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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Alarme Original caravan/Opala - Página 5 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Qui 9 maio - 10:57:03

    Müller escreveu:
    mapereira1 escreveu:Depois de algumas semanas consegui fazer os testes, ta dificil arrumar tempo com 2 criancas em casa mais o opala rs... mas agente da um jeito..

    Bom como eu havia mencionado, qdo aciono o alarme ele espera os 15 s e depois dipara a cirene, fiz um teste com multimo usando a descrição da pinagem no começo do topico.
    as 4 portas, porta malas e cofre nao fecham circuito ate que seja aberto, testei um por um e quando aberto fechava os 12 volts certinho. só o porta malas que não fecha circuto quando aberto, assim que tiver oportunidade vou caçar onde o fio esta interrompido.

    Ja no radio (o meu nao é o original) esta fechando o circuito 12v, quando eu separo o fio (interrompo o circuito) o alarme para de funcionar (nao da nem o bip da cirene) quando eu isolo com o fio 17 conforme orientado no começo do tópico ele continua disparando após os 15 segundos acionados.

    alguem pode me dar uma luz?

    Tive um problema semelhante. Talvez seja seu caso.

    Certa vez, tarde da noite, o alarme disparou com o carro dentro da garagem. Antes de sair, dei uma olhada nas câmeras à procura de algum invasor. Nenhum perigo constatado, fui até a garagem desativar o alarme. Ao rearmar, dava o tempinho e disparava de novo. Resolvi deixar desarmado. Não ia ficar mexendo nisso tarde da noite.

    Depois de mtos testes e procura de algum defeito, descobri q o soquete da lâmpada do porta malas estava interferindo no sistema, mais precisamente sua fixação à lataria. Mesmo com a tampa do porta malas fechada, ao acionar o alarme, ele estava entendendo tampa aberta. A luz estava ficando acesa e não era o interruptor, pois, mesmo fechando com a mão, a luz permanecia acesa.....não chegava a descarregar a bateria pq era luz de LED e o carro é usado constantemente. Arrumei o soquete e voltei com a lâmpada normal de filamento. Até hj não disparou mais.
    Que estranho... não era para o alarme armar com a luz de cortesia do porta-malas acesa.

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    Alarme Original caravan/Opala - Página 5 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por Müller Qui 9 maio - 11:03:43

    opala4cc escreveu:
    Müller escreveu:

    Tive um problema semelhante. Talvez seja seu caso.

    Certa vez, tarde da noite, o alarme disparou com o carro dentro da garagem. Antes de sair, dei uma olhada nas câmeras à procura de algum invasor. Nenhum perigo constatado, fui até a garagem desativar o alarme. Ao rearmar, dava o tempinho e disparava de novo. Resolvi deixar desarmado. Não ia ficar mexendo nisso tarde da noite.

    Depois de mtos testes e procura de algum defeito, descobri q o soquete da lâmpada do porta malas estava interferindo no sistema, mais precisamente sua fixação à lataria. Mesmo com a tampa do porta malas fechada, ao acionar o alarme, ele estava entendendo tampa aberta. A luz estava ficando acesa e não era o interruptor, pois, mesmo fechando com a mão, a luz permanecia acesa.....não chegava a descarregar a bateria pq era luz de LED e o carro é usado constantemente. Arrumei o soquete e voltei com a lâmpada normal de filamento. Até hj não disparou mais.
    Que estranho... não era para o alarme armar com a luz de cortesia do porta-malas acesa.

    Então, não sei o q acontecia...mas o fio do alarme vai direto para o interruptor. E o fio do lâmpada passa pelo soquete (óbvio..rs) e vai para o interruptor. Como o interruptor não tinha problemas, acredito q o sistema interpretava tampa fechada (já q o fio vai direto da interruptor para o módulo) e armava o alarme. Depois do tempo de cortesia, com o mal contato do soquete, ele interpretava tampa aberta e disparava, mesmo com td fechado.
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    Mensagem por mapereira1 Qui 9 maio - 11:40:41

    Eu comprei esse módulo no MercadoLivre e o rapaz disse que estava funcionando qdo tirou...

    Qdo a luz do porta mala a minha eu mexi há pouco tempo e agora funciona normal.


    O que eu achei mais estranho: os 6 interruptores 4 porta capo e mala qdo aberto fecha o circuito.

    O do rádio o circuito é fechado por padrão e eu desligo o fio o alarme não dá sinal de vida é isso mesmo?

    Enviado pelo Topic'it
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    Mensagem por opala4cc Qui 9 maio - 16:15:03

    mapereira1 escreveu:Eu comprei esse módulo no MercadoLivre e o rapaz disse que estava funcionando qdo tirou...

    Qdo a luz do porta mala a minha eu mexi há pouco tempo e agora funciona normal.


    O que eu achei mais estranho: os 6 interruptores 4 porta capo e mala qdo aberto fecha o circuito.

    O do rádio o circuito é fechado por padrão e eu desligo o fio o alarme não dá  sinal de vida é isso mesmo?

    Enviado pelo Topic'it

    "os 6 interruptores 4 porta capo e mala qdo aberto fecha o circuito." Sim e não. Quando os interruptores estão interrompendo o circuito (portas, capô e/ou porta-malas fechado), você tem 12V na linha do fio que vem do módulo ao interruptor. Quando o interruptor une à carroceria o fio que vem do alarme (porta, capô e/ou porta-malas aberto), todo o fio até o alarme passa a ser negativo, porque aterrou.
    "O do rádio o circuito é fechado por padrão e eu desligo o fio o alarme não dá sinal de vida é isso mesmo?" Sim, o sensor do locktronic code funciona ao contrário. Quando ligado à massa, significa que o rádio está ali. Quando desligado, significa que furtaram o rádio (e o alarme não arma mais porque este sensor não permite).
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    Mensagem por mapereira1 Qui 9 maio - 16:44:57

    Tem algum teste com o auxílio do multímetro que eu posso fazer além do que eu citei acima?

