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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Empty Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!)

    Mensagem por Gabriel Coelho Qua 20 Ago - 20:41:35

    Bem pessoal, eu estou meio sumido, mas já q estamos com uma sessão de áudio e som automotivo aqui no fórum, vou palpitar um pouco! hehe

    Primeiramente, vamos definir o SOM ideal para VOCÊ, afinal cada um tem o som com um proposito diferente! Vamos lá com o básico do básico:

    Conceitos básicos:

    SPL: Sound Pressure Level, é a medida para a intensidade sonora, ou pressão sonora, medido em decibéis (dB) é o que define o "volume" do sistema

    Resposta plana: é o fato de um sistema conseguir reproduzir todas as faixas de frequência com o mesmo SPL, ou seja, não tem excesso de graves, nem excesso de médios, nem agudos, é tudo 100% equilibrado, com o sistema reproduzindo exatamente o que foi gravado no CD!

    Palco Sonoro: é o que se busca num sistema de qualidade/fidelidade, é a ilusão de se "ver" os músicos e instrumentos sobre o painel do carro, por meio do uso do som STEREO, onde o canal direito é diferente do esquerdo criando-se esta ilusão.

    Imagem de palco: é a perfeita colocação de cada instrumento em seu devido lugar no espaço virtual do palco sonoro, está associada ao "foco" que é o posicionamento de cada instrumento em relação aos outros instrumentos no palco e ao ouvinte (isso é coisa de dementes audiófilos como eu, quem gosta, GOSTA, quem não gosta, não entende pra que tanto esforço)

    faixa audível: o ouvido humano escuta frequências sonoras de 20Hz a 20000Hz (20KHz) (algumas pessoas ouvem acima dos 20KHz e nosso corpo SENTE frequências abaixo dos 20Hz), quanto MENOR a frequência, mais GRAVE o som, podemos dividir da seguinte forma a faixa audível:

    - Sub-grave: 50Hz "pra baixo", reproduzido pelo órgão de tubo, contrabaixo, bumbos grandes, tímpano e percussão sintetizada, é aquele grave que TREME tudo, parte dele nem é ouvido de fato, somente SENTIDO, ele é o que da mais CORPO ao grave, mas não é percebido em espaços abertos, ele "se perde" muito fácil. É um serviço para subwoofers pesados, que "descem" bastante (na gíria do áudio, um sub q "desce" bem, é aquele que reproduz frequências muito baixas com facilidade, assim como um falante que "sobe" bem é aquele que tem facilidade de responder frequências altas)

    - grave: 50-120Hz é a "batida" em si, aqui entram o bumbo da bateria, parte do baixo e contrabaixo, e aquela "explosão" de graves que escutamos em diversas musicas, esse grave é reproduzido por subwoofers, midbasses ou woofers

    - médio-grave: 120-250Hz aqui entra o grave articulado do baixo, primeiras notas de guitarra (o "peso" na distorção), tons de bateria, piano... é uma faixa de grande importância para quase todo estilo de musica que usa instrumentos "comuns", não "mixada", é onde muita coisa acontece, mas muitas vezes não é bem percebida pois muitos sistemas são pobres nessa faixa. essa faixa é reproduzida por woofers e midbasses

    - médio e médio-agudo: 250-5000Hz, aqui é onde quase tudo acontece, e onde nosso ouvido é mais sensível, maioria dos instrumentos tocam aqui, vozes masculinas e femininas, enfim, o principal está nesta faixa. é reproduzida por midbasses, midranges, fullranges, drivers de compressão (corneta) e woofers leves

    - agudos: 5000Hz "pra cima", aqui estão os metais da bateria, grande parte da percussão, alguns instrumentos de solo chegam nesta faixa. é a faixa responsável pelo DETALHAMENTO da musica, sem esta faixa a musica fica "xôxa" sem graça alguma, é a faixa reproduzida pelos fullranges, midranges (alguns), drivers de compressão (alguns) e os tweeters, que são os reprodutores de agudo por excelência, podendo ser usados até abaixo desta frequência, dependendo do caso.

    Agora que já temos um pouco mais de noção de pra que serve cada auto-falante, vamos a uma parte mais prática:


    Antes de comprar qualquer equipamento, ou mesmo IR a uma "loja de som", faça um levantamento respondendo as seguintes perguntas:

    1 - Quanto vc pode/está disposto a investir? (lembre-se de jogar uma margem de 10 a 20% pq QUASE SEMPRE fica mais caro q esperávamos)

    2 - Por que vc vai colocar um sistema de som no seu opala?
    a) para curtir uma musiquinha entre o trabalho e casa, e não ficar só com o ruído do motor no carro (som sem grandes pretensões)
    b) ter uma experiência de áudio dentro do meu opala, sentar no banco do motorista e VER a minha banda favorita tocando no meu painel, com cada artista e seu instrumento no lugar certo (busca por alta fidelidade)
    c) ter um som com ALTO nível de GRAVES, pancada muito forte pra me deixar sem ar dentro do opala, tremer tudo (SPL interno)
    d) ter um grave insano que pode ser percebido há quadras de distancia (SPL "pra fora")
    e) ter um som direcionado a quem está fora do carro, usado com o carro PARADO e com o porta malas aberto (trio elétrico)
    f) outro propósito

    3 - até onde vc pretende comprometer o seu opala para favorecer o som? (desde uma simples caixa de subwoofer q ocupara parte do porta-malas até uma reestruturação completa do sistema elétrico, com alternadores extras e varias baterias)



    Basicamente, tendo respondido estas 3 perguntas vc terá um PERFIL do som do seu Opala, e esse é o ponto de partida!

    Agora uma exemplificação de cada tipo de sistema:

    Dia-a-dia:
    Sistema sem grandes pretensões, busca uma resposta bastante plana, mas sem se preocupar com os extremos da faixa de resposta, nem com uma resposta perfeitamente plana, aqui não existem preocupações como "palco sonoro" ou "imagem", desde que se obtenha um bom TIMBRE, é o suficiente, é um sistema facilmente obtido com o uso de coaxiais e um subwoofer de baixa potencia

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) 2008_subaru_impreza_wrx_sti_scotts_edit_45_cd_gallery

    sistema Dia-a-dia sendo instalado, ao colocar o forro das portas é imperceptível o som instalado, repare que o carro permanece original, ou muito próximo disso, é a opção pra quem gosta de visual totalmente original!!!

    Som Qualidade (SQ/Hi-Fi):
    É um sistema que busca fidelidade de áudio, chegando aos extremos para se obter uma resposta 100% plana e o mais estendida possível (desde o subsônico dos 10Hz até o ultrassônico 25KHz), além de timbre perfeito, imagem de palco e foco perfeitos, ou seja, busca pela verdadeira ilusão de se ter os músicos tocando no seu painel. os equipamentos usados são muito refinados e se usa de muitos artifícios para se conseguir o resultado sonhado (mas nunca atingido)

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) IMG_1034
    Nível de modificação em Opala Campeão de campeonato SQ/Hi-Fi

    SPL:
    Som que busca GRAVES a todo custo, altíssimo nível de pressão sonora, graves retumbantes, que tremem tudo e dão o "soco no peito", usa-se amplificadores potentes, com subwoofers resistentes, uma alimentação elétrica especialmente dimensionada e tratamento acústico do veiculo para evitar ruídos.

