Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Melhor posição da bateria no portamalas? EmptyHoje à(s) 9:15:59 por Gerald

» Regulagem vidro opala cupê
Melhor posição da bateria no portamalas? EmptyOntem à(s) 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito

» Trinco da porta destravando sozinho
Melhor posição da bateria no portamalas? EmptyOntem à(s) 12:23:04 por geosordi

» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Melhor posição da bateria no portamalas? EmptyOntem à(s) 6:48:40 por opala4cc

» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Melhor posição da bateria no portamalas? EmptyDom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc

»  Tutorial Desmontando alternador 65a.
Melhor posição da bateria no portamalas? EmptyDom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc

» farol alto não liga
Melhor posição da bateria no portamalas? EmptySex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP

» Alocação dos relés - 81/84
Melhor posição da bateria no portamalas? EmptySex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Melhor posição da bateria no portamalas? EmptySex 3 maio - 10:21:52 por Rubão6cc

Quem está conectado?

100 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 100 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Melhor posição da bateria no portamalas? Bar_leftMelhor posição da bateria no portamalas? BarMelhor posição da bateria no portamalas? Bar_right 
tabarbosa (16850)
Melhor posição da bateria no portamalas? Bar_leftMelhor posição da bateria no portamalas? BarMelhor posição da bateria no portamalas? Bar_right 
Rubão6cc (15348)
Melhor posição da bateria no portamalas? Bar_leftMelhor posição da bateria no portamalas? BarMelhor posição da bateria no portamalas? Bar_right 
BANDIT (13573)
Melhor posição da bateria no portamalas? Bar_leftMelhor posição da bateria no portamalas? BarMelhor posição da bateria no portamalas? Bar_right 
Xann (10394)
Melhor posição da bateria no portamalas? Bar_leftMelhor posição da bateria no portamalas? BarMelhor posição da bateria no portamalas? Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Melhor posição da bateria no portamalas? Bar_leftMelhor posição da bateria no portamalas? BarMelhor posição da bateria no portamalas? Bar_right 
j ricardo (9376)
Melhor posição da bateria no portamalas? Bar_leftMelhor posição da bateria no portamalas? BarMelhor posição da bateria no portamalas? Bar_right 
Jean Bida (9320)
Melhor posição da bateria no portamalas? Bar_leftMelhor posição da bateria no portamalas? BarMelhor posição da bateria no portamalas? Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Melhor posição da bateria no portamalas? Bar_leftMelhor posição da bateria no portamalas? BarMelhor posição da bateria no portamalas? Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Melhor posição da bateria no portamalas? Bar_leftMelhor posição da bateria no portamalas? BarMelhor posição da bateria no portamalas? Bar_right 

+19
Leandro Marmore
opala4cc
bera silva
rodrgd
kiko701
New_gp
gabriel.acosta
Licinio jr
rafinhajuliao
Murilo R
Sponchiado
Tonho_RS
Daniel74
adpachec
FR1974
Sossa
klunker
ronydf
DanielSS76
23 participantes

    Melhor posição da bateria no portamalas?

    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por DanielSS76 Qua 23 Set - 23:17:21

    Salve!
    Pensando em melhorar a distribuição de peso no opalao, decidi colocar a bateria no portamalas do carro. Minha dúvida seria em relação ao melhor ponto para fixação da bateria, se encima do  eixo diferencial, logo atrás do banco e centralizada ou no lado oposto ao estepe, como já vi por aí?
    E aí, qual o melhor lugar?
    Abraços
    ronydf
    ronydf
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 88
    Idade : 45
    Localização : Brasília/DF
    Modelo do carro : Opala 1977
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 14/08/2013

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por ronydf Qui 24 Set - 6:30:02

    DanielSS76 escreveu:Salve!
    Pensando em melhorar a distribuição de peso no opalao, decidi colocar a bateria no portamalas do carro. Minha dúvida seria em relação ao melhor ponto para fixação da bateria, se encima do  eixo diferencial, logo atrás do banco e centralizada  ou no lado oposto ao estepe, como já vi por aí?
    E aí, qual o melhor lugar?
    Abraços

    Depende... mas o peso e tão insignificante que tanto faz o local em que a bateria irá ficar.

    Mas se busca equilibrar... vc tem que pensar assim... todo que está do lado esquerdo deve ter o mesmo peso que está do lado direito.

    Dessa forma... veja quanto vc pesa (motorista), e veja tudo que é acessório que está na direita... distribua o peso de forma que fique igual.

    Mas na boa... isso é insignificante, bote onde tiver mais espaço e que não vá atrapalhar a utilização do porta-malas.
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por DanielSS76 Qui 24 Set - 8:20:55

    Dá uma lida nisso aqui:

    http://autoentusiastas.com.br/2009/04/lugar-de-bateria-e-no-porta-malas/

    Não considero insignificante, principalmente no 6 cil, em que a distribuição de peso é muito ruim...
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por DanielSS76 Qui 24 Set - 8:22:43

    Até a altura da traseira influencia em melhor tração...

    Acho que tá valendo a pena, ainda mais que o carro está na funilaria e não vai me custar nada...
    ronydf
    ronydf
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 88
    Idade : 45
    Localização : Brasília/DF
    Modelo do carro : Opala 1977
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 14/08/2013

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por ronydf Qui 24 Set - 8:45:21

    DanielSS76 escreveu:Dá uma lida nisso aqui:

    http://autoentusiastas.com.br/2009/04/lugar-de-bateria-e-no-porta-malas/

    Não considero insignificante, principalmente no 6 cil, em que a distribuição de peso é muito ruim...

    Então vc não leu a matéria direito

    o texto diz: " O Enrico e o AG acabaram decidindo deixar a bateria lá na frente mesmo, para não complicar sobremaneira a brincadeira dos dois..... e outras complicações e custos que não trariam retorno palpável no final."

    Mas boa sorte no projeto.
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por DanielSS76 Qui 24 Set - 9:00:34

    A mensagem da matéria é que é melhor no porta-malas, que se ganha com isso... se eles não colocaram, foi por opção e não por não valer a pena OKK
    klunker
    klunker
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 266
    Idade : 38
    Localização : Aldeia Pitoresca, Grande Sampa
    Modelo do carro : Atual: Comodoro Coupê champagne 86/87 4c
    Ex: Diplomata verde escuro 88/89 6c
    Cilindros : 151 polegadas cúbicas
    Data de inscrição : 12/05/2014

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por klunker Qui 24 Set - 9:02:00

    É uma boa idéia. Já pensei em fazer isto no meu.

    Acredito que não seja um "bicho de sete cabeças". O mais trabalhoso deve ser prender a bateria no porta malas.

    Alguém sabe qual é a medida do fio da bateria?
    Sossa
    Sossa
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1255
    Idade : 37
    Localização : Seara - SC
    Modelo do carro : Opala SS4 78 + Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 + 6
    Data de inscrição : 10/02/2014

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por Sossa Qui 24 Set - 9:26:25

    Olha vou acompanhar esta idéia, pois no meu já mandei arrancar o suporte la da frente quando dei um trato no cofre..

    Não parei para analisar onde vou por ainda, só dei uma olhada rápida, o porta-malas ta cheio de peças enfim uma bagunça....

    Mas minha ideia é por no lado direito, entre a curva do diferencial o estepe e tanque, tem um lugar plano ali que eu acho que cabe a bateria, tem que medir....
    E passar o cabo positivo pelo assoalho, afinal ele vai no motor de arranque mesmo..

    Abraçoss
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por FR1974 Qui 24 Set - 14:37:59

    Sossa22 escreveu:Olha vou acompanhar esta idéia, pois no meu já mandei arrancar o suporte la da frente quando dei um trato no cofre..

    Não parei para analisar onde vou por ainda, só dei uma olhada rápida, o porta-malas ta cheio de peças enfim uma bagunça....

    Mas minha ideia é por no lado direito, entre a curva do diferencial o estepe e tanque, tem um lugar plano ali que eu acho que cabe a bateria, tem que medir....
    E passar o cabo positivo pelo assoalho, afinal ele vai no motor de arranque mesmo..

    2
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por adpachec Qui 24 Set - 17:47:25

    Já coloquei baterias no porta malas, não de opala mas de outros carros.
    O problema é na hora de colocar coisas no porta malas e acertarem a bateria.

    Em um gol bola foi fechado curto com a carroceria do carro e estragou o carpete a lata e a traseira do banco traseiro.