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    Mensagem por opala4cc Qui 9 maio - 17:55:21

    mapereira1 escreveu:Tem algum teste com o auxílio do multímetro que eu posso fazer além do que eu citei acima?

    Enviado pelo Topic'it

    Para este tipo de problema que você está enfrentando, não. A não ser que tenha conhecimentos de eletrônica. Mas pelo tipo de defeito, eu acredito que seja problema na fiação. É bem provável que algum dispositivo temporizado esteja sendo aterrado no mesmo ponto que algum sensor do alarme original.
    O carro tem algum outro alarme instalado?
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    Mensagem por mapereira1 Qui 9 maio - 19:40:50

    Eu esqueci de comentar que os fios do motor de arranque está cortados do chicote ,isso influencia?
    Eu não tenho nenhum outro alarme e fiz uma revisão elétrica antes de montar o carro e saiu fio para caramba..
    O que tenho é um rastreador tk303g nele

    Enviado pelo Topic'it
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    Mensagem por opala4cc Qui 9 maio - 19:58:58

    mapereira1 escreveu:Eu esqueci de comentar que os fios do motor de arranque está cortados do chicote ,isso influencia?
    Eu não tenho nenhum outro alarme e fiz uma revisão elétrica antes de montar o carro e saiu fio para caramba..
    O que tenho é um rastreador tk303g nele

    Enviado pelo Topic'it

    O alarme original corta o acionamento do motor de arranque, mas não monitora este. Logo, não deve influenciar.
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    Mensagem por mapereira1 Qui 9 maio - 20:00:41

    Legal desculpa as perguntas gosto muito de eu mesmo fazer.. mas é meu primeiro Opala então esbarro numas coisas...

    Agora que o legal seria se eu conseguisse testar meu módulo em outro carro

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    Mensagem por opala4cc Qui 9 maio - 21:06:42

    mapereira1 escreveu:Legal desculpa as perguntas gosto muito de eu mesmo fazer.. mas é meu primeiro Opala então esbarro numas coisas...

    Agora que o legal seria se eu conseguisse testar meu módulo em outro carro

    Enviado pelo Topic'it

    Também serve como alternativa. As chances são maiores em encontros de opaleiros. Em encontro genéricos de carros antigos acho difícil.
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    Mensagem por mapereira1 Qui 30 maio - 16:03:36

    Amigos venho aqui contar a solução do meu caso, eu resolvi aterrando o fio do radio (10) na carroceria do carro, ja que não tenho o radio original. Eu havia ligado o fio do radio com o que o colega acima ja tinha orientado, mas nao sei por qual motivos não deu certo.
    O importante e que agora funcionou! obrigado pessoal!
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    Mensagem por opalararos Sex 24 Jan - 17:52:30

    oi pessoal vocês sabem dizer qual a numeração certa do módulo do alarme do opala 89/90. estou com um problema que não toca o beep no acionar do alarme original, fora isso o alarme funciona perfeitamente dispara a sirene, pisca as lanternas e tal. estou achando que o módulo ou a sirene estejam incompatíveis, alguém pode me dar uma luz?
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    Mensagem por opala4cc Sáb 25 Jan - 10:02:34

    opalararos escreveu:oi pessoal vocês sabem dizer qual a numeração certa do módulo do alarme do opala 89/90. estou com um problema que não toca o beep no acionar do alarme original, fora isso o alarme funciona perfeitamente dispara a sirene, pisca as lanternas e tal. estou achando que o módulo ou a sirene estejam incompatíveis, alguém pode me dar uma luz?


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    Mensagem por gordovogt Dom 10 maio - 14:27:40

    boa tarde comprei um opala 90 a poucos dias e acabei econtrando a central do alarme com essa numeracao( 52 277 585). ai fui pesquisar e vi que funciona atraves de imã cujo qual nao possuo...entao vi aqui no forum que qualquer imã ativa ....entao fiz trste e alarme ativa toca a sirene e dispara ao abrir as portas...Porem meu problema nao desativa passando o ima n sensor e ao virar a chave tb dispara e corta a partida como faco desacionar o Alarme ou qual pode ser o defeito??ajudem por favor
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    Mensagem por opala4cc Dom 10 maio - 14:53:47

    gordovogt escreveu:boa tarde comprei um opala 90 a poucos dias e acabei econtrando a central do alarme com essa numeracao( 52 277 585). ai fui pesquisar e vi que funciona atraves de imã cujo qual nao possuo...entao vi aqui no forum que qualquer imã ativa ....entao fiz trste e alarme ativa toca a sirene e dispara ao abrir as portas...Porem meu problema nao desativa passando o ima n sensor e ao virar a chave tb dispara e corta a partida como faco desacionar o Alarme ou qual pode ser o defeito??ajudem por favor
    O imã nunca desativa o alarme. Só ativa. Na prática, ele dá um tempo de 15 segundos para você ligar a ignição, que é o que realmente desativa o alarme.
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 10 maio - 15:39:21

    gordovogt escreveu:boa tarde comprei um opala 90 a poucos dias e acabei econtrando a central do alarme com essa numeracao( 52 277 585). ai fui pesquisar e vi que funciona atraves de imã cujo qual nao possuo...entao vi aqui no forum que qualquer imã ativa ....entao fiz trste e alarme ativa toca a sirene e dispara ao abrir as portas...Porem meu problema nao desativa passando o ima n sensor e ao virar a chave tb dispara e corta a partida como faco desacionar o Alarme ou qual pode ser o defeito??ajudem por favor

