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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

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www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Coletor de escape 6x1 Empty Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Guilherme Messa Qui 20 Jul - 22:25:20

    Boa noite a todos!
    Estou querendo tirar o dimensionado do opalão e voltar a configuração de fábrica mas surgiram dúvidas com relação a qual o coletor de escape certo...
    O ano do opala é 1988 e o motor é um 6 cilindros 250S com admissão aquecida a água e carburador 446. Aí em minhas buscas por coletores de escape vi que eles se encaixam na admissão e que alguns possuem aquecimento da admissão através do coletor de escape. Também existem coletores de escape com uma chapa defletora de calor, (por favor me corrijam se eu estiver falando besteira), enfim, estou perdido e não sei para que lado correr. heheheh
    Qual seria o coletor de escape correto no meu caso? Um sem aquecimento já que a admissão é aquecida a água? Sabem informar o significado de GM-1, GM-2 e GM-3 que tem nos coletores? O número da peça segundo o manual eletrônico é o 52281203 mas não encontro desse em lugar nenhum. Geralmente encontro o 52272628 ou outros números que nem no meu manual estão...

    Grato pela atenção de todos!!

    Abração!!
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por oXLS Sex 21 Jul - 14:34:30

    Eu não faria isso, a não ser que seja um daqueles dimensionados muito mal feitos que n prestam pra nada msm ... ai nesse caso coloque o original comum msm sem a parte de aquecimento, ja que usa admissão ja possui o aquecimento.

    O design do coletor original n consegue eliminar os gases rapidamente, gerando muita pressão contrária, perde potencia e piora o consumo.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Mirão Sex 21 Jul - 21:13:00

    Tirei o meu, optei pelo coletor original, cano direto, com abafador antes do diferencial. A espingarda estralava e fazia um calorão chato dentro do carro. E caso eu enjoe, volto a configuração anterior. Gosto do ronco encorpado do abafador tipo mercedes e curtir a máquina sem sofrer com vidro aberto o tempo todo, o ar condicionado tá com defeito.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 22 Jul - 16:59:18

    qualquer coletor de escape ate 89 te serve.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Sáb 22 Jul - 18:14:14

    oXLS escreveu:Eu não faria isso, a não ser que seja um daqueles dimensionados muito mal feitos que n prestam pra nada msm ... ai nesse caso coloque o original comum msm sem a parte de aquecimento, ja que usa admissão ja possui o aquecimento.

    O design do coletor original n consegue eliminar os gases rapidamente, gerando muita pressão contrária, perde potencia e piora o consumo.  

    Por outro lado diminuiu o calor, vou retirar o meu também mas estou instalando o 6x2 original do omega
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 22 Jul - 21:37:06

    Laercio Tomaz Jr escreveu:
    oXLS escreveu:Eu não faria isso, a não ser que seja um daqueles dimensionados muito mal feitos que n prestam pra nada msm ... ai nesse caso coloque o original comum msm sem a parte de aquecimento, ja que usa admissão ja possui o aquecimento.

    O design do coletor original n consegue eliminar os gases rapidamente, gerando muita pressão contrária, perde potencia e piora o consumo.  

    Por outro lado diminuiu o calor, vou retirar o meu também mas estou instalando o 6x2 original do omega



    poste fotos do trampo...tenho muita vontade e pouca grana mas quero montar um desse um dia pra mim tbem....


    nao abro mao do 6x2 nem a pau......pode ser o tradicional do opala ou o original do omega.....mas escape original é complicado.....


    instalei o meu 6x2 ha um tempo atraz e senti muita diferenca....porem a gente acostuma e tal....quando fui fazer meus trambiques pra instalar o cambio da c20 voltei o original pq fica mais facil de mexer e etc.....

    rapaz...é muita diferença!!! o motor custa pra passar dos 3.5 giros.....

    esse mes consegui acertar tudo no meu cambio e voltei o 6x2 novamente.....e muito notavel a diferenca....atinge facinho os 5mil em 1, 2 e 3....4 e 5 eu ainda nao testei pq meu carda estava desbalanceado e vibrava muito apos os 120 kmh....fiz o balanceamento quinta feira....parece q ficou bom
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 22 Jul - 21:44:03

