Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 EmptyHoje à(s) 22:30:49 por lucas krause

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 EmptyHoje à(s) 17:25:56 por Goettens

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

» numeração de segurança opala 71
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

103 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 102 visitantes :: 1 motor de busca

Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_leftAlarme Original caravan/Opala - Página 7 BarAlarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_leftAlarme Original caravan/Opala - Página 7 BarAlarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_leftAlarme Original caravan/Opala - Página 7 BarAlarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_right 
BANDIT (13573)
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_leftAlarme Original caravan/Opala - Página 7 BarAlarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_right 
Xann (10394)
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_leftAlarme Original caravan/Opala - Página 7 BarAlarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_leftAlarme Original caravan/Opala - Página 7 BarAlarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_right 
j ricardo (9376)
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_leftAlarme Original caravan/Opala - Página 7 BarAlarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_leftAlarme Original caravan/Opala - Página 7 BarAlarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_leftAlarme Original caravan/Opala - Página 7 BarAlarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_leftAlarme Original caravan/Opala - Página 7 BarAlarme Original caravan/Opala - Página 7 Bar_right 

+50
opala4cc
GustavoZorzi
adpachec
gordovogt
douglasdiplomata91
Müller
Charles 88-73
Diplo87
Rubão6cc
opalararos
mapereira1
Orlando Fermino
Luizmaltamontenegro
vicomodoro
tcheco 8687
LipCamaro
gilmareu
Black
VitorGaucho
Claudenir
renato732
Falves
Fernando Deboni Rossetto
ROBERTO KESTERING
ekipe
MarcioCaetano
shaolin01
A.Levati
thiago.santiago
Hector C.
Diegoj
FERNANDO_SOARES
Mauricio Vigorito
AndersonJF
evandro de angelis
lbaldini
Becker opaleiro
Ghost
anderwolkov
pézão opaleiro
MATT
Giles
Pinduca do Bagre
willian fóquinha
Xann
Edson Santos
kaio incerte
Paulo Corso
betodacaravan
rmoreira
54 participantes

    Alarme Original caravan/Opala


    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 8154
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por adpachec Qui 11 Jun - 12:15:21

    opala4cc escreveu:

    adpachec escreveu:

    Com portas e capô abertos ele dispara.
    Aí apertando o botão de cancelamento o alarme para.
    obs.: o desarme do alarme original não é por botão de cancelamento. É pelo imã que deve ser passado no sensor do parabrisas e posteriormente com a chave ligando a ignição.
    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Screen10

    Sim....mas com certeza ele entendeu o que escrevi.....

    Ainda mais com o print do manual do opala.....


    GustavoZorzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 467
    Data de inscrição : 09/06/2014

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por GustavoZorzi Qui 11 Jun - 12:33:13

    opala4cc escreveu:
    gordovogt escreveu:Sim sem fundamento ...vou tentar desconectar esse fio e trocar o fusível pra ver se tudo funciona ....mas vão sobrar esses dois fusíveis pq só tem isso conectado neles

    Dá uma olhada primeiro no manual do proprietário do carro. Esse ano de opala tem duas caixas de fusíveis e no verso dá pra ver que alguns terminais têm ligação em paralelo. Não sei se isso é igual nas duas caixas, mas é importante saber qual é a função de cada fusível antes, lá no manual do proprietário. Olha nesta imagem:
    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Caixa_10

    Tira uma foto antes para não piorar, rsrsrsrsrs... nunca se sabe. drunken
    Apenas para complementar o tópico
    No caso do opala ter duas caixas de fusíveis os dois são iguais, respeitando o lado o correto.
    Caixa fixada na frente do carro, o lado da interligação dos três fusíveis deve ficar para lado direito
    Caixa fixada na lateral esquerda do carro, o lado da interligação dos três fusíveis deve ficar apontada para a frente do carro.

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Qui 11 Jun - 12:47:11

    GustavoZorzi escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Dá uma olhada primeiro no manual do proprietário do carro. Esse ano de opala tem duas caixas de fusíveis e no verso dá pra ver que alguns terminais têm ligação em paralelo. Não sei se isso é igual nas duas caixas, mas é importante saber qual é a função de cada fusível antes, lá no manual do proprietário. Olha nesta imagem:
    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Caixa_10

    Tira uma foto antes para não piorar, rsrsrsrsrs... nunca se sabe. drunken
    Apenas para complementar o tópico
    No caso do opala ter duas caixas de fusíveis os dois são iguais, respeitando o lado o correto.
    Caixa fixada na frente do carro, o lado da interligação dos três fusíveis deve ficar para lado direito
    Caixa fixada na lateral esquerda do carro, o lado da interligação dos três fusíveis deve ficar apontada para a frente do carro.


    Valeu! OKK
    gordovogt
    gordovogt
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Idade : 37
    Localização : chapada
    Modelo do carro : Opala Comodoro sl/e 1990
    Cilindros : 4cc,
    Data de inscrição : 10/03/2020

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por gordovogt Sex 12 Jun - 7:23:54

    Bom dia se eu desconectar o plug do sensor ali nos interuptores das portas da certo para testar se é defeito neles ....ou temq ser lá no chicote na central?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Sex 12 Jun - 9:51:03

    gordovogt escreveu:Bom dia se eu desconectar o plug do sensor ali nos interuptores das portas da certo para testar se é defeito neles ....ou temq ser lá no chicote na central?

    Pode dar certo e pode não dar. Desconectar lá na entrada do plugue do módulo vai permitir saber definitivamente se é problema no módulo ou o problema está a partir dos fios dos sensores.

