por tcheco 8687 Seg 18 Jul - 14:02:45
Opala 4 cilindros
Aos primeiros anos do Opala, o motor quatro cilindros de 2509 cm3 (153 pol3) basicamente era uma versão 4 cilindros do Stovebolt Americano. Originalmente desenvolvido para equipar a linha básica do Chevrolet Nova de 1961.
Em 1974,
com o objetivo de conferir maior suavidade ao Opala, o motor 4
cilindros recebeu alguns aperfeiçoamentos, a saber: aumento do diâmetro
dos cilindros, com pistões com mais leves, bielas mais longas, virabrequim com menor curso, e volante com maior massa. Com isso, a cilindrada foi ligeiramente reduzida para 2455 cm3 (151 pol3), embora ganhava-se grande suavidade no funcionamento, permitindo-se regimes de rotação mais altos.
Este motor ainda passou por mais alguns refinamentos, caracterizando-o como 151-S,
com novo coletor de admissão de alumínio, carburador de corpo duplo, e
a elevação da taxa de compressão. Essas alterações visaram tornar o
motor mais eficiente e econômico, na opção S.
Também foi oferecida a a opção do álcool como combustível, um biocombustível de menor poder calórico, mas que produz mais potência que a gasolina por aceitar uma taxa de compressão mais elevada, além de ser menos poluente. Com isso, os Opalas 4 cilindros a álcool obtiveram acelerações mais rápidas e velocidade final consideravelmente superiores aos modelos a gasolina.
Para manter uma distinção entre as séries de motores, a GM tinha por
costume aplicar uma pintura de diferentes cores aos motores em
determinadas épocas, como o verde, que indicava que o motor era o 151S
com carburação DFV 446, o azul, que indicava o motor 151 com carburador Solex H40 de corpo simples, e o amarelo, que indicava o motor a álcool com carburador Solex de duplo estágio.
Os motores 4 cilindros dos Opalas são reconhecidos pelo torque,
robustez, durabilidade e com poucas modificações obtém-se mais
potência. A partir de 76, todos os Opalas 4 cil saíram de fábrica com o
motor dos SS.
Wikipedia
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