Alguém sabe informar se é possível trocar as buchas da balança traseira(buchas da frente da balança) sem tirar a balança do lugar? Ou só removendo ela e usar a prensa.
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Bucha suspensão traseira
vicomodoro- Opaleiro
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Data de inscrição : 29/10/2010
- Mensagem nº1
Bucha suspensão traseira
Achei alguns tópicos a respeito mas não respondem minha dúvida.
Alguém sabe informar se é possível trocar as buchas da balança traseira(buchas da frente da balança) sem tirar a balança do lugar? Ou só removendo ela e usar a prensa.
Alguém sabe informar se é possível trocar as buchas da balança traseira(buchas da frente da balança) sem tirar a balança do lugar? Ou só removendo ela e usar a prensa.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7456
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº2
Re: Bucha suspensão traseira
vicomodoro escreveu:Achei alguns tópicos a respeito mas não respondem minha dúvida.
Alguém sabe informar se é possível trocar as buchas da balança traseira(buchas da frente da balança) sem tirar a balança do lugar? Ou só removendo ela e usar a prensa.
Tem de tirar a balança do lugar. Existe um extrator que vem com um espaçador, sendo o conjunto usado em uma prensa. Mas acho que não existem mais a venda. E sempre tem algum Professor Pardal para inventar alguma técnica de fazer a remoção sem tirar. Mas o espaçador entre os olhais é imprescindível, independente da técnica inventada. Senão, deforma o alojamento da bucha.
Juliano comodoro 81- Opaleiro
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- Mensagem nº3
Re: Bucha suspensão traseira
eu fis sem tirar com um espaçador emprestado de um mecânico antigo ele tem uma rosca com uma bucha 1/2 mm menor que a bucha da suspensão com wd40 saiu relativamente fácil vou ver se consigo emprestado de novo e posto fotos
Pedro Opala90- Opaleiro
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- Mensagem nº4
Re: Bucha suspensão traseira
Se tiver o extrator correto, não precisa
retirar as bandejas do carro.
retirar as bandejas do carro.
vicomodoro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 728
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Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
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Data de inscrição : 29/10/2010
- Mensagem nº5
Re: Bucha suspensão traseira
Ok ! Pensei até em desenvolver ou copiar um extrator. Mas e a montagem será na marreta? Não sei a interferencia que tem entre a bucha e a balança. Se monta com facilidade ou não. Grato pelas respostas.
Pedro Opala90- Opaleiro
- Número de Mensagens : 840
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Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
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- Mensagem nº6
Re: Bucha suspensão traseira
A montagem é o inverso, com a mesma ferramenta.
vicomodoro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 728
Localização : Novo Hamburgo - RS
Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
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Data de inscrição : 29/10/2010
- Mensagem nº7
Re: Bucha suspensão traseira
Cheguei a pensar em desenvolver uma ferramenta para retirar as buchas. Mas um mecanico a uma quadra de minha casa me cobrou R$ 50,00 para trocar-las. R$ 26,00 bucha Axios. Total R$ 112,00.
As buchas dos amortcedores também estavam estouradas R$ 5,00 cada. Total geral R$ 122,00. E ta novo. hehehe.
Tem coisa que não vale a pena tentar fazer. Melhor e mais em conta pagar para fazer.
As buchas dos amortcedores também estavam estouradas R$ 5,00 cada. Total geral R$ 122,00. E ta novo. hehehe.
Tem coisa que não vale a pena tentar fazer. Melhor e mais em conta pagar para fazer.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7456
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Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
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Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº8
Re: Bucha suspensão traseira
vicomodoro escreveu:Cheguei a pensar em desenvolver uma ferramenta para retirar as buchas. Mas um mecanico a uma quadra de minha casa me cobrou R$ 50,00 para trocar-las. R$ 26,00 bucha Axios. Total R$ 112,00.
As buchas dos amortcedores também estavam estouradas R$ 5,00 cada. Total geral R$ 122,00. E ta novo. hehehe.
Tem coisa que não vale a pena tentar fazer. Melhor e mais em conta pagar para fazer.
Depende. Depende de como o mecânico trocou essas buchas. Se ele meteu o alinhador de moléculas e ainda por cima sem usar o espaçador, teria sido melhor desenvolver a ferramenta e fazer o serviço você mesmo. Também depende da quantidade de buchas que precisam ser trocadas e da marca que será colocada. Se você colocasse buchas paralelas, logo precisaria trocá-las de novo. Nessa hipótese, também é melhor ter a ferramenta.
Uma terceira hipótese em que se opta por ter a ferramenta é a vontade de fazer adquirindo o know-how.
Tem gente que gosta de fazer, tem gente que não gosta e tem gente que não gosta mas precisa fazer pessoalmente porque a grana tá curta.
rafaelopalaleiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 882
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Modelo do carro : Diplomata 1989 4
Caravan 75 Rat.
Data de inscrição : 18/10/2008
- Mensagem nº9
Re: Bucha suspensão traseira
Prefiro eu mesmo fazer do que um Mecanico com pressa de ir pra casa deixa a bandeja frouxa rsrsrs
Comodoro 81 e a foto do extrator tem como arranjar....
Comodoro 81 e a foto do extrator tem como arranjar....
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 28
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº10
Re: Bucha suspensão traseira
opala4cc escreveu:
Depende. Depende de como o mecânico trocou essas buchas. Se ele meteu o alinhador de moléculas e ainda por cima sem usar o espaçador, teria sido melhor desenvolver a ferramenta e fazer o serviço você mesmo. Também depende da quantidade de buchas que precisam ser trocadas e da marca que será colocada. Se você colocasse buchas paralelas, logo precisaria trocá-las de novo. Nessa hipótese, também é melhor ter a ferramenta.
Uma terceira hipótese em que se opta por ter a ferramenta é a vontade de fazer adquirindo o know-how.
Tem gente que gosta de fazer, tem gente que não gosta e tem gente que não gosta mas precisa fazer pessoalmente porque a grana tá curta.
Ultimamente não confio em ninguem,só mando fazer serviço se eu não tiver a ferramenta tipo torneiro,retífica...mas a suspensão não vejo segredo,futuramente quero mexer na minha tambem,assim como fiz com o motor
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
vicomodoro- Opaleiro
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Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 29/10/2010
- Mensagem nº11
Re: Bucha suspensão traseira
A maioria dos consertos mecanicos e outros eu prefiro mesmo fazer. Justamente pela péssima qualidade dos prestadores de serviços. Normalmente arrumam uma coisa e estragam outra. Mas neste caso eu não estou podendo executar por ter sofrido uma fratura na perna e estou ainda me recuperando. Então achei melhor mandar fazer. A esposa que fica indignada, quando vou buscar o carro quero saber as coisas mais básicas. Até se fez aperto dos parafusos de roda. hehehe.
opala4cc- Moderador
- Número de Mensagens : 7456
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Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº12
Re: Bucha suspensão traseira
Bem, eu confesso que já fiz a extração da bucha dianteira do braço de suspensão traseiro com o extrator. O grande problema desse extrator é que o fabricante fez um projeto de ferramenta que é um verdadeiro "samba do petralha doido". A ferramenta deveria vir com um livreto-manual para ensinar a usar. Quando comprei, alguns anos atrás, ela já havia saído de linha. Depois de muita procura, consegui comprar a última unidade da ferramenta R-180 e R-166 de uma loja online. Por bastante tempo matutei como usaria aquelas porcarias e a combinação de componentes para extrair as buchas. Olhei o Conheça seu opala... Cheguei a cogitar que a loja que me vendeu tivesse misturado peças com outras ferramentas. Mas consultei imagens de anúncios dessas ferramentas "já esgotadas" em outros websites e condiziam com o que eu recebera. Não havia jeito daquilo extrair as buchas!