    Coloque na traseira, atrás do banco do passageiro (no porta malas), mas arrume uma caixa de baterias para proteção.

    Melhor posição da bateria no portamalas? Carros-antigos-caixa-bateria-ford-em-baquelite-14489-MLB69396153_9494-O

    OKK
    Daniel74
    Daniel74
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 419
    Localização : Santo André, SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 79
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 09/10/2010

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por Daniel74 Qui 24 Set - 19:27:00

    Cara, no meu Opala eu coloquei do lado oposto ao estepe.
    Comprei uma bandeja ou suporte de bateria da kombi e aproveitei aquela parte superior somente e a usei como base para bateria.
    Particularmente acho o visual do cofre sem a bateria bem bacana.
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por DanielSS76 Qui 24 Set - 20:52:42

    klunker escreveu:É uma boa idéia. Já pensei em fazer isto no meu.

    Acredito que não seja um "bicho de sete cabeças". O mais trabalhoso deve ser prender a bateria no porta malas.

    Alguém sabe qual é a medida do fio da bateria?

    Boa noite

    Acredito que dê para usar fiação para som automotivo pesado, tipo um cabo de 10mm ou mais...

    Abraço
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por DanielSS76 Qui 24 Set - 20:56:17

    Olá Sossa22 e FR1974

    Lembram daquele opala dos sonhos da Pastore, o SS 75 amarelo tigrado? Aquele carro tem a bateria bem nesse lugar que disseram ( lado oposto ao estepe)

    Abraços
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por DanielSS76 Qui 24 Set - 20:59:11

    adpachec escreveu:Já coloquei baterias no porta malas, não de opala mas de outros carros.
    O problema é na hora de colocar coisas no porta malas e acertarem a bateria.

    Em um gol bola foi fechado curto com a carroceria do carro e estragou o carpete a lata e a traseira do banco traseiro.

    Coloque na traseira, atrás do banco do passageiro (no porta malas), mas arrume uma caixa de baterias para proteção.

    Melhor posição da bateria no portamalas? Carros-antigos-caixa-bateria-ford-em-baquelite-14489-MLB69396153_9494-O

    OKK

    Então adpachec, minha ideia inicial é de colocar bem onde falou e fazer uma caixa de MDF acarpetada cobrindo a bateria, para evitar curto circuito por acidente hehehe

    Abraco
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por DanielSS76 Qui 24 Set - 21:01:32

    Daniel74 escreveu:Cara, no meu Opala eu coloquei do lado oposto ao estepe.
    Comprei uma bandeja ou suporte de bateria da kombi e aproveitei aquela parte superior somente e a usei como base para bateria.
    Particularmente acho o visual do cofre sem a bateria bem bacana.

    Fala xará, também gosto muito do visual do cofre sem bateria OKK

    Abraço
    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por Tonho_RS Qui 24 Set - 22:10:48

    DanielSS76 escreveu:
    klunker escreveu:É uma boa idéia. Já pensei em fazer isto no meu.

    Acredito que não seja um "bicho de sete cabeças". O mais trabalhoso deve ser prender a bateria no porta malas.

    Alguém sabe qual é a medida do fio da bateria?

    Boa noite

    Acredito que dê para usar fiação para som automotivo pesado, tipo um cabo de 10mm ou mais...

    Abraço

    Amigo, com um cabo de 10mm você apenas conseguirá um show de pirofagia. kkkkkkkkk

    Eu aconselharia a usar no mínimo um cabo de 35mm 100% cobre, devido a grande distância do cabo (aproximadamente de 6 a 7 metros).

    Uma coisa muito importante é fazer uma instalação muito, mas muito bem feita, pois não tem como usar fusível ou disjuntor de proteção caso tenha algum rompimento do cabo e gerar um curto circuito, pois na hora de ligar o carro, o motor de arranque pode consumir um pico de energia de até 400 amperes, o cabo aguenta pois é apenas por um instante, mas o fusível rompe na hora (já fiz o teste).

    Acho bem interessante a tua idéia, quero fazer no meu quando restaurar, mas colocaria a bateria no fundo do porta malas, em cima do túnel do diferencial, acho que otimizaria o espaço, visto que dificilmente alguma mala vai ali, pois nada para em cima do túnel, a não ser que lote o porta malas. Também se deve usar um suporte próprio e prender bem a bateria, com uma proteção para não encostar nada e gerar um curto.

    Recomendaria também usar uma bateria Optima Yellow Top, pois ela não emite nenhum gás nocivo, nada mesmo ao contrário das baterias comuns. No cofre do motor não tem problema, é bem ventilado e o ar não entra no interior do carro, já no porta malas vai tudo para dentro do carro. Sem falar que as baterias Optima podem trabalhar em qualquer posição que não vazam, inclusive de ponta cabeça ou debaixo d'agua, não descarregam fácil e ainda podem durar mais de 10 anos. Eu tenho uma e recomendo.

    Boa sorte no projeto.
    Sossa
    Sossa
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1255
    Idade : 37
    Localização : Seara - SC
    Modelo do carro : Opala SS4 78 + Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 + 6
    Data de inscrição : 10/02/2014

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por Sossa Sex 25 Set - 12:30:18

    Fala Daniel tudo certo?

    Lembro do opala, mas não do lugar da bateria.. heheeh

    To com o tonho, cabo de 35mm e muito bem isolado da carroceria, pois a pico de corrente quando é acionado o arranque é grande...


    Abraçoss
    Assim que eu for mexer nisso no meu opala eu postarei aqui como fiz OKK
    Sponchiado
    Sponchiado
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 137
    Idade : 45
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Opala SS 1972
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por Sponchiado Sex 25 Set - 14:29:16

    DanielSS76 escreveu:Olá Sossa22 e FR1974

    Lembram daquele opala dos sonhos da Pastore, o SS 75 amarelo tigrado? Aquele carro tem a bateria bem nesse lugar que disseram ( lado oposto ao estepe)

    Abraços

    Olá,

    É isto mesmo o amarelo tigrado da pastore tinha/tem a bateria no porta-malas. Pela foto é o mesmo suporte que estaria no motor adaptado para o porta-malas. Pelo o que percebi o positivo passa pelo caminho normal, muito bem isolado, ali pela coluna e teto. Eu acho sensacional, vou fazer no meu também já que como você estou com o carro na funilaria.

    AbraçoSS

    Melhor posição da bateria no portamalas? Bateria_Porta_Malas_II
    photo sharing sites
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1522
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por Murilo R Sex 25 Set - 14:50:03

    vou acompanhar
    rafinhajuliao
    rafinhajuliao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4255
    Localização : campo grande
    Modelo do carro : _______________________

    Opala 1975

    Opala 77

    Opala 82 151 aspirado leve (ex)

    Caravan ss 1980 151 original (ex)



    Cilindros : 6

    ________________________
    Data de inscrição : 23/11/2009

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por rafinhajuliao Sex 25 Set - 15:43:54

    acompanhando
    Licinio jr
    Licinio jr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 424
    Localização : Goiânia
    Data de inscrição : 22/10/2009

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por Licinio jr Sex 25 Set - 20:14:40

    O local ideal para melhorar a tração é do lado direito, proximo do estepe. Isso é pq na arrancada o lado direito é o que mais perde tração e por isso deve se colocar mais peso desse lado. Olhe filmagens de carro de arrancada vistos por tras e verá o que eu estou falando.
    gabriel.acosta
    gabriel.acosta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 801
    Idade : 30
    Localização : Pelotas, RS
    Modelo do carro : Caravan 83;
    Opala granluxo 73;
    Cilindros : 4 + 6
    Data de inscrição : 19/07/2012

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por gabriel.acosta Sex 25 Set - 22:07:47

    Minha ideia é colocar uma bateria de gel de 150Ah atrás, em cima do túnel fixada na estrutura que encosta o banco traseiro. Ela tem uma amperagem bem maior com 1/3 do tamanho de uma normal de 60Ah, e pode ser utilizada em qualquer posição como a que o tonho falou. Normalmente é usada para som automotivo...
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por DanielSS76 Sáb 26 Set - 11:38:51

    Sponchiado escreveu:
    DanielSS76 escreveu:Olá Sossa22 e FR1974

    Lembram daquele opala dos sonhos da Pastore, o SS 75 amarelo tigrado? Aquele carro tem a bateria bem nesse lugar que disseram ( lado oposto ao estepe)

    Abraços

    Olá,

    É isto mesmo o amarelo tigrado da pastore tinha/tem a bateria no porta-malas. Pela foto é o mesmo suporte que estaria no motor adaptado para o porta-malas. Pelo o que percebi o positivo passa pelo caminho normal, muito bem isolado, ali pela coluna e teto. Eu acho sensacional, vou fazer no meu também já que como você estou com o carro na funilaria.