    Desconecta todos os terminais dos sensores (com exceção do sensor anti-furto do rádio). Então, testa o alarme. Funcionou bem, armando e desarmando? Liga o terminal de um dos sensores e refaz o teste. Funcionou bem? Religa mais um terminal e assim por diante.
    gordovogt
    gordovogt
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Idade : 37
    Localização : chapada
    Modelo do carro : Opala Comodoro sl/e 1990
    Cilindros : 4cc,
    Data de inscrição : 10/03/2020

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por gordovogt Seg 15 Jun - 10:34:53

    Bom dia alguma dica de como Desconectar os fios n plug lá na central??
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Seg 15 Jun - 11:00:17

    gordovogt escreveu:Bom dia alguma dica de como Desconectar os fios n plug lá na central??

    Com uma micro chave de fenda inserida no lado que entra o pino do módulo no plugue. O terminal do plugue é do tipo mostrado na imagem 1 e tem uma travinha no lado oposto dele. A travinha é igual à que é mostrada na imagem 2, circulada em vermelho.
    .
    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Termin10
    Imagem 1: terminal do plugue do chicote do módulo do alarme.

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Termin12
    Imagem 2: travinha do terminal circulada em vermelho.

    Você força a travinha com a micro chave de fenda e ao mesmo tempo puxa o fio para fora (Não é necessário puxar com força). Não destrua os terminais. Não sei na sua cidade, mas aqui na minha é muito difícil achar este tipo de terminal elétrico.
    gordovogt
    gordovogt
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Idade : 37
    Localização : chapada
    Modelo do carro : Opala Comodoro sl/e 1990
    Cilindros : 4cc,
    Data de inscrição : 10/03/2020

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por gordovogt Ter 16 Jun - 6:41:33

    Obrigado pela dica assim que tiver tempo faço...na minha cidade nem por milagre consegue
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Ter 16 Jun - 7:02:38

    gordovogt escreveu:Obrigado pela dica assim que tiver tempo faço...na minha cidade nem por milagre consegue

    Veja que o terminal da primeira imagem é diferente do terminal da segunda. O terminal do plugue é o da primeira imagem. Eu coloquei a segunda imagem apenas para mostrar a travinha. OKK

    O nome do terminal é "junior timer", mas tem mais de um tamanho no mercado.


    Última edição por opala4cc em Dom 12 Nov - 21:26:35, editado 1 vez(es)
    gordovogt
    gordovogt
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Idade : 37
    Localização : chapada
    Modelo do carro : Opala Comodoro sl/e 1990
    Cilindros : 4cc,
    Data de inscrição : 10/03/2020

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por gordovogt Ter 16 Jun - 17:01:02

    Boa tarde descobri o problema ....alarme funcionando agora do preciso ver o que acontece com a porta traseira lado motorista que não dispara ao abrir
    douglasdiplomata91
    douglasdiplomata91
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 63
    Idade : 34
    Localização : são paulo
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1991
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 28/06/2013

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por douglasdiplomata91 Ter 16 Jun - 17:49:48

    Qual era o problema amigo ?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Ter 16 Jun - 18:51:08

    gordovogt escreveu:Boa tarde descobri o problema ....alarme funcionando  agora do preciso ver o que acontece com a porta traseira lado motorista que não dispara ao abrir

    mau-contato no sensor da porta.
    gordovogt
    gordovogt
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Idade : 37
    Localização : chapada
    Modelo do carro : Opala Comodoro sl/e 1990
    Cilindros : 4cc,
    Data de inscrição : 10/03/2020

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por gordovogt Ter 16 Jun - 21:43:08

    Fiz uma limpeza nele mas não está acendendo a luz da porta e nem disparando o alarme....vou terq testar alguma dica???
    gordovogt
    gordovogt
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Idade : 37
    Localização : chapada
    Modelo do carro : Opala Comodoro sl/e 1990
    Cilindros : 4cc,
    Data de inscrição : 10/03/2020

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por gordovogt Ter 16 Jun - 21:47:38

    Quanto ao defeito era No.Sensor da luz no cofre do motor...eu tinha modificado a ligação da luz olhando um opala sem alarme antes de saber que meu tinha alarme instalado....pq no meu estava ligando quando abro a porta???achei que estava errado por isso mudei ou está errado mesmo.....alguém sabe me dizer como funciona essa luz de acordo com o original
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por adpachec Qua 17 Jun - 0:03:32

    gordovogt escreveu:Quanto ao defeito era No.Sensor da luz no cofre do motor...eu tinha modificado a ligação da luz olhando um opala sem alarme antes de saber que meu tinha alarme instalado....pq no meu estava ligando quando abro a porta???achei que estava errado por isso mudei ou está errado mesmo.....alguém sabe me dizer como funciona essa luz de acordo com o original

    É um interruptor deste tipo, igual o da porta só que mais comprido.

    Instalado perto da trava do lado do passageiro no cofre.
    Não sei se é padrão.

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Images?q=tbn%3AANd9GcQtN4oxiChMNhI0Wbscy18mdb-vFLxps00tutczrxqJZOrix4T1&usqp=CAU

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Images?q=tbn%3AANd9GcSk-tqGc7vdNyRqTxABV7WKc8uFhX-E3NuRlrAqbCekWFVWf4_2&usqp=CAU
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Qua 17 Jun - 4:01:18

    adpachec escreveu:
    gordovogt escreveu:Quanto ao defeito era No.Sensor da luz no cofre do motor...eu tinha modificado a ligação da luz olhando um opala sem alarme antes de saber que meu tinha alarme instalado....pq no meu estava ligando quando abro a porta???achei que estava errado por isso mudei ou está errado mesmo.....alguém sabe me dizer como funciona essa luz de acordo com o original

    É um interruptor deste tipo, igual o da porta só que mais comprido.

    Instalado perto da trava do lado do passageiro no cofre.
    Não sei se é padrão.