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    Mensagem por Diplo87 Dom 10 maio - 16:47:39

    o meu diplomata 89 funcionava e usei muito esse alarme...
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    Mensagem por gordovogt Dom 10 maio - 18:37:11

    sim ja vi esse video preciso de ajuda para descobrir como desativar pq nao consigo nem passando ima novamente no parabrisa e nem virando a chave ...ele dispara virando a chave e nao desaciona
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    Mensagem por opala4cc Dom 10 maio - 18:53:53

    gordovogt escreveu:sim ja vi esse video preciso de ajuda para descobrir como desativar pq nao consigo nem passando ima novamente no parabrisa e nem virando a chave ...ele dispara virando a chave e nao desaciona

    Emergencialmente, desplugue o módulo do alarme que fica embaixo do painel e plugue novamente após alguns segundos.
    É provável que um dos relés dentro do módulo esteja defeituoso.
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    Mensagem por gordovogt Dom 10 maio - 20:48:08

    ok obrigado assim que conseguir fazr o teste posto resultado..uma coisa que percebi é que a ignicao do carro nao possui o primeiro estagio mais e aquela borboleta esta solta..isso influencia ou nao ?ele gira normalmente nao possui mais a trava na borboleta ou sei la o nome daquilo
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    Mensagem por opala4cc Dom 10 maio - 21:04:12

    gordovogt escreveu:ok obrigado assim que conseguir fazr o teste posto resultado..uma coisa que percebi é que a ignicao do carro nao possui o primeiro estagio mais e aquela borboleta esta solta..isso influencia ou nao ?ele gira normalmente nao possui mais a trava na borboleta ou sei la o nome daquilo

    O primeiro estágio é o destrancamento mecânico da direção. A borboleta é um auxílio para girar o tambor da ignição sem sobrecarregar mecanicamente a chave. Em princípio, eu não vejo como isso interferiria no funcionamento do alarme. Ao desplugar o conector do módulo do alarme, veja se fizeram alguma gambiarra nos fios perto de onde eles entram no conector (na ponta do chicote).
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    Mensagem por gordovogt Dom 10 maio - 21:52:44

    ok vou observar tem algum fio que venha da central e entre no comutador ignição que mereça alguma atenção para ver se esta ligado ou nao? que seja responsavel por desativar o alarme ao virar a chave?
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    Mensagem por opala4cc Dom 10 maio - 23:20:51

    gordovogt escreveu:ok vou observar tem algum fio que venha da central e entre no comutador ignição que mereça alguma atenção para ver se esta ligado ou nao? que seja responsavel por desativar o  alarme ao virar a chave?

    Não, eu redigi mal. Eu estava me referindo ao chicote debaixo do painel que vai até o módulo do alarme. Eu quis dizer que quando você desconectar o plugue do chicote que chega no módulo do alarme, inspecione os fios que vão nesse plugue. É ali que os instaladores de alarme gostam de cortar fios para instalar outros alarmes não originais. Veja se tem alguma emenda com derivação de outro fio fios cortados... enfim, alguma sabotagem.
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    Mensagem por gordovogt Seg 11 maio - 21:32:15

    boa noite desliguei o modulo e depois reconectei ele porem o problema continua ele nao desarma o ligar a chave...seberia me dizer quais sao os fios responsaveis por fazer essa funcao??para que possa
    checar se esta conectado
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 11 maio - 21:50:57

    gordovogt escreveu:boa noite desliguei o modulo e depois reconectei ele porem o problema continua ele nao desarma o ligar a chave...seberia me dizer quais sao os fios responsaveis por fazer essa funcao??para que possa
    checar se esta conectado

    Minha opinião é que seu módulo está com defeito. O ideal seria que pudesse pegar outro para fazer um teste.


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    Mensagem por adpachec Ter 12 maio - 0:12:15

    gordovogt escreveu:boa tarde comprei um opala 90 a poucos dias e acabei econtrando a central do alarme com essa numeracao( 52 277 585). ai fui pesquisar e vi que funciona atraves de imã cujo qual nao possuo...entao vi aqui no forum que qualquer imã ativa ....entao fiz trste e alarme ativa toca a sirene e dispara ao abrir as portas...Porem meu problema nao desativa passando o ima n sensor e ao virar a chave tb dispara e corta a partida como faco desacionar o Alarme ou qual pode ser o defeito??ajudem por favor

    O módulo do alarme funciona com "estímulos".

    Ou seja alguma chave está acionada.

    Quando tenta desarmar ele continua ligado.

    Se possui sensor de presença pode estar apontando para alguma coisa próxima dele.

    Para descobrir é desligando uma a uma e no intermédio de cada uma acionar o alarme.

    Se não funcionou religue e faça no próximo.

    No meu caso era o pino de acionamento da porta do motorista.

