Fazia um tempão que não entrava mais aqui no nosso fórum e fiquei contente de ver que ainda tem bastante gente ativa, postando e curtindo.
Sinto até que por obrigação ao fórum e a todos os amigos que aqui fiz, não poderia deixar de postar o resultado final do meu projeto.
Iniciei na metade do ano passado uma busca por um novo antigo. Muito frustrado, pois só aparecia porcaria e sem qualquer desejo de ter outro opala, eis que me surge a 50 km de distancia este SS ano 79.
A história é longa e cheia de curiosidades, mas resumindo, arrematei do proprietário, que ficamos amigos na hora, o carro e mais duas caçambas de D-20 de peças...sério...foi peças pra cara*** (hahaa). Dentre elas, um conjunto completo de motor, quadro, radiador, DH e periféricos tudo retirado de um diplomata 83 comprado batido pelo ex-proprietário. A compra foi efetuada no final de setembro de 2015.
Inicialmente e já de cara desmontei o carro todo e enquanto não ia pra oficina de chapeação do meu amigo, Sr. Gilmar, fui resolvendo tudo que podia.
O carro entrou na oficina no dia 04/01/2016 e saiu no início de Maio. Após isso constituía-se em montagem da mecânica, montagem final de carroceria e detalhes, elétrica e interior. Finalizei por completo o projeto em Agosto.
Absolutamente tudo recebeu atenção especial. Cada parafuso foi zincado, substituído, cada arruela, cada pequeno detalhe recebeu seu devido tratamento.
O carro tinha um pouco mais de ferrugem que se esperava e no fim foi removido tudo até a lata. Poucas partes não foram removidas até a chapa, dentre elas, o assoalho na parte inferior, que estava muitíssimo bem conservado, logo achei uma boa ideia preservar o fundo e tratamento original.
Ademais, é um carro que nunca foi batido. Muito alinhado e já era rico em detalhes. Forros, painel, volante, tampa de tanque, conjunto de cintos, para-choques e polainas entre outros; tudo original do carro.
bilder uploaden" />
foto upload" />
bild upload" />
Kostenloses Bilderhosting" />
Abaixo vou colocar uma ficha técnica detalhada, em especial do motor:
OPALA SS ANO 1979 (de chassi) Original 4 cil. Cor: Verde Olinda
Motor:
250-S. Bloco rebaixado em 0.5 mm.
Pistões 0.40 Mahle
Anéis Mahle
Bronzinas Metal Leve
Folgas do motor:
Pistão/camisa: 0.05 mm
Munhões: 0.050 mm
Moentes: 0.050 mm
Anéis: 1° - ~0.18 mm
2°-~0.20 mm
Bomba STD. Shadeck
Polia Dumper
Volante 4 cil. Com pista aberta para disco de 250 mm.
Parafusos ARP
Comando 268H 219.0 @0.50 lift 0.499 /tuchos/vareta Comp Cams
Molas duplas calçadas
Juntas Felpro
Cabeçote trabalhado. Válvulas 1.94 Sealed Power. Retirado 1 mm.
Coletor Admissão Engine
Carburador Holley 4150 600 cfm
Filtro ar Holley 14”
Bomba Combustível mec. Carter Chevy V8 small block
Escape: 6x2 tubos 41 mm. Tubos 2,25”. Dois abafadores JK. Terminados antes do eixo.
Radiador opala 6 cil. Automático 3 carreiras. Hélice mecânica + ventoinha elétrica aux. Posicionada
a frente.
Ignição eletrônica Bosch. Velas e Cabos NGK
Bateria AC Delco 60 Ah
Embreagem Sachs opala 90-92 250 mm
Cambio 4 marchas varetado
Diferencial Dana 30 3.54:1
Suspensão original
Freios originais
Rodas Rodabrás 14x6 e 14x7
Pneus: Hankook Dynamic 235/60r14 e 245/60r14
O resultado final do motor foi um carro que anda bem, liso sempre, marcha lenta nota-se que tem comando mas é estável e em situação alguma cabeceia ou da trancos. Partida a frio excelente; já ficou 15 dias parado no inverno e pegou na 1° tocada. Torque em baixas rotações abundante e bastante elasticidade. Curva de potência aparentemente bem linear.
Pressão de óleo na lenta já em 40 PSI chegando a 60 na aceleração e sem quedas. Temperatura da água estável. Jamais superaqueceu ou passou dos 85°, mesmo em dias de calor extremo.
Não podia estar mais contente com o desempenho do “quadrijet”. Com certeza um excelente investimento. Não tenho plano algum de partir pra injeção eletrônica; não vale a pena. A facilidade e praticidade do uso de um carburador desses é impressionante. O consumo é muito bom. Acredito que não consuma mais que um 6 cil. original. Desacreditando completamente o mito de que 600 cfm é muito grande. Besteira! É perfeito no motor do opala. É praticamente como um W40 por estágio.
[url=https://postimg.org/image/e66viskd5/]
Mais fotos:
https://www.facebook.com/andre.jacquillat/media_set?set=a.1207430992679080.1073742319.100002365720908&type=3
Tiradas pelo amigo André.
Até mais! Espero que gostem.
Ontem à(s) 18:00:26 por DiogoGarbin
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Ontem à(s) 8:37:14 por MAURO A M FERREIRA
» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Ontem à(s) 8:26:17 por opala4cc
» Comodoro 76 6 Cilindros
Ontem à(s) 8:20:43 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Sáb 23 Nov - 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Sáb 23 Nov - 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Sáb 23 Nov - 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Sex 22 Nov - 9:43:49 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Qui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias