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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Barra estabilizadora traseira Empty Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por Jeferson_Heerdt Ter 13 maio - 19:05:32

    Salve moçada.. minha nova contribuição pra quem não tem, ou quer ter um pouco mais de estabilidade na traseiras de seus Opalas/Caravan...

    Essa barra (na foto em prata) saiu em vários Opalas/Caravans, não sei especificar ano nem modelo, mas é comum nas primeiras Caravans (1976/77) com bagageiro de teto, mas ja vi originalmente em Opalas também, mas não sei pq nem todos tinham.

    Sua principal função é diminuir o ''rooling'' da carroçeria e no caso das Caravans praticamente some o efeito de traseira 'boba' que a Caravan tem por causa do elevado peso concentrado na traseira (isso nas 4cil, quando equipada com motor de 6cil a distribuição de peso é quase perfeita - 48% na traseira e 52% na dianteira)

    Vista por tráz do carro
    Barra estabilizadora traseira Th_18758_DSC00260_122_21lo
    Vista do suporte que prende as bieletas (é o mesmo suporte que segura a barra estabilizadora superior do eixo traseiro)
    Barra estabilizadora traseira Th_19244_DSC00262_122_1002lo
    Na dianteira a regra é utilizar barras mais grossas, que saíram de série nos modelo 91/92 (25mm contra 19mm da original)

    A diferença é gigantesca na estabilidade, ja fiz experiências com barra original (apenas na dianteira), e depois substituindo a barra dianteira pela mais grossa, e posteriormente adicionando a barra traseira (testes feitos no AIC, na época que o motor era original)
    Geralmente a minha Caravan em curvas de baixa fechadas (pinheirinho por exemplo) tinha forte tendência a escapar de frente, corrigia facil apenas aliviando o acelerador, depois da troca da barra estabilizadora dianteira não prescisava mais aliviar, só diminuir na entrada da curva e pé embaixo depois.. nas curvas de alta o carro inclinava bastante, dae com a mudança da barra passou a desgarrar de traseira, e quando adicionei a barra estabilizadora traseira inferior, acabou o problema.. é pé embaixo e giro lá em cima.... heheh

    Abraço
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por 100 Ter 13 maio - 19:50:18

    É isto mesmo Jeferson!!!

    A "nossa" Caravan tem e dá MUITA diferença mesmo...

    P/ os V8 já temos as duas gurdadas...nos cupês também dá uma boa diferença...

    Sobre os anos que sairam,realmente é uma bagunça,é muito difícil precisar em qual ano sairam...

    Até mais

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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por ROD Ter 13 maio - 20:34:50

    quero uma dessas pra mim..
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por crazy dog Qui 15 maio - 8:12:29

    Qual barra é colocada na dianteira? Onde posso arruma-la? Valeu!!
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por 100 Qui 15 maio - 21:00:58

    crazy dog escreveu:Qual barra é colocada na dianteira? Onde posso arruma-la? Valeu!!

    Crazy,

    Na dianteira é a comum dianteira mesmo...as dos 91/92 se não me engano são um pouco mais grossas...

    Em desmache deve achar já que,desde 72 os Opalas já vinham com elas...

    Até mais

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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por opalera6 Qui 15 maio - 21:25:04

    Jeferson uma perguntinha fora do assunto

    Esse abafador ai é o chamado "Paulistão" ? vc fez no Zezu's ?

    e quando vai postar um video na caravan dando uma puxadinha ? Very Happy

    Abraço
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por louca por opala Sex 16 maio - 15:23:29

    oi Jefersom
    é bem verdade isso, eu já tinha notado porque a minha 82 não tinha a barra e guando eu comprei a 88 ela já veio com a barra então, eu senti a diferença no usar a sem barra e a que tem a barra !
    Agora já to providenciando uma pra 82 , porque agora sem a barra estabilizadora eu não ando mais hehe!
    beijos
    Micheline
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por thallisguimaraes Sex 16 maio - 16:47:50

    Mas foram so alguns modelos que sairam ne? Pois a amiga ai disse que a Caravan 88 dela tem, a do meu pai nao tem
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por louca por opala Sex 16 maio - 17:36:33

    eu não sei te dizer Tallis, as vezes a minha foi adaptação.
    o Jeferson disse que saiu nos modelos mais antigos, na 82 tambem não tem (na minha) e o opala que eu tinha 82 já tinha. Ai complicou pq eu não sei explicar porque hehe!
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por thallisguimaraes Sex 16 maio - 17:40:41

    Misterios da GM
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por Opaleiro_Turbo Sex 16 maio - 17:42:54

    Vou procurar uma dessa para mim !
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por 100 Sex 16 maio - 20:54:57

    Foram em algumas só que sairam sim mas,qual critério que eles usavam p/ colocar em qual carro é que é difícil de saber...

