Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Preparação problemática X Motorista Nutela
Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 EmptyHoje à(s) 18:00:26 por DiogoGarbin

» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 EmptyHoje à(s) 8:37:14 por MAURO A M FERREIRA

» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 EmptyHoje à(s) 8:26:17 por opala4cc

» Comodoro 76 6 Cilindros
Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 EmptyHoje à(s) 8:20:43 por Rubão6cc

» Resistência deixando o opala ruim
Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 EmptyOntem à(s) 20:16:10 por Oliveira7777777

» É possível trocar o formato do farol?
Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 EmptyOntem à(s) 20:01:18 por Hiago/dv

» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 EmptyOntem à(s) 2:54:30 por Rubão6cc

» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 EmptySex 22 Nov - 9:43:49 por Tonho_RS

» 1º opala, 1976.
Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 EmptyQui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias

Quem está conectado?

128 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 128 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 Bar_leftDúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 BarDúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 Bar_leftDúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 BarDúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 Bar_right 
Rubão6cc (15491)
BANDIT (13573)
Xann (10394)
Marcos Adriano (10111)
j ricardo (9376)
Jean Bida (9320)
raphaelcaronti (8744)
Eduardo SSa (8677)

3 participantes

Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85

PauloCarvalho
    PauloCarvalho
    Opaleiro
    Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 55
    Modelo do carro : Opala Comodoro 83/84 (Coupê)
    Cilindros : 4

Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 Empty Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85

Mensagem por PauloCarvalho Seg 5 Ago - 10:05:43

Olá pessoal!

Como já disse em outros tópicos, estou refazendo a elétrica completa do meu 84.
    Finalizando a ligação da chave de seta fiquei como uma dúvida: fazendo a ligação no relé de seta/alerta no fusível 9 (pós chave), as setas só vão funcionar no pós chave (OK) e o alerta também, e entendo que essa não é a intenção....

Se eu ligar o relé no fusível 5 (direto bateria) eu resolvo a questão do alerta, que deve funcionar com o carro desligado, mas neste caso se eu der seta (Direita/esquerda) elas funcionam também.

Originalmente como é? é desta forma mesmo? Ou há alguma ligação que faça com que o carro desligado funcione apenas alerta e com ele no pós chave funcione alerta e setas (o que eu entendo ser o correto)?

A ligação da chave foi bem explicada no tópico abaixo:

https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45744-opala-78-coupe-chave-de-seta-8-fios

Agradeço a contribuição de todos!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador

Masculino Número de Mensagens : 7456
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros

Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 Empty Re: Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85

Mensagem por opala4cc Seg 5 Ago - 12:01:23

PauloCarvalho escreveu:Olá pessoal!

Como já disse em outros tópicos, estou refazendo a elétrica completa do meu 84.
    Finalizando a ligação da chave de seta fiquei como uma dúvida: fazendo a ligação no relé de seta/alerta no fusível 9 (pós chave), as setas só vão funcionar no pós chave (OK) e o alerta também, e entendo que essa não é a intenção....

Se eu ligar o relé no fusível 5 (direto bateria) eu resolvo a questão do alerta, que deve funcionar com o carro desligado, mas neste caso se eu der seta (Direita/esquerda) elas funcionam também.

Originalmente como é? é desta forma mesmo? Ou há alguma ligação que faça com que o carro desligado funcione apenas alerta e com ele no pós chave funcione alerta e setas (o que eu entendo ser o correto)?

A ligação da chave foi bem explicada no tópico abaixo:

https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45744-opala-78-coupe-chave-de-seta-8-fios

Agradeço a contribuição de todos!

Nos 91 a 92 eu sei que a seta funciona com o motor e a ignição desligados. Mas no ano do seu carro eu não sei dizer.
    PauloCarvalho
    PauloCarvalho
    Opaleiro
    Opaleiro

Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 Empty Re: Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85

Mensagem por PauloCarvalho Qua 7 Ago - 12:49:28

Show de bola meu amigo! Obrigado por contribuir mais uma vez!

"Eletricamente" falando, não tem como fazer a ligação no mesmo relé....deveria ser:

*Um relé para seta (ligado no pós chave) e outro relé para alerta (ligado no direto da bateria), ou,
    *Como o seu carro, o relé único ligado no 12 volts da bateria, com isso além do alerta a seta também funciona com o carro desligado.

Agradeço sua confirmação! Estou querendo fazer as ligações o mais original possível, vou seguir da forma como está o seu! Vamos ver se algum outro opaleiro confirma pelo menos como funciona o alerta/seta em outros modelos.

opala4cc gosta desta mensagem

RHCESPECIAL1974
    RHCESPECIAL1974
    Opaleiro
    Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 439
    Modelo do carro : Opala Especial 1974
    Cilindros : 4 cil. 3 marchas.

Mensagem por RHCESPECIAL1974 Qua 7 Ago - 16:57:12

Bem, a primeira coisa que é preciso entender, é que são dois relés, um para cada função, portanto o relé do pisca recebe alimentação do pós-chave e o alerta de um circuito direto, no caso dos mais antigos é o mesmo circuito da luz interna e rádio.
    PauloCarvalho
    PauloCarvalho
    Opaleiro
    Opaleiro

Mensagem por PauloCarvalho Qua 7 Ago - 17:13:04

RHCESPECIAL1974 escreveu:Bem, a primeira coisa que é preciso entender, é que são dois relés, um para cada função, portanto o relé do pisca recebe alimentação do pós-chave e o alerta de um circuito direto, no caso dos mais antigos é o mesmo circuito da luz interna e rádio.

