Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno EmptyOntem à(s) 18:22:31 por Goettens

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno EmptyOntem à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

82 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 82 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_leftCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno BarCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_right 
tabarbosa (16850)
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_leftCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno BarCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_right 
Rubão6cc (15340)
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_leftCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno BarCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_right 
BANDIT (13573)
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_leftCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno BarCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_right 
Xann (10394)
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_leftCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno BarCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_leftCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno BarCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_right 
j ricardo (9376)
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_leftCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno BarCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_right 
Jean Bida (9320)
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_leftCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno BarCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_leftCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno BarCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_leftCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno BarCâmbio Varetado VS Câmbio Moderno Bar_right 

+3
bruno silverstar83
BANDIT
matheus.emanuel
7 participantes

    Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

    matheus.emanuel
    matheus.emanuel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 541
    Idade : 41
    Localização : Umuarama-PR
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1979
    Cilindros : 4 cilindros alcool
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Empty Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

    Mensagem por matheus.emanuel Dom 1 Nov - 18:08:47

    Olá pessoal.
    Estou com um assunto para resolver e gostaria da opinião de vocês. O assunto é sobre câmbios do Opala.
    Bom, estou em dúvida de qual câmbio utilizar, vou descrever os tópicos que acho importante debater:

    Financeiro;
    Manuseio;
    Conforto;
    Originalidade;
    Manutenção;
    Resistência;

    Financeiro: Ponto para o câmbio varetado, pois acha-se facilmente em qualquer desmanche e é relativamente barato, já achei câmbio varetado por R$ 200,00 (sem garantia);

    Manuseio: Ponto para o câmbio moderno, o sincronismos das marchas e o trambulador interno ajudam bastante na utilização do câmbio. No varetado o trambulador externo pode dar uma certa dor de cabeça;

    Conforto: Ponto para o câmbio moderno, com uma maciez digna de carros de luxo (pelo menos eu acho);

    Originalidade: Este é um ponto meio que subjetivo, no meu caso que tenho um Opala 1977, o varetado é mais viável, mas nada impede de se utilizar o câmbio moderno, guardando suas devidas proporções e peças a mais que devemos incluir nesta "adaptação";

    Manutenção: Não sei opinar corretamente neste quesito, mas acho que o câmbio varetado deve ser bem mais simples de se mexer do que o câmbio moderno, se eu estiver errado por favor me corrijam;

    Resistência: Acredito que o câmbio varetado seje mais resistente do que os câmbios modernos, pois naquela época tudo era feito com excesso de margem de segurança, ou seja, as coisas eram feitas para durar, não sei se devido à tecnologia da época, ou os cálculos que eram colocados um patamar maior do que o necessário, para se evitar quebras.

    No que eu considero importante, deu então 4 x 2 para o câmbio varetado, mas como sou leigo no assunto, peço a ajuda dos amigos para que eu então possa decidir qual câmbio utilizar.

    Atualmente utilizo o câmbio 5 marchas do 4 cilindros, e o meu projeto é:
    Opala De Luxo 1977
    Combustível: Gasolina.
    Motor: 6 cilindros 4.1 original.
    Carburador: original.
    Diferencial: Braseixos relação 41x15, 2,73.
    Câmbio: à definir

    Conto com a ajuda de todos.
    Abraço!
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Empty Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

    Mensagem por BANDIT Dom 1 Nov - 19:22:01

    Usa o moderno ....mesmo um motor original e se vc. for "bruto" os 2 câmbios vão quebrar !

    o varetado vc. tem que encontrar alguém que pra mexer nele ....pra te ajustar pra que os bracinhos  não fiquem folgados ....eles folgados engatam a marcha com dificuldade ou nem engatam !!!

    Por isso é melhor o moderno....mas caso o tabulador não esteja bom ....é capaz de vc. engatar até umas 6 marchas !

    se for opala melhorado nenhum aguenta !

    o UNICO cambio bom que saiu pro opala são os cambio Clarck dos opalas Diplomata 92 !  os % marchas ...aqueles são os únicos bons ! OKK
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Empty Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 1 Nov - 19:46:16

    Eu prefiro os modernos,a manutenção e mais fácil


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno 14tyfko
    matheus.emanuel
    matheus.emanuel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 541
    Idade : 41
    Localização : Umuarama-PR
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1979
    Cilindros : 4 cilindros alcool
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Empty Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

    Mensagem por matheus.emanuel Dom 1 Nov - 20:09:34

    Agradeço por suas considerações Bandit.
    O câmbio 2205B sem dúvidas seria o supra sumo, o "the best", mas para o meu uso, considero este câmbio inviável para mim por dois motivos:
    Demanda de utilização: Minha forma de utilização/condução do meu opala é estilo tilzão, ou seja, não forço marchas, não ultrapasso limites de giro, troco as marchas no período correto. Desta forma, o câmbio 2205B se tornaria MUITO mais do que eu necessito;
    Custo/Benefício: Eu compraria um câmbio 2205B em boas/ótimas condições de uso por aproximadamente R$ 4.000,00 (SE encontrar). Um câmbio moderno original 4 marchas do 6 cilindros, já encontrei por R$ 600,00 (sem garantia) e entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00 (boas/ótimas condições com garantia). O câmbio varetado já encontrei recentemente por R$ 200,00 (sem garantia), e como disseram que não há diferenças entre 4 e 6 cilindros, acredito poder encontrar algum câmbio destes em boas/ótimas condições de uso.

