O objetivo desta postagem é unicamente desmistificar o processo obrigatório e periódico de limpeza, não abordando a regulagem básica nem as regulagens dos periféricos do carburador. Como será visto, as regulagens serão meramente copiadas das que já haviam anteriormente ao procedimento. Se você acessou este tópico querendo aprender a regular um carburador, infelizmente não será aqui que você aprenderá. O melhor jeito de ensinar a regulagem é com um vídeo e vídeos são para o youtube. Este passo-a-passo é para os LEIGOS que precisam limpar o carburador 3E.
O carro em questão é um 4 cilindros à gasolina com condicionador de ar. A despeito de ser um carro à gasolina, seu carburador é também niquelado, como nos modelos a álcool. Os primeiros brosol 3E de opala/caravan à gasolina não possuíam banho de níquel (provavelmente do meio de 1990 até início de 1991), porém mais tarde a GM passou a niquelar todos. Não por mera coincidência, nesse período mais ou menos, o governo aumentou oficialmente a porcentagem de álcool anidro na gasolina. Mais tarde, esses percentuais foram paulatinamente aumentando ainda mais...
A primeira coisa a ser feita é óbvia: desligue um dos cabos da bateria, por questões de segurança. Em seguida, desaparafuse os dois parafusos no topo da cobertura do filtro de ar (se ainda houver no seu carro) indicados em "A" na foto 1. Solte também as seis presilhas do tipo mola na periferia da tampa, circuladas na foto 1. Estas não se desprendem da base da cobertura do filtro, apenas soltam a tampa. Agora, com cuidado, puxe para cima a tampa, aos poucos.
Foto 1: Os parafusos da tampa do filtro de ar e as presilhas. "B" é a câmara do Thermac e "C" o tubo de tomada de vácuo do thermac.
Então, você verá exatamente o que está na foto 2.
Foto 2: Sem a tampa da cobertura do filtro de ar.
Separe uma bacia plástica ou de aço inoxidável, absolutamente limpa de detritos. Remova elemento filtrante circular (o filtro de ar propriamente dito) e também remova cuidadosamente as porcas que ficam nos três parafusos prisioneiros indicados nas setas verdes da foto 3. Não as deixe cair dentro dos venturis. Normalmente as borboletas dentro dos venturis estão fechadas, mas pode haver alguma sabotagem extrema no seu carburador que permita que alguma porca que eventualmente caia no venturi passe pela borboleta e atinja o coletor de admissão. A recuperação da porca poderia ser traumática a um iniciante. Se tiver medo que aconteça, tape os venturis com um pano limpo durante a retirada das porcas. No local aonde tem a seta vermelha da foto 3 vai uma descarga de recirculação de gases do motor que tem o formato exato de um Tubo de Pitot (apesar de não ser um). Este carro já não tem mais. Quando comprado ainda tinha, entretanto a fixação estava quebrada e achei melhor remover a peça, pois havia risco de se soltar e ficar rolando solta por ali. Puxe para cima o anel metálico indicado pela seta branca da mesma foto e coloque-o no recipiente de banho, que é a bacia plástica ou de aço inoxidável. Se for de plástico, vai ficar por muito tempo com cheiro do solvente de limpeza. Portanto, não selecione recipiente que vá ser usado para outros fins à posteriori.
foto 3: Continuando a remoção.
Levante a base da carcaça de cobertura do filtro de ar e desconecte o tubinho "E" e a mangueira "F" da figura 4. Este é um bom momento para testar o funcionamento do sistema do thermac. Desconecte o tubinho "G" da foto 4 e faça sucção no local onde encaixa este tubinho. Se a portinhola localizada na tomada de ar for acionada, a válvula do thermac está boa.
Foto 4: Desconectando a base da cobertura do filtro de ar.
Foto 5: "H" é a haste que aciona a portinhola do thermac. Se acionada no teste de sucção, a válvula do thermac está boa.
