Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
MOLAS DO CABEÇOTE EmptyQui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
MOLAS DO CABEÇOTE EmptyQui 9 maio - 10:47:45 por junoccj

» diferencial braseixo
MOLAS DO CABEÇOTE EmptyQui 9 maio - 10:36:46 por junoccj

» Compro Diferencial braseixos 2.73
MOLAS DO CABEÇOTE EmptyQui 9 maio - 10:32:34 por junoccj

» Compro cardã opala 89
MOLAS DO CABEÇOTE EmptyQui 9 maio - 10:30:07 por junoccj

» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
MOLAS DO CABEÇOTE EmptyQui 9 maio - 10:27:25 por junoccj

» Compro Diferencial 6cc
MOLAS DO CABEÇOTE EmptyQui 9 maio - 10:15:42 por junoccj

» Compro Diferencial Braseixos 2,73
MOLAS DO CABEÇOTE EmptyQui 9 maio - 10:12:31 por junoccj

» Enchentes no Rio Grande do Sul
MOLAS DO CABEÇOTE EmptyQui 9 maio - 8:00:02 por FabioM

Quem está conectado?

37 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 37 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
MOLAS DO CABEÇOTE Bar_leftMOLAS DO CABEÇOTE BarMOLAS DO CABEÇOTE Bar_right 
tabarbosa (16850)
MOLAS DO CABEÇOTE Bar_leftMOLAS DO CABEÇOTE BarMOLAS DO CABEÇOTE Bar_right 
Rubão6cc (15350)
MOLAS DO CABEÇOTE Bar_leftMOLAS DO CABEÇOTE BarMOLAS DO CABEÇOTE Bar_right 
BANDIT (13573)
MOLAS DO CABEÇOTE Bar_leftMOLAS DO CABEÇOTE BarMOLAS DO CABEÇOTE Bar_right 
Xann (10394)
MOLAS DO CABEÇOTE Bar_leftMOLAS DO CABEÇOTE BarMOLAS DO CABEÇOTE Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
MOLAS DO CABEÇOTE Bar_leftMOLAS DO CABEÇOTE BarMOLAS DO CABEÇOTE Bar_right 
j ricardo (9376)
MOLAS DO CABEÇOTE Bar_leftMOLAS DO CABEÇOTE BarMOLAS DO CABEÇOTE Bar_right 
Jean Bida (9320)
MOLAS DO CABEÇOTE Bar_leftMOLAS DO CABEÇOTE BarMOLAS DO CABEÇOTE Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
MOLAS DO CABEÇOTE Bar_leftMOLAS DO CABEÇOTE BarMOLAS DO CABEÇOTE Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
MOLAS DO CABEÇOTE Bar_leftMOLAS DO CABEÇOTE BarMOLAS DO CABEÇOTE Bar_right 

+4
bruno silverstar83
Juliano G. Pires
BANDIT
RODRIGO C PACHECO
8 participantes

    MOLAS DO CABEÇOTE

    RODRIGO C PACHECO
    RODRIGO C PACHECO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4
    Idade : 44
    Localização : marilila sp
    Modelo do carro : opala diplomata ano 1988 cor cinza
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 24/03/2015

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por RODRIGO C PACHECO Qui 2 Abr - 21:00:00

    BOA NOITE GALERA.....
    TO QUERENDO SABER TUDO SOBRE AS MOLAS DO CABEÇOTE, P EU ESTAR COLOCANDO NO MEU MOTOR 6 CIL.
    QUAL COLOCAR,QUE PRESÃO,COMO FUNCIONA?
    ALGUEM? MOLAS DO CABEÇOTE 562542
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por BANDIT Qui 2 Abr - 22:11:34

    Olá Rodrigo

    Seja bem vindo !

    Amigo amola é de acordo com o comando.....o próprio comando trás recomendação sobre amola de válvula....

    ex:  Tipo um comando Isky 525-B (278°) a mola recomendada são as 6005 !
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por BANDIT Qui 2 Abr - 22:21:23

    vê se isso te ajuda :

     Rodrigo tudo depende de como está teu cabeçote.....

    mas a principio não... aquela mola  postada acima não serve pra vc. teria que ser uma com pressão inicial perto de135lib.    e final perto de 275lib.