    AbraçoSS

    Melhor posição da bateria no portamalas? Bateria_Porta_Malas_II
    photo sharing sites

    Esse mesmo, hehehe
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por DanielSS76 Sáb 26 Set - 11:40:15

    Licinio jr escreveu:O local ideal para melhorar a tração é do lado direito, proximo do estepe. Isso é pq na arrancada o lado direito é o que mais perde tração e por isso deve se colocar mais peso desse lado. Olhe filmagens de carro de arrancada vistos por tras e verá o que eu estou falando.

    Aí, sim Licínio

    Essa é a idéia.

    Obrigado pela dica OKK

    Abraço
    Daniel74
    Daniel74
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 419
    Localização : Santo André, SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 79
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 09/10/2010

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por Daniel74 Sáb 26 Set - 13:20:50

    Acho que seria legal validar a questão de segurança também. Exemplo, em um momento de pânico um curto na parte elétrica do carro a primeira coisa seria desconectar a bateria correto, mas se ela estiver atras do banco do Opala onde é um local de difícil acesso e pior se ainda estiver conectado sem aquela peça para desconectar a bateria com apenas 1/4 de volta acredito que a situação vai ficar um pouco complicada.
    New_gp
    New_gp
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Idade : 30
    Localização : Caxias do Sul Rs
    Modelo do carro : Opala comodoro 82 coupe
    Fan 125
    Cilindros : 4,1/2
    Data de inscrição : 11/08/2015

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por New_gp Seg 28 Set - 8:50:32

    Cara sinceramente eu ja pensei mto em colocar a bateria no portamalas mas um engenheiro eletrico que eu conheco(irmao do meu padrasto) me falou pra nao coloca. OK o pq? Queda de tensao perda de eficiecia e custo.
    Primeiro queda de tensao e isso tem bastante a ver com o fato de ate mesmo o cobre nao ser totalmente livre de resistencia. Para consumidores pequenos isso nao vem a influenciar mto mas pro motor de arranque que pode dar pico de 500A a resistencia acaba indo la em cima com o comprimento do cabo. Isso vai resultar em uma perda de potencia ou se preferir no aquecimento rapido do cabo assim como um pouco de perda de forca no motor de arranque oque no opala ja deve ser observado na minha opiniao. Claro que uma bateria de caminhao ou gel resolve isso ja que elas podem mandar corrente praticamente inlimitada(pico). Mas dai vamos lembrar que uma pesa uns 50Kg e outra custa uns 1000. Com esse valor a gente pode colocar bateria de li-po 1/10 do peso tamanho e mto mais eficiente as x explode mas isso faz parte.
    A segunda parte e a eficiencia como eu falei o cobre nao e totalmente condutor tbm tem suas impurezas e um resistencia. Isso aumenta com o comprimento do cabo e assim tambem tem que se aumentar a sua espessura. Imagina que toda a vez que algo ligar e o alternador nao suprir a bateria vai ter de carregar esse componente e depois o alternador carregar a bateria. Toda essa energia extra sai do nosso precioso coracao. Ja ligaram AC? Acredite ou nao mas grande parte da potencia e perdida com a carga que o alternador tem que mandar pro eletro-ima dele.
    Dai temos o custo. Sem trocar a bateria que ja sai dos 500 pra cima. Temos cabos de 35mm2 no minimo eu ate recomendaria os de 50mm2 que e oque eu to usando no meu no cofre. Isso vai sair chutando baixo uns 20/m ou seja cada cabo sai pela bargatela de uns 100 120 ou 240 no total so em cobre. + terminais mao de obra furos no chassi...

    Minha opiniao. Vale a pena sim pra quem tem som. Os consumidores pesados vao estar no portamalas entao ja fica tudo por la. Para os demais colocar no portamalas nao chega a ser significativo.
    O grande ponto citado foi a distribuicao de peso. Bom primeiro Centro de gravidade oque na minha opiniao e o mais importante pra um carro de rua. O porta malas melhora um pouco sim mas a posicao ideal seria nos pes do passageiro. O mais baixo possivel no carro e extremo oposto ao motorista. Quanto aos problemas de arrancada que estamos citando tanto. Talvez ate melhore o equilibrio de peso estatico. Mas quando tu acelerar todo o peso do motor e transferido pra rodas traseiras mesmo. Ou boa parte dele ao menos. Uma bateria de 15kg talvez se torna insignificante. E ainda temos que contar o fato que vamos estar carregando uns 10kg extra de cabos pra la e pra ca.
    Oque mais vale e tentar baixar o suporte da bateria. So nao deixar ela la no capo ja esta de bom tamanho.
    kiko701
    kiko701
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2
    Idade : 53
    Localização : toledo pr
    Modelo do carro : opala sl/e
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 23/10/2015

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por kiko701 Sex 23 Out - 11:04:20

    olha eu coloquei uma bateria de 180 ah do lado direito mas a traseira ficou torta...
    rodrgd
    rodrgd
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 65
    Localização : São jose dos campos
    Modelo do carro : Opala comodoro coupé 78 (Instagran Opalao78)
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 13/09/2017

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por rodrgd Sáb 3 Nov - 21:50:44

    Boa noite pessoal dei uma boa olhada no tópico porem não encontrei detalhes e fotos do processo. Gostaria da ajuda de vocês, vou colocar a bateria no porta malas (por estética mesmo). Tenho uma boa quantidade de cabos 50mm sobra de um trabalho, então o custo não importa, pois o mais caro que são os cabos eu já tenho...

    Encontrei poucas informações em sites e youtube aqui do Brasil... encontrei bastante coisas em sites gringos....então vou colocar algumas fotos...

    Fiz um desenho para ajudar vou numerar os itens conforme o desenho...
    Melhor posição da bateria no portamalas? 1_110


    1- Vou construir um suporte de bateria ou utilizar o mesmo que esta no cofre do motor ainda não decidi. Em relação a emissão de gases da bateria, mais para frente vou comprar uma bateria tipo optica livre de emissão de gases...por enquanto vou manter a bateria normal....então isso não vai ser um problema...
    Detalhe nessa foto que foi colocado um disjuntor ou fusível fixado no próprio suporte da bateria...achei interessante...
    Melhor posição da bateria no portamalas? 110
    Melhor posição da bateria no portamalas? 210

    2- O negativo da bateria vai ter uma bitola de 35mm e vai estar dentro de um eletroduto para evitar qualquer tipo de corte no cabo.
    Uma perna do cabo negativo vai sair da bateria e vai ser ligado na lata (dentro do porta malas) e a outra perna vai para o motor (parede corta fogo)
    O negativo não terá nenhum ponto para desconexão a não ser no próprio pino da bateria

    3- Este cabo negativo sai da bateria e vai para frente do carro, vai ser ligado na lata (parede corta fogo) será na posição original... e desse cabo se deriva outro para o terra do motor (carcaça)

    4- Será utilizado uma chave de desconexão, será usado em caso de alguma emergência....como os conectores da bateria ficam parafusados e bem apertados, vou usar esta chave para uma rápida desconexão.
    Melhor posição da bateria no portamalas? 810

    5- Penso em usar um fusível  ou  um disjuntor de aproximadamente 250 A ou 300 A
    Melhor posição da bateria no portamalas? 410
    Melhor posição da bateria no portamalas? 610
    Melhor posição da bateria no portamalas? 710

    6- Uma segunda chave de desconexão será instalada no console... Estou fazendo um console maior.
    A ideia dessa chave no console é desconectar a bateria facilmente... para que  quando desligar o carro e o mesmo ficar parado por alguns dias não ser necessário abrir porta malas para desconectar....e também funcionara como uma segunda segurança,, pois se alguma coisa acontecer vai demorar para abrir porta malas e desligar a bateria.
    Estou pensando em faze exatamente como na foto abaixo... O cabo positivo (vermelho) no centro e o cabo negativo (preto) passando na lateral próximo a porta
    Melhor posição da bateria no portamalas? 910

    Este é o console que estou montando
    Melhor posição da bateria no portamalas? P_201810


    7- O cabo negativo chega no cofre e sera conectado no mesmo lugar (origina de fabrica)
    8- Vou utilizar uma caixa de derivação pois tenho duas caixas de fusível no carro ....
    Então uma perna do cabo positivo vai para o alternador, a outra perna vai para caixa de fusível 2, a outra perna para caixa de fusível 1 e etc...
    9- O cabo positivo será de 50mm (condução de 134 A - já tenho o cabo) ou 70mm (condução de 171 A)...estou exagerando bastante nesse  cabos pois eles serão muitos maiores pelas curvas que vou fazer para passar por dentro do console... E muito importante é ressaltar a queda de tensão em função do comprimento desses condutores

    Fico no aguardo da ajuda e ideias ...alguém já fez?  tem fotos ? ... gostaria de ver fotos da instalação em opalas...pois vi bastante coisa na internet mais nada em opalas (fotos de detalhes) Vi algumas pessoas passando os cabos por fora, ao lado da linha de combustível...achei muito estranho e até perigoso...

