Boa tarde amigos.
Comprei recentemente um Opala Comodoro sl/e 1990, 4 cilindros, 5 marchas, um carro impecável com 94 mil kilometros originais, manual, chave reserva, etc e o mesmo apresenta algum tipo de defeito/desgaste no câmbio.
O que acontece é o seguinte, parado na garagem o carro engata todas as marchas normalmente, sem folgas e nenhum tipo de dificuldade, agora andando, a troca de marchas é dura, especialmente de primeira para segunda. Dar uma esticada é quase impossível, a marcha só entra devagar e bem com jeito. Algumas vezes em congestionamentos, quando arranco em primeira e preciso parar na sequência a marcha “encavala” e não tem Cristo que desencavale no braço, a única maneira de desencavalar é arrancando o carro e passando a marcha. As vezes acontece também de estar parado no semáforo em ponto morto e quando vou arrancar a primeira não engata, preciso procurar uma outra marcha (normalmente terceira ou quarta e na seguencia passar para primeira), ai engata normalmente. A impressão que dá, é que existe algo ou solto, ou com folga, pois as vezes as marchas entram normalmente e as vezes acontece as coisas mencionadas acima. Andando a caixa não ronca, não faz nenhum tipo de barulho anormal. Já troquei óleo (viscosidade e tipo descrito no manual)e não resolveu em nada. Em uma viagem que fiz recentemente para Jundiaí (rodei 1000 km em um final de semana) depois de andar muito tempo na estrada na faixa dos 110 km/h, quando parei em um posto e fui engatar a ré, ela não entrava de maneira alguma, egatava todas as marchas, menos a ré. Só consegui engatá-la colocando a alavanca no lugar na ré e meio que dando um “murro” na alavanca.
Pretendo levar o carro o quanto antes em uma oficina, mais gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante ou tenha ideia do que possa ser, pois meu outro opala era cambio cleck-cleck e nunca apresentou problemas.
Desde já muito obrigado a todos.
Comprei recentemente um Opala Comodoro sl/e 1990, 4 cilindros, 5 marchas, um carro impecável com 94 mil kilometros originais, manual, chave reserva, etc e o mesmo apresenta algum tipo de defeito/desgaste no câmbio.
O que acontece é o seguinte, parado na garagem o carro engata todas as marchas normalmente, sem folgas e nenhum tipo de dificuldade, agora andando, a troca de marchas é dura, especialmente de primeira para segunda. Dar uma esticada é quase impossível, a marcha só entra devagar e bem com jeito. Algumas vezes em congestionamentos, quando arranco em primeira e preciso parar na sequência a marcha “encavala” e não tem Cristo que desencavale no braço, a única maneira de desencavalar é arrancando o carro e passando a marcha. As vezes acontece também de estar parado no semáforo em ponto morto e quando vou arrancar a primeira não engata, preciso procurar uma outra marcha (normalmente terceira ou quarta e na seguencia passar para primeira), ai engata normalmente. A impressão que dá, é que existe algo ou solto, ou com folga, pois as vezes as marchas entram normalmente e as vezes acontece as coisas mencionadas acima. Andando a caixa não ronca, não faz nenhum tipo de barulho anormal. Já troquei óleo (viscosidade e tipo descrito no manual)e não resolveu em nada. Em uma viagem que fiz recentemente para Jundiaí (rodei 1000 km em um final de semana) depois de andar muito tempo na estrada na faixa dos 110 km/h, quando parei em um posto e fui engatar a ré, ela não entrava de maneira alguma, egatava todas as marchas, menos a ré. Só consegui engatá-la colocando a alavanca no lugar na ré e meio que dando um “murro” na alavanca.
Pretendo levar o carro o quanto antes em uma oficina, mais gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante ou tenha ideia do que possa ser, pois meu outro opala era cambio cleck-cleck e nunca apresentou problemas.
Desde já muito obrigado a todos.
Ontem à(s) 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito
» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Ontem à(s) 16:23:01 por acezario
» Trinco da porta destravando sozinho
Ontem à(s) 12:23:04 por geosordi
» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Ontem à(s) 6:48:40 por opala4cc
» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Dom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc
» Tutorial Desmontando alternador 65a.
Dom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc
» farol alto não liga
Sex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP
» Alocação dos relés - 81/84
Sex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro
» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Sex 3 maio - 10:21:52 por Rubão6cc