    Tem que saber mexer com isso pra montar.....

    vamos pegar as molas 6005 pr exempla a maioria dois comandos indica ela!!!! se indicam ela ...ela é a correta então MOLAS DO CABEÇOTE Icon_questionMOLAS DO CABEÇOTE Icon_questionMOLAS DO CABEÇOTE Icon_question

    Não !!! nem sempre ....a mola tem que ser medida no cabeçote .....(os cabeçotes de opala são tudo uma porcaria ) se já foram mexidos lá em cima ...(não dentro do cabeçote estou falando é fora ....na torre de válvula ....em volata da torre!)

    Tem que medir a mola lá ....lá vc. vai encontrar a pressão inicial e final......se o cabeçote em só por exemplo tiver uma saliência no 3cilindro.....esse mola vai ter + pressão final.....por causa do calo!!!! se for mexido o cabeçote .....

    Uma mola de 370l. ...... e o cabeçote foi mexido ...ou é ruim de fábrica .....vai faltar altura de mola ....ou seja em alta rpm ....vc. vai ralar um comando por falta de pressão de mola ....com um canhão de mola de 370lib. muito + que o necessário pro seu comando
    Viu como o troço é loco !!!!

    Sobre a folga de válvula está descrito na papeleta do comando  , Esse seu comando requer folga de admissão de 0.55mm   e folga de escape de 0.60mm.  é essa folga que vc. deixa com o calibre de lamina !
    Teu comado possui 7.95mm. de levante !

    Com balanceiros de 1.70 o levante total do comando fica em 13.5mm.
    Com balanceiros de 1.75 o levante total do comando fica em 13.8mm.

    Não é um comando tão brabo , com sei desse valores simplesmente converti de polegadas pra milímetros . multiplicando por 0.25 !  Te da o resultado em (mm.)

    ................

    Folga :

    Esse valor de 0.55mm. e 0,60mm. seria um valor pré-determinado pelo fabricante pra um motor GM 250  relativamente original .....ou seja o fabricante não sabe o tamanho do pistão o quanto de trabalho tem o cabeçote e tipo de carburação essa folga recomendada   seria pra um motorzinho ,meia boca alimentado por uma webber 40....mas veja bem , vc. tem um dos melhores sistema de alimentação pra 6cc  que é uma Quick Fuel 650cfm  MOLAS DO CABEÇOTE 122938  MOLAS DO CABEÇOTE 122938 esse carburador da muito torque em baixa.....então vc. não precisa deixar esses 55mm. de folga....tipo 50 ou até 45mm de folga....Não é bom ter "tanta força" na baixa....pois se vc. não andar com pneu M/T na rua.....vai ser fritero direto....vc. diminuindo a folga vc. diminui um pouco essa força de baixa ! deixa o carro + homogêneo....e ganha rpm final !!!!

    carga de mola :

    Comprar simplesmente a mola recomendada pelo fabricante do comando , não quer dizer que vc. que no cabeçote ela terá a pressão ideal !!!! A pressão da mola (se quiser chame-a de pressão final ) é uma somatória de valores ....quantos mm. retirado do cabeçote , comprimento da vareta , tamanho dos balancim , usinagem do cabeçote , e altura da válvula a própria altura da mola , tudo isso soma-se pra dar a pressão final da mola !  Não é um fator isolado , ou seja vc. tem que saber exatamente o tamanho dessa vareta ....e fazer os cálculos pra ver se está de acordo com seu motor !

    considerações finais :

    Podemos assim dizer que folga de válvula e pressão de mola....não existem ....não adianta vc. comprar uma mola que tenha 300libras de pressão....(a mola tem !!!) mas não quer dizer que no seu cabeçote vai ter essa pressão ! Ela vai ter + ou menos !
    A folga de válvula também não existe  é + um recurso pra uma sintonia fina (um acerto) de motor-Santos tuchos mecânicos -  O valor é inexistente pois depende oque vc. quer do carro....muita força de baixa....+ rpm final....e ainda tem o fator enquadramento (adiantado / atrasado) que influência da folga de válvula também

