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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Aquecimento exagerado, 4.4  Empty Aquecimento exagerado, 4.4

    Mensagem por gustavok Seg 9 Dez - 15:12:23

    Motor novo, 4.4, comando crower 292x298, 10,5 de taxa, cabecote todo feito pelo Jefferson aqui do forum, ainda estou com coletor original porq nem consigo chegar no escapamento para mandar fazer. Estou com uma webber 446 (alcool) rodando na gasolina, vela grau 7, estou monitorando com hallmeter e nao da falta (ao menos ate agora)
    O problema e que o mecanico nao sabe porq ta esquentando tanto, a ponto de eu nao conseguir andar 2 km sem chegar a temp no vermelho.

    Ja troquei bomba d agua, mandei abrir o radiador e limpar, foi medido a temp do motor e esta marcando correto. Nao uso valvula termostatica, uso helice, mas instalei ventoinha eletrica auxiliar.

    Antes de levar para um mecanico, queria alguma opiniao, o q poderia ser

    Sera q esse coletor de escape estaria restringindo tanto assim a ponto de esquentar assim
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    Aquecimento exagerado, 4.4  Empty Re: Aquecimento exagerado, 4.4

    Mensagem por RN_Willemann Seg 9 Dez - 15:44:55

    amigo, pq nao testa colocar o 6x2 ? compre o coletor e coloque em casa pra testar, e depois leve pra fazer o resto.

    nao poderia esquentar tantto assim....
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    Aquecimento exagerado, 4.4  Empty Re: Aquecimento exagerado, 4.4

    Mensagem por gustavok Seg 9 Dez - 16:14:02

    tentei, mas o 6x2 esbarra no freio de mao e nas varetas do cambio 3 marchas, vou ter q levar pra fazer sob medida, infelizmente.
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    Mensagem por RN_Willemann Seg 9 Dez - 16:50:56

    putz.....será que o original tranca tanto assim a ponto de nao dar pra ir ateh a oficina,, que zica, vamos esperar os mais experts
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    Mensagem por RN_Willemann Seg 9 Dez - 16:53:47

    claro, supondo que o ponto está ok, regulagem de válvulas correta para o comando (90% dos mecânicos que conheço deixam enforcado, infelizmente.....) e que o carro não está dando falta...
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    Aquecimento exagerado, 4.4  Empty Re: Aquecimento exagerado, 4.4

    Mensagem por rafa_pr Seg 9 Dez - 17:02:14

    Eu sei que é chato, mas eu tiraria o cabeçote do motor pra dar uma conferida..

    Qdo o meu trincou, eram exatamente esses sintomas! A fissura tira a pressão do sistema, a água não circula direito e começa esse aquecimento maluco. De início, veja se a água não tá baixando...

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    Aquecimento exagerado, 4.4  Empty Re: Aquecimento exagerado, 4.4

    Mensagem por gustavok Seg 9 Dez - 17:45:20

    Agradeço a atenção, pensei sobre tirar o cabeçote também, mas a agua não baixa, e o oleo esta ok.
    Inicialmente achei q o ponto estivesse muito fora.
    So sei q to bem desanimado, depois de 2 anos parado fazendo o motor.
    No hallmeter não acusa falta de combustível, esta no ideal, e será q um pouco magro esquentaria tanto
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    Aquecimento exagerado, 4.4  Empty Re: Aquecimento exagerado, 4.4

    Mensagem por BANDIT Seg 9 Dez - 18:01:48

    magro esquenta sim !!!!

    a taxa pra comando 298° tá boa .....tem que ser assim taxado mesmo.....( ou até um pouco +)   Vc não tem excesso de taxa .....se está medido corretamente

    Meu conselho !

    radiador NOVO.....e ventoinha elétrica.....joga no lixo aquela porcaria de hélice !!!!!!!


    Qual o ponto inicial que vc, está usando ?????
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    Aquecimento exagerado, 4.4  Empty Re: Aquecimento exagerado, 4.4

    Mensagem por BANDIT Seg 9 Dez - 18:03:54

    o teu cabeçote foi rebaixado em quantos mm ?????

    Se for cabeçote 831...ele é FRACO ...esse cabeçote não vale nada !!!!
    com segurança se rebaixa ele ai 1.5mm.  ( oque pra dar taxa é nada !!!)  acima disso vc. conta com a sorte ! OKK
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    Aquecimento exagerado, 4.4  Empty Re: Aquecimento exagerado, 4.4

    Mensagem por RN_Willemann Ter 10 Dez - 9:52:22

    eu tirei 1,5mm do meu 831, nao arrisco mais que isso.....

    deixei assim pq vaai que preciso retificar e tirar mais 0,2 0,3, ainda da pra montar....

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    Aquecimento exagerado, 4.4  Empty Re: Aquecimento exagerado, 4.4

    Mensagem por gustavok Ter 10 Dez - 14:47:56

    BANDIT escreveu:o teu cabeçote foi rebaixado em quantos mm ?????