A tampa da cobertura do filtro de ar (foto 6) deve ser lavada com água e sabão se estiver muito suja na parte interna. Levando em conta os altos preços que esta cobertura atinge em sites de compra e venda na internet, melhor não arriscar com solventes. O mesmo ocorre com a base da carcaça (foto 7), na região circulada em branco, que pode ser limpa com um pano umedecido com álcool.
Foto 6: a tampa da cobertura do filtro de ar.
Foto 7: limpar a região circulada em branco.
Se tudo foi feito corretamente até agora, você terá a visão igual a da foto 8.
foto 8: Visão do carburador.
Desconecte o fio do interruptor da marcha-lenta ("I"), a mangueira de entrada de combustível que vem do desborbulhador ("J"), a mangueirinha do avanço a vácuo que vem do distribuidor até o tubinho com anel vermelho ("K") e as conexões do cânister ("L" e "M"), todos na foto 9. Observe que nesta foto a posição das mangueirinhas "K" e "L" estão trocadas. São coisas do pangaré onde mandei fazer a limpeza do carburador na última vez.
foto 9: Desconectando as mangueirinhas do carburador. Na foto, "K" deveria estar ligado onde está "L" e vice-versa!
Agora, coloque um pedaço de fita isolante exatamente no ponto onde o arame do cabo do afogador entra no sextavado com furo passante e em seguida afrouxe sem tirar os parafusos indicados nas setas, tudo na foto 10. Puxe o cabo do afogador para fora da sua conexão com o carburador, deixando sua ponta solta.
Foto 10: Soltando o cabo do afogador.
Agora, olhando a foto 11, solte as mangueirinhas "N" (ligação da válvula EGR), "O" (ligação da cápsula do afogador), remova "P" (blow-by, ventilação positiva do cárter) que não tem uso nos opalas e por isso fica tampado e remova "Q" (injetor de gasolina na partida a frio, motores a álcool) que também fica tampado em motores à gasolina.
Foto 11: Desconectando "N", "O", "P" e "Q".
Desconecte as mangueirinhas "R" e "S", na foto 12 (presentes apenas em carros com condicionador de ar).
foto 12: Desconectando "R" e "S". "T" foi desconectado na ocasião da remoção da carcaça do filtro de ar (vai para o sistema de thermac).
Solte os parafusos indicados em setas vermelhas nas fotos 13 e 14.
Foto 13: Parafuso a ser solto.
Foto 14: Outro parafuso a ser solto.
Solte o cabo do acelerador, desconectando-o do carburador em um dos dois pontos circulados em vermelho na foto 15.
Foto 15: Desconectando o cabo do acelerador.
Chegou a hora de remover o carburador do carro. Solte as três porcas circuladas em vermelho na foto 16, tomando o cuidado de não deixá-las cair nem dentro do carburador nem dentro do cofre do motor. Agora puxe para cima o carburador e ele sairá. NÃO VIRE DE LADO O CARBURADOR, POIS AINDA HÁ GASOLINA NA CUBA! Se ele não sair ao puxar para cima, despeje um pouco de óleo de máquina singer, um WD40 ou similar nos três parafusos prisioneiros que seguram o carburador fazendo o óleo escorrer por eles. Em seguida, tente de novo.
Foto 16: Porcas de fixação do carburador no coletor de admissão.
Foto 17: o carburador já retirado e pronto para a subsequente desmontagem.
Remova a cápsula do segundo estágio primeiro alavancando a ponta da sua haste com uma chave de fenda pequena no sentido da seta, conforme indicado na figura 18 e em seguida soltando os dois parafusos indicados por setas vermelhas na foto 19. Por último, basta desconectar sua mangueirinha.
Foto 18: Desconectando a cápsula de vácuo do segundo estágio e o eixo do segundo corpo.
Foto 19: Parafusos a serem retirados para liberar a cápsula de vácuo do segundo corpo.
Foto 20: A cápsula do segundo estágio já liberada do carburador.
A cápsula de vácuo do segundo estágio não deve ser lavada em solventes. Na verdade, não deve ser lavada. Por isso foi separada do carburador.