    O seu aparentemente é o sensor magnético (post 121 com a pinagem).
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    Mensagem por opala4cc Ter 12 maio - 1:55:39

    adpachec escreveu:
    gordovogt escreveu:boa tarde comprei um opala 90 a poucos dias e acabei econtrando a central do alarme com essa numeracao( 52 277 585). ai fui pesquisar e vi que funciona atraves de imã cujo qual nao possuo...entao vi aqui no forum que qualquer imã ativa ....entao fiz trste e alarme ativa toca a sirene e dispara ao abrir as portas...Porem meu problema nao desativa passando o ima n sensor e ao virar a chave tb dispara e corta a partida como faco desacionar o Alarme ou qual pode ser o defeito??ajudem por favor


    Usa o aplicativo cérebro.....

    O módulo do alarme funciona com "estímulos".

    Ou seja alguma chave está acionada.

    Quando tenta desarmar ele continua ligado.

    Se possui sensor de presença pode estar apontando para alguma coisa próxima dele.

    Para descobrir é desligando uma a uma e no intermédio de cada uma acionar o alarme.

    Se não funcionou religue e faça no próximo.

    No meu caso era o pino de acionamento da porta do motorista.



    Você suscitou uma questão interessante. Este módulo de alarme do opala teria "memória"? Em outras palavras, desconectando a bateria com o alarme armado e reconectando após alguns segundos o alarme voltaria rearmado, voltaria desarmado ou ainda dispararia de imediato?
    Eu fui ao manuel do proprietário do opala ver a descrição do funcionamento do alarme e não há menção nenhuma sobre isso. Como é um alarme bem primitivo em termos de segurança e o manuel do proprietário também não menciona nada sobre o alarme em caso de troca da bateria e também examinando o circuito do módulo (https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t10953-alarme-original-caravan-opala#211179), não parece haver um chip na placa que armazene o último estado do alarme em caso de perda de energia para voltar à mesma condição no retorno. Também não há bateria de backup no circuito. Lá tem relés, capacitores, diodos, resistores e dois chips grandes cujos datasheet nunca consegui encontrar, mas que duvido que sirvam para tal. Então, eu concordo com o Rubão:  o módulo dele provavelmente está defeituoso. Também há a possibilidade de que um dos reeds no para brisas tenha "colado". Isso acontece muito em reeds de automatizadores de portões residenciais: um dos reeds de final de curso falha e a porca deslizante passa direto por ele e bate no batente de final de curso e o motor fica forçando até queimar o estator. Aqui em casa já aconteceu umas 4 vezes em 20 anos (todas as vezes foi quando outra pessoa acionou e toscamente não deu bola para o motor "forçando"  Alarme Original caravan/Opala - Página 5 314864 após chegar no final do curso).
    Eu perguntei se havia alguma sabotagem na fiação do chicote que vai ao módulo mas não houve resposta. Então, suponho que não há. Eu primeiro testaria os reeds no multímetro. Você tem que colocar o multímetro no modo contrinuidade (com beep), põe as pontas de prova nos terminais do reed e pede para alguém passar o imã no reed. Se o multimetro bipar momentaneamente, o reed está ok. Se ficar bipando, está em curto. Se estiverem ok,  eu acredito que um dos relés dentro do módulo "colou" ou aberto ou fechado.
    Dá para abrir e testar os relés caso se tenha algum conhecimento de eletrônica e de funcionamento de relés. Mas acho mais simples comprar outro módulo para conferir se o problema persiste, já que estes são baratos.
    Outra alternativa é desligar o fio "1" do plugue e fazer uma ponte entre os terminais "2" e "13". Tem que fazer também a ponte entre os terminais que comandam a ignição (acredito que é o "14" com o "15", mas não lembro mais. Eu cheguei a fuçar isso e desvendar um tempão atrás, mas esqueci de anotar. Como estou sem bateria no opala, estou impossibilitado de ver isso para você. Melhor mesmo é conseguir outro módulo do que arriscar estragar alguma coisa na elétrica ligando o 14 com o 15.
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    Mensagem por gordovogt Ter 12 maio - 7:46:46

    bom dia alguem que tenha alarme instalado teria foto do comutador de ignição ou onde esta ligado o fio azul claro;;outra coisa a pinagem da central 52 277 585 é igual a outra descrita no topico acho que 93 203 273.....pq o chicote do meu alarme tem as mesmas posiçoes descritas no forum mas a central é outro numero 52 277 585
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    Mensagem por adpachec Ter 12 maio - 10:05:51

    gordovogt escreveu:bom dia alguem que tenha alarme instalado teria  foto do comutador de ignição ou onde esta ligado o fio azul claro;;outra coisa a pinagem da central 52 277 585 é igual a outra descrita no topico acho que 93 203 273.....pq o chicote do meu alarme tem as mesmas posiçoes descritas no forum mas a central é outro numero 52 277 585

    Ferramenta de busca, a esquerda da tela.....

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t46611-esquema-comutador-ignicao-opala-1980

    Alarme Original caravan/Opala - Página 5 Images?q=tbn%3AANd9GcS5QEv_UKfbFpZfObIB2RunvRH_tymKtMq3tzM_0OwZ4IORmBar&usqp=CAU

    Abaixo foi retirado do post 121 que lhe passei.

    O fio azul pino 15.
    O pino 14 é pós chave.

    O que ocorre é todo alarme com corte de ignição tem o fio da bobina passando por ele.

    Ou seja, 12 volts vai ao computador onde antes iria para a partida vai para o pós chave do alarme, e do alarme vai conectado ao fio original da bobina módulo (que era conectado onde está o pós chave do alarme no computador).