    Assim q começar a fazer vou tirando foto e colocando aqui para ajudar a galera que esta com esta ideia também
    bera silva
    bera silva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 14
    Localização : Santos - SP
    Modelo do carro : Chevette SL 1990, sedã, Verde olinda
    Cilindros : 4 cilindros (de Opala)
    Data de inscrição : 23/11/2013

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por bera silva Sex 19 Jul - 18:42:31

    Sugiro a leitura desse site norte-americano:
    Mad Electrical
    http://www.madelectrical.com/

    Explicação sobre a bateria na mala:
    http://www.madelectrical.com/electricaltech/chevymain1.shtml
    http://www.madelectrical.com/catalog/st-1.shtml
    http://www.madelectrical.com/catalog/tm-1.shtml
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por opala4cc Sex 19 Jul - 21:29:09

    Hummmm... Tópico antigo que eu nunca tinha visto antes. EU não faria essa modificação. Pra mim é um downgrade à segurança e à saúde. A bateria, quando em uso, libera vapores cancerígenos. Nenhum carro poderia sair de fábrica hoje com bateria dentro do habitáculo ou do porta-malas, por não haver ventilação para o exterior. Em regiões de clima frio, quando é comum trafegar com os vidros fechados e ficar respirando um ar compartilhado com a bateria. Em fusca, então... E tem outra: o tanque de combustível do opala tem mangueira interna ao porta-malas. Eu não gosto da ideia de ter algum vazamento de vapor dentro do porta-malas com ar estagnado junto com a bateria. Melhor não ter risco de fagulha.
    É só minha opinião. E depois, quando você for transferir o carro, fazer inspeção veicular (no futuro, quem sabe se essa droga vai ter?), vai que sai alguma diretiva do bestran reprovando/proibindo carros com essa modificação?
    Leandro Marmore
    Leandro Marmore
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 27
    Idade : 46
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Coupe 76 Standard
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 17/05/2019

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por Leandro Marmore Ter 23 Jul - 15:59:30

    Amigo, meu carro do dia dia é uma Defender 90!
    A bateria fica debaixo do banco do motorista (100Ah), o tanque de diesel fica debaixo do banco da patroa.
    Vai fazer 10 anos que uso o carro diariamente. Meu rabo continua Ok!

    PS.: Tenho 41 anos e fiz exame recentemente! KKKkkkkk
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por opala4cc Ter 23 Jul - 16:40:12

    Leandro Marmore escreveu:Amigo, meu carro do dia dia é uma Defender 90!
    A bateria fica debaixo do banco do motorista (100Ah), o tanque de diesel fica debaixo do banco da patroa.
    Vai fazer 10 anos que uso o carro diariamente. Meu rabo continua Ok!

    PS.: Tenho 41 anos e fiz exame recentemente! KKKkkkkk

    Hummmm... 1990... Já tem um tempinho, né? scratch Ademais, eu nunca disse que a bateria fazia mal para o rabo. Se solta vapores cancerígenos, com certeza a bateria não causaria um câncer intestinal. Mais lógico seria no sistema respiratório/nervoso.
    Mas cada um chora por onde lhe dói, KKKKKK!!!!!! lol! lol! lol! lol! Melhor posição da bateria no portamalas? 986324
    Leandro Marmore
    Leandro Marmore
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 27
    Idade : 46
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Coupe 76 Standard
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 17/05/2019

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por Leandro Marmore Ter 23 Jul - 18:00:38

    Não não, eu disse Defender 90, e não 1990!
    E o único chorão aqui é você, que não pode ser contrariado e não entende uma piada boba.
    Como disse... fiz exame recente e estou ok.

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por opala4cc Ter 23 Jul - 19:46:06

    Leandro Marmore escreveu:Não não, eu disse Defender 90, e não 1990!
    E o único chorão aqui é você, que não pode ser contrariado e não entende uma piada boba.
    Como disse... fiz exame recente e estou ok.


    Uiii. Sad Abraço e boa sorte. Sleep
    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por Tonho_RS Sex 13 Set - 10:43:35

    rodrgd escreveu:Boa noite pessoal dei uma boa olhada no tópico porem não encontrei detalhes e fotos do processo. Gostaria da ajuda de vocês, vou colocar a bateria no porta malas (por estética mesmo). Tenho uma boa quantidade de cabos 50mm sobra de um trabalho, então o custo não importa, pois o mais caro que são os cabos eu já tenho...

    Encontrei poucas informações em sites e youtube aqui do Brasil... encontrei bastante coisas em sites gringos....então vou colocar algumas fotos...

    Fiz um desenho para ajudar vou numerar os itens conforme o desenho...
    Melhor posição da bateria no portamalas? 1_110


    1- Vou construir um suporte de bateria ou utilizar o mesmo que esta no cofre do motor ainda não decidi. Em relação a emissão de gases da bateria, mais para frente vou comprar uma bateria tipo optica livre de emissão de gases...por enquanto vou manter a bateria normal....então isso não vai ser um problema...
    Detalhe nessa foto que foi colocado um disjuntor ou fusível fixado no próprio suporte da bateria...achei interessante...
    Melhor posição da bateria no portamalas? 110
    Melhor posição da bateria no portamalas? 210

    2- O negativo da bateria vai ter uma bitola de 35mm e vai estar dentro de um eletroduto para evitar qualquer tipo de corte no cabo.
    Uma perna do cabo negativo vai sair da bateria e vai ser ligado na lata (dentro do porta malas) e a outra perna vai para o motor (parede corta fogo)
    O negativo não terá nenhum ponto para desconexão a não ser no próprio pino da bateria

    3- Este cabo negativo sai da bateria e vai para frente do carro, vai ser ligado na lata (parede corta fogo) será na posição original... e desse cabo se deriva outro para o terra do motor (carcaça)

    4- Será utilizado uma chave de desconexão, será usado em caso de alguma emergência....como os conectores da bateria ficam parafusados e bem apertados, vou usar esta chave para uma rápida desconexão.
    Melhor posição da bateria no portamalas? 810

    5- Penso em usar um fusível  ou  um disjuntor de aproximadamente 250 A ou 300 A
    Melhor posição da bateria no portamalas? 410
    Melhor posição da bateria no portamalas? 610
    Melhor posição da bateria no portamalas? 710

    6- Uma segunda chave de desconexão será instalada no console... Estou fazendo um console maior.
    A ideia dessa chave no console é desconectar a bateria facilmente... para que  quando desligar o carro e o mesmo ficar parado por alguns dias não ser necessário abrir porta malas para desconectar....e também funcionara como uma segunda segurança,, pois se alguma coisa acontecer vai demorar para abrir porta malas e desligar a bateria.
    Estou pensando em faze exatamente como na foto abaixo... O cabo positivo (vermelho) no centro e o cabo negativo (preto) passando na lateral próximo a porta
    Melhor posição da bateria no portamalas? 910

    Este é o console que estou montando
    Melhor posição da bateria no portamalas? P_201810


    7- O cabo negativo chega no cofre e sera conectado no mesmo lugar (origina de fabrica)
    8- Vou utilizar uma caixa de derivação pois tenho duas caixas de fusível no carro ....
    Então uma perna do cabo positivo vai para o alternador, a outra perna vai para caixa de fusível 2, a outra perna para caixa de fusível 1 e etc...
    9- O cabo positivo será de 50mm (condução de 134 A - já tenho o cabo) ou 70mm (condução de 171 A)...estou exagerando bastante nesse  cabos pois eles serão muitos maiores pelas curvas que vou fazer para passar por dentro do console... E muito importante é ressaltar a queda de tensão em função do comprimento desses condutores

    Fico no aguardo da ajuda e ideias ...alguém já fez?  tem fotos ? ... gostaria de ver fotos da instalação em opalas...pois vi bastante coisa na internet mais nada em opalas (fotos de detalhes) Vi algumas pessoas passando os cabos por fora, ao lado da linha de combustível...achei muito estranho e até perigoso...