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) 0
    Sistema SPL absurdo, com 4 subs de 18 polegadas e mais de 20mil watts

    TRIO:
    É o "som pra fora", feito com os princípios de som profissional (PA), se utiliza de equipamentos usados nesse segmento, tais como woofers, drivers e cornetas, super tweeters... pode ser feito com muita ou pouca potencia, sendo que o ideal é se obter uma resposta tão plana quanto possível, evitando "buracos" (um sub cortado em 80Hz acompanhado de cornetas q respondem a partir de 600Hz, por exemplo, tem um BURACO enorme no sistema, sendo necessário um woofer para preencher essa lacuna na faixa de resposta)

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) DSC03844
    Sistema de TRIO em um Sedan (oooo coisa difícil de achar foto!)


    qqr dúvida fiquem a vontade pra desenvolver o tópico! estou a disposição!

    afinal som automotivo é meu maior hobby!

    Gabriel

    PS: esse tópico foi copiado de um tópico de minha própria autoria em outro fórum! não violei nenhum "direito autoral", copiei de mim mesmo! heheheh


    Última edição por Gabriel Coelho em Seg 19 Jul - 20:02:12, editado 5 vez(es)
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    Mensagem por Gabriel Coelho Sex 5 Set - 11:26:52

    ninguem tem dúvidas? opiniões sobre o "artigo"???

    vamos criticar ai pessoal!

    é bom saber um pouco de som na hora de levar numa loja pro estalador não fazer cagada! um som mal instalado pode, dentre outros problemas, PEGAR FOGO, literalmente! já vi coisa assim acontecer e não é legal!
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    Mensagem por Eduardo SSa Sex 5 Set - 15:53:11

    Gabriel show de bola amigo, material é um excelente

    OKK


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    Mensagem por Jean Bida Sex 5 Set - 18:22:17

    Muuuito bom Gabriel, não tinha entrado no tópico por que não tenho interesse de som além do original no meu Diplo. tirei até os 6" as portas pra não forçar o forro(mas fez falta),então não tinha entrado aqui, mas o material é bom demais, eu hoje só vivo de música(bateria) mas até uns tempos atrás tinha um P.A. legal e revirava tudo empublicação e material didático relacionado, muito bom o que você postou, pra não gosta de ler e sim de botar o CD PLayer no 10 e uma ótima oportunidade e na próxima ida ao Auro Car ter uma conversa bem diferenta com seu técnico/instalador, fica mais fácil do cara entender omque você realmente quer. Bom demais Gabriel grande colaboração técnica, gostei muito. Fiquei meio em dúvida do ouvido escutar 20 Hertz e 20 Khertz.


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    Mensagem por Gabriel Coelho Sáb 6 Set - 10:07:38

    Jean Bida escreveu:Muuuito bom Gabriel, não tinha entrado no tópico por que não tenho interesse de som além do original no meu Diplo. tirei até os 6" as portas pra não forçar o forro(mas fez falta),então não tinha entrado aqui, mas o material é bom demais, eu hoje só vivo de música(bateria) mas até uns tempos atrás tinha um P.A. legal e revirava tudo empublicação e material didático relacionado, muito bom o que você postou, pra não gosta de ler e sim de botar o CD PLayer no 10 e uma ótima oportunidade e na próxima ida ao Auro Car ter uma conversa bem diferenta com seu técnico/instalador, fica mais fácil do cara entender omque você realmente quer. Bom demais Gabriel grande colaboração técnica, gostei muito. Fiquei meio em dúvida do ouvido escutar 20 Hertz e 20 Khertz.

    opa Jean... e Eduardo... obrigado pela aprovação! a idéia foi dar uma base mesmo, chegar na loja e pedir um som é uma corda bamba! são raros os instaladores competentes e éticos, e é muito bom saber um pouco o que procurar antes de gastar qualquer coisa!

    Jean... o que vc não entendeu quanto ao ouvido ouvir essas frequências? vc fala das frequencias específicas ou da faixa em si?

    EDIT: Jean... se for possivel, posta fotos ai do local pra auto falante na porta do diplo, da pra fazer algumas coisas pra evitar forçar o forro (o que realmente não deveria acontecer em uma boa instalação) e melhorar as propriedades acústicas da porta! com um gasto pequeno vc pode ter um som MUITO GOSTOSO DE SE OUVIR! e não to falando de som "alto", mas sim com fidelidade de audio! vc é musico, tem um ouvido que merece um som bem reproduzido! sisteminha bem dia-a-dia, mas com uma pegada gostosa no médio-grave, medios equilibrados e agudos agradaveis! isso tudo só com tratamento na porta, que já vai reduzir ruidos e dar muito mais rigidez estrutural pro acabamento!
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    Mensagem por Jean Bida Sáb 6 Set - 14:06:34

    Isso Gabriel, num curso básico de P.A. que fiz a uns anos, o professor disse que o ouvido distingue no máximo 15 Khz, e 20Hz é só pressão no corpo, só deslocamento.Quanto a porta, o meu medo é o peso de falante ficar forçando os forros quando fecha a porta, apesar que não bato ele, nunca, mas foi um receio , pois é tão raro e bonito um forro de porta bem alinhadinho...


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    Mensagem por Gabriel Coelho Sáb 6 Set - 22:51:46

    Jean Bida escreveu:Isso Gabriel, num curso básico de P.A. que fiz a uns anos, o professor disse que o ouvido distingue no máximo 15 Khz, e 20Hz é só pressão no corpo, só deslocamento.Quanto a porta, o meu medo é o peso de falante ficar forçando os forros quando fecha a porta, apesar que não bato ele, nunca, mas foi um receio , pois é tão raro e bonito um forro de porta bem alinhadinho...

    ahhh sim... PA é PA, é uma coisa totalmente diferente de Hi-Fi! em PA se considera espaços abertos, e mais de 10 metros entre o auto falante e a orelha da platéia! nessa situação, mais de 15KHz é um LUXO pra pouquissimos sistemas (isso tá mudando com as BOAS Line Arrays...), em termos de audiometria pura, nosso ouvido ouve, mesmo que atenuado, até 20KHz... na verdade poucas pessoas chegam a ouvir isso com alguma definição real, mas os 18KHz, qualquer individuo normal, que não se expões a alto SPL constantemente, deveria ouvir, e os 20KHz seriam, ainda, perceptíveis!

    pra vc saber se vc ouve 20KHz ou não, ao ligar a TV no mudo, vc ouve CLARAMENTE o "vertical" dela? ou seja, akele "hiss" de altissima frequencia que incomoda DEMAIS? aquilo tá entre 20 e 25KHz, eu ouço aquilo a COMODOS de distancia! huaehueahuahe... minha audiometria deu de 17 a 21200Hz, mas meu ouvido não é muito sensível, em quase toda a faixa eu tenho uma atenuação leve, ou seja, eu tenho muita extensão nos ouvidos, mas a sensibilidade é baixa!

    e 20Hz é mais vibração que som, mas o ouvido ainda ouve!

    agora tem uma coisa, independente de vc ouvir de fato ou não, os HARMONICOS influenciam demais! e isso muda tudo! tornando importante usar falantes com resposta extendida além da faixa audível, no caso de hi-fi purista!

    se não ficou claro ainda pergunta q da pra aprofundar!
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    Mensagem por Xann Qui 11 Set - 19:06:53

    Olá Gabriel, to conhecendo agora seu tópico, muito interessante esses conceitos todos, e já que tá aberto á discuções (no bom sentido) vamos lá:

    Cara umas das minhas grandes paixões são motores roncando alto e o som automotivo daqueles que quando passam na rua os enfeites da estante e as janelas da minha casa tremem.

