Primeiramente, vamos definir o SOM ideal para VOCÊ, afinal cada um tem o som com um proposito diferente! Vamos lá com o básico do básico:
Conceitos básicos:
SPL: Sound Pressure Level, é a medida para a intensidade sonora, ou pressão sonora, medido em decibéis (dB) é o que define o "volume" do sistema
Resposta plana: é o fato de um sistema conseguir reproduzir todas as faixas de frequência com o mesmo SPL, ou seja, não tem excesso de graves, nem excesso de médios, nem agudos, é tudo 100% equilibrado, com o sistema reproduzindo exatamente o que foi gravado no CD!
Palco Sonoro: é o que se busca num sistema de qualidade/fidelidade, é a ilusão de se "ver" os músicos e instrumentos sobre o painel do carro, por meio do uso do som STEREO, onde o canal direito é diferente do esquerdo criando-se esta ilusão.
Imagem de palco: é a perfeita colocação de cada instrumento em seu devido lugar no espaço virtual do palco sonoro, está associada ao "foco" que é o posicionamento de cada instrumento em relação aos outros instrumentos no palco e ao ouvinte (isso é coisa de dementes audiófilos como eu, quem gosta, GOSTA, quem não gosta, não entende pra que tanto esforço)
faixa audível: o ouvido humano escuta frequências sonoras de 20Hz a 20000Hz (20KHz) (algumas pessoas ouvem acima dos 20KHz e nosso corpo SENTE frequências abaixo dos 20Hz), quanto MENOR a frequência, mais GRAVE o som, podemos dividir da seguinte forma a faixa audível:
- Sub-grave: 50Hz "pra baixo", reproduzido pelo órgão de tubo, contrabaixo, bumbos grandes, tímpano e percussão sintetizada, é aquele grave que TREME tudo, parte dele nem é ouvido de fato, somente SENTIDO, ele é o que da mais CORPO ao grave, mas não é percebido em espaços abertos, ele "se perde" muito fácil. É um serviço para subwoofers pesados, que "descem" bastante (na gíria do áudio, um sub q "desce" bem, é aquele que reproduz frequências muito baixas com facilidade, assim como um falante que "sobe" bem é aquele que tem facilidade de responder frequências altas)
- grave: 50-120Hz é a "batida" em si, aqui entram o bumbo da bateria, parte do baixo e contrabaixo, e aquela "explosão" de graves que escutamos em diversas musicas, esse grave é reproduzido por subwoofers, midbasses ou woofers
- médio-grave: 120-250Hz aqui entra o grave articulado do baixo, primeiras notas de guitarra (o "peso" na distorção), tons de bateria, piano... é uma faixa de grande importância para quase todo estilo de musica que usa instrumentos "comuns", não "mixada", é onde muita coisa acontece, mas muitas vezes não é bem percebida pois muitos sistemas são pobres nessa faixa. essa faixa é reproduzida por woofers e midbasses
- médio e médio-agudo: 250-5000Hz, aqui é onde quase tudo acontece, e onde nosso ouvido é mais sensível, maioria dos instrumentos tocam aqui, vozes masculinas e femininas, enfim, o principal está nesta faixa. é reproduzida por midbasses, midranges, fullranges, drivers de compressão (corneta) e woofers leves
- agudos: 5000Hz "pra cima", aqui estão os metais da bateria, grande parte da percussão, alguns instrumentos de solo chegam nesta faixa. é a faixa responsável pelo DETALHAMENTO da musica, sem esta faixa a musica fica "xôxa" sem graça alguma, é a faixa reproduzida pelos fullranges, midranges (alguns), drivers de compressão (alguns) e os tweeters, que são os reprodutores de agudo por excelência, podendo ser usados até abaixo desta frequência, dependendo do caso.