    Aqui vc. pode ler um pouco + sobre carga de molas :

    http://www.opaleirosdoparana.com/t22460p50-regulagem-weber-40-isky-525-b

    Esse é o calibre de laminas pra vc. regular as folgas de válvulas :

    MOLAS DO CABEÇOTE Images?q=tbn:ANd9GcQLWPFkGdCMfDaCu1NJq1RPJsrdAvUzIN6LbMwQOXU9A3OONJQ0YA



    Veja pra vc. calcular um motor preparado.....vc. calcula pela válvula ( o quanto ela abre ) isso chama-se Cortina Da válvula.....por esses valores que vc. conseguiu é que vc. vai abrir o seu cabeçote ....é esse valor que vai definir o tipo e tamanho de pistão é esse valor que vai definir o teu comando de válvulas é esses valor que vai definir o tipo de alimentação....complicado MOLAS DO CABEÇOTE Icon_question Vc. achou que eu estava brincando quando falei em 4 páginas MOLAS DO CABEÇOTE Icon_exclaim

    Só pra vc., entender:

    Um cabeçote polido com válvulas de S-10 vc. colocou lá com comando original.....agora imagine : ( PS: vc. é phoda heim !) teu duto de cabeçote é restrito ( não arrombado) o fluxo veem pelo duto e??????? bate no Valvulão ....oque acarreta isso...perca de torque em baixa ...média rotação.....

    Saco MOLAS DO CABEÇOTE Icon_question MOLAS DO CABEÇOTE Icon_question MOLAS DO CABEÇOTE Icon_question

    O lance é : MOLAS DO CABEÇOTE Icon_study

    Vc. tem que abrir o duto de modo que o fluxo ( projetar o fluxo....) pra que ele passe pela lateral da válvula....o cabeçote é feito de tal maneira que ele abre (( MOLAS DO CABEÇOTE Icon_idea abre porque antes ele está digamos menor pra ganhar velocidade !!!! depois ele" abre " ))perto da válvula pro fluxo NÃO ir de encontro a válvula ......por isso o IMPORTANTÍSSIMO TRABALHO NAS VALVULAS !!!! .....Ou seja ,nesse caso ele aumenta o torque já em baixa média e alta !!!! entendeste a ideia.....

    TIPO vc. tem um cabeçotão trabalhado....pistão 4pol.....tudo aliviado....mas usa válvula original....acontece que ,a válvula pequena segura o fluxo vc. não enche o cilindro !!!!!

    O contrário disso é válvula gigante em cabeçote original...... o fluxo bate na válvula....tipo volta um pouco " gera uma turbulência "....como consequência vc. perde força de baixa de média.....

    Cabeçote rebaixado perde fluxo :

    Cara seguindo o ditado popular vc. rebaixa pra ter taxa né... vc. usa pistão com dome pra ter taxa né.....digamos que em teoria seria a mesma coisa ..não é MOLAS DO CABEÇOTE Icon_question .......Pior que NÃO !

    Acontece +/- assim : o Cabeçote rebaixado: o pistão subiu ,deu faísca ,explodiu....a mistura está" perdida".....tentando encontra o caminho pra sair (válvula escape) Pois bem .

    Pistão com dome : se vc. um dia ver os motores Ford com dome vai perceber que a parte de traz do pistão é + alta que a parte da frente ...mas porque.....Simples ...pra ajudar ( facilitar) os resíduos queimados depois da explosão a sair ( válvula de escape ) sacou MOLAS DO CABEÇOTE Icon_question MOLAS DO CABEÇOTE Icon_idea

    O dome te proporciona a fazer digamos um " desenho " esse " desenho " é tipo um caminho pra CONDUZIR bem melhor os resíduos queimados (explosão) pra fora da câmara ( válvula de escape ) ......coisa que com o cabeçote rebaixado não acontece .....então se ele conduz + rápido quer dizer que ele puxa +....então Tende-se a aumentar o fluxo.....

