Meu 74 tah com uma folga bem grande na direção, da + ou - 1/4 da volta pra cada lado, tem algum jeito de resolver, forma rapida e facil, e claro sem custos elevados...
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- Mensagem nº1
Folga na direção
Boa noite opaleiros!!
Meu 74 tah com uma folga bem grande na direção, da + ou - 1/4 da volta pra cada lado, tem algum jeito de resolver, forma rapida e facil, e claro sem custos elevados...
Meu 74 tah com uma folga bem grande na direção, da + ou - 1/4 da volta pra cada lado, tem algum jeito de resolver, forma rapida e facil, e claro sem custos elevados...
Pedrão B.- Opaleiro
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- Mensagem nº2
Re: Folga na direção
O que seria custo elevado?
Comprei uma caixa recondicionada pro meu 74, por R$ 150,00.
Você pode tentar achar alguém que faça esse serviço na sua.
O que pega é a folga do "carretel" do setor, precisa calçar ele, e claro ver o estado das outras peças...
[]'s
Comprei uma caixa recondicionada pro meu 74, por R$ 150,00.
Você pode tentar achar alguém que faça esse serviço na sua.
O que pega é a folga do "carretel" do setor, precisa calçar ele, e claro ver o estado das outras peças...
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nachtwolf- Opaleiro
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- Mensagem nº3
Re: Folga na direção
só comprando outra, na nafil tem e é barato e com garantia.
comprei a minha faz 1 mês e tá perfeito, macia e com folga zero.
comprei a minha faz 1 mês e tá perfeito, macia e com folga zero.
gaboso- Opaleiro
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- Mensagem nº4
Re: Folga na direção
nachtwolf escreveu:só comprando outra, na nafil tem e é barato e com garantia.
comprei a minha faz 1 mês e tá perfeito, macia e com folga zero.
Onde fica essa nafil??
é em ctba ?
nachtwolf- Opaleiro
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- Mensagem nº5
Re: Folga na direção
não, RJ
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2869
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raphaelcaronti- Opaleiro
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- Mensagem nº6
Re: Folga na direção
Muito bom essa Nafil, eles entregam em qualquer parte do Brasil e já comprei diversas vezes, inclusive valores bem altos.
Não é opala, mas meu pai uma vez teve um fusca que tava com folga, enorme, e ele trocou a caixa por uma TRW recondicionada, ficou perfeita e quando ele vendeu ainda estava boa!
Não é opala, mas meu pai uma vez teve um fusca que tava com folga, enorme, e ele trocou a caixa por uma TRW recondicionada, ficou perfeita e quando ele vendeu ainda estava boa!
gaboso- Opaleiro
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- Mensagem nº7
Re: Folga na direção
Sabe se eu comprar o jogo de reparo ja resolve?
Hammer Fall- Opaleiro
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- Mensagem nº8
Re: Folga na direção
nachtwolf escreveu:não, RJ
http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2869
sabe se essa caixa de direção serve nos opala abaixo de 77, por só tem do 77/87 e 88/92
nachtwolf- Opaleiro
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- Mensagem nº9
Re: Folga na direção
hammer, só sei que serve nos opalas que tem coluna separada da caixa, preso por junta elástica.
gaboso, não adianta, a caixa entorta, o problema não é reparo, o sem fim abre a boca e deixa a roldana do meio jogando pros lados, e amassa os dentes. vc teria que trocar tudo dentro dela, e sairia mais caro que na nafil.
gaboso, não adianta, a caixa entorta, o problema não é reparo, o sem fim abre a boca e deixa a roldana do meio jogando pros lados, e amassa os dentes. vc teria que trocar tudo dentro dela, e sairia mais caro que na nafil.