Agora que já temos um pouco mais de noção de pra que serve cada auto-falante, vamos a uma parte mais prática:
Antes de comprar qualquer equipamento, ou mesmo IR a uma "loja de som", faça um levantamento respondendo as seguintes perguntas:
1 - Quanto vc pode/está disposto a investir? (lembre-se de jogar uma margem de 10 a 20% pq QUASE SEMPRE fica mais caro q esperávamos)
2 - Por que vc vai colocar um sistema de som no seu opala?
a) para curtir uma musiquinha entre o trabalho e casa, e não ficar só com o ruído do motor no carro (som sem grandes pretensões)
b) ter uma experiência de áudio dentro do meu opala, sentar no banco do motorista e VER a minha banda favorita tocando no meu painel, com cada artista e seu instrumento no lugar certo (busca por alta fidelidade)
c) ter um som com ALTO nível de GRAVES, pancada muito forte pra me deixar sem ar dentro do opala, tremer tudo (SPL interno)
d) ter um grave insano que pode ser percebido há quadras de distancia (SPL "pra fora")
e) ter um som direcionado a quem está fora do carro, usado com o carro PARADO e com o porta malas aberto (trio elétrico)
f) outro propósito
3 - até onde vc pretende comprometer o seu opala para favorecer o som? (desde uma simples caixa de subwoofer q ocupara parte do porta-malas até uma reestruturação completa do sistema elétrico, com alternadores extras e varias baterias)
Basicamente, tendo respondido estas 3 perguntas vc terá um PERFIL do som do seu Opala, e esse é o ponto de partida!
Agora uma exemplificação de cada tipo de sistema:
Dia-a-dia:
Sistema sem grandes pretensões, busca uma resposta bastante plana, mas sem se preocupar com os extremos da faixa de resposta, nem com uma resposta perfeitamente plana, aqui não existem preocupações como "palco sonoro" ou "imagem", desde que se obtenha um bom TIMBRE, é o suficiente, é um sistema facilmente obtido com o uso de coaxiais e um subwoofer de baixa potencia
sistema Dia-a-dia sendo instalado, ao colocar o forro das portas é imperceptível o som instalado, repare que o carro permanece original, ou muito próximo disso, é a opção pra quem gosta de visual totalmente original!!!
Som Qualidade (SQ/Hi-Fi):
É um sistema que busca fidelidade de áudio, chegando aos extremos para se obter uma resposta 100% plana e o mais estendida possível (desde o subsônico dos 10Hz até o ultrassônico 25KHz), além de timbre perfeito, imagem de palco e foco perfeitos, ou seja, busca pela verdadeira ilusão de se ter os músicos tocando no seu painel. os equipamentos usados são muito refinados e se usa de muitos artifícios para se conseguir o resultado sonhado (mas nunca atingido)
Nível de modificação em Opala Campeão de campeonato SQ/Hi-Fi
SPL:
Som que busca GRAVES a todo custo, altíssimo nível de pressão sonora, graves retumbantes, que tremem tudo e dão o "soco no peito", usa-se amplificadores potentes, com subwoofers resistentes, uma alimentação elétrica especialmente dimensionada e tratamento acústico do veiculo para evitar ruídos.
Sistema SPL absurdo, com 4 subs de 18 polegadas e mais de 20mil watts
TRIO:
É o "som pra fora", feito com os princípios de som profissional (PA), se utiliza de equipamentos usados nesse segmento, tais como woofers, drivers e cornetas, super tweeters... pode ser feito com muita ou pouca potencia, sendo que o ideal é se obter uma resposta tão plana quanto possível, evitando "buracos" (um sub cortado em 80Hz acompanhado de cornetas q respondem a partir de 600Hz, por exemplo, tem um BURACO enorme no sistema, sendo necessário um woofer para preencher essa lacuna na faixa de resposta)
Sistema de TRIO em um Sedan (oooo coisa difícil de achar foto!)
qqr dúvida fiquem a vontade pra desenvolver o tópico! estou a disposição!
afinal som automotivo é meu maior hobby!
Gabriel
PS: esse tópico foi copiado de um tópico de minha própria autoria em outro fórum! não violei nenhum "direito autoral", copiei de mim mesmo! heheheh
Última edição por Gabriel Coelho em Seg 19 Jul - 20:02:12, editado 5 vez(es)
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