Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Diferencial DANA 38x11 ( 3,45) Planetárias (urgente)
receita apimentada EmptyHoje à(s) 20:37:05 por Everson Charles

» PREPARAÇÃO MOTOR 4 CILINDRO, ALGUEM ME AJUDA?
receita apimentada EmptyHoje à(s) 10:02:31 por Black

» opala 79 de luxo 6cc
receita apimentada EmptyOntem à(s) 10:03:36 por Rubão6cc

» Novato!
receita apimentada EmptyQua 18 Set - 14:51:50 por Tonho_RS

» Projeto meu primeiro Opala...ainda sem nome
receita apimentada EmptyQua 18 Set - 14:48:41 por Tonho_RS

» Dúvida urgente
receita apimentada EmptyQua 18 Set - 7:08:25 por Douglas Vaciliev

» Injeção eletrônica no opala
receita apimentada EmptyTer 17 Set - 18:09:49 por GersonJP

» Moldura de farol
receita apimentada EmptyTer 17 Set - 17:02:56 por opala4cc

» Caravan 85 4cil a álcool - Pode usar um pouco de gasolina?
receita apimentada EmptySeg 16 Set - 17:12:29 por Tonho_RS

Quem está conectado?

101 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 101 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
receita apimentada Bar_leftreceita apimentada Barreceita apimentada Bar_right 
tabarbosa (16850)
receita apimentada Bar_leftreceita apimentada Barreceita apimentada Bar_right 
Rubão6cc (15451)
receita apimentada Bar_leftreceita apimentada Barreceita apimentada Bar_right 
BANDIT (13573)
receita apimentada Bar_leftreceita apimentada Barreceita apimentada Bar_right 
Xann (10394)
receita apimentada Bar_leftreceita apimentada Barreceita apimentada Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
receita apimentada Bar_leftreceita apimentada Barreceita apimentada Bar_right 
j ricardo (9376)
receita apimentada Bar_leftreceita apimentada Barreceita apimentada Bar_right 
Jean Bida (9320)
receita apimentada Bar_leftreceita apimentada Barreceita apimentada Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
receita apimentada Bar_leftreceita apimentada Barreceita apimentada Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
receita apimentada Bar_leftreceita apimentada Barreceita apimentada Bar_right 

5 participantes

    receita apimentada

    willian 6cc
    willian 6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 35
    Localização : lambari mg
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1987
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 03/09/2010

    receita apimentada Empty receita apimentada

    Mensagem por willian 6cc Sáb 29 Jan - 20:56:17

    boua noite galera to querendo da uma fusadinha no motor da barca
    c vcs puder me da uma ajudinha eu agradeço
    queria dexar ele um pouco mais nervoso pq 6cc ja gasta msm
    mais tmb naun queria gasta muitoooo dinhero com isso so pra fala q naun mexeu
    ja vo te q compra um carburador q o meu ja empeno o eixinho do acelerador
    e tmb ja ta muitoo danificado ja coloquei um 6x2 o ar condicionado ja tinha muito tempo parado to pensando em tirar pra dexar o bruto bem visivel conto com a ajuda d vcs vlww
    renangandini
    renangandini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 437
    Localização : ES
    Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/12/2009

    receita apimentada Empty Re: receita apimentada

    Mensagem por renangandini Dom 30 Jan - 4:16:47

    se vc qr deixar ele um pouco mais nervoso e não alterar tanto o consumo, coloca uma weber 40 idf, vc vai sentir muita diferenca e o consumo se bem regulada ateh melhora. não altera a usabilidade do carro e ao acelerar é uma patada.
    mjpalmonari
    mjpalmonari
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 153
    Idade : 47
    Localização : Santana do Itararé - PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88 coupe, com o prazo de uns 5 anos pra ficar do meu gosto
    Cilindros : 6zão
    Data de inscrição : 22/03/2010

    receita apimentada Empty Re: receita apimentada

    Mensagem por mjpalmonari Dom 30 Jan - 8:17:47

    renangandini escreveu:se vc qr deixar ele um pouco mais nervoso e não alterar tanto o consumo, coloca uma weber 40 idf, vc vai sentir muita diferenca e o consumo se bem regulada ateh melhora. não altera a usabilidade do carro e ao acelerar é uma patada.


