Olá, eu acho que isso varia de lugar para lugar...
O meu SS levei no primeiro funileiro e o cara teve a coragem de pedir R$ 25mil de mão de obra fora o material, isso só para parte de funilaria, não montaria o carro e não colocaria uma peça.
Conversando com alguns amigos, descobri o funileiro onde está meu carro hoje (esse mesmo funileiro já havia feito um Maverick GT V8 capa de revista de um colega meu) para vcs terem uma ideia, o Maverick foi puxado de jipe tracionado de dentro de um banhado e estava literalmente podre. Foi preciso utilizar outro Maverick como doador e o carro ficou lindo demais, já está assim há 8 anos sem sinal de ferrugem ou problema de pintura.
O meu, aparentemente estava bom, com pouca coisa a fazer, e ele pediu R$ 8.000,00 com tudo (mão de obra e material) - que na época - agosto de 2013) achei um roubo. Prometeu me entregar o carro em no máximo 6 meses. Final do mês vai fechar 1 ano.
No caso do meu, achei que ele tinha exagerado no preço, pois o carro estava bom e não precisaria de tanto trabalho, como o Maverick de meu colega. Quando o carro foi raspando até a lata, começou a mostrar alguns detalhes escondidos pela massa e outras gambiarras, especialmente o tal de emborrachamento no porta-malas (o "esconde tudo").
Hoje, depois de ver todo o trabalho que dá uma restauração, já não acho mais que o orçamento foi caro, tanto que já prometi um agrado ($$$) se o meu carro ficar igual ao Maverick do meu colega.
Nesse meio tempo, descobri um senhor que faz um trabalho de primeiríssima qualidade, caprichoso mesmo, trabalha sozinho num galpão de fundo de quintal e faz questão de chapear e não usar massa, somente quando é indispensável usa massa poliéster (não usa massa plástica nem pintada de ouro) e o melhor, trabalha com solda MIG, nada de fogo na lata (oxi-acetileno).
Na época que sondei ele, isso faz uns 6 meses , ele cobrava R$ 6mil de mão de obra + o material (latas, remendos, massas, lixas, fundos, tintas, etc) tudo corria por conta do proprietário do carro. Pelos meus cálculos, meu carro sairia uns R$ 12mil se tivesse feito com ele.
Vale lembrar, que restauração não é só lataria, tem toda a parte de acabamentos (frisos, painel de instrumentos, bancos, tabelier, forros de porta, faróis, sinaleiras, elétrica, suspensão, freios, mecânica, rodas, pneus, etc) que no final acaba saindo o mesmo tanto do valor gasto com funilaria, quando não mais.
Claro que tudo depende de onde se parte, do modelo escolhido e onde se quer chegar Quanto mais raro o modelo, mais cara será a restauração, em função dos detalhes que são muito caros. Quanto mais frisos e peças de acabamento estiverem faltando, mais cara e demorada será a restauração, chegando ao ponto de não compensar.
Hoje eu não compraria mais carro com peças importantes faltando, é arrependimento na certa.
Apenas para exemplificar: O meu veio sem as rodas SS... só de rodas e pneus letras brancas vou gastar mais de R$ 5.000,00.
Se vc tiver de colocar/restaurar todos os frisos e molduras de piscas dos modelos abaixo de 74 vai aí mais de R$ 1.500,00 (isso só em frisos)
Forros de porta bem feitos (Estofaria Catarinense) ficam em mais de R$ 800,00
Volante antigo ou SS R$ 750,00
Tampa do tanque Comodoro ou SS R$ 500,00
Frisos laterais e contornos de rodas dos modelos abaixo de 79 em torno de R$ 1400,00 com os grampos para fixação... vai somando...
Fazer um motor 6cil no capricho, com peças novas e de boa qualidade não fica por menos de R$ 10 mil e ainda tem os acessórios, o agregado, radiador, câmbio, diferencial, molas dianteiras, freios em algum casos...
Isso sem falar em chapas grandes, como laterais, painel dianteiro e traseiro que custam em média R$ 3.500,00 (cada um)
No final das contas, a brincadeira passa fácil dos R$ 30mil
Grande abraço.
Hoje à(s) 9:42:03 por opala4cc
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