por caravan turbo Sex 6 Jan - 9:24:01
01. Desgaste prematuro do eixo comando e dos tuchos mecânicos.
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Há muitos anos no mercado de eixos comando de válvulas especiais, esta tradicional indústria norte-americana trás em seu "site" importantes informações técnicas sobre os produtos que fabrica. No caso dos eixos comando de válvulas e tuchos mecânicos, há um detalhado registro sobre o amaciamento e os eventuais desgastes prematuros do conjunto. Abaixo reproduzimos o texto original e a tradução:
Thirty Minutes
After an engine with a new camshaft is started for the first time, the initial stages of cam lobe failure may have begun! And no corrective action will prevent the process from continuing until one or more lobes are damaged so extensively that the engine will not operate properly. This doesn’t mean that camshafts are delicate. But camshafts, like any other precision parts, must be treated with respect. A camshaft in a V-8 engine turning 6000 revolutions per minute is subjected to 800 high load impulses every second. Modern camshaft and lifter design, plus efficient lubrication systems, enable the camshaft to stand up under this load. But if the camshaft lobe-to-lifter-face relationship is altered, or lubrication is inadequate, camshaft failure is probable.
Primeiros 30 minutos
Assim que o motor com um novo eixo comando de válvulas é posto em funcionamento o início do desgaste prematuro dos ressaltos pode estar começando. Nenhuma ação corretiva vai impedir o processo de continuar até que um ou mais “cames” estejam tão danificados que o conjunto não mais funcione corretamente. Isso não significa que os eixos comando sejam frágeis. Porém, como outras peças de precisão, devem ser tratados com extremo cuidado. Um eixo comando num motor V8 trabalhando a 6.000 rpm é submetido a 800 impulsos de carga pesada a cada segundo. O projeto atual destas peças e dos tuchos mecânicos com um eficiente sistema de lubrificação, permite que os eixos comando de válvulas aceitem tranquilamente tais cargas. Mas se a relação entre os ressaltos e a face dos tuchos for alterada ou se a lubrificação não estiver adequada, provavelmente ocorrerá o desgaste e a falha prematura do eixo comando (Figure 2).
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Where lobe meets lifter
The camshaft lobe-to-lifter-face relationship is an interesting subject. From all appearances, the cam lobes are straight across, but actually, on all except a very a very few engines, cam lobes are tapered. The lobe taper may be from .0007” to .002” across the face. The lifter faces are also shaped differently that they appear. They are ground spherically with a .002” crown in the center. When the camshaft is in place and the lifters installed, the lifters are offset slightly from the cam lobes (Figure 1) Note: The illustrations dealing with cam lobe taper and lifter face curvature have been greatly exaggerated to better show the relationship between the lobe and lifter. The offset between the lobes and lifters aids lifter rotation and distributes valve spring loading over a wide area of the lobes and lifters assuring longer life. But most important, this off-set design, combined with tapered lobes and spherical lifter faces, is a specific cure for the greatest cause of cam lobe failure-edge loading. (Figure 2)
1) The illustration shows the correct
lifter-to-cam lobe contact.
1) A imagem mostra a correta relação
de contato entre o tucho e o ressalto.
2) Worn lifter has no crown, does not
rotate and causes lob edge loading.
cccccccccccccccccccccccccccccccc
Figura 2 sem texto
2) Tuchos gastos, por não ter a inclinação
correta, não giram e causam desgaste
prematuro nos ressaltos.
O contato do ressalto com o tucho
A relação entre o ressalto e a face do tucho é um assunto interessante. Aparentemente os excêntricos são retos/planos na largura mas na realidade, com raras exceções, ressaltos têm superfície inclinada. Esta varia de 0.018 a 0.05 mm na largura (face). As faces dos tuchos também têm forma diferente do que aparentam. Elas são usinadas de modo a formar uma coroa esférica com uma altura de 0.05 mm no centro. Quando o eixo-comando e tuchos são instalados estes últimos mostram um pequeno deslocamento em relação ao ressaltos ( Figura 1).
Nota: As ilustrações mostrando a inclinação na superfície dos ressaltos e curvatura da face dos tuchos estão propositadamente exageradas para melhor mostrar a relação entre "came" e tucho. O deslocamento entre centro do ressalto e do tucho ajuda a rotação destes, distribui a força da mola de fechamento da válvula sobre uma área maior dos ressaltos e tuchos, aumentando a vida útil do sistema. Porém ainda mais importante, essa configuração deslocada, em combinação com a superfície inclinada dos excêntricos e faces esféricas dos tuchos, é a solução para o problema de falha dos ressaltos por excesso de carga nas bordas (Figura 2).
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Camshaft lobe edge loading
A camshaft cannot withstand the load it receives if the force is concentrated on the edges of the lobes. The lobes will first chip and gall. Soon one or more lobes will be completely wiped out. This destruction can occur very rapidly. Wiped out lobes, accompanied by cupped lifters, are usually discovered due to noise or rough engine operation. When a worn lobe is found on a camshaft, the first reaction is to say it was “too soft”. But cast iron camshafts are hardened as a unit, so one lobe can’t be softer than another. If the lobes nearby are examined, they will probably be worn on the edges. The rest of the lobes would have eventually failed, but one went first and tipped off the operator that something was wrong. Important CROWER Cam & Lifter Information 1 2 4 1. The illustration shows the correct lifter-to-cam lobe contact. 2. Worn lifter has no crown, does not rotate and causes lobe edge loading.