    Tô com a mesma idéia do nosso amigo Willian, mas eu tava pensando que para sentir a diferença, eu teria que por uma W40 com um coletor engine, um comando 525a, tuchos mecanicos e outros detalhezinhos, lembrando que ele ja tá com 6x2...

    O que vcs acham, só a troca do carburador já dá pra sentir a emoção, ou vale a pena investir na receita acima???


    valeu...
    willian 6cc
    willian 6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 35
    Localização : lambari mg
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1987
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 03/09/2010

    receita apimentada Empty Re: receita apimentada

    Mensagem por willian 6cc Dom 30 Jan - 8:49:12

    renangandini escreveu:se vc qr deixar ele um pouco mais nervoso e não alterar tanto o consumo, coloca uma weber 40 idf, vc vai sentir muita diferenca e o consumo se bem regulada ateh melhora. não altera a usabilidade do carro e ao acelerar é uma patada.

    renan tava pensando uma coisa acho q impocivel dexar o carrão mais nervoso e economico ja vo ter q trocar o carbura msm tava vendo em uns site o solex h34 o q to uzando ja ta 800 reais novo e vi tmb uns retificados por 450 reais mais acho q essa peças assim merece colocar coisa boua msm ne ja vai ter q gasta msm vi a weber 40 vi de 990 ate 1700 tmb tava pençando de colocar uma bobina do gol mi umas velas posantes os cabos de 10mm tira akele ar condicionado q ja tem muitoo tempo parado melhor gasta no motor do q arruma akele ar ne msm +ou - vou gastar uns 3 mil ou mais ??? da umas dicas ai pra mim c vc puder blz vlw abraço
    willian 6cc
    willian 6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 35
    Localização : lambari mg
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1987
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 03/09/2010

    receita apimentada Empty Re: receita apimentada

    Mensagem por willian 6cc Dom 30 Jan - 9:12:28

    mi passa uns site bacana d preço bom por favor vlw
    willian 6cc
    willian 6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 35
    Localização : lambari mg
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1987
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 03/09/2010

    receita apimentada Empty Re: receita apimentada

    Mensagem por willian 6cc Dom 30 Jan - 9:31:34

    http://www.casadasweber.com.br/carburadores-novos/carburador-speed-40-idf-replica-da-weber.html
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 50
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    receita apimentada Empty Re: receita apimentada

    Mensagem por Jean Bida Dom 30 Jan - 12:43:13

    Cara..tirar o AC...dá um desanimo ao procurar um Opala pra comprar, ver os controles no console e nada a não ser os tampão no cofre...Num tira véi...o esquema é levantar, fazer funcionar,é bom,valoriza o carro, se não quiser arrumar te digo pra deixar o sistema constando ali...pelo menos não desanima nem desvaloriza...


    _________________
    [img]receita apimentada Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! receita apimentada 851505
    willian 6cc
    willian 6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 35
    Localização : lambari mg
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1987
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 03/09/2010

    receita apimentada Empty Re: receita apimentada

    Mensagem por willian 6cc Dom 30 Jan - 13:35:36

    Jean Bida escreveu:Cara..tirar o AC...dá um desanimo ao procurar um Opala pra comprar, ver os controles no console e nada a não ser os tampão no cofre...Num tira véi...o esquema é levantar, fazer funcionar,é bom,valoriza o carro, se não quiser arrumar te digo pra deixar o sistema constando ali...pelo menos não desanima nem desvaloriza...

