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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
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REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
MANDRAKE-PX®- Opaleiro
- Número de Mensagens : 86
Idade : 43
Localização : BIRIGUI-SP
Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
Cilindros : 4CC Á ALCOOL
Data de inscrição : 10/01/2012
- Mensagem nº1
REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
BOA TARDE GALERA, ANTIGAMENTE USAVA-SE ESSE PROCEDIMENTO DE USAR UMA FOLHA DE JORNAL OU PAPEL CELOFANE DE CIGARRO, PARA REGULAR A FOLGA DAS BRONZINAS ALGUEM SABE COMO FAZ ESSE PROCEDIMENTO?
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
Tem uma coisa propria pra isso, acho que é plastic range o nome.
Vi uma vez lá num tópico do BANDIT, ele deve saber te explicar certo onde achar isso.
Essas folgas tem que ser precisas, então usa um negocio bom pra ter certeza que não vai dar problema depois.
Vi uma vez lá num tópico do BANDIT, ele deve saber te explicar certo onde achar isso.
Essas folgas tem que ser precisas, então usa um negocio bom pra ter certeza que não vai dar problema depois.
Pedrão B.- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4504
Idade : 40
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
Ex-Coupé Standard 76
Ex-Sedan Diplomata 85
Ex-Sedan SL 88
Sedan Comodoro 81
Cilindros : 4
6
6
4
4
Data de inscrição : 15/09/2011
Das ou da última bronzina?
Se for essa, usa papel de seda, aqueles de pipa.
[]'s
Se for essa, usa papel de seda, aqueles de pipa.
[]'s
_________________
"In Torque We Trust!"
MANDRAKE-PX®- Opaleiro
- Número de Mensagens : 86
Idade : 43
Localização : BIRIGUI-SP
Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
Cilindros : 4CC Á ALCOOL
Data de inscrição : 10/01/2012
Diegoj escreveu:Tem uma coisa propria pra isso, acho que é plastic range o nome.
Vi uma vez lá num tópico do BANDIT, ele deve saber te explicar certo onde achar isso.
Essas folgas tem que ser precisas, então usa um negocio bom pra ter certeza que não vai dar problema depois.
ja vi no youtube mesmo esse produto, um cara acertando as folgas do maveco 8 cc, vou dar uma procurada pra comprar e como usar
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
Essa folga é no aperto dos parafusos ou tem que tirar material das peças ?
MANDRAKE-PX®- Opaleiro
- Número de Mensagens : 86
Idade : 43
Localização : BIRIGUI-SP
Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
Cilindros : 4CC Á ALCOOL
Data de inscrição : 10/01/2012
Pedrão B. escreveu:Das ou da última bronzina?
Se for essa, usa papel de seda, aqueles de pipa.
[]'s
seria de todas as bronzinas, de biela/mancal, vou me aventurar em fazer meu motor pela primeira vez, e minha duvida é nos ajustes dessas folgas, como seria o precedimento usando jornal/seda/celofane de cigarro, onde coloca o papel ou plastico do cigarro nas bronzinas, e da o aperto, e depois como confere as folgas
MANDRAKE-PX®- Opaleiro
- Número de Mensagens : 86
Idade : 43
Localização : BIRIGUI-SP
Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
Cilindros : 4CC Á ALCOOL
Data de inscrição : 10/01/2012
Glaucio Missioneiro escreveu:Essa folga é no aperto dos parafusos ou tem que tirar material das peças ?
ja seria com o motor retificado, para montar o virabrequim no bloco, e deixar a folga correta, usando esses materiais jornal/seda/plastico de cigarro, vou dar uma de louco e fazer meu motor, com o conhecimento que ja tenho, pra ficar no capricho, mais minha duvida é essas benditas folgas, porisso to pesquisando aqui com vcs pra nao fazer cagada e na hora de ligar o motor nao ir tudo pelo espaço...eeee, to pintando peça por peça, to caprixando pra ficar do meu jeito copiooo
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
Entendi, vou usar esse tópico pra aprender também. Sempre vejo o pessoal falando em folga de motor, mas não entendi na prática como se dão essas folgas. Então é no aperto mesmo.
