A luz que indica o óleo no painel é a luz amarela, certo, quando ligamos o contato do carro ela acende e quando damos a partida ela apaga, até aí tudo bem. Mas em cima do relógio do painel que fica entre o marcador de combústivel e o velocímetro tem uma lente vermelha que indica o óleo tbm... Mas qual função ela teria referente ao óleo, pra que duas luzes de óleo ??
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Luz do óleo
ClaytonOpaleiro- Opaleiro
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Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 07/02/2013
- Mensagem nº1
Luz do óleo
Eai GALERA OPALEIRA, alguém aí pode tirar uma dúvida sobre a luz do óleo no painel do 78 ??
A luz que indica o óleo no painel é a luz amarela, certo, quando ligamos o contato do carro ela acende e quando damos a partida ela apaga, até aí tudo bem. Mas em cima do relógio do painel que fica entre o marcador de combústivel e o velocímetro tem uma lente vermelha que indica o óleo tbm... Mas qual função ela teria referente ao óleo, pra que duas luzes de óleo ??
A luz que indica o óleo no painel é a luz amarela, certo, quando ligamos o contato do carro ela acende e quando damos a partida ela apaga, até aí tudo bem. Mas em cima do relógio do painel que fica entre o marcador de combústivel e o velocímetro tem uma lente vermelha que indica o óleo tbm... Mas qual função ela teria referente ao óleo, pra que duas luzes de óleo ??
Donida6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 950
Idade : 39
Localização : Passo Fundo RS
Modelo do carro : Opala Diplomata 1992
Fusca 72 (era do vô)
Cilindros : 6 bocas
1300
Data de inscrição : 09/09/2012
- Mensagem nº2
Re: Luz do óleo
Por acaso essa de cima não é a do alternador?
Nivel fluido de freio???
Freio de mão???
Nivel fluido de freio???
Freio de mão???
Tonho_RS- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1050
Idade : 33
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1972
Cilindros : 4 cil - 2500
Data de inscrição : 26/05/2011
- Mensagem nº3
Re: Luz do óleo
Amigo, teu painel é esse né? Então acho que isso vai resolver tudo.
1- Luz do Óleo (indica baixo nível de óleo)
2- Luz do alternador (indica que o alternador não está carregando)
3- Luz do freio de mão/fluido de freio (indica que o freio de mão está puxado, ou se permanecer acesa quando baixar o freio de mão, então o nível do fluido de freio está baixo)
4- Luz do pisca alerta (pisca quando liga o pisca alerta)
5- Luz da seta
6- Luz indicadora de luz alta
7- Reostato (serve para regular a intensidade de luz do painel - nem todos os opalas possuem este recurso).
Esperto ter sanado sua dúvida.
1- Luz do Óleo (indica baixo nível de óleo)
2- Luz do alternador (indica que o alternador não está carregando)
3- Luz do freio de mão/fluido de freio (indica que o freio de mão está puxado, ou se permanecer acesa quando baixar o freio de mão, então o nível do fluido de freio está baixo)
4- Luz do pisca alerta (pisca quando liga o pisca alerta)
5- Luz da seta
6- Luz indicadora de luz alta
7- Reostato (serve para regular a intensidade de luz do painel - nem todos os opalas possuem este recurso).
Esperto ter sanado sua dúvida.
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº4
Re: Luz do óleo
se for o painel sem contagiros, a luz vermelha é do alternador
a propósito, é a unica que funciona no meu, kkkk
a propósito, é a unica que funciona no meu, kkkk
ClaytonOpaleiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 20
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 07/02/2013
- Mensagem nº5
Re: Luz do óleo
Tonho_RS escreveu:Amigo, teu painel é esse né? Então acho que isso vai resolver tudo.
1- Luz do Óleo (indica baixo nível de óleo)
2- Luz do alternador (indica que o alternador não está carregando)
3- Luz do freio de mão/fluido de freio (indica que o freio de mão está puxado, ou se permanecer acesa quando baixar o freio de mão, então o nível do fluido de freio está baixo)
4- Luz do pisca alerta (pisca quando liga o pisca alerta)
5- Luz da seta
6- Luz indicadora de luz alta
7- Reostato (serve para regular a intensidade de luz do painel - nem todos os opalas possuem este recurso).