    entaun jean tmb pensei nisso imagina o trampo q deve dar mais por outro lado imagina o motorzão bem arrumadinho to pensando em pintar algumas coisa o bloco ja ta pintadinho v oq vc acha .
    a tampa d valvula preta esmaltada com o loga chevrolet filetado d vermelho bem vivo
    tmb as tampinha dos tuchos akelas d baixo tmb d preto coloca a weber 40 sem o ar os cabos de vela vemelho oq tive d esseso to pensando d tirar dexa so o nescesario
    oq vc acha vontade msm e cromar tudo mais a grana q vo gasta com isso e melhor ta uma mexidinha naun e msm vlw as opinião sao bem vidas vlwww
    willian 6cc
    willian 6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 35
    Localização : lambari mg
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1987
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 03/09/2010

    receita apimentada Empty Re: receita apimentada

    Mensagem por willian 6cc Dom 30 Jan - 13:52:07

    ta assim
    receita apimentada 1004942

    achei essa foto na internet pra vcs verem mais o menos cmo eu to pensando

    receita apimentada Ultimoopala001
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 50
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    receita apimentada Empty Re: receita apimentada

    Mensagem por Jean Bida Dom 30 Jan - 14:23:42

    willian 6cc escreveu:
    Jean Bida escreveu:Cara..tirar o AC...dá um desanimo ao procurar um Opala pra comprar, ver os controles no console e nada a não ser os tampão no cofre...Num tira véi...o esquema é levantar, fazer funcionar,é bom,valoriza o carro, se não quiser arrumar te digo pra deixar o sistema constando ali...pelo menos não desanima nem desvaloriza...

    entaun jean tmb pensei nisso imagina o trampo q deve dar mais por outro lado imagina o motorzão bem arrumadinho to pensando em pintar algumas coisa o bloco ja ta pintadinho v oq vc acha .
    a tampa d valvula preta esmaltada com o loga chevrolet filetado d vermelho bem vivo
    tmb as tampinha dos tuchos akelas d baixo tmb d preto coloca a weber 40 sem o ar os cabos de vela vemelho oq tive d esseso to pensando d tirar dexa so o nescesario
    oq vc acha vontade msm e cromar tudo mais a grana q vo gasta com isso e melhor ta uma mexidinha naun e msm vlw as opinião sao bem vidas vlwww
    Massa véi! è que eu vejo este modelo de Diplomata e piro...Sempre desde criança minha meta, sonho era Opala 6 cil porém, nunca me apeguei nos antigos, a pira sempre era um Diplomata preto, 4 portas modelo de 85/87...ou seja o teu carro rsrsr...Esta frente apavora,acho que temm mais personalidade, cara de marrento...era frenteb de Opala Diplomata meeesmo...de 88/ já começou a seguor tendencia, farol trapezoidal, meio cara de Monza, Del Rey e tal...Assim como é hoje...pode ver...Fiesta, Celta, tuo zóio puxado pra trás...tudo meio que a mesma coisa...Esta safra de Diplomata 85/87 é demais...é que eu acho mais massa...antigos nunca me apeguei muito,prefiro estilo dae do Maverick...mas os de 85/ tem o lance do conforto, equipamentos elétricos, os 88/ acima então mais ainda...ai é minha praia...91/92 hoje me desce , mas já cheguei a achgar muito feio o serviçinho da GM pra tentar manter o carro "ataualizado"...não acho que foi um boa plástica os parachoques envolventes nos Opalas 91/92...pra mim é uma gambiarra de fábrica, de fato é...a montadora não tava nem ai mais pro Opala...acho que deixaram os 91/92 tipo auqles Dodjinho Polara que os donos colocavam parachoque envolvente do Gol...sei lá...não gosto...e também a interna dos 91/92 com as laterais que solta o tecido...Outra deste teu Diplo é o tecido...pra mim é o melhor...mais show de passar a mão...Então...por isso que se fosse meu eu somente somaria nele, nada de subtrair...è um carro raro e de presença forte, vale a pena investir nele....Pintar o motor dá outro ar...Fosse meu seria o amarelo original com tampa de válvulas cromada...se mantiver o AC ,cromar as tampas de tucho nem rola pois ficam escondidas...Weber 40 é outro mundo, top...uma 446 já vai dar nova vida ao motor...porém meu não tiro a H34 da minha Comodoro pra por 446...H34 dela , nunca nem olhei pra ela, é constante,lisa sem manuntensão..446 tem umas piras...nada demais também..mas é um carburador antigo demais, projeto nojento mesmo...mas funciona e funciona lisa, coisa que muitas vezes não se consegue com Weber 40...outra coisa que não faria é pirar com comando alto...passou do 250-S, ou mesmo o do Omega...ai começam seus problemas...Carrão parabéns..