    Bom, tenho um Diplo 4P e olhando pro carro sinto ele meio limitado no caso de eu querer obter um bom SPL pra fora, ja que quero concentrar tudo no porta malas e tampão interior, não penso em por nada nas portas e demais localidades internas. O que vc acha? To disposto a comprometer todo o porta malas, já que o carro é só pra curtir, e com porta malas fechado.

    Não me importo tanto com os médios, eu ouço Rap e Hip Hop, então nessas músicas o que me interessam mesmo são os graves e agudos.

    Uma coisa que tá me deixando irritado é que com o som que uso no momento, apenas dois falantes de 1000W PMPO e dois Twiters ST310(Selenium) no tampão, dentro do carro treme tudo, o som fica super poderoso, tremem os retrovisores, painel e etc, e a sensação de tremor no peito, só que ao sair do carro parece que o som morre, mesmo estando com os vidros abertos, só dá pra sentir o grave quem vem de frente com o carro, por tras e de lado é mesmo que nada.

    Bom, como direcionar o SPL pra dentro ou pra fora? Será possível eu obter um bom som seguindo meus conceitos de gosto sem ter que mexer em bateria e elternador?

    Outro dia um colega tava vendendo um de seus PA-5000 que usava em ruas de lazer e 4 falantes de 15Pol, nem lembro mais a potência, num surto de insanidade pensei até em comprar pra por no meu porta malas usando um inversor, mas depois pensei que o importante não é exageros e sim truques na montagem, posicionamentos medidas e etc.

    Sobre o tratamento acústico antes de montar o som, essa dica é super válida, é horrível o carro com o grave forte e com ruidos horríveis em lanternas, parachoques, parecendo que vai desmontar tudo rsss.


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    Mensagem por Eduardo SSa Sáb 13 Set - 19:27:03

    Gabriel Fixei ok OKK


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    Mensagem por Gabriel Coelho Sex 19 Set - 10:49:14

    Eduardo SSa escreveu:Gabriel Fixei ok OKK

    Obrigado Eduardo! legal ter o tópico fixado! assim da pra concentrar as duvidas mais gerais por aqui!

    eu to viajando mais que caixeiro ultimamente! correria danada, tenho estado em 3 estados, 2 regiões e 2 países a cada 15 dias! (tá... o outro pais é o paraguai... mas é outro pais geek ) por isso demorei pra aparecer aqui! mas daki umas 3 semanas devo estar estabelecido lá no MS e fica mais facil de acessar o forum!
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    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Empty Re: Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!)

    Mensagem por Gabriel Coelho Sex 19 Set - 11:04:44

    Xann escreveu:Olá Gabriel, to conhecendo agora seu tópico, muito interessante esses conceitos todos, e já que tá aberto á discuções (no bom sentido) vamos lá:

    mas depois pensei que o importante não é exageros e sim truques na montagem, posicionamentos medidas e etc.

    Sobre o tratamento acústico antes de montar o som, essa dica é super válida, é horrível o carro com o grave forte e com ruidos horríveis em lanternas, parachoques, parecendo que vai desmontar tudo rsss.

    cara... vc é um SPL freak... isso é BEM divertido!

    mas num Sedan 4p vc encontra varias dificuldades! vou manter a discussão aqui pq vou tentar manter a coisa generalista e mta gente tem opala 4p e pode querer o mesmo que vc! vamos lá...

    SPL "pra fora":
    pra conseguir SPL em sedan pra fora, ou pra dentro do carro, só tem uma solução: FORÇA BRUTA! não dá pra ser "bonzinho" o porta-malas isola o som da cabine e não permite um reforço como os carro hatch ou mesmo o coupé!

    fazer retrovisor vibrar, e até disparar alarmes é facil! eu fazia isso com um subzinho de 8" empurrado por 60WRMS! é só colocar o pico no lugar certo! mas pra ter aquele grave PRESENÇA mesmo pra fora, e com hip hop, ai o negocio é mais bruto!

    o porta malas do opala é grande, o que nos da a opção de meter uma band pass de 6ª ordem ali dentro, com 2 falantes de 15" bem sensíveis, um amplificador de menos de 2000WRMS, que vai tocar bem legal só com a bateria original e mais uma no porta malas, e vc tem um sistema que vai tocar MUITO FORTE!

    quanto a não mexer em alternador... tranquilo, o do opala é 90A, se não me engano, tá de bom tamanho, já bateria é OBRIGATORIO! se vc quer energia saindo, ela tem que entrar! isso vale pra exagerados e surdos como Xann geek , pra pessoas que só querem curtir um sonzinho no carro uma bateria BOA no lugar da original já deve dar conta!

    pra definir qual falante e qual amplificador usar, ai é questão de CUSTOS! um sisteminha que tocaria bem e barato seriam 2 protech 15" em BP6 com um SD1800 empurrando (ou mesmo um SD1000, se for mais baixo o orçamento), ouuuuu, 2 Selenium Extreme em BP empurrados por um SD1800 tbem, ou joselitar geral, tacar 2 MTX 9515 com um SD5000 tocando os garotos! mas ai a bricadeira fica CARA, e PERIGOSA! um conhecido meu perdeu 3 travas de porta-malas com 2 MTX9515 pq os bixos espancavam a tampa traseira do Gol e literalmente QUEBRAVAM a trava de aço que tranca a tampa!

    pra médio agudo... a gente não pode ignorar que existe musica nessa faixa! eu tacaria coisa de um par de 10PW3 com ST200, ou ST302, td colocado estrategicamente no tampão, com uma caixinha atras dos de 10"

    Xann, cria um tópico só pro seu carro que da pra a gente ir ajudando mais específico lá! coloca já quanto vc pode gastar e tal... da pra fazer coisa legal no opala, fazer render MUITO com pouco! não é facil, mas dá! Sedan sempre é complexo!
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    Mensagem por Xann Sex 19 Set - 12:27:05

    Valeu Gabriel! Assim que eu estiver em ordem ($$$ rss), eu te dou o toque.

    O que seria a Band Pass de 6ª ordem?

    Cara vc manja muito de som hein!

    Muito obrigado pela resposta e um grande abraço!


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    Mensagem por Gabriel Coelho Sex 19 Set - 13:15:10

    Xann escreveu:Valeu Gabriel! Assim que eu estiver em ordem ($$$ rss), eu te dou o toque.

    O que seria a Band Pass de 6ª ordem?

    Cara vc manja muito de som hein!

    Muito obrigado pela resposta e um grande abraço!

    Band Pass de 6ª ordem é um tipo de caixa acústica, nela vc não vê o Sub, ele fica "escondido" la dentro dela!

    existem as band pass de 4ª ordem e as de 6ª ordem, pra ficar mais claro:

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Sub3
    BAND PASS 4ª ORDEM

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Sub5
    BAND PASS 6ª ORDEM

    isso é um corte da caixa!

    aqui temos uma caixinha selada comum:

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Sub1

    e aqui uma dutada:

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Sub2

    o que eu pretendo fazer no meu opala é algo parecido com isso aqui:
    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) 100px-TransmissionLineSpeaker
    FALANTE EM LINHA DE TRANSMISSÃO

    só que eu vou fazer as dobras de outra forma pra caber no carro...

    alem dessas ainda temos as caixas isobáricas, as Horn, e as Manifold, e as IB (Infinite Baffle) que são a AUSENCIA de uma caixa (é oq acontece na porta, ou quando colocamos o falante direto no tampão)

    fora essas poucas configurações, o resto são adaptações ou variações disso!
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    Mensagem por Xann Sex 19 Set - 18:09:20

    Hum, saquei, essa cheia de dobras que vc quer fazer utiliza um falante apenas né.

