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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan Empty Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan

    Mensagem por Luciano Goncalvess Sex 28 Nov - 8:17:49

    Fala Galera, blza
    Bom vo tenta ajuda o pessoal que por ventura queira colocar o alternador do Astra (120A) no opala/caravan.
    Fiz a adaptação na minha Caravan 91/92 sem muitos problemas.
    Vamos lá:
    O alternador que instalei foi o do Astra 2009, então tudo que eu falar deve-se ter em mente  esse modelo (tamanho do alternador) em baixo foto dele:
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08100
    Nessa foto da pra ver a diferença de tamanho do alternador que eu usava e do novo

    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08117

    Bom o que foi necessário para fazer a adaptação:
    1) Utilizei o suporte original do Caravan mesmo, o que fiz foi um pequeno alongamento com chapa de ferro (no meu caso fiz por fora do suporte o alongamento)
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08204
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08203
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08119
    Os parafusos são para ajuste antes da solda, e para ver o alinhamento das chapas (então ignorem os parafusos kk)

    1.1) Fiz duas buchas para que o aperto ficasse melhor, coisa simples também, qualquer torneiro mecânico faz isso sem problemas (as medidas que usei foram 8 mm e 6mm)
    * lembrando que cada carro (modelo/ano) pode ser necessário tamanhos diferentes.
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08221
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08230
    how to screen capture

    2) Polia
    Bom a polia utilizei a original mesma, não há a necessidade de trocar por outra,  só levei em um torneiro para torneá-la , coisa bem simples e rápido.
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08208
    image hosting site over 5mb
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08218
    free upload

    3) Correia
    Utilizei a correia 10AO710C da Dayco, fico perfeito o tamanho
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08226
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08227

    4) Parafuso para fixação
    Bom o parafuso acabo sendo comprado um maior, pois não tinha certeza de como iria ficar na hora da instalação, comprei um de 14/15 centímetros (não sei exatamente o tamanho) de 10 polegadas. No fim da instalação acabei cortando um pedaço dele por causa do coletor (na foto da pra vê o quanto fico perto) e usei uma bucha de pressão para garantir o aperto.
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08228
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08242

    5) Fiação Eletrica
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08100

    O B2+ é o positivo (no meu antigo alternador eram dois fios vermelhos)
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08107

    o D+ é o fio indicativo do painel (no antigo era o fio preto como na foto de cima, todos eram juntos em um plug)
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08096
    ** No B1+ não foi ligado nenhum fio **
    Lembrando que cada alternador pode ter um esquema de quantidade de fios e cores diferentes.

    O fio Terra fico no bloco do motor
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08239

    Todos os fios foram soldados, não só emendados e passado fita isolante, como a maioria faz.
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08236
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08237
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08241

    Fotos Finais de como ficou a instalação
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08256
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08253
    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC08251


    Bom espero ajudar o pessoal que assim como eu desejava instalar um alternador melhor nos opalas e caravans.
    Por fim, quero lembrar que não sou profissional da área, sou tão leigo quantos os amigos, apenas quis dar um auxilio. Então sejam moderados com as criticas.
    Qualquer dúvida é só perguntar.

    ** Gastei em torno de R$ 70,00 reais entre o torno na polia, as duas buchas, solda, parafuso e a rosca de pressão **
    Tenho muitas fotos que não coloquei na postagem se alguém quiser é só pedir.


    Última edição por Luciano Goncalvess em Sáb 29 Nov - 17:06:51, editado 2 vez(es)

    WesleySMello, -GTO- e Fininho Almeida gostam desta mensagem

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    Mensagem por tcheco 8687 Sex 28 Nov - 13:45:10

    VALEU PELO TUTORIAL,

    OBRIGADO
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    Mensagem por Coupe 76 Sex 28 Nov - 14:08:52

    No meu coloquei um Corsa/Meriva 90Ah. Também sem segredo!!
    Optei por esse por ser mais leve que o de 120Ah.

    Independente de qual seja o ganho é TREMENDO em comparação com o original!!!