    Tudo na preparação obedece a Lógica....não adianta montar um motor contrariando o bom censo, a razão ,enfim a lógica .....

    Pra tudo existe uma explicação e depois de explicado...fica fácil de entender.....

    Também eu pelo menos nunca li isso em Auto Power ....nunca vi em outra revista....não digo que nunca foi publicado algo semelhante ...não sei MOLAS DO CABEÇOTE 218127
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por BANDIT Qui 2 Abr - 22:23:32

    Sobre cabeçote já que um assunto puxa o outro :

     Pra Rua : .....se vc. não tem dinheiro...tem uma retífica ou uma furadeira....( tem coisa que eu não uso a retífica eu tiro na furadeira pela menor rotação , pra fazer um serviço + criterioso ...o grosso tira na retífica ....o acabamento fina na furadeira )

    Vc. pega o cabeçote mede com o parquímetro.....o duto maior.....vc. deixa não mexe....dai vc. abre os dutos menores pra ficar com o tamanho do maior....E SÓ !!!!! por dentro retira os cantos vivos deixando + arredondado sem mexer muito....E SÓ !!!! É importante " cuba " vc. precisa de uma bureta e óleo de direção hidráulica ....o objetivo é muito simples.....vc. não consegue calcular a área no parquímetro só medindo.....ou seja a sua referência de volume é o liquido empregado....onde couber menos liquido é a área menor....que deve ser trabalhada....Vc. faz assim descubra a maior....e deixe , não mexa.....dai com a medida da maior vc. vai deixar todas iguais.....E SÓ

    Eu digo isso pra rua....pra quem NÃO tem conhecimento é muito melhor vc. não arrombar o cabeçote e fazer kaka....do que só tira cantos vivos...rugosidade e ganhar velocidade ....do que tentar arrombar e matar o cabeçote ....Um dos cabeçotes que foi pro lixo o cara me jurou que é cabeçote feito por preparador profissional....beeem conhecido....a " rampa " vc. não faz nada só polimento.....

    Pra pista ou um cabeçote "sério " a coisa muda dramaticamente de figura....pra fazer o cabeçote vc. faz assim :

    Primeiro limpa ele beem limpinho e monta ele .....e vai passar na banca ....dependendo do valor que acusar ele vai ou não prestar pra preparação....é isso mesmo...Pra uma preparação tipo STT....é o valor do cabeçote tipo std que diz se ele vai render muito cfm ou não....não quer dizer que esse cabeçote se vc. for trabalhar ele bem não vai render nada...SIM ele vai render....mas por ele ter restrições internas....NUNCA via ser o TOP dos cabeçotes....isso porque .....

    Funciona assim : vamos dar nota 60 pra um cabeçote normal....digamos bom ((((PS: essa nota é uma nota aleatória não quer dizer cfm nada ...só pra um simples entendimento ))

    se um cabeçote " bom " é nota 60 existe os ótimos ( existem sim !!!) ou seja um cabeçote ótimo seria nota 65.....beleza o seu trabalho é encontrar esse cabeçote pra um trabalho sério....((PISTA))

    e um cabeçote ruim ....pela lógica empregada um cabeçote ruim seria nota 55 ne´?....Mas NÃO É !!!!! um cabeçote ruim...é nota 50...isso mesmo...mota 50....é ruim mesmo (( ruim pra preparação top !!!!)) por isso vc. 1° passa o cabeçote " virgem "na máquina .Não sei se é porque é Brasil....eu não tenho tanto contato com os cabeçotes Gm 350....eu nunca fiz uma sequência deles os que eu fiz são de anos diferentes gerações diferentes portanto eu não posso fazer um parâmetro.....agora sobre os cabeçote Gm 250 ....a explicação dos ruim.....1° eu acho que é falta de controle de qualidade o cabeçote do ford taurus não tem 70% dos defeitos que tem um cabeçote de opala 6cc....ou seja da pra entender que ele é 70% melhor !!!