Agora, solte os três parafusos circulados em vermelho e uma das pontas da mola de tração (também circulada em vermelho), tudo na foto 21, para liberar o sistema de cames do afogador/desafogador.
Foto 21: Soltando o sistema de cames do afogador/desafogador.
Foto 22: o sistema de cames do conjunto do afogador/desafogador já liberado do carburador.
Solte os quatro parafusos da bomba de aceleração, conforme indicado na foto 23.
Foto 23: soltando os parafusos da bomba de aceleração.
Removida a tampa da bomba de aceleração, inspecione a mola de compressão e a mola plana da membrana. Se a mola de compressão apresentar ferrugem ou estiver torta, substitua. Se a mola da membrana estiver quebrada, substitua (foto24).
Foto 24: inspeção dos componentes da bomba de aceleração.
Remova o interruptor da marcha-lenta mordendo-o com um alicate, DE LEVE, usando os dois ressaltos existentes em sua superfície lateral, girando no sentido da seta da foto 25. Existe ferramenta específica para esta tarefa, porém eu não a tenho.
Foto 25: retirando o interruptor da marcha-lenta.
Agora, na tampa do carburador, remova com uma chave de fenda o calibre da marcha-lenta (foto 26).
Foto 26: remoção do calibre da marcha-lenta.
Foto 27: o calibre da marcha-lenta já removido, pré-banho.
Desaparafuse os dois parafusos da válvula de máxima e remova-a. Inspecione a mola em busca de corrosão, quebra ou deformação, a membrana em busca de cortes/rasgos e a flange plástica branca em busca de rachaduras. Caso estejam bons, estes componentes serão reaproveitados. Remova para substituição o anel o'ring de vedação (foto 28). Jogue fora a junta de papelão hidráulico e limpe seus vestígios nas superfícies em que ficarem.
Foto 28: A válvula de máxima em sua sequência futura de montagem no carburador.
Hora de separar o corpo do carburador e a sua tampa. Deite o carburador para drenar o combustível da cuba, caso ainda não tenha sido feito. Solte os cinco parafusos circulados em vermelho na foto 29. Dois dos cinco parafusos têm comprimento diferente. O menor deles é o "U" e o de comprimento intermediário é "V" na foto 29. Fique atento a esses dois parafusos na hora da montagem, pois ambos devem voltar ao mesmo lugar de onde saíram. Resista à tentação de meter uma chave de fenda na junção entre as duas partes do carburador. Se estiverem grudadas, vire o brosol 3E de cabeça para baixo e dê umas pancadinhas na borda da tampa com um martelo de massa plástica que a tampa se soltará da base.
Foto 29: Os parafusos da tampa do carburador.
Ao separar a tampa e a base, você verá o mesmo da foto 30. Tire a tela filtrante, retire o tubo injetor do primeiro corpo puxando-o para cima e remova a junta e seus vestígios que por ventura fiquem em qualquer das metades. Existe uma ferramenta para remover o tubo injetor, mas eu não a tenho. Então, puxe-o devagar para cima.
Foto 30: Separando a base e a tampa do carburador.
Inspecione o fundo da cuba do carburador bem como as paredes internas em contato com o combustível, em busca de corrosão acentuada ou furos provocados pela mesma (foto 31). Corrosão acentuada é indício de fim da vida útil do carburador. Essa também é uma boa hora para inspecionar empenamentos na base, porém este passo-a-passo não abordará esse detalhe.
Foto 31: Inspecionando a base do carburador.
Na parte inferior da tampa do carburador, desaparafuse os dois giclês (primeiro e segundo corpo), ANOTANDO OU FOTOGRAFANDO a posição de cada um (foto 32). Isto é importante, para não trocá-los de posição na montagem. No brosol 3E dos opalas/caravans 4 cilindros a álcool, o giclê do primeiro corpo é o de numeração menor. Nos brosol 3E de opalas/caravans 4 cilindros à gasolina, o giclê do primeiro corpo é o maior.
