o solex h34 na minha opinao é o carburador mais versatil q saiu original na linha opala, pois nele vc consegue trocar tudo: gicles principais, gicles de marcha lenta, venture, difusores, injetor de rapida, valvula de boia, gicle do respiro de marcha lenta, valvula de maxima, gicles de ar (mais chatinho) e por ultimo as canetas q sao muito mais chatas. todo mundo sabe q 446 e 3E nao se troca venture por exemplo.
trocar a caneta nao é uma tarefa facil. e as vezes se torna muito complicado ou dependendo ate impossivel...mas é bom saber pra ter uma ideia de como é.
para ter o acesso as canetas é necessario tirar os dois selos da parte de baixo da cuba sendo um para cada caneta de cada estagio. debaixo da cuba tem 6 selos: 4 pequenos e 2 maiores no centro. os selos das canetas sao os dois maiores no centro.
como tirar esses selos?
furando eles com furadeira use uma broca mais fina q o parafuso q vai usar pra vc "fazer" a rosca no selo quando parafusar.....dai vai puxando pra fora com o parafuso. use um parafuso com rosca grossa, aqueles usados em madeiras e moveis, os parafusos de metais tem as roscas muito fininhas e pode espanar e passar pelo buraco e nao trazer o selo. eles nao saem facil....pra saca-los eu precisei prender a cabeca do parafuso numa morça e dar umas marteladas no bura pra ir saindo devagar....marteladas de leve.
aqui sem os dois selos
esse bura é a gasolina fui por as canetas do alcool, as canetas q estavam nele (da gasolina) sao abertas na parte de baixo entao consegui encaixar um parafuso mais comprido, rosquear ele e sacar a caneta, porem ela sai mais facil q o selo....prendi a cabeca do parafuso num alicate de pressao e fui batendo no alicate.
tirando a caneta do 1° estagio
tirando a caneta do 2° estagio
aqui uma imagem da caneta menor q é do 1° estagio a gasolina e a caneta maior q é do 2° estagio do a alcool do 6cil.... note q a caneta do a alcool 6cil é bem maior e com muito mais furos....na outra foto vai ter a caneta do 2° estagio da gasolina...dai vcs comparem.
aqui a caneta maior é do 1° estagio do alcool e a caneta menor é do 2° estagio da gasolina
reparem q ambas as canetas do alcool estao com uma ponta cortada na transversal....isso ocorreu pq eu cortei o bura pra ver como era e ja tirei as canetas como se pode ver nesse outro topico:
http://www.opaleirosdoparana.com/t39410-gicle-de-ar-solex-h34
o problema é q as canetas do alcool sao tampadas a parte de baixo.....essas duas canetas do alcool eu confesso q so consegui tira-las cortando o caburador bem no meio do corpo....dai elas sairam sem precisar do macete do parafuso, pois sairam por cima mesmo.......eu tbem tirei as canetas de um outro h34 a alcool q eu tive q cortar bem no meio da cuba, dai quando consegui cortar toda a cuba em volta das canetas a parte de baixo saiu e as canetas ficaram penduradas....ai puxei com alicate. lembrando q os dois h34 cortados estavam muito ruins e sem chance de recuperacao eram como se fosse pessoas q morreram e doaram seus orgaos kkkkkkkkkkkkkk
dou a dica de quem for tirar e estiver essa tampa embaixo da caneta fure com furadeira e uma broca fina depois tire com parafuso usando a mesma tecnica dos selos.....se houver necessidade de colocar ela novamente tente tapar o buraco de baixo com algum parafuso ou pedacinho de metal...porem se for parafuso a cabeca do parafuso nao pode exceder as paredes da caneta pra nao prejudicar a passagem do combustivel.
bom resumindo tirando as cenetas é só encaixar a caneta nova no lugar, prender bem e fechar com o selo ja devidamente tampado o furo com estanho.
o problema maior de trocar as canetas é q as canetas do alcool tem a parte de baixo tampadas.
se o topico servir pra alguem ja fico contente pois pra mim foi tudo novo....no "escuro" e na lei da tentativa e erro.
qualquer duvida entre em contato.
vlw!!!!!
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