    Assim q começar a fazer vou tirando foto e colocando aqui para ajudar a galera que esta com esta ideia também

    Também vou instalar a bateria do meu opala no porta malas, até mandei arrancar o suporte original do paralamas.

    Ainda não tenho a ideia exata de como fazer, pois o carro ainda está na restauração, mas penso em usar um fusível específico para evitar algum tipo de tragédia.

    Gostei da tua ideia de uma chave de desconexão, mas precisa ser algo muito robusto, pois no momento do arranque é exigida uma corrente de pico altíssima, eu usaria aquelas chaves de caminhão, a maioria suporta uma corrente nominal de 250A e uma corrente de pico de 1000A.

    Eu usaria apenas uma chave de desconexão, pensa bem, quanto mais chaves, fusíveis e conexões no caminho da energia, mais resistência e em consequência disso um maior risco de queda de corrente/tensão e aquecimento do cabo, nesse caso menos é mais, no final das contas é mais benéfico perdem um minutinho abrindo o porta malas, não é mesmo? hehe

    opala4cc escreveu:Hummmm... Tópico antigo que eu nunca tinha visto antes. EU não faria essa modificação. Pra mim é um downgrade à segurança e à saúde. A bateria, quando em uso, libera vapores cancerígenos. Nenhum carro poderia sair de fábrica hoje com bateria dentro do habitáculo ou do porta-malas, por não haver ventilação para o exterior. Em regiões de clima frio, quando é comum trafegar com os vidros fechados e ficar respirando um ar compartilhado com a bateria. Em fusca, então... E tem outra: o tanque de combustível do opala tem mangueira interna ao porta-malas. Eu não gosto da ideia de ter algum vazamento de vapor dentro do porta-malas com ar estagnado junto com a bateria. Melhor não ter risco de fagulha.
    É só minha opinião. E depois, quando você for transferir o carro, fazer inspeção veicular (no futuro, quem sabe se essa droga vai ter?), vai que sai alguma diretiva do bestran reprovando/proibindo carros com essa modificação?

    Eu entendo que tem essa questão dos gases tóxicos, mas veja bem, todos os superesportivos de motor frontal tem a bateria no porta malas, por uma questão de melhor distribuição de peso, e normalmente a bateria fica em posição diagonal a do motorista.

    Alguma solução para os gases há de ter, senão as montadoras não fariam isso.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por opala4cc Sáb 14 Set - 0:57:25

    Tonho_RS escreveu:
    rodrgd escreveu:Boa noite pessoal dei uma boa olhada no tópico porem não encontrei detalhes e fotos do processo. Gostaria da ajuda de vocês, vou colocar a bateria no porta malas (por estética mesmo). Tenho uma boa quantidade de cabos 50mm sobra de um trabalho, então o custo não importa, pois o mais caro que são os cabos eu já tenho...

    Encontrei poucas informações em sites e youtube aqui do Brasil... encontrei bastante coisas em sites gringos....então vou colocar algumas fotos...

    Fiz um desenho para ajudar vou numerar os itens conforme o desenho...
    Melhor posição da bateria no portamalas? 1_110


    1- Vou construir um suporte de bateria ou utilizar o mesmo que esta no cofre do motor ainda não decidi. Em relação a emissão de gases da bateria, mais para frente vou comprar uma bateria tipo optica livre de emissão de gases...por enquanto vou manter a bateria normal....então isso não vai ser um problema...
    Detalhe nessa foto que foi colocado um disjuntor ou fusível fixado no próprio suporte da bateria...achei interessante...
    Melhor posição da bateria no portamalas? 110
    Melhor posição da bateria no portamalas? 210

    2- O negativo da bateria vai ter uma bitola de 35mm e vai estar dentro de um eletroduto para evitar qualquer tipo de corte no cabo.
    Uma perna do cabo negativo vai sair da bateria e vai ser ligado na lata (dentro do porta malas) e a outra perna vai para o motor (parede corta fogo)
    O negativo não terá nenhum ponto para desconexão a não ser no próprio pino da bateria

    3- Este cabo negativo sai da bateria e vai para frente do carro, vai ser ligado na lata (parede corta fogo) será na posição original... e desse cabo se deriva outro para o terra do motor (carcaça)

    4- Será utilizado uma chave de desconexão, será usado em caso de alguma emergência....como os conectores da bateria ficam parafusados e bem apertados, vou usar esta chave para uma rápida desconexão.
    Melhor posição da bateria no portamalas? 810

    5- Penso em usar um fusível  ou  um disjuntor de aproximadamente 250 A ou 300 A
    Melhor posição da bateria no portamalas? 410
    Melhor posição da bateria no portamalas? 610
    Melhor posição da bateria no portamalas? 710

    6- Uma segunda chave de desconexão será instalada no console... Estou fazendo um console maior.
    A ideia dessa chave no console é desconectar a bateria facilmente... para que  quando desligar o carro e o mesmo ficar parado por alguns dias não ser necessário abrir porta malas para desconectar....e também funcionara como uma segunda segurança,, pois se alguma coisa acontecer vai demorar para abrir porta malas e desligar a bateria.
    Estou pensando em faze exatamente como na foto abaixo... O cabo positivo (vermelho) no centro e o cabo negativo (preto) passando na lateral próximo a porta
    Melhor posição da bateria no portamalas? 910

    Este é o console que estou montando
    Melhor posição da bateria no portamalas? P_201810


    7- O cabo negativo chega no cofre e sera conectado no mesmo lugar (origina de fabrica)
    8- Vou utilizar uma caixa de derivação pois tenho duas caixas de fusível no carro ....
    Então uma perna do cabo positivo vai para o alternador, a outra perna vai para caixa de fusível 2, a outra perna para caixa de fusível 1 e etc...
    9- O cabo positivo será de 50mm (condução de 134 A - já tenho o cabo) ou 70mm (condução de 171 A)...estou exagerando bastante nesse  cabos pois eles serão muitos maiores pelas curvas que vou fazer para passar por dentro do console... E muito importante é ressaltar a queda de tensão em função do comprimento desses condutores

    Fico no aguardo da ajuda e ideias ...alguém já fez?  tem fotos ? ... gostaria de ver fotos da instalação em opalas...pois vi bastante coisa na internet mais nada em opalas (fotos de detalhes) Vi algumas pessoas passando os cabos por fora, ao lado da linha de combustível...achei muito estranho e até perigoso...

    Assim q começar a fazer vou tirando foto e colocando aqui para ajudar a galera que esta com esta ideia também

    Também vou instalar a bateria do meu opala no porta malas, até mandei arrancar o suporte original do paralamas.

    Ainda não tenho a ideia exata de como fazer, pois o carro ainda está na restauração, mas penso em usar um fusível específico para evitar algum tipo de tragédia.

    Gostei da tua ideia de uma chave de desconexão, mas precisa ser algo muito robusto, pois no momento do arranque é exigida uma corrente de pico altíssima, eu usaria aquelas chaves de caminhão, a maioria suporta uma corrente nominal de 250A e uma corrente de pico de 1000A.

