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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros Empty Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros

    Mensagem por skull_emperor_ Sex 7 Jul - 13:42:44

    Boa tarde a todos,

    Pretendo injetar meu Opala 4 cilindros seguindo a receita do excelente tópico do user Tonho_RS pois o custo desta receita está mais condizente com o valor que pretendo gastar (Já corrigi os valores para os praticados hoje). A única diferença é que ele tem um motor 153 e eu um 151.
    Como estou com a ideia de ir comprando as peças as poucos e depois montar tudo, decidi começar pela TBI. Mas me surgiu uma dúvida: os vendedores dos dois ferro-velho que fui me afirmaram que a TBI do monza/kadett 2.0 é idêntica (tem o mesmo tamanho de borboleta) que a do monza/kadett 1.8 diferenciando apenas o modulo usado nos respectivos motores. Procede isso?

    Visualmente a TBI do 1.8 é igual a do 2.0, porém eu não medi com paquímetro a borboleta para saber realmente.

    Outra dúvida: A TBI dos modelos a gasolina é igual a do álcool ou a do álcool recebe algum tratamento anti corrosão como nos carburadores? A mangueira de injeção de gasolina presente nas TBI dos modelos a álcool é facilmente adaptável nos modelos a gasolina?

    Para a moderação: não tenho certeza se postei na área correta, mas como o tópico da injeção eletrônica no motor 153 esta nesta área postei aqui também. Sintam-se a vontade para mover o tópico se estiver no lugar errado. =)
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    Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros Empty Re: Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros

    Mensagem por opala4cc Sex 7 Jul - 16:29:15

    skull_emperor_ escreveu:Boa tarde a todos,

    Pretendo injetar meu Opala 4 cilindros seguindo a receita do excelente tópico do user Tonho_RS pois o custo desta receita está mais condizente com o valor que pretendo gastar (Já corrigi os valores para os praticados hoje). A única diferença é que ele tem um motor 153 e eu um 151.
    Como estou com a ideia de ir comprando as peças as poucos e depois montar tudo, decidi começar pela TBI. Mas me surgiu uma dúvida: os vendedores dos dois ferro-velho que fui me afirmaram que a TBI do monza/kadett 2.0 é idêntica (tem o mesmo tamanho de borboleta) que a do monza/kadett 1.8 diferenciando apenas o modulo usado nos respectivos motores. Procede isso?

    Visualmente a TBI do 1.8 é igual a do 2.0, porém eu não medi com paquímetro a borboleta para saber realmente.

    Outra dúvida: A TBI dos modelos a gasolina é igual a do álcool ou a do álcool recebe algum tratamento anti corrosão como nos carburadores? A mangueira de injeção de gasolina presente nas TBI dos modelos a álcool é facilmente adaptável nos modelos a gasolina?

    Para a moderação: não tenho certeza se postei na área correta, mas como o tópico da injeção eletrônica no motor 153 esta nesta área postei aqui também. Sintam-se a vontade para mover o tópico se estiver no lugar errado. =)

    O que posso dizer olhando o catálogo de peças é que o corpo da tbi do monza 1.8, 2.0, kadett 1.8 e 2.0 são todos iguais. Inclusive alguns sensores, como o de posição da borboleta. Bico injetor, tem para ambos os carros e motorizações, dois números GM diferentes, indicando que há dois tipos de bicos: um para álcool e outro para gasolina.
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    Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros Empty Re: Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros

    Mensagem por skull_emperor_ Sex 7 Jul - 16:34:37

    opala4cc escreveu:

    O que posso dizer olhando o catálogo de peças é que o corpo da tbi do monza  1.8, 2.0, kadett 1.8 e 2.0 são todos iguais. Inclusive alguns sensores, como o de posição da borboleta. Bico injetor, tem para ambos os carros e motorizações, dois números GM diferentes, indicando que há dois tipos de bicos: um para álcool e outro para gasolina.

    Opa era sobre o corpo da TBI mesmo a minha duvida. Valeu pela informação!!

    Agora sobre colocar a mangueira do injetor de gasolina no modelo a alcool: Alguem sabe se é possível e fácil?
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    Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros Empty Re: Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros

    Mensagem por tcheco 8687 Sex 7 Jul - 16:35:03

    skull,

    Se vc fizer a colocação da tbi do monza, poste o passo para podermos acompanhar.
    Tem muito colega que pensa disso mas nao tem noçao do trabalho a ser realizado.
    Inclusive eu .

    Boa sorte no trabalho.
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    Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros Empty Re: Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros

    Mensagem por tcheco 8687 Sex 7 Jul - 16:35:27

    skull,

    Se vc fizer a colocação da tbi do monza, poste o passo para podermos acompanhar.
    Tem muito colega que pensa disso mas nao tem noçao do trabalho a ser realizado.
    Inclusive eu .

    Boa sorte no trabalho.
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    Mensagem por diplomata1985 Sex 7 Jul - 16:55:16

    Deve ser o mesmo esquema dos Corsas EFI.