Por fim, acabei por mesclar componentes da R-180 com a R-166 e adicionar anéis de rolamentos para compor algo utilizável na colocação/retirada das buchas.
Vou fazer uma prévia das ferramentas que tenho específicas para aplicação em opala, a título de informação. Pode ser útil a alguém. Terminarei com as FERRAJUMENTAS R-166 e R180, que são o assunto mais complicado.
Acho que a primeira ferramenta para opala que adquiri foi o extrator do volante de direção. Simples de usar. Usei uma boa quantidade de vezes. Por isso, valeu o investimento. Só comprei porque o valor que queriam para tirar o volante de direção era bem mais do que o dobro do preço da ferramenta na época. Levando em conta que saquei o volante algumas vezes, a ferramenta me economizou dinheiro.
Foto 1: o extrator do volante de direção, da RAVEN.
A segunda que adquiri foi a R-163, extrator da polia do virabrequim, também da RAVEN. Usei umas 6 vezes. Também valeu o investimento, pois o que cobram para trocar essa polia, sai mais caro do que a ferramenta. Depois da experiência com o extrator do volante, nem pestanejei em comprar. Até hoje, acho que essa ferramenta foi a que mais me poupou dinheiro. Mas o motivo é indireto: para trocar a polia do virabrequim, nos opalas 4 cilindros é necessário tirar o radiador. No processo, os mecânicos nem querem saber... jogam fora o aditivo sem pensar duas vezes para remover o radiador e lhe vendem aditivo novo. Só nesse aditivo, já deve dar o preço da ferramenta. Fazendo eu mesmo, se o aditivo ainda está longe do prazo de vencimento, eu posso sifonar o líquido de arrefecimento para fora do radiador e posteriormente recolocá-lo. Nessa operação perco, no máximo, 10% de líquido de arrefecimento. Não só o meio-ambiente agradece, mas ele todo. Assim como meu bolso.
Foto 2: O extrator da polia do virabrequim.
Na ocasião da compra, quase fui "pego de calças curtas": estava quase indo pra casa quando me dei conta que o extrator não vinha com os parafusos! Pegadinha da raveeeeeennnn!!!!
Foto 3: sifonando o radiador para a subsequente retirada.
Depois de saber que a remoção dos terminais de direção (pivôs de direção) era feita com o alinhador de moléculas, transmitindo pancadas secas de martelo contra metal no sistema de direção, resolvi comprar o extrator de terminais de direção do opala (R-165) e fazer eu mesmo. Os mecânicos até tem extratores universais que servem no opala, mas alegam "que é mais rápido dar uma marteladinha seca ali que o pivô solta na hora do que usar o extrator". Tudo bem, pode ser viadagem minha, mas prefiro que não dêem porradas ali.
Foto 4: o extrator de terminais de direção do opala, R-165.
Usei ele umas 4 vezes.
Na mesma ocasião da R-165, comprei o R-175: extrator do pivô inferior da suspensão dianteira do opala. Fácil de usar. Usei umas duas vezes. Mas era bem baratinho...
Foto 5: o extrator do pivô inferior de suspensão.
Como pode ser visto na etiqueta do produto na foto 5, a raven insiste até hoje que essa ferramenta é para "terminal de direção". Foi aí que parei de confiar plenamente no fabricante.
Da ferramenta a seguir eu tenho um certo orgulho: depois que um marginal abriu a tampa do porta-malas do meu opala com uma chave mixa e furtou uma maletinha de ferramentas chinesas de baixa qualidade que estava no porta-malas debaixo dos quatro forros de porta do carro que eu havia retirado temporariamente, resolvi que não podia contar com a sorte duas vezes. Eu tinha de desativar a fechadura da tampa do porta-malas. Então, construí a ferramenta da foto 6, que serve para soltar o anel-trava, de rosquear, que segura por dentro a fechadura do porta-malas para que eu pudesse desativar a abertura pela chave. Com essa ferramenta, acabou-se o suplício da simples remoção da fechadura!!!
Foto 6: Extrator da trava da fechadura do porta-malas, "feito-em-casa".
A aquisição seguinte eu já havia perdido as esperanças de achar. O encolhedor de molas da suspensão dianteira do opala, da raven, R-170. Ninguém mais tinha, pois já saíra de linha coisa de um ou dois anos antes. Um dia, peguei uma relação enorme de lojas de auto-peças e comecei a telefonar uma por uma e perguntar pelo encolhedor. Achei na grande Porto Alegre, em uma obscura loja de periferia de uma cidade vizinha. Coberta com uma camada de poeira, indicava que estava por lá há pelo menos uns 5 anos. Me venderam na maior alegria, por um preço pra lá de defasado. Usei apenas uma vez até agora. Mas não me arrependo da compra, pois sem ele fica difícil montar as molas.
Foto 7: a caixa do encolhedor de molas.
Foto 8: o encolhedor de molas.
Foto 9: detalhe do encolhedor de molas: peça raven R-170.
As duas ferramentas seguintes ainda não foram utilizadas. A primeira é a chave para ajustar a cambagem da suspensão dianteira do opala. Comprei sabendo que eu nunca usaria com minhas próprias mãos mas decidi tê-la quando levei o carro para uma geometria em uma loja que disse que fazia a geometria em opala. Quando vi o geometrista pegar uma chave 15mm comum e meter ali embaixo do paralamas e rasgar o underseal de revestimento ao raspar a ferramenta na lataria, concluí que era hora de carregar essa ferramenta comigo toda vez que fosse fazer a geometria. Alguns podem achar coisa de cri-cri, de "Zé-frisinho"... Mas quem achar isso, peço a gentileza de que vá até o seu opala e remova com uma espátula metálica boa parte do underseal embaixo do paralamas, deixando-o exposto. Depois disso, terá o pleno direito de me acusar.
Foto 10: chave para ajustar a cambagem do opala.
A ferramenta seguinte eu comprei e ainda estou juntando coragem para "botar a mão na massa" e usá-la: o extrator dos rolamentos do diferencial do opala. Achei essa ferramenta por acaso, última do estoque, em uma loja online. O preço era bom e comprei. Eu sei, eu sei: parece uma bombinha peniana, daquelas para aumento do tamanho do pênis. Bizarro...
Foto 11: A bombinha peniana... ooops! O extrator de rolamentos do diferencial do opala.
Por fim, o assunto que me fez escrever neste tópico: as ferrajumentas R-180 e R-166. Foram compradas simultaneamente. Não me lembro da loja.
A seguir descrevo como fiz para retirar/colocar as buchas dianteiras e traseiras do braço de suspensão traseira inferior do opala.
Em primeiro lugar, sobram peças do extrator! Se alguém depois de ler essa postagem tiver esses extratores e souber como se aproveita essas peças todas, peço encarecidamente que descreva o processo com fotos, pois eu duvido que o próprio fabricante saiba como usar o R-166 e R-180.
Essa é uma foto de anúncio da ferramenta R-166, de um website:
Foto 12: O extrator R-166 de anúncio.
Foto 13: o extrator R-166 que recebi, idêntico ao do anúncio.
Este espaçador que vem no conjunto não serve para nada. Não entra entre os olhais da parte dianteira do braço de suspensão inferior traseiro (fica muito grande) nem entre os olhais do diferencial (fica muito pequeno).
