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Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por opalastreet80 Sáb 22 Jan - 14:22:28

    E ae galera, eu to com algumas duvidas em relação ao assento das minhas molas ISK 6205, e do meu comando Crower 304X310 com 105 lobe center, mas que com certeza vcs vão me ajudar.

    1º Torre da molas no cabeçote
    ====================================================

    Minhas molas originais entram faceis na torre e com um pouco de folga, mas as novas que comprei ISK 6205 não entram, pq ela tem uma molas dentro da outra, então teria q usar só as molas externas, mas ai acho que ficaria meio perigoso, pq a mola ia ficar com muita folga na base e a pressão não seria a certa. (me corrijam se tiver errado)

    A solução seria usinar ali na torre pra encaixar perfeitamente a mola interna, mas quanto de folga preciso deixar ali depois de usinada, pq a mola original tem uma folga ali na base..

    Será que eu conssigo fazer em casa com uma micro retifica??



    2º O levante enorme do comando crower
    ===================================

    Tenho medo de a cabeça da valvula ser decepada ou desarmar o conjunto, porque o assento é muito grande e o levante tb.

    Quanto eu preciso rebaixar ali pra poder andar com uma margem de segurança, pra não pegar em nada.


    3º balanceiros originais
    ======================

    Me quebrei comprando o comando e as molas, agora só vou poder comprar prisioneiro e balanceeiros rolletadas em agosto, mas até lá vou usar os originais mesmo, claro que vou fazer uma revisão periodica pra ver se tá tudo certo de vez enquando e o carro é só pra arrancada mesmo.

    Mas minha duvida é será que esses balanceiros originais consseguem trabalhar corretamente com a abertura e fehamento da válvula?

    Eu tenho mais uns 30 balanceiros, mesmo que desgaste uns eu logo troco, mas preciso saber se posso confiar neles só pra dar umas puxadas nos findi semanas..


    Segue uma foto da pre montagem que fiz esses dias. usando só a mola externa pq a interna não entrou na sede

    dá medo só de olhar...

    MONTAGEM CORRETA DAS MOLAS ISK 6205 E TRABALHO NA TORRE  DO CABEÇOTE, BALANCEIROS (COM FOTOS) Mola


    4º enquadramento do comando
    ============================

    alguem sabe uma forma de enquadrar o comando medidno os tuchos? pela abertura ou só com disco de grau?



    Desculpe logo de cara chegar no forum fazendo esse monte de perguntas, mas eu venho a mais de um ano lendo muito o forum em uma lanhouse, hj finalmente comprei meu computador agora fica melhor da gente se comunicar.

    Parabéns a vcs com certeza o melhor forum sobre preparação de opala.
    No que eu puder ajudar com minha humilde experiencia, estamos ai.


    Última edição por opalastreet80 em Sáb 22 Jan - 20:53:17, editado 2 vez(es)
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    Mensagem por j ricardo Sáb 22 Jan - 17:30:14

    Bem vamos lá:
    -quem tem comandão tem que usinar as torres de valvulas... não tem jeito... retificas especializadas fazem o serviço certinho... quando fui na pro-heads vi um cabeçote lindo, preparadaço! que o cara só levou para rebaixar as torres, o cara da pro-heads disse que era de um preparador famoso, mas não disse quem...
    então se um preparador pró, manda na pro-heads para fazer isso então acho melhor não fazer em casa!

    -AH! uma coisa que aprendi com um preparador e nunca vi ninguém comentar em fórun nenhum... essa é uma imformação que considero importantíssima e ninguém passa pra ninguém...: para usar balanceiros originais com comando com mais de 8mm tem que abrir o "slot" do balancim.... senão come o comando... o slot original não permite a anguilação nescessária para o comando levantar a válvula... e o preparador me disse que 2mm seriam suficientes...
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    Mensagem por opalastreet80 Sáb 22 Jan - 20:17:39

    E ae blz, ricardo?

    Bom vamos por a mão na massa?? aqui na oficina eu sempre faço tudo o que posso, to com vontade de eu mesmo rebaixar as torres mesmo porque não precisa ficar com precisão de 0,01mm, a torre apenas precisa ser baixa não tem muito mistério e , e isso eu consseguo fazer aqui.