    Abs,
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    Mensagem por bigoll53 Sex 28 Nov - 16:07:27

    legal, obrigado por compartilhar...ano q vem vou ter que trocar o meu....
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 28 Nov - 16:47:46

    Obrigado por compartilhar seu tutorial..fazia tempo que não aparecia material assim por aqui.. OKK


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    Mensagem por Paulo Corso Sáb 29 Nov - 16:19:18

    Acho que por você usar o coletor de admissão do 3E e por este ser maior acaba tendo que usar um prolongador do suporte, mas ficou bom, outra coisa usar um alternador mais potente, nem se compara ao traste do velho arno. No meu ficou assim:

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    Última edição por Paulo Corso em Ter 31 maio - 15:01:17, editado 2 vez(es)


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    Mensagem por cesar cardeal Sáb 29 Nov - 16:59:42

    Apenas para contribuir com ideias.
    Também foi necessário estender o suporte do alternador, devido a instalação dos coletores do omega.
    Utilizei dois suportes, cortando um no tamanho adequado. Solda e acabamento.
    Foi instalado alternador da Zafira.

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    Mensagem por Luciano Goncalvess Sáb 29 Nov - 17:03:06

    [quote="Paulo Corso"]Acho que por você usar o coletor de admissão do 3E e por este ser maior acabanda tendo que usar um prolongador do suporte, mas ficou bom, outra coisa usar um alternador mais potente, nem se compara ao traste do velho arno. No meu ficou assim:

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    Fica muito melhor com um alternador mais potente.
    To querendo colocar um 446 e tirar o 3E
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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 29 Nov - 17:38:50

    O meu ficou assim:

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    Engraçado que não precisou de alteração nenhuma basicamente.


    Última edição por Rubão6cc em Sáb 29 Nov - 18:04:49, editado 1 vez(es)


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    Mensagem por Pintto Sáb 29 Nov - 17:55:59

    O meu está com um da Volks, deve ser de Santana, 90A.
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    Mensagem por sheep.83 Sex 15 maio - 14:42:21

    Galera, estou qrendo comprar e colocar um alternador do astro no meu 77, achei esse no ML, é esse mesmo? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-653668771-alternador-gm-corsa-omega-s10-vectra-eu70004n-120a-_JM
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    Mensagem por Paulo Corso Ter 19 maio - 10:32:40

    Esse ai é replica dos bosch 120a. Da marca Euro vem da china.


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    Mensagem por sheep.83 Ter 19 maio - 10:46:26

    Paulo Corso escreveu:Esse ai é replica dos bosch 120a. Da marca Euro vem da china.


    Entendi, n presta então? Alguma sugestão de ql eu compro?
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    Mensagem por Luciano Goncalvess Ter 19 maio - 11:36:18

    Sugestão é uma coisa complicada, porque vai muito do gosto e do bolso kk
    mais de todos os modelos que eu pesquisei o do Astra é o que se encaixa melhor (infelizmente o preço não é dos melhores)
    O alternador do Santana também se encaixa bem, mais é de 90 e não 120 como o do Astra. O do celta se não me engano também da certo.
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    Mensagem por eleandro kalckmann Ter 19 maio - 12:08:23

    tambem tem o do omega q é bem parecido com o do opala.nao to lembrado se é 90 ou 120ah. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-641512334-alternador-omega-suprema-20-22-30-opala-41-0120488193-_JM
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    Mensagem por Bruno Catrambi Sáb 9 Jan - 16:11:38

    Muito bom post, vou instalar o do astro no meu 77 6cc vai me ajudar bastante!
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    Mensagem por gilmareu Seg 11 Jan - 7:53:01

    eleandro kalckmann escreveu:tambem tem o do omega  q   é bem parecido com o do opala.nao to lembrado se é 90 ou 120ah. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-641512334-alternador-omega-suprema-20-22-30-opala-41-0120488193-_JM



    O meu é do Omega, 140ah, bruto...

    acabou a putaria de fazer chupeta, sofrer com a partida depois de 15 dias sem ligar, de desligar cabo de bateria quando deixar o carro parado...