Foto 32: desaparafusando os giclês do primeiro e segundo corpos.
Com a tampa do carburador com a parte de baixo virada para cima como na foto 32, puxe os difusores para cima. Se não saírem com facilidade, faça como na foto 33, dando pequenas pancadinhas em cima deles pelo outro lado da tampa, usando o cabo plástico de uma chave de fenda. Quando saem os difusores, minúsculas molinhas do tipo "trava", de metal, caem. Cuidado para não perdê-las! Remova a pequena junta de papelão hidráulico de cada um e seus vestígios. Neste momento aqueles que forem fãs do canal do Tonella no youtube, fugindo ao escopo deste passo-a-passo, podem optar por fazer o "Veneno de Montevadio" aproveitando que os difusores estão fora do carburador. Faça por sua conta e risco.
Foto 33: removendo o difusor.
Foto 34: Explicitando os componentes em questão.
Remova o tubo injetor do segundo corpo, puxando-o para cima como na foto 35.
Foto 35: retirando o tubo injetor do segundo corpo.
Retire a bóia da cuba conforme a foto 36, empurrando o eixo de giro dela no sentido da seta na mesma foto.
Foto 36: remoção da bóia.
Sacuda a bóia escutando se há líquido dentro dela. Se houver, a bóia está furada. Substitua-a. Se houver dúvida quanto ao bom estado da bóia, submerja-a na água e observe se sobem bolhas de ar à superfície. Neste caso, a bóia está furada. Com um soquete 9mm, saque a agulha da bóia e sua arruela, conforme a foto 37.
Foto 37: Retirando a agulha da bóia e sua arruela.
Remova o Tubo de Pitot puxando-o conforme a seta na foto 38, ao mesmo tempo em que no outro lado da tampa as suas duas travinhas são pressionadas (foto 39).
Foto 38: removendo o Tubo de Pitot.
Foto 39: pressionando as travinhas do Tubo de Pitot.
Foto 40: já removido.
Remoção da cápsula pneumática do afogador: posicione a tampa em local firme ou na morsa. Providencie um pino de mesmo diâmetro que o pino elástico tipo "C" que trava a peça na tampa do carburador e bata com um martelo no pino no sentido indicado pela seta da foto 41 pingando previamente algumas gotas de óleo de máquina ou wd40 no pino elástico (pode-se fazer a remoção pelo lado oposto também; faça como achar melhor). NÃO retire nem gire o parafuso de regulagem na ponta da haste plástica da cápsula, para não desfazer a regulagem do sistema do desafogador!
Foto 41: Removendo a cápsula do afogador pneumático.
Foto 42: com o pino elástico já removido, a cápsula pode ser removida no sentido da seta.
O tubo injetor do primeiro corpo retirado anteriormente, possui um anel o'ring que deve ser retirado e descartado. Na ponta inferior, há uma tampinha com uma telinha filtrante. Se o tubo injetor for lavado com gasolina, não há necessidade de remover essa tampinha. Se for lavado com outros tipos de solvente como o "Banho da NASA", "Sangue Alienígena", "Banho Alienígena", "Sangue da NASA", "Viadagem Alienígena" ou quaisquer outros descarbonizantes fortes, opte por retirar o componente por precaução. No meu carburador, o tubo injetor não saiu inteiro, pois já estava há nove anos ali. Achou que fazia parte inseparável do carburador... Acabei por ter de comprar o componente novo.
Foto 43: o tubo injetor estragado, pois estava entalado no alojamento.
Antes de retirar o parafuso da mistura, é importantíssimo - no intuito de evitar perder a regulagem da mistura do carburador - que se meça com um paquímetro a posição do parafuso, conforme a foto 44. Ali, se mede o quanto o parafuso sai para fora do orifício do seu alojamento. A medida é anotada para recolocação posterior. No meu carburador, deu 13,5mm. Sempre lembrando o nível BÁSICO deste passo-a-passo, que é para quem não sabe regular seu carburador, porém quer fazer por si mesmo a limpeza sem perder a boa regulagem anterior, aproveitando para economizar uns trocados na mão-de-obra. Outra técnica é desrosquear o parafuso contando o número de voltas até que ele saia.