    EU tenho um lema aqui na oficina:
    Algo só é impossível até que alguem duvide e prove o contrario. Então vamos lá:

    1° AS TORRES
    ============
    Eu medi aquiva altura das torres, e vi que nenhuma tem a mesma altura, são todas diferentes, com a menor delas é 19,2mm e a maior é 20,8mm
    Eu ja montei o motor assim sem rebaixar as torres e parece não encostar,porem deve está no limite entre encostar ou não, pode até funcionar mas imagina depois de esquentar bem e girando 7500 RPM, então acho que se eu rebaixar em uns 6mm (acho qté que é demais), já seria suficiente pra não dar problemas.

    EU tb medi aproximado a valvula no cabeçote e vi que como um comando desses tem um levante monstruoso, ficaria uns 1,5mm a 2mm sobrando mas isso é muito pouco então 6mm devem dar uma boa margem de segurança, e não enfraquecendo a torre.

    MONTAGEM CORRETA DAS MOLAS ISK 6205 E TRABALHO NA TORRE  DO CABEÇOTE, BALANCEIROS (COM FOTOS) Http:\\sendinfo.5gbfree.com\torre


    2º A MOLA ISK 60205
    =====================

    A mola interna tem o diametro aproximado de 18,3mm e a torre de 19,3mm, então teria que tirar uns 2mm ou 3mm para deixar a mola entrar livre e ainda ter uma folga pra mola trabalhar. (naõ sei se precisa tanta folga assim)


    Outra coisa é a diferença de 10mm com o topo da mola em repouso em relação o topo da haste da valvula fechada.

    Se eu montar desse jeito ela ja vai ficar regulada com uma pressão X,agora me veio outra dúvida, será que é preciso rebaixar o assentamento da mola?? retirar alguns pra deixar a mola com a pressão correta pra começar a abertura da válvula? Teria que ver ao certo qual a pressão de repouso pra essa mola antes de começar a abrir.

    MONTAGEM CORRETA DAS MOLAS ISK 6205 E TRABALHO NA TORRE  DO CABEÇOTE, BALANCEIROS (COM FOTOS) Molaisk
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    Mensagem por opalastreet80 Sáb 22 Jan - 20:33:17

    Sobre o balanceiro te digo que passei por esse problema, olha na foto o estado dos prisioneiros e do orificio do balanceiro ali onde encaixa no prisioneiro.

    E o lugar que teria que abrir seria ali onde ele encaixa no prisioneiro? bom deve ser

    Segue a foto.

    MONTAGEM CORRETA DAS MOLAS ISK 6205 E TRABALHO NA TORRE  DO CABEÇOTE, BALANCEIROS (COM FOTOS) Balan
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    Mensagem por opalastreet80 Sáb 22 Jan - 21:00:29

    Ahh lembrei que a mola ISK 6005 encaixe perfeitamente na torre e pode ser usada com pratos e travas originais..

    Mas pra quem vai usar um comando tão forte assim, a ISK 6205 é essa função toda ai..

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    Mensagem por j ricardo Dom 23 Jan - 12:59:18

    Bem, vamos pensar...

    sobre o diametro das torres em relação ao diametro interno das molas, não sei dizer... se eu fosse montar sem perguntar pra ninguém, deixaria com uns 3mm de folga... mas não sei se está certo...

    sei que os preparadores fazer o rebaixo do assento do cabeçote por dois motovos:
    -acertar a altura em relação as valvulas...
    -e livrar espaço para as molas trabalharem... afinal esse comando levanta 15,28mm então as molas instaladas tem que ter esse curso de sobra sem fechar elo...
    o comando original d´[a um levante de 9,5/10,5mm na valvula...
    as molas originais tem 50,2mm na mão e 42,8mm instaladas( medi molas usadas de um 586) então elas tem que chegar a 32,3mm sem fechar elo...
    tem que medir isso nas suas, acho...( altura instalada - levante do comando = altura minima da mola antes de fechar elo...) mas tem que perguntar para quem saiba qual é a distancia de seguranca...

    continuemos o tópico que tá interessante...
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    Mensagem por opalastreet80 Dom 23 Jan - 19:42:58

    Só quero que todos saibam que meu paquimetro tá terrível, gasto e todo capenga, não se baseiem nessas medidas pra usinagem, são numeros apenas para cálculos.
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    Mensagem por doido 76 Dom 23 Jan - 23:32:54

    assunto interessantissimo....
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    Mensagem por Licinio jr Seg 24 Jan - 7:33:49