    Tudo funciona ao mesmo tempo, ar condicionado, farol, limpador   cheers

    A única coisa que adaptei foi uma correia um pouco mais comprida, coisa de um dedo, não lembro as medidas, mais arrancar a polia do velho arno e colocar nele.
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    Mensagem por tiguassa Qui 10 Mar - 16:38:29

    Show de bola cara! Já encontrei um por 350 Dilmas e pretendo substituir o meu de Míseros 35A por esse do astra de 120A. Vai ficar show! Obrigado pelo tutorial! Abraço!
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    Mensagem por Falves Sex 22 Jul - 16:08:59

    Eu fui mais uma a entrar na turma dos Bosch 120A! Antes eu utilizava um Dokcar, que, para mim, foi uma verdadeira enganação, mas enfim...
    O carro simplesmente vira outro! Ficou sensacional! As adaptações foram a instalação de uma cablagem positiva de 10mm, ligando o +B do alternador ao motor de arranque, e cortamos ligeiramente a capa traseira do alternador para que o mesmo coubesse junto ao coletor 3E que equipa meu 91.
    Todo o trâmite foi feito na Bores Car, oficina do amigo Diegão, de SP!
    Segue foto:

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    Mensagem por Rubão6cc Sex 22 Jul - 18:36:51

    Muito bom Fernando!


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    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan Empty Re: Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan

    Mensagem por alca182 Ter 31 Jan - 10:21:46

    Pessoal, ressuscitando o tópico, a média de preço desse alternador do Astra (Bosch) gira em torno de 1.5k mesmo? Shocked
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    Mensagem por opala4cc Ter 31 Jan - 11:05:35

    alca182 escreveu:Pessoal, ressuscitando o tópico, a média de preço desse alternador do Astra (Bosch) gira em torno de 1.5k mesmo? Shocked

    Isso se ele for NOVO. Mas tem muitos usadinhos por aí que ainda tem o regulador de voltagem original. Melhor comprar em desmanche.
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    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Ter 31 Jan - 12:19:39

    O meu comprei em um desmanche paguei 450 ate agora esta tudo tranquilo
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 31 Jan - 13:15:32

    No meu paguei 250 de um usuário aqui do fórum Laughing


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    Mensagem por diplomata1985 Ter 31 Jan - 15:15:00

    Rubão6cc escreveu:O meu ficou assim:

    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC00510
    greenshot

    Engraçado que não precisou de alteração nenhuma basicamente.

    Fala Rubão.

    Olhando a sua instalação praticamente não foi feita nenhuma adaptação...
    O que você teve que mexer? Polia é a original?

    Estou usando 446 então creio que não terei problemas em utilizar o suporte original.
    Se possível dê mais detalhes.

    Valeu.
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    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Ter 31 Jan - 15:30:37

    O meu também não adaptei nada
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    Mensagem por onivaldo.gm Ter 31 Jan - 18:42:07

    Andei pesquisando p/ comprar um usado e para não pegar um tão rodado relacionei alguns códigos de alternador:

    0124 515 082  --> 2004
    0124 515 089  --> 2008
    0124 515 186  --> 2010/2011
    0124 515 189  --> 2012

    acho que é isso...
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 31 Jan - 20:23:06

    alca182 escreveu:Pessoal, ressuscitando o tópico, a média de preço desse alternador do Astra (Bosch) gira em torno de 1.5k mesmo? Shocked


    eu paguei 190 reais no meu....um amigo comprou pra mim numa feira de peças na cidade de marilia - sp

    foi um grande achado

    aqui tem as fotos da adaptacao q eu fiz....


    http://www.opaleirosdoparana.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa#703910


    é uma otima aquisição.
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 31 Jan - 20:39:58

    diplomata1985 escreveu:
    Rubão6cc escreveu:O meu ficou assim:

    Instalando Alternador Astra120A no Opala/Caravan DSC00510
    greenshot

    Engraçado que não precisou de alteração nenhuma basicamente.

    Fala Rubão.

    Olhando a sua instalação praticamente não foi feita nenhuma adaptação...
    O que você teve que mexer? Polia é a original?

    Estou usando 446 então creio que não terei problemas em utilizar o suporte original.
    Se possível dê mais detalhes.

    Valeu.

    Diplomata85, realmente não foi feita nenhuma adaptação, não há necessidade, você só precisa acertar o aperto no suporte com alguma coisa adequada. A polia é a original do alternador Arno, só pegar dele. O Paulo Corso usava 446 e também instalou de boa esse alternador.


