Desde a retirada do 6x2, eu usava uma receita alternativa no diplomata para ter um ronco um pouco mais esportivo, que consistia no coletor original com o abafador mercedes saindo antes do eixo. Gostava do ronco que fazia, mas queria algo mais silencioso, mais confortável para viajar, sem perder aquele ronco característico que carro forte.
Meu projeto baseou-se numa receita básica muito usada no opala, isto é, levar os canos duplos de 2 pol ate a traseira do carro com o uso do abafador duplo (Mercedes) se diferenciando somente no uso do coletor de escapamento do omega 4.1. Essa parte que exige um bom profissional na área, coisa que é difícil achar, pois geralmente encontramos somente trocadores de abafadores. Aqui em Londrina achei uma oficina muito boa (Vandão Escapamentos), onde o mecânico encarou meu projeto com um preço justo e com excelente qualidade. O cara é fera em adaptações.
O coletor do omega encaixa perfeitamente no cabeçote do opala após trabalhar as partes destacadas. Vale lembrar que quem usa coletor de admissão original precisa trabalhar a parte debaixo do coletor que veda com o coletor de escape original.
Essas flanges são de extrema importância pois elas casam perfeitamente com os coletores, portanto se forem comprar o coletor ja comprem com o tubo de saída do motor para aproveitar as flanges.
Essa é a parte que mais exige trabalho do mecânico e conhecimento em adaptações portando como recomendado procure um bom profissional na área.
Uma das preocupações que tive foi justamente com o cabo da embreagem encostar nos canos, por sorte o cabo não encostou, passou cerca de 2 cm do cano. Aqui também se aplica as dicas de um bom profissional, como eu não queria mumificar os tubos, o mecânico sugeriu ainda na montagem, que caso encostasse ele poderia mumificar somente o cabo de embreagem.
Daqui em diante o projeto é o básico mesmo.
Bom a parte que muitos querem saber, como ficou? Eu gostei bastante, o diplomata ficou silencioso por dentro, aquela ressonância que fazia antes ja estava incomodando. Em relação ao desempenho senti que o motor trabalhar mais livre. Conferi o acerto na regulagem da W40 e não precisei fazer nada na regulagem da mesma. Gravei alguns videos caso queiram assistir.
Motor só com o coletor de escape:
https://www.youtube.com/watch?v=6cYFRoQM4ts
https://www.youtube.com/watch?v=-1tmu327M3k
Puxadinha básica com tudo montado (não pisei tanto):
https://www.youtube.com/watch?v=RXYzuWxEyXE
Mesma puxada com o sistema antigo (quando instalei a weber)
https://www.youtube.com/watch?v=ne3bUoPKFDU
E por fim um vídeo do áudio do escapamento (ergue o som DJ)
https://www.youtube.com/watch?v=pYMpr90q8po
Última edição por Paulo Corso em Ter 5 Set - 12:37:17, editado 2 vez(es)
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