Foto 44: medindo a posição do parafuso da mistura.
Foto 45: retirando o parafuso da mistura após prévia medição de sua regulagem.
Retirado o parafuso da mistura, remova e descarte o seu anel o'ring, mostrado na foto 46.
Foto 46: o parafuso da mistura e seu o'ring.
Já o carburador está pronto para ser lavado. O líquido mais barato para limpeza de carburador e mais abrangente em número de peças sem causar danos a nenhum componente é a própria gasolina. Se optar por usar a gasolina, coloque em uma bacia com uma quantidade razoável de gasolina a base e a tampa do carburador, o calibre da marcha lenta, os giclês, o tubo injetor do segundo e primeiro corpos, todos os componentes da válvula de máxima que estiverem aproveitáveis, todos os componentes da bomba de aceleração aproveitáveis, a tela filtrante dos giclês, todos os parafusos (inclusive o da mistura), a bóia e sua agulha, os difusores e o tubo de pitot da foto 40. Você NÃO PODE submergir na gasolina nenhuma das cápsulas pneumáticas (afogador, segundo estágio e regulador pneumático da marcha-lenta, se o carburador ainda tinha um) e o interruptor da marcha-lenta. Este último, você deve lavar apenas a ponta com rosca com o auxílio de um pincel de meia ou uma polegada molhado na mesma gasolina que está na bacia ou ainda borrifando com CAR80 com o bico aplicador, sempre na região que foi circulada em vermelho na foto 49, mantendo essa parte para baixo.
foto 47: a região do interruptor da marcha-lenta que pode ser lavada em descarbonizante ou solvente.
Esfregue o pincel mencionado anteriormente embebido na gasolina por todo o corpo do carburador e tampa, inclusive em suas reentrâncias (foto 48). Use luvas de borracha, pois a gasolina vai agredir a pele das mãos. O procedimento é ilustrado na foto 48 (sem luvas). A crosta de carbonização começará a sair. Faça a mesma coisa nos componentes que foram colocados junto na bacia com gasolina. Se o carburador estava realmente muito sujo, você pode despejar fora a gasolina do primeiro banho e dar um segundo banho. Talvez você se sinta tentado a remover as borboletas dos dois corpos com seus eixos e também a do afogador, bem como as canetas dos dois corpos. Em uma limpeza de rotina isso não se faz necessário. Tendo em vista que as canetas estão prensadas na tampa e que os parafusos das borboletas nem sempre saem com facilidade e podem se quebrar, melhor não tentar. Ademais, as borboletas do primeiro e segundo corpos precisam voltar exatamente para o local de onde saíram na exata posição em que estavam, precisando ainda serem ajustadas para fechar com eficiência os venturis, evitando entradas falsas de ar. Melhor não mexer. Se houver anomalias como parafuso faltante ou quebrado em algum dos eixos das borboletas, melhor deixar um profissional resolver esse contra-tempo antes de prosseguir. Se você optar por retirar essas borboletas e colocá-las sem conseguir bom ajuste, nunca terá uma marcha-lenta decente, pois haverá entrada falsa de ar. Isso sem contar outros problemas durante a condução do veículo...
foto 48: limpando o carburador e seus agregados com o pincel na gasolina.(foto retirada da internet - créditos ao postador original - usar luvas!)
Por fim, com o carburador ainda molhado da gasolina, aplique CAR80 com o bico aplicador do produto em todos os furos dos canais internos do corpo e da tampa do carburador, a fim de garantir a expulsão de qualque depósito de sujeira que possa ter ficado internamente. Borrife também o CAR80 por dentro dos calibres usando o bico aplicador do produto.