Na foto 14, é mostrada a ferramenta R-180: seu fuso não entra em nenhuma das buchas do braço traseiro da suspensão, pois seu diâmetro é muito grande. Logo, a R-180 não deveria ser para nenhuma das duas buchas do braço inferior da suspensão traseira do opala!
Foto 14: A R-180.
Pergunta: se esse fuso não entra em nenhuma das buchas do braço de suspensão, então para que servem as peças que vem com ele e que algumas têm o diâmetro exato das buchas grandes do braço de suspensão??? "Pra que tanta perna se ele voa" (o mosquito)?
Larguei de mão esse enigma maldito, afinal, se eu gostasse desse tipo de coisa, não teria jogado fora aquele maldito cubo mágico em que a gente tinha de acertar com uma cor única em cada uma de suas seis faces...
Para extrair as buchas TRASEIRAS do braço de suspensão traseiro (as buchas grandes nos olhais do diferencial), usei a sequência de peças da foto 15.
Foto 15: extração da bucha.
Na foto 15, "G" é o fuso da R-166, e "M" e "N" também são peças da R-166. "J" é a bucha (grande) que fica prensada nos olhais do diferencial, representados pelas duas linhas vermelhas verticais. "H" e "I" são componentes da R-180. "K" é o anel interno de um rolamento separável, de código SKF L45449 e "L" é o anel externo de um rolamento rígido de esferas código 6203Z, blindado nos dois lados, que destruí para este uso. Na disposição mostrada entre "K" e "L", as duas peças se encaixam perfeitamente sem que ocorra desalinhamento ou deslizamento de uma sobre a outra. De quebra, "K" casa perfeitamente no diâmetro da parte metálica da bucha. A extração precisa ser feita com o espaçador entre os olhais (foto 16). A medida "alfa" do espaçador é a medida entre os olhais do diferencial. Esse componente eu tive de fazer, pois o espaçador que veio não serve em lugar nenhum.
Foto 16: o espaçador para os olhais do diferencial.
Mais uma foto da sequência de peças para extração da bucha grande (a bucha que vai prensada nos olhais do diferencial:
foto 17: sequência de extração da bucha grande.
Simulação da extração da bucha:
Foto 18: A bucha a ser retirada.
Foto 19: o espaçador "caseiro".
Foto 20: o conjunto pronto para extrair a bucha.
Foto 21: a mesma coisa de outro ângulo.
Para colocar essas buchas, uso a seguinte sequência de peças:
Foto 22: Sequência de colocação.
Na foto 22 "A1" é o fuso da R-166, "A" e "F" também pertencem à R-166. "D" pertence à ferramenta R-180, enquanto que "C" é o anel externo de um rolamento Timken LM67010. Essa colocação foi feita em duas etapas: a primeira sem o anel externo do rolamento e a segunda com ele, como na foto 22, para terminar a colocação total da bucha. Na primeira fase, aperta-se a porca na ponta do fuso até que o miolo metálico da bucha toque no fundo do copo "D" da foto 22. Então, solto a porca para colocar o anel externo "C" da foto 22 e terminar de prensar a bucha até que seu flange - no lado oposto - encoste na chapa do olhal.
Simulação:
foto 23: O conjunto montado, pronto para a primeira fase da prensagem da bucha.
foto 24: A segunda fase da prensagem da bucha.
Apesar de não estar com o espaçador na foto 23, TODA VEZ QUE UMA DESSAS BUCHAS FOR COLOCADA OU EXTRAÍDA, É IMPRESCINDÍVEL O USO DO ESPAÇADOR.
Tentativa de retirar a bucha sem previamente lubrificar os olhais e sem o uso do espaçador causa dano ao olhal, conforme pode ser visto na foto 25! A extração normalmente exige mais esforço do que a colocação, já que antes da colocação, os olhais podem ser rigorosamente limpos e a superfície metálica externa da bucha é nova e livre de sujeira, ferrugem, etc... Em outras palavras, se não danificou o olhal na retirada da bucha, não vai danificar na colocação (desde que se use o espaçador também na colocação).
Foto 25: o resultado de tentativa de retirar bucha sem ferramenta adequada, sem espaçador e/ou sem aplicação prévia de um WD-40 nos olhais.
Na bucha dianteira do braço de suspensão traseiro (a bucha menor) eu uso a sequência de peças da foto 26.
Foto 26: sequência de extração da bucha pequena.
"O" é o fuso da ferramenta R-166. "U" também pertence à ferramenta R-166. "P" e "T" pertencem à ferramenta R-180. "Q" é o anel externo do rolamento LM67010 e "S" é o anel externo do rolamento 6203Z. "R" é a bucha pequena. Nessa operação bem como na colocação, é imprescindível o uso de espaçador entre os olhais, análogo ao espaçador que foi usado na bucha grande. Eu não achei o espaçador que construí na ocasião. Vou ter de fazer outro...
Foto 27: a mesma sequência, de outro ângulo.
Foto 28: a sequência de extração, fora do braço de suspensão.
Para colocar essa bucha, eu dispus as peças conforme a foto 29.
Foto 29: sequência de colocação.
"V" e "Z1" vieram da R-166. "X" e "Z" da R-180. "Y" é a bucha. A única coisa que precisei improvisar nessa operação foi o espaçador para os olhais do braço de suspensão.
Foto 30: a mesma sequência, fora do braço de suspensão.
Conclusão: por causa dessa lambança do fabricante das R-180 e R-166, eu acho que pelo menos a bucha menor é melhor e mais rápido fazer a extração/colocação na prensa, o que também não dispensa o uso do espaçador.
Por fim, acabei por mesclar componentes da R-180 com a R-166 e adicionar anéis de rolamentos para compor algo utilizável na colocação/retirada das buchas.
Vou fazer uma prévia das ferramentas que tenho específicas para aplicação em opala, a título de informação. Pode ser útil a alguém. Terminarei com as FERRAJUMENTAS R-166 e R180, que são o assunto mais complicado.
Acho que a primeira ferramenta para opala que adquiri foi o extrator do volante de direção. Simples de usar. Usei uma boa quantidade de vezes. Por isso, valeu o investimento. Só comprei porque o valor que queriam para tirar o volante de direção era bem mais do que o dobro do preço da ferramenta na época. Levando em conta que saquei o volante algumas vezes, a ferramenta me economizou dinheiro.
Foto 1: o extrator do volante de direção, da RAVEN.
A segunda que adquiri foi a R-163, extrator da polia do virabrequim, também da RAVEN. Usei umas 6 vezes. Também valeu o investimento, pois o que cobram para trocar essa polia, sai mais caro do que a ferramenta. Depois da experiência com o extrator do volante, nem pestanejei em comprar. Até hoje, acho que essa ferramenta foi a que mais me poupou dinheiro. Mas o motivo é indireto: para trocar a polia do virabrequim, nos opalas 4 cilindros é necessário tirar o radiador. No processo, os mecânicos nem querem saber... jogam fora o aditivo sem pensar duas vezes para remover o radiador e lhe vendem aditivo novo. Só nesse aditivo, já deve dar o preço da ferramenta. Fazendo eu mesmo, se o aditivo ainda está longe do prazo de vencimento, eu posso sifonar o líquido de arrefecimento para fora do radiador e posteriormente recolocá-lo. Nessa operação perco, no máximo, 10% de líquido de arrefecimento. Não só o meio-ambiente agradece, mas ele todo. Assim como meu bolso.
Foto 2: O extrator da polia do virabrequim.