    ATUALIZADO EM 21/01/2012:

    Pinagem com as cores:

    1- vermelho ----------------------------Alimentação do alarme (12V)
    2- preto com lista vermelha-------------motor de arranque
    3- preto com lista verde----------------pisca direito
    4- preto com lista branca---------------pisca esquerdo
    5- não utilizado
    6- azul claro com lista preta-----------reed lado direito
    7- cinza--------------------------------sensor do porta malas
    8- cinza com lista preta----------------sensor da porta dianteira esquerda    
    9- cinza--------------------------------sensor de porta traseira esquerda
    10- marrom com lista branca-------------anti-furto do rádio
    11- roxo com lista branca---------------sinal da sirene
    12- vermelho----------------------------alimentação da sirene (12V)
    13- preto com lista vermelha------------motor de arranque
    14- preto-------------------------------pós-chave (12V)
    15- azul claro--------------------------comutador de ignição (provavelmente o inibidor de ligação direta)
    16- cinza com lista vermelha------------reed lado esquerdo
    17- marrom------------------------------negativo massa, ligar na carroceria
    18- branco -----------------------------sensor de abertura do capô
    19- cinza com lista preta---------------sensor de porta dianteira direita
    20- cinza-------------------------------sensor de porta traseira direita
    21- cinza com lista verde---------------"ligação chicote principal pós-chave do interruptor de luz"
    22- dois fios pretos c/ lista azul------ligar o outro fio do reed esquerdo e o outro fio do reed direito
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    Mensagem por adpachec Ter 12 maio - 10:27:23

    opala4cc escreveu:
    adpachec escreveu:


    Usa o aplicativo cérebro.....

    O módulo do alarme funciona com "estímulos".

    Ou seja alguma chave está acionada.

    Quando tenta desarmar ele continua ligado.

    Se possui sensor de presença pode estar apontando para alguma coisa próxima dele.

    Para descobrir é desligando uma a uma e no intermédio de cada uma acionar o alarme.

    Se não funcionou religue e faça no próximo.

    No meu caso era o pino de acionamento da porta do motorista.



    Você suscitou uma questão interessante. Este módulo de alarme do opala teria "memória"? Em outras palavras, desconectando a bateria com o alarme armado e reconectando após alguns segundos o alarme voltaria rearmado, voltaria desarmado ou ainda dispararia de imediato?
    Eu fui ao manuel do proprietário do opala ver a descrição do funcionamento do alarme e não há menção nenhuma sobre isso. Como é um alarme bem primitivo em termos de segurança e o manuel do proprietário também não menciona nada sobre o alarme em caso de troca da bateria e também examinando o circuito do módulo (https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t10953-alarme-original-caravan-opala#211179), não parece haver um chip na placa que armazene o último estado do alarme em caso de perda de energia para voltar à mesma condição no retorno. Também não há bateria de backup no circuito. Lá tem relés, capacitores, diodos, resistores e dois chips grandes cujos datasheet nunca consegui encontrar, mas que duvido que sirvam para tal. Então, eu concordo com o Rubão:  o módulo dele provavelmente está defeituoso. Também há a possibilidade de que um dos reeds no para brisas tenha "colado". Isso acontece muito em reeds de automatizadores de portões residenciais: um dos reeds de final de curso falha e a porca deslizante passa direto por ele e bate no batente de final de curso e o motor fica forçando até queimar o estator. Aqui em casa já aconteceu umas 4 vezes em 20 anos (todas as vezes foi quando outra pessoa acionou e toscamente não deu bola para o motor "forçando"  Alarme Original caravan/Opala - Página 5 314864 após chegar no final do curso).
    Eu perguntei se havia alguma sabotagem na fiação do chicote que vai ao módulo mas não houve resposta. Então, suponho que não há. Eu primeiro testaria os reeds no multímetro. Você tem que colocar o multímetro no modo contrinuidade (com beep), põe as pontas de prova nos terminais do reed e pede para alguém passar o imã no reed. Se o multimetro bipar momentaneamente, o reed está ok. Se ficar bipando, está em curto. Se estiverem ok,  eu acredito que um dos relés dentro do módulo "colou" ou aberto ou fechado.
    Dá para abrir e testar os relés caso se tenha algum conhecimento de eletrônica e de funcionamento de relés. Mas acho mais simples comprar outro módulo para conferir se o problema persiste, já que estes são baratos.
    Outra alternativa é desligar o fio "1" do plugue e fazer uma ponte entre os terminais "2" e "13". Tem que fazer também a ponte entre os terminais que comandam a ignição (acredito que é o "14" com o "15", mas não lembro mais. Eu cheguei a fuçar isso e desvendar um tempão atrás, mas esqueci de anotar. Como estou sem bateria no opala, estou impossibilitado de ver isso para você. Melhor mesmo é conseguir outro módulo do que arriscar estragar alguma coisa na elétrica ligando o 14 com o 15.

    "Memória" depende, os sistemas analógicos com circuito integrado trabalha com "gatilhos".

    Ex: com o alarme ligado, se abrir uma porta a chave fecha um curto e dispara o alarme.

    Quando se "desliga" o alarme na verdade se dá um "reset" no pino em curto.

    Então neste caso a memória vai depender da maneira que é montado o circuito.

    As vezes alterando o valor de um capacitor pode mudar o tempo de reação do alarme, como consequência mudando a sua "memória analógica".

    A maioria dos alarmes usa o SCR, que hoje, pela miniaturização são tipo SMD.

    Ao abrir uma porta (alarme acionado) um relé ou outro circuito aciona o SCR via chave "S 1".

