Aqui estou, finalmente resolvi dar uma geral nesse tópico também! Assim como a grande parte dos proprietários de Opala's mais antigos ../83, o meu veio com Ignição Convencional Delco que utiliza Platinado em seu sistema. Não tenho nada contra a utilização desse tipo de Ignição, mas eu prefiro a Ignição Eletrônica Bosch devido algumas de suas características! Gostaria de pedir a todos que não transformem esse tópico em briga de qual é melhor e qual é pior, o tópico foi feito para ajudar quem QUER TROCAR a Ignição Convencional Delco pela Ignição Eletrônica Bosch. Não sou nenhum expert, então se você tem alguma informação importante ou se identificar alguma coisa errada, peço que ajude o tópico e a todos que lêem ele!
O Sistema de Ignição tem como Função Básica provocar uma centelha dentro do cilindro capaz de inflamar a mistura ali contida. Essa centelha deve ocorrer no momento preciso, a fim de se obter uma queima homogênea da mistura e consequentemente conseguir extrair a máxima energia do combustível utilizado. Logo quanto mais preciso e adequado for o sistema, melhor para o carro e para o rendimento dele!
Pelo que eu conheço, existem seis tipos de sistema de ignição, mas no Opala só é possível a utilização de três desses sistemas:
Sistema de Ignição Convencional: Vinha originalmente nos Opalas até 83, seu maior problema é a vida útil do platinado, em alguns tipos de instalação existe um transistor que diminui a corrente que o platinado interrompe. Quando se molha a parte de dentro da tampa, ou o sistema fica sem utilização por um tempo pode haver problemas no funcionamento do conjunto. Devido aos inconvenientes e o baixo preço é sempre bom ter um Platinado e um Condensador extra para emergência. Animação sobre o funcionamento: http://www.burgoseletronica.net/ignicaoconvencional.htm
Sistema de Ignição Eletrônica: Passou a ser parte dos Opalas a partir de 84, sistema moderno que possibilita um melhor acerto, não há mais problema com a ausência de utilização, mas ainda há problema caso a parte de dentro da tampa do distribuidor se molhe. Devido o alto preço do Modulo de Ignição é sempre bom ter um extra para emergência.
Sistema de Ignição Assistida: Não é original de nenhum Opala, para quem não quer mexer na originalidade do carro e evitar os problemas com o platinado e condensador é uma boa opção. Esse sistema funciona em cima do Sistema de Ignição Convencional com auxilio de um modulo extra. Devido a falta de suporte é sempre bom ter um modulo extra para emergência.
Como podem ver, cada um tem seus problemas e suas vantagens, é claro que há muito mais para se falar sobre eles, mas esse tópico foi feito para tirar duvidas e mostrar mais sobre o Sistema de Ignição Eletrônica, então vamos ficar só com os conceitos básicos para titulo de curiosidade.
Antes de começar eu gostaria de esclarecer algumas duvidas padrões, assim ja evitamos aquelas famosas perguntas!
P.: Posso adaptar Ignição Eletrônica no Distribuidor da Ignição Convencional?
R.: Não! Os dois tem sistemas totalmente diferentes, começando pelo encaixe da tampa do distribuidor!
P.: Posso adaptar algo que transforme a Ignição Convencional em Ignição Eletrônica?
R.: Não, mas existe um sistema chamado Ignição Assistida que com um auxilio de um módulo a Ignição Convencional é modificada!
P.: O que preciso para ter Ignição Eletrônica no meu carro?
R.: Modulo de Ignição de seis pinos; Chicote da Ignição Eletrônica; Distribuidor Bosch com cabo; Tampa e Rotor.
P.: Posso reutilizar alguma coisa da minha Ignição Convencional?
R.: Sim. Bobina e Cabos de Vela, porem é aconselhável a troca da bobina original por uma Bosch KW-12V. Essa bobina é prata com etiqueta vermelha, no seu fundo tem gravado KW-12V e tem o final "67".
P.: A tampa, rotor e avanço são parecidos, não posso reutilizar mesmo não?
R.: Não! Repare bem e notará diferença na fixação e na utilização!
P.: Tem diferença na ignição do 4CC para o 6CC?
R.: Sim. Apesar de serem parecidos, somente a bobina, bobina impulsora, chicote, cabos e modulo de ignição são iguais.
P.: Tem problema utilizar um Distribuidor de combustivel diferente do meu motor?
R.: Aparentemente não, nunca vi ninguem com problemas, já as outras peças tem que ser equivalente ao combustivel utilizado pelo seu motor.
P.: Ainda acho peças novas, sendo vendidas no mercado?
R.: Sim, você acha praticamente tudo, menos o distribuidor, esse já parou de ser fabricado.
P.: Posso utilizar a bobina do MI ao em vez da bobina convencional (Asfaltica)?
R.: Se o seu carro for 4CC sim, pois há relatos ruins sobre o uso dela no 6CC.
P.: Posso utilizar outro distribuidor sem ser o de Opala para poder ter Ignição Eletrônica?
R.: Não sei, mas tem gente que faz gambiarra com o do Escort.
P.: Em alguns carros o avanço é desligado, então o uso do avanço não é obrigatório?
R.: Não, mas em carro preparados ou com comandos "maiores" o avanço causa uma variação que atrapalha o acerto e a regulagem da lenta.
P.: Quais os tipos de Ignição utilizada no Opala?
R.: Convencional, Transistorizada e Assistida, sendo a ultima não original.
Esquema do Distribuidor Convencional
Ob.: Reparem que existe a discriminação de cada peça, de modo a ter seu nome e número original da GM.
Esquema do Distribuidor Eletrônico
Ob.: Reparem que existe a discriminação de cada peça, de modo a ter seu nome e número original da GM.
Esquema de ligação do Sistema de Ignição Eletrônica
Ob.: O esquema de ligação é o mesmo, só os desenhos que mudam.
Componentes do Sistema de Ignição Eletrônica
1ª Foto - TC 0134 - Chicote para Ignição Eletrônica, Opala/Caravan, Unidade de Comando Bosch 9.220.087.004
2ª Foto - TC 0137 - Cabo de Ligação do Distribuidor VW/Fiat/GM Chevette
3ª Foto - KW-12V - Bobina Bosch 9.220.081.067
4ª Foto - Rotor - Rotor Bosch 1.234.332.215
5ª Foto - Jogo de Cabo de Vela
6ª Foto - Tampa - Tampa Bosch 9.231.086.056
7ª Foto - Distribuidor Bosch
8ª Foto - Modulo de Ignição Bosch 9.220.087.004
Abraços
Última edição por TIAO em Seg 5 Out - 15:06:59, editado 2 vez(es)
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