Na ocasião da compra, quase fui "pego de calças curtas": estava quase indo pra casa quando me dei conta que o extrator não vinha com os parafusos! Pegadinha da raveeeeeennnn!!!!
Foto 3: sifonando o radiador para a subsequente retirada.
Depois de saber que a remoção dos terminais de direção (pivôs de direção) era feita com o alinhador de moléculas, transmitindo pancadas secas de martelo contra metal no sistema de direção, resolvi comprar o extrator de terminais de direção do opala (R-165) e fazer eu mesmo. Os mecânicos até tem extratores universais que servem no opala, mas alegam "que é mais rápido dar uma marteladinha seca ali que o pivô solta na hora do que usar o extrator". Tudo bem, pode ser viadagem minha, mas prefiro que não dêem porradas ali.
Foto 4: o extrator de terminais de direção do opala, R-165.
Usei ele umas 4 vezes.
Na mesma ocasião da R-165, comprei o R-175: extrator do pivô inferior da suspensão dianteira do opala. Fácil de usar. Usei umas duas vezes. Mas era bem baratinho...
Foto 5: o extrator do pivô inferior de suspensão.
Como pode ser visto na etiqueta do produto na foto 5, a raven insiste até hoje que essa ferramenta é para "terminal de direção". Foi aí que parei de confiar plenamente no fabricante.
Da ferramenta a seguir eu tenho um certo orgulho: depois que um marginal abriu a tampa do porta-malas do meu opala com uma chave mixa e furtou uma maletinha de ferramentas chinesas de baixa qualidade que estava no porta-malas debaixo dos quatro forros de porta do carro que eu havia retirado temporariamente, resolvi que não podia contar com a sorte duas vezes. Eu tinha de desativar a fechadura da tampa do porta-malas. Então, construí a ferramenta da foto 6, que serve para soltar o anel-trava, de rosquear, que segura por dentro a fechadura do porta-malas para que eu pudesse desativar a abertura pela chave. Com essa ferramenta, acabou-se o suplício da simples remoção da fechadura!!!
Foto 6: Extrator da trava da fechadura do porta-malas, "feito-em-casa".
A aquisição seguinte eu já havia perdido as esperanças de achar. O encolhedor de molas da suspensão dianteira do opala, da raven, R-170. Ninguém mais tinha, pois já saíra de linha coisa de um ou dois anos antes. Um dia, peguei uma relação enorme de lojas de auto-peças e comecei a telefonar uma por uma e perguntar pelo encolhedor. Achei na grande Porto Alegre, em uma obscura loja de periferia de uma cidade vizinha. Coberta com uma camada de poeira, indicava que estava por lá há pelo menos uns 5 anos. Me venderam na maior alegria, por um preço pra lá de defasado. Usei apenas uma vez até agora. Mas não me arrependo da compra, pois sem ele fica difícil montar as molas.
Foto 7: a caixa do encolhedor de molas.
Foto 8: o encolhedor de molas.
Foto 9: detalhe do encolhedor de molas: peça raven R-170.
As duas ferramentas seguintes ainda não foram utilizadas. A primeira é a chave para ajustar a cambagem da suspensão dianteira do opala. Comprei sabendo que eu nunca usaria com minhas próprias mãos mas decidi tê-la quando levei o carro para uma geometria em uma loja que disse que fazia a geometria em opala. Quando vi o geometrista pegar uma chave 15mm comum e meter ali embaixo do paralamas e rasgar o underseal de revestimento ao raspar a ferramenta na lataria, concluí que era hora de carregar essa ferramenta comigo toda vez que fosse fazer a geometria. Alguns podem achar coisa de cri-cri, de "Zé-frisinho"... Mas quem achar isso, peço a gentileza de que vá até o seu opala e remova com uma espátula metálica boa parte do underseal embaixo do paralamas, deixando-o exposto. Depois disso, terá o pleno direito de me acusar.
Foto 10: chave para ajustar a cambagem do opala.
A ferramenta seguinte eu comprei e ainda estou juntando coragem para "botar a mão na massa" e usá-la: o extrator dos rolamentos do diferencial do opala. Achei essa ferramenta por acaso, última do estoque, em uma loja online. O preço era bom e comprei. Eu sei, eu sei: parece uma bombinha peniana, daquelas para aumento do tamanho do pênis. Bizarro...
Foto 11: A bombinha peniana... ooops! O extrator de rolamentos do diferencial do opala.
Por fim, o assunto que me fez escrever neste tópico: as ferrajumentas R-180 e R-166. Foram compradas simultaneamente. Não me lembro da loja.
A seguir descrevo como fiz para retirar/colocar as buchas dianteiras e traseiras do braço de suspensão traseira inferior do opala.
Em primeiro lugar, sobram peças do extrator! Se alguém depois de ler essa postagem tiver esses extratores e souber como se aproveita essas peças todas, peço encarecidamente que descreva o processo com fotos, pois eu duvido que o próprio fabricante saiba como usar o R-166 e R-180.
Essa é uma foto de anúncio da ferramenta R-166, de um website:
Foto 12: O extrator R-166 de anúncio.
Foto 13: o extrator R-166 que recebi, idêntico ao do anúncio.
Este espaçador que vem no conjunto não serve para nada. Não entra entre os olhais da parte dianteira do braço de suspensão inferior traseiro (fica muito grande) nem entre os olhais do diferencial (fica muito pequeno).
Na foto 14, é mostrada a ferramenta R-180: seu fuso não entra em nenhuma das buchas do braço traseiro da suspensão, pois seu diâmetro é muito grande. Logo, a R-180 não deveria ser para nenhuma das duas buchas do braço inferior da suspensão traseira do opala!
Foto 14: A R-180.
Pergunta: se esse fuso não entra em nenhuma das buchas do braço de suspensão, então para que servem as peças que vem com ele e que algumas têm o diâmetro exato das buchas grandes do braço de suspensão??? "Pra que tanta perna se ele voa" (o mosquito)?
Larguei de mão esse enigma maldito, afinal, se eu gostasse desse tipo de coisa, não teria jogado fora aquele maldito cubo mágico em que a gente tinha de acertar com uma cor única em cada uma de suas seis faces...
Para extrair as buchas TRASEIRAS do braço de suspensão traseiro (as buchas grandes nos olhais do diferencial), usei a sequência de peças da foto 15.
Foto 15: extração da bucha.
Na foto 15, "G" é o fuso da R-166, e "M" e "N" também são peças da R-166. "J" é a bucha (grande) que fica prensada nos olhais do diferencial, representados pelas duas linhas vermelhas verticais. "H" e "I" são componentes da R-180. "K" é o anel interno de um rolamento separável, de código SKF L45449 e "L" é o anel externo de um rolamento rígido de esferas código 6203Z, blindado nos dois lados, que destruí para este uso. Na disposição mostrada entre "K" e "L", as duas peças se encaixam perfeitamente sem que ocorra desalinhamento ou deslizamento de uma sobre a outra. De quebra, "K" casa perfeitamente no diâmetro da parte metálica da bucha. A extração precisa ser feita com o espaçador entre os olhais (foto 16). A medida "alfa" do espaçador é a medida entre os olhais do diferencial. Esse componente eu tive de fazer, pois o espaçador que veio não serve em lugar nenhum.
Foto 16: o espaçador para os olhais do diferencial.
Mais uma foto da sequência de peças para extração da bucha grande (a bucha que vai prensada nos olhais do diferencial:
foto 17: sequência de extração da bucha grande.
Simulação da extração da bucha:
Foto 18: A bucha a ser retirada.
Foto 19: o espaçador "caseiro".