    O valor do capacitor "C 1" determina a velocidade de resposta (quanto maior o valor maior o tempo até acionar).

    O desligamento se dá jampeando os contatos nas extremidades do SCR não ligados a chave "S1".

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    Mensagem por opala4cc Ter 12 maio - 12:39:37

    adpachec escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Você suscitou uma questão interessante. Este módulo de alarme do opala teria "memória"? Em outras palavras, desconectando a bateria com o alarme armado e reconectando após alguns segundos o alarme voltaria rearmado, voltaria desarmado ou ainda dispararia de imediato?
    Eu fui ao manuel do proprietário do opala ver a descrição do funcionamento do alarme e não há menção nenhuma sobre isso. Como é um alarme bem primitivo em termos de segurança e o manuel do proprietário também não menciona nada sobre o alarme em caso de troca da bateria e também examinando o circuito do módulo (https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t10953-alarme-original-caravan-opala#211179), não parece haver um chip na placa que armazene o último estado do alarme em caso de perda de energia para voltar à mesma condição no retorno. Também não há bateria de backup no circuito. Lá tem relés, capacitores, diodos, resistores e dois chips grandes cujos datasheet nunca consegui encontrar, mas que duvido que sirvam para tal. Então, eu concordo com o Rubão:  o módulo dele provavelmente está defeituoso. Também há a possibilidade de que um dos reeds no para brisas tenha "colado". Isso acontece muito em reeds de automatizadores de portões residenciais: um dos reeds de final de curso falha e a porca deslizante passa direto por ele e bate no batente de final de curso e o motor fica forçando até queimar o estator. Aqui em casa já aconteceu umas 4 vezes em 20 anos (todas as vezes foi quando outra pessoa acionou e toscamente não deu bola para o motor "forçando"  Alarme Original caravan/Opala - Página 5 314864 após chegar no final do curso).
    Eu perguntei se havia alguma sabotagem na fiação do chicote que vai ao módulo mas não houve resposta. Então, suponho que não há. Eu primeiro testaria os reeds no multímetro. Você tem que colocar o multímetro no modo contrinuidade (com beep), põe as pontas de prova nos terminais do reed e pede para alguém passar o imã no reed. Se o multimetro bipar momentaneamente, o reed está ok. Se ficar bipando, está em curto. Se estiverem ok,  eu acredito que um dos relés dentro do módulo "colou" ou aberto ou fechado.
    Dá para abrir e testar os relés caso se tenha algum conhecimento de eletrônica e de funcionamento de relés. Mas acho mais simples comprar outro módulo para conferir se o problema persiste, já que estes são baratos.
    Outra alternativa é desligar o fio "1" do plugue e fazer uma ponte entre os terminais "2" e "13". Tem que fazer também a ponte entre os terminais que comandam a ignição (acredito que é o "14" com o "15", mas não lembro mais. Eu cheguei a fuçar isso e desvendar um tempão atrás, mas esqueci de anotar. Como estou sem bateria no opala, estou impossibilitado de ver isso para você. Melhor mesmo é conseguir outro módulo do que arriscar estragar alguma coisa na elétrica ligando o 14 com o 15.

    "Memória" depende, os sistemas analógicos com circuito integrado trabalha com "gatilhos".

    Ex: com o alarme ligado, se abrir uma porta a chave fecha um curto e dispara o alarme.

    Quando se "desliga" o alarme na verdade se dá um "reset" no pino em curto.

    Então neste caso a memória vai depender da maneira que é montado o circuito.

    As vezes alterando o valor de um capacitor pode mudar o tempo de reação do alarme, como consequência mudando a sua "memória analógica".

    A maioria dos alarmes usa o SCR, que hoje, pela miniaturização são tipo SMD.

    Ao abrir uma porta (alarme acionado) um relé ou outro circuito aciona o SCR via chave "S 1".

    O valor do capacitor "C 1" determina a velocidade de resposta (quanto maior o valor maior o tempo até acionar).

    O desligamento se dá jampeando os contatos nas extremidades do SCR não ligados a chave "S1".

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    Sim, mas eu divido que aqueles capacitores do módulo original do opala consigam (caso consigam memorizar) memorizar por mais do que alguns minutos a condição "em disparo" ou "alarme armado" sem energia da bateria, pois são muito pequenos.
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    Mensagem por adpachec Ter 12 maio - 12:57:37

    opala4cc escreveu:
    adpachec escreveu:

    "Memória" depende, os sistemas analógicos com circuito integrado trabalha com "gatilhos".

    Ex: com o alarme ligado, se abrir uma porta a chave fecha um curto e dispara o alarme.

    Quando se "desliga" o alarme na verdade se dá um "reset" no pino em curto.

    Então neste caso a memória vai depender da maneira que é montado o circuito.

    As vezes alterando o valor de um capacitor pode mudar o tempo de reação do alarme, como consequência mudando a sua "memória analógica".

    A maioria dos alarmes usa o SCR, que hoje, pela miniaturização são tipo SMD.

    Ao abrir uma porta (alarme acionado) um relé ou outro circuito aciona o SCR via chave "S 1".

    O valor do capacitor "C 1" determina a velocidade de resposta (quanto maior o valor maior o tempo até acionar).

    O desligamento se dá jampeando os contatos nas extremidades do SCR não ligados a chave "S1".

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    Sim, mas eu divido que aqueles capacitores do módulo original do opala consigam  (caso consigam memorizar) memorizar por mais do que alguns minutos a condição "em disparo" ou "alarme armado" sem energia da bateria, pois são muito pequenos.