    E pra fechar esse assunto....os cabeçotes bons são os que saiam no inicio da produção ele são feitos de " forminha " ai vc. entende !!!! a forminha está toda retinha eles são concebidos...e nascem ÓTIMOS.......com o passar da produção as forminhas vão entortando...ai eles não são + ótimos eles caem pra BONS ....ai que está o erro ....não sei se é Brasil....mas ai deveriam pelo menos remodelar ou o certo trocar as formas....mas NÃO oque acontece ...as formas tortas...fabricam cabeçotes tortos internamentes....ai infelizmente nascem os cabeçotes RUINS ...

    Mesmo o melhor preparador do mundo...não consegue transformar " tirar" cfm de um cabeçote ruim pra deixar ao nível de um bom....

    Ai vc. escuta aquelas coisas....o tal cara é muuiito bom ele só fez um trabalhinho no cabeçote do meu carro e ficou um canhão....e pode acontecer...o cara teve a sorte de pegar na mão um ótimo cabeçote sem saber....e só com um polimento uma abertinha de duto...o carro ficou um canhão ....Isso também serve pra explicar porque tem opalas 4.1 ORIGINAIS DE FÁBRICA ....que são andadores.....quase como um 250/S ....não tem nada haver com aquela "balela" de motor 4.1 montado com comando 250/S ou algo parecido.....((( começou a esclarecer a história dos opalas MOLAS DO CABEÇOTE Icon_question ........MOLAS DO CABEÇOTE 260807))



    Bem dai tá fácil vc. vai dizer é só encontra o cabeçote bom ( no mínimo ) e levar pra um cara que tenha um Super Floww a máquina de medir fluxo....e está tudo certo .....ahhh ....ufa ....eu digo NÃO !!!!!! porque metade do pessoal que tem as máquinas de fluxo NÃO sabem usar elas !!!! é triste mas é a realidade!!!!...Por isso vc. vê até por aqui....cabeçote com trabalhinho rendendo 280cfm.....isso é Brasil

    A História do cfm também é um saco....porque não serve de base pra nada....cada preparador passa em um nível o cabeçote na máquina ...10...8.... ai não tem como comparar qual faz o melhor trabalho ...só serve de referência pro próprio preparador ....são suas anotações .....Não da pra comparar serviço de um com outro


    Bem só completando....eu tive que ir pro banheiro de novo....Oque está descrito ai em cima eu não me lembro de ter lido em lugar nenhum ....e não lembro de ter saído nada parecido na Auto Power.....isso é descoberta em anos de trabalho.....

    Só pra ser ter ideia do que é preparação de tão bem como nos estamos.....Tem uma amigo meu que fez o motor de um Dodge....pistão maiores comando....cabeçote....antes de fechar o motor ele havia me comentado....que mandou o cabeçote de Dodge com válvulas maiores Manley pra colocar no cabeçote....o cabeçote foi pro preparador....e é claro que o preparador mandou pro cara que só mexe com cabeçote...tudo mundo manda pra ele (iii falei o nome do cara ) não há de ver que o cara ao invés de abrir a sede pra colocar a válvula maior...torneou a válvula manley pro tamanho da válvula original...MOLAS DO CABEÇOTE Icon_question MOLAS DO CABEÇOTE Icon_question MOLAS DO CABEÇOTE Icon_exclaim Parece piada.....mas é verdade....tá....dai o cara tirou o carro da oficina de preparação....ruim...ruim....como não sei porque...mas acontece toda merd%$ que acontece vem parar em casa....o cara é meu amigo e pediu pra mim ver o Dodge....venho de um lugar que a especialidade é opala e Dodge....pois bem.....vamos começar pelo carburador uma Holley 650 vacuo passada pra mecânica abro acerto.....da vou regular....e o carro ruim não vai ,não melhora....po o Dodge tinha coletor alumínio holley comando...escapamento....e estava andando igual a original... Bom vamos desmontar retira coletor quando eu tiro o cabeçote que analiso um pouco....tá lá o defeito.....o cara retirou praticamente toda a " rampa " do cabeçote.....Pra se ter ideia passamos o cabeçote dele trabalhado na banca e passamos um original.....o original tinha bem + cfm que o trabalhado Detalhe.....o cara pagou R$1.200.oo pelo trabalho de cabeçote !!!!! Por isso eu digo cuidado com" preparador" o cabeçote ficou ruim porque :