Sr.Bianchi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1963
Localização : Passo Fundo-RS
Modelo do carro : GM Opala SS 79
Bmw E36 coupé 328I
Ford F-250 4x4
Cilindros : 6+6+4
Data de inscrição : 16/02/2012
Glaucio Missioneiro escreveu:Entendi, vou usar esse tópico pra aprender também. Sempre vejo o pessoal falando em folga de motor, mas não entendi na prática como se dão essas folgas. Então é no aperto mesmo.
Glaucio, não sei exatamente o que você se refere a aperto, mas essas folgas são entre virabrequim-mancais e bielas-mancais. Mas não no aperto. Aperto o único cuidado é na ordem dos parafusos e seu torque correto.
Essas folgas é por ex.: o diâmetro do colo do virabrequim + folga, que será dada ao retirar material da bronzina. Seria a folguinha entre o colo do vira e a bronzina. Se ajusta folga axial e radial.
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº10
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
Pensei que fosse na hora de apertar os parafusos de mancal de de biela que deveria ser deixada a tal folga...
acho que só vendo ao vivo mesmo pra entender kkkk
lendo com calma, acho que agora, entendi:
tira material da bronzina
monta
mede e confere
acho que só vendo ao vivo mesmo pra entender kkkk
lendo com calma, acho que agora, entendi:
tira material da bronzina
monta
mede e confere
MANDRAKE-PX®- Opaleiro
- Número de Mensagens : 86
Idade : 43
Localização : BIRIGUI-SP
Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
Cilindros : 4CC Á ALCOOL
Data de inscrição : 10/01/2012
- Mensagem nº11
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
Sr.Bianchi escreveu:Glaucio Missioneiro escreveu:Entendi, vou usar esse tópico pra aprender também. Sempre vejo o pessoal falando em folga de motor, mas não entendi na prática como se dão essas folgas. Então é no aperto mesmo.
Glaucio, não sei exatamente o que você se refere a aperto, mas essas folgas são entre virabrequim-mancais e bielas-mancais. Mas não no aperto. Aperto o único cuidado é na ordem dos parafusos e seu torque correto.
Essas folgas é por ex.: o diâmetro do colo do virabrequim + folga, que será dada ao retirar material da bronzina. Seria a folguinha entre o colo do vira e a bronzina. Se ajusta folga axial e radial.
é isso mesmo que queria saber, a folga radial e axial, pra mim tbm era só no aperto, usando o jornal ou o plastiquinho do cigarro ia apertando e prensando o papel ou plastico, para ver se a folga ta correta, depois que vim da retifica, quer dizer entao que derrepente tem que tirar material da bronzina para regular a folga?
MANDRAKE-PX®- Opaleiro
- Número de Mensagens : 86
Idade : 43
Localização : BIRIGUI-SP
Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
Cilindros : 4CC Á ALCOOL
Data de inscrição : 10/01/2012
- Mensagem nº12
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
Glaucio Missioneiro escreveu:Pensei que fosse na hora de apertar os parafusos de mancal de de biela que deveria ser deixada a tal folga...
acho que só vendo ao vivo mesmo pra entender kkkk
lendo com calma, acho que agora, entendi:
tira material da bronzina
monta
mede e confere
eu pensei que fosse assim: quando o motor chegar da retifica, rezando para o cara da retifica ter feito um otimo serviço, era só montar o virabrequim, e dando aperto nos mancais de biela e bloco, colocando o jornal ou platico do cigarro entre a bronzina e virabrequim, ai chegava no aperto, ai ia prensar o palpelzinho, e ia travar o virabreuim, depois soltava as porcas e tirava o papelzinho, e o vira tinha que girar meio livre
chicano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 331
Idade : 42
Localização : PLANALTINA-GO
Modelo do carro : opala comodoro sle 89
4.4 ASPIRADO...
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 01/05/2009
- Mensagem nº13
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
quero acompanhar essa também...
gustavohab- Opaleiro
- Número de Mensagens : 117
Idade : 36
Localização : jundiai-SP
Modelo do carro : OPALA DIPLOMATA 4P 1986 6CC ALCOOL / CARAVAN COMODORO 6CC IDF 44 COMANDO 298
Cilindros : 6CC 4.1L ALCOOL
Data de inscrição : 25/12/2013
- Mensagem nº14
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
acompanhando...
Sr.Bianchi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1963
Localização : Passo Fundo-RS
Modelo do carro : GM Opala SS 79
Bmw E36 coupé 328I
Ford F-250 4x4
Cilindros : 6+6+4
Data de inscrição : 16/02/2012
- Mensagem nº15
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
Na verdade é o seguinte: a própria retífica faz o ajuste das bronzinas. Eles tem a tabela com as folgas corretas e deixam as folgas conforme as especificações.