    Até mais

    100
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por Jeferson_Heerdt Sex 16 maio - 22:19:17

    opalera6 escreveu:Jeferson uma perguntinha fora do assunto

    Esse abafador ai é o chamado "Paulistão" ? vc fez no Zezu's ?

    e quando vai postar um video na caravan dando uma puxadinha ? Very Happy

    Abraço

    Sim, este abafador da foto é o conhecido ''paulistão'' ou ''mercedez''.. entra e sai dois canos de 2''...

    Esse escapamento ja está no carro desde que eu comprei, apenas troquei o abador central uma vez pq tava enferrujado, e na ponta traseira também tinha um, que tirei e coloquei a ''espingarda'' de 2,5''. Sempre mexi nos escape ali na Escape Par, no Zezu's ainda não fui nenhuma vez...

    O vídeo saíra em breve... falta acertar o distribuidor, que por enquanto ta com o ponto final bastante limitado...
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por opalera6 Dom 18 maio - 12:16:12

    vlw por esclarecer a duvida, ultimamente to andando de gol GIII 1.0 16V T =/

    Opalão ta parado a uns 2 meses ja e to com escape 6x2 Direto ate o fim do carro tudo 2,5" e fica muito estralado

    Abração
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por crazy dog Qui 3 Jul - 15:58:06

    Galera, se eu pegar uma barra destas e mandar para fundição e fizer uma em aço ou ferro fundido fica bom? Qual material é melhor, aço ou ferro fundido? Existe um outro material melhor para fazer esta barra? VAleu!
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por Jeferson_Heerdt Qui 3 Jul - 22:57:46

    Complicado de fabricar essas barras, até pq são feitas em ''aço-mola'', o qual é complicado de determinar a constante 'k', que determina o quanto rígida ficará a barra....
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por crazy dog Sex 4 Jul - 16:30:52

    Poxa, achar esta barra é dificil pacas. Nem em uma fundição das boas da para fazer?
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    Barra estabilizadora traseira Empty Barra estabilizadora !!!!!

    Mensagem por Excentric Qua 29 Abr - 8:28:07

    Poderia me mandar algumas fotos dos suportes da barra traseira ??????
    na falta da original posso dar um jeito tendo as fotos !!!!! adaptar alguma similar ou mandar confeccionar uma !!!!!
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por allanfrz Qua 29 Abr - 18:39:55

    Interessante, não tinha visto ainda!!
    Alguém já conseguiu achar esta barra?
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por ssinjetado Qua 29 Abr - 19:17:04

    Eu tenho uma, algum ineteresado????????????????
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por andrey Qua 29 Abr - 20:20:59

    eu tenho a barra do estabilisador do opala 72.....ñ da p eu faser uma dessa em cima do barra do 72 q é bm fina????

    aonde q eu prendo a frente dela????
    valeu
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por whitepala Qua 29 Abr - 20:27:16

    mas e não da pra pega uma de 92 e coloca nos mais antigos essa deve ser mais facil de acha
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por thallisguimaraes Qua 29 Abr - 20:42:15

    andrey escreveu:eu tenho a barra do estabilisador do opala 72.....ñ da p eu faser uma dessa em cima do barra do 72 q é bm fina????

    aonde q eu prendo a frente dela????
    valeu
    atemas

    Voce tem de fazer os suportes para adaptar ela!

    whitepala escreveu:mas e não da pra pega uma de 92 e coloca nos mais antigos essa deve ser mais facil de acha

    Mais facil achar do 92?? É dificil acahr de todas!


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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por whitepala Qua 29 Abr - 20:51:26

    sera achei q pelo ano desse uma facilitada mas mesmo assim desde 92 faz muito tempo
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por thallisguimaraes Qui 30 Abr - 5:22:30

    E acho que nao foram todos 92 que vieram nao, pelo menos as traseiras!