Foto 20: o conjunto pronto para extrair a bucha.
Foto 21: a mesma coisa de outro ângulo.
Para colocar essas buchas, uso a seguinte sequência de peças:
Foto 22: Sequência de colocação.
Na foto 22 "A1" é o fuso da R-166, "A" e "F" também pertencem à R-166. "D" pertence à ferramenta R-180, enquanto que "C" é o anel externo de um rolamento Timken LM67010. Essa colocação foi feita em duas etapas: a primeira sem o anel externo do rolamento e a segunda com ele, como na foto 22, para terminar a colocação total da bucha. Na primeira fase, aperta-se a porca na ponta do fuso até que o miolo metálico da bucha toque no fundo do copo "D" da foto 22. Então, solto a porca para colocar o anel externo "C" da foto 22 e terminar de prensar a bucha até que seu flange - no lado oposto - encoste na chapa do olhal.
Simulação:
foto 23: O conjunto montado, pronto para a primeira fase da prensagem da bucha.
foto 24: A segunda fase da prensagem da bucha.
Apesar de não estar com o espaçador na foto 23, TODA VEZ QUE UMA DESSAS BUCHAS FOR COLOCADA OU EXTRAÍDA, É IMPRESCINDÍVEL O USO DO ESPAÇADOR.
Tentativa de retirar a bucha sem previamente lubrificar os olhais e sem o uso do espaçador causa dano ao olhal, conforme pode ser visto na foto 25! A extração normalmente exige mais esforço do que a colocação, já que antes da colocação, os olhais podem ser rigorosamente limpos e a superfície metálica externa da bucha é nova e livre de sujeira, ferrugem, etc... Em outras palavras, se não danificou o olhal na retirada da bucha, não vai danificar na colocação (desde que se use o espaçador também na colocação).
Foto 25: o resultado de tentativa de retirar bucha sem ferramenta adequada, sem espaçador e/ou sem aplicação prévia de um WD-40 nos olhais.
Na bucha dianteira do braço de suspensão traseiro (a bucha menor) eu uso a sequência de peças da foto 26.
Foto 26: sequência de extração da bucha pequena.
"O" é o fuso da ferramenta R-166. "U" também pertence à ferramenta R-166. "P" e "T" pertencem à ferramenta R-180. "Q" é o anel externo do rolamento LM67010 e "S" é o anel externo do rolamento 6203Z. "R" é a bucha pequena. Nessa operação bem como na colocação, é imprescindível o uso de espaçador entre os olhais, análogo ao espaçador que foi usado na bucha grande. Eu não achei o espaçador que construí na ocasião. Vou ter de fazer outro...
Foto 27: a mesma sequência, de outro ângulo.
Foto 28: a sequência de extração, fora do braço de suspensão.
Para colocar essa bucha, eu dispus as peças conforme a foto 29.
Foto 29: sequência de colocação.
"V" e "Z1" vieram da R-166. "X" e "Z" da R-180. "Y" é a bucha. A única coisa que precisei improvisar nessa operação foi o espaçador para os olhais do braço de suspensão.
Foto 30: a mesma sequência, fora do braço de suspensão.
Conclusão: por causa dessa lambança do fabricante das R-180 e R-166, eu acho que pelo menos a bucha menor é melhor e mais rápido fazer a extração/colocação na prensa, o que também não dispensa o uso do espaçador.
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- Mensagem nº13
Re: Bucha suspensão traseira
Parabéns Opala4cc é muito bom ter ferramentas para executar manutenções. Com o tempo quero ir adquirindo. Tenho bastante mas ferramentas comuns, tipo boca, estrela philips e outras. Mas nada de ferramentas especiais como tens.
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- Mensagem nº14
Re: Bucha suspensão traseira
vicomodoro escreveu:Parabéns Opala4cc é muito bom ter ferramentas para executar manutenções. Com o tempo quero ir adquirindo. Tenho bastante mas ferramentas comuns, tipo boca, estrela philips e outras. Mas nada de ferramentas especiais como tens.
Eu não posso lhe dizer que com o tempo você vai adquirí-las, pois algumas já estão fora de linha. Mas aquilo que ainda está no mercado pode ser achado aqui:
http://busca.lojadomecanico.com.br/?q=opala
Eu hesitei em colocar o procedimento de extração da bucha com o braço de suspensão. Primeiro porque as ferramentas R-180 e R166, conforme já mencionei, estão fora de linha. Segundo, porque sobram peças sem finalidade na composição delas. Não há manual de instruções. A melhor dica é a ilustração do Conheça Seu Opala. Porém, ela é bem pequena. Só por esse fato ela já é de difícil visualização e entendimento. Se somar o fator desenho técnico... fica impossível para a maioria.
Caso encontre essas ferramentas largadas em alguma oficina ou loja, eu não recomendo a compra. A não ser que o preço seja muito barato. Recomendo a fabricação própria. Não há componentes de geometria complicada na confecção da ferramenta: são apenas porcas longas, barras roscadas do comprimento adequado e copos metálicos de diâmetro interno e externo apropriados para colocação e extração. Todas essas peças podem ter suas medidas estimadas com a bucha, o braço de suspensão e o diferencial em mãos.
Regra: tanto na colocação quanto na extração NUNCA permitir que as peças da ferramenta façam força na borracha ou no eixo metálico do miolo da bucha. Na extração de uma bucha estragada, fazer o esforço nos locais inapropriados da bucha não causará dano nenhum, mas seria inócuo para a remoção do componente, pois tenderia a extrair apenas o miolo da peça pelo fato de que a prensagem da colocação ocorreu no revestimento metálico externo da bucha em questão.
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- Mensagem nº15
Re: Bucha suspensão traseira
Ter ferramental correto é o que há... não tem sofrimento
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- Mensagem nº16
Re: Bucha suspensão traseira
FR1974 escreveu:Ter ferramental correto é o que há... não tem sofrimento
Pois é. Mas tá ficando difícil, já que estão saindo de linha. Aliás, não sei como ainda tem tanto modelo e marca de pistola de ponto à venda no Brasil. De qualquer modo eu já comprei a minha faz tempo, achando que por volta de 2015 isso seria peça de museu.
vicomodoro- Opaleiro
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- Mensagem nº17
Re: Bucha suspensão traseira
hahaha a tecnologia avança nas ferramentas também.
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- Mensagem nº18
Re: Bucha suspensão traseira
vicomodoro escreveu:Cheguei a pensar em desenvolver uma ferramenta para retirar as buchas. Mas um mecanico a uma quadra de minha casa me cobrou R$ 50,00 para trocar-las. R$ 26,00 bucha Axios. Total R$ 112,00.
As buchas dos amortcedores também estavam estouradas R$ 5,00 cada. Total geral R$ 122,00. E ta novo. hehehe.
Tem coisa que não vale a pena tentar fazer. Melhor e mais em conta pagar para fazer.
Estou acompanhando o tópico mas confesso que não entendi "balança" e nem esses preços aí. Vc se refere às "bandejas"? Quais bandejas, as dianteiras? Estranhei esses preços aí. Essa semana levei numa oficina pra trocar as 4 buchas de bandeja traseiras. O serviço aqui na minha cidade pra fazer isso fica em média entre 150 e 180 e as 4 buchas paguei 170 da Axios e foi preço bom que consegui numa auto peça em Araçatuba. Um colega me enviou, o FR1974 aqui do fórum.