KLUNCK- Opaleiro
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- Mensagem nº10
Re: Folga na direção
e quanto a qualidade dessa caixa de direção ? alguém ja teve uma experiência ?
gaboso- Opaleiro
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- Mensagem nº11
Re: Folga na direção
Obrigado!
mais sera que vai dar certo no meu 74 cambio em baixo
mais sera que vai dar certo no meu 74 cambio em baixo
raphaelcaronti- Opaleiro
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- Mensagem nº12
Re: Folga na direção
KLUNCK escreveu:e quanto a qualidade dessa caixa de direção ? alguém ja teve uma experiência ?
Já tive em um fusca que meu pai teve
tava com uma folga grande, ele comprou um reformada da TRW e ficou muito bom!
frederico santos- Opaleiro
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- Mensagem nº13
Re: Folga na direção
já tentou regular?
KLUNCK- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: Folga na direção
raphaelcaronti escreveu:KLUNCK escreveu:e quanto a qualidade dessa caixa de direção ? alguém ja teve uma experiência ?
Já tive em um fusca que meu pai teve
tava com uma folga grande, ele comprou um reformada da TRW e ficou muito bom!
eu estava falando da caixa de direção que a Nafil vende... ou é essa mesma ? o preço está atraente.
frederico santos escreveu:já tentou regular?
foi pra mim ?
se sim, ja tentei regular... mas sem muito sucesso...
raphaelcaronti- Opaleiro
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- Mensagem nº15
Re: Folga na direção
esse da Nafil nunca ouvi falar, a do meu pai era TRW acho que pagou 170 ou 190 na época.
gaboso- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: Folga na direção
frederico santos escreveu:já tentou regular?
Não, como se regula?
frederico santos- Opaleiro
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- Mensagem nº17
Re: Folga na direção
Ñ SEI SE O SEU TEm devido o modelo. mas procura ve se ñ tem alguma regulagem tipo parafuso contra-porca na extensão da sua barra . o meu consegui tirar a folga.mas ñ pode exagerar deixando sem folga alguma.. ou procure saber se esse modelo tem uma regulagem..gaboso escreveu:frederico santos escreveu:já tentou regular?
Não, como se regula?
Xinaidao- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: Folga na direção
Bom dia,
Comprei um opala 75, 3 marchas na coulna. Ele veio com dois problemas que estao me encomodando
1º Folga na direçao
2º Acavalamento das marchas
Quando ao 2º nao eh o fim do mundo, é só questao de jeito mas a folga da direçao ta me tirando a paciencia, nao consigo pegar a estrada e acelerar um pouco mais pois ele fica muito instável.
O mecanico que fez a geral nele quando comprei me disse que nao valia a pena comprar peças recondicionadas pois ia ficar igual, e tambem só valeria a pena fazer se fosse com pessas originais.
Ai eu pergunto.. onde eu arrumo um setor de direçao original novo ? hahaha
Nao sei como fazer, pensei em tentar uma opiniao de um segundo mecanico.
Pessoal ai do topico conseguiu resolver o problema ?
Comprei um opala 75, 3 marchas na coulna. Ele veio com dois problemas que estao me encomodando
1º Folga na direçao
2º Acavalamento das marchas
Quando ao 2º nao eh o fim do mundo, é só questao de jeito mas a folga da direçao ta me tirando a paciencia, nao consigo pegar a estrada e acelerar um pouco mais pois ele fica muito instável.
O mecanico que fez a geral nele quando comprei me disse que nao valia a pena comprar peças recondicionadas pois ia ficar igual, e tambem só valeria a pena fazer se fosse com pessas originais.
Ai eu pergunto.. onde eu arrumo um setor de direçao original novo ? hahaha
Nao sei como fazer, pensei em tentar uma opiniao de um segundo mecanico.
Pessoal ai do topico conseguiu resolver o problema ?
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Folga na direção
Xinaidao escreveu:Bom dia,
Comprei um opala 75, 3 marchas na coulna. Ele veio com dois problemas que estao me encomodando
1º Folga na direçao
2º Acavalamento das marchas
Quando ao 2º nao eh o fim do mundo, é só questao de jeito mas a folga da direçao ta me tirando a paciencia, nao consigo pegar a estrada e acelerar um pouco mais pois ele fica muito instável.