    Entendi.

    A memória que você se refere se compara a memória usada hoje.

    A "memória" da época se utilizava a tecnologia "eeprom".

    É um pequeno circuito com memória muito limitada, funções básicas, tipo a frequência de trabalho do alarme, sons da sirene e etc.
    Mesmo desligado ela fica armazenada.

    A diferença de "eeprom" para "eprom" é que a memória do epron pode ser apaga se colocado na luz.

    No "eeprom" já vem de fábrica é é muito limitada, a evolução da memória "eeprom" hoje é a memória "flash".

    Eu só vi usar o eeprom uma vez na placa de circuito de um elevador.

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    Mensagem por douglasdiplomata91 Sex 15 maio - 0:13:30

    Boa noite amigos tudo bem ?
    Li o tópico a respeito do alarme original , pois bem o meu está com a sirene funcionando foi testada , troquei o modulo Central que vai embaixo do carpete e o alarme não funcionou , ele esta com os fios dos sensores de porta jumpeados , e os do motor de partida também , será que é por isso que não funciona ?
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    Mensagem por Charles 88-73 Ter 19 maio - 20:22:57

    Esse topico caiu como uma luva, mas ainda fiquei com algumas dividas. Estou revisando a instalação elétrica do meu cupe 88 e fiquei com a mesma divida do parceiro acima, e mais algumas. Inclusive hoje postei em outro tópico perguntando para que servem os fios que agora descobri.
    Como podem ver na imagem os 2 fios que vem do módulo estão desligados, onde coloco eles.

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    E no painel enfim descobri que fio cinza era aquele que algum fdp cortou, como ligo ele no rádio original?

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    Mensagem por douglasdiplomata91 Ter 19 maio - 20:31:19

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    Mensagem por Müller Ter 19 maio - 20:54:26

    Charles 88-73 escreveu:Esse topico caiu como uma luva, mas ainda fiquei com algumas dividas. Estou revisando a instalação elétrica do meu cupe 88 e fiquei com a mesma divida do parceiro acima, e mais algumas. Inclusive hoje postei em outro tópico perguntando para que servem os fios que agora descobri.
    Como podem ver na imagem os 2 fios que vem do módulo estão desligados, onde coloco eles.

    Alarme Original caravan/Opala - Página 5 Screen17

    E no painel enfim descobri que fio cinza era aquele que algum fdp cortou, como ligo ele no rádio original?

    Alarme Original caravan/Opala - Página 5 Screen18

    Esses dois fios da primeira foto não reconheço como sendo parte do módulo do alarme.

    Na segunda foto, esse fio marrom com listra branca é do antifurto do rádio original.


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    Mensagem por Charles 88-73 Ter 19 maio - 21:08:40

    Os 2 fios da primeira foto são o azul claro e o preto, 14 e 15 do modulo, só preciso saber onde liga eles. E esse marrom com branco da segunda, como instala, tem algum fio que sai do radio para conectar?
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    Mensagem por Müller Ter 19 maio - 21:45:13

    Charles 88-73 escreveu:Os 2 fios da primeira foto são o azul claro e o preto, 14 e 15 do modulo, só preciso saber onde liga eles. E esse marrom com branco da segunda, como instala, tem algum fio que sai do radio para conectar?

    Existe a saída do rádio e o conector específico. Acontece q os donos vão cortando os chicotes e desaparecendo com os conectores a cada vez q instalam um aparelho mais moderno. Pro alarme funcionar, tem q aterrar esse fio.


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    Mensagem por Müller Ter 19 maio - 21:48:26

    A resposta está na página 3 desse tópico: 14 é pós chave e 15 vai no comutador de ignição.


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    Mensagem por opala4cc Ter 19 maio - 23:47:46

    douglasdiplomata91 escreveu:Boa noite amigos tudo bem ?
    Li o tópico a respeito do alarme original , pois bem o meu está com a sirene funcionando foi testada , troquei o modulo Central que vai embaixo do carpete e o alarme não funcionou , ele esta com os fios dos sensores de porta jumpeados , e os do motor de partida também , será que é por isso que não funciona ?
    Desde já agradeço
    Obrigado

    É possível que o módulo tenha estragado e alguém tenha feito um bypass para não ter de desconectar o módulo. O que mais ocorre neste módulo é rompimento de trilha na pci. Você pode anotar/fotografar o bypass que foi feito e desfazer ele para testar o módulo. Se não funcionar, tem boa chance de ser problema no módulo. Não posso falar com certeza porque não vi o carro e nem a fiação e é comum sabotarem bastante a fiação do opala.
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    Mensagem por opala4cc Ter 19 maio - 23:56:53

    Müller escreveu:
    Charles 88-73 escreveu:Os 2 fios da primeira foto são o azul claro e o preto, 14 e 15 do modulo, só preciso saber onde liga eles. E esse marrom com branco da segunda, como instala, tem algum fio que sai do radio para conectar?

    Existe a saída do rádio e o conector específico. Acontece q os donos vão cortando os chicotes e desaparecendo com os conectores a cada vez q instalam um aparelho mais moderno. Pro alarme funcionar, tem q aterrar esse fio.

    Se o rádio for original do carro ou um GM com locktronic code, no chassis do rádio tem um pino macho de conector faston para ligar este fio marrom com lista branca. Se não for rádio original, é como o Müller disse: aterrar na carroceria mesmo.
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    Mensagem por Charles 88-73 Qua 20 maio - 10:57:57

    opala4cc escreveu:
    Müller escreveu:

    Existe a saída do rádio e o conector específico. Acontece q os donos vão cortando os chicotes e desaparecendo com os conectores a cada vez q instalam um aparelho mais moderno. Pro alarme funcionar, tem q aterrar esse fio.