    Todo cabeçote tem que ter venture !!!! vc. pode arrombar o quanto for + ele não pode ser 100% arrombadão ele tem que ter ele tem que ter uma entrada (digamos assim ) um "ressalto" Pois é esse ressalto que faz ele ganhar velocidade......

    Isso é bem fácil de perceber nos cabeçotes gigantes de V8 de alumínio....são enormes !! alguns a mão passa pelo duto.....!!!! mas vc. olhando lá vc. vê o " venture" do cabeçote ...é bem simples de entender imagine uma rua os caros andando a 50km se aumentar a velocidade pra 80 no prazo de 1h não vão passar + carros ??? é o efeito do venture no cabeçote .....aumenta a velocidade vai passar + mistura....+ potência....

    Tem um tópico na seção de preparação ..não sei se o titulo é cabeçote ou Lump ports mas é o seguinte.....lá se discute sobre os cabeçote de opalas antigos aonde foi retirada a divisão centra....ficou um janelão....chegaram a conclusão que o desempenho pior desse cabeçote se dava somente pela turbulência da cabeça do parafuso exposta .....NÃO !!! a turbulência na cabeça do parafuso existe sim .....mas é menor que a turbulência da divisão dos dutos.....o fraco desempenho daquele cabeçote é porque ele não tem venture....Por isso que eu acho que as Lump Ports produzem bem + cfm que os cabeçotes trabalhados convencionais....1° não vai haver turbulência nenhuma .....2° o tamanho dela dito grande....favorece a velocidade , com certeza beeem maior que um cabeçote tradicional....3° o fluxo desde que sai da válvula e conduzido pela rampa até a câmara.....não gera turbulência e a velocidade é muito maior....nos meus cálculos funciona assim na vida real nunca vou saber...e nem to muito afim ....

    Vc. pode cubar um cabeçote em casa .....o importante é ter os mesmos valores.....Vc. pode cubar dutos também....mas mesmo que tudo de os mesmos valores.....NÃO quer dizer que vc. tenha um cabeçote 10¨% perfeito homogêneo...não....só a banca pode dizer isso !!!!


    Só no assunto de válvula .....sem brincadeira nenhuma da 4 páginas dessa aqui escritas do começo até o fim , sem fotos !!!!!Nem em sonho que eu digitar tanto assim vai me dar até ler....caimbra....eu vou tentar passar a ideia principal no mínimo de palavras...porque uma coisa puxa a outra ...vc. NÃO pode analisar unicamente uma coisa com EX: válvula.....Vou fazer um resumo 1000X menor do que o ideal, até porque eu não quero dizer tudo.

    É oque eu sempre digo motor preparado nasce no papel....são feitos vários cálculos e combinações pra se chegar num resultado....Não adianta tira o cabeçote do opala campeão da STT e colocar no seu carro com comando original e Webber 40......que só vai virar um chupador de baixo desempenho.

    TUDO TEM QUE SER CALCULADO , TUDO TEM QUE SER REDIMENCIONADO......pra se obter XX......se vc. montar motor como se montam aqui na página oque renderia XX acaba rendendo x .....