    _________________
    [img]receita apimentada Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! receita apimentada 851505
    ROGELIO
    ROGELIO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 283
    Idade : 38
    Localização : SP cajamar
    Modelo do carro : Atual opala diplomata 88 4p

    Bmw e390 5401 v8 4.4 99/00 ex

    omega cd aut. 4.1 sfi 1995/1995 ex

    corsa GSI16V 96 prata ex

    opala comodoro 1990/1990 ex

    gol gts turbo injetado 88 ex
    Cilindros : V8 4.4 294cv
    6 SFI
    4+16v+sfi=1.6 de 109cv
    6 alcool
    4=1.8 T
    Data de inscrição : 17/01/2009

    receita apimentada Empty Re: receita apimentada

    Mensagem por ROGELIO Dom 30 Jan - 16:31:30

    cara o que o nosso amigo jean falou ta certo pramin este modelo apavora mesmo hoje eu tenho um modelo 90 mas minha meta e um 85/86 e um 92/92 sei que logo vou conseguir com a ajuda de deus e nao desmonta o ar nao eu acho tudo aquilo que tem debaixo do capu do opala muito show e ate um pouco apertado mas eu tanbem nao tiraria nada da li pelo contrario tentaria aos poucos ir ajeitando ate ficar tudo top



    e quanto a receita manda ver na weber 40 eu recomendo muito motei uma no meu ja tem quase 2anos e nunca tive dor de cabeca so linpei uma vez
    monta assim
    w40
    coletor 3E adaptado ou inportado mas no seu caso nao vejo vantagem pela preparacao leve
    canetas F11 gicle de conbustivel 200 e de ar 170
    um pouco mais de taxa manda numa retifica boa e manda tira um pouco de material(rebaixa)nao muito no maximo 1,3mm do tamanho original monta com junta felpro 8680 que tem 0,30mm e nao monta com bobina do mi nao a diferenca e muito pouca para uma msd tanto a blaster ss coanto a blster2 ou 3 eu paguei 220,00na minha na halltech

    te garanto que com esta receitinha vc vai fica muito satisfeito no meu assim tava fazendo 5.5 no alcool com diferencial 2.73 e saia do farol na frete destes carrinhos novos brinando ok valeu
    renangandini
    renangandini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 437
    Localização : ES
    Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/12/2009

    receita apimentada Empty Re: receita apimentada

    Mensagem por renangandini Dom 30 Jan - 17:26:44

    ROGELIO escreveu:cara o que o nosso amigo jean falou ta certo pramin este modelo apavora mesmo hoje eu tenho um modelo 90 mas minha meta e um 85/86 e um 92/92 sei que logo vou conseguir com a ajuda de deus e nao desmonta o ar nao eu acho tudo aquilo que tem debaixo do capu do opala muito show e ate um pouco apertado mas eu tanbem nao tiraria nada da li pelo contrario tentaria aos poucos ir ajeitando ate ficar tudo top