    Se for cabeçote 831...ele é FRACO ...esse cabeçote não vale nada !!!!
    com segurança se rebaixa ele ai 1.5mm.  ( oque pra dar taxa é nada !!!)  acima disso vc. conta com a sorte ! OKK

    Meu cabeçote e 831 e nao lembro ao certo quanto foi tirado, mas algo em torno de 1,2. Esta com 70cc as camaras do cabecote, com o pistao rente ao bloco. Junta felpro. Calculei o 10,5 de taxa seguindo as formulas aqui postadas pelo Jeferson Hert. Como foi o mecanico que montou tudo nao sei dizer qual o ponto.
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    Aquecimento exagerado, 4.4  Empty Re: Aquecimento exagerado, 4.4

    Mensagem por BANDIT Ter 10 Dez - 18:22:55

    Mas ai não ajuda em nada .....vc. tem que saber o ponto.....sem informação não adianta pedir ajuda ....
    a principio eu acho que problema de cabeçote não é ....

    e o radiador é novo?
    ventoinha elétrica?
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    Mensagem por RN_Willemann Ter 10 Dez - 18:31:18

    dar dicas por forum já é complicado, imagina sem o amigo saber o ponto do carro pelo menos... impossível.

    eu começaria pelo ponto, e tirava a mangueira da saída termostática, colocaria uma mangueira no radiador e ligava o carro pra ver a água circular.
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    Mensagem por gustavok Ter 10 Dez - 18:51:14

    Entao, perguntei e o ponto inicial está em 8°, folga de valvula 0,40. O radiador não é novo, mas foi mandado testar, foi aberto e limpo.
    Sei bem da dificuldade de diagnostico assim, mas as opiniões diversas abre para outras possibilidades. Varias cabeças pensam melhor.
    Quanto a ventoinha, meu carro esquenta tanto, até parado na garagem com capo aberto em questao de minutos.
    Agradeço a ajuda
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    Mensagem por RN_Willemann Ter 10 Dez - 18:58:17

    tenta botar uma mangueira pela boca de abastecimento do radiador e soltar a da válvula termostática, e ligue o carro pra ver se a água circula depois de o motor aquecer, no começo a válvula segura, depois é pra soltar a água...
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    Mensagem por gustavok Ter 10 Dez - 19:02:42

    nunca usei valvula termostatica nesse carro
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    Mensagem por FabioM Ter 10 Dez - 20:23:31

    Mas a água tá circulando velho? Só um chute mas não custa tentar. Vai que é a bomba d'agua está bichada.
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    Mensagem por Rodrigo Márcio Ter 10 Dez - 20:49:08

    Depois de quente ele fica pesado para virar no arranque? Se sim, a montagem das bronzinas pode ter sido sem o devido ajuste de folga.
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    Mensagem por gustavok Qua 11 Dez - 3:12:56

    FabioM escreveu:Mas a água tá circulando velho? Só um chute mas não custa tentar. Vai que é a bomba d'agua está bichada.

    Ta circulando. Infelizmente ja troquei a bomba d agua.
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    Mensagem por j ricardo Qua 11 Dez - 7:14:49

    BANDIT escreveu:Mas ai não ajuda em nada .....vc. tem que saber o ponto.....sem informação não adianta pedir ajuda ....
    a principio eu acho que problema de cabeçote não é ....

    e o radiador é novo?
    ventoinha elétrica?

    recebeu a resposta da MP?

    mandei ontem, mas hoje não ta aparecendo... estranho...


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    Mensagem por BANDIT Qua 11 Dez - 10:24:21

    j ricardo escreveu:
    BANDIT escreveu:Mas ai não ajuda em nada .....vc. tem que saber o ponto.....sem informação não adianta pedir ajuda ....
    a principio eu acho que problema de cabeçote não é ....

    e o radiador é novo?
    ventoinha elétrica?

    recebeu a resposta da MP?

    mandei ontem, mas hoje não ta aparecendo... estranho...


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    Mensagem por kdt_go Qua 11 Dez - 10:51:12

    Voce usa gasolina num motor com taxa 10,5:1, isso por si só gera muito calor pois o poder calorifico da gasolina, muito maior que o do alcool, somado a grande pressão gerada pela taxa (alta pra gasolina num carro sem recursos eletrônicos para compensar), o calor gerado é muito grande..

    Soma-se a isso o estrangulamento das galerias de água que ocorre quando se usa camisas e pistões do 4c no 6c (as paredes ficam finas e as passagens de água menores, portanto a troca de calor do motor com a água fica comprometida) e pronto, você tem aí um motor BEM quente.