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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por Ezucchi Sáb 9 maio - 12:41:02

    Sem querer apimentar o assunto ou causar discussões, devemos entender qual o motivo de colocarmos uma barra estabilizadora. O fato é simples:
    A função da barra estabilizadora é reduzir a tranferencia de carga do veiculo de um lado para outro. Ou seja, o seu uso em um determinado eixo faz com que o carro incline menos nesse eixo porem, faz com que o mesmo eixo escorregue mais, um conceito muito diferente da crença popular. Resumindo:
    Se o carro é Understeer (sai de frente), deve-se inicialmente colocar uma barra estabilizadora no outro eixo (traseiro), de forma que o eixo traseiro escorregue mais e com isso, vc tenha um comportamento mais NEUTRO.
    Se o carro é Overteer (sai de traseira), a situação é analoga e deve-se colocar uma barra estabilizadora no eixo dianteiro (na ausencia), ou aumentar o seu diametro (caso dos Diplo 91/92), de forma que o eixo dianteiro escorregue mais e vc tenha um comportamento mais NEUTRO
    Colocar barra estabilizadora na traseira qdo vc tem um carro com comportamento de saida de traseira, vc está seguramente AUMENTANDO o seu escorregamento, piorando a situação (ao contrario do que a maioria pensa: de que isso venha a melhorar o comportamento dinamico do carro).
    Espero ter ajudado.
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por Xann Sáb 9 maio - 12:56:45

    Barra estabilizadora traseira 695742 Barra estabilizadora traseira 695742


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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por Gabriel Coelho Sáb 9 maio - 15:57:11

    Ezucchi escreveu:Sem querer apimentar o assunto ou causar discussões, devemos entender qual o motivo de colocarmos uma barra estabilizadora. O fato é simples:
    A função da barra estabilizadora é reduzir a tranferencia de carga do veiculo de um lado para outro. Ou seja, o seu uso em um determinado eixo faz com que o carro incline menos nesse eixo porem, faz com que o mesmo eixo escorregue mais, um conceito muito diferente da crença popular. Resumindo:
    Se o carro é Understeer (sai de frente), deve-se inicialmente colocar uma barra estabilizadora no outro eixo (traseiro), de forma que o eixo traseiro escorregue mais e com isso, vc tenha um comportamento mais NEUTRO.
    Se o carro é Overteer (sai de traseira), a situação é analoga e deve-se colocar uma barra estabilizadora no eixo dianteiro (na ausencia), ou aumentar o seu diametro (caso dos Diplo 91/92), de forma que o eixo dianteiro escorregue mais e vc tenha um comportamento mais NEUTRO
    Colocar barra estabilizadora na traseira qdo vc tem um carro com comportamento de saida de traseira, vc está seguramente AUMENTANDO o seu escorregamento, piorando a situação (ao contrario do que a maioria pensa: de que isso venha a melhorar o comportamento dinamico do carro).
    Espero ter ajudado.
    EZ

    dei uma googleada, e encontrei algo bem semelhante:

    Adotar ou substituir o estabilizador envolve alguns critérios, mas a avaliação prática é o melhor meio de verificar se foi uma medida acertada. Ocorre que, quando menor a rolagem (graças ao efeito do estabilizador ou de molas mais duras), maior a tendência daquele eixo a desgarrar, a sair em curvas. Assim, a aplicação de um estabilizador espesso sem critérios pode até piorar a estabilidade.
    FONTE


    ESTA outra fonte, no entanto, fala praticamente o contrário! e o pior é que as duas fazem sentido:
    Uma barra estabilizadora é, como o próprio nome indica, uma barra (veio de secção cilíndrica), que trabalha principalmente à torção e que se monta de modo a ligar os dois braços de suspensão de um mesmo trem (dianteiro ou traseiro). Qual a vantagem de ligar as suspensões? Sempre que se executa uma curva a velocidade elevada existe uma tendência natural (devido à força centrífuga) para a suspensão do lado de fora da curva ficar sobrecarregada enquanto a de dentro fica com pouca aderência ao solo. Esta tendência provoca o tão natural adornar do carro e prejudica fortemente o comportamento dinâmico do mesmo. A barra estabilizadora procura reduzir este efeito. A função da barra estabilizadora é assim de obrigar a roda interior a ficar mais "agarrada" à estrada. Como é isto possível. A barra apresenta uma geometria em forma de alavanca que ao ser torcida devido à compressão da suspensão exterior à curva exerce um força de compensação na suspensão interior que a pressiona na direcção do solo.