    Um motor é todo montado em conjunto nada em separado é todo um conjunto harmonioso !!!!
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por BANDIT Qui 2 Abr - 22:40:46

    Qualquer dúvida pergunte OKK
    Juliano G. Pires
    Juliano G. Pires
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 66
    Idade : 37
    Localização : Ibitinga
    Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1983 4.1S
    Cilindros : 4100 cc
    Data de inscrição : 05/03/2015

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por Juliano G. Pires Qui 2 Abr - 23:45:59

    E aí Bandit tudo bom? Achei muito interessante o q vc disse, eu gostaria de entender melhor o q são esses venturis no cabeçote, tem como vc postar alguma imagem ou desenho deles? Valew!!!
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por BANDIT Sex 3 Abr - 10:08:03

    O cabeçote preparado abre.....(estreita)  e abre de novo !   isso fica bem fácil de ver em cabeçote de alumínio de motor big block.....serve pra aumentar a velocidade ....não achei nenhuma foto boa ....pra postar ! 

    .............................................

    Por isso que as Lump Port dão um resultado tão bom aqui no Br......pois (como ela é montada)

    o duto é aberto.....ai instala a lump ("venture")  e direciona o fluxo para a válvula ....

    MOLAS DO CABEÇOTE Z

    o "Venture" que se forma num cabeçote de Big Block é muito + sutil que isso ! OKK
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por bruno silverstar83 Sex 3 Abr - 14:46:45

    Que texto hein BANDIT MOLAS DO CABEÇOTE 122938


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    MOLAS DO CABEÇOTE 14tyfko
    RODRIGO C PACHECO
    RODRIGO C PACHECO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4
    Idade : 44
    Localização : marilila sp
    Modelo do carro : opala diplomata ano 1988 cor cinza
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 24/03/2015

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por RODRIGO C PACHECO Sex 3 Abr - 18:10:36

    DEPOIS Q ENTREI P O GRUPO JA TO COMEÇANDO ENTENDER ALGO DE MECANICA  DE OPALA..KKKKK
    E P UM CABEÇOTE ORIGINAL O QUE PODERIA SER FEITO PARA MELHORAR EM SENTIDO DAS MOLAS.COLOCAR UMA BOA MOLA DUPLA?
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por frederico santos Sex 3 Abr - 18:45:36

    Depois dos relatos dele não gasto mais com revistas economia boa no fim de ano..rs..rs..Ja to começando a arquivar umas paradas dele e de outros aqui do fórum.
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por BANDIT Sex 3 Abr - 19:43:45

    frederico santos escreveu:Depois dos relatos dele não gasto mais com revistas economia boa no fim de ano..rs..rs..Ja to começando a arquivar umas paradas dele e de outros aqui do fórum.


    https://www.youtube.com/watch?v=Wss27HmVwDM


    LaughingLaughingLaughing
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por BANDIT Sex 3 Abr - 19:44:49

    RODRIGO C PACHECO escreveu:DEPOIS Q ENTREI P O GRUPO JA TO COMEÇANDO ENTENDER ALGO DE MECANICA  DE OPALA..KKKKK
    E P UM CABEÇOTE ORIGINAL O QUE PODERIA SER FEITO PARA MELHORAR EM SENTIDO DAS MOLAS.COLOCAR UMA BOA MOLA DUPLA?


    Mas colocar uma boa mola dupla pra ???? Porque ?????

    Question
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por frederico santos Sáb 4 Abr - 15:56:55

    KKKKKK...QUE MUIERÃO....ISSO SIM..
    grechejr
    grechejr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 546
    Idade : 38
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Escort Zetec
    Cilindros : 4 - 1.8 16V
    Data de inscrição : 10/01/2014

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por grechejr Sáb 4 Abr - 19:12:58

    Ficou ótimo esse tópico, dá pra aprender um monte. Antigamente meu pai dizia que removiam a divisão mas somente pra pista, com a tripla jogando tudo que tem direito pra dentro e andava só de média e alta RPM.
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por BANDIT Dom 5 Abr - 19:28:38

    é + a remoção do duto.....ela vai te render ai 1cfm .....só na alta.....e vc. perde baixa e média !

    gera turbulência .....por causa da cabeça do parafuso.....NÃO vale apenas !

    .....................................

    Oque eu vi oque eu sei que existe .....