    Então, as caixas de grave seladas, elas são melhores que as dutadas? Na época que começaram esse lance de caixas de grave pra carros os caras já avisavam logo que se o falante não tivesse bom ele não aguentava e rasgava com caixas seladas, isso é verdade?

    Já ví umas tb alguns modelos de caixa em que o falante fica virado pra dentro, isso melhora o grave?

    Pelo que eu sei, uma caixa de grave funciona em conjunto com o espaço já previamente calculado dentro do porta malas como um todo, essas caixas que vc postou acima, a de 4ª e 6ª ordem e essa que vc está projetando pra por no seu carro dão grave por sí só? Tipo, vc a coloca dentro da sala da sua casa por exemplo e ela solta grave, ou ela só funciona como eu disse acima em conjunto com o espaço do porta malas?

    Desculpe tantas perguntas Gabriel.

    What a Face Embarassed


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    Mensagem por Gabriel Coelho Sex 19 Set - 19:53:16

    Xann, não existe uma caixa melhor que a outra! uma caixa é um conjunto!

    pra se definir a melhor caixa pra um sistema só por meio de cálculos ou softwares de simulação que realizam esses calculos, dai entra uma boa dose de experiencia! mas algumas coisas são básicas, nem queria entrar nisso pq é meio complexo, mas lá vai:

    os falantes possuem parametros eletro-acusticos, que dizem como eles se comportam, ao se colocar uma caixa vc modula este falante fazendo esta resposta ficar como vc quer...

    existe um fator que se chama EBP, este fator diz se um falante se dará melhor (teoricamente) em uma caixa selada ou uma dutada, e tbem ajuda a prever se é bom pra Horn e Linha de Transmissão (LT), outros fatores tais como QTS, QES, QMS, VAS e FS nos permitem simular a resposta do falante... mas isso não vem ao caso agora!

    essa questão da caixa só tocar no porta malas é, em parte, verdade, e em parte LENDA... qqr BOA caixa de som automotivo tbem tocaria bem num home theatre, mas a diferença é que o carro é cheio de paredes e reflexões que fazem com que a resposta mude, o carro gera cancelamentos de algumas frequencias e reforça outras, o que torna o ambiente "carral" um dos piores pra se sonorizar!

    o que o pessoal do SPL faz é criar uma caixa com pico que coincide com o pico do carro, ou seja, a caixa reforça justamente as frequencias que o carro ajuda a reproduzir! isso ajuda mto em campeonatos, mas pra ouvir MUSICA, não serve de nada!

    o caso dos sedans é que que o porta malas, por maior q seja, nunca é tão grande qto um carro hatch inteiro! onde a cabine toda contribui para os reforços! dai nesse caso tem q se usar artificios pra superar isto!

    as caixas Bass Reflex (dutadas) são a mesmissima coisa de uma caixa selada, mas possuem um duto que altera sua sintonia, e isso faz com que elas toquem, em média, 3dB a mais que uma selada, e 3dB é o equivalente a DOBRAR a potencia, ou seja, é MUITA COISA!

    a caixa dutada é uma das melhores pra maioria dos sistemas automotivos, o fato de serem facilmente sintonizadas para oq se quer, torna essas caixas as mais flexiveis, e como no carro geralmente se necessita de um SPL mais alto pra superar os ruidos e pra compensar os defeitos do ambiente, a dutada geralmente é a melhor pedida

    apesar disso, a caixa dutada é mais "lenta", ou seja, se ela for mal projetada ela pode "embolar"! isso geralmente acontece qdo se tenta forçar demais a resposta de um falante, tentando corrigir defeitos com a caixa, até certo ponto vai, mas chega uma hora q ela embola!

    a caixa selada tem um grave bem mais "rápido", mas é mto dificil de "descer", ou seja, a resposta geralmente fica mais SECA, mesmo com falantes que desçam bem por natureza, salvo alguma exceções (raras, e carissimas)

    a caixa LT que eu quero fazer tem um SPL um pouco inferior ao das caixas seladas, e BEM inferior ao das dutadas! por outro lado é o grave mais "rápido", ou seja, o que tem menos atraso, e isso faz com que ele pareça mais "limpo", mais definido e se ouve "mais notas", ou seja, é pra reprodução de alta fidelidade! alem disso ela facilita para "descer" até as profundezas do abismo do subgrave... oq eu gosto MUITOOO! ou seja, ela une o melhor dos dois mundos, resposta BEM extendida em graves, e MUITA velocidade, isso a custa de SPL, mas para meus propósitos é o ideal!

    as Band Pass seguem os principios das dutadas e seladas, uma vez que são simples combinações dos dois tipos, as de 4ª ordem, por terem uma camara selada, aliviam o falante pq seguram melhor o cone, e evita arrebentar, mas tem menos SPL que a de 6ª, a de 6ª, apesar de tem muito SPL é BEM dificil de projetar, uma vez que as duas camaras são definidas por dutos, e o fato dela ser de 6ª ordem, ou seja, ela provoca um "corte" súbito na resposta, precisa de muiiiiita paciencia pra se chegar numa BP6 (abreviação de "band pass de 6ª ordem") realmente boa.... eu não sei se é sorte ou uma afinidade nata, mas eu nunca projetei uma BP6 que tocasse fraco, algumas ficaram "mono nota", coisa bem facil de acontecer, mas todas tiveram um SPL absurdo, e varias com um grave muito gostoso de ouvir, bem articulado e natural, dentro dos limites de uma BP6, claro!

    Gostei do tópico! tá começando a render as discussões que eu queria! Som é uma ciencia, MUITOOO complicada, mas extremamente divertida! eu sei um MUITO POUCO, mas digamos que eu já lixei bem o verniz!
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    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Empty Re: Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!)

    Mensagem por Xann Sáb 20 Set - 9:05:37

    Gabriel, depois de tudo que vc me falou eu concluí que realmente o som com suas devidas ramificações é uma ciência realmente muito complexa. E isso me fez ficar com medo de levar meu carro á uma casa especializada de periferia, onde a mulecada se diverte montando som, agora depois de tudo que ouví de vc, e tendo em mente que os carinhas aqui não tem metade do conhecimento necessário, nem recuros tecnicos/tecnológicos pra isso, eu tenho certeza que eles não sabem tirar nem metade de aproveito de todo o equipamento que eles põem nos carros.

    Um exemplo de que força nem sempre é tudo e o segredo tá em quem sabe e faz acontecer, há muitos anos atrás um colega apareceu com um som com um grave "detonador" em seu singelo XR3, quando ele abriu o tampão lá estavam uma caixinha de grave com dois falantes de "10" cone seco e dois módulos MK1 de 200W PMPO e o tampão atrás do banco com um corte em forma triangular, algo assim (pela sua idade acho que vc nunca deve ter ouvido falar nos famoso MK1), os MK1 eram a febre no começo dos anos 90, antes disso só mesmo os TOJO, então hoje eu vejo que alí foi a ciência empregada de forma correta de alguém que realmente entendia da coisa.

    Agora eu lhe pergunto, os falantes cone seco são melhores que os modernos emborrachados? Eu pergunto pq em trios elétricos, casas de show etc, etc, usa-se cone seco até hoje, e o som é bem limpo e forte.