Esperto ter sanado sua dúvida.
Exatamente amigo meu painel é esse mesmo. Primeiramente obrigado por enviar está imagem, fica mais facil pro pessoal entender e eu nem tinha pensado nisso, rsrsrs. Mas continuo com uma duvida. A questão número 7 na imagem está sem lente, e a lente que vai ali possui a ilustração de óleo, por isso não entendo. Você pode me explicar com mais detalhes a questão número 7 TONHO RS ???
[img]
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4085
Idade : 41
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Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº6
Re: Luz do óleo
Eu acho q essa lente foi colocada pra tampar o buraco deixado pelo reostato, q deve te sido retirado.
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
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BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº7
Re: Luz do óleo
Müller escreveu:Eu acho q essa lente foi colocada pra tampar o buraco deixado pelo reostato, q deve te sido retirado.
Não é painel de Opala 80????
(só perguntando.....)
ClaytonOpaleiro- Opaleiro
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- Mensagem nº8
Re: Luz do óleo
Müller escreveu:Eu acho q essa lente foi colocada pra tampar o buraco deixado pelo reostato, q deve te sido retirado.
Pode ser isso mesmo, viu... Porque o painel é do 78 mesmo, acho que o antigo dono improvisou essa lente pra tampar o buraco, mas originalmente o que vai nesse buraco do painel, aluguma outra lente ??
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4085
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº9
Re: Luz do óleo
ClaytonOpaleiro escreveu:Müller escreveu:Eu acho q essa lente foi colocada pra tampar o buraco deixado pelo reostato, q deve te sido retirado.
Pode ser isso mesmo, viu... Porque o painel é do 78 mesmo, acho que o antigo dono improvisou essa lente pra tampar o buraco, mas originalmente o que vai nesse buraco do painel, aluguma outra lente ??
Não, é um disquinho q vc roda pra esquerda ou direita pra aumentar ou diminuir a intensidade do brilho das luzes do painel.
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
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ClaytonOpaleiro- Opaleiro
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- Mensagem nº10
Re: Luz do óleo
Müller escreveu:ClaytonOpaleiro escreveu:
Pode ser isso mesmo, viu... Porque o painel é do 78 mesmo, acho que o antigo dono improvisou essa lente pra tampar o buraco, mas originalmente o que vai nesse buraco do painel, aluguma outra lente ??
Não, é um disquinho q vc roda pra esquerda ou direita pra aumentar ou diminuir a intensidade do brilho das luzes do painel.
Verdade amigo, sua informação cofere... Por dentro do painel vai o próprio (reostato), já nesse buraco do painel fica esse disquinho que faz parte do reostato e é através dele que controlamos a intensidade do brilho das luzes do painel.
Obrigado MULLER por tirar minha dúvida, resolvi meu problema. Espero que este tópico ajude a outros Opaleiros que tenham esta mesma dúvida.
Agradeço tbm ao TONHO R_S que enviou a imagem do painel, e o BANDIT que tbm participou do tópico. Obrigado a todos !!!!
Jack Skill- Opaleiro
- Número de Mensagens : 762
Localização : SP
Modelo do carro : Chevrolet Opala Coupe 1979/1980
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 02/10/2014
- Mensagem nº11
Luz do Oléo fica acessa sem a chave
Boa tarde amigos, revivendo o tópico pelo assunto e por estar na categoria eletrica...pois acho que pode ser o meu problema.
Tirei o painel pra fazer uma manutenção e ao colocar novamente, notei que a luz do oleo (amarela, que acende quando viramos meia chave) está ficando acessa o tempo todo, mesmo sem a chave no contato.
Ela só apaga se ligar o carro (que dai é a função correta, estando o sensor e a pressão do oleo normal).
Alguém já teve esse problema? Mesmo desconectando o painel, é como se o carro ficasse na meia chave sempre.
Obrigado
Tirei o painel pra fazer uma manutenção e ao colocar novamente, notei que a luz do oleo (amarela, que acende quando viramos meia chave) está ficando acessa o tempo todo, mesmo sem a chave no contato.
Ela só apaga se ligar o carro (que dai é a função correta, estando o sensor e a pressão do oleo normal).
Alguém já teve esse problema? Mesmo desconectando o painel, é como se o carro ficasse na meia chave sempre.
