Bom, dando continuidade.
depois de tirar o quadro, hora de tirar a balança. primeira coisa que tem de sair é o amrtecedor. entao passar desingripante, depois escovinah de aço, sai muita facil, se tentar tirar com a rosca suja, alem de fazer força, detona a cabeça do amortecedor pois o alicate de pressão fica girando em falso.
Tirando a balança. Nao precisa desmontar a suspensão inteira para fazer esse reparo, mas se nao tiver o encolhedor, leve numa oficina, nem tente começar a mexer.
Um detalhe, peguei a balança num ferro velho e estava com as buchas novinhas.
NUNCA CONFIE EM DONO DE FERRO VELHO. a peça era nova, mas vai vendo a seguir....ja começa pelo parafuso que estava errado, nunca monte parafuso que nao seja de aço de alta dureza nessas partes do carro...esses parafusos galvanizados, bicromatizados nao podem ser usados em item de segurança. sem falar que nesse local pode espanar ou quebrar antes mesmo de dar o aperto final.
Abalança fora...as buchas escaparam de dentro do cilindro...
Olha que beleza o serviço do antigo mexanico....oparafuso nem tinha a rosca certa e o cidadão meteu o ferro e largou a suspensao assim... o dono do carro deve ter saido contente da oficina depois de deixar os olhos da cara para o mexanico...
Bucha, só axios monroe...fora essa, nao tem outra de linha que preste.
No meio da desmontagem eu coloquei a girafa, mas nunca tinha me antentado num detalhe...a barra estabilizadora fica embaixo do motor...ja aprendi mais uma.
Aiviei o peso no motor na girafa, coloquei o calço do motor antes de tirar o quadro...resultado, o motor ficou na posição de montagem. depois dei carga na girafa para o peso so motor nao ficar todo na barra e tbm por segurança a mais, e tbm nao ficar forçando o coxinho do cambio.
Os parafusos , quando se mexe num negocio desses, procure usar caixas para organizar...neste cado uma caixa para cada lado do carro...na hora d emontar, vai pegando um por um...nao é para faltar nem sobrar nada....tem gente que vai desmontando e deixando no chao...as vzs bate o pé e some uma porca etc...se nao for atento vai montar o carro faltando peça e nao vai perceber...ou se perceber, vai ficar procurando. Nao tem coisa mais chata que ficar mais de meia hora procurando um parafuso, porca etc que simplesmente sumiu.
onde a bandeja da estava marcando minhas longarinas.
O arranjo do opala pelado.
Essas buchas tem a ordem de montar, se nao seguir, vai dar errado e ainda por cima um baita trabalhao. abucha que fica voltada para a trazeirta do carro tem um eixo maior do que a que vai voltada a para a frente
essa tem de montar primeiro.
A da frente é mais tranquilo.
para montar eu usei um soquete uma chapa de aluminio e uma morça. Nota, se montar com facilidade, sua bajdeja esta bichada, va atras de outra. se montar com extrema força, deve ter amassado na hora de tirar a bucha velha...tbm ta bichada...a bucha entra com força moderada, nao pode jambrar se nao nao entra, entao sao apertos e verificadas...o que se pode fazer é levar para uma casa de suspensao para montar as buchas na bandeja.
Na hora de colocar o eixo, nao esquecer dessa arruela, ela fica voltada apra trazeira do carro.
Esse é o arranjo. nunca esquecer de colocar o eixo antes de colcocar a bucha dianteira, se ano ...perdeu todo o trampo.
uma coisa muito importante, esse eixo tem um formato de S...a ponta que fica voltada para a frente do carro, tem de estar virada para cima.
Essa bucha, pense num negocio ruim de colocar....eu ia usar um sargento de tirar valvula de cabeçote mas alguem emprestou e nao me devolveu...tive de sambar apra prensar ela ai.
O primeiro segredo, nao se aperta bucha com a suspensao fora do carro, o carro tem de estar no chao, assim a bucha fica apertada na posição de trabalho. se apertar antes com as rodas no ar, ao descer o carro as buchas ja estouram ou trabalham todas torcidas...
por isso que tem opala que sai da oficina com suspensao nova, e nao dura um mes.
aproveitei fiz inspeção em tudo:
Longarinas ok, pivos tinha um com guarda pó rasgado, ja troquei..e descobri que a mangueira de retorno do hidraulico esta com vazamento.
Por fim aquela lavada.
Pronta para lavar, so falta o amortecedor.
uma coisa importante, os calsos, se a suspensao estiver com poucos calços, ou pior, sem nenhum, tem de abrir o quadro...isso causa a quebra da longarina. ano adianta o a cambagem estar ok e nao ter os calços...imagina a força que o quadro nao esta aplicando nas longarinas do carro...
depois de aberto, ai sim colocam os calços e ajustam a cambagem.
para montar, aqui a seguencia no caso de for fazer sozinho como eu.
levantar o quadro e deixar ja meio guiado nos furos da longarina
depois é subir por igual sempre olhando se esta tudo encaminhado, nao pode empolgar no macaco, tem de olhar a cada bombada literalmente.
Sempre guiando
sempre guiando
Lembram do calço de madeira? olha la o quadro voltando e o motor na encaixando no lugar certinho (mas sempre usar a girafa mesmo assim) e sempre usar um calço lago para apoiar o motor assim distribui o peso e nao amassa o carter.
So apertar e olha la no fundo....o coxinho ja ta no lugar, nem precisei balançar o motor.
aqui o carro pronto
nivelado
o lado que estava com defeito ficou perfeito.
Por fim aquela lavada e o sniff no fundo aprovando o serviço...
tudo terminado...mais um passo rumo ao opalapa.
bom é isso, é dessa forma que eu fiz ou faria de novo, novos macetes e ideias podem e devem ser colocados ai...
Abraços a todos.
Sabado que vem vou levar para chegar o alinhamento e finalizar de vez o trabalho, nunca se engane achando que vai tirar uma suspensao e voltar ela acreditando que nao precisa chegar o alinhamento.
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