    Marcos Adriano escreveu:
    Laercio Tomaz Jr escreveu:

    Por outro lado diminuiu o calor, vou retirar o meu também mas estou instalando o 6x2 original do omega



    poste fotos do trampo...tenho muita vontade e pouca grana mas quero montar um desse um dia pra mim tbem....


    nao abro mao do 6x2 nem a pau......pode ser o tradicional do opala ou o original do omega.....mas escape original é complicado.....


    instalei o meu 6x2 ha um tempo atraz e senti muita diferenca....porem a gente acostuma e tal....quando fui fazer meus trambiques pra instalar o cambio da c20 voltei o original pq fica mais facil de mexer e etc.....

    rapaz...é muita diferença!!! o motor custa pra passar dos 3.5 giros.....

    esse mes consegui acertar tudo no meu cambio e voltei o 6x2 novamente.....e muito notavel a diferenca....atinge facinho os 5mil em 1, 2 e 3....4 e 5 eu ainda nao testei pq meu carda estava desbalanceado e vibrava muito apos os 120 kmh....fiz o balanceamento quinta feira....parece q ficou bom

    Interessante saber que mesmo não sendo dimensionado de verdade já surte tanto efeito..


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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 22 Jul - 22:35:56

    sim faz sim.....comparando com o original faz muita diferenca
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por tagliaferro Dom 23 Jul - 18:06:07

    Eu uso coletor original no meu Opalão, ta direto com um abafador oco na antes
    do diferencial, lembra o JK mas não sei é, é um tubo longo de umas 3,5". O ronco
    é encorpado, baixo quando está de boa, ronca alto se esticar.

    Não sei quanto as faixas de giro pq sempre foi assim...
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por tcheco 8687 Dom 23 Jul - 19:04:39

    Se estiver em boas condicoes eu manteria o 6X2
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por oXLS Qui 27 Jul - 13:48:53

    A questão do calor é só enrolar uma fita térmica nos coletores que ja melhora bem.

    Quanto ao coletor em si, um bom coletor puxa os gases (scavenging), oque não acontece nos originais e em "dimensionados" meia boca.

    Um exemplo
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Paulo Corso Qui 27 Jul - 15:23:32

    Guilherme, se quer mesmo voltar usar o coletor original, coloque aqueles que não tem passagem para a admissão, se não me engano é o GM2, pois não tem o inconveniente de ter que deixar os dois coletores parafusados e pode haver vazamento na junção, eu uso no meu esses fechado, inclusive vou retira-lo para instalação de outro sistema (6x2 do ômega).

    Quando comprei o diplomata em 2009 ele veio com 6x2 e duas JK saindo no diferencial, como estava tudo podre, joguei no lixo, instalei o coletor original, cano simples e abafador mercedes saindo no diferencial, senti sim uma perca da pegada, mas não como falam, mesmo com esse sistema sempre consegui subir bem o giro dele, sempre teve uma boa pegada.

    Esses dias dirigi uma caravan 88-89 6 cil com sistema de escape todo original e novo, cara que delicia, parecia uma carro novo. Se bem que opala que se preze tem que fazer um ronco mais grave, não tem graça sem.


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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Paulo Corso Qui 27 Jul - 15:25:33

    Laercio, também vou instalar o 6x2 do ômega no diplomata. Farei isso no final de agosto. Segundo o projeto a ideia é levar os canos duplos desde o coletor ate na traseira do diplomata usando um abafador mercedes. E no seu caso fará como?


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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Qui 27 Jul - 19:32:01

    oXLS escreveu:A questão do calor é só enrolar uma fita térmica nos coletores que ja melhora bem.

    Quanto ao coletor em si, um bom coletor puxa os gases (scavenging), oque não acontece nos originais e em "dimensionados" meia boca.

    Um exemplo

    A termotape ajuda mas fica longe de diminuir o calor
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Qui 27 Jul - 19:34:37

    Paulo Corso escreveu:Laercio, também vou instalar o 6x2 do ômega no diplomata. Farei isso no final de agosto. Segundo o projeto a ideia é levar os canos duplos desde o coletor ate na traseira do diplomata usando um abafador mercedes. E no seu caso fará como?