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    Mensagem por diplomata1985 Qua 1 Fev - 8:55:55

    Rubão6cc escreveu:
    diplomata1985 escreveu:

    Fala Rubão.

    Olhando a sua instalação praticamente não foi feita nenhuma adaptação...
    O que você teve que mexer? Polia é a original?

    Estou usando 446 então creio que não terei problemas em utilizar o suporte original.
    Se possível dê mais detalhes.

    Valeu.

    Diplomata85, realmente não foi feita nenhuma adaptação, não há necessidade, você só precisa acertar o aperto no suporte com alguma coisa adequada. A polia é a original do alternador Arno, só pegar dele. O Paulo Corso usava 446 e também instalou de boa esse alternador.

    Valeu Rubão.

    Esse arno ninguém aguenta mais. rsrsrs
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    Mensagem por Rubão6cc Qua 1 Fev - 9:28:26

    diplomata1985 escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Diplomata85, realmente não foi feita nenhuma adaptação, não há necessidade, você só precisa acertar o aperto no suporte com alguma coisa adequada. A polia é a original do alternador Arno, só pegar dele. O Paulo Corso usava 446 e também instalou de boa esse alternador.

    Valeu Rubão.

    Esse arno ninguém aguenta mais. rsrsrs

    Não presta.


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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 1 Fev - 19:03:39

    Rubão6cc escreveu:
    diplomata1985 escreveu:

    Valeu Rubão.

    Esse arno ninguém aguenta mais. rsrsrs

    Não presta.


    oloco....vendo vc fala assim nem parece q eles duraram mais de 30...40 anos em funcionamento.....


    pra mim o problema do velho arno sao as peças novas q nao prestam....dai o alternador antigo leva a fama de ruim devido a reposicao ser fraca....

    ainda por cima muitos auto eletricos novos nao mexem com eles....por nao querer mexer ou por nao saber ou por nao ter peças de reposicao em estoque.


    o arno antigo ao contrario de muitos alternadores novos e modernos qualquer coisa a ser feita nele é necessario desmontar ele inteiro....os novos pra trocar as peças q mais desgastam com o uso da pra trocar apenas tirando uma capa protetora...muito mais rapido.


    agora em questao de CARREGAMENTO ai sim....esses modernos sao outros 500!!
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    Mensagem por opala4cc Qui 2 Fev - 9:55:24

    Marcos Adriano escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Não presta.


    oloco....vendo vc fala assim nem parece q eles duraram mais de 30...40 anos em funcionamento.....


    pra mim o problema do velho arno sao as peças novas q nao prestam....dai o alternador antigo leva a fama de ruim devido a reposicao ser fraca....

    ainda por cima muitos auto eletricos novos nao mexem com eles....por nao querer mexer ou por nao saber ou por nao ter peças de reposicao em estoque.


    o arno antigo ao contrario de muitos alternadores novos e modernos qualquer coisa a ser feita nele é necessario desmontar ele inteiro....os novos pra trocar as peças q mais desgastam com o uso da pra trocar apenas tirando uma capa protetora...muito mais rapido.


    agora em questao de CARREGAMENTO ai sim....esses modernos sao outros 500!!

    Quase isso. Concordo que o problema desses arnos antigos, originais do opala, está exclusivamente nas peças de reposição. Os reguladores de voltagem da mobiletron, Ikro e Gauss não têm desempenho nem durabilidade. E tem mais: nos alternadores mais novos, como o do astra/vectra de 120A, o problema se repete. O que acontece é que ainda se encontra muitos destes alternadores com o regulador de voltagem original (bosch, acdelco, etc...). Se estes alternadores tiverem seus reguladores de voltagem trocados por um de uma das marcas paralelas citadas, também não vai durar nos carros modernos com AC. No opala até pode durar, pois o carro não tem nem 70% da demanda de energia dos vectras/astras, mesmo com o AC ligado com as ventoinhas na velocidade máxima.
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 2 Fev - 12:11:39

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    oloco....vendo vc fala assim nem parece q eles duraram mais de 30...40 anos em funcionamento.....


    pra mim o problema do velho arno sao as peças novas q nao prestam....dai o alternador antigo leva a fama de ruim devido a reposicao ser fraca....

    ainda por cima muitos auto eletricos novos nao mexem com eles....por nao querer mexer ou por nao saber ou por nao ter peças de reposicao em estoque.


    o arno antigo ao contrario de muitos alternadores novos e modernos qualquer coisa a ser feita nele é necessario desmontar ele inteiro....os novos pra trocar as peças q mais desgastam com o uso da pra trocar apenas tirando uma capa protetora...muito mais rapido.


    agora em questao de CARREGAMENTO ai sim....esses modernos sao outros 500!!