    No caso dos 1.0 e 1.4 as TBI´s são identicas. O que muda é o ajuste da central e o BICO INJETOR.
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    Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros Empty Re: Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros

    Mensagem por skull_emperor_ Sex 7 Jul - 17:55:44

    tcheco 8687 escreveu:skull,

    Se vc fizer a colocação da tbi do monza, poste o passo para podermos acompanhar.
    Tem muito colega que pensa disso mas nao tem noçao do trabalho a ser realizado.
    Inclusive eu .

    Boa sorte no trabalho.

    Vai demorar um bom tempo até eu montar tudo, mas quando eu for montar eu tiros fotos e monto um tópico sobre.
    Valeu!
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    Mensagem por opala4cc Sex 7 Jul - 19:42:09

    skull_emperor_ escreveu:
    tcheco 8687 escreveu:skull,

    Se vc fizer a colocação da tbi do monza, poste o passo para podermos acompanhar.
    Tem muito colega que pensa disso mas nao tem noçao do trabalho a ser realizado.
    Inclusive eu .

    Boa sorte no trabalho.

    Vai demorar um bom tempo até eu montar tudo, mas quando eu for montar eu tiros fotos e monto um tópico sobre.
    Valeu!

    Só não injetei meu opala por causa do ainda alto custo de compra dos módulos programáveis. Ademais, a broxol voltou a fazer carburadores novos. Caso contrário, já tinha feito.
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    Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros Empty Re: Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros

    Mensagem por Julio D Sex 7 Jul - 19:47:14

    opa, projeto bacana esse seu, acompanhando
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    Mensagem por tcheco 8687 Sex 7 Jul - 22:08:24

    vamos acompanhar
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    Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros Empty Re: Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros

    Mensagem por Mirão Sáb 8 Jul - 15:47:53

    Todo up realizado em motores antigos com a finalidade de melhorar e evoluir, serve como material didático para futuras pesquisas. Boa sorte e faça um passo-a-passo pra gente acompanhar e comparar com o tópico do Tonho no sentido de tirar o melhor dos dois quando alguém desejar eliminar o sistema carburado. Acompanhando. Basketball
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    Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros Empty Re: Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros

    Mensagem por skull_emperor_ Qua 2 Ago - 14:51:46

    Outra duvida me surgiu agora. Já adquiri a TBI do Monza 2.0 álcool, agora estou começando a cotar o preço da bomba de combustível. Estou cotando a bomba de combustível do Monza 2.0 da marca Delphi.
    Já pensando em sanar as dúvidas quando for fazer a instalação venho perguntar aos senhores:

    - Preciso de dosador de combustível na linha entre a bomba e a TBI ou a a própria bomba/TBI já regula a pressão nos 2 bar necessários? (A TBI adquirida esta completa, já veio o bico e sensor TPS). A configuração pretendida utiliza os bicos brancos do Monza a álcool.

    - A TBI tem uma mangueira para a entrada de combustível e uma para retorno. Com relação ao retorno eu vi duas maneiras apresentadas aqui no fórum.
    1° forma: coloca-se o retorno direto no tanque perto do bocal de abastecimento. Nesta configuração há relatos que ocorre um barulho no tanque devido ao retorno do combustível caindo lá dentro.
    2° forma: coloca-se um "T" antes da bomba e liga-se o retorno neste "T". Vi essa sugestão em algum dos Tópicos que o user Bandit comentou dizendo que desta forma elimina-se o incomodo do barulho. Essa opção fica bom? ela seria até mais simples de executar pois eu não teria que levar para fazer o encaixe de retorno no boca de abastecimento.
    Qual das duas maneiras fica melhor?

    - Ultima duvida da vez: Segundo li por aqui, o ideal é colocar um filtro pré e um pós bomba. Pretendo colocar ambos externamente (nada dentro do tanque, já li que existe a possibilidade de pré filtro dentro do tanque). Qual filtro me recomendam para pré e pós filtro?
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    Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros Empty Re: Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros

    Mensagem por opala4cc Qua 2 Ago - 20:33:26

    skull_emperor_ escreveu:Outra duvida me surgiu agora. Já adquiri a TBI do Monza 2.0 álcool, agora estou começando a cotar o preço da bomba de combustível. Estou cotando a bomba de combustível do Monza 2.0 da marca Delphi.
    Já pensando em sanar as dúvidas quando for fazer a instalação venho perguntar aos senhores:

    - Preciso de dosador de combustível na linha entre a bomba e a TBI ou a a própria bomba/TBI já regula a pressão nos 2 bar necessários? (A TBI adquirida esta completa, já veio o bico e sensor TPS). A configuração pretendida utiliza os bicos brancos do Monza a álcool.