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Images?q=tbn%3AANd9GcQtN4oxiChMNhI0Wbscy18mdb-vFLxps00tutczrxqJZOrix4T1&usqp=CAU

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Images?q=tbn%3AANd9GcSk-tqGc7vdNyRqTxABV7WKc8uFhX-E3NuRlrAqbCekWFVWf4_2&usqp=CAU

    Existem pelo menos dois tipos deste interruptor para o cofre do motor: um para opala COM alarme e outro para opala SEM alarme. No opala com alarme, tem um fio a mais. Um fio serve para ligar ao módulo do alarme e outro para a luz de cortesia do cofre.
    gordovogt
    gordovogt
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Idade : 37
    Localização : chapada
    Modelo do carro : Opala Comodoro sl/e 1990
    Cilindros : 4cc,
    Data de inscrição : 10/03/2020

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por gordovogt Qua 17 Jun - 12:19:59

    Boa tarde alguém teria foto da luz do cofre dos fios e plugs??pq meu liga quando abre a porta do motorista....já alarme a porta traseira lado esquerdo a luz de cortesia na porta funciona porém o alarme não dispara ao abrir a porta deve estar interrompido o fio em algum lugar....só não sei aonde que passam os fios
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por adpachec Qua 17 Jun - 12:28:56

    gordovogt escreveu:Boa tarde alguém teria foto da luz do cofre dos fios e plugs??pq meu liga quando abre a porta do motorista....já alarme a porta traseira lado esquerdo a luz de cortesia na porta funciona porém o alarme não dispara ao abrir a porta deve estar interrompido o fio em algum lugar....só não sei aonde que passam os fios

    Porque você não solta os interruptores e vai seguindo os fios?

    Testa a continuidade com multimetro.

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Interruptor-porta-chevette-opala-comodoro-diplomata-4portas-D_NQ_NP_791701-MLB32935238101_112019-O

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t10953p150-alarme-original-caravan-opala


    Alarme magnético do Monza.

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Images?q=tbn%3AANd9GcSpj-4qZoyfavmcNiVOfqBc9hX0zFICHsvVRTHRdLL0DhbZbiqc&usqp=CAU
    gordovogt
    gordovogt
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Idade : 37
    Localização : chapada
    Modelo do carro : Opala Comodoro sl/e 1990
    Cilindros : 4cc,
    Data de inscrição : 10/03/2020

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por gordovogt Qua 17 Jun - 19:20:53

    Problema que carro todo montado é complicado se soubesse onde os fios passam se é por baixo ou pra cima já ajudaria
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por adpachec Qua 17 Jun - 20:16:51

    gordovogt escreveu:Problema que carro todo montado é complicado se soubesse onde os fios passam se é por baixo ou pra cima já ajudaria


    Sinto dizer mas eu acho é falta de iniciativa.

    Se retirar o interruptor da porta, identificar os fios nele, olhar para onde vão e ir retirando o acabamento, com calma e paciência você acha a outra extremidade.

    Ele desce pela coluna (tem o acabamento dela), passa pelo acabamento da soleira, passa pelo acabamento da coluna da porta dianteira, passa por baixo do carpete ou atrás do fundo do porta luvas, ou coluna de direção dependendo do lado e vai para o alarme.

    Em "carro velho"  já deve ter sido bem mexido, porém é só ter iniciativa.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Qua 17 Jun - 21:04:40

    adpachec escreveu:
    gordovogt escreveu:Problema que carro todo montado é complicado se soubesse onde os fios passam se é por baixo ou pra cima já ajudaria


    Sinto dizer mas eu acho é falta de iniciativa.

    Se retirar o interruptor da porta, identificar os fios nele, olhar para onde vão e ir retirando o acabamento, com calma e paciência você acha a outra extremidade.

    Ele desce pela coluna (tem o acabamento dela), passa pelo acabamento da soleira, passa pelo acabamento da coluna da porta dianteira, passa por baixo do carpete ou atrás do fundo do porta luvas, ou coluna de direção dependendo do lado e vai para o alarme.

    Em "carro velho"  já deve ter sido bem mexido, porém é só ter iniciativa.

    (2)
    gordovogt
    gordovogt
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Idade : 37
    Localização : chapada
    Modelo do carro : Opala Comodoro sl/e 1990
    Cilindros : 4cc,
    Data de inscrição : 10/03/2020

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por gordovogt Qui 18 Jun - 7:08:03

    É mais falta de tempo mesmo por isso quanto mais detalhes conseguir antes mais fácil e rápido fazer....agora  dúvida como é esquema de ligação pq a dois fios n interuptor apenas na porta do motorista nas demais é um só assim como faz as duas funções??? Ligação das luzes e disparo do alarme?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por adpachec Qui 18 Jun - 12:55:33

    gordovogt escreveu:É mais falta de tempo mesmo por isso quanto mais detalhes conseguir antes mais fácil e rápido fazer....agora  dúvida como é esquema de ligação pq a dois fios n interuptor apenas na porta do motorista nas demais é um só assim como faz as duas funções??? Ligação das luzes e disparo do alarme?


    É o seguinte........

    Os interruptores de porta são aterrados na lataria (negativo).

    Neles são ligados o positivo.

    Quando se abre a porta se fecha um circuito pelo contato do positivo com o negativo.

    Quando se fecha a porta se corta o contato do positivo com o negativo.

    Este contato pode ser uma luz ou alarme.

    A iluminação de cortesia possui 02 fios, um positivo e outro que vai para o interruptor da porta ou botão.

    Este fio enquanto não estiver com o interruptor ou botão acionado ele será positivo se medir com o multimetro.

    Ao acionar o interruptor ou botão ele fecha contato com o negativo (terra) e a lâmpada ou alarme aciona.

    Agora você acha que um carro de 40 anos vai ter a fiação como a original?

    Lógico que não....

    Por isto precisa desmontar e seguir os fios.

    Se existem 02 fios no interruptor da porta precisa desmontar para saber.
    Pode ser da iluminação do teto, da iluminação de cortesia da porta, do alarme é até da cigarra de aviso.