    Cara eu tô me saindo um verdadeiro "Lammer".


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    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Empty Dificuldade do som para fora

    Mensagem por Tifeloko6cc Dom 30 Nov - 22:11:20

    bem eu tenho um cupe 76
    e o meu sistema de som é 2 sub spyder nitro 700rms
    um modulo digital booster de 1200 pra toca
    2 corneta 2 super tweeter e um mondulo peqno pras corneta
    o problema é q por ser sedã o meu som morre tudo na distorção da lata
    hehhehee
    quase nao da pra senti o pancadao pra fora do carro (porta mala fechado)
    um amigo meu tem umaparati com um sub cruzader da hinor de 140 rms e consegue
    quase a mesma batida q eu
    sedã é complicade
    como faço pra melhora isso?
    algume viu o sistema de som daquele opala azul do lata velha?
    eu tive a impressao q eles colocaram 2 dutos no banco traseiro
    será q isso foi a solução?
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    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Empty Re: Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!)

    Mensagem por Gabriel Coelho Sex 10 Abr - 22:45:13

    Tifeloko6cc escreveu:bem eu tenho um cupe 76
    e o meu sistema de som é 2 sub spyder nitro 700rms
    um modulo digital booster de 1200 pra toca
    2 corneta 2 super tweeter e um mondulo peqno pras corneta
    o problema é q por ser sedã o meu som morre tudo na distorção da lata
    hehhehee
    quase nao da pra senti o pancadao pra fora do carro (porta mala fechado)
    um amigo meu tem umaparati com um sub cruzader da hinor de 140 rms e consegue
    quase a mesma batida q eu
    sedã é complicade
    como faço pra melhora isso?
    algume viu o sistema de som daquele opala azul do lata velha?
    eu tive a impressao q eles colocaram 2 dutos no banco traseiro
    será q isso foi a solução?

    esquece dutos nos bancos traseiros, esquece td! oq vc precisa é de uma caixa devidamente sintonizada e de POTENCIA!

    um booster de 1200 não faz nem cócegas nos seus NITRO, que tem uma sensiblidade bem baixa, e são bem preguiçosos, tocam forte, mas só começam a tocar mesmo, depois de despejar perto da potencia nominal!

    o booster 1200, em condições de bateria e cabos ideal, fornece algo em torno de 800WRMS com o carro LIGADO, e perto dos 650 com o carro desligado, q bateria e cabos vc usa? tem mega capacitor???

    pra fazer SPL "pra fora" em carros mais antigos, é um desafio, um dos motivos? lata grossa demais! o fato de ser 3 volumes, piora a situação! no coupé, dá pra estuprar o tampão traseiro, trocando-o por um tecido ortofônico (akele q parece uma meia calça, q tem na frente de caixas de som residenciais) e abrindo o maximo possivel a passagem do ar para dentro da cabine, isso ajuda bem o grave interno, e melhora o externo tbem!

    algo que ajuda é trabalhar bem a vedação do porta-malas, pra não se perder tanta energia nas vibrações e sibilos q o ar passando "apertado" pelas frestas causa, e outra coisa é sintonizar o pico da caixa em 60-70Hz e ser feliz! vou procurar os parametros do nitro 700 aki, se eu achar simulo uma caixa PORRADA pra vc!
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    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Empty Re: Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!)

    Mensagem por Gabriel Coelho Sex 10 Abr - 22:58:12

    Xann escreveu:Gabriel, depois de tudo que vc me falou eu concluí que realmente o som com suas devidas ramificações é uma ciência realmente muito complexa. E isso me fez ficar com medo de levar meu carro á uma casa especializada de periferia, onde a mulecada se diverte montando som, agora depois de tudo que ouví de vc, e tendo em mente que os carinhas aqui não tem metade do conhecimento necessário, nem recuros tecnicos/tecnológicos pra isso, eu tenho certeza que eles não sabem tirar nem metade de aproveito de todo o equipamento que eles põem nos carros.

    Um exemplo de que força nem sempre é tudo e o segredo tá em quem sabe e faz acontecer, há muitos anos atrás um colega apareceu com um som com um grave "detonador" em seu singelo XR3, quando ele abriu o tampão lá estavam uma caixinha de grave com dois falantes de "10" cone seco e dois módulos MK1 de 200W PMPO e o tampão atrás do banco com um corte em forma triangular, algo assim (pela sua idade acho que vc nunca deve ter ouvido falar nos famoso MK1), os MK1 eram a febre no começo dos anos 90, antes disso só mesmo os TOJO, então hoje eu vejo que alí foi a ciência empregada de forma correta de alguém que realmente entendia da coisa.

    Agora eu lhe pergunto, os falantes cone seco são melhores que os modernos emborrachados? Eu pergunto pq em trios elétricos, casas de show etc, etc, usa-se cone seco até hoje, e o som é bem limpo e forte.

    Cara eu tô me saindo um verdadeiro "Lammer".

    Xann...

    cara... REALMENTE a galera q monta som por ai não tem nem idéia do que realmente estão fazendo! o caminho é aprender mesmo e chegar com a receita pronta pra alguem q vc já viu o trabalho e sabe que ao menos a parte de CONSTRUÇÃO é boa!

    quanto aos "cone seco" é o seguinte:

    os auto-falantes de borda de tecido impregnado (cone seco) são auto falantes de uso profissional, ou derivados destes, em geral eles possuem uma sensibilidade bem mais alta, o que os torna mais eficientes (menos potencia gera mais som), entretanto a borda de tecido limita o excursionamento do auto-falante, o que não permite que ela seja aplicada a um falante de excursão muito grande (que o cone vai pra frente e pra tras muitos cm), os auto falantes automotivos e pra HT e som residencial, em geral, tem (ou deveriam ter) uma excursão maior, exigindo bordas de borracha, esta borda, geralmente, é aplicada a cones mais rigidos e pesados, que facilitam a reprodução de graves e sub-graves, mas reduz drasticamente a sensibilidade, e portanto a eficiencia do auto falante, mas garante muito mais resistencia, especialmente aos descontroles praticados no som automotivo!

    não existe melhor! depende da aplicação, pra som interno, eu não usaria um woofer de borda de tecido, ele não se aplica bem a esse uso, mas se existisse um falante com borda de tecido que tivesse as caracteristicas boas pra som interno, eu usaria tranquilo, o mesmo pra som externo, se um falante de borda de borracha fizer o serviço de woofer direitinho, pq não usar?

    no som profissional se busca máxima eficiencia, se conta com processadores de sinal com compressão e outros artificios que dificultam muito o excesso de excursão e lesão aos auto-falantes, os amplificadores profissionais 110/220V, em geral, possuem MUITO mais controle de excursão (damping factor) e possuem uma dinamica melhor que os automotivos limitados pelo tamanho e sistema elétrico longe do ideal! isso protege DEMAIS auto-falantes! por essas razões em som profissional se ve falantes muito mais leves e eficientes, que viram poeira se colocados nos sistemas automotivos cheios de gargalo!
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    Mensagem por Tifeloko6cc Sáb 11 Abr - 11:32:10

    então vc axa q para o meu problema o melhor eh
    melhorar a vedação do porta mala, com borracha e tecido ortofônico(tem outro material??)
    e colocar mais um modulo boss 1200??
    isso ajudara ao som fica melhor tanto na parte interna como externa (e qndo eu abri o porta mala???como fica?)
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    Mensagem por Tifeloko6cc Sáb 11 Abr - 11:52:05

    oi gabriel eu tava lendo o seu comentario com o xan
    e no meu caso vc axa q uma dutada da conta do recado??
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    Mensagem por Roberto Caravan 81 Sáb 11 Abr - 21:43:56

    Gabriel, Cara , Parabéns, vc entende mesmo do assunto.

