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5 participantes
Regular Embreagem do Opala 72
Fred Santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 126
Localização : Goiânia - GO
Modelo do carro : Opala 1972 Especial
Cilindros : 2.500 cilindradas
Data de inscrição : 03/05/2013
- Mensagem nº1
Regular Embreagem do Opala 72
Galera tenho um Opala Especial 72, 4 cilindros, a embreagem e nova mais está alta, alguém sabe como regula?
já fuçei muito mais não consigo.
já fuçei muito mais não consigo.
Fred Santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 126
Localização : Goiânia - GO
Modelo do carro : Opala 1972 Especial
Cilindros : 2.500 cilindradas
Data de inscrição : 03/05/2013
- Mensagem nº2
Re: Regular Embreagem do Opala 72
up!
martinelli- Opaleiro
- Número de Mensagens : 73
Idade : 36
Localização : Paraná
Modelo do carro : Opala Especial 72
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 30/11/2011
- Mensagem nº3
Re: Regular Embreagem do Opala 72
Fred, tbm tenho um 72 4 cil....no meu é assim:
Onde passa o cabo da embreagem na parede corta fogo, perto do hidrovacuo é tipo um duto corrugado de metal certo, tem tipo uma "arruela" que voce trava nesse corrugado, entao a regulagem é feita desse modo, agora nao me lembro pra qual posiçao fica mais baixa, da uma fuçada e ve oq acontece
olha esse topico
http://www.opaleirosdoparana.com/t32873-regulagem
Onde passa o cabo da embreagem na parede corta fogo, perto do hidrovacuo é tipo um duto corrugado de metal certo, tem tipo uma "arruela" que voce trava nesse corrugado, entao a regulagem é feita desse modo, agora nao me lembro pra qual posiçao fica mais baixa, da uma fuçada e ve oq acontece
olha esse topico
http://www.opaleirosdoparana.com/t32873-regulagem
Fred Santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 126
Localização : Goiânia - GO
Modelo do carro : Opala 1972 Especial
Cilindros : 2.500 cilindradas
Data de inscrição : 03/05/2013
- Mensagem nº4
Re: Regular Embreagem do Opala 72
Valeu cara, mais essa regulagem da parede corta fogo e já olhei e não adiantou, mexe apenas o pedal então entrei debaixo do carro mais não achei nenhum parafuso de regulagem lá como o pessoal desse tópico citou, meu carro e cambio em cima será que tem diferença?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº5
Re: Regular Embreagem do Opala 72
É este parafuso da foto, ele fica no lado contrário ao do cabo e funciona como uma gangorra, se você apertar ele o lado dele "desce" e o cabo do outro lado afrouxa e o pedal desce.
Pelo ano do seu carro as porcas devem serem polegadas, solte a porca da base do parafuso (3/4) e na ponta do parafuso (chave 5/16), gire ele sentido anti horário.
Isto tem limites ou vai ser difícil nas marchas.
Seu carro pode ter a tampa da caixa seca e é por isto que não consegue ver.
O parafuso fica do lado do passageiro.
Pelo ano do seu carro as porcas devem serem polegadas, solte a porca da base do parafuso (3/4) e na ponta do parafuso (chave 5/16), gire ele sentido anti horário.
Isto tem limites ou vai ser difícil nas marchas.
Seu carro pode ter a tampa da caixa seca e é por isto que não consegue ver.
O parafuso fica do lado do passageiro.
Fred Santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 126
Localização : Goiânia - GO
Modelo do carro : Opala 1972 Especial
Cilindros : 2.500 cilindradas
Data de inscrição : 03/05/2013
- Mensagem nº6
Re: Regular Embreagem do Opala 72
Valeu cara, deve ser por isso então que não conseguir ver o tal parafuso o meu carro realmente tem está capa
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº7
Re: Regular Embreagem do Opala 72
Mas se for só a altura do pedal, regula lá na parede corta fogo.
Como a embreagem é nova, deixe o parafuso do garfo, lá embaixo (esse que o adpachec falou) 2,66 cm pra fora da capa seca (pra trás). Isso é medida original e está no manual do carro.
Voltando à regulagem do pedal: lá no cofre, onde sai o cabo, deve ter uma trava (anel etc) na forma de U, aí tu tira ele (com calma pra não saltar longe), puxa o cabo pra fora o máximo que der, e prende novamente na estria mais próxima da lata, não esquecendo de deixar uma arroela de encosto entre a trava e lata. Ou fica dentro do carro e pede pra alguém fazer isso, deixando o pedal na melhor altura pra ti.
Eu estiquei o meu no máximo, e a embreagem ficou baixinha e macia.
Como a embreagem é nova, deixe o parafuso do garfo, lá embaixo (esse que o adpachec falou) 2,66 cm pra fora da capa seca (pra trás). Isso é medida original e está no manual do carro.
