta palha de aço e se a mangueira ligada ao coletor estiver obstruída, é normal ter um pouco de óleo na panela do filtro de ar.
Você mandou fazer o motor por isto ?
Tem que fazer um raio X completo deste motor por 02 motivos:
1- Você não entende nada de motor antigo.
2- O mecânico lhe passou a perna, ou ele é muito burro.
E ele pode ter estragado um motor que não tinha problema algum.
Eu não sei nada de motor antigo? Talvez. Sei menos ainda de motor moderno, é por isso que vez ou outra venho pedir alguma ajuda aqui.
Não, não foi só por óleo na caixa do filtro de ar que mandei fazer o motor. Meu opala tinha falhas na aceleração, estava fraco com metade da compressão devida nos cilindros e fazia uns estalos de desgaste em cilindro de pistão, mas estava andando.
Era o fato de que a caixa do filtro sempre ficava cheia de óleo que me motivou a refazer o motor, só por uma questão de cuidado com o opala. Um vapor de óleo é normal, mas não a ponto de escorrer como na foto. A palha de aço do respiro está no lugar e não há obstrução na mangueira.
Ele não fazia mais isso quando saiu da mecânica, e agora voltou a fazer. Suspeito que não trocaram a válvula de pressão do óleo, que já estava com defeito e agora volta a causar os mesmos problemas.
Enfim, por aqui os bons mecânicos são bem difíceis de encontrar, vou ter que mandar o opala de guincho para outra cidade fazer esse raio X...
Jaja gosta desta mensagem
adpachec escreveu:juda-lobo escreveu:
Eu não sei nada de motor antigo? Talvez. Sei menos ainda de motor moderno, é por isso que vez ou outra venho pedir alguma ajuda aqui.
Não, não foi só por óleo na caixa do filtro de ar que mandei fazer o motor. Meu opala tinha falhas na aceleração, estava fraco com metade da compressão devida nos cilindros e fazia uns estalos de desgaste em cilindro de pistão, mas estava andando.
Era o fato de que a caixa do filtro sempre ficava cheia de óleo que me motivou a refazer o motor, só por uma questão de cuidado com o opala. Um vapor de óleo é normal, mas não a ponto de escorrer como na foto. A palha de aço do respiro está no lugar e não há obstrução na mangueira.
Ele não fazia mais isso quando saiu da mecânica, e agora voltou a fazer. Suspeito que não trocaram a válvula de pressão do óleo, que já estava com defeito e agora volta a causar os mesmos problemas.
Enfim, por aqui os bons mecânicos são bem difíceis de encontrar, vou ter que mandar o opala de guincho para outra cidade fazer esse raio X...
Sintomas de problemas de retentor de válvula:
Fumaça ao acelerar.
Velas de ignição sujas de óleo.
Consumo anormal de óleo.
Sintomas de anel de pistão ruim:
Fumaça constante no escape.
Saída do escape suja de óleo.
Velas úmidas de óleo.
Vareta de óleo vazando óleo ou pulando fora do seu encaixe.
Consumo elevado de óleo.
Dificuldade de partida.
Nenhum caso acima foi relatado.
SE VAPOR DE ÓLEO TE PREOCUPA É PORQUE NUNCA VIU UM MOTOR AP CUSPIR ÓLEO.
Motivos de barulho do motor:
Ajuste incorreto de válvulas.
Faísca de vela fraca.
Pistão frio, no opala (4cc ou 6cc) os últimos pistões podem trabalhar mais frios que os outros e a explosão menor faz ruído.
Tempetatura errada, muito quente ou muito fria.
Óleo errado.
Respiro do cárter com erro de montagem:
A mangueira da tampa de válvulas ao coletor se ligada direto deixa o motor fraco e aceleração defeituosa.
Puxa óleo para o coletor e suja as velas e pistões.
Agora o que você não fez:
Nunca escreveu sobre fumaça no escape.
Nunca escreveu se está com alto consumo de óleo.
Nunca tirou o óleo para ver se tem partículas metálicas.
Nunca tirou as velas para ver se estão sujas de óleo.
Nunca disse qual a temperatura deste motor.
NUNCA DISSE SE É TUCHO HIDRÁULICO OU MECÂNICO.
Mas o motor não fazia barulho ao sair da mecânica/retifica.
Um motor com "tudo apertadinho" fica meio difícil de fazer barulho, com o tempo ele vai se soltando.
Falha de aceleração pode ser ignição ou mangueira da tampa de válvulas ao coletor ligada direto.
Ou falta de combustível, ou excesso de combustível (agulha do carburador não está vedando).
E excesso de combustível pode fazer o combustível descer para o cárter e o óleo afinar, e o motor começar a fazer barulho.
Nunca deu uma cheiradinha no óleo para saber se cheira combustível ?
juda-lobo escreveu:Boa tarde, pessoal.
Era um falso dilema entre meu mecânico ter me enganado ou ele ser muito burro. Na verdade, ele me enganou E foi muito burro. Segui as dicas do adpachec e acabei descobrindo mais de um problema no motor:
1) Bielas invertidas;
2) Bico que lubrifica as engrenagens do comando e do virabrequim na posição incorreta, muito afastado das referidas engrenagens, daí o barulho de "grilo" que vocês podem ouvir no vídeo que postei;
3) Crosta de óleo com sujeita no pescador e na válvula da pressão do óleo;
4) Válvula da pressão do óleo não estava travada, mas fraca. Dava "alívio" sem precisar;
5) Porcas do balancim mal colocadas ou imprestáveis, daí não tinha regulagem de válvulas que segurasse.
Um abraço.
jongod gosta desta mensagem
juda-lobo escreveu:Boa tarde, pessoal.
Era um falso dilema entre meu mecânico ter me enganado ou ele ser muito burro. Na verdade, ele me enganou E foi muito burro. Segui as dicas do adpachec e acabei descobrindo mais de um problema no motor:
1) Bielas invertidas;
2) Bico que lubrifica as engrenagens do comando e do virabrequim na posição incorreta, muito afastado das referidas engrenagens, daí o barulho de "grilo" que vocês podem ouvir no vídeo que postei;
3) Crosta de óleo com sujeita no pescador e na válvula da pressão do óleo;
4) Válvula da pressão do óleo não estava travada, mas fraca. Dava "alívio" sem precisar;
5) Porcas do balancim mal colocadas ou imprestáveis, daí não tinha regulagem de válvulas que segurasse.
Um abraço.
Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Qui 9 maio - 10:47:45 por junoccj
» diferencial braseixo
Qui 9 maio - 10:36:46 por junoccj
» Compro Diferencial braseixos 2.73
Qui 9 maio - 10:32:34 por junoccj
» Compro cardã opala 89
Qui 9 maio - 10:30:07 por junoccj
» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
Qui 9 maio - 10:27:25 por junoccj
» Compro Diferencial 6cc
Qui 9 maio - 10:15:42 por junoccj
» Compro Diferencial Braseixos 2,73
Qui 9 maio - 10:12:31 por junoccj
» Enchentes no Rio Grande do Sul
Qui 9 maio - 8:00:02 por FabioM