    Sugiro estudar um radiador maior com mais de uma ventoínha, um interruptor que acione elas em uma temperatura menor que a normal (provavelmente está usando a de álcool, que mantem o motor mais quente,  use a da gasolina), o uso de aditivos para aumentar a temperatura de ebulição da água, um termômetro extra (só pra garantir) e pra fechar com chave de ouro, use um radiador de óleo pra ajudar a esfriar os ânimos do seu meninão, e se não for pedir muito, use um termômetro de óleo.
    Sei que seu carro não é um Fusca pra usar radiador de óleo (deusmilivre) mas seu motor naturalmente pelas características dele é um grande gerador de calor e o que voce puder fazer pra ajudar ele a dissipar isso é bom.

    Uma pergunta: seu carro "grila" muito??
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    Mensagem por adpachec Qua 11 Dez - 10:58:51

    gustavok escreveu:nunca usei valvula termostatica nesse carro

    Acho que está aí o problema.....

    E como está a vedação da tampa do radiador?
    E qual o nível da água que coloca.....sem a válvula e muito ar no sistema e a tampa ruim a água expande.
    Mesmo que nunca uso a válvula se é para dar pau um dia vai dar........pode demorar mas vai............
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    Mensagem por BANDIT Qua 11 Dez - 11:04:24

    gustavok escreveu:Entao, perguntei e o ponto inicial está em 8°, folga de valvula 0,40. O radiador não é novo, mas foi mandado testar, foi aberto e limpo.
    Sei bem da dificuldade de diagnostico assim, mas as opiniões diversas abre para outras possibilidades. Varias cabeças pensam melhor.
    Quanto a ventoinha, meu carro esquenta tanto, até parado na garagem com capo aberto em questao de minutos.
    Agradeço a ajuda


    Não sei onde está o problema !!!!

    o ponto de 8° tá bom ....( poderia ser até 13°)   a taxa tem que ter pra um comando de 298°  tem que ser essa (eu iria de 11) ...pra gasolina !

    agora que o bicho começa a pegar !!!!!

    começa a ficar + feia a situação

    Eu insisto em trocar o radiador e colocar  ventoinha elétrica    (de preferência 2 )  ...o radiador faz ele :

    colmeias do antigo 80/84......com as laterais do moderno...( é o maior volume que da pra fazer no opala)   e as laterais  do moderno    já tem  o apoio pra ventoinha original do opala ...que é boa !

    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    o negocio de complicar é o seguinte :

    o carto ta bom .....

    agora começa coçar a pulga do:

    folga de cilindro...será que está correta ?????   Ainda + pra um comandão desse  tem que usar folga de cilindro bem maior que os 7 originais !!!!!

    será que está com essa folga ????

    Como está a tampa do radiador.....é nova.....não está vazando ????
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    Mensagem por adpachec Qua 11 Dez - 11:05:01

    gustavok escreveu:Motor novo, 4.4, comando crower 292x298, 10,5 de taxa, cabecote todo feito pelo Jefferson aqui do forum, ainda estou com coletor original porq nem consigo chegar no escapamento para mandar fazer. Estou com uma webber 446 (alcool) rodando na gasolina, vela grau 7, estou monitorando com hallmeter e nao da falta (ao menos ate agora)
    O problema e que o mecanico nao sabe porq ta esquentando tanto, a ponto de eu nao conseguir andar 2 km sem chegar a temp no vermelho.

    Ja troquei bomba d agua, mandei abrir o radiador e limpar, foi medido a temp do motor e esta marcando correto. Nao uso valvula termostatica, uso helice, mas instalei ventoinha eletrica auxiliar.

    Antes de levar para um mecanico, queria alguma opiniao, o q poderia ser

    Sera q esse coletor de escape estaria restringindo tanto assim a ponto de esquentar assim


    A única coisa que parece que não olhou é o regulador de tensão do marcador de temperatura....pode ser ali.....o meu ao acelerar ia la no vermelho.
    E até mesmo isolação gasta da fiação (+) em contato com a lata.....
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    Mensagem por BANDIT Qua 11 Dez - 11:06:33

    adpachec escreveu:
    gustavok escreveu:nunca usei valvula termostatica nesse carro

    Acho que está aí o problema.....

    E como está a vedação da tampa do radiador?
    E qual o nível da água que coloca.....sem a válvula e muito ar no sistema e a tampa ruim a água expande.
    Mesmo que nunca uso a válvula se é para dar pau um dia vai dar........pode demorar mas vai............


    Não é ai não.....eu fiz bastante ford 302....sem válvula .....que é par derrubar mesmo a temperatura !!!! pra fazer o carro andar...em AP também ....isso no álcool .....

    mas também estou suspeitado da tampa do radiador .....
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    Mensagem por kdt_go Qua 11 Dez - 11:08:50

    gustavok escreveu:nunca usei valvula termostatica nesse carro

    Tá explicado então! Não tinha visto essa mensagem.

    A valvula nao serve so pra fechar o circuito do motor pra ele esquentar mais rapido, ela serve tambem pra fechar o circuito menor impedindo que agua que te retorne ao motor, garantido que va toda pro radiador.