    Se o rádio for original do carro ou um GM com locktronic code, no chassis do rádio tem um pino macho de conector faston para ligar este fio marrom com lista branca. Se não for rádio original, é como o Müller disse: aterrar na carroceria mesmo.

    Vou ver no meu aparelho se encontro essas informações, caso não tenha, aterro esse fio.
    E quanto as 2 fios da primeira foto, teria uma foto do seu para ver onde liga?
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    Mensagem por Müller Qua 20 maio - 11:31:55

    Charles 88-73 escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Se o rádio for original do carro ou um GM com locktronic code, no chassis do rádio tem um pino macho de conector faston para ligar este fio marrom com lista branca. Se não for rádio original, é como o Müller disse: aterrar na carroceria mesmo.

    Vou ver no meu aparelho se encontro essas informações, caso não tenha, aterro esse fio.
    E quanto as 2 fios da primeira foto, teria uma foto do seu para ver onde liga?

    Final de semana dou uma olhada no meu.

    Qdo reativei esse alarme só tive q me preocupar em comprar um módulo, uma sirene e o chaveiro. Todo o chicote, interruptores, reeds estavam intactos. Logo, nem reparei onde os fios são conectados. Mas, pelas capas dos terminais e posição dos fios, eles devem ser conectados na caixa de fusíveis.


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    Mensagem por douglasdiplomata91 Qua 20 maio - 14:12:17

    Boa tarde meus amigos , consegui reativar o alarme , o meu problema esta no modulo , tinha um arame solto , foi só soldar com estanho que voltou a funcionar Alarme Original caravan/Opala - Página 5 P_202013Alarme Original caravan/Opala - Página 5 P_202013Alarme Original caravan/Opala - Página 5 P_202015
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    Mensagem por opala4cc Qua 20 maio - 15:30:35

    douglasdiplomata91 escreveu:Boa tarde meus amigos , consegui reativar o alarme , o meu problema esta no modulo , tinha um arame solto , foi só soldar com estanho que voltou a funcionar Alarme Original caravan/Opala - Página 5 P_202013Alarme Original caravan/Opala - Página 5 P_202013Alarme Original caravan/Opala - Página 5 P_202015

    Isso aí não é "arame solto". Isto é um jumper utilizado como fusível rudimentar na entrada 12VDC que alimenta o módulo.
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    Mensagem por douglasdiplomata91 Qua 20 maio - 15:33:49

    Desculpe a expressão opala4cc falta experiência rsrs mais foi só soldar que funcionou . Pior que comprei outro modulo testei e não funcionou
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    Mensagem por opala4cc Qua 20 maio - 15:37:28

    douglasdiplomata91 escreveu:Desculpe a expressão opala4cc falta experiência rsrs mais foi só soldar que funcionou . Pior que comprei outro modulo testei e não funcionou

    Ainda bem que não arrancaram ele e você ressoldou o mesmo jumper de volta no lugar. Fusível precisa ter o diâmetro do filamento respeitado. OKK
    Agora é correr pro abraço e exibir para todo mundo o alarme funcionando, kkkkkk!!!!
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    Mensagem por douglasdiplomata91 Qua 20 maio - 15:57:49

    Opa vou gravar um vídeo opala4cc e posto aqui o resultado , esse fórum me ajudou muito
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    Mensagem por Charles 88-73 Qua 20 maio - 16:07:43

    Outra duvida, ao testar o fio preto nº 2 do motor de arranque com o multímetro quando dei partida no carro não chegou nenhuma corrente, com isso, como faço para identifica-lo no chicote? Por onde ele passa pelo painel corta fogo? Liga ele de que forma no motor de arranque?
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    Mensagem por opala4cc Qua 20 maio - 16:50:58

    Charles 88-73 escreveu:Outra duvida, ao testar o fio preto nº 2 do motor de arranque com o multímetro quando dei partida no carro não chegou nenhuma corrente, com isso, como faço para identifica-lo no chicote? Por onde ele passa pelo painel corta fogo? Liga ele de que forma no motor de arranque?

    Essa pergunta já foi respondida neste tópico lá em 2010. Dê uma olhada no tópico desde o início. OKK
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    Mensagem por Charles 88-73 Qua 20 maio - 20:49:36

    Rapaz, li o tópico todo e não encontrei nada falando a respeito desse fio que liga no motor de arranque. Alguém que tenha esse conhecimento poderia por favor me ajudar? E os fios azul e preto que vão para a ignição, encontrei no tópico que liga no comutador e também encontrei que liga na caixa de fusível, afinal, alguém poderia me dizer onde liga? Desde já agradeço.
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    Mensagem por opala4cc Qua 20 maio - 21:28:24

    Charles 88-73 escreveu:Rapaz, li o tópico todo e não encontrei nada falando a respeito desse fio que liga no motor de arranque. Alguém que tenha esse conhecimento poderia por favor me ajudar? E os fios azul e preto que vão para a ignição, encontrei no tópico que liga no comutador e também encontrei que liga na caixa de fusível, afinal, alguém poderia me dizer onde liga? Desde já agradeço.


    mensagem número 58 deste tópico. Serve nos 91 a 92, mas acredito que essa parte seja igual a partir de 1988. Já as ligações na caixa de fusíveis são diferentes em relação aos 91 a 92.

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