    Vou fazer assim tambem, no caso o meu ja tem o 6x2, então vou so conetar os dois canos do escape no novo coletor.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Guilherme Messa Sáb 29 Jul - 10:49:46

    Paulo Corso escreveu:Guilherme, se quer mesmo voltar usar o coletor original, coloque aqueles que não tem passagem para a admissão, se não me engano é o GM2, pois não tem o inconveniente de ter que deixar os dois coletores parafusados e pode haver vazamento na junção, eu uso no meu esses fechado, inclusive vou retira-lo para instalação de outro sistema (6x2 do ômega).

    Quando comprei o diplomata em 2009 ele veio com 6x2 e duas JK saindo no diferencial, como estava tudo podre, joguei no lixo, instalei o coletor original, cano simples e abafador mercedes saindo no diferencial, senti sim uma perca da pegada, mas não como falam, mesmo com esse sistema sempre consegui subir bem o giro dele, sempre teve uma boa pegada.

    Esses dias dirigi uma caravan 88-89 6 cil com sistema de escape todo original e novo, cara que delicia, parecia uma carro novo. Se bem que opala que se preze tem que fazer um ronco mais grave, não tem graça sem.

    Brigadão Paulo!! Ajudou um monte!!
    Última pergunta a respeito... hehehe
    Para deixar o coletor modelo original e ainda sair um pouco encorpado o som qual seria a melhor opção? Abafador tipo mercedes antes do diferencial?

    Abração!!
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Mirão Sáb 29 Jul - 11:16:45

    O meu vou deixar original com cano reto, sem o silencioso no meio, no final vou colocar um abafador estilo mercedes. O ronco fica encorpado, forte e gostoso de ouvir. Já vi e já possui, não tem erro. Só que alguns gostam de terminar o escape antes do diferencial para o barulho ficar mais alto e a descarga mais livre. Prefiro no final mesmo.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Sáb 29 Jul - 14:11:25

    Mirão escreveu:O meu vou deixar original com cano reto, sem o silencioso no meio, no final vou colocar um abafador estilo mercedes. O ronco fica encorpado, forte e gostoso de ouvir. Já vi e já possui, não tem erro. Só que alguns gostam de terminar o escape antes do diferencial para o barulho ficar mais alto e a descarga mais livre. Prefiro no final mesmo.

    o meu esta assim gosto tambem
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 29 Jul - 17:55:43

    Guilherme Messa escreveu:Para deixar o coletor modelo original e ainda sair um pouco encorpado o som qual seria a melhor opção? Abafador tipo mercedes antes do diferencial?

    Abração!!

    isso!!!

    assim fica maravilhoso!!!! eu gosto muito!!!!
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Julio D Sáb 29 Jul - 20:55:26

    Laercio Tomaz Jr escreveu:
    Paulo Corso escreveu:Laercio, também vou instalar o 6x2 do ômega no diplomata. Farei isso no final de agosto. Segundo o projeto a ideia é levar os canos duplos desde o coletor ate na traseira do diplomata usando um abafador mercedes. E no seu caso fará como?

    Vou fazer assim tambem, no caso o meu ja tem o 6x2, então vou so conetar os dois canos do escape no novo coletor.

    por curiosidade, qual o beneficio em usar o coletor do omega no lugar do opala?
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Rubão6cc Dom 30 Jul - 0:08:36

    Guilherme Messa escreveu:
    Paulo Corso escreveu:Guilherme, se quer mesmo voltar usar o coletor original, coloque aqueles que não tem passagem para a admissão, se não me engano é o GM2, pois não tem o inconveniente de ter que deixar os dois coletores parafusados e pode haver vazamento na junção, eu uso no meu esses fechado, inclusive vou retira-lo para instalação de outro sistema (6x2 do ômega).

    Quando comprei o diplomata em 2009 ele veio com 6x2 e duas JK saindo no diferencial, como estava tudo podre, joguei no lixo, instalei o coletor original, cano simples e abafador mercedes saindo no diferencial, senti sim uma perca da pegada, mas não como falam, mesmo com esse sistema sempre consegui subir bem o giro dele, sempre teve uma boa pegada.