    Quase isso. Concordo que o problema desses arnos antigos, originais do opala, está exclusivamente nas peças de reposição. Os reguladores de voltagem da mobiletron, Ikro e Gauss não têm desempenho nem durabilidade. E tem mais: nos alternadores mais novos, como o do astra/vectra de 120A, o problema se repete. O que acontece é que ainda se encontra muitos destes alternadores com o regulador de voltagem original (bosch, acdelco, etc...). Se estes alternadores tiverem seus reguladores de voltagem trocados por um de uma das marcas paralelas citadas, também não vai durar nos carros modernos com AC. No opala até pode durar, pois o carro não tem nem 70% da demanda de energia dos vectras/astras, mesmo com o AC ligado com as ventoinhas na velocidade máxima.

    O meu foi trocado recentemente como você sabe...vamos ver a durabilidade, se der problema eu falo, estou até contando o tempo.


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    Mensagem por diplomata1985 Qui 2 Fev - 12:19:36

    Um outro fator (além da qualidade das peças) que os arnos não dão mais conta é a demanda (como mencionado pelo Opala4cc) pois hoje as lâmpadas usadas nos faróis são mais fortes. Faróis de milha mais fortes também. Quase mais ninguém usa o rádio original e instala um som com módulo de potência e tudo isso acarreta na demanda. Com certeza o velho arno com sua baixíssima amperagem não dá conta.
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    Mensagem por opala4cc Qui 2 Fev - 18:53:49

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Quase isso. Concordo que o problema desses arnos antigos, originais do opala, está exclusivamente nas peças de reposição. Os reguladores de voltagem da mobiletron, Ikro e Gauss não têm desempenho nem durabilidade. E tem mais: nos alternadores mais novos, como o do astra/vectra de 120A, o problema se repete. O que acontece é que ainda se encontra muitos destes alternadores com o regulador de voltagem original (bosch, acdelco, etc...). Se estes alternadores tiverem seus reguladores de voltagem trocados por um de uma das marcas paralelas citadas, também não vai durar nos carros modernos com AC. No opala até pode durar, pois o carro não tem nem 70% da demanda de energia dos vectras/astras, mesmo com o AC ligado com as ventoinhas na velocidade máxima.

    O meu foi trocado recentemente como você sabe...vamos ver a durabilidade, se der problema eu falo, estou até contando o tempo.

    Eu já troquei o regulador de voltagem do alternador VALEO de 100A que era original (e durou uns 10 anos, mas o novo original custa quase um alternador novo) pelo Ikro. Durou menos de um ano. Então, mandei embora o alternador e peguei um de 120A (bosch) que equipou os primeiros vectras B e corsas. O regulador que era original durou ainda uns 3 anos. Então, tive de trocá-lo, junto com a ponte retificadora que também teve diodos queimados. Comprei um regulador da Ikro e a ponte retificadora da gauss. O regulador durou 9 meses. Botei outro. Um ano depois, foi a ponte retificadora, que queimou diodos. O problema não é necessariamente o alternador. É a ganância do fabricante original de componente e a baixa qualidade dos fabricantes do paralelo.
    Acho que o alternador de componentes originais mais caros que já vi é da marca VALEO. Fuja do conserto dessas traquitanas.
    Por aqui, tem auto-elétrico que nem quer mexer em alternador se for para colocar gauss ou ikro, por causa da garantia. Já mencionei isso em outro tópico.
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    Mensagem por omalvadeza Sex 3 Fev - 7:39:17

    Há dois anos comprei um alternador bosch N1 do tempra turbo/tipo 90A. Todo original.
    Cogitei de comprar o regulador Bosch porque as escovas estavam bem gastas, mas o valor da peça supera o alternador (R$ 180,00). Como não encontrei aqui pesquisei no EBay e vi que nos EUA e União Europeia essa peça tem em qualquer canto com preço bem em conta. Mas as taxas inviabilizam a compra.