    Coloque uma válvula, provavelmente seu problema, se não acabar. vai diminuir muito.
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    Mensagem por kdt_go Qua 11 Dez - 11:11:21

    BANDIT escreveu:
    adpachec escreveu:

    Acho que está aí o problema.....

    E como está a vedação da tampa do radiador?
    E qual o nível da água que coloca.....sem a válvula e muito ar no sistema e a tampa ruim a água expande.
    Mesmo que nunca uso a válvula se é para dar pau um dia vai dar........pode demorar mas vai............


    Não é ai não.....eu fiz bastante ford 302....sem válvula .....que é par derrubar mesmo a temperatura !!!! pra fazer o carro andar...em AP também ....isso no álcool .....

    mas também estou suspeitado da tampa do radiador .....

    dependendo da geometria da sede da valvula e do estado de conservação da mesma, a ausencia da valvula pode favorecer o fluxo no circuito maior, mas no opala ela nao propicia miuto, e acaba dividindo o fluxo de agua quente entre a saida pro radiador e o retorno pro motor.
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    Mensagem por Pedrão B. Qua 11 Dez - 11:18:00

    kdt_go escreveu:Voce usa gasolina num motor com taxa 10,5:1, isso por si só gera muito calor pois o poder calorifico da gasolina, muito maior que o do alcool, somado a grande pressão gerada pela taxa (alta pra gasolina num carro sem recursos eletrônicos para compensar), o calor gerado é muito grande..

    Soma-se a isso o estrangulamento das galerias de água que ocorre quando se usa camisas e pistões do 4c no 6c (as paredes ficam finas e as passagens de água menores, portanto a troca de calor do motor com a água fica comprometida) e pronto, você tem aí um motor BEM quente.

    Sugiro estudar um radiador maior com mais de uma ventoínha, um interruptor que acione elas em uma temperatura menor que a normal (provavelmente está usando a de álcool, que mantem o motor mais quente,  use a da gasolina), o uso de aditivos para aumentar a temperatura de ebulição da água, um termômetro extra (só pra garantir) e pra fechar com chave de ouro, use um radiador de óleo pra ajudar a esfriar os ânimos do seu meninão, e se não for pedir muito, use um termômetro de óleo.
    Sei que seu carro não é um Fusca pra usar radiador de óleo (deusmilivre) mas seu motor naturalmente pelas características dele é um grande gerador de calor e o que voce puder fazer pra ajudar ele a dissipar isso é bom.

    Uma pergunta: seu carro "grila" muito??

    Permita-me fazer uma correção:
    Abrir os cilindros para pistões maiores, não diminui a passagem de água.

    A questão da parede fina, é meio paradoxal, pois ao mesmo tempo que se tem uma menor quantidade de material entre o cilindro e a água, material esse que absorve o calor sem passá-lo para a água, deixando a mais fria, essa menor quantidade de material, faz com que se troque mais calor do cilindro com a água, esfriando o cilindro mais rápido e esquentando a água mais rápido!

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    Mensagem por kdt_go Qua 11 Dez - 11:20:48

    Pedrão B. escreveu:
    kdt_go escreveu:Voce usa gasolina num motor com taxa 10,5:1, isso por si só gera muito calor pois o poder calorifico da gasolina, muito maior que o do alcool, somado a grande pressão gerada pela taxa (alta pra gasolina num carro sem recursos eletrônicos para compensar), o calor gerado é muito grande..

    Soma-se a isso o estrangulamento das galerias de água que ocorre quando se usa camisas e pistões do 4c no 6c (as paredes ficam finas e as passagens de água menores, portanto a troca de calor do motor com a água fica comprometida) e pronto, você tem aí um motor BEM quente.

    Sugiro estudar um radiador maior com mais de uma ventoínha, um interruptor que acione elas em uma temperatura menor que a normal (provavelmente está usando a de álcool, que mantem o motor mais quente,  use a da gasolina), o uso de aditivos para aumentar a temperatura de ebulição da água, um termômetro extra (só pra garantir) e pra fechar com chave de ouro, use um radiador de óleo pra ajudar a esfriar os ânimos do seu meninão, e se não for pedir muito, use um termômetro de óleo.
    Sei que seu carro não é um Fusca pra usar radiador de óleo (deusmilivre) mas seu motor naturalmente pelas características dele é um grande gerador de calor e o que voce puder fazer pra ajudar ele a dissipar isso é bom.

    Uma pergunta: seu carro "grila" muito??

    Permita-me fazer uma correção:
    Abrir os cilindros para pistões maiores, não diminui a passagem de água.

    A questão da parede fina, é meio paradoxal, pois ao mesmo tempo que se tem uma menor quantidade de material entre o cilindro e a água, material esse que absorve o calor sem passá-lo para a água, deixando a mais fria, essa menor quantidade de material, faz com que se troque mais calor do cilindro com a água, esfriando o cilindro mais rápido e esquentando a água mais rápido!