    Resumindo, a barra estabilizadora reduz o adornar do veículo em curva, melhorando o comportamento dinâmico do automóvel e logo contribuindo para uma melhor segurança activa. Em contrapartida, torna as suspensões menos independentes prejudicando, de certa forma, o conforto que o veículo oferece ao passageiros.
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    Mensagem por Jeferson_Heerdt Dom 10 maio - 9:45:44

    Bom, discuções a parte, ja conhecia ambos os textos, eu fiz as mudanças e testei as mesmas (em autódromo, marcando tempo de cada volta, e com total segurança), então conclui que diante da melhora comportamental do carro nas curvas e do tempo der baixado mais de 1,5 segundos numa média de 7 voltas de pé embaixo, volto a afirmar que as barras do jeito que eu fiz ajudam e muito na estabilidade.
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    Mensagem por Gabriel Coelho Dom 10 maio - 10:00:38

    Jeferson_Heerdt escreveu:Bom, discuções a parte, ja conhecia ambos os textos, eu fiz as mudanças e testei as mesmas (em autódromo, marcando tempo de cada volta, e com total segurança), então conclui que diante da melhora comportamental do carro nas curvas e do tempo der baixado mais de 1,5 segundos numa média de 7 voltas de pé embaixo, volto a afirmar que as barras do jeito que eu fiz ajudam e muito na estabilidade.

    era uma Caravan, certo?

    podemos esperar a mesma diferença em um Cupê??? ou só com teste mesmo pra saber?
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    Mensagem por allanfrz Dom 10 maio - 10:25:58

    Lembrando que estamos falando de barras originais, ou seja, foram projetas para o Opala. Assim, entende-se que a GM enxergou ganhos na utilização das barras trazeiras.
    Diferente de se colocar uma barra "genérica" em um carro que originalmente não a tinha.
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    Mensagem por Jeferson_Heerdt Dom 10 maio - 17:50:26

    Gabriel, sim o meu carro é um Caravan, que originalmente ja tem 47% do peso sobre o eixo traseiro, ou seja, no modelo 6cil das Caravan antigas a distribuição é quase perfeita.

    Eu acredito que venha a melhorar e muito nos cupes também, porém sem a necessidade da barra estabilizadora dianteira mais grossa, pois nesse modelo a tendencia natural dele é escapar sempre de traseira, mas o ideal mesmo seria vc colocar e fazer alguns testes (preferivemente em locais apropriados como autódromos se possível), se observar que o desempenho ou comportamento piorou experimenta também a barra dianteira, caso contrário volte ao original....
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    Mensagem por Ezucchi Dom 10 maio - 18:40:20

    Oi pessoal,
    A colocação de barra estabilizadora em um determinado eixo é para contrapor ao escorregamento do outro eixo, como já expus. Porem, uma coisa bem lembrada por vc, Jeferson, é de que é necessário um teste pratico. Existe um teste de comportamento lateral feito de acordo com SAE, onde o veiculo é colocado num circulo de 90m de raio e aumenta-se a velocidade do veiculo até o seu limite para verificar sua tendencia a sair de frente ou traseira. O fato é que fica dificil da gente conseguir algo do tipo, talvez o mais fácil é colocar num autodromo mesmo e verificar seu comportamento. Lembrando que qq receita de uso de barra estabilizadora tem que ser avaliada de carro para carro, mesmo para o mesmo tipo de carroceria, pois tem influencia direta da distribuição de carga, rigidez da suspensao, altura do carro e caracteristicas dos pneus. Tem que ser experimental mesmo.
    Abração
    EZ
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    Mensagem por Gabriel Coelho Dom 10 maio - 18:53:39

    Jeferson_Heerdt escreveu:Gabriel, sim o meu carro é um Caravan, que originalmente ja tem 47% do peso sobre o eixo traseiro, ou seja, no modelo 6cil das Caravan antigas a distribuição é quase perfeita.