    - A TBI tem uma mangueira para a entrada de combustível e uma para retorno. Com relação ao retorno eu vi duas maneiras apresentadas aqui no fórum.
    1° forma: coloca-se o retorno direto no tanque perto do bocal de abastecimento. Nesta configuração há relatos que ocorre um barulho no tanque devido ao retorno do combustível caindo lá dentro.
    2° forma: coloca-se um "T" antes da bomba e liga-se o retorno neste "T". Vi essa sugestão em algum dos Tópicos que o user Bandit comentou dizendo que desta forma elimina-se o incomodo do barulho. Essa opção fica bom? ela seria até mais simples de executar pois eu não teria que levar para fazer o encaixe de retorno no boca de abastecimento.
    Qual das duas maneiras fica melhor?

    - Ultima duvida da vez: Segundo li por aqui, o ideal é colocar um filtro pré e um pós bomba. Pretendo colocar ambos externamente (nada dentro do tanque, já li que existe a possibilidade de pré filtro dentro do tanque). Qual filtro me recomendam para pré e pós filtro?

    Acho que quem poderia lhe responder estas questões é o Ivo Filho. Manda uma mensagem para ele. Na questão do retorno de combustível, eu penso por lógica que o "T" é uma solução melhor.
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    Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros Empty Re: Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros

    Mensagem por Tonho_RS Qui 31 Ago - 9:05:39

    skull_emperor_ escreveu:Outra duvida me surgiu agora. Já adquiri a TBI do Monza 2.0 álcool, agora estou começando a cotar o preço da bomba de combustível. Estou cotando a bomba de combustível do Monza 2.0 da marca Delphi.
    Já pensando em sanar as dúvidas quando for fazer a instalação venho perguntar aos senhores:

    - Preciso de dosador de combustível na linha entre a bomba e a TBI ou a a própria bomba/TBI já regula a pressão nos 2 bar necessários? (A TBI adquirida esta completa, já veio o bico e sensor TPS). A configuração pretendida utiliza os bicos brancos do Monza a álcool.

    - A TBI tem uma mangueira para a entrada de combustível e uma para retorno. Com relação ao retorno eu vi duas maneiras apresentadas aqui no fórum.
    1° forma: coloca-se o retorno direto no tanque perto do bocal de abastecimento. Nesta configuração há relatos que ocorre um barulho no tanque devido ao retorno do combustível caindo lá dentro.
    2° forma: coloca-se um "T" antes da bomba e liga-se o retorno neste "T". Vi essa sugestão em algum dos Tópicos que o user Bandit comentou dizendo que desta forma elimina-se o incomodo do barulho. Essa opção fica bom? ela seria até mais simples de executar pois eu não teria que levar para fazer o encaixe de retorno no boca de abastecimento.
    Qual das duas maneiras fica melhor?

    - Ultima duvida da vez: Segundo li por aqui, o ideal é colocar um filtro pré e um pós bomba. Pretendo colocar ambos externamente (nada dentro do tanque, já li que existe a possibilidade de pré filtro dentro do tanque). Qual filtro me recomendam para pré e pós filtro?

    Se usar a TBI original do monza/kadett em conjunto com a bomba original do sistema (2.0 bar) não precisa usar dosador, o dosador original da TBI da conta. Recomendo trocar o reparo do dosador original da TBI e refazer a regulagem com manômetro apropriado (pressão de trabalho entre 1,9 e 2,1 bar).

    Quanto ao retorno, esse sistema de jogar em um T antes da bomba não funciona bem em todos os sistemas, EU recomendo jogar o retorno direto no tanque, se não quiser furar o mesmo para soldar um nípel, pode furar o tubo de abastecimento e soldar um cano, porém a parte do cano que ficar dentro do tubo de abastecimento deve ter pelo menos uns 10 cm de comprimento e fazer a curva em direção ao tanque, dessa maneira evita vazamentos pela tampa e minimiza muito o barulho (no meu sistema não há barulho).

    Sobre o filtro pré bomba, pode usar externo ou interno, isso vai do teu projeto e do teu gosto, eu usei o filtro logo na entrada do pescador da bomba dentro do tanque, pois na minha opinião facilita muito e fica um projeto mais limpo, no meu tópico eu mostro como fazer (a ideia original foi copiada de um membro do fórum, créditos para ele).


    Última edição por Tonho_RS em Qui 31 Ago - 9:11:55, editado 2 vez(es)
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    Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros Empty Re: Adaptação de tbi de monza/kadett no opala 4 cilindros

    Mensagem por Tonho_RS Qui 31 Ago - 9:08:32

    tcheco 8687 escreveu:skull,

    Se vc fizer a colocação da tbi do monza, poste o passo para podermos acompanhar.
    Tem muito colega que pensa disso mas nao tem noçao do trabalho a ser realizado.
    Inclusive eu .

    Boa sorte no trabalho.

    De uma olhada no meu tópico, lá eu ensino a instalar a TBI no coletor original através de uma flange, tem até o desenho técnico com as medidas, rápido, indolor e de graça.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t36226-injecao-eletronica-opala-4-cil-153

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