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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Michaelsch Sáb 30 maio - 9:49:48

    O opala teve 1.000.000 de unidades produzidas e mesmo com todo esse numero temos que fazer é “adaptações”. Bem tomei um pouco do meu tempo e fiz ao longo de um ano várias perguntas de opala pra inúmeras pessoas, o que me vinha em mente era o que seria um super opala, me respondiam somente sobre motor, mas o opala não tem só isso, como fica o restante do conjunto: suspensão, chassi, transmissão, sistema elétrico, alimentação, etc. O opala reinou por muitos anos na stock car e o que sabemos sobre o que era feito nos carros nada isso é praticamente um segredo, que não é comentado e muito menos falado o porque disso? Queremos melhorar o opala e de preferência gastando pouco. Bem um super opala com um motor forte, mas que não faz uma curva por causa de falta de estabilidade ou por causa do diferencial blocante, não freia por causa de super aquecimento e pela ineficiência do sistema de freio antiquado. Bem procurei freios pra opala, suspensão, cambio, diferencial, motor, sistema elétrico, alimentação e o que encontro o eu acho que funciona, fica um pouco melhor outros não acham, bem o opala tem menos recurso de peças do que muitos carros fora de linha com até menos produção do que ele, isso é uma vergonha.

    Bem temos tecnologia, material, ferramental, com custo baixo pra se desenvolver essas idéias, mas não as fazemos? Bem medo não falta também, afinal de contas todo preparador se acha um melhor do que o outro e quem sofre com isso é claro que nós, bem no meu ponto de vista as receitas de bolo atuais já eram. Vamos iniciar agora com uma pergunta. O que pode ser mudado no opala primeiramente no inicio de um projeto do “Super Opala”, que deve iniciar no quesito segurança, lembrando o opala não é trem que anda sobre trilhos e praticamente em linha reta. Qual o melhor freio e suspensão, de preferência com o custo da sua idéia, comente ai acho que um pouco da idéia de cada um podemos fazer algo que possa ajudar a todos!
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    Mensagem por Jeferson_Heerdt Sáb 30 maio - 15:49:24

    Na minha opinião a única coisa que estraga a imagem do Opala ser um bom carro e poder ser preparado a fundo, é que a maioria (não todos, mas a grande maioria) quer fazer o melhor carro do mundo utilizando peças de outros carro e de preferência não gastando quase nada....

    Um bom Opala original ja é relativamente barato de manter, e tem pessoas que deixam o carro chegar num nível crítico pra então se preocupar, dae acham um absurdo o custo que se gasta pra concertar o que o mesmo deixou chegar ''naquelas'' condições...

    As receitas de bolo atuais até funcionam muito bem, quando bem montadas, com critérios corretos, o problema é que cada vez menos se quer gastar e maior ganho de potência quer ter, e isso não funciona, quem ja montou um carro preparado sabe disso.... quer andar forte prescisa gastar e bastante....

    Um bom exemplo disso é o uso de comandos nacionais, eixo bruto ou cópia, tanto faz.... eu mesmo montei pela primeira vez assim e me arrependo muito, deveria ter gasto mais e montado importado, pq a diferença de performance é absurda (considerando dois comandos semelhantes), os comandos nacionais nem sequer vem com papeleta dos graus a 0,050 pra se fazer o correto enquadramento na montagem, fundamental para o bom desempenho, pois todas as polias e engrenagens são diferentes umas das outras.
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    Mensagem por Michaelsch Sáb 30 maio - 16:14:56

    Realmente concordo com vc mas mesmo um opala original pode ter a sua segurança elevada não concorda, e a pergunta foi justamente essa o que pode ser melhorado pra isso, no freio e na suspenção!
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    Mensagem por Gabriel Coelho Sáb 30 maio - 20:09:17

    Michaelsch escreveu:Realmente concordo com vc mas mesmo um opala original pode ter a sua segurança elevada não concorda, e a pergunta foi justamente essa o que pode ser melhorado pra isso, no freio e na suspenção!

