por Tonho_RS Qui 31 Ago - 9:05:39
skull_emperor_ escreveu:Outra duvida me surgiu agora. Já adquiri a TBI do Monza 2.0 álcool, agora estou começando a cotar o preço da bomba de combustível. Estou cotando a bomba de combustível do Monza 2.0 da marca Delphi.
Já pensando em sanar as dúvidas quando for fazer a instalação venho perguntar aos senhores:
- Preciso de dosador de combustível na linha entre a bomba e a TBI ou a a própria bomba/TBI já regula a pressão nos 2 bar necessários? (A TBI adquirida esta completa, já veio o bico e sensor TPS). A configuração pretendida utiliza os bicos brancos do Monza a álcool.
- A TBI tem uma mangueira para a entrada de combustível e uma para retorno. Com relação ao retorno eu vi duas maneiras apresentadas aqui no fórum.
1° forma: coloca-se o retorno direto no tanque perto do bocal de abastecimento. Nesta configuração há relatos que ocorre um barulho no tanque devido ao retorno do combustível caindo lá dentro.
2° forma: coloca-se um "T" antes da bomba e liga-se o retorno neste "T". Vi essa sugestão em algum dos Tópicos que o user Bandit comentou dizendo que desta forma elimina-se o incomodo do barulho. Essa opção fica bom? ela seria até mais simples de executar pois eu não teria que levar para fazer o encaixe de retorno no boca de abastecimento.
Qual das duas maneiras fica melhor?
- Ultima duvida da vez: Segundo li por aqui, o ideal é colocar um filtro pré e um pós bomba. Pretendo colocar ambos externamente (nada dentro do tanque, já li que existe a possibilidade de pré filtro dentro do tanque). Qual filtro me recomendam para pré e pós filtro?
Se usar a TBI original do monza/kadett em conjunto com a bomba original do sistema (2.0 bar) não precisa usar dosador, o dosador original da TBI da conta. Recomendo trocar o reparo do dosador original da TBI e refazer a regulagem com manômetro apropriado (pressão de trabalho entre 1,9 e 2,1 bar).
Quanto ao retorno, esse sistema de jogar em um T antes da bomba não funciona bem em todos os sistemas, EU recomendo jogar o retorno direto no tanque, se não quiser furar o mesmo para soldar um nípel, pode furar o tubo de abastecimento e soldar um cano, porém a parte do cano que ficar dentro do tubo de abastecimento deve ter pelo menos uns 10 cm de comprimento e fazer a curva em direção ao tanque, dessa maneira evita vazamentos pela tampa e minimiza muito o barulho (no meu sistema não há barulho).
Sobre o filtro pré bomba, pode usar externo ou interno, isso vai do teu projeto e do teu gosto, eu usei o filtro logo na entrada do pescador da bomba dentro do tanque, pois na minha opinião facilita muito e fica um projeto mais limpo, no meu tópico eu mostro como fazer (a ideia original foi copiada de um membro do fórum, créditos para ele).
Última edição por Tonho_RS em Qui 31 Ago - 9:11:55, editado 2 vez(es)
Hoje à(s) 8:46:54 por Opalamor
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Ontem à(s) 18:00:26 por DiogoGarbin
» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Ontem à(s) 8:26:17 por opala4cc
» Comodoro 76 6 Cilindros
Ontem à(s) 8:20:43 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Sáb 23 Nov - 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Sáb 23 Nov - 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag