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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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www.americaparts.com.br
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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Troca do óleo da caixa de marcha! Empty Troca do óleo da caixa de marcha!

    Mensagem por willianscmotta Dom 13 Out - 22:12:41

    Boa noite galera!

    Como sou inexperiente em matéria de manutenção automotiva, preciso saber se é necessário trocar o óleo da caixa de marcha e se sim como fazer? Eu consigo fazer isso em casa? Tenho um VW Polo e nunca precisei mexer em nada disso, por isso a dúvida!

    Obrigado.


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    Troca do óleo da caixa de marcha! Empty Re: Troca do óleo da caixa de marcha!

    Mensagem por Rubão6cc Seg 14 Out - 7:21:21

    Dizem q não é necessário trocar, mas sim completar se estiver faltando...semana passada levei num posto pra completar..tava faltando meio litro..Leva num posto, eles não cobram nada, só o óleo e fazem rapidinho serviço..


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    Troca do óleo da caixa de marcha! Empty Re: Troca do óleo da caixa de marcha!

    Mensagem por willianscmotta Seg 14 Out - 9:09:41

    rubensmaffei escreveu:Dizem q não é necessário trocar, mas sim completar se estiver faltando...semana passada levei num posto pra completar..tava faltando meio litro..Leva num posto, eles não cobram nada, só o óleo e fazem rapidinho serviço..
    Então rubensmaffei, não sei nem onde verificar o óleo, se está faltando ou não!


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    Troca do óleo da caixa de marcha! Empty Re: Troca do óleo da caixa de marcha!

    Mensagem por Rubão6cc Seg 14 Out - 9:30:58

    Sabe onde tem a caixa de câmbio embaixo do carro? Tem um parafuso na lateral, do lado direito (passageiro)...vc desaperta ele e mede por ali...


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    Troca do óleo da caixa de marcha! Empty Re: Troca do óleo da caixa de marcha!

    Mensagem por Müller Seg 14 Out - 11:21:00

    Mas é claro q se troca. É um lubrificante como qq outro e requer trocas regulares, mas com um intervalos maiores. O próprio manual recomenda a troca a cada 50000km ou dois anos.

    Pra saber se o nível tá baixo, deite debaixo do carro do lado direito, e vai ver um parafuso de cabeça quadrada na carcaça do câmbio. Tira ele. Se vazar, tá no nível. Se não vazar, coloca o dedo e vê se tem óleo.Se não tiver, completa.

    Pra trocar tem q ter uma chave especial de bujão q vc coloca num parafuso com encaixe quadrado na parte debaixo da carcaça. Tira ele e deixa o óleo escorrer. Limpa esse parafuso, pois ele é magnetizado e retém a sujeira. Pra encher de óleo novo eu uso uma mangueira de jardim e um funil. Passo a mangueira pelo motor até o buraco de enchimento e coloco o óleo com ajuda do funil.


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    Troca do óleo da caixa de marcha! Empty Re: Troca do óleo da caixa de marcha!

    Mensagem por Rubão6cc Seg 14 Out - 15:25:21

    OKK 


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    Troca do óleo da caixa de marcha! Empty Re: Troca do óleo da caixa de marcha!

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Dom 18 maio - 20:03:07

    Qual é a medida do bujão do óleo do câmbio varetado?

    Preciso repor o óleo que vazou, e nenhuma das minhas chaves deu certo.
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    Troca do óleo da caixa de marcha! Empty Re: Troca do óleo da caixa de marcha!

    Mensagem por RN_Willemann Dom 18 maio - 20:32:52

    No do meu carro, caixa moderna, é uma chave quadrada +- 12 13mm, nao sei o nome certo.....

    Eu como nao tenho bomba, coloco igual ao amigo Muller, mangueira e puxo pelo cofre do lado do arranque essas mangueiras de jardim mesmo, moleza, coloco até vazar e só fechar e partir pro abraço.
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    Troca do óleo da caixa de marcha! Empty Re: Troca do óleo da caixa de marcha!

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Dom 18 maio - 20:34:48

    Tentei com a 15 e não entrou.

    Também iria fazer assim, com mangueira e funil.
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Dom 18 maio - 20:37:55

    Müller escreveu:
    Pra trocar tem q ter uma chave especial de bujão q vc coloca num parafuso com encaixe quadrado na parte debaixo da carcaça.

