por Lumbra Seg 3 Fev - 15:53:28
É assim, Minternauta:
Precisa haver um pré amaciamento do conjunto sincronizador, que é previsto no site Kuir e já abordado aqui no forum.
É necessário para que os ressaltos, tuchos, varetas e balanceiros iniciarem a pré- operação com o minimo de resistência(molas simples) em rotação constante, afim de executar o pretendido casamento das novas peças móveis. Apos esse processo, remover e verificar o cabeçote, colocar as molas de válvula definitivas, e proceder uma nova regulagem. O uso da graxa fornecida com o eixo é importante, para garantir o assentamento da base do tucho com o ressalto e evitar possível fenda ou ranhura de mau funcionamento. É um trabalho chato, mas que executado direito, prolonga muito a durabilidade dos componentes.
Infelizmente, pelo seu relato, de ter pulado essa etapa, as varetas e tuchos já encontraram resistência demasiado, e muito provável que o comando de válvulas tenha sido bem danificado. Peça para remover o comando, para analisar as condições atuais, e re-fazer o serviço seguindo as etapas necessárias. Provavelmente terá de trocar eixo de comando e o conjunto de tuchos por novos, a menos que possua a tabela do fabricante dos tuchos para limites de desgaste e ovaluzação, usando as ferramentas de aferição indicadas. Lembrando que este procedimento de amaciamento é de praxe em todos os motores, ignorar isso cancela qualquer garantia e farã o serviço duas vezes. Se puder, marque a ordem dos tuchos, varetas e balancins, e leve junto com o eixo na Kuir, para um laudo tecnico. Espero ter ajudado.Abraços.
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