Estou com uma dúvida e espero que me ajudem a decidir.
Ha uns três meses atrás comprei meu "bebe", um Comodoro ano 1989 4 cilindros, motor 151, a principio acabei comprando ele pelo conjunto da obra, suspenção original, nunca foi rebaixado, 5 pneus novos, rodas modelo "repolho" originais, interior bom, motor não bate e nem fuma, um ou outro pontinho de ferrugem para fazer, mas bem pouca coisa mesmo restrita aos para-lamas traseiros, e na minha opinião o maior problema dele, o bom e velho vazamento de óleo pela graxeta. Por ser "normal" em opala esse vazamento, já que "opala não vaza óleo, ele demarca território", comprei.
A partir daqui vou descrever o que fiz nele, tudo em casa, como ele tinha recém chegado do Mato Grosso, o coitado estava "vermelho" de tanto barro e poeira, tinha poeira até na parte de dentro do acrílico do painel.
A primeira coisa que fiz, foi desmontar inteiro o painel, lavar, limpar e trocar todas as lâmpadas dele, ficou ótimo, tudo voltou a funcionar e marcar como deve ser, lavei ele por dentro e por fora, troquei as lâmpadas dos faróis e as lâmpadas das lanternas, piscas, ré, enfim todas as lâmpadas foram trocadas. Troquei óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, velas, cabos de velas, bobina, refiz o aterramento da bateria, troquei os terminais de bateria que estavam bem oxidados coloquei novos de titânio, troquei os terminais do motor de arranque, troquei as rodas acabei encontrando as originais 14" do modelo serrinha e montei no opalão.
Coloquei o bichão para rodar e até agora só dei gasosa para ele e estamos felizes da vida... porém me incomoda aquele bendito vazamento de óleo pela graxeta, é rodar um pouco com ele principalmente quando o motor está bem quente parar e aquela famosa pocinha de óleo começa a se formar.
Como moro em Araucária-PR, acabei descobrindo que aqui existe uma pessoa que simplesmente entende tudo de opalas, dizem por aqui que ele é quase uma lenda, e fui atrás para descobrir e acabei conhecendo o Sr Jean Carlo Dolberth, da Dolberth Preparações (http://dolberthpreparacoes.blogspot.com.br/). O cara é simplesmente considerado o Sr. Arrancada, dizem que ele ainda não foi batido no autódromo de Araucária em arrancadas, tanto nos 200m quanto nos 400m.
Acredito que estou bem assessorado quanto ao assunto mecânica de opala, junto com o Dolberth acabei descobrindo que meu carburador não é o original do meu carro, coisa que não percebi quando comprei, a admissão também foi trocada e estamos marcados para resolver isso. Vamos colocar um Weber 460 no meu bebe e uma admissão nova.
E ai vem a dúvida, marquei com o Dolberth para trocar aquela bendita junta da graxeta e vamos colocar uma Phel Pro, que já ouvi dizer que resolve definitivamente o problema. Porém para fazer isso vamos ter que abrir o motor. Só para trocar a junta vou gastar uns R$ 600,00 mas conversando com o Dolberth ele me disse que para fazer o motor inteiro do meu carro, vou gastar R$ 1.500,00 e feito isso ele fica NOVO.
Não estou com tanto dinheiro assim, mas não achei tão caro o valor para fazer o motor inteiro, e já aproveito que ele vai estar aberto e mando fazer.
O que me dizem? Vale a pena fazer o motor mesmo ele estando bom, estou rodando com ele fazem mais de três meses e até agora não tive nenhum problema , é mais ou menos esse valor mesmo para fazer o motor inteiro do Opala 4 cilindros? Não estou questionando a capacidade do Dolberth, mas gostaria da opinião dos amigos do fórum .
Obrigado
Carlos
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