    e quanto a receita manda ver na weber 40 eu recomendo muito motei uma no meu ja tem quase 2anos e nunca tive dor de cabeca so linpei uma vez
    monta assim
    w40
    coletor 3E adaptado ou inportado mas no seu caso nao vejo vantagem pela preparacao leve
    canetas F11 gicle de conbustivel 200 e de ar 170
    um pouco mais de taxa manda numa retifica boa e manda tira um pouco de material(rebaixa)nao muito no maximo 1,3mm do tamanho original monta com junta felpro 8680 que tem 0,30mm e nao monta com bobina do mi nao a diferenca e muito pouca para uma msd tanto a blaster ss coanto a blster2 ou 3 eu paguei 220,00na minha na halltech

    te garanto que com esta receitinha vc vai fica muito satisfeito no meu assim tava fazendo 5.5 no alcool com diferencial 2.73 e saia do farol na frete destes carrinhos novos brinando ok valeu

    o meu é mais ou menos isso ai, ele brinca até 180 e ja fui a 200 com ele, mas acabou a reta rsrs
    ROGELIO
    ROGELIO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 283
    Idade : 38
    Localização : SP cajamar
    Modelo do carro : Atual opala diplomata 88 4p

    Bmw e390 5401 v8 4.4 99/00 ex

    omega cd aut. 4.1 sfi 1995/1995 ex

    corsa GSI16V 96 prata ex

    opala comodoro 1990/1990 ex

    gol gts turbo injetado 88 ex
    Cilindros : V8 4.4 294cv
    6 SFI
    4+16v+sfi=1.6 de 109cv
    6 alcool
    4=1.8 T
    Data de inscrição : 17/01/2009

    receita apimentada Empty Re: receita apimentada

    Mensagem por ROGELIO Dom 30 Jan - 20:10:06

    renangandini escreveu:
    ROGELIO escreveu:cara o que o nosso amigo jean falou ta certo pramin este modelo apavora mesmo hoje eu tenho um modelo 90 mas minha meta e um 85/86 e um 92/92 sei que logo vou conseguir com a ajuda de deus e nao desmonta o ar nao eu acho tudo aquilo que tem debaixo do capu do opala muito show e ate um pouco apertado mas eu tanbem nao tiraria nada da li pelo contrario tentaria aos poucos ir ajeitando ate ficar tudo top



    e quanto a receita manda ver na weber 40 eu recomendo muito motei uma no meu ja tem quase 2anos e nunca tive dor de cabeca so linpei uma vez
    monta assim
    w40
    coletor 3E adaptado ou inportado mas no seu caso nao vejo vantagem pela preparacao leve
    canetas F11 gicle de conbustivel 200 e de ar 170
    um pouco mais de taxa manda numa retifica boa e manda tira um pouco de material(rebaixa)nao muito no maximo 1,3mm do tamanho original monta com junta felpro 8680 que tem 0,30mm e nao monta com bobina do mi nao a diferenca e muito pouca para uma msd tanto a blaster ss coanto a blster2 ou 3 eu paguei 220,00na minha na halltech

    te garanto que com esta receitinha vc vai fica muito satisfeito no meu assim tava fazendo 5.5 no alcool com diferencial 2.73 e saia do farol na frete destes carrinhos novos brinando ok valeu

    o meu é mais ou menos isso ai, ele brinca até 180 e ja fui a 200 com ele, mas acabou a reta rsrs
    E BEM ISSO MESMO 200 KM AINDA NAO PEGUEI MAS 185 KM NO GPS SEM CONTA QUE ELE JA FICA BEM ESPERTO E GASTA IGUAL O ORIGINAL DO 3e...
    willian 6cc
    willian 6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 125
    Idade : 35
    Localização : lambari mg
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1987
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 03/09/2010

    receita apimentada Empty Re: receita apimentada

    Mensagem por willian 6cc Seg 31 Jan - 18:20:19

    vlw galera
    tava pesquisando na net aki achei uma coisa interesante
    queria q vcs dessen uma olhada
    obrigado pela atençao



    Chevrolet Opala 6 cilindros de 200hp!