    Bem , vc tem alguma dica para a Caravan? hehe, é mais foda né, ela é toda "Oca" Bem, eu gostaria de um som De qualidade, mas com um grave muito forte para quem esta dentro do carro.

    Creio que pra mim , um par de 6" com Pesinhos Como um amigo (que no momento não lembro o nome) fez no Opala dele. Ai Uma Caixa com 2 Subs de 12" da Pioneer, aquele Champion serie e uns dois pares da 6x9s em caixas acusticas também, pois minha Caravan não possui Tampão...

    O que você acha? Alguma dica?

    Desde ja agradeço....

    Feliz Páscoa a todos.
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    Mensagem por marcos buachack Qua 27 maio - 12:02:26

    Gabriel Coelho escreveu:
    Xann escreveu:Valeu Gabriel! Assim que eu estiver em ordem ($$$ rss), eu te dou o toque.

    O que seria a Band Pass de 6ª ordem?

    Cara vc manja muito de som hein!

    Muito obrigado pela resposta e um grande abraço!

    Band Pass de 6ª ordem é um tipo de caixa acústica, nela vc não vê o Sub, ele fica "escondido" la dentro dela!

    existem as band pass de 4ª ordem e as de 6ª ordem, pra ficar mais claro:

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Sub3
    BAND PASS 4ª ORDEM

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Sub5
    BAND PASS 6ª ORDEM

    isso é um corte da caixa!

    aqui temos uma caixinha selada comum:

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Sub1

    e aqui uma dutada:

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Sub2

    o que eu pretendo fazer no meu opala é algo parecido com isso aqui:
    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) 100px-TransmissionLineSpeaker
    FALANTE EM LINHA DE TRANSMISSÃO

    só que eu vou fazer as dobras de outra forma pra caber no carro...

    alem dessas ainda temos as caixas isobáricas, as Horn, e as Manifold, e as IB (Infinite Baffle) que são a AUSENCIA de uma caixa (é oq acontece na porta, ou quando colocamos o falante direto no tampão)

    fora essas poucas configurações, o resto são adaptações ou variações disso!
    E ai Gabriel Coelho, se não for incômodo eu gostaria de saber se voçê não tem algum projeto de uma BP4 c/ um de 15'' pra mim fazer e colocar no meu opalão, lembrando não trabalho com som mas sou um pouco abilidoso com projetos. a lembrando o auto falante é um novick recond. 15".
    equipamentos que possuo: 3 ts roadstar, 2 alto falantes 15" novick seco 1 esta estourado, 4 cornetas hinor, 1 módulo panch fosgat acredito que é de 1200wts, 1 mp3 Buster.
    ja pensei em cortar o tampão traseiro e jogar todo o som pra dentro do Opalão, mas não tenho coragem de cortar o garoto.
    Desde já agradeço se tiver alguma dica ou projeto de som para o porta malas do Opala.
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    Mensagem por Luis_555 Dom 31 maio - 22:23:49

    Meu projeto é tirar a "tampa" do tampão traseiro e fazer da face da caixa o proprio tampão, com os subs a mostra pra cima logo atras dos bancos.

    Acho muito complicado tirar SPL pra fora de sedan, vi pouquissimos, alem de que o carro batendo igual bateria de escola de samba é treta ein...
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    Mensagem por Tifeloko6cc Dom 31 maio - 22:27:06

    Luis_555 escreveu:Meu projeto é tirar a "tampa" do tampão traseiro e fazer da face da caixa o proprio tampão, com os subs a mostra pra cima logo atras dos bancos.

    Acho muito complicado tirar SPL pra fora de sedan, vi pouquissimos, alem de que o carro batendo igual bateria de escola de samba é treta ein...
    já pensei em faze isso, nos conta como ficou dae
    o teu opala é coupe??q ano?
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    Mensagem por Luis_555 Dom 31 maio - 22:32:45

    Tifeloko6cc escreveu:
    Luis_555 escreveu:Meu projeto é tirar a "tampa" do tampão traseiro e fazer da face da caixa o proprio tampão, com os subs a mostra pra cima logo atras dos bancos.

    Acho muito complicado tirar SPL pra fora de sedan, vi pouquissimos, alem de que o carro batendo igual bateria de escola de samba é treta ein...
    já pensei em faze isso, nos conta como ficou dae
    o teu opala é coupe??q ano?

    É um projeto ainda hehe. O Opala está por vir logo logo se deus quiser xD mas acredito que se bem executado fica bom e apresentavel, pq basicamente é apenas "serrar o tampao" e colocar a caixa com o sub pra cima.

    A maioria dos carros gringos usa essa configuracao inclusive em carros com o som apenas dentro da mala, como nos Caprice que tem o porta malas gigantesco.
    Gostaria de saber apenas se existe um motivo para o sub ficar virado pra cima e os dutos para o porta malas, a grande maioria é assim... confused
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    Mensagem por Tifeloko6cc Dom 31 maio - 22:42:22

    tem q v se nao da problema na estrutura do carro, pq ali ajuda a nao torce o carro
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    Mensagem por Luis_555 Seg 1 Jun - 0:19:39

    Achei esse video no youtube, maaais ou menos oq eu falei, mas sem 6x9 por favor hehe

    https://www.youtube.com/watch?v=lAnpKbumd-4
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    Mensagem por vanderle Qui 4 Jun - 7:56:47

    Caro especialista,
    Meu nome é Marcos, e eu gostaria da sua sugestão, para meu Opala 4 portas/1990, dentro da expectativa de som com a opção b) ter uma exsperiência de audio dentro do meu opala, sentar no banco do motorista e VER a minha banda favorita tocando no meu painel, com cada artista e seu instrumento no lugar certo (busca por alta fidelidade).
    Desde já,
    Obrigado.
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    Mensagem por Luis_555 Qui 4 Jun - 9:30:10

    Creio que nao foi pra mim a pergunta mas para qualidade creio que o melhor custo beneficio seria kit duas vias N.A.R e um Subwoofer da mesma marca, com 300rms se nao me engano. Porem nao conheco o sistema de som dos Opalas 90 entao teria que estudar pra conseguir um bom palco sonoro.

    autosom.net , participo desse forum e lá com absoluta certeza voce vai encontrar todas respostas que precisa, inclusive vendas de produtos com otimos precos.

    espero ter ajudado, abraço.
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    Mensagem por robert 2 Sex 4 Mar - 16:55:48

    Uma pergunta,em 79 existia toca fita para opalas?
    Black
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    Mensagem por Black Sex 4 Mar - 17:51:38

    Gostaria de saber qual o Subwoffer mais potente para uma caravan
    Estou quase comprando uma 81, e tenho um projeto para participar dos campeonatos
    na categoria SPL...
    Andei pesquisando encontrei EROS de 1800,Rex de 2000 e 3000 Watts (RMS lógico)..
    Minha idéia é ter a maior potência no menor espaço

    A idéia inicial era colocar os subs nas laterais ae eu teria 2 paredões batendo de frente
    Mas teria que retirar vidros e colocar aqueles de plastico (estilo arrancada)
    e não poderia andar com o carro na rua...
    Então quero colocar na párte de trás do porta-malas msmo...
    De prefêrencia de 12 pra caber mais....Qual o melhor sub para pancadão e o melhor módulo.....
    Tenho que consiguir no minimo 10.000 Watts
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    Mensagem por robert 2 Sex 4 Mar - 18:51:35

    Uma pergunta,em 79 existia toca fita para opalas?
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    Mensagem por Rogerio Jesus Sex 4 Mar - 20:47:26

    robert 2 escreveu:Uma pergunta,em 79 existia toca fita para opalas?

