Com base numa discussão fomentada num tópico presente nesta área de "Som" do OP, aliada à vontade de ter um som com melhor qualidade em meu Comodoro SL/E 1991, resolvi montar um sistema que unisse qualidade, custo razoável e pouca ou quase nenhuma modificação estética no interior do carro.
Como alguns amigos sabem, sou colaborador na PSA Peugeot Citroën e, entre 2001 a 2015, nossa empresa tinha parceria com a JBL para produção de sistemas de som dos veículos de alta gama. Sendo assim, pelo contato que tive com tais equipamentos, minha predileção pela marca norteou a escolha dos equipamentos que iriam compor meu sistema.
Sem mais delongas, vamos lá. Equipamentos escolhidos:
CD Player/USB/AUX Pioneer DEH 3680UI;
Amplificador JBL BR-A 400/4 (4 canais, com 100WRMS à 2 Ohm por canal);
Kit 2 duas 6" JBL 62V6A (120WRMS, 4 Ohm);
Kit Triaxial JBL (120WRMS, 4 Ohm);
Caixa Amplificada JBL 8" SW-8A (190WRMS, 2 Ohm) - Posteriormente posta no carro
Cabos RCA Taramps, 5m;
Fios 5mm para ligação do positivo da bateria e massa;
Porta maxi-fusível e maxi-fusível de 30A para proteção do amplificador e caixa amplificada;
Fios paralelos para ligação dos auto-falantes;
Conduíte corrugado 5mm para proteção do fio positivo e fios dos tweeters
Montagem:
Iniciei a montagem pela parte mais delicadave, acreditem, mais demorada do trabalho, que são os falantes dianteiros que vão fixos aos forros de porta, que, nos 91/92, são as partes mais frágeis da interna do carro. Vale lembrar que CD Player e falantes 6x9 já estavam instalados no carro, usados no projeto básico anterior. No lugar desse kit duas vias, eu usava falantes triaxiais também de 6" nas portas dianteiras, também JBL. Seguem algumas fotos da montagem dos falantes do kit 2 vias:
Aqui, já montados no carro:
Os Tweeters dos kits 2 vias foram posicionados sobre o tabelier, de forma à evitar fazer furos nos forros de porta e usarem o para-brisa como "raquete" para o som emitido por eles. Usei também o conduíte corrugado para dar um aspecto um pouco melhor na montagem dos tweeters. Os mesmos foram fixos ao tabelier por fita dupla face fornecida junto com o kit:
Abaixo, a visualização pelo lado de fora do carro. Os crossovers (minúsculos, boa sacada da JBL) foram fixos sob o tabelier com fita dupla-face.
Quanto aos auto-falantes traseiros, não existem fotos, mas vou explicar. Estão fixos sob o tampão original traseiro com placas de MDF, enquanto não encontro os suportes originais dos 91/92 (inclusive há um anúncio meu na área "compra-se" daqui do fórum). Entretanto, como toda "gambiarra", tal montagem não me agrada, além de não fixar bem os falantes.
Prosseguindo a montagem, foi a vez de passar os cabos RCA (responsável pelo sinal de áudio do CD Player para os amplificadores) e o cabo positivo da bateria, para alimentação dos mesmos. Não tive maior dificuldade, inclusive a alimentação do cabo positivo foi fixada junto à caixa de maxi-fusíveis do cofre do motor (presente apenas nos 91/92), e passada pelo cofre do motor pelo mesmo canal usado pelo chicote da sirene do alarme original.
Dentro do habitáculo, os cabos seguiram pela margem esquerda (próxima a soleira), sob o carpete, e passaram pela parede divisória do habitáculo/porta-malas por reentrâncias já existentes na parede, creio que para alívio da pressão de ar interna do carro para o porta-malas, afim de facilitar o fechamento das portas. Dessa forma, não ficaram cabos à mostra nem fios pendurados.
em seguida, partimos para a ligação e fixação do amplificador de som, o que só pode ser feita entrando no porta-malas do carro hehe:
OBS: Por vezes pensei em camuflar esse amplificador, porém seguindo recomendações do fabricante, desisti da ideia e o montei nesta posição, pois a correta refrigeração do equipamento só ocorre mantendo as fendas de ventilação desobstruídas, além da recomendação também de não fixá-lo de "cabeça para baixo".
Após a ligação dos cabos RCA, descobri que meu CD Player, apesar de ter 4 saídas RCA, possui apenas 2 canais RCA para Stereo e 2 canais RCA para Subwoofer, o que me obrigou a ligar os 4 canais Stereo do amplificador utilizando "Y" nos cabos RCA, o que acaba tirando qualidade do som. Mas enfim...
De início, essa configuração me agradou, mas sentia falta de graves. E foi aí que entrou a caixa amplificada SW-8A da JBL. Por possuir amplificador integrado, com controles de ganho e frequência, a instalação da mesma não levou mais que 10 minutos. Por possuir consumo elétrico muito baixo, pude fazer a ligação em paralelo das alimentações já existentes no amplificador Stereo, além de aproveitar também o sinal "remote" da antena elétrica. O outro par de cabos RCA foi incubudo de ligar o sinal do CD Player, entre os canais de Sub, até a caixa subwoofer amplificada. Daí sim, o resultado ficou como esperado. Apesar de ser um sedã grande e a caixa conter dimensões pequenas, o resultado foi bastante satisfatório. Seguem fotos da caixa, antes e depois da montagem Claro que perdi um bom tempo também equalizando todas as faixas de som e também do sub, porém equalizações também dependem do gosto pessoal.
Seguem fotos do CD Player Pioneer utilizado, e sua iluminação customizada, combinando com a iluminação do painel do carro
Posteriormente, postarei um vídeo com uma pequena amostra do resultado obtido.
Espero que gostem, e que ajude aos amigos dos 91/92 em forma de ideias para o som de vocês, já que marca e gosto musical são preferências de cada um! Abraços!
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