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    Eu sempre achei que a camisa era maior por fora, pra caber o pistão. por isso achava que diminuia a galeria. Mesmo assim, ele é um motor que gera mais.
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    Mensagem por Pedrão B. Qua 11 Dez - 11:34:28

    kdt_go escreveu:
    Pedrão B. escreveu:

    Permita-me fazer uma correção:
    Abrir os cilindros para pistões maiores, não diminui a passagem de água.

    A questão da parede fina, é meio paradoxal, pois ao mesmo tempo que se tem uma menor quantidade de material entre o cilindro e a água, material esse que absorve o calor sem passá-lo para a água, deixando a mais fria, essa menor quantidade de material, faz com que se troque mais calor do cilindro com a água, esfriando o cilindro mais rápido e esquentando a água mais rápido!

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    Eu sempre achei que a camisa era maior por fora, pra caber o pistão. por isso achava que diminuia a galeria. Mesmo assim, ele é um motor que gera mais.

    Então, mas nesse caso ele não mexeu nas camisas, somente no pistão.

    Não é que o 4" gera mais calor, o que acontece é que chega mais calor na água, e isso satura o sistema de arrefecimento, pois não foi projetado para trabalhar assim.

    Um exemplo simples: Pegue uma panela com água, de parede bem fina, coloque a no fogo, e cronometre o tempo em que essa água irá ferver.
    Daí pegue uma de parede bem grossa, e faça o mesmo, ela vai demorar mais para ferver.

    Feito isso, tire as duas do fogo e aguarde um tempo, daí meça a temperatura da água de ambas, a que tiver parede mais grossa, a agua vai estar mais quente, pois a maior quantidade de material conserva o calor, que neste caso está sendo trocado Água>Panela>Ar.

    No caso do motor é: Combustão(fonte de calor)>Parede Do Cilindro>Água>Ar(Radiador).

    Então, se a água está tirando mais calor proveniente da combustão da parede do cilindro, pois essa parede ficou menor e passou a isolar menos o calor, precisamos ajudar a água a trocar esse calor com o ar, ou aumentar a quantidade de água.

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    Mensagem por j ricardo Qua 11 Dez - 15:49:49

    Pedrão B. escreveu:
    kdt_go escreveu:

    Eu sempre achei que a camisa era maior por fora, pra caber o pistão. por isso achava que diminuia a galeria. Mesmo assim, ele é um motor que gera mais.

    Então, mas nesse caso ele não mexeu nas camisas, somente no pistão.

    Não é que o 4" gera mais calor, o que acontece é que chega mais calor na água, e isso satura o sistema de arrefecimento, pois não foi projetado para trabalhar assim.

    Um exemplo simples: Pegue uma panela com água, de parede bem fina, coloque a no fogo, e cronometre o tempo em que essa água irá ferver.
    Daí pegue uma de parede bem grossa, e faça o mesmo, ela vai demorar mais para ferver.

    Feito isso, tire as duas do fogo e aguarde um tempo, daí meça a temperatura da água de ambas, a que tiver parede mais grossa, a agua vai estar mais quente, pois a maior quantidade de material conserva o calor, que neste caso está sendo trocado Água>Panela>Ar.

    No caso do motor é: Combustão(fonte de calor)>Parede Do Cilindro>Água>Ar(Radiador).

    Então, se a água está tirando mais calor proveniente da combustão da parede do cilindro, pois essa parede ficou menor e passou a isolar menos o calor, precisamos ajudar a água a trocar esse calor com o ar, ou aumentar a quantidade de água.

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    Mensagem por adpachec Qua 11 Dez - 16:20:32

    Gostei do comparativo com a panela de pressão....legal....muito bom.

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    Mensagem por Pedrão B. Qua 11 Dez - 16:23:12

    j ricardo escreveu:
    Pedrão B. escreveu:

    Então, mas nesse caso ele não mexeu nas camisas, somente no pistão.

    Não é que o 4" gera mais calor, o que acontece é que chega mais calor na água, e isso satura o sistema de arrefecimento, pois não foi projetado para trabalhar assim.

    Um exemplo simples: Pegue uma panela com água, de parede bem fina, coloque a no fogo, e cronometre o tempo em que essa água irá ferver.
    Daí pegue uma de parede bem grossa, e faça o mesmo, ela vai demorar mais para ferver.

    Feito isso, tire as duas do fogo e aguarde um tempo, daí meça a temperatura da água de ambas, a que tiver parede mais grossa, a agua vai estar mais quente, pois a maior quantidade de material conserva o calor, que neste caso está sendo trocado Água>Panela>Ar.

    No caso do motor é: Combustão(fonte de calor)>Parede Do Cilindro>Água>Ar(Radiador).