    Possivelmente este segundo fio vai ao botão do painel, que quando puxado, acende a iluminação interna.


    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Interruptor-boto-chave-luz-farol-d20-chevette-opala-caravan-D_NQ_NP_919427-MLB31135243992_062019-F


    Para saber só desmontando e seguindo a fiação.

    https://www.maosaoauto.com.br/2018/03/como-funciona-o-interruptor-de-luz-de-teto/





    gordovogt
    gordovogt
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 47
    Idade : 37
    Localização : chapada
    Modelo do carro : Opala Comodoro sl/e 1990
    Cilindros : 4cc,
    Data de inscrição : 10/03/2020

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por gordovogt Qui 25 Jun - 17:02:35

    Boa tarde Agora Sim alarme original Funcionando perfeitamente problema no sensor da porta era um conector quebrado.....obrigado a todos pelas dicas e ajuda
    acezario
    acezario
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 54
    Localização : Foz do Iguaçu - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE -1989
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 05/04/2020

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por acezario Dom 7 Mar - 8:23:22

    adpachec escreveu:
    gordovogt escreveu:Quanto ao defeito era No.Sensor da luz no cofre do motor...eu tinha modificado a ligação da luz olhando um opala sem alarme antes de saber que meu tinha alarme instalado....pq no meu estava ligando quando abro a porta???achei que estava errado por isso mudei ou está errado mesmo.....alguém sabe me dizer como funciona essa luz de acordo com o original

    É um interruptor deste tipo, igual o da porta só que mais comprido.

    Instalado perto da trava do lado do passageiro no cofre.
    Não sei se é padrão.

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Images?q=tbn%3AANd9GcQtN4oxiChMNhI0Wbscy18mdb-vFLxps00tutczrxqJZOrix4T1&usqp=CAU

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Images?q=tbn%3AANd9GcSk-tqGc7vdNyRqTxABV7WKc8uFhX-E3NuRlrAqbCekWFVWf4_2&usqp=CAU

    Olá senhores!

    Vi este tópico e fiquei entusiasmado para reativar o alarme original!

    Ontem, vi que está tudo lá, só que desligado. Então vamos por partes.

    Abri o interruptor da porta do motorista e só está conectado o fio cinza, que tem uma derivação 5 cm depois e vai para a coluna A...

    Só que logo ali há dois fios soltos, com terminal FASTON fêmea, um vai para a cigarra e o outro vai para a central de alarme.

    Olhando aqui o tópico, fiquei com dúvida, estes três terminais entram neste mesmo interruptor ou tem interruptores “separados”?

    O interruptor que está na porta é o mesmo da foto.

    Estou perguntando isso porque se for para conectar todos, vou ter que cortar os terminais dos fios que estão soltos (marrom-branco que vai para a cigarra e cinza-preto que vai para o alarme) e emendar todos os fios em um único... ou achar um interruptor que dê para os três terminais conectados... é isso mesmo?

    Isso vale para o interruptor do cofre do motor, que também é o mesmo da foto. O único ponto de contado dele(interruptor) está ligado com a luz do cofre e o fio do alarme está com um terminal (acho que era macho, esqueci) solto...

    Valeu!
    Batista90
    Batista90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 18
    Idade : 33
    Localização : Espirito Santo
    Modelo do carro : OPALA DIPLOMATA ANO 1991 DE COR PRETA
    Data de inscrição : 28/12/2021

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por Batista90 Dom 30 Jan - 18:53:18

    Alguém pode me indicar um alarme para eu instalar no meu diploma 91? E outra coisa tem
    Muito mistério por um alarme no carro? Ou a instalação é igual a todos carro?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Dom 30 Jan - 21:55:53

    Batista90 escreveu:Alguém pode me indicar um alarme para eu instalar no meu diploma 91? E outra coisa tem
    Muito mistério por um alarme no carro? Ou a instalação é igual a todos carro?

    Eu recomendo o positron com sensor de afastamento, o corta corrente na bobina, bateria própria de backup e corta corrente por abertura da porta do motorista.

    Batista90 gosta desta mensagem

    Batista90
    Batista90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 18
    Idade : 33
    Localização : Espirito Santo
    Modelo do carro : OPALA DIPLOMATA ANO 1991 DE COR PRETA
    Data de inscrição : 28/12/2021

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por Batista90 Seg 31 Jan - 11:29:54

    OBRIGADO! VC COLOCOU ESSE NO SEU?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Seg 31 Jan - 12:04:50

    Batista90 escreveu:OBRIGADO! VC COLOCOU ESSE NO SEU?

    Não porque não existia na época. Eu coloquei o positron cyber TX. Acho que hoje o mais próximo seria o positron cyber tx 360.

    Batista90 gosta desta mensagem

    Batista90
    Batista90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 18
    Idade : 33
    Localização : Espirito Santo
    Modelo do carro : OPALA DIPLOMATA ANO 1991 DE COR PRETA
    Data de inscrição : 28/12/2021

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por Batista90 Seg 31 Jan - 13:37:06

    A instalação do alarme é mesma instalação de outros carros ne? estou te perguntando isso pq eu vi alguém postando que para instalar o alarme pósitron tem que desencaixar o painel do carro.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Seg 31 Jan - 15:10:11

    Batista90 escreveu:A instalação do alarme é mesma instalação de outros carros ne? estou te perguntando isso pq eu vi alguém postando que para instalar o alarme pósitron tem que desencaixar o painel do carro.

