opala4cc escreveu: Luiz Henrique Duarte escreveu:
Se o documento está (Ano de Fabricação 1971 e Ano Modelo 1971) entende-se que o carro é 1971, estou errado? foi o que eu sempre disse. Explique melhor seu ponto de vista em relação ao ano.
Me explique ou mostre de forma técnica como a numeração do chassi corresponde a que ano, mês e dia de fabricação?
Todos os exemplares que encontrei ano e modelo coupe 1971 o "Prefixo" do chassi corresponde com modelo 1972 isso porque é o ano modelo e não ano de fabricação do carro pois realmente todos os opalas coupe 71 tem chassi "prefixo" do modelo 72
Agora o "sufixo" do chassi que é para caracterizar os demais detalhes como ano, mês, dia e local da fabricação não encontrei referência.
Questão da potência, se o motor cadastrado no documento é o motor que está nele modelo (4100 / 6cc) obviamente a potência está errada, e isso pode ser corrigido baseado nessa prova fisica indiscutivelmente errada.
Ficaria grato se o colega me explicasse de forma mais clara sua opinião sobre essas questões.
Grande abraço
O número do chassis é aquele que o fabricante coloca no veículo no momento da linha de montagem. O documento do veículo (aquele de porte obrigatório) é feito pelo DETRAN de cada Estado posteriormente, usando - teoricamente - os dados do fabricante. Naquela época e até alguns anos atrás, aconteciam erros de preenchimento nos documentos. Em outros casos, pagava-se propina para constar uma potência menor e pagar uma alíquota menor de imposto (IPVA) no carro. Em outros casos, era mera tosqueira da pessoa que preenchia, já que a informatização do sistema era precária (se não me engano, os DETRANS devem ter começado a informatização só no início da década de 90) ou inexistente e a qualificação do funcionalismo público não era o que é hoje, havendo muita gente que entrava sem concurso.
Sobre a numeração do motor, em princípio o primeiro dígito significaria que foi fabricado em 76 ou 86. A letra J significa que foi fabricado em São José dos Campos e H significa que foi fabricado em agosto, os dois pontos de interrogação seguintes são referentes ao dia do mês da fabricação. O ponto de interrogação seguinte e as duas letras finais indicam os CM3, combustível e taxa do motor: deve ser "6HA", motor 6 cilindros, originalmente a álcool com taxa de 10:1. Logo, se foi um motor a álcool, foi fabricado em 1986.
Sobre o ano de fabricação e modelo, a informação veio do catálogo de peças, mas você pode obtê-las aqui:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t292-identificacao-por-chassis?highlight=tabela+numeracao+de+chassis
Obrigado por ajudar nesses detalhes,
Vamos por partes:
As tabelas que citou assim como todas as outras que encontrei faz menção ao
"B" da sexta casa como
"ANO MODELO 1972" e não
ANO DE FABRICAÇÃO 1972. Como citei os poucos modelos
"Coupe 1971" correspondem na realidade
"modelo 1972".. porém
"ano de fabricação 71". Por isso é raro achar opala coupe ano 71, Se pegar o prefixo dos Opalas Coupe da tabela da GM corresponde todos a-partir do
"Ano modelo 1972" porém não se refere ao ano de fabricação justamente para que os prefixos do chassi do Opala Coupe em série correspondessem todos a-partir do modelo 1972.
Chassi: Em outras palavras não existe opala coupe 1971 de chassi com a
série e modelo 71
pois não existiu a série Coupe 71 de chassi com o sexto digito do chassi com a letra
"A", somente com a
série a-partir do modelo 72. Taí a utopia que não existe opala Coupe 71. Existe sim porém não existe a série.
Documento: Não existiu no documento opala coupe fabricado em 71 como modelo 72 pois não existe essa combinação de série no documento, talvez só no chassi então os opalas coupe ano 1971 saíram como 71/71. Embora o correto seria 71/72. Provavelmente essa seria uma estratégia da GM para que os opalas Coupe fossem todos lançados a-partir de 1972 e os que foram lançados em 1971 saíram com essa distinção.
Vejo lógica levando em consideração o que disse para que a potência do motor não esteja correta no documento, provavelmente de forma a burlar a legislação colocaram a potência do 4cc, porém como é um Gran Luxo o mesmo é originalmente 6cc. Entendo que esse bloco do motor não seja o original da época o que pode ter sido trocado posteriormente por exemplo por conta de não estar mais em condições de recuperação e etc.
Só creio que não podemos utilizar a lógica do erro de potência de cadastro do motor para justificar que houve um erro ainda maior que é ano de fabricação, pois também não há lógica ou vantagem em fazer isso como algum tipo de vantagem como a adulteração da potência do motor para pagar uma alíquota menor de IPVA.
Por exemplo posso solicitar uma correção ao detran sobre a potência do motor no documento levando em consideração que o motor de cadastro corresponde a outra potência, isso é uma prova incontestável.
Não é a mesma lógica com o ano e não há prova incontestável referente a isso, pelo contrário e tudo que analisei colaboram para que o carro seja realmente fabricado em 71.
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