    Eu usaria apenas uma chave de desconexão, pensa bem, quanto mais chaves, fusíveis e conexões no caminho da energia, mais resistência e em consequência disso um maior risco de queda de corrente/tensão e aquecimento do cabo, nesse caso menos é mais, no final das contas é mais benéfico perdem um minutinho abrindo o porta malas, não é mesmo? hehe

    opala4cc escreveu:Hummmm... Tópico antigo que eu nunca tinha visto antes. EU não faria essa modificação. Pra mim é um downgrade à segurança e à saúde. A bateria, quando em uso, libera vapores cancerígenos. Nenhum carro poderia sair de fábrica hoje com bateria dentro do habitáculo ou do porta-malas, por não haver ventilação para o exterior. Em regiões de clima frio, quando é comum trafegar com os vidros fechados e ficar respirando um ar compartilhado com a bateria. Em fusca, então... E tem outra: o tanque de combustível do opala tem mangueira interna ao porta-malas. Eu não gosto da ideia de ter algum vazamento de vapor dentro do porta-malas com ar estagnado junto com a bateria. Melhor não ter risco de fagulha.
    É só minha opinião. E depois, quando você for transferir o carro, fazer inspeção veicular (no futuro, quem sabe se essa droga vai ter?), vai que sai alguma diretiva do bestran reprovando/proibindo carros com essa modificação?

    Eu entendo que tem essa questão dos gases tóxicos, mas veja bem, todos os superesportivos de motor frontal tem a bateria no porta malas, por uma questão de melhor distribuição de peso, e normalmente a bateria fica em posição diagonal a do motorista.

    Alguma solução para os gases há de ter, senão as montadoras não fariam isso.

    Com certeza. E provavelmente a solução foi vedar o porta-malas em relação ao habitáculo e permitir alguma ventilação em relação ao exterior, evitando-se assim, o acúmulo em ambiente confinado destes gases tóxicos para os seres vivos E CORROSIVOS à pintura das chapas metálicas.
    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por Tonho_RS Seg 16 Set - 7:39:21

    Para os que estão preocupados com emissão de gases tóxicos, e só fazer direito!

    Basta usar baterias OPTIMA, são baterias gel 100% vedadas e não emitem gases, sem falar que podem ser usadas em qualquer posição, até embaixo d'água.

    Eu já tenho uma Optima Yellow Top 55Ah guardada para usar no Opala depois que terminar a restauração.

    Sim, são baterias com um custo altíssimo, mas para quem quer fazer direito é esse o caminho, não tem choro.
    nalin
    nalin
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 67
    Idade : 35
    Localização : Rio Claro/SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4p 1988
    Cilindros : 6 cilindros 4100 álcool
    Data de inscrição : 24/11/2016

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por nalin Sex 26 Fev - 14:50:42

    "ressucitando" ...

    Pra quem usa a bateria no porta malas, usa qual bitola de cabo?

    agradeço desde já,
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por chevy250 Sáb 27 Fev - 18:37:17

    nalin escreveu:"ressucitando" ...

    Pra quem usa a bateria no porta malas, usa qual bitola de cabo?

    agradeço desde já,

    Eu me preocupo um pouco com a queda de tensão com essa mudança de posição da bateria, a menos que um baita cabo seja usado.
    Não acho que valha a pena.
    Mas, respondendo sua pergunta objetivamente, segue um exemplo de calculo.
    E há inumeros modelos de carros carissimos com bateria no porta-malas.
    Cada um decide o que acha melhor.

    A bitola é calculada considerando-se os seguintes pontos:
    -metodo de instalacao que é como voce vai acondicionar esses cabos no carro
    -Comprimento do cabo
    -a corrente durante a partida (motor girando)
    -a corrente de surto (quando o motor inicia a partida e ainda está parado).

    Um motor de arranque do tipo do Opala (estimo uns 2.5kW) consome em funcionamento (girando) uns 200A aproximadamente.
    Porém, quando o motor está parado, há um pico de corrente (na primeira pancada) que pode atingir 4 ou 5 vezes esse valor ou 1000A (frações de segundo).
    Claro que a tensão da bateria cai e essa corrente de surto pode ser menor. Mas ainda sim, será bem maior que os 200A.
    Vamos considerar 8m de cabo (ida e volta).

    De posse dessas estimativas, vamos usar um exemplo de um determinado cabo dentro de um conduite com 2 condutores.
    É apenas uma demonstração de cálculo. Tire suas proprias conclusoes.

    Considerei a tabela do link abaixo:

    https://br.prysmiangroup.com/sites/default/files/atoms/files/Guia_de_Dimensionamento-Baixa_Tensao_Rev9.pdf

    Pela corrente durante a partida (200A), minimo seria 70mm2. Veja a tabela 9

    Tabela 9 - Capacidade de condução de corrente

    Para a queda de tensão, consultar a resistencia de acordo com cada bitola.
    Veja no link abaixo a a tabela de resistencia do condutor em corrente continua em função da bitola

    Tabela 28 - Resistências Elétricas e Reatâncias Indutivas - Superastic (cobre)

    A formula da queda de tensão é simples: V=R*I

    V=Volts
    R=Resistencia
    I=Corrente

    A tabela está em ohms/km, entao o comprimento de 8m fica em 0,008km.

    Com cabo de 70mm2 e 0,008km a resistencia é de 0,008*0,32=0,00256 ohms:

    Motor girando a queda é de 0,00256*200=0,5V
    Na primeira pancada seria de de 0,00256*1000=2,56V se a bateria segurasse os 12V.
    Vamos considerar que a bateria forneça uns 7V nessa condição de surto dai essa queda seria a metade aproximadamente.
    Vai depender muito da capacidade da bateria.

    Lembrar que a bateria também tem queda de tensão que tipicamente cai para uns 10V quando o motor já está girando e cai para bem menos nas primeiras frações de segundo. Voce vai perder mais 0,5V durante a partida e mais uns 1,5 a 2V nessa primeira pancada só no cabo.
    Isso usando esse 70mm2 que é um baita cabo - aproximadamente 10mm de diametro (sem contar a capa).

    Veja esse video a partir do tempo 6:19.
    O cara captura num gráfico a queda de tensao e a corrente de partida de um carro comum.

    https://www.youtube.com/watch?v=Y6tGaPwKXh0









    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por adpachec Sáb 27 Fev - 20:24:13

    chevy250 escreveu:
    nalin escreveu:"ressucitando" ...

    Pra quem usa a bateria no porta malas, usa qual bitola de cabo?

    agradeço desde já,

    Eu me preocupo um pouco com a queda de tensão com essa mudança de posição da bateria, a menos que um baita cabo seja usado.
    Não acho que valha a pena.
    Mas, respondendo sua pergunta objetivamente, segue um exemplo de calculo.
    E há inumeros modelos de carros carissimos com bateria no porta-malas.
    Cada um decide o que acha melhor.

    A bitola é calculada considerando-se os seguintes pontos:
    -metodo de instalacao que é como voce vai acondicionar esses cabos no carro
    -Comprimento do cabo
    -a corrente durante a partida (motor girando)
    -a corrente de surto (quando o motor inicia a partida e ainda está parado).

    Um motor de arranque do tipo do Opala (estimo uns 2.5kW) consome em funcionamento (girando) uns 200A aproximadamente.
    Porém, quando o motor está parado, há um pico de corrente (na primeira pancada) que pode atingir 4 ou 5 vezes esse valor ou 1000A (frações de segundo).
    Claro que a tensão da bateria cai e essa corrente de surto pode ser menor. Mas ainda sim, será bem maior que os 200A.
    Vamos considerar 8m de cabo (ida e volta).

    De posse dessas estimativas, vamos usar um exemplo de um determinado cabo dentro de um conduite com 2 condutores.
    É apenas uma demonstração de cálculo. Tire suas proprias conclusoes.

    Considerei a tabela do link abaixo:

    https://br.prysmiangroup.com/sites/default/files/atoms/files/Guia_de_Dimensionamento-Baixa_Tensao_Rev9.pdf

    Pela corrente durante a partida (200A), minimo seria 70mm2. Veja a tabela 9

    Tabela 9 - Capacidade de condução de corrente

    Para a queda de tensão, consultar a resistencia de acordo com cada bitola.
    Veja no link abaixo a a tabela de resistencia do condutor em corrente continua em função da bitola

    Tabela 28 - Resistências Elétricas e Reatâncias Indutivas - Superastic (cobre)

    A formula da queda de tensão é simples: V=R*I

    V=Volts
    R=Resistencia
    I=Corrente

    A tabela está em ohms/km, entao o comprimento de 8m fica em 0,008km.

    Com cabo de 70mm2 e 0,008km a resistencia é de 0,008*0,32=0,00256 ohms:

    Motor girando a queda é de 0,00256*200=0,5V
    Na primeira pancada seria de de 0,00256*1000=2,56V se a bateria segurasse os 12V.
    Vamos considerar que a bateria forneça uns 7V nessa condição de surto dai essa queda seria a metade aproximadamente.
    Vai depender muito da capacidade da bateria.

