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    Mensagem por teteubp Dom 8 Jun - 13:23:38

    Fala galera!
    bom.. dpois de ter jogado minha caixa(5m) no chão mais de 4 vezes tive uma ideia!
    eu ja tinha trocado os rolamentos e tudo e a danada não parava de roncar!
    dai eu pensei.. são as engrenagens, o piloto e o carretel!
    ai desmontei uma caixa de 4m (clac clac) pra ver como era..
    resultado o carretel era quase igualmente perfeito! tirando dois fatores:
    1º era mais longo;
    2º não tinha a cava pra uma das anilhas. (resolvido em um torneiro que fez a cava pra mim)

    sendo ele mais longo teria também que trocar as engrenagens do eixo principal, dai resolvi desmontar tudo! e ir vendo oque daria pra fazer.

    em fim! me surpreendi porque tudo se encaixava!
    consegui montar des do piloto até a quarta tudo da caixa "clac clac". e se não estou enganado essa caixa é reforçada. no caso não teria diferença dela para o uso de um motor 4 ou 6 (originais é claro)
    a quinta e a ré continuaram sem mexer .
    em fim. essa seria a tal caixa frankenstein?
    da pra eu socar um 6cc na cara dela?

    ps: parou a ronqueira e ficou bem mais longa.. a quinta é como um descanso pro motor!
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    caixa - caixa frankenstein?  Empty Re: caixa frankenstein?

    Mensagem por Elizeus151 Dom 8 Jun - 13:36:41

    Vai na busca que tem tudo sobre a fusão das caixas 5m do 4 cil e 4m do 6 cil clec clec,provavelmente foi o que vc fez sem ter pesquisado antes e acertou, só um detahle,se não me engano existe diferenças de ser mais reforçado o câmbio do 6 cil em relação ao de 4 cil.........
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    caixa - caixa frankenstein?  Empty Re: caixa frankenstein?

    Mensagem por Victor Meijerink Dom 8 Jun - 14:13:18

    Sempre acreditei que os câmbios 4m "ré pra frente" eram mais longos (primeira segunda e terceira) que os "clec-clec"... será que os de 5m são mais curtos então?
    mais um encaixa perfeitamente no outro...
    Um amigo meu fez a fuzão de um "cambio gama" num "4m ré pra frente",teve de usinar a carcaça,pra caber a engrenagem da quarta do gama(maior) e daí a terceira e quarta mudaram de lugar na alavanca...
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    caixa - caixa frankenstein?  Empty Re: caixa frankenstein?

    Mensagem por Diegoj Dom 8 Jun - 14:20:18

    É essa mesmo a caixa frankenstei ou 'fusionada' como falam.
    E fazem ela assim justamente pra poder usar um cambio 5 marchas no motor 6c sem gastar uma fortuna com outra caixa e sem precisar adaptar coisas no carro (alguns precisam rebater/recortar o tunel, outros tem que mexer na travessa do cambio...)

    Mas já tá com ela montada no carro? Já teve gente falando que só dava certo se usasse as engrenagens do cambio 4m moderno nela (o cambio ré pra frente), lembro que alguem tentou montar com as engrenagens do clec clec e não deu certo.
    Se tá funcionando já, é uma boa noticia pra quem pensa em fazer essa modificação, pq dá pra achar cambio clec clec bem mais barato que os ré pra frente.
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    Mensagem por teteubp Dom 8 Jun - 14:27:40

    o meu ta montado funcionando! hehehe
    não precisou modificar nada!
    a unica coisa q tive q fazer de mais na caixa foi levar o carretel da clac clac no torneiro pra fazer uma cava de uma trava que é utilizada na quinta.. no caso da clac clac não tem!
    amigos foi só tirar as engrenagens do primario de uma e passar pra outra! facil assim! sem mais modificações alem da modificação da cava! gostei muito da caixa!
    mas como ficou mais longa meu carro ficou meio frouxo! por ser motor 4cc.. mas to quase fechando negócio em um 6
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    Mensagem por Victor Meijerink Dom 8 Jun - 14:31:25

    No caso desse amigo meu,o câmbio tá numa caravan 90, funcinando perfeitamente (somente com as marchas invertidas de posição)...
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    Mensagem por teteubp Dom 8 Jun - 14:50:54

    Victor Meijerink escreveu:No caso desse amigo meu,o câmbio tá numa caravan 90, funcinando perfeitamente (somente com as marchas invertidas de posição)...
    mas o meu ta normal.. ficou tudo originalzim!
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    Mensagem por teteubp Dom 8 Jun - 14:57:02

    respondendo a duvida de alguns hehehe
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    Mensagem por teteubp Dom 8 Jun - 14:59:12

    mas quando faz essa modificação altomaticamente alonga-se a 5ª também!
    por que?
    por que eixo piloto manten-se com 15 dentes mas a engrenagem do carretel no qual ele se acopla é bem menor!
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    Mensagem por Victor Meijerink Dom 8 Jun - 15:10:58