No coletor de admissão, onde a base do carburador é instalada, há um sanduíche composto por um espaçador e duas juntas. Remova-os e descarte as duas juntas de papelão hidráulico bem como seus resíduos que possam ter aderido no coletor de admissão, na base do carburador e no espaçador. Não descarte o espaçador, a não ser que ele esteja quebrado. Nesse caso deve ser substituído. Limpe com solvente o corpo dos três parafusos prisioneiros do coletor de admissão que fixam o carburador, mas sem removê-los do coletor.
Foto 49: limpando o local de instalação do carburador.
Abra o kit básico de juntas para o opala com broxol 3E (foto 51). Agora, basta remontar o espaçador com as duas juntas de papelão hidráulico novas que vem no kit de reparo, conforme a foto 50. Empurre tudo até embaixo, até tocar no coletor de admissão e inspecione se as juntas casam perfeitamente com o buraco no coletor de admissão. Se ficar rebarba, retire de novo e recorte com uma tesoura o excedente nas juntas.
Chegou a hora de montar o carburador.
Foto 50: o kit básico de juntas do solex-broxol 3E.
Foto 51: sequência de montagem das juntas da base do carburador com o coletor de admissão.
Na tampa do carburador, recoloque a agulha da bóia com o mesmo número de arruelas que havia antes.
foto 52: a agulha da bóia recolocada.
Recoloque a cápsula pneumática do afogador na tampa, prendendo-a batendo de volta o pino elástico tipo "C" no alojamento onde estava.
Foto 53: recolocando a cápsula pneumática do afogador.
Pegue no kit de juntas as duas juntas dos difusores. Note que elas têm tamanhos diferentes. Obviamente, a maior vai no venturi maior e a menor no venturi menor. Certifique-se de que o furo da junta não obstrua ou interfira no furo que alimenta o difusor. Se necessário, ajuste a junta.
foto 54: colocando as juntas dos difusores.
Em seguida, coloque os difusores (setas da foto 55) seguindo a mesma lógica das juntas: o difusor menor no venturi menor e o difusor maior no venturi maior. Certifique-se de que ao colocá-los, você não tirou da posição as juntas. Coloque as travinhhas-mola em seus alojamentos ("X", na foto 55) e aproveite para recolocar os gilcês ("Y", na foto 55). Se você tem uma tabela de giclês para o brosol 3E e os giclês que estão no carburador não coincidirem com a medida recomendada na tabela, não se precipite em trocá-los. Na época em que a tabela foi feita, colocava-se coisa de 9% de álcool na gasolina. De lá pra cá, alguém teve de fazer ajustes de troca de giclês para compensar os 25% de álcool na gasolina nos dias de hoje. Estes ajustes são feitos na base da tentativa-erro mesmo, no empirismo. Não estou dizendo que se você tentar mudar os giclês não vai melhorar desempenho ou consumo do carro, mas com certeza mudará as regulagens. Se você precisa deste passo-a-passo para uma limpeza de carburador, melhor não mudar os giclês por hora, a não ser que alguém tenha imprudentemente arrombado os orifícios calibrados do giclê em busca de maior desempenho (ou que você desconfie que tal "procedijumento" tenha sido feito) e o carro esteja com consumo muito fora do normal. Porém, nesse caso, você não encontrará auxílio neste passo-a-passo pois excede o escopo proposto.
Foto 55: Instalando difusores e giclês.
Recoloque o sistema de cames do conjunto do afogador/desafogador conectando-o com a alavanca que aciona a borboleta do afogador e aparafusando os três parafusos indicados na foto56.
Foto 56: Instalando o sistema de cames do conjunto do afogador/desafogador pneumático.
Posicione a bóia na tampa do carburador encaixando-a no ganchinho existente na agulha e empurre o pino que a prende no sentido indicado na foto 57. Não é necessário martelar este pino, nem forçá-lo a entrar. Se tal acontecer, há algo errado com o pino ou alguma gambiarra na tampa do carburador.
Foto 57: Instalando a bóia do carburador.