    Opalastreet80, o negócio é o seguinte:
    - Tanto as molas 6005 quanto as 6205 tem que usinar as torres porque nenhuma delas entra. Você tem que afinar a torre deixando tipo 1 a 2 mm de folga. Elas entram quase justas, mas sem pegar em nada. Se você tirar as molas internas você estará jogando seu dinheiro fora, portanto não faça isso.
    - Quando for usar os balanceiros roletados precisa rebaixar as torres. Com balanceiro original talvez não precise. O que tem que ser feito é colocar pino elástico nas torres prendendo os prisioneiros porque senão eles vão voar longe usando essas molas duras.
    - Poder usar balanceiro original pode, o problema é que eles vão comendo o pé das válvulas ainda mais com carga de mola alta.
    - Quanto a rebaixar o assento da mola, tem que ver na carta do comando quanto ele pede de carga de mola, depois olha na carta da mola, qual altura ela precisa ser montada para atingir aquela carga, com isso você rebaixa o assento pra diminuir a carga ou em alguns casos coloca arruelas pra aumentar.
    - Quanto às valvulas pegarem no pistão e os slots dos balanceiros essas são duas das confirmações que você tem que fazer antes de ligar o motor, além de confirmar se não tem elo fechando e se o pratinho não pega na torre nem no balanceiro. Quando começa a mexer com esses comandões a coisa vai complicando...
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    Mensagem por opalastreet80 Seg 24 Jan - 9:45:35

    O que seriam esses pinos elasticos?? Essa eu não sabia

    Eu não tenho carta do comando e da mola, pq eu comprei usados porem em bom estado.
    Já falei com o antigo dono e ele disse que na carta do comando não tinha (estava em branco) quantas libras precisava, a carta das molas ele disse por telefone que, eu precisaria saber quantas lbs essa mola teria a 1.750" de altura, pelo que ele me disse era a altura correta pra montar essa mola em motores 6cil, porem esse valor tb não tem na carta da mola.

    Complicado isso!
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    Mensagem por j ricardo Seg 24 Jan - 9:55:47

    Pino elástico é como o pino da engrenagem do distribuidor...

    eu não sabia que tem "carta" de molas, é tipo assim?: a 1,450" de altura tem tanto de carga, a 1,550" tem tanto + x e a 1,650" tem tanto + y ? ...

    sabia que se acerta a altura do assento comforme a carga, tirando do assento ou colocando calços, mas pensei que tinhamos que montar a mola, medir a altura, retirar a mola e medir com a ferramenta apropriada ( acho que chama dinamometro de molas, não?)

    é vivendo e aprendendo, ou acessando o fórum e aprendendo...hehehe!!!
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    Mensagem por Licinio jr Seg 24 Jan - 12:27:51

    Quanto à carta do comando você pode pegar no site da Crower e o da mola no site da Isky. J ricardo, pode ser feito da forma como você falou, mas como a maioria não tem o medidor de molas, o mais fácil é olhando a especificação da mola. Geralmente essa especificação é o seguinte: ela te diz que a mola tem por exemplo 135lbs seat (asssentada) a uma altura de 1,75" e te da um rate de 275 lbs por polegada, ou seja, cada polegada a mais que você comprimir a mola, vai aumentar 275 lbs a mais na carga dela. Daí é só fazer uma regrinha de 3 para achar a altura que você tem que acrescentar ou diminuir para chegar na carga que você quer. Tem que fazer isso pra pressão de mola assentada (aberta) e mola fechada. Os dados que eu informei acima, são da mola 6005. O problema de usar molas diferentes das especificadas pelo fabricante é que geralmente os rates são diferentes e aí você só consegue acertar para pressão assentada ou fechada, nunca as dois.
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    Mensagem por opalastreet80 Seg 24 Jan - 12:52:17

    É isso ae galera, show esse tópico.. com todo mundo ajudando ai sim fica melhor ainda.

    Será que um comando desses conssegue girar com vigor até uns 7600rpm 7700rpm..?
    E o motor será que aguenta?

    Ainda mais que ele é com 105 de lobe..
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    Mensagem por j ricardo Seg 24 Jan - 13:13:41

    Licinio jr escreveu:Quanto à carta do comando você pode pegar no site da Crower e o da mola no site da Isky. J ricardo, pode ser feito da forma como você falou, mas como a maioria não tem o medidor de molas, o mais fácil é olhando a especificação da mola. Geralmente essa especificação é o seguinte: ela te diz que a mola tem por exemplo 135lbs seat (asssentada) a uma altura de 1,75" e te da um rate de 275 lbs por polegada, ou seja, cada polegada a mais que você comprimir a mola, vai aumentar 275 lbs a mais na carga dela. Daí é só fazer uma regrinha de 3 para achar a altura que você tem que acrescentar ou diminuir para chegar na carga que você quer. Tem que fazer isso pra pressão de mola assentada (aberta) e mola fechada. Os dados que eu informei acima, são da mola 6005. O problema de usar molas diferentes das especificadas pelo fabricante é que geralmente os rates são diferentes e aí você só consegue acertar para pressão assentada ou fechada, nunca as dois.