Voltando à regulagem do pedal: lá no cofre, onde sai o cabo, deve ter uma trava (anel etc) na forma de U, aí tu tira ele (com calma pra não saltar longe), puxa o cabo pra fora o máximo que der, e prende novamente na estria mais próxima da lata, não esquecendo de deixar uma arroela de encosto entre a trava e lata. Ou fica dentro do carro e pede pra alguém fazer isso, deixando o pedal na melhor altura pra ti.
Eu estiquei o meu no máximo, e a embreagem ficou baixinha e macia.
Fred Santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 126
Localização : Goiânia - GO
Modelo do carro : Opala 1972 Especial
Cilindros : 2.500 cilindradas
Data de inscrição : 03/05/2013
- Mensagem nº8
Re: Regular Embreagem do Opala 72
Então no meu caso não e a altura do pedal e sim a embreagem que quando você solta ela só começa a trassionar bem lá em cima, isso e ruim d +
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº9
Re: Regular Embreagem do Opala 72
blz
então é o que o adpachec falou mesmo
de qualquer maneira, essa regulagem do garfo vai mudar a altura do pedal
então é o que o adpachec falou mesmo
de qualquer maneira, essa regulagem do garfo vai mudar a altura do pedal
Fred Santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 126
Localização : Goiânia - GO
Modelo do carro : Opala 1972 Especial
Cilindros : 2.500 cilindradas
Data de inscrição : 03/05/2013
- Mensagem nº10
Re: Regular Embreagem do Opala 72
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº11
Re: Regular Embreagem do Opala 72
Fred Santos escreveu:Então no meu caso não e a altura do pedal e sim a embreagem que quando você solta ela só começa a trassionar bem lá em cima, isso e ruim d +
Mas se seu carro só traciona no fim do curso do pedal então se abaixar ele (pedal) o cabo pode ficar frouxo (é um risco a se correr).
Ajusta o pedal pelo garfo e se ficar ruim para tracionar e engatar as marchas faz o que o Glaucio escreveu, ajusta depois na parede corta fogo (tem um anel de trava neste lugar), se necessitar até use calço.
Os cabos pelo que olhei no mercado tem diferenças no comprimento de até 1 cm, e como o garfo trabalha em ângulo, 1 cm faz muita diferença.
E o disco da embreagem está bom?
Fred Santos- Opaleiro
- Número de Mensagens : 126
Localização : Goiânia - GO
Modelo do carro : Opala 1972 Especial
Cilindros : 2.500 cilindradas
Data de inscrição : 03/05/2013
- Mensagem nº12
Re: Regular Embreagem do Opala 72
Então, o antigo dono fez o motor e trocou a embreagem, pelo menos foi o que ele disse, depois achei a nota fiscal, então acho que é verdade
Jacson Paladini- Opaleiro
- Número de Mensagens : 9
Idade : 29
Localização : Altonia,PR
Modelo do carro : Opala Comodoro 1984
Cilindros : 4 Acool
Data de inscrição : 12/01/2016
- Mensagem nº13
Re: Regular Embreagem do Opala 72
Gente to com poblema parecido, meu carro ja está com embreagem no fim da vida eu acho, mas afinal, se eu apertar o parafuso da capa seca até o pedal subir la em cima eu estou usando o maximo que minha embreagem proporciona, ou deixando o pedal lá em baixo o carro fica mais forte, estou com essa duvida, meu carro sai de lado sem embreagem, mas quando estou em terceira e piso o carro sobe o giro e nao vai ai começa embalar aos poucos, resumindo, pra usar o até a ultima gota, o pedal fica alto ou fica baixo ?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº14
Re: Regular Embreagem do Opala 72
Por favor, não fique repetindo a mesma pergunta em vários tópicos, eu exclui as outras.
O pedal tem que começar a soltar a embreagem uns cinco centímetros depois de pisar e voltar a atuar uns cinco centímetros depois de soltar o pé.
Quer testar a embreagem coloque cinco pessoas no carro e faça o teste de rampa, a embreagem não pode chiar ou vibrar e patinar.
E na parede corta fogo tem uma arruela de ajuste.
Fora destas especificações está ruim ou mal ajustada no cabo ou no parafuso da caixa seca.
O pedal tem que começar a soltar a embreagem uns cinco centímetros depois de pisar e voltar a atuar uns cinco centímetros depois de soltar o pé.
Quer testar a embreagem coloque cinco pessoas no carro e faça o teste de rampa, a embreagem não pode chiar ou vibrar e patinar.
E na parede corta fogo tem uma arruela de ajuste.
Fora destas especificações está ruim ou mal ajustada no cabo ou no parafuso da caixa seca.
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