    Esses dias dirigi uma caravan 88-89 6 cil com sistema de escape todo original e novo, cara que delicia, parecia uma carro novo. Se bem que opala que se preze tem que fazer um ronco mais grave, não tem graça sem.

    Brigadão Paulo!! Ajudou um monte!!
    Última pergunta a respeito... hehehe
    Para deixar o coletor modelo original e ainda sair um pouco encorpado o som qual seria a melhor opção? Abafador tipo mercedes antes do diferencial?

    Abração!!

    Sabia que o Paulo teria bons comentários pra esse tópico haha
    A propósito Guilherme..você gosta de Red Hot Chili Peppers? Esse seu avatar me lembra demais o clipe de "Soul to Squeeze"..assista e vai saber o por quê:



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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 30 Jul - 9:15:16

    Julio D escreveu:
    Laercio Tomaz Jr escreveu:

    Vou fazer assim tambem, no caso o meu ja tem o 6x2, então vou so conetar os dois canos do escape no novo coletor.

    por curiosidade, qual o beneficio em usar o coletor do omega no lugar do opala?


    o coletor do omega é um 6x2 um pouco diferente do 6x2 tradicional do opala mas é


    o coletor 6x2 permite um melhor fluxo dos gases resultantes da combustao do combustivel......isso permite q a câmara de combustao tenha um alivio com mais facilidade no momento da expulsao dos gases feito pelo pistao....

    isso ajuda muuuuuuito o motor em altas rotacoes.....a camara de combustao mais "vazia" permite uma melhor admissao de combustivel pra queima.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Dom 30 Jul - 10:30:33

    Marcos Adriano escreveu:
    Julio D escreveu:

    por curiosidade, qual o beneficio em usar o coletor do omega no lugar do opala?


    o coletor do omega é um 6x2 um pouco diferente do 6x2 tradicional do opala mas é


    o coletor 6x2 permite um melhor fluxo dos gases resultantes da combustao do combustivel......isso permite q a câmara de combustao tenha um alivio com mais facilidade no momento da expulsao dos gases feito pelo pistao....

    isso ajuda muuuuuuito o motor em altas rotacoes.....a camara de combustao mais "vazia" permite uma melhor admissao de combustivel pra queima.

    Alem de tudo que o Marco ja citou tem o que mais incomoda que e o calor com o do Omega diminui muito.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Dom 30 Jul - 10:32:04

    A próxima do Omega que quero instalar e a caixa de direção hidraulica
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 30 Jul - 20:06:01

    Laercio Tomaz Jr escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    o coletor do omega é um 6x2 um pouco diferente do 6x2 tradicional do opala mas é


    o coletor 6x2 permite um melhor fluxo dos gases resultantes da combustao do combustivel......isso permite q a câmara de combustao tenha um alivio com mais facilidade no momento da expulsao dos gases feito pelo pistao....

    isso ajuda muuuuuuito o motor em altas rotacoes.....a camara de combustao mais "vazia" permite uma melhor admissao de combustivel pra queima.

    Alem de tudo que o Marco ja citou tem o que mais incomoda que e o calor com o do Omega diminui muito.


    isso é vdd
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 30 Jul - 20:06:49

    Laercio Tomaz Jr escreveu:A próxima do Omega que quero instalar e a caixa de direção hidraulica


    boaaaaa!!!!!!


    nao abro mao da minha!!!
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Mirão Seg 31 Jul - 0:08:46

    É melhor que a do 92?
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Paulo Corso Seg 31 Jul - 10:38:16

    Além dos motivos já mencionados em usar o 6x2 do ômega, pra mim vejo como ponto positivo que não terei problemas de má vedação com o cabeçote e uma visão mais clean no motor, afinal não serão 6 canos sando do cabeçote e sim só dois logo abaixo dos coletores, pelo menos para meu gosto vai ficar legal.



    Só para ter uma ideia:
    Coletor de escape 6x1 20604735_1679552902110795_194629863845671603_n






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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Seg 31 Jul - 11:36:10

    Paulo Corso escreveu:Além dos motivos já mencionados em usar o 6x2 do ômega, pra mim vejo como ponto positivo que não terei problemas de má vedação com o cabeçote e uma visão mais clean no motor, afinal não serão 6 canos sando do cabeçote e sim só dois logo abaixo dos coletores, pelo menos para meu gosto vai ficar legal.