    Então, se a água está tirando mais calor proveniente da combustão da parede do cilindro, pois essa parede ficou menor e passou a isolar menos o calor, precisamos ajudar a água a trocar esse calor com o ar, ou aumentar a quantidade de água.

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    Caramba J, fico feliz com o elogio!
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    Mensagem por Rubão6cc Qua 11 Dez - 17:42:28

    Pedrão B. escreveu:
    kdt_go escreveu:

    Eu sempre achei que a camisa era maior por fora, pra caber o pistão. por isso achava que diminuia a galeria. Mesmo assim, ele é um motor que gera mais.

    Então, mas nesse caso ele não mexeu nas camisas, somente no pistão.

    Não é que o 4" gera mais calor, o que acontece é que chega mais calor na água, e isso satura o sistema de arrefecimento, pois não foi projetado para trabalhar assim.

    Um exemplo simples: Pegue uma panela com água, de parede bem fina, coloque a no fogo, e cronometre o tempo em que essa água irá ferver.
    Daí pegue uma de parede bem grossa, e faça o mesmo, ela vai demorar mais para ferver.

    Feito isso, tire as duas do fogo e aguarde um tempo, daí meça a temperatura da água de ambas, a que tiver parede mais grossa, a agua vai estar mais quente, pois a maior quantidade de material conserva o calor, que neste caso está sendo trocado Água>Panela>Ar.

    No caso do motor é: Combustão(fonte de calor)>Parede Do Cilindro>Água>Ar(Radiador).

    Então, se a água está tirando mais calor proveniente da combustão da parede do cilindro, pois essa parede ficou menor e passou a isolar menos o calor, precisamos ajudar a água a trocar esse calor com o ar, ou aumentar a quantidade de água.

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    Tb gostei...bem explicado..


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    Mensagem por Licinio jr Qua 11 Dez - 18:59:32

    Eu acho que pode ser pouco combustível, principalmente na lenta. Tenta deixar mais gordinho pra ver se melhora. Todos os opalas que eu tive, depois de preparados eles esquentavam bem. No álcool o problema era bem menor, mas na gasolina, não podia pegar um trânsito que ia no vermelho. Carro preparado e na gasolina, pra pegar trânsito ou ficar parado, tem que estar mais gordinho.
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    Mensagem por BANDIT Qua 11 Dez - 19:31:55

    Pedrão B. escreveu:
    kdt_go escreveu:

    Eu sempre achei que a camisa era maior por fora, pra caber o pistão. por isso achava que diminuia a galeria. Mesmo assim, ele é um motor que gera mais.

    Então, mas nesse caso ele não mexeu nas camisas, somente no pistão.

    Não é que o 4" gera mais calor, o que acontece é que chega mais calor na água, e isso satura o sistema de arrefecimento, pois não foi projetado para trabalhar assim.

    Um exemplo simples: Pegue uma panela com água, de parede bem fina, coloque a no fogo, e cronometre o tempo em que essa água irá ferver.
    Daí pegue uma de parede bem grossa, e faça o mesmo, ela vai demorar mais para ferver.

    Feito isso, tire as duas do fogo e aguarde um tempo, daí meça a temperatura da água de ambas, a que tiver parede mais grossa, a agua vai estar mais quente, pois a maior quantidade de material conserva o calor, que neste caso está sendo trocado Água>Panela>Ar.

    No caso do motor é: Combustão(fonte de calor)>Parede Do Cilindro>Água>Ar(Radiador).

    Então, se a água está tirando mais calor proveniente da combustão da parede do cilindro, pois essa parede ficou menor e passou a isolar menos o calor, precisamos ajudar a água a trocar esse calor com o ar, ou aumentar a quantidade de água.

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    Mas é por isso que eu sempre defendi os 4pol...( é o veneno + em conta e  que vc. + vê resultado)

    só que :


    $ tem que ter um radiador novo
    $ ventoinha elétrica
    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    de preferencia jogar fora aquela garrafa de expansão....e fazer um sistema selado....de preferência....usando um reservatório de 1L.   ou +.......(tipo VW)

    e se possível ainda colocar uma ventoinha na dianteira do radiador!

    Oque nãos e pode é insistir em radiador veio e hélice !!!

    Quanto a explicação :

     Aquecimento exagerado, 4.4  122938  Aquecimento exagerado, 4.4  122938  Aquecimento exagerado, 4.4  122938 



    ( apesar que é meio obvio)
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    Mensagem por BANDIT Qua 11 Dez - 19:35:49

    Licinio jr escreveu:Eu acho que pode ser pouco combustível, principalmente na lenta. Tenta deixar mais gordinho pra ver se melhora. Todos os opalas que eu tive, depois de preparados eles esquentavam bem. No álcool o problema era bem menor, mas na gasolina, não podia pegar um trânsito que ia no vermelho. Carro preparado e na gasolina, pra pegar trânsito ou ficar parado, tem que estar mais gordinho.