Reinstale o interruptor da marcha-lenta colocando previamente uma gotinha de óleo de máquina em seu vedante antes de rosqueá-lo. Quando o vedante tocar no assento do corpo do carburador, dê um leve aperto com o alicate. Faça como se estivese instalando o filtro de óleo do motor. No kit de juntas, pegue o anel o'ring novo e coloque no tubo injetor do primeiro corpo. Se você optou por remover a telinha filtrante na ponta deste, instale-a agora. Em seguida, instale o injetor em seu alojamento pingando previamente uma gotinha de óleo de máquina no o'ring para facilitar a instalação, conforme a foto 58. Posicione a junta do topo da base do carburador que vem no kit de juntas e veja se ela interfere em alguma passagem ou borda interna do carburador. Caso positivo, use a tesoura para ajustá-la.
Foto 58: Instalando o tubo injetor do primeiro corpo e posicionando a junta no topo da base do carburador.
Coloque a tela filtrante das canetas, conforme a foto 59. Essa tela não vem no kit de juntas e deveria estar presente no seu carburador no momento em que ele foi aberto. Se não estava lá, corrija a sabotagem comprando uma nova. Afinal, é para não ter este tipo de contra-tempo que você deve estar optando por fazer a limpeza do carburador ao estilo "faça-você-mesmo", né?
Foto 59: colocando a telinha filtrante das canetas.
Na tampa do carburador, instale o Tubo de Pitot e o tubo injetor do segundo corpo e encaixe a tampa do carburador na base, conferindo mais uma vez se a junta não interfere em nada. Caso esteja tudo certo, instale os parafusos que unem a tampa com a base do carburador.
Foto 60: o Tubo de Pitot, o tubo injetor do segundo estágio e a instalação da tampa.
Foto 61: lembrando que dois dos parafusos que unem a tampa com a base têm comprimentos diferentes dos demais!
Movimente o eixo do primeiro corpo do carburador e subsequentemente o do segundo corpo, certificando-se que têm curso livre de abertura e fechamento. Movimente também o came do afogador, certificando-se de que este abre e fecha sua borboleta completamente. Instale o calibre da marcha-lenta na tampa do carburador, rosqueando-o mas sem aparafusar com força excessiva.
Foto 62: Instalando o calibre da marcha-lenta.
Instale a bomba de aceleração, colocando primeiro a válvula (borrachinha redonda), depois a mola plana em cima da válvula, a mola cônica helicoidal de compressão, a membrana e por fim a tampa. Aperte os parafusos em "X" e as poucos, sem exagerar na força.
Foto 64: sequência de montagem da bomba de aceleração.
Coloque o filtro cônico no tubinho de entrada de combustível da cuba.
foto 65: colocando o filtro cônico.
Instale a válvula de máxima, primeiro colocando o anel o'ring que veio no kit de juntas, a junta de papelão hidráulico também proveniente do kit de juntas, depois o flange com o diafragma, a mola helicoidal de compressão e por fim a tampa metálica. A sequência é indicada na foto 66. Não se esqueça de alinhar em todos os componentes o furo indicado na foto! Não apertar os parafusos com força excessiva.
Foto 66: sequência de instalação da válvula de máxima.
Encaixe a ponta da haste da cápsula pneumática de abertura do segundo corpo, conforme a foto 67 e aperte seus dois parafusos de fixação (foto 19), sempre sem exagerar na força. Introduza o carbuador de volta no carro, colocando-o através dos três parafusos prisioneiros ao coletor de admissão. Aperte aos poucos as três porcas indicadas na foto 16. Use o bom senso. Não aperte em excesso nem muito desigual, pois favorece o empenamento do carburador. Reinstale o cabo do afogador no carburador, como na foto 10, tirando proveito da marcação em fita isolante para manter a regulagem prévia.