    Estou utilizando atualmente o câmbio 5 marchas do 4 cilindros, o que pra mim já está aguentando bem, mas sei que não é o ideal, então estou em dúvidas sobre os dois câmbios 4 marchas, o varetado ou o moderno.

    Com relação à mecânica, temos um mecânico bom em nosso clube de antigos aqui da cidade, não é expert em Opala (se especializou em Ford), mas é muito bom em seus serviços, então acredito não ter problemas em desmontar/consertar/regular/montar qualquer um dos câmbios mencionados.

    Abraço, e caso tenha mais alguma consideração a fazer, fique à vontade. Como mencionei anteriormente eu sou leigo no assunto, então quanto mais informações eu tiver mais fácil será minha decisão sobre o assunto.
    avatar
    Glaucio Missioneiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4821
    Idade : 36
    Localização : RS
    Data de inscrição : 12/07/2012

    Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Empty Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Dom 1 Nov - 21:46:07

    Moderno.

    Na estrada faz falta a 5ª.
    GeEstavas
    GeEstavas
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 83
    Idade : 31
    Localização : Arapongas, Paraná
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 1988 Coupe
    Cilindros : 4 cc Alcool
    Data de inscrição : 24/05/2015

    Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Empty Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

    Mensagem por GeEstavas Dom 1 Nov - 21:49:04

    Legal o tópico, Very Happy

    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Empty Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

    Mensagem por FR1974 Seg 2 Nov - 5:54:21

    Eu iria de moderno..
    Recentemente realizei meu sonho e adquiri um Clark 2205B... meu estilo é tiozão tbm, mas quero por um cambio e não ter dores de cabeça;.
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Empty Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

    Mensagem por Pedrão B. Seg 2 Nov - 7:24:09

    Eu comprei um 260F da C10...
    Pois tenho algumas pretensões para meu Diplomata!
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    matheus.emanuel
    matheus.emanuel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 541
    Idade : 41
    Localização : Umuarama-PR
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1979
    Cilindros : 4 cilindros alcool
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Empty Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

    Mensagem por matheus.emanuel Seg 2 Nov - 7:54:42

    Bom dia!
    Agradeço a todos pelas suas considerações e opiniões.
    Então, minha dúvida mesmo era sobre os 4 marchas, pois para meu estilo de pilotagem eles seriam o ideal (ao meu ver).
    Vejam, calculei os dados de pneus, aro e diferencial que usarei no carro, a 2.500 RPM o carro estará à 110 km/H; a 4.000 RPM teoricamente ele estará à 176 Km/H (Fonte das informações: http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html).

    Pneus e Aro: 245/60R14 ou 235/60R14
    Diferencial: 2,73 relação 41x15 Braseixos

    Se eu utilizar o câmbio 5 marchas que já tenho (do 4 cilindros), o motor ficará em 2.100 RPM à 110 Km/H. Porém, já ouvi relatos de que a rotação é baixa, forçando a engrenagem da 5ª marcha e também o diferencial...
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Empty Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

    Mensagem por bruno silverstar83 Seg 2 Nov - 8:29:52

    Esse é o problema do cambio do 4cil,o correto seria utilizar a 5° marcha acima dos 2000,2200 RPMs pra não forçar a engrenagem,se for usar esse cambio com uma relação 3:07 fica melhor,a não ser que goste de viajar acima de 130km/h,ai fica perfeito com o 2:73


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno 14tyfko
    matheus.emanuel
    matheus.emanuel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 541
    Idade : 41
    Localização : Umuarama-PR
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1979
    Cilindros : 4 cilindros alcool
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Empty Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

    Mensagem por matheus.emanuel Seg 2 Nov - 9:51:53

    Então, já está definido a utilização do diferencial 2.73, e como não sou de correr, acho que um 4 marchas vai ser o melhor custo/benefício, só estou em dúvida em qual utilizar.
    Com a ajuda de todos, já começou a dar uma clareada nas idéias, as opiniões caem mais para o lado do moderno, vamos ver mais algumas opiniões.
    Grande abraço!

    Conteúdo patrocinado


    Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno Empty Re: Câmbio Varetado VS Câmbio Moderno

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 6:47:57