    Eu ainda estou apostando no radiador veio.....mas sim !
    a regulagem é complicada na gasolina  ( é por isso que todo mundo faz carro no álcool )
    e no metanol é + fácil  ainda !!!

    o álcool refrigera o motor.....parece  piada ...+ oque 1° refrigera o motor é o combustível !!!

    ta pra vc. montar sim na gasolina ....só que da bem + trabalho ......( sorte tua que não é Webber italiana .....ai vc. iria rezar bastante ....) OKK
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    Mensagem por RN_Willemann Qua 11 Dez - 19:48:58

    o 446 tem que estar bem gordo de lenta e quase transbordando a cuba pra quase alimentar um comando desses.
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    Mensagem por gustavok Qui 12 Dez - 9:10:25

    BANDIT escreveu:Mas ai não ajuda em nada .....vc. tem que saber o ponto.....sem informação não adianta pedir ajuda ....
    a principio eu acho que problema de cabeçote não é ....

    e o radiador é novo?
    ventoinha elétrica?

    o radiador nao e novo, mas foi mandado abrir e verificar e a oficina de radiadores garantiu nao ser problema de radiador.
    tenho ventoinha eletrica como auxiliar mais a helice.
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    Aquecimento exagerado, 4.4  Empty Re: Aquecimento exagerado, 4.4

    Mensagem por gustavok Qui 12 Dez - 9:12:45

    RN_Willemann escreveu:o 446 tem que estar bem gordo de lenta e quase transbordando a cuba pra quase alimentar um comando desses.

    Esta dentro do ideal, nao esta gordo nao. Como vou levar o carro para o mecanico, provavelmente sabado, vou pedir pra dar uma engordada na mistura.
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    Aquecimento exagerado, 4.4  Empty Re: Aquecimento exagerado, 4.4

    Mensagem por gustavok Qui 12 Dez - 9:17:07

    BANDIT escreveu:
    gustavok escreveu:Entao, perguntei e o ponto inicial está em 8°, folga de valvula 0,40. O radiador não é novo, mas foi mandado testar, foi aberto e limpo.
    Sei bem da dificuldade de diagnostico assim, mas as opiniões diversas abre para outras possibilidades. Varias cabeças pensam melhor.
    Quanto a ventoinha, meu carro esquenta tanto, até parado na garagem com capo aberto em questao de minutos.
    Agradeço a ajuda


    Não sei onde está o problema !!!!

    o ponto de 8° tá bom ....( poderia ser até 13°)   a taxa tem que ter pra um comando de 298°  tem que ser essa (eu iria de 11) ...pra gasolina !

    agora que o bicho começa a pegar !!!!!

    começa a ficar + feia a situação

    Eu insisto em trocar o radiador e colocar  ventoinha elétrica    (de preferência 2 )  ...o radiador faz ele :

    colmeias do antigo 80/84......com as laterais do moderno...( é o maior volume que da pra fazer no opala)   e as laterais  do moderno    já tem  o apoio pra ventoinha original do opala ...que é boa !

    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    o negocio de complicar é o seguinte :

    o carto ta bom .....

    agora começa coçar a pulga do:

    folga de cilindro...será que está correta ?????   Ainda + pra um comandão desse  tem que usar folga de cilindro bem maior que os 7 originais !!!!!

    será que está com essa folga ????

    Como está a tampa do radiador.....é nova.....não está vazando ????

    A tampa do radiador nao vaza.
    Toda parte de retifica foi feita na retifica mais recomendada e bem conhecida daqui, q faz outros trabalhos destes, mas ...
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    Mensagem por gustavok Qui 12 Dez - 9:31:25

    Coloquei a ventoinha eletrica na frente do radiador e ainda estou com a helice, hj vou pegar o radiador que foi aberto e verificado, vou comprar em todo caso uma nova tampa para o radiador, engordar a mistura e testar.
    Se continuar o problema boto no guincho e deixa o mecanico abrir e verificar o cabeçote.

    Qual seria a folga de valvula indicada pra esse comando  Question Question 

    Agradeço a colaboração de todos, porq to perdidao
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    Aquecimento exagerado, 4.4  Empty Re: Aquecimento exagerado, 4.4

    Mensagem por adpachec Qui 12 Dez - 11:55:51

    gustavok escreveu:
    RN_Willemann escreveu:o 446 tem que estar bem gordo de lenta e quase transbordando a cuba pra quase alimentar um comando desses.

    Esta dentro do ideal, nao esta gordo nao. Como vou levar o carro para o mecanico, provavelmente sabado, vou pedir pra dar uma engordada na mistura.

    Mistura pobre?
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    Mensagem por BANDIT Qui 12 Dez - 16:20:53

    gustavok escreveu:
    BANDIT escreveu:Mas ai não ajuda em nada .....vc. tem que saber o ponto.....sem informação não adianta pedir ajuda ....
    a principio eu acho que problema de cabeçote não é ....

    e o radiador é novo?
    ventoinha elétrica?

    o radiador nao e novo, mas foi mandado abrir e verificar e a oficina de radiadores garantiu nao ser problema de radiador.
    tenho ventoinha eletrica como auxiliar mais a helice.