Reconecte as mangueirinhas da foto 9 e 11, caso você use mangueirinhas de boa qualidade (para injeção eletrônica). Se forem as porcarias lonadas você terá de trocá-las, pois eleas perdem a capacidade de estanqueidade após uns 6 meses de uso. A perda da estanqueidade prejudica o funcionamento de uma série de dispositivos do carburador, culminando com a impossibilidade de um bom acerto no mesmo. Se for a mangueirinha "J" da foto 9, então, NEM PENSAR! Não use essa mangueirinha em más condições! Recoloque também os tampões dos tubinhos que não são utilizados (Foto 68).
Foto 67: Reinstalando a cápsula do segundo corpo.
Foto 68: Recolocando os tampões nos tubinhos não utilizados nesse carburador.
Reconecte o terminal elétrico do interruptor da marcha-lenta (em "I" na foto 9). Religue a mangueirinha das cápsulas do afogador (ver foto 9) e do segundo estágio (ver foto 12). Re-encaixe o cabo do acelerador (foto 15) e reinstale seu suporte colocando seus parafusos (fotos 13 e 14). Reconecte também as mangueirinhas "R" e "S" da foto 12 (ver também a foto 69) e "T" trazendo a base da cobertura do filtro de ar para encaixá-la no topo do carburador. Se essa mangueirinha que vai em "T" for lonada, troque-a também. Lembrando que "E" da foto 4 encaixa em "T" da foto 12.
Foto 69: ligando as mangueirinhas da eletroválvula do condicionador de ar.
Encaixada a base da cobertura do filtro de ar, instale o anel metálico de fixação dela e aperte sem exagêros as três porcas circuladas em vermelho (foto 70), tomando o cuidado de não deixá-las cair dentro dos venturis. Se quiser se prevenir, tampe os venturis com um pano limpo antes de começar a colocar as porcas.
Foto 70: Prendendo a carcaça do filtro de ar.
Se o filtro de ar estiver muito sujo, coloque um novo e em seguida a tampa do filtro de ar. Esta tem posição específica. Por isso, observe os dentes de encaixe que existem na periferia da tampa. Por fim, trave os cinco grampos-mola da periferia (circulados em vermelho na foto 01) e instale os parafusos ("A", também na foto 01).
Religue o cabo da bateria que foi desligado e dê a partida a frio no motor do mesmo jeito que você sempre fez. Introduza a mão na tomada de ar da carcaça do filtro de ar e certifique-se de que a aba da válvula do thermac foi acionada.
Foto 71: a aba do thermac acionada na partida a frio.
À medida em que o motor vai esquentando, se tudo estiver ligado corretamente, a aba vai voltando à posição de descanso. O não-funcionamento deste engenhoso sistema que visa reduzir o período de aquecimento do motor até atingir sua temperatura de trabalho pode ter diversas origens: ligações incorretas nas mangueirinhas, membrana furada dentro da válvula, vazamentos de ar no sensor térmico na carcaça do filtro de ar, etc...
Dê uma volta com o carro até que atinja a temperatura de trabalho. Desligue o motor, espere que esfrie um pouco e retire de novo a carcaça plástica do filtro de ar. Inspecione em busca de vazamentos de combustível a válvula de máxima, a bomba de aceleração, a junção entre o coletor de admissão e a base do carburador e também na junção entre a base e a tampa do carburador. Onde houver vazamentos, experimente um leve reaperto adicional dos parafusos do local. Se o vazamento for na válvula de máxima ou bomba de aceleração e continuar após o reaperto, considere a troca da membrana destas. Dê preferência por peça original BROSOL, pois faz a diferença! Se o vazamento for na junção do carburador com o coletor de admissão e continuar mesmo após o reaperto das três porcas que prendem o carburador no coletor de admissão, considere levar o carburador até um especialista que avalie empenamentos na base, pois esta pode estar empenada necessitando de aplainamento.
O nível de corrosão de um carburador parece estar associado - além da grande quantidade de álcool adicionada à gasolina - à periodicidade com que o proprietário faz sua limpeza. Portanto, procure fazer com regularidade de pelo menos uma vez ao ano esta operação. Sempre que fizer limpeza de carburador use juntas novas, mesmo que alguma junta saia inteira.
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