Estou com um assunto para resolver e gostaria da opinião de vocês. O assunto é sobre câmbios do Opala.
Bom, estou em dúvida de qual câmbio utilizar, vou descrever os tópicos que acho importante debater:
Financeiro;
Manuseio;
Conforto;
Originalidade;
Manutenção;
Resistência;
Financeiro: Ponto para o câmbio varetado, pois acha-se facilmente em qualquer desmanche e é relativamente barato, já achei câmbio varetado por R$ 200,00 (sem garantia);
Manuseio: Ponto para o câmbio moderno, o sincronismos das marchas e o trambulador interno ajudam bastante na utilização do câmbio. No varetado o trambulador externo pode dar uma certa dor de cabeça;
Conforto: Ponto para o câmbio moderno, com uma maciez digna de carros de luxo (pelo menos eu acho);
Originalidade: Este é um ponto meio que subjetivo, no meu caso que tenho um Opala 1977, o varetado é mais viável, mas nada impede de se utilizar o câmbio moderno, guardando suas devidas proporções e peças a mais que devemos incluir nesta "adaptação";
Manutenção: Não sei opinar corretamente neste quesito, mas acho que o câmbio varetado deve ser bem mais simples de se mexer do que o câmbio moderno, se eu estiver errado por favor me corrijam;
Resistência: Acredito que o câmbio varetado seje mais resistente do que os câmbios modernos, pois naquela época tudo era feito com excesso de margem de segurança, ou seja, as coisas eram feitas para durar, não sei se devido à tecnologia da época, ou os cálculos que eram colocados um patamar maior do que o necessário, para se evitar quebras.
No que eu considero importante, deu então 4 x 2 para o câmbio varetado, mas como sou leigo no assunto, peço a ajuda dos amigos para que eu então possa decidir qual câmbio utilizar.
Atualmente utilizo o câmbio 5 marchas do 4 cilindros, e o meu projeto é:
Opala De Luxo 1977
Combustível: Gasolina.
Motor: 6 cilindros 4.1 original.
Carburador: original.
Diferencial: Braseixos relação 41x15, 2,73.
Câmbio: à definir
Conto com a ajuda de todos.
Abraço!
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