Isso, "a principio". Se eu fosse montar um montar preparado principalmente, levaria as folgas que quero que deixem (visto que motores preparados utilizam folgas maiores) e depois iria me certificar por meio medição que estão conforme o pedido.
Eu não confiaria em papel, plástico ou esse tipo de coisa. Você pode pegar um plástico de menor/maior espessura ou um papel de maior/menor gramatura, assim como tecido etc. Isso é coisa que se usava antigamente.
Esse plastigage parece interessante. Mas em geral se usa micrometro, paquímetro, relógio comparador, súbito...
Isso, "a principio". Se eu fosse montar um montar preparado principalmente, levaria as folgas que quero que deixem (visto que motores preparados utilizam folgas maiores) e depois iria me certificar por meio medição que estão conforme o pedido.
Eu não confiaria em papel, plástico ou esse tipo de coisa. Você pode pegar um plástico de menor/maior espessura ou um papel de maior/menor gramatura, assim como tecido etc. Isso é coisa que se usava antigamente.
Esse plastigage parece interessante. Mas em geral se usa micrometro, paquímetro, relógio comparador, súbito...
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 28
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº16
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
Esse plastigage é o correto para medir as folgas,até a GM recomendava e você compra por menos de R$30,00 uma tira
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
Murilo R- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1539
Idade : 41
Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 16/02/2012
- Mensagem nº17
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
estou acompanhando interessante esse topico
renato732- Opaleiro
- Número de Mensagens : 317
Data de inscrição : 04/06/2009
- Mensagem nº18
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
Plastigage é só para conferencia e um ajuste fino.
O correto é pedia na retifica a folga que quer. Quando chegar, medir tudo novamente (usando paquímetro, micrômetro, súbito etc...). Só depois usa o plastigage pra medir a folga após o torque.
O correto é pedia na retifica a folga que quer. Quando chegar, medir tudo novamente (usando paquímetro, micrômetro, súbito etc...). Só depois usa o plastigage pra medir a folga após o torque.
Pedrão B.- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4504
Idade : 40
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
Ex-Coupé Standard 76
Ex-Sedan Diplomata 85
Ex-Sedan SL 88
Sedan Comodoro 81
Cilindros : 4
6
6
4
4
Data de inscrição : 15/09/2011
- Mensagem nº19
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
renato732 escreveu:Plastigage é só para conferencia e um ajuste fino.
O correto é pedia na retifica a folga que quer. Quando chegar, medir tudo novamente (usando paquímetro, micrômetro, súbito etc...). Só depois usa o plastigage pra medir a folga após o torque.
O único ajuste a ser feito, em casos de montagem STD(nada a ver com medidas), é o encosto da última bronzina.
Assim que os mecanicos montam...confiando na retífica e na Metal Leve.
[]'s
_________________
"In Torque We Trust!"
MANDRAKE-PX®- Opaleiro
- Número de Mensagens : 86
Idade : 43
Localização : BIRIGUI-SP
Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
Cilindros : 4CC Á ALCOOL
Data de inscrição : 10/01/2012
- Mensagem nº20
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
Pedrão B. escreveu:renato732 escreveu:Plastigage é só para conferencia e um ajuste fino.
O correto é pedia na retifica a folga que quer. Quando chegar, medir tudo novamente (usando paquímetro, micrômetro, súbito etc...). Só depois usa o plastigage pra medir a folga após o torque.
O único ajuste a ser feito, em casos de montagem STD(nada a ver com medidas), é o encosto da última bronzina.
Assim que os mecanicos montam...confiando na retífica e na Metal Leve.
[]'s
isso que to pensando, confiar na retifica, um amigo meu retificou o motor dele e a retifica mandou a parte de baixo montada, ai o mecanico conferiu e fez os reapertos e regulagens tudo novamente, pois disse que o virabrequim estava rodando muito duro, quando esta montado a parte de baixo, o virabrequim consegue-se rodar com a mão?