    penso a mesmissima coisa! motor tem 1000 receitas q dão 200, 250, 300 e até mais cavalos, torque altissimo, força bruta pra arrancadas... isso hj em dia é fácil e relativamente barato!

    mas e suspensão? já até perguntei isso aqui, e tive 2 ou 3 respostas! não estou criticando ninguem, LONGE disso! o pessoal foi super solícito, mas é que as opções são poucas mesmo hj em dia!

    o que eu penso pra mim, num futuro distante, é colocar a suspensão e diferencial traseiros do Omega, na frente encontrar molas com a "dureza" ideal, altura bem acertada (baixar o centro de gravidade, mas sem "socar"), rodas e pneus de qualidade e tamanho apropriado... possivelmente colocar uma barra suplementar na frente (aquela que liga as partes de cima da suspensão, fechando o "quadrado" da frente), e se achar que é vantajoso (ainda não cheguei a conclusão) colocar a barra de torção traseira!

    EDIT: os tais de "Strut braces":

    DIANTEIRO (mais comum)
    Seu Super Opala! Strut_brace

    TRASEIRO (nunca tinha visto)
    Seu Super Opala! Rear_brace


    reforços de chassis, pro nivel de preparação que pretendo, não creio ser necessario, não usarei o carro em arrancadas, e nem pretendo abusar em curvas, só quero um carro melhor pra dirigir, mais firme no chão, sem perder conforto!

    em termos de freio, com a parte traseira do Omega já terei um bom sistema de freios, que podem ser upgradeados pra algo mais agressivo, como Brembo ou algo assim, bem como o freio dianteiro pode ganhar pinças e discos maiores (algum "emprestado" de outro carro, talvez?)


    PS: tópico BEM legal! vamos botar a moringa pra funcionar ai! idéias, mesmo qmalucas, podem geral coisas legais!
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    Mensagem por Jeferson_Heerdt Dom 31 maio - 11:22:40

    Concordo que a segurança pode e deve ser melhorada, posso te passar algumas opções, mas prescisaria saber que nível quer atingir...

    Vou separar em três níveis:

    1o Nível, preparação leve (ate 200, 250cv):
    Suspensão - molas dianteiras dos 6cil com ar condicionado, molas traseiras vc usa as dianteiras do 4cil, amortecedores pressurizados originais, buchas originais em bom estado (sempre conferir estado das mesmas), alinhamento presciso, pneus aro 15 no mínimo de perfil 60 ou 65 no máximo (nem prescisa falar do estado e condições dos pneus....)
    Freios - originais ainda dão conta do recado, mas seria bom pastilhas mais macias tipo Power Brakes na dianteira, fluido DOT 4.

    2o Nível, preparação média (250, 300cv):
    Suspensão - basicamente o mesmo no nível 1, porém com molas mais rígidas, podem ser cortadas ou re-temperadas, amortecedores pressurizados ainda ou feitos com 30 a 40% a mais de carga (de acordo com a maior dureza da mola), buchas de suspensão aconselho montar tudo em PU (exceto tirantes dianteiros). Alinhamento super presciso, pneus perfil máximo 60 e obrigatório rodas 15'', ou 16'' com perfil 55 pra manter uma boa relação entre os diâmetros.
    Freios - Disco nas 4 rodas, ventilados na dianteira e sólidos na traseira, todos perfurados lateralmente pra discipar fuligem, pastilhas macias, fluido DOT 4 ou 5;