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- Mensagem nº19
Re: Bucha suspensão traseira
Rubão6cc escreveu:vicomodoro escreveu:Cheguei a pensar em desenvolver uma ferramenta para retirar as buchas. Mas um mecanico a uma quadra de minha casa me cobrou R$ 50,00 para trocar-las. R$ 26,00 bucha Axios. Total R$ 112,00.
As buchas dos amortcedores também estavam estouradas R$ 5,00 cada. Total geral R$ 122,00. E ta novo. hehehe.
Tem coisa que não vale a pena tentar fazer. Melhor e mais em conta pagar para fazer.
Estou acompanhando o tópico mas confesso que não entendi "balança" e nem esses preços aí. Vc se refere às "bandejas"? Quais bandejas, as dianteiras? Estranhei esses preços aí. Essa semana levei numa oficina pra trocar as 4 buchas de bandeja traseiras. O serviço aqui na minha cidade pra fazer isso fica em média entre 150 e 180 e as 4 buchas paguei 170 da Axios e foi preço bom que consegui numa auto peça em Araçatuba. Um colega me enviou, o FR1974 aqui do fórum.
Balança=bandeja=braço da suspensão. O termo técnico é "braço de suspensão", mas o termo mais comum de ouvir é balança e bandeja. Pelo que entendi, o colega se referia aos braços de suspensão inferiores traseiros.
Acho que os R$26,00 é o preço unitário da bucha do braço de suspensão inferior traseiro, na parte dianteira. Levando em conta os preços do RS, acho que ele pagou um preço prá lá de camarada nessas buchas axios:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2410
Já no seu caso, Rubão, não precisava ter pesquisado tanto. Poderia ter comprado aqui:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2638
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2410
2 X 47,88 + 2 x 20,73 = 137.22 + um custo de envio de uns R$20,00 a R$30,00, teria saído praticamente a mesma coisa.
Já a ferramenta R-166 e a R-180, se achar para vender na internet, giram em torno de uns 70 a 80 reais cada. Com o custo de envio, uns R$30,00. Na pior das hipóteses, um total de R$190,00 as duas ferramentas entregues na sua casa. Praticamente o mesmo preço da mão-de-obra. Na próxima vez que você precisar trocar de novo essas buchas, vão de novo mais R$150 a 180 reais de mão-de-obra. Se você optasse por comprar as duas ferramentas, a troca seguinte custaria nada. É como se você levasse o carro na oficina para a troca das buchas e o mecânico lhe cobrasse um pouquinho mais (R$190,00) para trocar as buchas e lhe desse de presente as ferramentas utilizadas ao final do serviço...
Em outras palavras, acho inaceitável o mecânico ter o retorno financeiro total da ferramenta utilizada a cada vez que a utiliza.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: Bucha suspensão traseira
opala4cc escreveu:Rubão6cc escreveu:
Estou acompanhando o tópico mas confesso que não entendi "balança" e nem esses preços aí. Vc se refere às "bandejas"? Quais bandejas, as dianteiras? Estranhei esses preços aí. Essa semana levei numa oficina pra trocar as 4 buchas de bandeja traseiras. O serviço aqui na minha cidade pra fazer isso fica em média entre 150 e 180 e as 4 buchas paguei 170 da Axios e foi preço bom que consegui numa auto peça em Araçatuba. Um colega me enviou, o FR1974 aqui do fórum.
Balança=bandeja=braço da suspensão. O termo técnico é "braço de suspensão", mas o termo mais comum de ouvir é balança e bandeja. Pelo que entendi, o colega se referia aos braços de suspensão inferiores traseiros.
Acho que os R$26,00 é o preço unitário da bucha do braço de suspensão inferior traseiro, na parte dianteira. Levando em conta os preços do RS, acho que ele pagou um preço prá lá de camarada nessas buchas axios:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2410
Já no seu caso, Rubão, não precisava ter pesquisado tanto. Poderia ter comprado aqui:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2638
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2410
2 X 47,88 + 2 x 20,73 = 137.22 + um custo de envio de uns R$20,00 a R$30,00, teria saído praticamente a mesma coisa.
Já a ferramenta R-166 e a R-180, se achar para vender na internet, giram em torno de uns 70 a 80 reais cada. Com o custo de envio, uns R$30,00. Na pior das hipóteses, um total de R$190,00 as duas ferramentas entregues na sua casa. Praticamente o mesmo preço da mão-de-obra. Na próxima vez que você precisar trocar de novo essas buchas, vão de novo mais R$150 a 180 reais de mão-de-obra. Se você optasse por comprar as duas ferramentas, a troca seguinte custaria nada. É como se você levasse o carro na oficina para a troca das buchas e o mecânico lhe cobrasse um pouquinho mais (R$190,00) para trocar as buchas e lhe desse de presente as ferramentas utilizadas ao final do serviço...
Em outras palavras, acho inaceitável o mecânico ter o retorno financeiro total da ferramenta utilizada a cada vez que a utiliza.
Não me atentei ao site da Nafil. Confesso que nunca comprei de lá e o motivo é que sempre que procuro alguma coisa está indisponível no site. Isso é uma coisa que eles tem que corrigir, retirar de lá tanto produto indisponível. Mas menos mal que o custo seria o mesmo praticamente.
Com relação à ferramenta muita coisa eu prefiro pagar tendo em vista a necessidade de aquisição de ferramental específico, dificuldade de informações de onde, qual modelo comprar e como usar e o tempo nosso que é corrido. Só pra citar esse esquema das buchas, ninguém citou aí mas tem uma técnica lá que o cara me explicou de fazer uns pontos de solda na carcaça da bucha com a bandeja, acho que é mais ou menos isso e tb o cuidado que se deve ter na hora de retirar a bucha velha pra não estragar a bandeja. Veja a grande demanda de informações que se necessitaria pra conseguir trocar uma bucha com qualidade profissional. Soma-se máquina de solda tb.
Tenho por base a dificuldade que to tendo pra mexer no compressor...muitos neurônios queimados...rs..a gente perde horas vasculhando a internet a procura de peças e não encontra quase nada.
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- Mensagem nº21
Re: Bucha suspensão traseira
Rubão6cc escreveu:opala4cc escreveu:
Balança=bandeja=braço da suspensão. O termo técnico é "braço de suspensão", mas o termo mais comum de ouvir é balança e bandeja. Pelo que entendi, o colega se referia aos braços de suspensão inferiores traseiros.
Acho que os R$26,00 é o preço unitário da bucha do braço de suspensão inferior traseiro, na parte dianteira. Levando em conta os preços do RS, acho que ele pagou um preço prá lá de camarada nessas buchas axios:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2410
Já no seu caso, Rubão, não precisava ter pesquisado tanto. Poderia ter comprado aqui:
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2638
https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2410
2 X 47,88 + 2 x 20,73 = 137.22 + um custo de envio de uns R$20,00 a R$30,00, teria saído praticamente a mesma coisa.
Já a ferramenta R-166 e a R-180, se achar para vender na internet, giram em torno de uns 70 a 80 reais cada. Com o custo de envio, uns R$30,00. Na pior das hipóteses, um total de R$190,00 as duas ferramentas entregues na sua casa. Praticamente o mesmo preço da mão-de-obra. Na próxima vez que você precisar trocar de novo essas buchas, vão de novo mais R$150 a 180 reais de mão-de-obra. Se você optasse por comprar as duas ferramentas, a troca seguinte custaria nada. É como se você levasse o carro na oficina para a troca das buchas e o mecânico lhe cobrasse um pouquinho mais (R$190,00) para trocar as buchas e lhe desse de presente as ferramentas utilizadas ao final do serviço...