    Massa cara,não tem coisa melhor que a gente monta uma coisa(principalmente com caixa de câmbio,que é um chute nos ovos) e dar tudo certo, no caso da adaptação aqui,não foi possível deixar as marchas na posição original,no gama antigo dá, as chapas que acionam as marchas,que ficam na tampa,são invertidas, daí fica certo, mas no 4m ré pra frente não teve jeito... parabéns pelo serviço e obrigado pela tabela aí em cima,tá copiada já!!!
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    Mensagem por teteubp Dom 8 Jun - 15:21:07

    Victor Meijerink escreveu:Massa cara,não tem coisa melhor que a gente monta uma coisa(principalmente com caixa de câmbio,que é um chute nos ovos) e dar tudo certo, no caso da adaptação aqui,não foi possível deixar as marchas na posição original,no gama antigo dá, as chapas que acionam as marchas,que ficam na tampa,são invertidas, daí fica certo, mas no 4m ré pra frente não teve jeito...  parabéns pelo serviço e obrigado pela tabela aí em cima,tá copiada já!!!
    hehehe obrigado.. vou procurar sobre o cambio gama.. não conhesso!
    qlqr duvida sobre a montagem só me perguntar
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    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 8 Jun - 16:21:46

    Tem um tópico desse cambio aqui no forum

    http://www.opaleirosdoparana.com/t23227-cambio-frankstein-e-hora-da-fusaotutorial

    uma caixa 5M original do 4cil já aguenta um 6 original,agora se for um motor mais espertinho é dois toque pra quebrar


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    Mensagem por Victor Meijerink Dom 8 Jun - 16:45:43

    O que quebra na 5m é o eixo da saída do cardan, com 4 cil nunca vi quebrar, mas com 6 é dois toque!
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    Mensagem por Murilo R Dom 8 Jun - 16:52:29

    pegando uma carona gostaria de ter uma opinião dos amigos tenho uma cx, 4 marcha ré pra frente desmontada o numero é gm2= 94614850 e o carretel tem o numero nele 3313755 será que essa cx é do 4cc ou 6cc
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    Mensagem por teteubp Dom 8 Jun - 17:14:03

    Victor Meijerink escreveu:O que quebra na 5m é o eixo da saída do cardan, com 4 cil nunca vi quebrar, mas com 6 é dois toque!
    intão tu acha que a minha pode quebrar a ponta de saida do primario? ja que vou colocar um 6
    caneco
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    Mensagem por Victor Meijerink Dom 8 Jun - 17:21:11

    Quebra. quebra sim, mais lógico, depende do diferencial da exigência... se chama valendo mesmo quebra. você viu o diâmetro do eixinho primário né???
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    Mensagem por teteubp Dom 8 Jun - 22:36:11

    Victor Meijerink escreveu:Quebra. quebra sim, mais lógico, depende do diferencial da exigência... se chama valendo mesmo quebra. você viu o diâmetro do eixinho primário né???
    vi sim... hehehe o da 4m é beeem mais robusto!
    mas oque vou receber no meu opala é um motor a alcool! e vou uzar ele na gasolina.. sempre gostei dessa configuração! da uma ótima puxada.. e um dimencionadão 6x2.
    não tenho costumes de da coices na embreagem não por que fico com pena dos pneus hehehehe
    gosto muito é de afundar o pé na subida q da um barulhão linde hehehe
    mas creio eu que não va quebrar assim não..
    ainda mais que meu diferencial é 3,54..
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    Mensagem por Victor Meijerink Dom 8 Jun - 22:55:39

    Se andar alisando não quebra... o duro é um dia PRECISAR apertar e o praga do eixo abri o bico...
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    Mensagem por teteubp Qua 11 Jun - 20:11:33

    é verdade! e um dia agente sempre precisa né  Evil or Very Mad
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    Mensagem por teteubp Sex 18 Jul - 17:08:52

    pombas galera
    me ajuda pelo amor de Deus!!!
    coloquei o 6 bocas na barca!!!
    ai quando coloquei a caixa inverti o trambulador e bateu certinho o furo da alavanca!!!
    mas o furo do suporte não bate
    ja inverti o suporte..
    sera que vou ter q refurar o fundo do opalão???
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    Mensagem por bruno silverstar83 Sex 18 Jul - 17:59:29

    Que estranho,mas a minha caixa 5m do 4 cil foi só inverter o suporte


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    caixa - caixa frankenstein?  Empty Re: caixa frankenstein?

    Mensagem por Victor Meijerink Sex 18 Jul - 19:04:33

    teteubp escreveu:pombas galera
    me ajuda pelo amor de Deus!!!
    coloquei o 6 bocas na barca!!!
    ai quando coloquei a caixa inverti o trambulador e bateu certinho o furo da alavanca!!!
    mas o furo do suporte não bate
    ja inverti o suporte..
    sera que vou ter q refurar o fundo do opalão???