Obrigado
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº12
Re: Luz do óleo
esses dias queimou um fusivel e as luzes do alternador e do oleo e freio ficavam acesas direto
acho q era isso.
dai eu troquei o fusivel e ficou ok
porem meu carro é 87 muda um pouco o painel...mas a ideia ta valendo.
acho q era isso.
dai eu troquei o fusivel e ficou ok
porem meu carro é 87 muda um pouco o painel...mas a ideia ta valendo.
Jack Skill- Opaleiro
- Número de Mensagens : 762
Localização : SP
Modelo do carro : Chevrolet Opala Coupe 1979/1980
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 02/10/2014
- Mensagem nº13
Re: Luz do óleo
Olha eu mexi bastante lá viu... mas vou testar um por um novamente. Pra garantir
Jack Skill- Opaleiro
- Número de Mensagens : 762
Localização : SP
Modelo do carro : Chevrolet Opala Coupe 1979/1980
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 02/10/2014
- Mensagem nº14
Não foi...
Marcos Adriano escreveu:esses dias queimou um fusivel e as luzes do alternador e do oleo e freio ficavam acesas direto
acho q era isso.
dai eu troquei o fusivel e ficou ok
porem meu carro é 87 muda um pouco o painel...mas a ideia ta valendo.
Não deu certo.... verifiquei todos. Será que pode ter algum relé travado?
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº15
Re: Luz do óleo
cara...q eu saiba nao tem rele pra isso nao.
Tonho_RS- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1050
Idade : 33
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1972
Cilindros : 4 cil - 2500
Data de inscrição : 26/05/2011
- Mensagem nº16
Re: Luz do óleo
Jack Skill escreveu:Boa tarde amigos, revivendo o tópico pelo assunto e por estar na categoria eletrica...pois acho que pode ser o meu problema.
Tirei o painel pra fazer uma manutenção e ao colocar novamente, notei que a luz do oleo (amarela, que acende quando viramos meia chave) está ficando acessa o tempo todo, mesmo sem a chave no contato.
Ela só apaga se ligar o carro (que dai é a função correta, estando o sensor e a pressão do oleo normal).
Alguém já teve esse problema? Mesmo desconectando o painel, é como se o carro ficasse na meia chave sempre.
Obrigado
Veja se você não conectou mal o plugue do painel, as vezes se o plugue ficar pouquíssima coisa fora do lugar acontece esse tipo de coisa, pois conectores que não deviam se tocar entram em contato, ocasionando um curto circuito.
Também confira o estado do plugue e dos terminais da placa do teu painel.
hamilsilveira gosta desta mensagem
hamilsilveira- Opaleiro
- Número de Mensagens : 227
Idade : 52
Localização : PORTO ALEGRE
Modelo do carro : Opala Especial 1972 - Coupê
Opala Diplomata SE 89/90
Opala Diplomata 1987 - hidramático
Opala Especial 1970 - Sedan - aguardando restauração
Caravan Standart 1976
Opala Standart 1976 - Sedan
Cilindros : 4cc
6cc
6cc
4cc
4cc
4cc
Data de inscrição : 25/09/2020
- Mensagem nº17
Re: Luz do óleo
Tonho_RS escreveu:Jack Skill escreveu:Boa tarde amigos, revivendo o tópico pelo assunto e por estar na categoria eletrica...pois acho que pode ser o meu problema.
Tirei o painel pra fazer uma manutenção e ao colocar novamente, notei que a luz do oleo (amarela, que acende quando viramos meia chave) está ficando acessa o tempo todo, mesmo sem a chave no contato.
Ela só apaga se ligar o carro (que dai é a função correta, estando o sensor e a pressão do oleo normal).
Alguém já teve esse problema? Mesmo desconectando o painel, é como se o carro ficasse na meia chave sempre.
Obrigado
Veja se você não conectou mal o plugue do painel, as vezes se o plugue ficar pouquíssima coisa fora do lugar acontece esse tipo de coisa, pois conectores que não deviam se tocar entram em contato, ocasionando um curto circuito.
Também confira o estado do plugue e dos terminais da placa do teu painel.
Tonho, seu carro está parado desde 2015??
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Rubão6cc gosta desta mensagem
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