    Acho que é uma tendência de o alternador ser uma peça descartável. Compra, usa 5 anos, queimou - joga fora e põe uma nova. Recentemente vi um vídeo no you tube onde o sujeito estava nos EUA e postou a troca do alternador por 80-90 USD. E descendo a lenha no Br, claro.

    Se não for por uma hiper, ultra, mega vantagem não compro alternador usado. É certeza que pelo tempo de uso das peças internas, a gente vai trocando uma a uma até ficar com uma peça nova de qualidade inferior.
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    Mensagem por Müller Sex 3 Fev - 10:13:48

    Estou relutante em colocar este alternador por conta da fiação. Todos falam q colocaram sem adaptações e funciona sem problemas.

    Minha maior dúvida é: o fio original q sai do alternador para alimentar a bateria suporta a maior amperagem? Se suporta, pode me trazer problemas a longo prazo? É obrigatório passar um fio de bitola maior direto entre o alternador e a bateria ou arranque? Fazendo isso devo deixar o fio original conectado?


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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 3 Fev - 19:50:17

    Müller escreveu:Estou relutante em colocar este alternador por conta da fiação. Todos falam q colocaram sem adaptações e funciona sem problemas.

    Minha maior dúvida é: o fio original q sai do alternador para alimentar a bateria suporta a maior amperagem? Se suporta, pode me trazer problemas a longo prazo? É obrigatório passar um fio de bitola maior direto entre o alternador e a bateria ou arranque? Fazendo isso devo deixar o fio original conectado?


    mano recomendado é colocar um fio auxiliar pra ajudar.....porem eu andei uns meses com meu alternador de astra de 120 somente com a fiacao original.....mesmo com ar ligado e etc nao deu problema...o aquecimento eu nao sabia se era do fio ou do cofre.........porem com o fio auxiliar o carregamento é bem melhor....e eles esquentam da mesma forma....acredito ser o aquecimento do cofre.
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    Mensagem por omalvadeza Seg 15 maio - 10:38:01

    Ressuscitando o tópico.

    Alguém sabe a numeração correta dos rolamentos para esse alternador (nsk, skf etc)?
    Tem vários modelos no catálogo Bosch tomando por referência apenas o código do alternador.

    Lembrando que o alternador é o mesmo do tópico: cód. bosch 0124 515 082 e cód. GM é 93 359 979.
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    Mensagem por tcheco 8687 Seg 15 maio - 11:20:24

    Se tem varios acho que todos servem.
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    Mensagem por omalvadeza Seg 15 maio - 12:16:17

    O problema é que a Bosch fornece 3 grupos de rolamentos para esse alternador:

    F 00M 990 402 e outros que apontam pro NSK EP6003T1 XDDU8CG14E B V
    F 00M 990 409 e outros que apontam pro SKF – BB1-0633 A
    F 00M 990 410 e outros que nem código de fornecedor tem.

    Foge do padrão 6303 rdd ou 6201 nse

    Se eu chegar na loja e levar essa sopa de letrinhas o balconista joga gasolina e põe fogo em mim.

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    Mensagem por opala4cc Seg 15 maio - 16:19:07

    omalvadeza escreveu:O problema é que a Bosch fornece 3 grupos de rolamentos para esse alternador:

    F 00M 990 402 e outros que apontam pro NSK EP6003T1 XDDU8CG14E B V
    F 00M 990 409 e outros que apontam pro SKF – BB1-0633 A
    F 00M 990 410 e outros que nem código de fornecedor tem.

    Foge do padrão 6303 rdd ou 6201 nse

    Se eu chegar na loja e levar essa sopa de letrinhas o balconista joga gasolina e põe fogo em mim.


    Mas você tem o rolamento gasto em maos? Esses rolamentos têm seus codigos impressos na carcaça. Não se usa o código bosch na especificacao de rolamentos. Usa-se somente o codigo dos fabricantes de rolamentos.
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    Mensagem por opala4cc Seg 15 maio - 17:16:13

    omalvadeza escreveu:O problema é que a Bosch fornece 3 grupos de rolamentos para esse alternador:

    F 00M 990 402 e outros que apontam pro NSK EP6003T1 XDDU8CG14E B V
    F 00M 990 409 e outros que apontam pro SKF – BB1-0633 A
    F 00M 990 410 e outros que nem código de fornecedor tem.