    Lembrar que a bateria também tem queda de tensão que tipicamente cai para uns 10V quando o motor já está girando e cai para bem menos nas primeiras frações de segundo. Voce vai perder mais 0,5V durante a partida e mais uns 1,5 a 2V nessa primeira pancada só no cabo.
    Isso usando esse 70mm2 que é um baita cabo - aproximadamente 10mm de diametro (sem contar a capa).

    Veja esse video a partir do tempo 6:19.
    O cara captura num gráfico a queda de tensao e a corrente de partida de um carro comum.

    https://www.youtube.com/watch?v=Y6tGaPwKXh0










    KCT!

    200 amperes....

    Melhor posição da bateria no portamalas? Scree131

    Iria precisar de um cabo de 120mm.

    A corrente de pico se dá no modo senoidal (alternado) e não contínuo.

    Aí se mede a carga com o motor travado o que faz a corrente na bobina subir.

    Melhor posição da bateria no portamalas? Scree132

    Resistência do cabo é desprezível e carga estacionária também.

    O que o amigo precisa é meramente um cabo que suporte a amperagem da bateria mais uns 20% adicionais.

    Ou seja um cabo de 35mm(70 a) ou 50 mm (90 a).
    E um fusível ou disjuntor no conector positivo da bateria.
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por chevy250 Sáb 27 Fev - 21:58:41

    adpachec escreveu:
    chevy250 escreveu:

    Eu me preocupo um pouco com a queda de tensão com essa mudança de posição da bateria, a menos que um baita cabo seja usado.
    Não acho que valha a pena.
    Mas, respondendo sua pergunta objetivamente, segue um exemplo de calculo.
    E há inumeros modelos de carros carissimos com bateria no porta-malas.
    Cada um decide o que acha melhor.

    A bitola é calculada considerando-se os seguintes pontos:
    -metodo de instalacao que é como voce vai acondicionar esses cabos no carro
    -Comprimento do cabo
    -a corrente durante a partida (motor girando)
    -a corrente de surto (quando o motor inicia a partida e ainda está parado).

    Um motor de arranque do tipo do Opala (estimo uns 2.5kW) consome em funcionamento (girando) uns 200A aproximadamente.
    Porém, quando o motor está parado, há um pico de corrente (na primeira pancada) que pode atingir 4 ou 5 vezes esse valor ou 1000A (frações de segundo).
    Claro que a tensão da bateria cai e essa corrente de surto pode ser menor. Mas ainda sim, será bem maior que os 200A.
    Vamos considerar 8m de cabo (ida e volta).

    De posse dessas estimativas, vamos usar um exemplo de um determinado cabo dentro de um conduite com 2 condutores.
    É apenas uma demonstração de cálculo. Tire suas proprias conclusoes.

    Considerei a tabela do link abaixo:

    https://br.prysmiangroup.com/sites/default/files/atoms/files/Guia_de_Dimensionamento-Baixa_Tensao_Rev9.pdf

    Pela corrente durante a partida (200A), minimo seria 70mm2. Veja a tabela 9

    Tabela 9 - Capacidade de condução de corrente

    Para a queda de tensão, consultar a resistencia de acordo com cada bitola.
    Veja no link abaixo a a tabela de resistencia do condutor em corrente continua em função da bitola

    Tabela 28 - Resistências Elétricas e Reatâncias Indutivas - Superastic (cobre)

    A formula da queda de tensão é simples: V=R*I

    V=Volts
    R=Resistencia
    I=Corrente

    A tabela está em ohms/km, entao o comprimento de 8m fica em 0,008km.

    Com cabo de 70mm2 e 0,008km a resistencia é de 0,008*0,32=0,00256 ohms:

    Motor girando a queda é de 0,00256*200=0,5V
    Na primeira pancada seria de de 0,00256*1000=2,56V se a bateria segurasse os 12V.
    Vamos considerar que a bateria forneça uns 7V nessa condição de surto dai essa queda seria a metade aproximadamente.
    Vai depender muito da capacidade da bateria.

    Lembrar que a bateria também tem queda de tensão que tipicamente cai para uns 10V quando o motor já está girando e cai para bem menos nas primeiras frações de segundo. Voce vai perder mais 0,5V durante a partida e mais uns 1,5 a 2V nessa primeira pancada só no cabo.
    Isso usando esse 70mm2 que é um baita cabo - aproximadamente 10mm de diametro (sem contar a capa).

    Veja esse video a partir do tempo 6:19.
    O cara captura num gráfico a queda de tensao e a corrente de partida de um carro comum.

    https://www.youtube.com/watch?v=Y6tGaPwKXh0










    KCT!

    200 amperes....

    Melhor posição da bateria no portamalas? Scree131

    Iria precisar de um cabo de 120mm.

    A corrente de pico se dá no modo senoidal (alternado) e não contínuo.

    Aí se mede a carga com o motor travado o que faz a corrente na bobina subir.

    Melhor posição da bateria no portamalas? Scree132

    Resistência do cabo é desprezível e carga estacionária também.

    O que o amigo precisa é meramente um cabo que suporte a amperagem da bateria mais uns 20% adicionais.

    Ou seja um cabo de 35mm(70 a) ou 50 mm (90 a).
    E um fusível ou disjuntor no conector positivo da bateria.

    Olá adpachec!

    A informação sobre corrente com o motor de partida bloqueado foi mais ou menos o que eu estimei. Seriam 1000A com 12V e a metade com a queda de tensao da bateria para metade tambem (~6V) que é o que ocorre na pratica com as baterias que normalmente usamos.

    Só não entendi essa tabela que voce colocou com o titulo de "Limites Para Consumo". O que quer dizer essas correntes para o 4cil e 6cil? E as bobinas? Do que a tabela está falando?
    Outro ponto, tambem não entendi o "modo senoidal". A tensão e corrente do motor de partida é praticamente continua. Ela vai oscilar um pouco devido à compressão do motor. Dá para ver esse gráfico naquele video que indiquei. Inclusive a corrente média durante a partida daquele carro foi de 268A.
    Poderia esclarecer?

    Obrigado! (sempre técnico no detalhe!) Very Happy
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por adpachec Sáb 27 Fev - 22:10:01

    As tabelas são GM.

    Tensão senoidal se tem pico e tensão continua se tem carga.

    Por isto em capacitor de filtro de tv se usa valores com no MÍNIMO o dobro da tensão de trabalho.

    Em tensão contínua de 12 volts um capacitor de 16 volts é permitido mas sua capacitância é alta (1.000, 2.200, 3.300 uf....), na alternada a capacitância é baixa (10, 33, 47, 100, 220 uf...) mas a tensão é alta, 250 uf para 110 volts e 440 uf para 220 volts.
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por chevy250 Sáb 27 Fev - 22:13:30

    Mas se está falando de onda senoidal e retificação seria sobre o alternador, então?

    Sobre cabo 35mm2 a resistencia não é tão desprezível.
    Ela é de 0,63Ohms/km ou 0,00063ohms/m

    Com 8 metros de cabo temos uma resistencia de 0,00504ohms.
    Com 200A temos uma queda de tensão de 1volt que é 10% da tensão em partida (~10 a 11V).

    E com o motor de partida travado (~500A) teriamos queda de 2.5Volts.
    Isso somado à queda de tensão da bateria.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por adpachec Sáb 27 Fev - 22:30:39

    chevy250 escreveu:Mas se está falando de onda senoidal e retificação seria sobre o alternador, então?

    Sobre cabo 35mm2 a resistencia não é tão desprezível.
    Ela é de 0,63Ohms/km ou 0,00063ohms/m

    Com 8 metros de cabo temos uma resistencia de 0,00504ohms.
    Com 200A temos uma queda de tensão de 1volt que é 10% da tensão em partida (~10 a 11V).

    E com o motor de partida travado (~500A) teriamos queda de 2.5Volts.
    Isso somado à queda de tensão da bateria.

    Não tem senoidal a bateria é contínua, a diferença de polaridade se dá no enrolamento das bobinas (induzido/estator) que são contrários, na alternada se dá por fases, cada bobina é alimentada por uma fase (alternada) diferente.

    A bobina impede a passagem de corrente e adianta a tensão em ângulo de 90° como o capacitor, este "ângulo" entre bobinas de diferente polaridade é o que se mede no osciloscópio.