    Não no carro não caixa - caixa frankenstein?  459730 
    Se for mudar,mude o suporte... Mas era pra dar certo, será que não é o suporte do coxim que pode tá virado?
    Na ordem: suporte do coxim- coxim-suporte que vai no carro.
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    Mensagem por teteubp Sex 18 Jul - 22:27:40

    Huuum é verdade.. OKK 
    Eu virei so o suporte de baixo!
    Tem que virar o suporte do coxim caixa - caixa frankenstein?  502313 
    Acho que só vou ter q tirar uma pontinha dele do suporte que vai pegar na carcaça da caixa
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    caixa - caixa frankenstein?  Empty Re: caixa frankenstein?

    Mensagem por teteubp Sex 18 Jul - 22:33:02

    bruno silverstar83 escreveu:Que estranho,mas a minha caixa 5m do 4 cil foi só inverter o suporte
    Iae bruno.. a sua e fusionada tambem?
    Como ta uzando o carro?
    Ela ta aguentando bem?
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    caixa - caixa frankenstein?  Empty Re: caixa frankenstein?

    Mensagem por bruno silverstar83 Sex 18 Jul - 22:53:52

    Não é fuzionada não,original do 4 cil,eu uso de boa,até agora só tive problema nos sincronizados por conta da caixa tar sem óleo por um tempo e depois que completei deu problema,foi só esse problema agora só alegria


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    Mensagem por teteubp Sáb 19 Jul - 8:56:35

    bruno silverstar83 escreveu:Não é fuzionada não,original do 4 cil,eu uso de boa,até agora só tive problema nos sincronizados por conta da caixa tar sem óleo por um tempo e depois que completei deu problema,foi só esse problema agora só alegria
    Caaara q boa noticia!  cheers 
    Agora vou te encher de perguntes hehehe
    Só mais 4 pra eu ficar feliz  Rolling Eyes 
    Se anda de pe cheio ou levim?
    Seu motorzao ta original?
    Qual diferencial è o seu?
    E como voce fez com aquela pecinha que pega no eixo seletor das marchas? Modificou a original ou uzou outra?

    Se nao se importar de responder... hehehe valeeu
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    Mensagem por bruno silverstar83 Sáb 19 Jul - 13:33:16

    Pode pergunta a vontade

    Então,quem anda mais é meu pai,ele anda na manha,já eu acelero um pouco mais,o motor é 4100 original,unica coisa diferente nele é os o'ring,o diferencial é um 3:54 (acho que por isso tá durando bem a caixa ta trabalhando mais livre), e essa peça que você citou é da alavanca?se for tá original do 4cil

    Aqui um videozinho de um acelerão



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    Mensagem por teteubp Dom 20 Jul - 10:36:45

    bruno silverstar83 escreveu:Pode pergunta a vontade

    Então,quem anda mais é meu pai,ele anda na manha,já eu acelero um pouco mais,o motor é 4100 original,unica coisa diferente nele é os o'ring,o diferencial é um 3:54 (acho que por isso tá durando bem a caixa ta trabalhando mais livre), e essa peça que você citou é da alavanca?se for tá original do 4cil

    Aqui um videozinho de um acelerão  


    Hehehe vi o video rapaz.. nervoso heim! Hehe
    Voltando de encontro ne?
    Tu disse q ta com o 3.54, o mesmo do meu
    A caranga ficou bo de velocidade final?
    Tem gente q diz pra mim que mesmo com a quinta o carro nao passa de 120
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    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 20 Jul - 10:50:20

    Realmente mesmo com 5 marcha ele urra bastante na estrada,não sei quando da de final mas acho que deve chegar no maximo a 160,com um 3:07 ficava melhor


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    Mensagem por teteubp Dom 20 Jul - 11:57:04

    Eu tinha um dana 3.07 e vendi Evil or Very Mad 
    Com certeza fica melhor esse nosso é muito curtinho mas poupa bem a caixa né!
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    Mensagem por BANDIT Dom 20 Jul - 12:08:16

    teteubp escreveu:Eu tinha um dana 3.07 e vendi Evil or Very Mad 
    Com certeza fica melhor esse nosso é muito curtinho mas poupa bem a caixa né!


    exatamente quanto + curto a relação diferencial .....+ longa será vida do cambio (fraco!)  OKK
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    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 20 Jul - 17:24:54

    teteubp escreveu:Eu tinha um dana 3.07 e vendi Evil or Very Mad 
    Com certeza fica melhor esse nosso é muito curtinho mas poupa bem a caixa né!

    Bem dessa,mas só uso dentro da cidade,raramente pega estrada e quando pega é trajetos curtos,por enquanto vai ficar esse hehe


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    Mensagem por teteubp Dom 20 Jul - 22:19:12

    hehehe pois é!!!
    o meu vai ficar esse também um bom tempo!!!
    eu só uso em trajetos curtos, e onde eu moro também tem muito quebra molas oque não deixa esticar o carro.. é 1ª 2ª 3ª na quart... quebramola!  Evil or Very Mad 
    mais ainda pego meu dana de volta hehehehe

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