nalin escreveu:"ressucitando" ...
Pra quem usa a bateria no porta malas, usa qual bitola de cabo?
agradeço desde já,
Eu me preocupo um pouco com a queda de tensão com essa mudança de posição da bateria, a menos que um baita cabo seja usado.
Não acho que valha a pena.
Mas, respondendo sua pergunta objetivamente, segue um exemplo de calculo.
E há inumeros modelos de carros carissimos com bateria no porta-malas.
Cada um decide o que acha melhor.
A bitola é calculada considerando-se os seguintes pontos:
-metodo de instalacao que é como voce vai acondicionar esses cabos no carro
-Comprimento do cabo
-a corrente durante a partida (motor girando)
-a corrente de surto (quando o motor inicia a partida e ainda está parado).
Um motor de arranque do tipo do Opala (estimo uns 2.5kW) consome em funcionamento (girando) uns 200A aproximadamente.
Porém, quando o motor está parado, há um pico de corrente (na primeira pancada) que pode atingir 4 ou 5 vezes esse valor ou 1000A (frações de segundo).
Claro que a tensão da bateria cai e essa corrente de surto pode ser menor. Mas ainda sim, será bem maior que os 200A.
Vamos considerar 8m de cabo (ida e volta).
De posse dessas estimativas, vamos usar um exemplo de um determinado cabo dentro de um conduite com 2 condutores.
É apenas uma demonstração de cálculo. Tire suas proprias conclusoes.
Considerei a tabela do link abaixo:
https://br.prysmiangroup.com/sites/default/files/atoms/files/Guia_de_Dimensionamento-Baixa_Tensao_Rev9.pdf
Pela corrente durante a partida (200A), minimo seria 70mm2. Veja a tabela 9
Tabela 9 - Capacidade de condução de corrente
Para a queda de tensão, consultar a resistencia de acordo com cada bitola.
Veja no link abaixo a a tabela de resistencia do condutor em corrente continua em função da bitola
Tabela 28 - Resistências Elétricas e Reatâncias Indutivas - Superastic (cobre)
A formula da queda de tensão é simples: V=R*I
V=Volts
R=Resistencia
I=Corrente
A tabela está em ohms/km, entao o comprimento de 8m fica em 0,008km.
Com cabo de 70mm2 e 0,008km a resistencia é de 0,008*0,32=0,00256 ohms:
Motor girando a queda é de 0,00256*200=0,5V
Na primeira pancada seria de de 0,00256*1000=2,56V se a bateria segurasse os 12V.
Vamos considerar que a bateria forneça uns 7V nessa condição de surto dai essa queda seria a metade aproximadamente.
Vai depender muito da capacidade da bateria.
Lembrar que a bateria também tem queda de tensão que tipicamente cai para uns 10V quando o motor já está girando e cai para bem menos nas primeiras frações de segundo. Voce vai perder mais 0,5V durante a partida e mais uns 1,5 a 2V nessa primeira pancada só no cabo.
Isso usando esse 70mm2 que é um baita cabo - aproximadamente 10mm de diametro (sem contar a capa).
Veja esse video a partir do tempo 6:19.
O cara captura num gráfico a queda de tensao e a corrente de partida de um carro comum.
https://www.youtube.com/watch?v=Y6tGaPwKXh0
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