    3o Nível, preparação pesada (acima de 300cv):
    Suspensão - molas e amortecedores podem ser substituídos por coil-overs com regulagens de altura e pressão, buchas em PU ou PP, alinhamento especial conforme for a utilização do veículo (pista, rua, estrada, circuito), rodas 15'' para arrancada, 16'' para rua e 17'' para pista de circuito ou estrada e velocidade bastantes elevadas, observar a classificação dos pneus pra velocidade que for querer atingir (não adianta comprar um pneu classificado pra andar até 190km/h e querer atingir mais de 250km/h, é um sério risco a sua segurança). Alinhamento super-especial conforme cada caso (se for um carro de pista por exemplo, cambagens negativas serão obrigatórios, de arrancada cambagem prescisa ser 0o...).
    Freios - Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira especiais de maior diametro possível para o conjunto de rodas utilizado, pinças adequadas aos discos (só vai encontrar esse conjunto de freios em kit para carros importados, tipo Camaro ou Mustang que tem furação semelhante a do Opala, marcas tipo Willwood, Brembo, Bremax...), fluído DOT 5.1 (atenção ao uso deste fluído, altamente corrosivo, recomendado substituir todos os flexíveis por aeroquip próprios para este tipo de fluído).
    Estrutura - nesse nível para cima é recomendavel pensar na instalação de Santo-Antonio que amarra a estrutura do carro, e também é possível fazer um reforço inferior que une as longarinas dianteiras às traseiras, diminuindo a torção do carro.

    O acerto de tudo isso é uma ciência, prescisa ir pra uma pista e testar diversas configurações até conseguir um bom set-up, nem mesmo os engenheiros da F-1 tem a receita pronta, ninguem tem, prescisa andar com o carro, testa-lo ao extremo, avaliar suas reações e ir corrigindo... se conseguir encontrar algum mecânico da época da Stock car Opala que esteja disposto a contar alguns segredos, ja é meio caminho andado, mas mesmo assim existem muitas variáveis e opções que hoje em dia podem deixar um opala de rua muito melhor que qualquer opala de stock (pois na época não existiam rodas 17'', pneus de alta performance, buchas especiais, coil-overs com infinitas regulagens etc...)
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    Mensagem por Jeferson_Heerdt Dom 31 maio - 11:29:39

    Amigo Gabriel Coelho, essas barras de amarração são utilizaveis apenas em suspensão tipo McPherson, no Opala as suspensões são anos-luz mais antigas que este modelo, então é impossível utilizar essas barras no Opala. A suspensão dianteira do Omega é deste modelo, e vem com essa barra originalmente de fábrica, mas a traseira ja é outro desenho que também não dispensa o uso desta barra....

    Hoje em dia, muitos Opalas de ponta na arrancada estão utilizando suspensão tipo McPherson na dianteira, principalmente por causa do peso e prescisão dela em velocidade acima de 250km/h (muito superior que a original do Opala...), mas na traseira a maioria utiliza suspensão tipo Ladder Bar ou Four Link que priorizam o ''lançamento'' do carro e o mantém em linha reta durante todo o percurso de aceleração...
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    Mensagem por thallisguimaraes Dom 31 maio - 12:31:17

    To so de olho nas ideias aqui, e sobre a suspensão de omega atras, o que voces acham?? Compensa o gasto?


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    Mensagem por Gabriel Coelho Dom 31 maio - 23:20:37

    Jeferson_Heerdt escreveu:Amigo Gabriel Coelho, essas barras de amarração são utilizaveis apenas em suspensão tipo McPherson, no Opala as suspensões são anos-luz mais antigas que este modelo, então é impossível utilizar essas barras no Opala. A suspensão dianteira do Omega é deste modelo, e vem com essa barra originalmente de fábrica, mas a traseira ja é outro desenho que também não dispensa o uso desta barra....

    Hoje em dia, muitos Opalas de ponta na arrancada estão utilizando suspensão tipo McPherson na dianteira, principalmente por causa do peso e prescisão dela em velocidade acima de 250km/h (muito superior que a original do Opala...), mas na traseira a maioria utiliza suspensão tipo Ladder Bar ou Four Link que priorizam o ''lançamento'' do carro e o mantém em linha reta durante todo o percurso de aceleração...

    hmmm! não sabia! suspensão é uma coisa q não manjo mto! hehe deu pra perceber neh? hahaha oq eu sei é do carbibles e lá não fala dessa diferença! só recomenda os strut braces!

    eu dei uma pesquisada e entendi pq não da pra por no opala, alias... é até possivel, mas precisaria fazer tipo um santo antonio no cofre! hahaha ai ja vale a pena transplantar uma mcpherson pro opala direto! hehe

    4link é pra andar em linha reta... alem do carro ficar MTO duro! nem rola pra dia a dia!