    Na alternada se mede o comprimento e altura da senoidal.

    Multi vibrador astavél, saída de som, sistema de disparo ou pisca pisca mesmo que seja contínuo possui uma senoidal porque a tensão continua sofre oscilações ou cortes.
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por chevy250 Sáb 27 Fev - 22:36:02

    adpachec escreveu:
    chevy250 escreveu:Mas se está falando de onda senoidal e retificação seria sobre o alternador, então?

    Sobre cabo 35mm2 a resistencia não é tão desprezível.
    Ela é de 0,63Ohms/km ou 0,00063ohms/m

    Com 8 metros de cabo temos uma resistencia de 0,00504ohms.
    Com 200A temos uma queda de tensão de 1volt que é 10% da tensão em partida (~10 a 11V).

    E com o motor de partida travado (~500A) teriamos queda de 2.5Volts.
    Isso somado à queda de tensão da bateria.

    Não tem senoidal a bateria é contínua, a diferença de polaridade se dá no enrolamento das bobinas (induzido/estator) que são contrários, na alternada se dá por fases, cada bobina é alimentada por uma fase (alternada) diferente.

    A bobina impede a passagem de corrente e adianta a tensão em ângulo de 90° como o capacitor, este "ângulo" entre bobinas de diferente polaridade é o que se mede no osciloscópio.

    Na alternada se mede o comprimento e altura da senoidal.

    Multi vibrador astavél, saída de som, sistema de disparo ou pisca pisca mesmo que seja contínuo possui uma senoidal porque a tensão continua sofre oscilações ou cortes.

    Sim, está correto. Eu estava falando sempre do motor de partida e da bateria. A corrente nele é praticamente continua. Tem a comutação das bobinas para girar o campo mas a comutação via escovas se dá por várias contatos de forma que é bem continua a corrente (pequena oscilacao apenas). Talvez aquela primeira tabela seja referente ao alternador. Pode ser?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por adpachec Sáb 27 Fev - 23:11:03

    Comutar (trocar).

    2 bobinas de polaridade diferentes passando por um magneto de campo único......troca polaridade do campo da corrente elétrica (frente e verso) e não a troca do sentido da corrente (vai e volta).

    Melhor posição da bateria no portamalas? Images?q=tbn:ANd9GcT1Kx3KLhR6IPZQTdUydrkL7qNdGsjZOp1E4w&usqp=CAU
    nalin
    nalin
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 67
    Idade : 35
    Localização : Rio Claro/SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4p 1988
    Cilindros : 6 cilindros 4100 álcool
    Data de inscrição : 24/11/2016

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por nalin Dom 28 Fev - 18:26:09

    Vi uma caravan e um gol quadrado com bateria atrás, utilizando cabo positivo de 35mm sem problemas (a caravan inclusive com motor de partida moderno 'de partida rápida'), porém em outra conversa sobre o assunto me disseram que um cabo positivo de 16mm daria conta, e colocando de 21mm já estaria 'superdimensionado' pra essa aplicação.

    Entendo e acho muito produtivo o debate, porém queria feedback de alguém que use a bateria no porta malas e qual bitola usa, pra não 'jogar dinheiro fora' exagerando e complicando a instalação (vi um vídeo aonde usaram cabo de 50mm!), e sem colocar fio pequeno e ter que fazer o serviço duas vezes.

    tendo em vista que o ponto crítico é a partida, deduzo que um cabo ligeiramente maior que o positivo do motor de partida já atenderia a aplicação, porém prefiro perguntar e pesquisar do que arriscar.

    no cálculo acima foi mencionado 8 metros, porém seriam 3 a 4 metros do fio positivo pra um bloco de distribuição no cofre, e o aterramento seria na carroceria no porta malas.

    Alguém usa bateria no porta malas pra compartilhar a experiência?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por adpachec Dom 28 Fev - 18:34:27

    nalin escreveu:Vi uma caravan e um gol quadrado com bateria atrás, utilizando cabo positivo de 35mm sem problemas (a caravan inclusive com motor de partida moderno 'de partida rápida'), porém em outra conversa sobre o assunto me disseram que um cabo positivo de 16mm daria conta, e colocando de 21mm já estaria 'superdimensionado' pra essa aplicação.

    Entendo e acho muito produtivo o debate, porém queria feedback de alguém que use a bateria no porta malas e qual bitola usa, pra não 'jogar dinheiro fora' exagerando e complicando a instalação (vi um vídeo aonde usaram cabo de 50mm!), e sem colocar fio pequeno e ter que fazer o serviço duas vezes.

    tendo em vista que o ponto crítico é a partida, deduzo que um cabo ligeiramente maior que o positivo do motor de partida já atenderia a aplicação, porém prefiro perguntar e pesquisar do que arriscar.

    no cálculo acima foi mencionado 8 metros, porém seriam 3 a 4 metros do fio positivo pra um bloco de distribuição no cofre, e o aterramento seria na carroceria no porta malas.

    Alguém usa bateria no porta malas pra compartilhar a experiência?

    Como escrevi, corrente da bateria mais uns 20% de segurança.

    Cabo 16 mm é de 70 amperes.

    E por segurança além do aterramento original na lataria eu tenho um no bloco do motor e um segundo na lataria.
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por chevy250 Seg 1 Mar - 21:46:27

    nalin escreveu:Vi uma caravan e um gol quadrado com bateria atrás, utilizando cabo positivo de 35mm sem problemas (a caravan inclusive com motor de partida moderno 'de partida rápida'), porém em outra conversa sobre o assunto me disseram que um cabo positivo de 16mm daria conta, e colocando de 21mm já estaria 'superdimensionado' pra essa aplicação.

    Entendo e acho muito produtivo o debate, porém queria feedback de alguém que use a bateria no porta malas e qual bitola usa, pra não 'jogar dinheiro fora' exagerando e complicando a instalação (vi um vídeo aonde usaram cabo de 50mm!), e sem colocar fio pequeno e ter que fazer o serviço duas vezes.

    tendo em vista que o ponto crítico é a partida, deduzo que um cabo ligeiramente maior que o positivo do motor de partida já atenderia a aplicação, porém prefiro perguntar e pesquisar do que arriscar.

    no cálculo acima foi mencionado 8 metros, porém seriam 3 a 4 metros do fio positivo pra um bloco de distribuição no cofre, e o aterramento seria na carroceria no porta malas.

    Alguém usa bateria no porta malas pra compartilhar a experiência?

    Vamos aguardar alguem que já fez de fato.

    No entanto, ainda que alguem tenha feito e diga que tenha ficado bom com cabo fino, ele pode estar com um motor bem leve ou com ponto atrasado (sem problema de às vezes pesar, o que é comum no Opala) e uma bateria novinha de alta capacidade. E mais, numa partida mais longa, precisa saber se está esquentando o cabo. Eu não gostaria de ter um cabo quente atravessando toda a carroceria e ainda mais passando perto do tanque.

    Voce pode estar em outras condições - motor mais pesado em alguns momentos e bateria não tão boa etc.
    Nesse caso quedas de tensão podem piorar a situação.
    Funcionar não quer dizer que está ótimo ou adequado.
    Bitola mais fina, pode acabar esquentando se a partida tiver que demorar muito.
    Nas condicoes normais, 1, 2 ou 3 segundos nao vai dar esse problema, é claro.
    Mas eu dimensionaria de maneira mais robusta.

    Se voce pretende usar a carroceria como o retorno (fio terra), a queda de tensão vai ser desprezível nesse trecho e o calculo se reduz a uns 4 metros no máximo, que é o comprimento do cabo positivo. Só tenha certeza de fazer uma conexão MUITO boa com a carroceria. Das contas que mostrei, cai pela metade a queda de tensão.

    nalin gosta desta mensagem

    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por chevy250 Seg 1 Mar - 22:12:24

    Uma outra ideia: dá para agrupar cabos em paralelo também, desde que os terminais estejam muito bem fixados para que a corrente se divida nos vários cabos.

    Dá para fazer um agrupamento de n x 16mm2.

    1 x 16mm2 é muito pouco para uma corrente de mais de 200A. Pode até girar o motor de arranque, mas fica subdimensionado e vai esquentar numa partida mais longa.

    nalin gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    Melhor posição da bateria no portamalas? Empty Re: Melhor posição da bateria no portamalas?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 7 maio - 18:57:40