O mecanico que fez a geral nele quando comprei me disse que nao valia a pena comprar peças recondicionadas pois ia ficar igual, e tambem só valeria a pena fazer se fosse com pessas originais.
Ai eu pergunto.. onde eu arrumo um setor de direçao original novo ? hahaha
Nao sei como fazer, pensei em tentar uma opiniao de um segundo mecanico.
Pessoal ai do topico conseguiu resolver o problema ?
Caixa de direção mecânica tem 02 macetes:
1° na caixa tem um parafuso com contraporca (parte superior dela) que regula a folga, soltando a contraporca (chave 19) e apertando o parafuso (chave 8 mm) ajusta a folga , mas, o volante pode ficar duro e a folga continuar.
2° se a folga continuar tem na caixa de direção uma tampa nela com 04 parafusos, atrás desta tampa tem uns calços de aluminío, tem que retirar alguns calços.
tem que soltar a caixa e ao soltar a tampa tem que travar a direção ou ela (caixa) "desmonta".
Olha o parafuso de ajuste de folga (frente da foto) e onde vai os calços (lado esquerdo tampa com 4 parafusos).
Os calços e colares esféricos (rolamentos).
No meu caso eu fiz os calços com latinha de refrigerante.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-544787008-reparo-da-caixa-de-direco-opalacaravan-_JM
Sossa- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: Folga na direção
Este macete é aplicável a caixa de direção hidráulica também?
A direção do meu ta assim, tem folga, e quando vira a direção a lenta abaixa e chegando a more quando esterça todo o volante...
Acho que vai umas boas dilma$$$ pra deixar zero...
A direção do meu ta assim, tem folga, e quando vira a direção a lenta abaixa e chegando a more quando esterça todo o volante...
Acho que vai umas boas dilma$$$ pra deixar zero...
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: Folga na direção
Sossa22 escreveu:Este macete é aplicável a caixa de direção hidráulica também?
A direção do meu ta assim, tem folga, e quando vira a direção a lenta abaixa e chegando a more quando esterça todo o volante...
Acho que vai umas boas dilma$$$ pra deixar zero...
Ela é diferente e não tem calços, trabalha por pressão hidráulica, mas aqui tem os macetes dela e a troca de reparos:
http://www.opaleirosdoparana.com/t6060-caixa-direcao-hidraulica-trocando-kit-reparo
Sossa- Opaleiro
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- Mensagem nº22
Re: Folga na direção
adpachec escreveu:Sossa22 escreveu:Este macete é aplicável a caixa de direção hidráulica também?
A direção do meu ta assim, tem folga, e quando vira a direção a lenta abaixa e chegando a more quando esterça todo o volante...
Acho que vai umas boas dilma$$$ pra deixar zero...
Ela é diferente e não tem calços, trabalha por pressão hidráulica, mas aqui tem os macetes dela e a troca de reparos:
http://www.opaleirosdoparana.com/t6060-caixa-direcao-hidraulica-trocando-kit-reparo
Pois é adpachec, tinha visto o tópico do marcos já,mas só dei uma olhada rápida, outra hora vou ler com mais calma... mas oque mais me intriga é que a lenta abaixa muito quando se vira o volante, e como tu disse.. se trabalha por pressão.. a probabilidade se ser bomba com pouca pressão é mais provável...
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: Folga na direção
Sossa22 escreveu:adpachec escreveu:
Ela é diferente e não tem calços, trabalha por pressão hidráulica, mas aqui tem os macetes dela e a troca de reparos:
http://www.opaleirosdoparana.com/t6060-caixa-direcao-hidraulica-trocando-kit-reparo
Pois é adpachec, tinha visto o tópico do marcos já,mas só dei uma olhada rápida, outra hora vou ler com mais calma... mas oque mais me intriga é que a lenta abaixa muito quando se vira o volante, e como tu disse.. se trabalha por pressão.. a probabilidade se ser bomba com pouca pressão é mais provável...