    OH! obrigadão Licínio!
    acabei de chegar da casa do meu preparador... ele me explicou exatamente igual a que voce disse... sinal que está corretissímo! sobre quando a mola não ser a especificada pelo fabricante, ele disse que é melhor que tenha mais pressão em "valve open" do que menos pressão, mas que jamais monte com mais pressão "seat" porque acelera muito o desgaste do comando...
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    Mensagem por Licinio jr Seg 24 Jan - 13:26:46

    J Ricardo não tem de que, tô sempre aprendendo muito aqui no forum também. O seu preparador esta certo, o pensamento é esse mesmo. Abraço.
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    Mensagem por opalastreet80 Seg 24 Jan - 13:35:06

    O galera, eu tava dando uma olhada no site da crower e vi que o comando 304X310X107 Part Number: 03313, tem uma recomendação de mola e no meu comando pelo que eu já tinha pesquisado a anos atras não tem essa recomendação de mola, deve ser por isso que não aprace no card do comando, as LBS...

    Deve ser por isso que no dia quando o antigo dono do meu comando e das molas comprou , a empresa que vendeu pra ele disse que ele teria que comprar as molas ISK 6205pra esse comando, de repente por ser melhor pra esse caso..

    Esse meu comando é bem diferente desse 03313, muda tudo até o enquadramento, e abertura de válvulas.. muda pra melhor What a Face
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    Mensagem por opalastreet80 Seg 24 Jan - 13:40:32

    Comando 03313

    RECOMMENDED VALVE SPRING INFORMATION:

    Part # 68396-3 Single Dual X Triple

    Approximate spring pressure: valve closed: 115/125 LBS.
    valve open: 340/350 LBS.
    ----------------------------------------------------------------------------

    Esse valor é sempre aproximado, não é medida exta sempre da uma diferença de +- 10

    Outra coisa, se meu comando é diferente, então a crower ddeveria me passar essas informações?? ou todo comando custon dele não tem essa informação..?


    Essa mola que eu tenho é dizem que a pressão inicial é Pressão inicial: 135lbs e a Pressão final: 320lbs..
    ta aqui no site, http://www.lojasforce.com.br/loja/produto.php?cod_produto=745095

    Mas pelo que eu sabia essa mola pra ser instalada em um motor 6 cil teria que ser instalar na altura de 1.750", e na especificação da mola diz que a altura de 1.812" ela tem 175, que 1.875", ela tem 150lbs,então imagina se eu instalar a 1.750, vai ter muito mais pressão inicial que os 115/125 LBS.recomendados pra o comando 03313.

    Agora será que esse meu comando especial necessita essa pressão inicial a altura de 1.750"??

    Que confusão heheheheheh !!
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    Mensagem por Licinio jr Seg 24 Jan - 14:07:55

    O ideal é descobrir o que o fabricante recomenda para o seu comando. Se não achar, eu usaria o que eles pedem para esse comando 03313 que já é bastante pressão de mola para um comando que não é roletado. Ou seja eu montaria elas com 1.812" mesmo.
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    Mensagem por opalastreet80 Seg 24 Jan - 14:50:06

    Licinio jr escreveu:O ideal é descobrir o que o fabricante recomenda para o seu comando. Se não achar, eu usaria o que eles pedem para esse comando 03313 que já é bastante pressão de mola para um comando que não é roletado. Ou seja eu montaria elas com 1.812" mesmo.

    sim, mas o recomendado pro 03313 é 115/125 LBS (que deve ser a carga da moa da crower) e com 1.812" essa minha da ISK ficaria com 175lbs, eu to incucado com a especificação da minha "mola ISK" que diz pra montar em um motor (chevy II 4 ou 6 cyl, 292 truck ) montar com a 1.750" +- 10 de diferença aceitavel.


    A mola diz uma coisa e no comando 03313 diz outra bem diferente (o meu nem diz), se baser em qual agora?

    E agora?
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    Mensagem por Licinio jr Seg 24 Jan - 15:55:56

    Foi o que eu te falei acima, com relação aos rates diferentes. Valeu.

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