OpaleiroATEOFIM- Opaleiro
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Modelo do carro : Gm/Opala-Standard-1979
Cilindros : 4cil/Montando o 6
Data de inscrição : 19/06/2013
- Mensagem nº21
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
Montei o meu eu mesmo sem medir nada motor original colokei as bronzinas na biela e montei as bielas no vibrabrequin motor ta rodando tranquilo gira ele na mao! eu axo q em caso de ser um motor original nem precise desa (medida) pq as bronzinas ja vem em tamanho padrao! penso eu pode ser q estou errado!
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº22
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
Aqui tem alguns assuntos legais, acho que são 9 partes.
http://www.carburado.com.br/2009/07/retificacao-de-motores.html
http://www.carburado.com.br/2009/07/retificacao-de-motores.html
bruno silverstar83- Opaleiro
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Idade : 28
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº23
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
adpachec escreveu:Aqui tem alguns assuntos legais, acho que são 9 partes.
http://www.carburado.com.br/2009/07/retificacao-de-motores.html
Bom documento esse
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Opala muito mais que um carro,uma paixão.
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
MANDRAKE-PX®- Opaleiro
- Número de Mensagens : 86
Idade : 43
Localização : BIRIGUI-SP
Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
Cilindros : 4CC Á ALCOOL
Data de inscrição : 10/01/2012
- Mensagem nº24
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
adpachec escreveu:Aqui tem alguns assuntos legais, acho que são 9 partes.
http://www.carburado.com.br/2009/07/retificacao-de-motores.html
INTERESSANTE O ASSUNTO, PELO QUE ENTENDI NO TEXTO ENTAO, A FOLGA SE DA PELA OVALIZAÇÃO DAS CAPAS DE MANCAIS E BIELAS, ATE MESMO NO COLO DO BLOCO DO MOTOR ONDE SE ALOJA AS BRONZINAS CAUSADA PELA TEMPERATURA EXCESSIVA DO MOTOR, PORISSO QUE AS VEZES TEM QUE TIRAR MATERIAL DAS CAPAS DE MANCAIS E DE BIELAS, OU ATE MESMO NO COLO DO BLOCO, ANTIGAMENTE O PESSOAL USAVA UM VIDRO NO CHÃO PLANO E UMA LIXA PARA TIRAR MATERIAL DA PARTE DE BAIXO DAS CAPAS DE MANCAIS E BIELAS, TIPO PLAINAR, PARA REDUZIR A FOLGA, O PAPELZINHO(JORNAL/CELOFANE DE CIGARRO/SEDA) SERIA PARA MEDIR A FOLGA, PERMITIDA PELO FABRICANTE, PORISSO É IMPORTANTE VER A EXPESSURA DO PAPEL COMO DISSE O AMIGO AI ENCIMA, SE É O MESMO MILIMITRO QUE O FABRICANTE RECOMENDA
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº25
Re: REGULAR FOLGA DE BONZINAS DE MANCAL E BIELA DO OPALA
MANDRAKE-PX escreveu:adpachec escreveu:Aqui tem alguns assuntos legais, acho que são 9 partes.
http://www.carburado.com.br/2009/07/retificacao-de-motores.html
INTERESSANTE O ASSUNTO, PELO QUE ENTENDI NO TEXTO ENTAO, A FOLGA SE DA PELA OVALIZAÇÃO DAS CAPAS DE MANCAIS E BIELAS, ATE MESMO NO COLO DO BLOCO DO MOTOR ONDE SE ALOJA AS BRONZINAS CAUSADA PELA TEMPERATURA EXCESSIVA DO MOTOR, PORISSO QUE AS VEZES TEM QUE TIRAR MATERIAL DAS CAPAS DE MANCAIS E DE BIELAS, OU ATE MESMO NO COLO DO BLOCO, ANTIGAMENTE O PESSOAL USAVA UM VIDRO NO CHÃO PLANO E UMA LIXA PARA TIRAR MATERIAL DA PARTE DE BAIXO DAS CAPAS DE MANCAIS E BIELAS, TIPO PLAINAR, PARA REDUZIR A FOLGA, O PAPELZINHO(JORNAL/CELOFANE DE CIGARRO/SEDA) SERIA PARA MEDIR A FOLGA, PERMITIDA PELO FABRICANTE, PORISSO É IMPORTANTE VER A EXPESSURA DO PAPEL COMO DISSE O AMIGO AI ENCIMA, SE É O MESMO MILIMITRO QUE O FABRICANTE RECOMENDA
Isto mesmo.....mas são truques antigos.
Eu salvei o artigo, vou dar uma lida também.
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