    Depende de qual carro você está falando. Eletricamente, a instalação é igual para todoa os carros. Mas fisicamente, depende do lugar aonde você quer esconder o módulo do alarme, onde vai fazer o bloqueio e onde passa a fiação pertinente para o módulo do alarme.
    Sidelsino Ferreira Junior
    Sidelsino Ferreira Junior
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3
    Idade : 39
    Localização : Ipatinga Minas Gerais
    Modelo do carro : Caravan ano 88
    Cilindros : 2.5
    Data de inscrição : 31/12/2021

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por Sidelsino Ferreira Junior Seg 28 Nov - 15:07:12

    Estou tentando ligar o meu alarme . As dicas foram muito valiosas. Obrigado amigo

    opala4cc e Rubão6cc gostam desta mensagem

    Andre Gimenes
    Andre Gimenes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 65
    Idade : 25
    Localização : Taboão da Serra / Maringá
    Modelo do carro : Diplomata 89
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 14/03/2017

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por Andre Gimenes Dom 12 Nov - 12:08:10

    Fala pessoal beleza , bom estou na luta para fazer o alarme original voltar a funcionar tbm ... na verdade estou fazendo uma revisão eletrica geral no carro, estou com interior completamente desmontado ja retirei uns 2kg de fios e gambiarras eletricas e modulos de alarme antigos .. acho que finalmente consegui tirar tudo que não é original do carro !!!

    Bom vamos la , o meu carro estava sem o modulo do alarme e sem a tomada conector dele ! e tambem sem a sirene !

    efetuei a compra de um modulo 93203277 e um conector ! soldei fio por fio cor com cor seguindo a tabela postada na primeira pagina do topico ! depois de muito trabalho e ir seguindo fio por fio até o comutador etc , achando fios solto em baixo do painel etal consegui fazer o carro dar partida com o modulo do alarme instalado ! cheers cheers

    Bom o problema agora é que o alarme não aciona !!!

    os 2 sensores do vidro " REEDS" estão funcionando testei com multimetro !

    tambem ja chequei os fios que vão para o interruptor das 4 portas , Capo, e Mala .... ambos estão dando continuidade certinho !!

    Como esta completamente desmontado o carro , Aterrei o Fio Marrom/Branco do radio na lata pra simular como se o radio estivesse no lugar !

    Ainda não consegui encontra uma sirene com o Codigo 93206666 para comprar com um preço justo ! então coloquei o multimetro la no fio dela pra ver alguma voltagem no chicote dela ao acionar o alarme mas tbm nada

    passo o ima no vidro e não acontece nada , espero os segundos de cortesia , abro as portas e não pisca as setas e nem chega voltagem no fio da sirene ...

    o que mais devo verificar ? oq pode esta acontecendo ? sera que é defeito do Modulo do alarme ???? ele esta liberando a partida pelo menos , agora essa parte do alarme não fununcia k ! Sad Sad

    Gostaria de agradecer demais aos Senhores pelas respostas postadas até aqui e pelo propio topico e tutorial dos fios para ligação , foi essencial para os avanços obtidos até agora ! kk ao menos o carro já da partida ! k
    OBRIGADO !!!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Dom 12 Nov - 14:02:42

    Partindo do princípio de que você leu todo o tópico, só tem 3 possibilidades: módulo defeituoso, problema no chicote elétrico do carro ou você ligou errado algum dos sensores.
    Veja que o sensor do rádio precisa estar aterrado, mas os outros sensores SÃO O CONTRÁRIO: o de capô/porta-malas e os de portas não podem estar aterrados. Além disso, se houver energia nos terminais que monitoram a IGNIÇÃO, o módulo não arma.
    O que eu faria a partir de agora: levaria este módulo até um outro opala onde esteja funcionando o alarme original e testaria este módulo nesse outro opala. Ou então construiria uma bancada para o módulo que simulasse a ligação dos sensores e da ignição, possibilitando o teste do componente módulo do alarme.
    Andre Gimenes
    Andre Gimenes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 65
    Idade : 25
    Localização : Taboão da Serra / Maringá
    Modelo do carro : Diplomata 89
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 14/03/2017

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por Andre Gimenes Dom 12 Nov - 17:34:32

    opala4cc escreveu:Partindo do princípio de que você leu todo o tópico, só tem 3 possibilidades: módulo defeituoso, problema no chicote elétrico do carro ou você ligou errado algum dos sensores.
    Veja que o sensor do rádio precisa estar aterrado, mas os outros sensores SÃO O CONTRÁRIO: o de capô/porta-malas e os de portas não podem estar aterrados. Além disso, se houver energia nos terminais que monitoram a IGNIÇÃO, o módulo não arma.
    O que eu faria a partir de agora: levaria este módulo até um outro opala onde esteja funcionando o alarme original e testaria este módulo nesse outro opala. Ou então construiria uma bancada para o módulo que simulasse a ligação dos sensores e da ignição, possibilitando o teste do componente módulo do alarme.

    Pois então vou tentar providenciar outro Módulo para testar , pois infelizmente não tenho nenhum conhecido por perto que tenha o sistema funcionando ..!

    Quanto a ligação acredito não ter erro,fui conferindo Fio por fio de acordo com o pinout que vc postou e todos bateram no lugar correto, até imprimi o pinout e fui conferindo .. !

    existe essa possibilidade do modulo funcionar a parte de luzes e partida e mesmo assim não funcionar o monitoramento do alarme ? digo estar parcialmente queimado ?? quando viro a chave escuto o rele dele fazer o tec liberando passagem de energia pro arranque , porem quando tento armar o alarme não faz barulho nenhum .. é assim mesmo ou deveria fazer tbm algum barulinho de rele ? Alarme Original caravan/Opala - Página 7 787251

    outra coisa que gostaria de saber se aquela Lampada do capo tem alguma coisa haver ? pq ela nunca funcionou no meu carro. ela tem dois fios marrom parece com vermelho algo assim .e descem até um conector ali em baixo , e vem um Fio branco la do modulo do alarme que esta conectado no interruptor é assim mesmo ? ou falta algo ? digo isso pois percebi que quando desconecto o modulo do carro as luzes de cortesia das portas dianteiras e do teto param de funcionar ! confused