Em outras palavras, acho inaceitável o mecânico ter o retorno financeiro total da ferramenta utilizada a cada vez que a utiliza.
Não me atentei ao site da Nafil. Confesso que nunca comprei de lá e o motivo é que sempre que procuro alguma coisa está indisponível no site. Isso é uma coisa que eles tem que corrigir, retirar de lá tanto produto indisponível. Mas menos mal que o custo seria o mesmo praticamente.
Com relação à ferramenta muita coisa eu prefiro pagar tendo em vista a necessidade de aquisição de ferramental específico, dificuldade de informações de onde, qual modelo comprar e como usar e o tempo nosso que é corrido. Só pra citar esse esquema das buchas, ninguém citou aí mas tem uma técnica lá que o cara me explicou de fazer uns pontos de solda na carcaça da bucha com a bandeja, acho que é mais ou menos isso e tb o cuidado que se deve ter na hora de retirar a bucha velha pra não estragar a bandeja. Veja a grande demanda de informações que se necessitaria pra conseguir trocar uma bucha com qualidade profissional. Soma-se máquina de solda tb.
Tenho por base a dificuldade que to tendo pra mexer no compressor...muitos neurônios queimados...rs..a gente perde horas vasculhando a internet a procura de peças e não encontra quase nada.
Eu já comprei várias vezes lá. Ninguém tem preços melhores. Esses caras são bruxos.
Concordo com você com relação ao tempo, que é corrido. O faça-você-mesmo toma tempo, mas agrega conhecimento.
Com relação à técnica de fazer pontos de solda na carcaça da bucha com o braço de suspensão, ninguém vai citar aqui porque é uma ação porca para disfarçar um problema. Quando os olhais do braço de suspensão estão muito gastos, as buchas foram retiradas/colocadas na porrada várias vezes e/ou não foram usados os espaçadores na operação, as buchas novas não dão pressão nos alojamentos (olhais) onde deveriam entrar com interferência. A solução seria trocar o braço de suspensão. Mas em vez disso, faz-se um improviso porco de com pontos de solda no braço de suspensão na junção com a bucha. A borracha da bucha fica um pouco danificada e esses pontos de solda não duram muito. Se braços de suspensão que não dão pressão nas buchas forem usados (sem fazer os pontos de solda), as buchas saem dos alojamentos com o movimento do veículo. Como os pontos de solda elétrica também não duram muito, essa técnica inexoravelmente termina do mesmo jeito: as buchas saem do lugar. Nessa situação, troque o braço de suspensão e não permita futuramente a trocadas buchas do modo incorreto.
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- Mensagem nº22
Re: Bucha suspensão traseira
opala4cc escreveu:Rubão6cc escreveu:
Não me atentei ao site da Nafil. Confesso que nunca comprei de lá e o motivo é que sempre que procuro alguma coisa está indisponível no site. Isso é uma coisa que eles tem que corrigir, retirar de lá tanto produto indisponível. Mas menos mal que o custo seria o mesmo praticamente.
Com relação à ferramenta muita coisa eu prefiro pagar tendo em vista a necessidade de aquisição de ferramental específico, dificuldade de informações de onde, qual modelo comprar e como usar e o tempo nosso que é corrido. Só pra citar esse esquema das buchas, ninguém citou aí mas tem uma técnica lá que o cara me explicou de fazer uns pontos de solda na carcaça da bucha com a bandeja, acho que é mais ou menos isso e tb o cuidado que se deve ter na hora de retirar a bucha velha pra não estragar a bandeja. Veja a grande demanda de informações que se necessitaria pra conseguir trocar uma bucha com qualidade profissional. Soma-se máquina de solda tb.
Tenho por base a dificuldade que to tendo pra mexer no compressor...muitos neurônios queimados...rs..a gente perde horas vasculhando a internet a procura de peças e não encontra quase nada.
Eu já comprei várias vezes lá. Ninguém tem preços melhores. Esses caras são bruxos.
Concordo com você com relação ao tempo, que é corrido. O faça-você-mesmo toma tempo, mas agrega conhecimento.
Com relação à técnica de fazer pontos de solda na carcaça da bucha com o braço de suspensão, ninguém vai citar aqui porque é uma ação porca para disfarçar um problema. Quando os olhais do braço de suspensão estão muito gastos, as buchas foram retiradas/colocadas na porrada várias vezes e/ou não foram usados os espaçadores na operação, as buchas novas não dão pressão nos alojamentos (olhais) onde deveriam entrar com interferência. A solução seria trocar o braço de suspensão. Mas em vez disso, faz-se um improviso porco de com pontos de solda no braço de suspensão na junção com a bucha. A borracha da bucha fica um pouco danificada e esses pontos de solda não duram muito. Se braços de suspensão que não dão pressão nas buchas forem usados (sem fazer os pontos de solda), as buchas saem dos alojamentos com o movimento do veículo. Como os pontos de solda elétrica também não duram muito, essa técnica inexoravelmente termina do mesmo jeito: as buchas saem do lugar. Nessa situação, troque o braço de suspensão e não permita futuramente a trocadas buchas do modo incorreto.
Boas informações...bem esclarecedor...não imaginava esses detalhes..agora o jeito é aguardar pra ver se não vai escapar...
A bucha anterior (porcaria de Sambel) estourou o miolo e separou do resto. O mecânico disse que teve dificuldade pra tirar ela de lá.
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- Mensagem nº23
Re: Bucha suspensão traseira
Rubão6cc escreveu:opala4cc escreveu:
Eu já comprei várias vezes lá. Ninguém tem preços melhores. Esses caras são bruxos.
Concordo com você com relação ao tempo, que é corrido. O faça-você-mesmo toma tempo, mas agrega conhecimento.
Com relação à técnica de fazer pontos de solda na carcaça da bucha com o braço de suspensão, ninguém vai citar aqui porque é uma ação porca para disfarçar um problema. Quando os olhais do braço de suspensão estão muito gastos, as buchas foram retiradas/colocadas na porrada várias vezes e/ou não foram usados os espaçadores na operação, as buchas novas não dão pressão nos alojamentos (olhais) onde deveriam entrar com interferência. A solução seria trocar o braço de suspensão. Mas em vez disso, faz-se um improviso porco de com pontos de solda no braço de suspensão na junção com a bucha. A borracha da bucha fica um pouco danificada e esses pontos de solda não duram muito. Se braços de suspensão que não dão pressão nas buchas forem usados (sem fazer os pontos de solda), as buchas saem dos alojamentos com o movimento do veículo. Como os pontos de solda elétrica também não duram muito, essa técnica inexoravelmente termina do mesmo jeito: as buchas saem do lugar. Nessa situação, troque o braço de suspensão e não permita futuramente a trocadas buchas do modo incorreto.
Boas informações...bem esclarecedor...não imaginava esses detalhes..agora o jeito é aguardar pra ver se não vai escapar...
A bucha anterior (porcaria de Sambel) estourou o miolo e separou do resto. O mecânico disse que teve dificuldade pra tirar ela de lá.
Rsrsrsrs... Ele teve dificuldade porque ele não tem a ferramenta que usei. Ele tira na porrada. A ferramenta é indiferente ao miolo da bucha, pois não toca nessa parte. Toca apenas na periferia metálica externa. A bucha pode estar completamente oca da parte de borracha que a ferramenta tira e coloca sem problemas quantas vezes eu quiser, tanto buchas novas quanto buchas completamente destruídas no miolo.