    Não dá pra ser com chave de boca ou estrela?
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    Mensagem por Ivo Filho Dom 18 maio - 20:47:02

    usa a inglesa...na lateral....embaixo tem de ser a chave ceerta


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    Mensagem por Ivo Filho Dom 18 maio - 20:47:07

    usa a inglesa...na lateral....embaixo tem de ser a chave ceerta


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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Dom 18 maio - 20:51:20

    chave de cano?
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    Mensagem por Müller Dom 18 maio - 20:51:50

    Glaucio Missioneiro escreveu:
    Müller escreveu:
    Pra trocar tem q ter uma chave especial de bujão q vc coloca num parafuso com encaixe quadrado na parte debaixo da carcaça.

    Não dá pra ser com chave de boca ou estrela?

    Não sei como é o bujão do clec-clec, mas nos modernos vc usa uma chave de cabeça quadrada q se encaixa dentro do bujão É um encaixe allen "quadrado". O parafuso de reabastecimento é de cabeça quadrada e vc tira com uma chave de boca ou estrela.


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    Mensagem por Ivo Filho Dom 18 maio - 20:54:02

    chave de cano é o grifo....essa estraga o bujao inferior....


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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Dom 18 maio - 20:55:44

    é na lateral sim.
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Dom 18 maio - 20:56:31

    Beleza. E alicate de pressão?
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    Mensagem por RN_Willemann Dom 18 maio - 20:58:23

    amigo, mais facil pegar em uma mecanico emprestado e nao estragar nada.
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Dom 18 maio - 20:59:33

    e a ansiedade....kkkk
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Dom 18 maio - 21:00:46

    mas acho que vou comprar uma inglesa, é bem útil
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    Mensagem por RN_Willemann Dom 18 maio - 21:52:29

    amigo, chave inglesa nao da para remover o bujao das modernas, nao sei se eh igual da sua, é uma chave especifica para isso.
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Seg 19 maio - 7:02:17

    RN, é uma cabeça quadrada.
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    Mensagem por adpachec Seg 19 maio - 9:28:02

    No parafuso de baixo e Allen (não lembro o n° da chave):

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    Na lateral da caixa eu uso o Grifo de cano mesmo:

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    Mensagem por RN_Willemann Seg 19 maio - 11:34:04

    esta cabeça quadrada um chave de boca da certo, embaixo tenho certeza que não é allen, pelo menos no meu nao.....
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    Troca do óleo da caixa de marcha! Empty Re: Troca do óleo da caixa de marcha!

    Mensagem por Müller Seg 19 maio - 12:48:19

    adpachec escreveu:No parafuso de baixo e Allen (não lembro o n° da chave):

    Troca do óleo da caixa de marcha! Images?q=tbn:ANd9GcQ16Z4ui9bmdE9N6ycbdZn2aKdoWb-ItmV1-3hqd6OqoC5ZvtRPcA

    Na lateral da caixa eu uso o Grifo de cano mesmo:

    Troca do óleo da caixa de marcha! 658_detalhes

    RN_Willemann escreveu:esta cabeça quadrada um chave de boca da certo, embaixo tenho certeza que não é allen, pelo menos no meu nao.....

    É o q eu disse lá em cima: é uma "allen quadrada". O bujão tem 4 arestas, ao invés de 6. Tem q usar uma chave dessas:

    http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=2407&cat=11&subcat=156


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    Troca do óleo da caixa de marcha! Empty Re: Troca do óleo da caixa de marcha!

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Seg 19 maio - 13:08:28

    Tá, mas essa aí pra tirar o bujão de esgotar o óleo.
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    Mensagem por Müller Seg 19 maio - 13:13:51

    Glaucio Missioneiro escreveu:Tá, mas essa aí pra tirar o bujão de esgotar o óleo.

    Isso! O da lateral vc tira com chave de boca, grifo, chave inglesa.....