    Valeu cara ! obrigado abraço !!!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Dom 12 Nov - 21:31:31

    Andre Gimenes escreveu:
    opala4cc escreveu:Partindo do princípio de que você leu todo o tópico, só tem 3 possibilidades: módulo defeituoso, problema no chicote elétrico do carro ou você ligou errado algum dos sensores.
    Veja que o sensor do rádio precisa estar aterrado, mas os outros sensores SÃO O CONTRÁRIO: o de capô/porta-malas e os de portas não podem estar aterrados. Além disso, se houver energia nos terminais que monitoram a IGNIÇÃO, o módulo não arma.
    O que eu faria a partir de agora: levaria este módulo até um outro opala onde esteja funcionando o alarme original e testaria este módulo nesse outro opala. Ou então construiria uma bancada para o módulo que simulasse a ligação dos sensores e da ignição, possibilitando o teste do componente módulo do alarme.

    Pois então vou tentar providenciar outro Módulo para testar , pois infelizmente não tenho nenhum conhecido por perto que tenha o sistema funcionando ..!

    Quanto a ligação acredito não ter erro,fui conferindo Fio por fio de acordo com o pinout que vc postou e todos bateram no lugar correto, até imprimi o pinout e fui conferindo .. !

    existe essa possibilidade do modulo funcionar a parte de luzes e partida e mesmo assim não funcionar o monitoramento do alarme ? digo estar parcialmente queimado ?? quando viro a chave escuto o rele dele fazer o tec liberando passagem de energia pro arranque , porem quando tento armar o alarme não faz barulho nenhum .. é assim mesmo ou deveria fazer tbm algum barulinho de rele ? Alarme Original caravan/Opala - Página 7 787251

    outra coisa que gostaria de saber se aquela Lampada do capo tem alguma coisa haver ? pq ela nunca funcionou no meu carro. ela tem dois fios marrom parece com vermelho algo assim .e descem até um conector ali em baixo , e vem um Fio branco la do modulo do alarme que esta conectado no interruptor é assim mesmo ? ou falta algo ?  digo isso pois percebi que quando desconecto o modulo do carro as luzes de cortesia das portas dianteiras e do teto param de funcionar ! confused

    Valeu cara ! obrigado abraço !!!!

    Óbvio que a lâmpada do capô tem alguma coisa a ver. No suporte da lâmpada tem dois conectores. Um deles é o sensor do alarme e o outro é o de ligação da lâmpada. O alarme não vai ligar se o sensor do capô estiver aterrado.
    Andre Gimenes
    Andre Gimenes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 65
    Idade : 25
    Localização : Taboão da Serra / Maringá
    Modelo do carro : Diplomata 89
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 14/03/2017

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por Andre Gimenes Ter 21 Nov - 13:41:49

    Olá amigos , bom andei mexendo mais algumas coisas e finalmente funcionou o alarme original certinho .... agora preciso somente comprar uma sirene original funcionando pra por no lugar !!!!

    tambem consegui fazer a luz do cofre funcionar, ela acende quando abre alguma das portas dianteiras ou no botão do farol quando puxado !!! mesmo com o capo fechado !

    ja ranquei uns 2kg de fio, 1 modulo de alarme, 1 modulo de trava e 2 modulos de vidro. e mais um outro modulo que não sei pra que servia e estava enfiado atras do painel de instrumentos ! com certeza está ficando mais leve o opalão ! lol! lol!

    sei que aqui o topico não é sobre esse assunto mas se alguem souber me responder .. tem 2 fios cinza com listra vermelha e um marrom
    que sai ali atras da mascara do painel eles vem daquele reostato do painel , onde regula o brilho , porem está sem conector na ponta, estava isolado sem ligar em nada , alguem saberia dizer onde que ele é ligado originalmente ???? pelo que percebi os fios com essas cores são responsavel por acender as lampadinhas do painel né .. porem esses dois não sei onde vão !!! obrigado abraço !!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Ter 21 Nov - 17:12:30

    Andre Gimenes escreveu:Olá amigos , bom andei mexendo mais algumas coisas e finalmente funcionou o alarme original certinho .... agora preciso somente comprar uma sirene original funcionando pra por no lugar !!!!

    tambem consegui fazer a luz do cofre funcionar, ela acende quando abre alguma das portas dianteiras ou no botão do farol quando puxado !!! mesmo com o capo fechado !

    ja ranquei uns 2kg de fio, 1 modulo de alarme,  1 modulo de trava e 2 modulos de vidro.  e mais um outro modulo que não sei pra que servia e estava enfiado atras do painel de instrumentos  ! com certeza está ficando mais leve o opalão !   lol! lol!

    sei que aqui o topico não é sobre esse assunto mas se alguem souber me responder .. tem 2 fios cinza com listra vermelha  e um marrom
    que sai ali atras da mascara do painel eles vem daquele reostato do painel , onde regula o brilho , porem está sem conector na ponta, estava isolado sem ligar em nada , alguem saberia dizer onde que ele é ligado originalmente ???? pelo que percebi os fios com essas cores são responsavel por acender as lampadinhas do painel né .. porem esses dois não sei onde vão !!!  obrigado abraço !!!