Show "RHCESPECIAL1974" obrigado pela sua contribuição! Então bate com o que eu estava pensando...Então nos modelos a partir de 81 eles possuem 2 relés(seta/alerta)?
    RHCESPECIAL1974
    RHCESPECIAL1974
    Opaleiro
    Opaleiro

Mensagem por RHCESPECIAL1974 Qua 7 Ago - 19:17:31

PauloCarvalho escreveu:
    RHCESPECIAL1974 escreveu:Bem, a primeira coisa que é preciso entender, é que são dois relés, um para cada função, portanto o relé do pisca recebe alimentação do pós-chave e o alerta de um circuito direto, no caso dos mais antigos é o mesmo circuito da luz interna e rádio.

Show "RHCESPECIAL1974" obrigado pela sua contribuição! Então bate com o que eu estava pensando...Então nos modelos a partir de 81 eles possuem 2 relés(seta/alerta)?

Vou te falar pelo que eu sei e pelo que já vi. Alerta no Opala saiu a partir de 72 de série nos Deluxo, Granluxo e SS, sendo opcional no Especial 72 e 73, a partir de 74 era de séria para toda linha. Até 77 o interruptor do alerta fica num suporte abaixo do interruptor dos faróis ao lado do afogador, nesse modelo o interruptor e o relé são uma peça única, como na imagem abaixo.

Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 Interruptor_rele_pisca_alerta_universal_1_estagio_240w_12v_dni0458_9535_2_35be35ef4ff717bb663d69bce98375c5

A partir de 78 vou falar pelo que vi e que me pareceu uma instalação original, onde o interruptor passou para a coluna de direção, próximo ao cilindro de ignição o relé passou a ser separado do interruptor. O que eu vi, no caso um Opala 1980, o relé do alerta era cilíndrico, similar ao do pisca com 3 pinos, a instalação e fixação me pareceram originais.

Acredito que com a chegada dos relés quadradinhos os relés cilíndricos foram substituídos por eles, mas sempre em dois circuitos separados.

opala4cc gosta desta mensagem

opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador

Mensagem por opala4cc Qua 7 Ago - 22:03:22

PauloCarvalho escreveu:

Paulo:

Olhando o manuel do proprietário do opala 1982, na parte dos fusíveis consta que o fusível que alimenta o pisca-alerta é de 25A e o fusível que alimenta o pisca de direção é de 10A. Se tem fusíveis separados para cada um, conclui-se que são relés separados. Olhando o catálogo de peças de 1983, consta que o relé do pisca-alerta é - como disse o colega acima - cilíndrico:

https://www.bempecas.com.br/MLB-1467371371-rele-pisca-opala-8084-caravan-novo-original-94633792-_JM
    Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 Relzo_10

e o relé do pisca de direção é um relé desses:
    https://www.lojadoopala.com.br/produtos/rele-de-farol-do-opala-68-a-80/

Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 Rele_d10
    Mas não sei se era um para os dois lados ou quantos terminais ele tinha embaixo (teria que pesquisar mais a fundo). Sei que no cofre do motor vai mais de um, pois o relé de pisca de direção é igual ao do farol alto.

RHCESPECIAL1974 gosta desta mensagem

RHCESPECIAL1974
    RHCESPECIAL1974
    Opaleiro
    Opaleiro

Mensagem por RHCESPECIAL1974 Qua 7 Ago - 22:25:53

opala4cc escreveu:
    PauloCarvalho escreveu:

Paulo:

Olhando o manuel do proprietário do opala 1982, na parte dos fusíveis consta que o fusível que alimenta o pisca-alerta é de 25A e o fusível que alimenta o pisca de direção é de 10A. Se tem fusíveis separados para cada um, conclui-se que são relés separados. Olhando o catálogo de peças de 1983, consta que o relé do pisca-alerta é - como disse o colega acima - cilíndrico:

https://www.bempecas.com.br/MLB-1467371371-rele-pisca-opala-8084-caravan-novo-original-94633792-_JM
    Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 Relzo_10

e o relé do pisca de direção é um relé desses:
    https://www.lojadoopala.com.br/produtos/rele-de-farol-do-opala-68-a-80/

Dúvida sobre ligação do relé do pisca alerta/setas - Chave de seta 78/85 Rele_d10
    Mas não sei se era um para os dois lados ou quantos terminais ele tinha embaixo (teria que pesquisar mais a fundo). Sei que no cofre do motor vai mais de um, pois o relé de pisca de direção é igual ao do farol alto.

No antigos os relés no cofre são o da buzina e o lampejador do farol e são iguais. O relé do alerta que era igual a esse que o amigo postou acima, com corpo plástico, e o do pisca era igual aos mais antigos com corpo metálico. Teoricamente o relé de pisca e o do alerta são iguais, já que a função é gerar intermitência da tensão na saída, para as lâmpadas mudando somente a ligação para as lâmpadas.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador

Mensagem por opala4cc Qui 8 Ago - 14:16:36

Uma coisa é certa: o pisca-alerta PRECISA funcionar com motor e ignição desligados.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 24 Nov - 21:00:30