    Bem, para muitos opaleiros, existe um patamar de potência bastante almejado em uma preparação aspirada. Muito embora seja de conhecimento público e notório a capacidade do motor 6cc ultrapassar mesmo os 500hp em extensas preparações aspiradas, mas para uma boa parte dos entusiastas por este carro, algo como 200hp já seria algo muito apreciável. Em se tratando de carros nacionais, raros são os que, dotados de preparação aspirada, na rua, sejam capazes de vencer em um embate rápido um Opala com tal potência. Em especial se considerarmos um dos antigos cupês da década de 70, bastante leves.
    Ocorre que, como é de nosso conhecimento, a meta simplória de alcançar este nível cavalar não envolve grandes mistérios. Sendo de todo bastante simples. Uma solução bastante fácil e barata, muito embora o comportamento final do carro não seja de meu agrado, será o uso de um comando por volta de 292° de permanência, aliado à uma carburação DFV 446 a álcool original, assim como o aumento da taxa de compressão, dos 10,0:1 do Opala a álcool, para cerca de 12,0:1, a mesma taxa utilizada nos últimos Opalas Stock-Car (que tinham preparação mais fraca do que a usada no final dos anos 80). A mais será necessário, é claro, uma polia dumper, assim como uma bobina de melhor qualidade.
    A preparação citada já ultrapassa certamente o patamar de potência exigido, não sendo de modo algum uma preparação cara. Contudo, em verdade, como já foi dito, não é uma opção que forneça um comportamento que me agrade. A questão principal envolve basicamente o uso do carburador original de nossos carros com um comando de duração já, relativamente, mais agressiva. Em nosso país temos uma certa (má-)cultura de utilizarmos preparações com sub-carburações. Talvez numa falsa ilusão de gerar um motor mais econômico, talvez por razões de economia na construção do motor. O certo é que para tal nível de potência, e em especial considerando o porte do motor 6cc, a 446 já é um tanto quanto pequena. Vamos imaginar um motor 250... É um motor de 4,1 litros de cilindrada, divididos em 6 cilindros. De modo que é bastante fácil visualizarmos a hipótese de que ele fosse um bi-motor, com dois motores 2.0 de 3 cilindros acoplados. Agora vamos visualizar em nossas mentes uma 446, uma carburação bi-jet, originalmente de borboletas de 36mm. Considere ainda que você bem poderia usar um coletor de admissão que individualizasse uma destas borboletas para uma bancada de 2,0 litros, e a outra borboleta para a outra bancada. O quê teríamos? Teríamos pois motores de 2 litros que estariam funcionando cada um com uma carburação simples de apenas 135cfm! Só para comparar... os motores de uma Brasília (que não é exatamente um carro veloz), com seus dois Solex 32 simples, possuem uma carburação de aproximadamente 204cfm, e isto para um motor 1.6. Perceberam? Um simples motor de Brasília possui então uma relação carburação/motor de 127 cfm/litro, enquanto que em um Opala com uma 446 original, tal relação baixará para 66 cfm/litro. Muito pouco não é mesmo? Isto exemplifica bem o quanto a GM amordaçava os motores originais de nossos carros. Exatamente pois a 446 é o maior dos carburadores originais, imagine então um 6cc equipado com o fatídico Brosol 3E de apenas 200cfm, nesta hipótese cruel, a relação citada baixaria para risíveis 49 cfm/litro. Entendeu agora uma das razões para os Opalas terem uma potência específica tão baixa?