    Provavelmente é a iluminação do botão do limpador do vidro traseiro e o aterramento do mesmo botão. Se for, está desligado porque só equipa a caravan.
    Andre Gimenes
    Andre Gimenes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 65
    Idade : 25
    Localização : Taboão da Serra / Maringá
    Modelo do carro : Diplomata 89
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 14/03/2017

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por Andre Gimenes Ter 21 Nov - 18:36:27

    opala4cc escreveu:
    Andre Gimenes escreveu:Olá amigos , bom andei mexendo mais algumas coisas e finalmente funcionou o alarme original certinho .... agora preciso somente comprar uma sirene original funcionando pra por no lugar !!!!

    tambem consegui fazer a luz do cofre funcionar, ela acende quando abre alguma das portas dianteiras ou no botão do farol quando puxado !!! mesmo com o capo fechado !

    ja ranquei uns 2kg de fio, 1 modulo de alarme,  1 modulo de trava e 2 modulos de vidro.  e mais um outro modulo que não sei pra que servia e estava enfiado atras do painel de instrumentos  ! com certeza está ficando mais leve o opalão !   lol! lol!

    sei que aqui o topico não é sobre esse assunto mas se alguem souber me responder .. tem 2 fios cinza com listra vermelha  e um marrom
    que sai ali atras da mascara do painel eles vem daquele reostato do painel , onde regula o brilho , porem está sem conector na ponta, estava isolado sem ligar em nada , alguem saberia dizer onde que ele é ligado originalmente ???? pelo que percebi os fios com essas cores são responsavel por acender as lampadinhas do painel né .. porem esses dois não sei onde vão !!!  obrigado abraço !!!

    Provavelmente é a iluminação do botão do limpador do vidro traseiro e o aterramento do mesmo botão. Se for, está desligado porque só equipa a caravan.

    Fotos valem mais do que palavras kkk Segue a foto dos fios !! foram cortado por algum "Profissional" eletrecista em algum dos anos de vida kk

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Whats-App-Image-2023-11-21-at-8-29-01-PM

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Whats-App-Image-2023-11-21-at-8-29-01-PM-1

    fora esses dois , tem mais 3 fios com essas cores , pelo que vi ao desmontar, um é iluminação do acendedor de cigarros, outro para o porta luvas e se não me engano outro para o ar quente talvez ... tava tudo uma bagunça nem sei se estava ligado certo k !

    o cinzeiro esta sem iluminação esta faltando o soquete da lampada, ja vou providenciar outro !


    Muito obrigado pela ajuda até agora !!! abraço ! boa noite !!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Ter 21 Nov - 22:45:30

    Andre Gimenes escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Provavelmente é a iluminação do botão do limpador do vidro traseiro e o aterramento do mesmo botão. Se for, está desligado porque só equipa a caravan.

    Fotos valem mais do que palavras kkk Segue a foto dos fios !! foram cortado por algum "Profissional" eletrecista em algum dos anos de vida kk

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Whats-App-Image-2023-11-21-at-8-29-01-PM

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Whats-App-Image-2023-11-21-at-8-29-01-PM-1

    fora esses dois , tem mais 3 fios com essas cores , pelo que vi ao desmontar, um é iluminação do acendedor de cigarros, outro para o porta luvas e se não me engano outro para o ar quente talvez ... tava tudo uma bagunça nem sei se estava ligado certo k !

    o cinzeiro esta sem iluminação esta faltando o soquete da lampada, ja vou providenciar outro !


    Muito obrigado pela ajuda até agora !!! abraço ! boa noite !!!

    Pela foto que você colocou, então é a "máscara do painel central" e não máscara do painel de instrumentos.

    E pelo que você escreveu, já está no caminho certo. Só não se esqueça que o botão do desembaçador do vidro do vigia também tem iluminação, tendo ligação elétrica de 3 fios. A última vez que mexi nisso aí foi no ano 2000 ou 2001... por isso não posso dizer pela cor com exatidão onde vai cada fio. Mas aqui no fórum tem o esquema elétrico dos opalas da segunda metade da década de 80.
    Andre Gimenes
    Andre Gimenes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 65
    Idade : 25
    Localização : Taboão da Serra / Maringá
    Modelo do carro : Diplomata 89
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 14/03/2017

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por Andre Gimenes Qua 22 Nov - 7:00:40

    isso é a máscara do painel central,Laughing

    O fio pra lampada do botão do desembaçador esta separado deixei conectado no propio botão pra n se perder!

    agora só me resta saber esses dois fios, no carro original quando vc regula o brilho do painel de instrumentos ele diminui o brilho de alguma dessas lampadas do painel central tbm ???? ai da pra ter ideia de saber pra onde eles vão, já que testando com multimetro eles estão indo pro reostado do painel !

    de qualquer forma tbm vou pesquisar o esquema eletrico aqui no forum !

    Obrigado !
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Qua 22 Nov - 19:25:13

    O recostado, até onde me lembro, tb comanda a iluminação do painel do ar quente/ventilação, do painel do ac, e do acendedor de cigarros/cinzeiro.
    Andre Gimenes
    Andre Gimenes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 65
    Idade : 25
    Localização : Taboão da Serra / Maringá
    Modelo do carro : Diplomata 89
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 14/03/2017

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por Andre Gimenes Qua 22 Nov - 20:34:21

    opala4cc escreveu:O recostado, até onde me lembro, tb comanda a iluminação do painel do ar quente/ventilação,  do painel do ac, e do acendedor de cigarros/cinzeiro.

    muito obrigado , vou verificar isso e tentar fazer funcionar tudo como se deve !!!!

    hoje acabei comprando a sirene original , paguei uma pequena fortuna, mas era a unica anunciada em bom estado ... Agora esperar chegar pra terminar o testes do alarme , mas por enquanto esta funcionando muito bem, ativando e desativando perfeitamente !!!

    e continuar terminando a revisão eletrica ... preciso resolver esses fios do painel central e iniciar os preparativos no chicote eletrico do som para o painel receber o Albatroz V no seu devido lugar cheers cheers

    Valeuuu abraço !!!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Qua 22 Nov - 20:59:21

    Andre Gimenes escreveu:
    opala4cc escreveu:O recostado, até onde me lembro, tb comanda a iluminação do painel do ar quente/ventilação,  do painel do ac, e do acendedor de cigarros/cinzeiro.

    muito obrigado , vou verificar isso e tentar fazer funcionar tudo como se deve !!!!

    hoje acabei comprando a sirene original , paguei uma pequena fortuna, mas era a unica anunciada em bom estado ... Agora esperar chegar pra terminar o testes do alarme , mas por enquanto esta funcionando muito bem, ativando e desativando perfeitamente !!!

    e continuar terminando a revisão eletrica ... preciso resolver esses fios do painel central e iniciar os preparativos no chicote eletrico do som para o painel receber o Albatroz V no seu devido lugar cheers cheers

    Valeuuu abraço !!!!