    Só para ter uma ideia:
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    Muito bom pra instalar foi só cortar a orelha do coletor?
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Mirão Seg 31 Jul - 13:41:18

    A pergunta que não quer se calar é: - produzem o mesmo efeito de um escape dimensionado? Afinal os cachos com sua curvatura, medidas de comprimento e diâmetro, tem funções definidas e substituem o coletor de escape. A extensão dos canos são meros condutores dos gases e contribuem para controle dos decibéis provocados pelo som (ronco) do motor em funcionamento. Alguns nem gostam de cano, puxam dois pedacinhos e os liberam depois da roda dianteira.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 31 Jul - 19:29:26

    Mirão escreveu:É melhor que a do 92?


    eu acho q sim.....pois a caixa do 92 é identica a caixa antiga.....difere apenas na valvula do servtronic.....


    nao digo q a caixa do omega é melhor em relacao a durabilidade....e tal

    mas no sentido de esterçar....

    ela esterça muito mais q a caixa do opala....pelo menos muito mais do as duas caixas de opala q tenho aqui.....

    nao troco a minha de omega por nenhuma de opala mais nao.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Mirão Seg 31 Jul - 19:55:20

    Entendi Marcos Adriano. Pensava que a caixa do 92 fosse a melhor para os opalas justamente por causa do servotronic. Mesmo assim acho que meu carro tá bem de caixa. Também gostei demais dos quatro freios a disco e da caixa de cinco marchas. Os modelos 92 são recheados de novas tecnologias em termos de Opalas. Foi o que mais gostei. O que me mata são os parcos 121 pôneis no motor, que significa quase 100 cavalos ou mais um pouquinho, nas rodas. Fraquinho, fraquinho.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 4 Ago - 12:57:20

    realmente a tecnologia de antigamente nao era muito boa em relacao a isso


    hj temos motores 1.4 com mais de 150cv
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Paulo Corso Ter 8 Ago - 14:14:20

    Só lembrando que dirigimos pelo torque do motor e não pela potencia. O grande prazer de guiar um opala é seu elevado torque mesmo em baixas rotações.

    Mirão eu ainda não instalei, mas já esta pronto, quando estiver montarei um tópico. Mas tive que cortar as orelhas sim e cortar os suportes do defletor.


    Última edição por Paulo Corso em Qua 9 Ago - 14:16:29, editado 2 vez(es)


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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Mirão Ter 8 Ago - 21:51:41

    Gostei dessa ideia Paulo Corso, um escapamento de tubagem dupla praticamente original, sem problemas de vedação, excesso de calor etc. E com um custo muito mais baixo, um escape dimensionado de boa qualidade completo, fica na casa dos 2.000 reais. O que tava no meu carro era uma porcaria. Vou acompanhar o tópico com muito interesse.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por PedroV9 Qua 9 Ago - 7:23:09

    oXLS escreveu:Eu não faria isso, a não ser que seja um daqueles dimensionados muito mal feitos que n prestam pra nada msm ... ai nesse caso coloque o original comum msm sem a parte de aquecimento, ja que usa admissão ja possui o aquecimento.

    O design do coletor original n consegue eliminar os gases rapidamente, gerando muita pressão contrária, perde potencia e piora o consumo.  

    O dimensionado diminui o consumo mesmo? Queria colocar um 4x1 no meu mas não quero que o carro fique ainda mais beberrão pois gosto de viajar. Eu sei que opala não combina com economia mas quero deixa-lo o mais eficiente possível.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Mirão Qua 9 Ago - 9:38:03

    Pedro, essa história de que escape dimensionado traz economia é conversa. A verdadeira função dele é trazer ganho de potência ao liberar rapidamente a saída dos gases no ciclo de combustão interna. Seu carro vai ganhar de 3 a 5% de potência a mais, pode não prejudicar muito o consumo mas economizar, jamais.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por oXLS Qua 9 Ago - 10:44:18

    Pode trazer economia sim Mirão. Se vc tem um carro de 100hp fazendo 10km/L, colocar um coletor bem feito e ele passar a 110hp fazendo os msm 10km/L ... é uma economia não é?