Ou a sua marcha lenta está muito baixa...........só uma opinião.......tenta subir um pouco a lenta.
Sossa- Opaleiro
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- Mensagem nº24
Re: Folga na direção
adpachec escreveu:Sossa22 escreveu:
Pois é adpachec, tinha visto o tópico do marcos já,mas só dei uma olhada rápida, outra hora vou ler com mais calma... mas oque mais me intriga é que a lenta abaixa muito quando se vira o volante, e como tu disse.. se trabalha por pressão.. a probabilidade se ser bomba com pouca pressão é mais provável...
Ou a sua marcha lenta está muito baixa...........só uma opinião.......tenta subir um pouco a lenta.
A marcha lenta esta em 800 Rpm adpachec.... subir mais acho que não rola, pro 4cc é por ai mesmo..
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: Folga na direção
Sossa22 escreveu:adpachec escreveu:
Ou a sua marcha lenta está muito baixa...........só uma opinião.......tenta subir um pouco a lenta.
A marcha lenta esta em 800 Rpm adpachec.... subir mais acho que não rola, pro 4cc é por ai mesmo..
Concordo...........vai ter que revisar a bomba.
Sossa- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Re: Folga na direção
adpachec escreveu:
Concordo...........vai ter que revisar a bomba.
Suspeitava desde o principio....
Mas deixarei pra fazer mais pra frente e farei o setor junto quando mexer..
Sr.Bianchi- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: Folga na direção
Não podemos esquecer também que um conjunto do braço pitman ferrado, adiciona folga na direção...
A minha caixa eu recondicionei. Gastei 300 pilas. Maior parte disso é mão-de-obra, os reparos são baratos.
A minha caixa eu recondicionei. Gastei 300 pilas. Maior parte disso é mão-de-obra, os reparos são baratos.
Xinaidao- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala 75
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- Mensagem nº28
Re: Folga na direção
adpachec escreveu:Xinaidao escreveu:Bom dia,
Comprei um opala 75, 3 marchas na coulna. Ele veio com dois problemas que estao me encomodando
1º Folga na direçao
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O mecanico que fez a geral nele quando comprei me disse que nao valia a pena comprar peças recondicionadas pois ia ficar igual, e tambem só valeria a pena fazer se fosse com pessas originais.
Ai eu pergunto.. onde eu arrumo um setor de direçao original novo ? hahaha
Nao sei como fazer, pensei em tentar uma opiniao de um segundo mecanico.
Pessoal ai do topico conseguiu resolver o problema ?
Caixa de direção mecânica tem 02 macetes:
1° na caixa tem um parafuso com contraporca (parte superior dela) que regula a folga, soltando a contraporca (chave 19) e apertando o parafuso (chave 8 mm) ajusta a folga , mas, o volante pode ficar duro e a folga continuar.
2° se a folga continuar tem na caixa de direção uma tampa nela com 04 parafusos, atrás desta tampa tem uns calços de aluminío, tem que retirar alguns calços.
tem que soltar a caixa e ao soltar a tampa tem que travar a direção ou ela (caixa) "desmonta".
Olha o parafuso de ajuste de folga (frente da foto) e onde vai os calços (lado esquerdo tampa com 4 parafusos).
Os calços e colares esféricos (rolamentos).
No meu caso eu fiz os calços com latinha de refrigerante.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-544787008-reparo-da-caixa-de-direco-opalacaravan-_JM
Caralho neh, sai quase 400 dilmas o reparo completo. Encontrei umas caixas prontas, remanofaturadas por 200 a 300 pila.
Pq diabo o reparo sai mais caro que a caixa pronta ?
Sera que qualquer modelo/ano serve ou no meu caso tenho que procurar um setor especifico de opala 75 / 3m na coluna ?
Abraços e Obrigado
bruno silverstar83- Opaleiro
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Modelo do carro : Silverstar 1983
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4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº29
Re: Folga na direção
Bom saber desses calços,a minha tá com férias já
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Opala muito mais que um carro,uma paixão.
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
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