    Pois bem, já dá para imaginar que a utilização de uma carburação pequena prejudica bastante a potência não é mesmo? Mas não só este fator. Ela é bastante prejudicial também à dirigibilidade em si, de motores preparados. Uma carburação ineficiente irá multiplicar os buracos em aceleração, as engasopadas e embaralhamentos comuns em nossos carros preparados, gerando um comportamento bastante arisco. Devido a uma baixa capacidade de fornecimento de mistura ar/combustível todo o desenvolvimento da potência estará comprometido, e não somente nas baixas e médias/baixas rotações, mas uma carburação menor irá gerar também um menor regime de potência máxima, em comparação a um motor equivalente de respiração mais livre.
    Como curiosidade a este fato pode ser citado um teste realizado pela notável revista Auto Power, na qual foi testado um motor 6cc com determinada preparação que gerava algo como 250hp líquidos com o uso de uma Solex H34 (cerca de 230 cfm na original). Com a simples troca do carburador por um de maior capacidade, um Weber 48 (cerca de 460cfm), a potência saltou para quase 290hp, unicamente com a troca do carburador. Seguindo nesta linha de modificações a revista tirou então a Weber 48 e colocou um quadrijet de, se não me engano, 700cfm. Sabem o quê aconteceu? Não? Pois bem, aquele motor, que com a H34 desenvolvia apenas 250hp, passou a desenvolver cerca de 320hp (!) unicamente com o uso de um carburador mais adequado. Interessante não? E sempre com um comportamento mais limpo e “redondo”.
    Tendo feito tal explanação sobre a importância de uma carburação adequada, posso então colocar à vocês uma preparação talvez não tão barata quanto a anterior, porém mais a meu gosto, e também de comportamento muito mais interessante e confiável. Para tal, partiremos a princípio para o uso dos carburadores. Dado o meu entusiasmo por carburações mais generosas, sugiro o uso de duas DFVs 446, porém com borboletas de 40mm, algo como 620cfm nas duas juntas. Teremos agora a relação de 151cfm/litro de motor, bem mais interessante, porém inferior ainda, por exemplo, a relação de um singelo motor de Puma GTE 1.600 de exportação que, com suas duas Solex 40, possuíam uma relação de 200 cfm/litro. Tendo escolhido a carburação, poderemos então utilizar a mesma baixa taxa de 12,0:1 a álcool utilizada na preparação anterior (para não dizer que sou tendencioso =P). O comando poderá ser um de apenas 278 graus e todo o restante da preparação poderá ser igual à anterior. O comando maior, aliado a uma maior carburação, já será suficiente para alcançar aquele mesmo patamar de regime de giros alcançado somente com um comando 292, quando da utilização de uma única 446.
    É desnecessário comentar que esta segunda receita irá garantir um carro de rodar muito mais macio e de comportamento menos arisco, com o mesmo desempenho. É de notar também que o consumo de combustível deverá ser menor (muito embora possa parecer estranho).
    Como curiosidade, utilizando-se uma taxa de compressão ainda maior, entre 13,0:1 e 13,5:1, o comando utilizado poderá ser mesmo o do 250S, sempre com potência semelhante.
    Abraços aos amigos e até a próxima receita!
    ROGELIO
    ROGELIO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 283
    Idade : 38
    Localização : SP cajamar
    Modelo do carro : Atual opala diplomata 88 4p

    Bmw e390 5401 v8 4.4 99/00 ex

    omega cd aut. 4.1 sfi 1995/1995 ex

    corsa GSI16V 96 prata ex

    opala comodoro 1990/1990 ex

    gol gts turbo injetado 88 ex
    Cilindros : V8 4.4 294cv
    6 SFI
    4+16v+sfi=1.6 de 109cv
    6 alcool
    4=1.8 T
    Data de inscrição : 17/01/2009

    receita apimentada Empty Re: receita apimentada

    Mensagem por ROGELIO Seg 31 Jan - 18:32:56

    e mais ou menos o que eu dice alimenta bem ele e mete uma taxa legal vc ja vai ver uma boa diferenca ok

    Conteúdo patrocinado


    receita apimentada Empty Re: receita apimentada

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 20 Set - 21:24:48