    Não feche o painel sem antes prender os chicotes na estrutura metálica interna do painel e/ou revesti-los com uma lâmina de espuma para evitar ruídos quando o carro sacolejar no pavimento lunar da cidade. OKK
    Andre Gimenes
    Andre Gimenes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 65
    Idade : 25
    Localização : Taboão da Serra / Maringá
    Modelo do carro : Diplomata 89
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 14/03/2017

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por Andre Gimenes Sex 24 Nov - 10:12:42

    olá amigos, Acabei de receber a sirene , ja corri pra instalar no carro e testar, e infelizmente sem sucesso , vendedor dizia que funcionava porem não deu nem sinal de vida!

    Testei ela direto na bateria tbm Vermelho no Positivo 12v e Preto e azul no negativo !! e nada nem sinal infelizmente .....

    bom o que resta é devolve-lá e procurar mais um pouco por outra !!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Sex 24 Nov - 11:12:14

    Andre Gimenes escreveu:olá amigos,  Acabei de receber a sirene , ja corri pra instalar no carro e testar, e infelizmente sem sucesso , vendedor dizia que funcionava porem não deu nem sinal de vida!

    Testei ela direto na bateria tbm   Vermelho no Positivo 12v e Preto e azul no negativo !! e nada nem sinal infelizmente .....

    bom o que resta é devolve-lá e procurar mais um pouco por outra !!!

    Infelizmente entra água nessas sirenes. Quando isso acontece elas param de funcionar.
    O circuito delas é basicamente um chip de circuito integrado responsável pelo som cercado de um punhado de componentes eletrônicos para amplificar esse áudio (dois transistores TIP, alguns capacitores e um grupo de resistores e diodos zener).
    Se vendessem barato essas sirenes dava para tomar coragem e abrir para tentar consertar, mas quando se paga caro tem que devolver mesmo. Até porque os diodos zener no circuito são chatinhos de testar. Não é possível testá-los apenas com um multímetro.
    Andre Gimenes
    Andre Gimenes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 65
    Idade : 25
    Localização : Taboão da Serra / Maringá
    Modelo do carro : Diplomata 89
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 14/03/2017

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por Andre Gimenes Dom 7 Jan - 9:46:45

    Fala pessoal , feliz 2024 para todos !!!

    Passando pra dizer que consegui fazer o alarme funcionar 100%

    No dia 01/01/24 garimpando pelo ml achei um anúncio de uma sirene 93206666 ! Não pensei duas vezes, apenas perguntei se funcionava certinho e mandei vim !!! Já no dia 3 ela estava em casa , já corri instalar e funcionou perfeitamente! Agora essa questão do alarme esta 100% resolvido e operacional , falta apenas o chaveiro original kkk !

    O carro segue desmontado por falta de tempo 💰💰 de comprar algumas coisinhas que faltam , como o comando do ar quente que está derretido e quebrado e os cabos de aço de acionamento! Quando montar quero deixar tudo funcionando como se deve !

    Fazer uma limpeza detalhada por todo interior e dentro do painel , estou com dificuldade de achar fios listrados nas cores originais, faltam alguns pedaços nos fios dos falantes traseiros , coisa de 1 metro cada lado , estou na procura pra emendar ali e seguir com o chicote original até atrás e manter o mais original possível! E também um conector de áudio do albatroz 5 nas mesmas cores do chicote do carro , oq veio no meu aparelho as cores são diferente kkk não queria emendar fios com cores diferente kkk !! ( Zé frisinho )

    Muito obrigado por todas as dicas do tópico, sem elas seriam impossíveis !!!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por opala4cc Dom 7 Jan - 19:06:12

    Andre Gimenes escreveu:Fala pessoal , feliz 2024 para todos !!!

    Passando pra dizer que consegui fazer o alarme funcionar 100%

    No dia 01/01/24 garimpando pelo ml achei um anúncio de uma sirene 93206666 ! Não pensei duas vezes, apenas perguntei se funcionava certinho e mandei vim !!! Já no dia 3 ela estava em casa , já corri instalar e funcionou perfeitamente! Agora essa questão do alarme esta 100% resolvido e operacional  , falta apenas o chaveiro original kkk !

    O carro segue desmontado por falta de tempo 💰💰 de comprar algumas coisinhas que faltam , como o comando do ar quente que está derretido e quebrado e os cabos de aço de acionamento! Quando montar quero deixar tudo funcionando como se deve !

    Fazer uma limpeza detalhada por todo interior e dentro do painel , estou com dificuldade de achar fios listrados nas cores originais, faltam alguns pedaços nos fios dos falantes traseiros , coisa de 1 metro cada lado , estou na procura pra emendar ali e seguir com o chicote original até atrás e manter o mais original possível! E também um conector de áudio do albatroz 5 nas mesmas cores do chicote do carro , oq veio no meu aparelho as cores são diferente kkk não queria emendar fios com cores diferente kkk !! ( Zé frisinho )

    Muito obrigado por todas as dicas do tópico, sem elas seriam impossíveis !!!

    Esquece isso de fio listrado. Não vai encontrar. Tentei isso em 1999 e desisti. De lá pra cá, nunca vi venderem esses fios iguais aos originais. Toca a ficha com os fios que existem à venda.

    Conteúdo patrocinado


    Alarme Original caravan/Opala - Página 7 Empty Re: Alarme Original caravan/Opala

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 23:44:53