    Voce quer dizer toca-fitas original GM?
    Me parece que os da decada de 80 alguns vinha equipados com radio bosch Rio de Janeiro, Miami...

    Mas os mais usados na época eram o TKR e o Roadstar.
    robert 2
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    Mensagem por robert 2 Sáb 5 Mar - 18:36:44

    Obrigado,é que eu to restaurando o meu opala 79 e estou na duvida quanto ao som,no mercado livre encontrei anuncios de toca-fita com logo CHEVROLET para opala 79 e eu não sei se existia toca-fita na epoca.
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    Mensagem por Gabriel Coelho Dom 6 Mar - 0:02:35

    Black escreveu:Gostaria de saber qual o Subwoffer mais potente para uma caravan
    Estou quase comprando uma 81, e tenho um projeto para participar dos campeonatos
    na categoria SPL...
    Andei pesquisando encontrei EROS de 1800,Rex de 2000 e 3000 Watts (RMS lógico)..
    Minha idéia é ter a maior potência no menor espaço

    A idéia inicial era colocar os subs nas laterais ae eu teria 2 paredões batendo de frente
    Mas teria que retirar vidros e colocar aqueles de plastico (estilo arrancada)
    e não poderia andar com o carro na rua...
    Então quero colocar na párte de trás do porta-malas msmo...
    De prefêrencia de 12 pra caber mais....Qual o melhor sub para pancadão e o melhor módulo.....
    Tenho que consiguir no minimo 10.000 Watts

    cara... vou te dizer uma coisa!

    Se a intenção é competir em categorias 1 sub, 2 subs... a caravan não é uma boa idéia não! Ela é muito grande, e mesmoq ue vc usasse subs de 18" seria difícil passar de um certo limite de dB! Para essas categorias o pessoal usa carros pequenos, como o panda, por exemplo, justamente pq se consegue alta pressão sonora com poucos subs!

    Agora se vc tem como colocar 4, 6 subs... ai a caravan fica ANIMAL! entrar com 6 DD 5512, por exemplo, é algo MONSTRUOSO, ou 4 Kicker L7, MTX 9515...

    o problema disso é que vc vai entrar nas categorias ilimitadas, extreme e tal, daí vc ia acabar competindo com galera com carro concretado e outras bizarrices, se for um carro SÓ pra competição, da dó usar uma caravan!

    Um carro pra categoria street ficaria legal com 2 DD 5518, ou Fi BTL 18", por exemplo, ou 4 5512, 8512, 9512, ou até mesmo 6 RF P3, tudo isso pode ser em bandpass ou em dutadona, ocupando toda a mala da caravan!

    Todos esses subs poderiam ser empurrados por um SD 12K, o que pediria umas 4 baterias chumbo-ácidas de 220Ah, pelo menos, ou umas 4 baterias AGM de 110Ah! A segunda opção de baterias é cara, mas ocupa muito menos espaço! Em qualquer das situações pede um aporte maior de alternador, 2 alternadores de 120A cabem facil no cofre da caravan, e o motorzão nem sofre pra girar!

    Fiação pra isso é PESADA, coisa de 120mm², e barramento em tudo que for possível usar!

    É projeto PESADO MESMO, carro grande não comporta projeto pequeno! quanto maior a cabine, maiores as perdas!
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    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Empty Dúvida Cruel

    Mensagem por PHSmile Qui 17 Mar - 9:38:32

    Pow galera, sou novo na área. Super fã de automóveis. Não possuo um Opala, mas um dia eu chego lá. Atualmente estou com um Unozinho. Não entendo muito bem das partes técnicas de som automotivo. Na verdade, só sei curtir msm.
    Mas queria saber se é possível ter um som que faça bonito pra dentro e melhor ainda para fora.
    Só para ciência, não tenho praticamente nada que possa ser utilizado, acredito.
    Apenas 4 6x9 e um módulo Explosound XM 3600, só para fazer barulho msm.
    Até pensei em começar colocando 4 cone seco de 8' e 4 SuperTweeter no Tampão, mas não sei se daria certo, coisa e tal. portanto gostaria de orientação. Se poderem me ajudar estarei grato.
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    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Empty Re: Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!)

    Mensagem por ket Qui 17 Mar - 10:13:51

    GABRIEL ESTOU NUMA LUTA DANADA PARA MONTAR UMA CAIXA PARA MINHA CARAVAN VE SE VC PODE ME AJUDAR !

    2 SUB- BRAVOX ENDURENCE LINE EHSW 12 D 1100 PMPO -600WATS RMS BOBINA DUPLA (CARCAÇA ROXA )

    VAMOS LÁ QUERO MONTAR NO ESPAÇO ATRAZ DO BANCO , OPITEI POR UMA CAIXA TRAPEZOIDAL DUTADA , VOU USAR MDF DE 15MM

    ACESSEI VARIOS PROGRAMAS DE CAIXA MAIS NÃO ESTOU CONSEGUINDO ENTENDER A LITRAGEM DA CAIXA E NÃO QUERO PERDER TEMPO FAZENDO OUTRA PORQUE FIZ UMA E DEU ERRADO A LITRAGEM

    ME AJUDE Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) 505453
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    Mensagem por Hide Ter 2 Ago - 21:26:58

    Oi Gabriel, sou de Ribeirão Preto e adquiri recentemente um diplomata 91/92 e lendo o forum, vi que você manja muito de som, bem gosto muito de graves e gostei da caixa BP6, que alto falantes você recomendaria para essa caixa e amplificadores sem importar com preços, podendo ser importados (fosgate,audio art,etc...) e um projeto dessa caixa? Teria que rasgar a lata do tampão ? Uso de capacitor ? De bateria extra ?
    Desculpa as muitas perguntas, mas é melhor tirar as dúvidas de uma vez só...
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    Mensagem por Gabriel Coelho Ter 2 Ago - 22:58:54

    Hide escreveu:Oi Gabriel, sou de Ribeirão Preto e adquiri recentemente um diplomata 91/92 e lendo o forum, vi que você manja muito de som, bem gosto muito de graves e gostei da caixa BP6, que alto falantes você recomendaria para essa caixa e amplificadores sem importar com preços, podendo ser importados (fosgate,audio art,etc...) e um projeto dessa caixa? Teria que rasgar a lata do tampão ? Uso de capacitor ? De bateria extra ?
    Desculpa as muitas perguntas, mas é melhor tirar as dúvidas de uma vez só...

    então, cara, eu vou dar uma pesquisada no que temos de disponível hj em dia pra esse objetivo e te passo!

    amanha vou ver se faço um projeto!
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    Mensagem por ricardo rick Ter 25 Out - 16:51:27

    eai pessoal

    preciso de ajuda de vcs tenho MP3 pioner DHE-P5000 01par de midbass Hinor6" 40wts cada , um par tweeter bravox

    um par 6 x 9 selenium triaxial 120wts cada um subwoofer 12"extreme (antigo)650wts bobina dupla

    um modolo BOSS GT1480 4canais vou colocar num opala 90 4portas que vcs me orientão obrigado
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    Mensagem por Projeto 676 Ter 25 Out - 19:15:28