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    Mensagem por endrigo Seg 19 maio - 13:16:55

    glaucio aproveita pra colocar um Molycote de caixa, um tubinho deste da certinho. Troquei em casa a poucos dias, a mudança fica um doçinho. Até a ré melhora.
    http://www.lumobras.com.br/aplicacoes/diferencial-cambio/aditivo-molykote-fc.html
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Seg 19 maio - 13:23:09

    Opa endrigo, valeu pela dica.
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    Mensagem por adpachec Seg 19 maio - 14:22:13

    RN_Willemann escreveu:esta cabeça quadrada um chave de boca da certo, embaixo tenho certeza que não é allen, pelo menos no meu nao.....

    O problema é que qualquer parafuso com o mesmo diâmetro e rosca serve então daí vem a confusão de qual tipo de chave usar.
    O meu é Allen embaixo e cabeça quadrada no lado.
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Sáb 24 maio - 17:36:45

    Barbadinha, tirei o bujão lateral com a chave de cano.

    Quanto a completar o óleo, não sei se fiz certo, se fiz errado, me corrijam:
    - Tirei o bujão e botei o dedo, tava seco;

    - Coloquei o óleo com um funil e uma mangueira, mas coloquei demais e começou a vazar, aí botei um pote embaixo e esperei parar de vazar, depois fechei.

    Acho que era isso né ?
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    Mensagem por adpachec Sáb 24 maio - 18:20:00

    Glaucio Missioneiro escreveu:Barbadinha, tirei o bujão lateral com a chave de cano.

    Quanto a completar o óleo, não sei se fiz certo, se fiz errado, me corrijam:
    - Tirei o bujão e botei o dedo, tava seco;

    - Coloquei o óleo com um funil e uma mangueira, mas coloquei demais e começou a vazar, aí botei um pote embaixo e esperei parar de vazar, depois fechei.

    Acho que era isso né ?

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    Mensagem por amedeiros Sáb 24 maio - 18:21:22

    O custo do óleo é tão baixo que não compensa estragar o parafuso com ferramentas inadequadas,grifo,chave inglesa etc não são ferramentas para esse tipo de serviço; ao estragar o bujão vai dar vasamento com certeza. Leve a qualquer posto de troca de óleo e aproveita também para verificar o óleo do diferencial, é nele vai óleo tambem! Voce assiste e verifica ainda seu carro por baixo, e fica tranquilo por não usar nem fazer gambiarra!
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    Mensagem por endrigo Sáb 24 maio - 18:38:04

    troquei a uns meses e coloquei um 90 gl4 (acho que era isso) o tal molycote pra transmissões... enquanto o clima tava quente tava perfeito trocas muito mais fáceis...
    casualmente de uns 3-4 dias pra cá o inverno chegou e de manhã pra trocar a 1ª pra 2ª tem que fazer uma forcinha e sei lá parece que tem um giro certo pra entrar, é um camio 5 marcha original e um dif 3.54 ..depois de uns 10 minutos andando melhora.
    Será que é a temperatura ou o sincronizado indo pra banha? e outra será que o molycote não atrapalha um pouco pois até onde sei precisa de um certo atrito pras engrenagens se 'acomodarem'???
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    Mensagem por RN_Willemann Sáb 24 maio - 18:41:50

    óleo frio engrossa, é normal no inverno.....
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    Mensagem por endrigo Sáb 24 maio - 18:48:57

    RN_Willemann escreveu:óleo frio engrossa, é normal no inverno.....

    quando troquei até pensei em um 75w90 ou mesmo 80w90, estes mais modernos...mas sei lá não pensei que a caixa estaria tão 'justinha' depois de quase 30 anos.
    Mas assim, como a 1ª é muito curta é só dar uma viradinha de roda que a 2ª entra mais fácil.
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    Mensagem por CruzOpala Sáb 24 maio - 19:07:06

    Aí pessoal, n sei se os parafusos mudam com o cambio, o meu é 76 cleck-clek 4 marchas... tanto o parafuso do nível qnt o parafuso d drenagem do cambio eu tirei com uma simples chave d boca nornal, no parafuso d drenagem só o encaixe dela (sem o pito) dá certinho, n precisa nem d allen n d chave especial, o parafuso da lateral, tem gente q prefere alicate d pressão ou o grifo como disseram...eu usei a d pito msm n me lembro a medida do pito, era um grande acho q 19 (se quizerem amanha posso verificar a medida) dá o encaixe certinho tbm..obs.. nenhum dos 2 danifica ou descabeça os parafusos realmente encaixa perfeito!

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