    Não é grande, mas a longo prazo ... se o motor respira melhor, elimina os gases, e faz o "scavenging" corretamente, vai ser um motor mais eficiente, mas tem que ser feito direito.

    Oque acontece é que pelo ronco mais instigante, a gelera acelera mais, e ai acham q o coletor faz o carro gastar mais.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Rubão6cc Qua 9 Ago - 11:21:11

    Eu acredito que melhora sim o consumo mas coisa bem irrisória. Talvez perceptível mais a longo prazo caso houvesse um meio de medir isso.


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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Mirão Qua 9 Ago - 11:23:12

    Ôba um debatezinho, eu gosto. Amigo oXLS, me parece que você deu uma resposta de forma idêntica a minha, só que com outras palavras, mas vamos ao que penso sobre o uso do escape dimensionado. Só o escape não faz milagres, para deixar o escape livre, tem que haver melhor captação, ele sozinho não faz essa função, ao contrário, se deixar a saída dos gases muito livre o motor perde contrapressão, o torque só chega em giros mais altos, forçando maior admissão de mistura e consequentemente elevando o consumo. Isso é matemático, não tem jeito. Por isso tirei o meu. Além de mal feito não me trazia benefício nenhum, a não ser barulho. Pode-se usar o dimensionado sem acréscimo de preparação? pode, mas pensar em economia, pra mim é engodo. Aguardo respostas e outras opiniões.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por tcheco 8687 Qua 9 Ago - 11:32:09

    a grande vantagem e o desempenho,
    economia vem de de deixar o carro mais livre e solto
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Mirão Qua 9 Ago - 11:35:01

    Escapes dimensionados são unicamente voltados para o desempenho. Desempenho não é sinônimo de economia, principalmente em motores aspirados.
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Marlon Jassanan Qua 9 Ago - 11:46:07

    Me seguro para não colocar dimensionado no meu 6 cilindros, porém tá difícil, mas tive uma experiencia muito mais muito ruim com o dimensionado da minha Caravan, porém tenho certeza que bem montado e vistoriado por mim vai ficar bom, exceto pelo calor infernal!
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    Coletor de escape 6x1 Empty Re: Coletor de escape 6x1

    Mensagem por Mirão Qua 9 Ago - 12:04:15

    kkkk... Aquele calor é insuportável. Aprendi que escapamento dimensionado tem que banho de cerâmica para diminuir o calor, eles são caros. Aquelas bandagens de múmia acho feio e não adiantam muita coisa. Por isso estou pesquisando sobre os coletores do omega, apresentam uma melhor liberação dos gases que o original, não comprometem o consumo, são 6X2, baratos, não apresentarão problemas de vazamento, deixa o ronco esportivo e etc. Tudo de bom ao que parece. Não pretendo mesmo fazer nenhum tipo de preparação então cai como uma luva.
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    Mensagem por Marlon Jassanan Qua 9 Ago - 12:06:42

    Ahh e a termo tape apelidada por bandagem de múmia ainda apodrece o coletor... bandagem de múmia eu gostei KKKKKKKKKKKKKKKK
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    Mensagem por oXLS Qua 9 Ago - 12:27:41

    Bem, ao meu ver vc acaba tendo uma certa economia sim, não é um negocio magico. Mas no caso do opala, o original é muito ruim, junta todas as saidas numa unica boca, pequena, e ainda um de frente pro outro.

    Pode ter certeza que no tempo em que as valvulas estão ambas parcialmente abertas "overlap" o motor vai sugar muito mais CO2 no coletor original doque num dimensionado. Já num coletor bem feito com um sistema de "scavenging" que funcione certinho, é o inverso.