Carga nas bordas dos ressaltos
Um eixo comando não pode suportar a carga normal de trabalho se a força estiver concentrada nas bordas dos "cames". Se isso acontece os mesmos vão perder pequenos pedaços/partículas e desgastar prematuramente. Logo um ou mais ressaltos estarão destruídos e isso pode acontecer rapidamente. Ressaltos danificados, acompanhados de tuchos com faces desgastadas, são normalmente descobertos por causa de barulho no motor ou funcionamento irregular do mesmo. Quando um ressalto danificado é encontrado num eixo comando a primeira reação é dizer que o mesmo não tem suficiente dureza superficial. Mas eixos comando fundidos são tratados uniformemente então todos os ressaltos de um mesmo eixo têm a mesma dureza. Se outros ressaltos vizinhos forem examinados muito provavelmente serão encontradas bordas desgastadas. Os demais ressaltos vão falhar eventualmente, mas um vai sempre primeiro que os demais. Isso serve para chamar a atenção para o fato de que algo estava errado.
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New camshafts need new lifters
The biggest cause of edge contact on cam lobes is installing worn lifters with a new camshaft. Even if the lifters look OK, the spherical shape may be worn flat. If so, the lifters’ with a new camshaft will result in will result in improper contact and early lifter and cam lobe failure. To avoid edge contact always install new lifters and a new camshaft together!
Eixos comando novos precisam de tuchos novos
A principal causa de desgaste dos ressaltos é a instalação de tuchos usados/gastos com um eixo-comando novo. Mesmo que os tuchos pareçam em bom estado a face esférica pode estar desgastada. Neste caso haverá contato incorreto entre a face do tucho e o "came", resultando em desgaste e falha prematura do conjunto. Para evitar tal problema deve-se sempre instalar tuchos novos com um novo eixo comando de válvulas.
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Initial lubrication important
As has already been said, the first few minutes of engine operation can determine whether or not a camshaft will last. But even the first few seconds can be critical if the camshaft doesn’t receive proper lubrication immediately. An oil film is necessary to prevent metal-to-metal contact between the lobes and lifters. If no oil film is present between the parts during the first few camshaft revolutions, the lobes and lifters may be seriously damaged. To be sure the camshaft will be protected when the engine is first started, the entire lubrication system should be primed before starting the engine.
A importância da lubrificação inicial
Como mencionado anteriormente, os primeiros minutos de funcionamento do motor podem determinar se o eixo comando vai resistir ou não. Mesmo os primeiros segundos podem ser críticos se o eixo comando não recebe a devida e imediata lubrificação. Um filme de óleo é necessário para evitar o contato de metal com metal entre tuchos e ressaltos. Se não houver esse filme de óleo entre as peças durante as primeira rotações do motor, os "cames" e os tuchos podem ser seriamente danificados. Para garantir que o eixo comando esteja protegido todo o sistema de lubrificação do motor deve ser preparado antes mesmo de dar partida no motor.
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3) Camshaft free to move in engine lock, lets lobe contact adjacent lifters and causes failure.
vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv
Figura 3 sem texto
3) Se o eixo comando ficar solto no bloco do motor fará com que ressalto entre em contato com os tuchos adjacentes e cause desgaste.
The most critical 30 minutes
The most critical 30 minutes in a camshaft’s life are the first 30 minutes.
To help a camshaft get through these minutes, always follow these rules:
1. Always install new lifters and new camshaft together.
2. Insure adequate initial lubrication with oil of the proper additive level.
3. Always check for spring coil bind and retainer to guide clearance level.
4. Fast idle engine for first 30 minutes of operation.
Os mais críticos 30 minutos
Os 30 minutos mais críticos na vida de um eixo comando de
válvulas são os primeiros 30 minutos.
Para ajudar um eixo comando passar por esses minutos, siga estas regras:
1. Instale sempre tuchos e comando de válvula novos.
2. Garanta uma lubrificação inicial adequada com óleo aditivado.
3. Verifique sempre se a mola e retentor estão no nível de folga da guia.
4. Motor em marcha lenta acelerada durante os primeiros 30 minutos de funcionamento.
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Lubrication
Zinc and phosphorus have historically been the key ingredients for break-in and overall camshaft life.
ZDDPlus™ (Crower Part # 86092) is recommended for the installation process due to its
high concentration of those anti-wear protective properties.
(Not applicable for roller cams).
Lubrificação
O zinco e o fósforo têm sido os ingredientes chave para proporcionar uma durabilidade maior do eixo comando.
O ZDDPlus™ (Crower Part # 86092) é recomendado para o processo de instalação devido
à sua alta concentração de propriedades anti-desgaste.
(Não aplicável para eixos comando roletados).
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O texto original completo pode ser visto e conferido em: https://www.crower.com/media/pdf/cam_book.pdf
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Se precisar de mais informações sobre os lubrificantes e aditivos para seu Opala, veja em:
http://www.kuir.com.br/gm-opala-4-e-6-cilindros/05-veiculos-mais-antigos-nao-podem-utilizar-lubrificantes-modernos.html
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Informações elétricas e regulagens dos motores Opala 6 cilindros:
http://www.kuir.com.br/gm-opala-4-e-6-cilindros/11-informacoes-eletricas-e-regulagens-dos-motores-6-cilindros.html
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asstec@kuir.com.br
muito interessante!!
obrigado pela informação!
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