Igor Frota escreveu:Um detalhe que esqueci de citar...
Mesmo com o carro praticamente original como está, achei a 4 marcha muito curta.....vou mandar verificar o diferencial para ver se foi trocado por algum mais curto, mas não sei se por falta de costume ou experiência estou achando que o carro pede marcha na quarta, até mesmo à baixas velocidades, tipo 80km/4.
1, 2 e 3 anda bem , com boa pegada e esticam bem, mas a 4 acho que fica faltando algo.
Qual seria a relação correta do diferencial desse carro ?
Já pensei em mandar fusar a caixa pra colocar ré e 5 do 5m 4cc. Alguém já teve alguma experiência com esse tipo de câmbio ?
Fico imaginando se realmente conseguir chegar aos 200cv, como não seria.....
Não sei se seria o caso de apenas alongar o diferencial ? Será que 1, 2 e 3 ficariam fracas ?
Qual a recomendação de cambio e diferencial para um opala com 200cv, máximo de 230cv (que sei que não é fácil chegar) ?
Não pretendo colocar cambio de dodge, nem dana 44, etc... Acho que pra 200cv, sem abusos não seja necessário....mas qual combinação ficaria boa pra 200cv ?
Opções que imaginei:
1. Deixar como está
2. Manter a 4m e alongar diferencial. Qual relação ?
3. Fusar esse cambio e manter diferencial
4. Fusar cambio e alongar diferencial
Agradeço as opiniões
Igor
Bom, como dizia nosso amigo Jack, vamos por partes.
Eu tentei responder antes, mas por algum motivo de internet ele nao enviou, mas vamos la.
Em relacao a taxa.Para saber a ideia de taxa no seu carro, pode se usar o numero do seu motor, e pesquisar as caracteristicas do ano. Gasolina 8:1 de taxa e alcool 10:1. Alguns modelos 91 automatico tinham 11:9 taxa. Isso considerando que seu carro nao foi retirado cabecote para um passe nenhuma vez. Mais taxa = mais torque em baixas rotacoes. Muita taxa, impossibilita de rodar com o combustivel horrivel que temos no brasil. O motor vai grilar. A solucao para o aquecimento é usar uma bomba de oleo melhor, e tambem um radiador com comeia maior.
Preparacao:Se nao quer gastar uma nota de cara com damper, bomba oleo, comando mola trava prato etc, alem do balanceamento, troque o carburador apenas, acerte ele e veja a diferenca. Vai sentir MUITA diferenca. Uma weber para carros originais fica bem legal, bem legal mesmo.
Em relacao as marchas:O que define se suas relacao é longa ou curta não é o cambio e sim o Diferencial. Opa como assim? Veja bem, o cambio do opala possui a 4 marcha com relacao 1:00;1. O cambio de dodge, maverick c20 a20, blazer etc etc, TODOS possuem exatamente a mesma relacao na 4 marcha. Alguns possuem a adição da 5 marcha que varia de 0:83;1 e 0:78:1.
Ah bacana BenKenobi, mas qq isso quer dizer? Em termos simples:
Se voce estiver a 3000 RPM de 4 marcha em um diferencial, cuja relacao é 3.54, voce estara exatos 100 km/h.
Se voce estiver a 3000 RPM de 4 marcha em um diferencial, cuja relacao é 3.07, voce estara exatos 115 km/h.
Se voce estiver a 3000 RPM de 4 marcha em um diferencial, cuja relacao é 2.73, voce estara exatos 130 km/h.
Todas essas simulacoes sao do cambio de Opala. Se voce esticar o giro ate 5000 rpm em um diferencial 2.73, voce chegara a 217 km/h. Ja em um 3.54 apenas a 168 km/h. Isso é matematica pura. Voce pode calcular uma relacao que melhor lhe agrade no site da sapinho. As relacoes de cambios tem pela internet a fora ai.
Em relacao a Potencia:Voce disse que quer um carro liso, sem pipocar para rodar. Pesquise mais sobre o comando. O que define ele embaralhar não é apenas o lob center, e sim a duracao. Se a duracao é muito alta, a probabilidade dele embaralhar é alta tambem. Mesmo que a faixa de giro indique rotacao a 1500 rpm. Se usar diferencial longo, 1500 rpm sao 60 km/h de quarta marcha, ou seja vai embaralhar na 4 marcha.
Esqueça um pouco a questao de potencia/cavalos. Pense na durabilidade. Seu cambio vai aguentar tamanha potencia? Seu diferencial vai aguentar? Pode ser que sim, se souber andar com eles. Se forcar, vao quebrar. Ai ja vai ter que recorrer a dana 44, cambios mais resistentes, e etc etc. Tudo bem barato hoje em dia.
Usar comando muito alto, vai pipocar, vai dar cabeçada, vai ficar cheiro de combustivel forte(carro que embaralha fica com cheiro sim, basta ver uma corrida da oldstock ou ir em evento de opalas), e nao vai conseguir ir mercado com a mae, namorada no cinema, e nem levar a filha no balé.
Invista em um bom cabecote, e um comando nao tao alto. Vai sentir a diferenca ja.
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