    Foge do padrão 6303 rdd ou 6201 nse

    Se eu chegar na loja e levar essa sopa de letrinhas o balconista joga gasolina e põe fogo em mim.


    Eu não entendi o motivo de você ter correlacionado as referências "F 00M 990 402" e "F 00M 990 409" com o alternador 0124 515 082.
    Para o alternador de referência boschta 0124 515 082 (GM93359979) os códigos bosch dos rolamentos são unicamente o "F 00M 990 410" e "F 00M 990 405".
    É claro, eu não duvido que a boschta tenha dado dois números de referência diferentes para o mesmo rolamento, diferenciando-os unicamente pela blindagem ou vedação, tanto em um ou nos dois lados. Mas no meu catálogo boschta (2015/2016)  as referências "F 00M 990 402" e "F 00M 990 409" são correlacionadas a alternadores de referência completamente diferente do 0124 515 082.
    O melhor é você desmontar o bagulho e olhar o código impresso no rolamento mesmo (que não é o código da boschta).

    Mas normalmente, os rolamentos dos alternadores boschta para vectra e astra são de especificação 6303 DDU no dianteiro e 6203 DDU no traseiro.
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    Mensagem por omalvadeza Seg 15 maio - 20:57:56

    Na verdade o alternador foi recém comprado e está com o parafuso pintado. Não queria violá-los pra evitar problemas. Não tenho os rolamentos usados desse modelo.

    Pesquisei no ML, mas o leque de opções é muito grande. Diante disso baixei um catálogo bosch e fui pesquisar o rolamento pelo número do alternador (http://mapris.com.br/catalogos/bosch/eletrica_rolamentos_2005.pdf). Mas esse catálogo baixado é bem mais antigo que o seu e acho que o erro está aqui.

    Mesmo sem ver vou na sua dica. Quando for à loja vou arriscar o 6303 e 6203.

    Abração.
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    Mensagem por opala4cc Seg 15 maio - 23:40:58

    omalvadeza escreveu:Na verdade o alternador foi recém comprado e está com o parafuso pintado. Não queria violá-los pra evitar problemas. Não tenho os rolamentos usados desse modelo.

    Pesquisei no ML, mas o leque de opções é muito grande. Diante disso baixei um catálogo bosch e fui pesquisar o rolamento pelo número do alternador (http://mapris.com.br/catalogos/bosch/eletrica_rolamentos_2005.pdf). Mas esse catálogo baixado é bem mais antigo que o seu e acho que o erro está aqui.

    Mesmo sem ver vou na sua dica. Quando for à loja vou arriscar o 6303 e 6203.

    Abração.

    Uma pergunta: como você pretende/pretendia trocar os rolamentos do alternador sem romper o lacre de tinta do parafuso scratch ?
    Me ensine essa técnica,  rsrsrsrsrsrststs...
    Acho que dá no mesmo.... logo, é  melhor primeiro abrir o alternador para ver os rolamentos.


    Última edição por opala4cc em Sex 28 Ago - 13:24:49, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por opala4cc Qua 17 maio - 1:15:50

    Esqueci de mencionar: você vai precisar de um ferro de solda do tipo "machadinha" para dessoldar a ponte retificadora.
    E cuidado para não quebrar o anel plástico de ajuste do rolamento traseiro, pois ele é frágil. Se quebrar, vai ter de comprar outro anel na concessionária.
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    Mensagem por reginalgarcia Sex 28 Ago - 13:18:24

    Boa tarde irmãos.
    Ontem um eletricista instalou o alternador do astra de 120 amp. Caravan comodoro, ano 90 4 cilindros álcool.
    Tive que aumentar o suporte 30 cms.
    Coloquei um parafuso maior para prender o alternador no suporte
    Esmerilhei um pouco o esticador para não bater no reservatório do óleo hidráulico.
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    Última edição por reginalgarcia em Sex 28 Ago - 13:24:04, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por reginalgarcia Sex 28 Ago - 13:22:03

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    Mensagem por reginalgarcia Sex 28 Ago - 13:25:27

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