    Eu acredito que venha a melhorar e muito nos cupes também, porém sem a necessidade da barra estabilizadora dianteira mais grossa, pois nesse modelo a tendencia natural dele é escapar sempre de traseira, mas o ideal mesmo seria vc colocar e fazer alguns testes (preferivemente em locais apropriados como autódromos se possível), se observar que o desempenho ou comportamento piorou experimenta também a barra dianteira, caso contrário volte ao original....

    Ezucchi escreveu:Oi pessoal,
    A colocação de barra estabilizadora em um determinado eixo é para contrapor ao escorregamento do outro eixo, como já expus. Porem, uma coisa bem lembrada por vc, Jeferson, é de que é necessário um teste pratico. Existe um teste de comportamento lateral feito de acordo com SAE, onde o veiculo é colocado num circulo de 90m de raio e aumenta-se a velocidade do veiculo até o seu limite para verificar sua tendencia a sair de frente ou traseira. O fato é que fica dificil da gente conseguir algo do tipo, talvez o mais fácil é colocar num autodromo mesmo e verificar seu comportamento. Lembrando que qq receita de uso de barra estabilizadora tem que ser avaliada de carro para carro, mesmo para o mesmo tipo de carroceria, pois tem influencia direta da distribuição de carga, rigidez da suspensao, altura do carro e caracteristicas dos pneus. Tem que ser experimental mesmo.
    Abração
    EZ

    Hmmm... valeu mesmo pessoal! galera aqui do forum é SHOW mesmo!

    tá... é meio off topic, mas não totalmente, qual seria uma "receita" legal de suspensão pra cupê 6cil com preparação de rua?

    nada extreme, mas algo compativel com uma preparação leve, que não passe muito da instalação de uma injeção eletronica, troca de tuchos e comando e um dimensionado 6x2... o que seria o equivalente a isso em termos de melhora de suspensão? (acho que deu pra entender)
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por Jeferson_Heerdt Seg 11 maio - 11:00:10

    Minha opinião:

    Rebaixado por igual, frente e traseira na mesma altura, caixa de ar lateral reta...
    Molas todas do 6cil cortadas
    Amortecedores Turbogas Cofap, ou até feitos sob encomenda conforme o gosto
    Barras mais grossas (mas prescisa testar)
    Pneus 205/60-15 (melhor combinação entre estética e funcionalidade que ja consegui, 195/60-15 fica pequeno demais, 195/65-15 fica balão demais e muito mole).
    Buchas de PU se quiser um comportamento mais 'racing', se não tudo original sempre revisado.
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    Mensagem por bimmer Seg 11 maio - 16:41:17

    Minha Caranvan 88 também tem e parece ser original
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por tabarbosa Seg 11 maio - 16:57:26

    deve-se analisar a causa de sair de frente ou traseira... se, como nos opalas, era em funçao de movimentações indesejaveis do conjunto em planos que não o de rolagem, a estabilização do mesmo faria sair menos nesse aspecto...

    dou um exemplo mais longinquo: nos 911 até pouco tempo atras, ao se desligar o controle de traçao e com a finalidade de sair um pouco de traseira (exigencia dos consumidores de 911 de tempos atras), a programação mudava o comportamento das rodas motrizes, criando um efeito virtual de uma distribuição de peso 2/3 para 1/3 - só deixando descarregar mais potencia e com mudanças de torque entre os dois lados da tração: o carro (que tem barra estabilizadora atras) continuava com a mesma distribuição de peso real...

    uma coisa é sair de traseira por instabilidade de suspenção e outra é sair por potencia e uma terceira (que acredito que seja o caso dos opalas) seria a junção dos dois fatores...
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    Mensagem por allanfrz Seg 11 maio - 18:02:09

    Essa dúvida vai longe, acho que certeza mesmo só com teste.
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    Barra estabilizadora traseira Empty barra estabilizadora traseira

    Mensagem por Rezende Ter 30 Mar - 19:29:36

    Tengho interesse na barra estabilizadora traseira para Opala Comodoro 4 p 1991
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por jack Ter 11 maio - 18:53:48

    Pessoal, consegui uma de um coupe 80 4cc por 120 merréis tá caro? é so fazer dois furos de cada lado da carroceria pra prender o suporte da bieleta


    Última edição por jack em Dom 16 maio - 10:49:29, editado 1 vez(es)
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por FERNANDO COBRA Ter 11 maio - 19:25:58

    Essa barra tem nova pra comprar?
    É possivel instalar no Diplomata 85, obrigado a todos.
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por hunzeker Ter 11 maio - 19:53:25

    `para ajudar e ou atrapalhar a discussão minha caravan 75 6cc original tem a barra na traseira e dianteira
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por jack Ter 11 maio - 21:00:42

    FERNANDO COBRA escreveu:Essa barra tem nova pra comprar?
    É possivel instalar no Diplomata 85, obrigado a todos.