    Mas ai tem 2 hipótese distintas
    1° o cara pra não perder o  serviço de revisão....revisou o teu radiador....vc. pagou....e ele disse ta bom !

    2° como que um radiador (de mil e novecentos .......e sei lá oque) .....de ferro....pode estar perfeito  !

    a hélice não adianta nada .....ela só te ferra !!!!!
    troque por uma ventoinha elétrica !!!!

    veja se a tua ventoinha elétrica da dianteira esta´ligada na posição correta !


    eu acho que vc. não tem problema de cabeçote ....é problema de refrigeração ! OKK
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    Mensagem por adpachec Qui 12 Dez - 18:17:10

    BANDIT escreveu:
    gustavok escreveu:

    o radiador nao e novo, mas foi mandado abrir e verificar e a oficina de radiadores garantiu nao ser problema de radiador.
    tenho ventoinha eletrica como auxiliar mais a helice.


    Mas ai tem 2 hipótese distintas
    1° o cara pra não perder o  serviço de revisão....revisou o teu radiador....vc. pagou....e ele disse ta bom !

    2° como que um radiador (de mil e novecentos .......e sei lá oque) .....de ferro....pode estar perfeito  !

    a hélice não adianta nada .....ela só te ferra !!!!!
    troque por uma ventoinha elétrica !!!!

    veja se a tua ventoinha elétrica da dianteira esta´ligada na posição correta !


    eu acho que vc. não tem problema de cabeçote ....é problema de refrigeração ! OKK

    Pensei nisto também...sua ventoinha não gira ao contrário?

    E uma pergunta besta...mas você se baseia só no marcador de temperatura para achar que ele ferve, já passou um caso parecido por aqui.......marcador ou cebolão......

    http://www.opaleirosdoparana.com/t30760-marcador-de-temperatura-do-opala-com-defeito-resolvido

    http://www.opaleirosdoparana.com/t28843-temperatura-alta-defeito-no-marcador
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    Mensagem por gustavok Sex 13 Dez - 10:25:42

    BANDIT escreveu:
    gustavok escreveu:

    o radiador nao e novo, mas foi mandado abrir e verificar e a oficina de radiadores garantiu nao ser problema de radiador.
    tenho ventoinha eletrica como auxiliar mais a helice.


    Mas ai tem 2 hipótese distintas
    1° o cara pra não perder o  serviço de revisão....revisou o teu radiador....vc. pagou....e ele disse ta bom !

    2° como que um radiador (de mil e novecentos .......e sei lá oque) .....de ferro....pode estar perfeito  !

    a hélice não adianta nada .....ela só te ferra !!!!!
    troque por uma ventoinha elétrica !!!!

    veja se a tua ventoinha elétrica da dianteira esta´ligada na posição correta !


    eu acho que vc. não tem problema de cabeçote ....é problema de refrigeração ! OKK


    A principio o radiador ficou bem limpo por dentro, mas como vc disse, radiador de 1970
    A ventoinha na frente esta empurrando o ar, vou colocar outra ventoinha eletrica no lado de dentro puxando o ar.
    Ainda quero enriquecer a mistura um pouco.
    Comprei outra tampa de radiador porq na duvida ...
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    Aquecimento exagerado, 4.4  Empty Re: Aquecimento exagerado, 4.4

    Mensagem por gustavok Sex 13 Dez - 10:30:26

    [/quote]
    Pensei nisto também...sua ventoinha não gira ao contrário?

    E uma pergunta besta...mas você se baseia só no marcador de temperatura para achar que ele ferve, já passou um caso parecido por aqui.......marcador ou cebolão......

    http://www.opaleirosdoparana.com/t30760-marcador-de-temperatura-do-opala-com-defeito-resolvido

    http://www.opaleirosdoparana.com/t28843-temperatura-alta-defeito-no-marcador[/quote]


    Foi uma das hipoteses levantadas, dai levei o carro para medir a temperatura com um multimetro que acusa a temperatura, e marcou 90 graus no motor e 60 no radiador.
    E quando esquenta o cofre fica como um forno e a agua sai pelo respiro do radiador. Acabei descartando problema no cebolao.
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    Mensagem por BANDIT Sex 13 Dez - 19:16:38

    carro fervendo vc. coloca a mão na mangueira e sente ela borbulhando  !


    pelos número que vc. postou acima ......está normal    Idea ......... Question
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    Mensagem por gustavok Sex 13 Dez - 19:22:40

    Ouvi que chegando nos 100 graus ele ferve e empena cabeçote. Realmente o meu nao borbulha como vc mencionou, nao joga agua pela tampa ou coisas anormais nao.

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