    Gabriel onde entra o meu TKR ouvindo fitas? Retro! Rsrsrsrs....
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    Mensagem por marcelofs Sex 3 Fev - 18:21:16

    gabriel li o tópico inteiro e li sobre os woofers de cone seco e sua dica sobre os mesmos, porem montei um som no meu diplomata cupe meio as escuras com algumas peças que tinha em casa, enfim montei um som com que tinha, só não sei se aproveitei bem ou muito mau os componentes. sou eletricista e montei de forma segura porem não entendo quase nada de som.

    são os componentes
    atrás
    dois woofers de 12" 120wrms "cone seco" + 2 triaxiais de 60wrms intalados no tampão de madeira de 18mm bem fixado e sem folgas.

    frente
    usei um kit duas vias selenium de 60wrms

    só não me lembro dos modulos usados só sei dizer que nos woofers uso uns 40 a 50 por cento da potencia

    depois disso tudo até que tá um sonzinho bacana, num volume medio e configurando o cd player da até da pra sentir uns bons socos nos bancos da frente e não ficou um som cansativo, ta limpo e sem chiados. agora se tá erradissimo ou tá uma porcaria no ponto de vista de um profissional só vc pode me dizer.

    enfim se tiver umas dicas de como melhorar esse meu som ou mudar totalmente ele aceito sugestões, lembrando que prefiro som com qualidade sem deixar de lado uma tocada de grave bem escalonado sem exageros.
    ricardo rick
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    Mensagem por ricardo rick Sáb 14 Jul - 9:29:42

    Gabriel Coelho

    preciso de ajuda de vcs tenho MP3 pioner DHE-P5000 01par de midbass Hinor6" 40wts cada , um par tweeter bravox

    um par 6 x 9 selenium triaxial 120wts cada um subwoofer 12"extreme (antigo)650wts bobina dupla

    um modolo BOSS GT1480 4canais vou colocar num opala 90 4portas que vcs me orientão obrigado
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    Mensagem por Eduardo518 Sex 3 Ago - 19:02:37

    Gabriel Coelho escreveu:ninguem tem dúvidas? opiniões sobre o "artigo"???

    vamos criticar ai pessoal!

    é bom saber um pouco de som na hora de levar numa loja pro estalador não fazer cagada! um som mal instalado pode, dentre outros problemas, PEGAR FOGO, literalmente! já vi coisa assim acontecer e não é legal!
    hehe pegou fogo no monza do meu vizinho por causa disso, cara agente tinha um sub no lado direito do porta malas, ainda não colocamos no direito por causa do estepe, aonde pode se colocar o estepe para ter um som pelo porta malas?
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    Mensagem por wyllerson punk Sex 3 Ago - 19:47:26

    nao tem muito a ver com o pedido mas nao quis criar um topico so pra isso....


    raul era opaleiro


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    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Empty Re: Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!)

    Mensagem por Eduardo518 Seg 6 Ago - 20:24:41

    Eduardo518 escreveu:
    Gabriel Coelho escreveu:ninguem tem dúvidas? opiniões sobre o "artigo"???

    vamos criticar ai pessoal!

    é bom saber um pouco de som na hora de levar numa loja pro estalador não fazer cagada! um som mal instalado pode, dentre outros problemas, PEGAR FOGO, literalmente! já vi coisa assim acontecer e não é legal!
    hehe pegou fogo no monza do meu vizinho por causa disso, cara agente tinha um sub no lado direito do porta malas, ainda não colocamos no direito por causa do estepe, aonde pode se colocar o estepe para ter um som pelo porta malas?
    opa, tinha no lado esquerdo*
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    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Empty Qual band pass fica melhor pra mim...?

    Mensagem por paulo_nba15@hotmail.com Sex 21 Dez - 23:30:17

    marcos buachack escreveu:
    Gabriel Coelho escreveu:

    Band Pass de 6ª ordem é um tipo de caixa acústica, nela vc não vê o Sub, ele fica "escondido" la dentro dela!

    existem as band pass de 4ª ordem e as de 6ª ordem, pra ficar mais claro:

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Sub3
    BAND PASS 4ª ORDEM

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Sub5
    BAND PASS 6ª ORDEM

    isso é um corte da caixa!

    aqui temos uma caixinha selada comum:

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Sub1

    e aqui uma dutada:

    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Sub2

    o que eu pretendo fazer no meu opala é algo parecido com isso aqui:
    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) 100px-TransmissionLineSpeaker
    FALANTE EM LINHA DE TRANSMISSÃO

    só que eu vou fazer as dobras de outra forma pra caber no carro...

    alem dessas ainda temos as caixas isobáricas, as Horn, e as Manifold, e as IB (Infinite Baffle) que são a AUSENCIA de uma caixa (é oq acontece na porta, ou quando colocamos o falante direto no tampão)

    fora essas poucas configurações, o resto são adaptações ou variações disso!
    E ai Gabriel Coelho, se não for incômodo eu gostaria de saber se voçê não tem algum projeto de uma BP4 c/ um de 15'' pra mim fazer e colocar no meu opalão, lembrando não trabalho com som mas sou um pouco abilidoso com projetos. a lembrando o auto falante é um novick recond. 15".
    equipamentos que possuo: 3 ts roadstar, 2 alto falantes 15" novick seco 1 esta estourado, 4 cornetas hinor, 1 módulo panch fosgat acredito que é de 1200wts, 1 mp3 Buster.
    ja pensei em cortar o tampão traseiro e jogar todo o som pra dentro do Opalão, mas não tenho coragem de cortar o garoto.
    Desde já agradeço se tiver alguma dica ou projeto de som para o porta malas do Opala.


    eu tenho um sub bicho papao de 10" 500rms... esta numa caixa dutada mas em um uninho.. recentemente adquiri minha primeira "charanga" uma caravan 82... Qual fica melhor? Selada, dutada ou band pass? Da uma dica ai meu rei... o cara do som GABRIEL.. heheheh ABRAÇOS
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    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Empty Re: Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!)

    Mensagem por mrjplf Ter 27 Set - 21:27:51

    Gabriel Coelho escreveu:ninguem tem dúvidas? opiniões sobre o "artigo"???

    vamos criticar ai pessoal!

    é bom saber um pouco de som na hora de levar numa loja pro estalador não fazer cagada! um som mal instalado pode, dentre outros problemas, PEGAR FOGO, literalmente! já vi coisa assim acontecer e não é legal!

    Amigo,

    Estou montando um opala 72, e como vi que o amigo entende bastante de som, resolvi pedir uma ajuda.
    Não quero nada para os outros ouvirem e sim um som de qualidade que eu possa curtir um bom som ....
    mas o orçamento esta curto.Nao gostaria de colocar caixas e sim utilizar os espaços que ja tenho no opala. Para a dianteira já vi os furos na lata e na forração lateral ja tem aquela gradezinha para colocar os falantes (viu que eu entendo muito né rsrsrsr) e atras ja tem os furos no tampo tb acho q para os tais de 6x9
    O que o amigo indica?
    Ja agradecendo!
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    Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!) Empty Re: Som do Opalão - como definir, principios... (ilustrado!)

    Mensagem por diplomata1985 Qua 28 Set - 10:55:06

    Bacana esse tópico. Parabéns!

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