    Nova não, ferro velho, a minha eu vi num opala "caidão" na beira da estrada pra vender por R$ 2000 e perguntei pro dono se ele me vendia só a barra, ele ficou desconfiado que iria prejudicar o carro e tal mas vendeu por 120... acredito que serve em qualquer Opala/caravan.

    http://yfrog.com/5c051110151329j
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por Ricardo Schneider Dom 23 maio - 14:22:38

    e ai??
    a minha caravan tem essa barra estabilizadora atraz , ela é reta e nao tortinha que nem naquela primeira foto, e pega numa ponta o chasis e na outra o eixo.
    tem o que, uns 2.5cm espessura. depois coloco as fotos.
    na frente tem 2cm de espessura.
    e é original. ano 84.
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por j ricardo Dom 23 maio - 16:38:39

    Fala aí xara! essa barra que você disse que é ligada ao eixo não é a estabilizadora, é a barra panhard, e é obrigatorio en todos opalas, a barra estabilizadora é fixada nos dois bracinhos que fican encima do diferencial e liga o mesmo á carroceria...
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por Ricardo Schneider Seg 24 maio - 13:32:03

    j ricardo escreveu:Fala aí xara! essa barra que você disse que é ligada ao eixo não é a estabilizadora, é a barra panhard, e é obrigatorio en todos opalas, a barra estabilizadora é fixada nos dois bracinhos que fican encima do diferencial e liga o mesmo á carroceria...
    isso mesmo, conferi la, e tem essa barra , com 2cm especura, olhando antes da roda trseira bem la em cima. hehehe ano 84. nem tinha notado ela la, isso que quando ponho ela no elevador olho tudo . jkkkkkk
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por Nictheroy 4400 Qui 18 Nov - 6:58:21

    Fuxicando o site da summit, achei essa barra estabilizadora...

    Barra estabilizadora traseira Stq50060



    Pode ser ilusão de otica, mas ela num parece com essa barra "mosca branca" das caravans???

    Segue o link do produto:
    http://www.summitracing.com/parts/STQ-50060/
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por j ricardo Qui 18 Nov - 7:13:16

    mas essa barra é dianteira de camaro 1ª geração... talvez, mas muito talvez mesmo sirva na dianteira do opala...
    mas dificil é achar a trazeira! e por esse preço acho que dá pra conversar com alguém que trabalhe com isso aqui no brasil, como a imor, ou a impacto...
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por Nictheroy 4400 Qui 18 Nov - 7:28:00

    Já tentei com eles.. Carecem, ainda, desse tipo de material pra Opala.
    Teriam que ter uma original pra partir como base...

    Eu ainda estou na procura.

    Talvez se os amigos opaleiros, já agraciados com a dita barra, entrassem em contato com essas empresas, pondo à disposição a bese pra uma produção em serie, sei lá... num entendo como funciona.

    Mas que seria uma nação se agradecidos, ah isso seria..

    cheers
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    Barra estabilizadora traseira Empty Re: Barra estabilizadora traseira

    Mensagem por Jeferson_Heerdt Dom 21 Nov - 17:32:53

    Se alguem quiser reproduzir essa barra, a minha esta em casa, não estou usando atualmente, então disponibilizo para cópia com a condição dela voltar pra mim... o frete é por conta de vcs, ou pode passar pegar e envia-la para alguma empresa que queira reproduzir, novamente: com a condição dela voltar pra mim do mesmo jeito que foi...

    O mais fácil seria alguem conhecido de Curitiba encabeçasse uma lista de interessados e se encarregasse de pegar a minha barra pra enviar a alguma empresa reproduzir e depois me devolver e revender as barras pro pessoal... (só uma idéia, no Clube do Marea quando prescisamos de alguma peça é assim que fazemos)

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