    To so de olho nas ideias aqui, e sobre a suspensão de omega atras, o que voces acham?? Compensa o gasto?

    eu acho uma ideia bem legal, mas não sei se o custo beneficio vale a pena tbem! vi o projeto lado cara do opala.com, e parece legal, e com ctz funciona, mas o custo realmente é bem alto!
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    Mensagem por Jeferson_Heerdt Seg 1 Jun - 13:23:36

    A colocação da suspensão traseira do Omega no Opala é possível sim, basta ter um bom profissional, mesa gabaritada pro serviço, e disponibilidade de mexer em toda a estrutura traseira do Opala, pq todos os pontos de apoio são diferentes, mas praticamente tudo em mecânica é possível, desde que haja $$$ e um bom profissional....

    Se fica bom vai depender de vários fatores (recalibragem completa por causa da diferença e distribuição de pesos, serviço bem feito entre outros.....)
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    Mensagem por Giovani Parra Seg 1 Jun - 14:04:07

    tb vou ficar de olho nesse tópico, acho que vou aprender bastante coisa aqui... hehehe

    Abraços galera...


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    Mensagem por thallisguimaraes Seg 1 Jun - 14:17:24

    ISso ae galera, vamos arrumar meios para ajudar o nosso carro!


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    Mensagem por cupe79 Qua 3 Jun - 19:37:35

    Jeferson_Heerdt escreveu:A colocação da suspensão traseira do Omega no Opala é possível sim, basta ter um bom profissional, mesa gabaritada pro serviço, e disponibilidade de mexer em toda a estrutura traseira do Opala, pq todos os pontos de apoio são diferentes, mas praticamente tudo em mecânica é possível, desde que haja $$$ e um bom profissional....

    Se fica bom vai depender de vários fatores (recalibragem completa por causa da diferença e distribuição de pesos, serviço bem feito entre outros.....)

    Pergunta 2: Um diferencial de Omega, aguentaria mais de 300cv? lembrando que ele é com sistemas de homocinatica?
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    Mensagem por thallisguimaraes Qua 3 Jun - 20:49:20

    cupe79, uma posso responder, é sim por homocinetica!
    O diferencial é fixo ai sai as homocineticas pra rodas


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    Mensagem por cupe79 Qui 4 Jun - 23:00:49

    thallisguimaraes escreveu: cupe79, uma posso responder, é sim por homocinetica!
    O diferencial é fixo ai sai as homocineticas pra rodas
    Thallis, eu sei que é com homocinética, coloquei ali como uma especie de lembrete!! OKK

    abraços
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    Mensagem por Jeferson_Heerdt Sex 5 Jun - 7:49:48

    Não sei se as homocinéticas aguentariam muito acima dos 300cv.... pq além da potência existe todo o peso do carro que é bem maior que qualquer tração dianteira e o fato da tração estar empurrando e não puxando, o que gera muito mais esforços....

    Mas ja ouvi falar de Omegas turbo com 400/500cv e suspensão original, então por algum tempo ou dependendo de quanto ''sangue no olho'' tem o piloto... deve aguentar... hehehe..
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    Mensagem por thallisguimaraes Sex 5 Jun - 13:12:13

    cupe79 escreveu:
    thallisguimaraes escreveu: cupe79, uma posso responder, é sim por homocinetica!
    O diferencial é fixo ai sai as homocineticas pra rodas
    Thallis, eu sei que é com homocinética, coloquei ali como uma especie de lembrete!! OKK

    abraços

    Ah sim, é porque tinha uma interrogaçao no final!


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    Mensagem por cupe79 Sex 5 Jun - 18:32:39

    thallisguimaraes escreveu:
    Ah sim, é porque tinha uma interrogaçao no final!
    hehe, nem percebi!!! Sempre fui melhor em Matematica mesmo...

    abraaaaços

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