    é o opala amarelo com para choque preto....o do recorde de anos atrás.....esse opala tinha cabeçote com Lump Port....  só que o recorde foi feito com cabeçote  trabalhado SEM as lump!


    .......................

    O trabalho bem feito.....da diferença....e vc. acompanha isso na banca de fluxo ! OKK
    Ivo Filho
    Ivo Filho
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4504
    Idade : 51
    Localização : Americana
    Modelo do carro : Um monte....
    Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
    Data de inscrição : 22/01/2010

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por Ivo Filho Dom 5 Abr - 22:40:53

    lembrei de um caso de um fusca aqui da cidade.....nas epocas de fusqueiro....há uns bons vinte e tanto anos atras,,,,,afff ......colocamos um comando tal de P-4 e umas molas duplas que nao sei de onde veio aquela desgraça.....o fusca nao parava na marcha lenta....o motor morria......podem me chamar de mentiroso, mas eram as molas que seguravam o motor de tal forma que o bicho morria na lenta....pronto contei.....


    _________________
    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
    [(O)=====||=====(O)]
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por BANDIT Seg 6 Abr - 10:45:55

    Ivo Filho escreveu:lembrei de um caso de um fusca aqui da cidade.....nas epocas de fusqueiro....há uns bons vinte e tanto anos atras,,,,,afff  ......colocamos um comando tal de P-4 e umas molas duplas que nao sei de onde veio aquela desgraça.....o fusca nao parava na marcha lenta....o motor morria......podem me chamar de mentiroso, mas eram as molas que seguravam o motor de tal forma que o bicho morria na lenta....pronto contei.....


    Com certeza essa molas são de opala .

    e pra esse comando p4.....eu já vi usarem ....(eu nunca mexi em fusca !)

    tanto que eu já falei aqui.....que pra substituir as molas dupla da pra usar um Engle de fuscão (Drag) OKK
    grechejr
    grechejr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 546
    Idade : 38
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Escort Zetec
    Cilindros : 4 - 1.8 16V
    Data de inscrição : 10/01/2014

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por grechejr Seg 6 Abr - 12:26:14

    Pois é Bandit, eles estavam desbravando a mata kkkkkk. Tentativas e erro mesmo, se hoje é precário aqui o Brasil de pessoas e maquinas imagina nos anos 70 sem internet.
    Mas faltou eu dizer, usavam lump ports sim heheheh, feita na oficina, fundindo e usinando o material.

    Ótimo tópico.
    grechejr
    grechejr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 546
    Idade : 38
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Escort Zetec
    Cilindros : 4 - 1.8 16V
    Data de inscrição : 10/01/2014

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por grechejr Seg 6 Abr - 12:33:47

    Falando nisso me fez lembrar que uma vez, a uns 5 ou 6 anos atrás eu conversando com meu pai sobre o motor 292 e que o pessoal não achava o jogo de bronzinas de vira ele me disse algo como: Qual a dificuldade? Se a do GM 350 não serve a 7 de encosto é só fabricar ela, fundir uma. kkkkkkk Fácil assim né?
    Dai eu me lembrei do Bandit dizendo uma vez a dificuldade pra se ter um jogo de bronzinas perfeitas, sem marcas e riscos, que se reprova várias. Meu pai dizia isso mesmo. Pra selecionava as tops pra motor de pista e as normais deixava pros de rua.
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 849
    Idade : 37
    Localização : Taubaté-SP
    Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
    Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
    Data de inscrição : 22/04/2013

    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por Isael Ter 7 Abr - 6:28:43

    Putz...mestre BANDIT arma a gente!!!!
    MOLAS DO CABEÇOTE 933234 MOLAS DO CABEÇOTE 933234 MOLAS DO CABEÇOTE 933234 MOLAS DO CABEÇOTE 933234 MOLAS DO CABEÇOTE 933234 MOLAS DO CABEÇOTE 933234 MOLAS DO CABEÇOTE 933234

    Conteúdo patrocinado


    MOLAS DO CABEÇOTE Empty Re: MOLAS DO CABEÇOTE

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 11 maio - 4:31:03