por New_gp Ter 18 Ago - 19:29:21
fauzi escreveu:A propósito, o que os Opalas tem de diferente pra fazer a geometria?
Cara oq eu ja li aqui no forum se nao me engano foi o Bandit q falou, O problema ta na barra panhard na suspencao traseria e nao tenho certeza se minha visao sobre isso esta certa mas ela faz sentido.
Vamos la primeiro a funcao da barra panhard.
Ela mantem o eixo traseiro +- centrado porem fixo, Ou seja sem ela numa curva o seu eixo sairia por uma das laterais nao totalmente mas um pouco.
O porque do +- centrado. Pq na verdade ela trabalha com um raio. ou seja. Com o carro nivelado e tudo bonitinho(original) ela deixa o diferencial no centro. e conforme tu baixar a traseira ela vai afastando o diferencial para o lado do motorista(deve dar coisa de uns 1cm no max). E como e gerado o problema.
Hoje em dia 90% dos caras de auto center sao robozinhos. Ou seja o carro chega ele coloca no laser ou seja la oq for bate os angulos e eras isso. Ele nao tem uma certeza doque esta fazendo so sabe fazer. Com a barra panhard o eixo pode nao estar exatamente aonde ele deveria estar na hora da geometria. Dai quando a maquina for alinhar ela vai ler o carro torto e alinhar o carro reto. Porem como o carro estava torto o alinhamento reto dela vai ficar torto se e que isso faz sentido.
So para constar O meu eu vou tentar bater na linha caso nao fique legal eu vou cacar um cara aqui.
http://www.opaleirosdoparana.com/t27642-dados-para-alinhamento O link do forum a q me refiro.
E quem sabe o Ivo nao comenta mais ai agora. Dizem que quando se fala de alinhamento e suspencao ele e o cara no forum. Mas nesse link ja tem um material exelente para curiosidade
Hoje à(s) 21:51:44 por opala4cc
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Hoje à(s) 19:00:35 por Pedrão B.
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Hoje à(s) 8:46:54 por Opalamor
» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Ontem à(s) 8:26:17 por opala4cc
» Comodoro 76 6 Cilindros
Ontem à(s) 8:20:43 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Sáb 23 Nov - 20:16:10 por Oliveira7777777
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Sáb 23 Nov - 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Sex 22 Nov - 9:43:49 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.