    Ai que vem o ganho de potencia, pois a mistura fica melhor e o motor rende mais, rendendo mais com a msm quantidade de combustivel, pra mim é economia, mesmo q pouca no caso do opala que n tem sensores para controlar a mistura na hora.
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    Mensagem por Mirão Qua 9 Ago - 12:57:36

    Os quatro tempos do motor, Admissão, compressão, combustão(explosão) e escape(descarga) se dão de formas diferentes do dois tempos, então note-se que os tempos de admissão (da mistura) e descarga (dos gases) estão em contraposição. Um inicia, o outro, termina o ciclo. Então volto à lei da física. Para concluir o ciclo utilizando um escapamento dimensionado, onde a liberação dos gases provocados pela combustão se torna mais livre,"scavenging" (lavagem) da câmara, faz-se necessário a elevação do giro para agilizar o processo, senão o carro fica xoxo em baixa rotação, perde-se torque em baixos regimes de giros, no opala 6cc é imperceptível mas no 4 não. No entanto acredite, eles perdem. Por isso é recomendável a substituição do comando de válvulas por um de 5 a 15° na abertura das válvulas e levantamento um pouco maior no caso de usar escapes dimensionados.
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    Mensagem por oXLS Qua 9 Ago - 14:12:12

    Mas ai é que entra o dimensionamento, vc n pode eliminar 100% a pressão, se não era melhor andar sem coletor hehe. O ideal é o ar ter uma linha de aceleração continua.

    E sim, ai eu concordo, o dimensionado sozinho n faz magicas, tem que ter um sincronismo des da admissão, cabeçote e sistema de escape.

    Posso estar errado, não sou especialista, se o motor sugar CO2 junto na hora da admissão, no "overlap" das valvulas a mistura n vai ser ideal, se a mistura n for ideal, vc n tem um motor com a total eficiencia que poderia ter, logo, vc está queimando combustivel e gerando menos potencia doque deveria, oque pra mim é menos economico.
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    Mensagem por Mirão Qua 9 Ago - 16:00:49

    Ih rapaz, eu tô longe de ser mecânico também, falo mais da teoria e um pouco da prática que vejo por aí. Papo de boteco, encontros, entusiastas como nós. Mais uma vez entendo que falamos a mesma coisa por ângulos diferentes. Você concorda que o dimensionado sozinho não faz verão, Pedrov9 acredita que sim. Não não vai trazer economia e no opala 4cc vai aumentar o consumo, pode testar. Não vou dizer que você está se contradizendo ao afirmar que na hora da admissão caso o motor sugue o CO2 junto com ar no momento do overlap a mistura não vai ser ideal com o coletor de escape original (foi o que eu entendi, me corrija se estiver errado) não é bem assim. Os gases não voltam para serem "requeimados", o fluxo de CO2 (dióxido de carbônico) + H2O, CO, NOX e outros não retornam à câmara, são sempre fluentes. A contra pressão não retorna a câmara e há um cálculo da própria engenharia em todos os motores, de qualquer montadora, e por causa dela criou-se o catalisador, para limpar esses gases antes de ir para a atmosfera. Os motores a álcool produzem bem menos gases que o a gasolina pra se ter uma idéia. Voltando ao assunto, ao se falar de overlap, sou obrigado a falar novamente no Dr. comando de válvulas. É ele quem determina por quanto tempo a quantidade e intensidade de ar entra e sai dos cilindros. Para isso tem que ter mesmo um sincronismo do restante dessa orquestra. O ar admitido tem que ser o mais frio possível para uma boa queima na câmara, não é à toa que nós os tarados por carros, vemos o pessoal do Corridas Proibidas encher um reservatório com gelo. É para a admissão fazer o seu papel com esmero. Caso haja uma quebra de acerto, todo o funcionamento é alterado. "In casu" a quebra dessa afinação se dá ao dimensionar o escape sem o realinhamento das outras partes. Concluindo, o carro perde força em baixa rotação, ganha em alta. Talvez consuma menos em alto giro, não sei, mas gasta mais em baixa, pois tem que acelerar para ganhar força. Tô sempre aberto à aprendizagem, queria a opinião dos experts .
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    Mensagem por Mirão Qua 9 Ago - 16:13:28

    O dimensionamento do escape elimina a pressão, é quase andar sem coletor, os cachos saem em canos diretos do cabeçote, o coletor original é em parte uma caixa de gases que são compelidos para fora. A contra pressão se dá ali, mas não tem força suficiente para retornar a câmara, o dimensionado é livre flui direto e rápido exigindo mais ar para o reinício do ciclo, mais ar, mais combustível, pois tem que acelerar pra isso. Quanto menos oferecer CFM para admissão, mais xoxo fica.

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