vê se isso te ajuda :
Rodrigo tudo depende de como está teu cabeçote.....
mas a principio não... aquela mola postada acima não serve pra vc. teria que ser uma com pressão inicial perto de135lib. e final perto de 275lib.
Tem que saber mexer com isso pra montar.....
vamos pegar as molas 6005 pr exempla a maioria dois comandos indica ela!!!! se indicam ela ...ela é a correta então
Não !!! nem sempre ....a
mola tem que ser medida no cabeçote .....(os cabeçotes de opala são tudo uma porcaria ) se já foram mexidos lá em cima ...(não dentro do cabeçote estou falando é fora ....na torre de válvula ....em volata da torre!)
Tem que medir a mola lá ....lá vc. vai encontrar a pressão inicial e final......se o cabeçote em só por exemplo tiver uma saliência no 3cilindro.....esse mola vai ter + pressão final.....por causa do calo!!!! se for mexido o cabeçote .....
Uma mola de 370l. ...... e o cabeçote foi mexido ...ou é ruim de fábrica .....
vai faltar altura de mola ....ou seja em alta rpm ....vc. vai ralar um comando por falta de pressão de mola ....com um canhão de mola de 370lib. muito + que o necessário pro seu comando
Viu como o troço é loco !!!!
Sobre a folga de válvula está descrito na papeleta do comando , Esse seu comando requer folga de admissão de 0.55mm e folga de escape de 0.60mm. é essa folga que vc. deixa com o calibre de lamina !
Teu comado possui 7.95mm. de levante !
Com balanceiros de 1.70 o levante total do comando fica em 13.5mm.
Com balanceiros de 1.75 o levante total do comando fica em 13.8mm.
Não é um comando tão brabo , com sei desse valores simplesmente converti de polegadas pra milímetros . multiplicando por 0.25 ! Te da o resultado em (mm.)
................
Folga :
Esse valor de 0.55mm. e 0,60mm. seria um valor pré-determinado pelo fabricante pra um motor GM 250 relativamente original .....ou seja o fabricante não sabe o tamanho do pistão o quanto de trabalho tem o cabeçote e tipo de carburação essa folga recomendada seria pra um motorzinho ,meia boca alimentado por uma webber 40....mas veja bem , vc. tem um dos melhores sistema de alimentação pra 6cc que é uma Quick Fuel 650cfm
esse carburador da muito torque em baixa.....então vc. não precisa deixar esses 55mm. de folga....tipo 50 ou até 45mm de folga....Não é bom ter "tanta força" na baixa....pois se vc. não andar com pneu M/T na rua.....vai ser fritero direto....vc. diminuindo a folga vc. diminui um pouco essa força de baixa ! deixa o carro + homogêneo....e ganha rpm final !!!!
carga de mola :
Comprar simplesmente a mola recomendada pelo fabricante do comando , não quer dizer que vc. que no cabeçote ela terá a pressão ideal !!!! A pressão da mola (se quiser chame-a de pressão final ) é uma somatória de valores ....quantos mm. retirado do cabeçote , comprimento da vareta , tamanho dos balancim , usinagem do cabeçote , e altura da válvula a própria altura da mola , tudo isso soma-se pra dar a pressão final da mola ! Não é um fator isolado , ou seja vc. tem que saber exatamente o tamanho dessa vareta ....e fazer os cálculos pra ver se está de acordo com seu motor !
considerações finais :
Podemos assim dizer que folga de válvula e pressão de mola....não existem ....não adianta vc. comprar uma mola que tenha 300libras de pressão....(a mola tem !!!)
mas não quer dizer que no seu cabeçote vai ter essa pressão ! Ela vai ter + ou menos
!A folga de válvula também não existe é + um recurso pra uma sintonia fina (um acerto) de motor-Santos tuchos mecânicos - O valor é inexistente pois depende oque vc. quer do carro....muita força de baixa....+ rpm final....e ainda tem o fator enquadramento (adiantado / atrasado) que influência da folga de válvula também
Aqui vc. pode ler um pouco + sobre carga de molas :
http://www.opaleirosdoparana.com/t22460p50-regulagem-weber-40-isky-525-bEsse é o calibre de laminas pra vc. regular as folgas de válvulas :
Veja pra vc. calcular um motor preparado.....vc. calcula pela válvula ( o quanto ela abre ) isso chama-se Cortina Da válvula.....por esses valores que vc. conseguiu é que vc. vai abrir o seu cabeçote ....é esse valor que vai definir o tipo e tamanho de pistão é esse valor que vai definir o teu comando de válvulas é esses valor que vai definir o tipo de alimentação....complicado
Vc. achou que eu estava brincando quando falei em 4 páginas
Só pra vc., entender:
Um cabeçote polido com válvulas de S-10 vc. colocou lá com comando original.....agora imagine : ( PS: vc. é phoda heim !) teu duto de cabeçote é restrito ( não arrombado) o fluxo veem pelo duto e??????? bate no Valvulão ....oque acarreta isso...perca de torque em baixa ...média rotação.....
Saco
O lance é :
Vc. tem que abrir o duto de modo que o fluxo ( projetar o fluxo....) pra que ele passe pela lateral da válvula....o cabeçote é feito de tal maneira que ele abre ((
abre porque antes ele está
digamos menor pra ganhar velocidade !!!! depois ele" abre " ))perto da válvula pro fluxo NÃO ir de encontro a válvula ......por isso o IMPORTANTÍSSIMO TRABALHO NAS VALVULAS !!!! .....Ou seja ,nesse caso ele aumenta o torque já em baixa média e alta !!!! entendeste a ideia.....
TIPO vc. tem um cabeçotão trabalhado....pistão 4pol.....tudo aliviado....mas usa válvula original....acontece que ,a válvula pequena segura o fluxo vc. não enche o cilindro !!!!!
O contrário disso é válvula gigante em cabeçote original...... o fluxo bate na válvula....tipo volta um pouco " gera uma turbulência "....como consequência vc. perde força de baixa de média.....
Cabeçote rebaixado perde fluxo :
Cara seguindo o ditado popular vc. rebaixa pra ter taxa né... vc. usa pistão com dome pra ter taxa né.....digamos que em teoria seria a mesma coisa ..não é
.......Pior que NÃO !
Acontece +/- assim : o Cabeçote rebaixado: o pistão subiu ,deu faísca ,explodiu....a mistura está" perdida".....tentando encontra o caminho pra sair (válvula escape) Pois bem .
Pistão com dome : se vc. um dia ver os motores Ford com dome vai perceber que a parte de traz do pistão é + alta que a parte da frente ...mas porque.....Simples ...pra ajudar ( facilitar) os resíduos queimados depois da explosão a sair ( válvula de escape ) sacou
O dome te proporciona a fazer digamos um " desenho " esse " desenho " é tipo um caminho pra CONDUZIR bem melhor os resíduos queimados (explosão) pra fora da câmara ( válvula de escape ) ......coisa que com o cabeçote rebaixado não acontece .....então se ele conduz + rápido quer dizer que ele puxa +....então Tende-se a aumentar o fluxo.....
Tudo na preparação obedece a Lógica....não adianta montar um motor contrariando o bom censo, a razão ,enfim a lógica .....
Pra tudo existe uma explicação e depois de explicado...fica fácil de entender.....
Também eu pelo menos nunca li isso em Auto Power ....nunca vi em outra revista....não digo que nunca foi publicado algo semelhante ...não sei
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