Tirar na porrada uma bucha velha não traz problemas para a bucha velha, pois será jogada fora mesmo... Mas se for feito sem espaçador, pode provocar mudança na distância entre os olhais que prensam a bucha, fazendo com que a bucha nova não dê mais pressão.
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- Mensagem nº24
Re: Bucha suspensão traseira
Rubão6cc escreveu:opala4cc escreveu:
Eu já comprei várias vezes lá. Ninguém tem preços melhores. Esses caras são bruxos.
Concordo com você com relação ao tempo, que é corrido. O faça-você-mesmo toma tempo, mas agrega conhecimento.
Com relação à técnica de fazer pontos de solda na carcaça da bucha com o braço de suspensão, ninguém vai citar aqui porque é uma ação porca para disfarçar um problema. Quando os olhais do braço de suspensão estão muito gastos, as buchas foram retiradas/colocadas na porrada várias vezes e/ou não foram usados os espaçadores na operação, as buchas novas não dão pressão nos alojamentos (olhais) onde deveriam entrar com interferência. A solução seria trocar o braço de suspensão. Mas em vez disso, faz-se um improviso porco de com pontos de solda no braço de suspensão na junção com a bucha. A borracha da bucha fica um pouco danificada e esses pontos de solda não duram muito. Se braços de suspensão que não dão pressão nas buchas forem usados (sem fazer os pontos de solda), as buchas saem dos alojamentos com o movimento do veículo. Como os pontos de solda elétrica também não duram muito, essa técnica inexoravelmente termina do mesmo jeito: as buchas saem do lugar. Nessa situação, troque o braço de suspensão e não permita futuramente a trocadas buchas do modo incorreto.
Boas informações...bem esclarecedor...não imaginava esses detalhes..agora o jeito é aguardar pra ver se não vai escapar...
A bucha anterior (porcaria de Sambel) estourou o miolo e separou do resto. O mecânico disse que teve dificuldade pra tirar ela de lá.
No meu opala anterior, eu comprei essas buchas da Sampel no braço de suspensão traseiro. As borrachas rasgaram em menos de 1 ano de uso diário do carro. E não adianta o lojista jurar de pé junto que é de boa qualidade e oferecer de brinde os "serviços" da mãe dele na compra das buchas paralelas: elas não duram! Já usei borflex, Sampel, Olibor... só Axios vai durar. São poucos os lugares do opala onde você consegue comprar buchas dessas marcas paralelas e fazê-las durarem.
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- Mensagem nº25
Re: Bucha suspensão traseira
Rubão já comparei os preços com os da Nafil... nessa parte de buchas aqui é mais barato.
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- Mensagem nº26
Re: Bucha suspensão traseira
Na suspensão do meu opala vou fazer tudo com axios, mas tem algumas buchas que não existem mais axios, pensei em fazer um misto com buchas de mopu...
Qual o opinião de vocês em relação a isso?
Qual o opinião de vocês em relação a isso?
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- Mensagem nº27
Re: Bucha suspensão traseira
FR1974 escreveu:Na suspensão do meu opala vou fazer tudo com axios, mas tem algumas buchas que não existem mais axios, pensei em fazer um misto com buchas de mopu...
Qual o opinião de vocês em relação a isso?
Pois é, estava pensando nisso também. Já me disseram que o mopu é um material auto-lubrificado. Desse modo, o carro não range nos locais aonde ficam as buchas. Só não tomei a decisão ainda porque não pareceu gente o suficiente para dar uma opinião, levando em conta o alto preço do jogo das buchas de mopu.
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- Mensagem nº28
Re: Bucha suspensão traseira
opala4cc escreveu:Rubão6cc escreveu:
Boas informações...bem esclarecedor...não imaginava esses detalhes..agora o jeito é aguardar pra ver se não vai escapar...
A bucha anterior (porcaria de Sambel) estourou o miolo e separou do resto. O mecânico disse que teve dificuldade pra tirar ela de lá.
No meu opala anterior, eu comprei essas buchas da Sampel no braço de suspensão traseiro. As borrachas rasgaram em menos de 1 ano de uso diário do carro. E não adianta o lojista jurar de pé junto que é de boa qualidade e oferecer de brinde os "serviços" da mãe dele na compra das buchas paralelas: elas não duram! Já usei borflex, Sampel, Olibor... só Axios vai durar. São poucos os lugares do opala onde você consegue comprar buchas dessas marcas paralelas e fazê-las durarem.
Acho que já citei isso...essa bucha Sampel estourou com meses de uso..menos de um ano..na verdade estourou só uma da bandeja traseira esquerda...mas troquei todas de bandeja por Axios pra garantir.
Tenho uma observação a fazer..creio que as outras buchas todas tb são Sampel e não estouraram. Acredito que as buchas de bandeja sofrem maior desgaste e por isso estouram logo se não forem Axios...as outras (ex: barra estabilizadora) devem sofrer menor desgaste e acaba que as Sampel seguram a onda.
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- Mensagem nº29
Re: Bucha suspensão traseira
Rubão6cc escreveu:opala4cc escreveu:
No meu opala anterior, eu comprei essas buchas da Sampel no braço de suspensão traseiro. As borrachas rasgaram em menos de 1 ano de uso diário do carro. E não adianta o lojista jurar de pé junto que é de boa qualidade e oferecer de brinde os "serviços" da mãe dele na compra das buchas paralelas: elas não duram! Já usei borflex, Sampel, Olibor... só Axios vai durar. São poucos os lugares do opala onde você consegue comprar buchas dessas marcas paralelas e fazê-las durarem.
Acho que já citei isso...essa bucha Sampel estourou com meses de uso..menos de um ano..na verdade estourou só uma da bandeja traseira esquerda...mas troquei todas de bandeja por Axios pra garantir.
Tenho uma observação a fazer..creio que as outras buchas todas tb são Sampel e não estouraram. Acredito que as buchas de bandeja sofrem maior desgaste e por isso estouram logo se não forem Axios...as outras (ex: barra estabilizadora) devem sofrer menor desgaste e acaba que as Sampel seguram a onda.
Exato! Tem lugares da suspensão cujas buchas tem menos responsabilidade (batentes de borracha, buchas da barra estabilizadora, bucha dos amortecedores, etc...) e sofre menos esforço. Nesses lugares dá pra botar marca paralela.
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- Mensagem nº30
Re: Bucha suspensão traseira
opala4cc escreveu:FR1974 escreveu:Na suspensão do meu opala vou fazer tudo com axios, mas tem algumas buchas que não existem mais axios, pensei em fazer um misto com buchas de mopu...
Qual o opinião de vocês em relação a isso?
Pois é, estava pensando nisso também. Já me disseram que o mopu é um material auto-lubrificado. Desse modo, o carro não range nos locais aonde ficam as buchas. Só não tomei a decisão ainda porque não pareceu gente o suficiente para dar uma opinião, levando em conta o alto preço do jogo das buchas de mopu.
Quem sabe tenhamos as respostas nesse tópico
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº31
Re: Bucha suspensão traseira
Acho que resolvi em parte o mistério de um desses extratores: o R-180 é para ser usado na suspensão dianteira, na colocação/extração indicados na figura abaixo, em opalas 1980 em diante, já que nos 1979 pra baixo as buchas são separadas como no desenho.
figura 1: local onde se aplica o R-180.
foto 1: a ferramenta r-180.
Ainda não tenho certeza. Vou ver se em um futuro próximo confirmo isso.
figura 1: local onde se aplica o R-180.
foto 1: a ferramenta r-180.
Ainda não tenho certeza. Vou ver se em um futuro próximo confirmo isso.
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